Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-469819900002&lang=pt vol. num. 12 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Era uma vez uma escola..]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Faculdade de Educação da UFMG realizou, no período de 11 a 28 de outubro de 1990, no Centro Cultural da UFMG, a exposição “Era uma vez uma escola... Memória Pedagógica da Escola de Minas Gerais”. Reunindo fotos, móveis, objetos escolares, livros, documentos, depoimentos, a exposição mostrou um pouco da trajetória da escola mineira. <![CDATA[Do indivíduo e do aprender: algumas considerações a partir da perspectiva socio-interacionista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo são discutidas algumas questões referentes ao ato de conhecer, entendido como um processo complexo. Teóricos e educadores freqüentemente reduzem esse processo a um de seus aspectos, constituindo, desta forma, uma visão parcial dessa complexa atividade humana. Algumas idéias de Rubinstein, Vigotsky e Wallon são apresentadas, no sentido de questionar essa visão simplificada de aprendizagem, uma vez que esses autores levantam aspectos do ato de conhecer que revelam sua complexidade enquanto função do desenvolvimento social, cultural e histórico do homem. Nessa perspectiva, a construção do conhecimento formal requer a realização de atividades específicas que devem constituir o objeto da ação pedagógica na escola.<hr/>This paper discusses theoretical issues related to learning as a complex process. By misunderstanding the multi-sided nature of this process, theoreticians and educators alike have frequently reduced the totality of learning process to one of its aspects, creating therefore an one-sided vision of a complex human activity. Some ideas of Rubinstein, Vigotsky and Wallon are presented to question this simplified vision of learning since they reveal aspects of knowledge construction which indicate it’s complexly as function of the social, cultural and historical development of man. This approach understands formal knowledge acquisition as result of specific actives which should constitute the object of pedagogical practice in school. <![CDATA[Construtivismo e alfabetização: um balanço crítico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As contribuições e lacunas do construtivismo para a alfabetização são discutidas brevemente. Dentre as contribuições, salientam-se: (a) a filosofia de respeito ao processo de desenvolvimento do aluno; (b) os estudos da psicogênese do conceito de língua escrita; (c) as propostas para a formação do alfabetizador; (d) a posição sobre quando se devem alfabetizar as funções da avaliação. Dentre as lacunas, são discutidas: (a) a não-consideração das diferenças entre leitura e escrita: (b) a falta de explicações, para diferenças individuais; e (c) a não-consideração das conseqüências da alfabetização para a aprendizagem e o raciocínio via língua escrita e para a ampliação das possibilidades de ação do sujeito.<hr/>The contributions and gaps in constructivism as a theory of reading are discussed. The following contributions are emphasized: (a) a philosophy which proposes respect for the child’s developmental processes; (b) the contributions towards understanding children’s conceptions of writing; (C) guidelines for teacher education; and (d) ideas about when to offer reading instruction and the purpose of school evaluations. The following gaps are discussed: (a) lack of consideration of differences between reading and spelling; (b) absence of explanations for individual differences; and (c) lack of analysis of the consequences of literacy both in terms of learning and reasoning with written language and in terms of amplification of subjects’ range action. <![CDATA[Da análise de “erros” aos mecanismos envolvidos na aprendizagem da escrita]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, apresentamos uma taxonomia dos “erros” mais comumente encontráveis em textos por alunos em processo de alfabetização. Ao fazê-lo, pretendemos mostrar como a análise de erros pode ser utilizada na caracterização do papel da competência lingüística dos alfabetizandos no processo de aquisição da escrita.<hr/>This article presents taxonomy of the errors most often found in texts written by students while they are being alphabetised. It also aims at showing how errors analysis can be used to characterize the role played by the linguistic competence of students when they are learning the write. <![CDATA[Alfabetização: em busca de um busca de um método?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O método foi, durante décadas, o problema central da alfabetização. Atualmente, porém, como conseqüência de estudos e pesquisas no quadro da psicogênese da língua escrita, é freqüente uma severa crítica à utilização de métodos, no processo de ensino/aprendizagem da língua escrita. Entretanto, a natureza teleológica da escola impõe a busca de paradigmas metodológicos, que não conflitam com a teoria psicogenética da aprendizagem da escrita desde que se entenda de forma não estereotipada com conceito de método de alfabetização.<hr/>For the last decades, method has been the central problem on how to teach children to read and write. Nowadays, as a consequence of studies and research under a psychogenetic perspective of literacy development, the use of methods to teach reading and writing has been severely criticized. However, the teleological nature of school imposes the search for methodological paradigms, which in reality do not conflict with the psychogenetic theory of literacy development, provided the concept of method of teaching reading and writing is not an stereotyped one. <![CDATA[Psicogênese da leitura e da escrita e prática escolar de alfabetização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O método foi, durante décadas, o problema central da alfabetização. Atualmente, porém, como conseqüência de estudos e pesquisas no quadro da psicogênese da língua escrita, é freqüente uma severa crítica à utilização de métodos, no processo de ensino/aprendizagem da língua escrita. Entretanto, a natureza teleológica da escola impõe a busca de paradigmas metodológicos, que não conflitam com a teoria psicogenética da aprendizagem da escrita desde que se entenda de forma não estereotipada com conceito de método de alfabetização.<hr/>For the last decades, method has been the central problem on how to teach children to read and write. Nowadays, as a consequence of studies and research under a psychogenetic perspective of literacy development, the use of methods to teach reading and writing has been severely criticized. However, the teleological nature of school imposes the search for methodological paradigms, which in reality do not conflict with the psychogenetic theory of literacy development, provided the concept of method of teaching reading and writing is not an stereotyped one. <![CDATA[Alfabetização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O método foi, durante décadas, o problema central da alfabetização. Atualmente, porém, como conseqüência de estudos e pesquisas no quadro da psicogênese da língua escrita, é freqüente uma severa crítica à utilização de métodos, no processo de ensino/aprendizagem da língua escrita. Entretanto, a natureza teleológica da escola impõe a busca de paradigmas metodológicos, que não conflitam com a teoria psicogenética da aprendizagem da escrita desde que se entenda de forma não estereotipada com conceito de método de alfabetização.<hr/>For the last decades, method has been the central problem on how to teach children to read and write. Nowadays, as a consequence of studies and research under a psychogenetic perspective of literacy development, the use of methods to teach reading and writing has been severely criticized. However, the teleological nature of school imposes the search for methodological paradigms, which in reality do not conflict with the psychogenetic theory of literacy development, provided the concept of method of teaching reading and writing is not an stereotyped one. <![CDATA[Ensinae a ler]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O método foi, durante décadas, o problema central da alfabetização. Atualmente, porém, como conseqüência de estudos e pesquisas no quadro da psicogênese da língua escrita, é freqüente uma severa crítica à utilização de métodos, no processo de ensino/aprendizagem da língua escrita. Entretanto, a natureza teleológica da escola impõe a busca de paradigmas metodológicos, que não conflitam com a teoria psicogenética da aprendizagem da escrita desde que se entenda de forma não estereotipada com conceito de método de alfabetização.<hr/>For the last decades, method has been the central problem on how to teach children to read and write. Nowadays, as a consequence of studies and research under a psychogenetic perspective of literacy development, the use of methods to teach reading and writing has been severely criticized. However, the teleological nature of school imposes the search for methodological paradigms, which in reality do not conflict with the psychogenetic theory of literacy development, provided the concept of method of teaching reading and writing is not an stereotyped one. <![CDATA[Determinantes do desempenho escolar da clientela da 1ª série do ensino de 1º grau]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O método foi, durante décadas, o problema central da alfabetização. Atualmente, porém, como conseqüência de estudos e pesquisas no quadro da psicogênese da língua escrita, é freqüente uma severa crítica à utilização de métodos, no processo de ensino/aprendizagem da língua escrita. Entretanto, a natureza teleológica da escola impõe a busca de paradigmas metodológicos, que não conflitam com a teoria psicogenética da aprendizagem da escrita desde que se entenda de forma não estereotipada com conceito de método de alfabetização.<hr/>For the last decades, method has been the central problem on how to teach children to read and write. Nowadays, as a consequence of studies and research under a psychogenetic perspective of literacy development, the use of methods to teach reading and writing has been severely criticized. However, the teleological nature of school imposes the search for methodological paradigms, which in reality do not conflict with the psychogenetic theory of literacy development, provided the concept of method of teaching reading and writing is not an stereotyped one. <![CDATA[Politiques d’integration: aspects de l’éducation spécialisée ou Brésil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O método foi, durante décadas, o problema central da alfabetização. Atualmente, porém, como conseqüência de estudos e pesquisas no quadro da psicogênese da língua escrita, é freqüente uma severa crítica à utilização de métodos, no processo de ensino/aprendizagem da língua escrita. Entretanto, a natureza teleológica da escola impõe a busca de paradigmas metodológicos, que não conflitam com a teoria psicogenética da aprendizagem da escrita desde que se entenda de forma não estereotipada com conceito de método de alfabetização.<hr/>For the last decades, method has been the central problem on how to teach children to read and write. Nowadays, as a consequence of studies and research under a psychogenetic perspective of literacy development, the use of methods to teach reading and writing has been severely criticized. However, the teleological nature of school imposes the search for methodological paradigms, which in reality do not conflict with the psychogenetic theory of literacy development, provided the concept of method of teaching reading and writing is not an stereotyped one. <![CDATA[Diferença não é deficiência: em questão a patologização do fracasso escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O método foi, durante décadas, o problema central da alfabetização. Atualmente, porém, como conseqüência de estudos e pesquisas no quadro da psicogênese da língua escrita, é freqüente uma severa crítica à utilização de métodos, no processo de ensino/aprendizagem da língua escrita. Entretanto, a natureza teleológica da escola impõe a busca de paradigmas metodológicos, que não conflitam com a teoria psicogenética da aprendizagem da escrita desde que se entenda de forma não estereotipada com conceito de método de alfabetização.<hr/>For the last decades, method has been the central problem on how to teach children to read and write. Nowadays, as a consequence of studies and research under a psychogenetic perspective of literacy development, the use of methods to teach reading and writing has been severely criticized. However, the teleological nature of school imposes the search for methodological paradigms, which in reality do not conflict with the psychogenetic theory of literacy development, provided the concept of method of teaching reading and writing is not an stereotyped one. <![CDATA[Viver é lutar: uma contribuição para o entendimento da ideologia subjacente à alfabetização de adultos do M.E.B]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O método foi, durante décadas, o problema central da alfabetização. Atualmente, porém, como conseqüência de estudos e pesquisas no quadro da psicogênese da língua escrita, é freqüente uma severa crítica à utilização de métodos, no processo de ensino/aprendizagem da língua escrita. Entretanto, a natureza teleológica da escola impõe a busca de paradigmas metodológicos, que não conflitam com a teoria psicogenética da aprendizagem da escrita desde que se entenda de forma não estereotipada com conceito de método de alfabetização.<hr/>For the last decades, method has been the central problem on how to teach children to read and write. Nowadays, as a consequence of studies and research under a psychogenetic perspective of literacy development, the use of methods to teach reading and writing has been severely criticized. However, the teleological nature of school imposes the search for methodological paradigms, which in reality do not conflict with the psychogenetic theory of literacy development, provided the concept of method of teaching reading and writing is not an stereotyped one. <![CDATA[No caderno da criança o retrato da escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O método foi, durante décadas, o problema central da alfabetização. Atualmente, porém, como conseqüência de estudos e pesquisas no quadro da psicogênese da língua escrita, é freqüente uma severa crítica à utilização de métodos, no processo de ensino/aprendizagem da língua escrita. Entretanto, a natureza teleológica da escola impõe a busca de paradigmas metodológicos, que não conflitam com a teoria psicogenética da aprendizagem da escrita desde que se entenda de forma não estereotipada com conceito de método de alfabetização.<hr/>For the last decades, method has been the central problem on how to teach children to read and write. Nowadays, as a consequence of studies and research under a psychogenetic perspective of literacy development, the use of methods to teach reading and writing has been severely criticized. However, the teleological nature of school imposes the search for methodological paradigms, which in reality do not conflict with the psychogenetic theory of literacy development, provided the concept of method of teaching reading and writing is not an stereotyped one. <![CDATA[Professores alfabetizadores da região sul de Minas Gerais: caracterização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O método foi, durante décadas, o problema central da alfabetização. Atualmente, porém, como conseqüência de estudos e pesquisas no quadro da psicogênese da língua escrita, é freqüente uma severa crítica à utilização de métodos, no processo de ensino/aprendizagem da língua escrita. Entretanto, a natureza teleológica da escola impõe a busca de paradigmas metodológicos, que não conflitam com a teoria psicogenética da aprendizagem da escrita desde que se entenda de forma não estereotipada com conceito de método de alfabetização.<hr/>For the last decades, method has been the central problem on how to teach children to read and write. Nowadays, as a consequence of studies and research under a psychogenetic perspective of literacy development, the use of methods to teach reading and writing has been severely criticized. However, the teleological nature of school imposes the search for methodological paradigms, which in reality do not conflict with the psychogenetic theory of literacy development, provided the concept of method of teaching reading and writing is not an stereotyped one. <![CDATA[Processos de cognição e fracasso escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O método foi, durante décadas, o problema central da alfabetização. Atualmente, porém, como conseqüência de estudos e pesquisas no quadro da psicogênese da língua escrita, é freqüente uma severa crítica à utilização de métodos, no processo de ensino/aprendizagem da língua escrita. Entretanto, a natureza teleológica da escola impõe a busca de paradigmas metodológicos, que não conflitam com a teoria psicogenética da aprendizagem da escrita desde que se entenda de forma não estereotipada com conceito de método de alfabetização.<hr/>For the last decades, method has been the central problem on how to teach children to read and write. Nowadays, as a consequence of studies and research under a psychogenetic perspective of literacy development, the use of methods to teach reading and writing has been severely criticized. However, the teleological nature of school imposes the search for methodological paradigms, which in reality do not conflict with the psychogenetic theory of literacy development, provided the concept of method of teaching reading and writing is not an stereotyped one. <![CDATA[Fracasso escolar e alfabetização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000200017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O método foi, durante décadas, o problema central da alfabetização. Atualmente, porém, como conseqüência de estudos e pesquisas no quadro da psicogênese da língua escrita, é freqüente uma severa crítica à utilização de métodos, no processo de ensino/aprendizagem da língua escrita. Entretanto, a natureza teleológica da escola impõe a busca de paradigmas metodológicos, que não conflitam com a teoria psicogenética da aprendizagem da escrita desde que se entenda de forma não estereotipada com conceito de método de alfabetização.<hr/>For the last decades, method has been the central problem on how to teach children to read and write. Nowadays, as a consequence of studies and research under a psychogenetic perspective of literacy development, the use of methods to teach reading and writing has been severely criticized. However, the teleological nature of school imposes the search for methodological paradigms, which in reality do not conflict with the psychogenetic theory of literacy development, provided the concept of method of teaching reading and writing is not an stereotyped one. <![CDATA[O administrador escolar e o desempenho da clientela da 1ª série do 1º grau]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000200018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O método foi, durante décadas, o problema central da alfabetização. Atualmente, porém, como conseqüência de estudos e pesquisas no quadro da psicogênese da língua escrita, é freqüente uma severa crítica à utilização de métodos, no processo de ensino/aprendizagem da língua escrita. Entretanto, a natureza teleológica da escola impõe a busca de paradigmas metodológicos, que não conflitam com a teoria psicogenética da aprendizagem da escrita desde que se entenda de forma não estereotipada com conceito de método de alfabetização.<hr/>For the last decades, method has been the central problem on how to teach children to read and write. Nowadays, as a consequence of studies and research under a psychogenetic perspective of literacy development, the use of methods to teach reading and writing has been severely criticized. However, the teleological nature of school imposes the search for methodological paradigms, which in reality do not conflict with the psychogenetic theory of literacy development, provided the concept of method of teaching reading and writing is not an stereotyped one. <![CDATA[Encontros e desencontros: a entrada no palco escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000200019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O método foi, durante décadas, o problema central da alfabetização. Atualmente, porém, como conseqüência de estudos e pesquisas no quadro da psicogênese da língua escrita, é freqüente uma severa crítica à utilização de métodos, no processo de ensino/aprendizagem da língua escrita. Entretanto, a natureza teleológica da escola impõe a busca de paradigmas metodológicos, que não conflitam com a teoria psicogenética da aprendizagem da escrita desde que se entenda de forma não estereotipada com conceito de método de alfabetização.<hr/>For the last decades, method has been the central problem on how to teach children to read and write. Nowadays, as a consequence of studies and research under a psychogenetic perspective of literacy development, the use of methods to teach reading and writing has been severely criticized. However, the teleological nature of school imposes the search for methodological paradigms, which in reality do not conflict with the psychogenetic theory of literacy development, provided the concept of method of teaching reading and writing is not an stereotyped one. <![CDATA[Apesar de tudo, bem sucedidas...; um estudo sobre alfabetizadoras de escolas públicas de periferia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000200020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O método foi, durante décadas, o problema central da alfabetização. Atualmente, porém, como conseqüência de estudos e pesquisas no quadro da psicogênese da língua escrita, é freqüente uma severa crítica à utilização de métodos, no processo de ensino/aprendizagem da língua escrita. Entretanto, a natureza teleológica da escola impõe a busca de paradigmas metodológicos, que não conflitam com a teoria psicogenética da aprendizagem da escrita desde que se entenda de forma não estereotipada com conceito de método de alfabetização.<hr/>For the last decades, method has been the central problem on how to teach children to read and write. Nowadays, as a consequence of studies and research under a psychogenetic perspective of literacy development, the use of methods to teach reading and writing has been severely criticized. However, the teleological nature of school imposes the search for methodological paradigms, which in reality do not conflict with the psychogenetic theory of literacy development, provided the concept of method of teaching reading and writing is not an stereotyped one. <![CDATA[Echec scolaire ou Brésil: une étude de cãs: Le projet ALPHA dans Le Minas Gerais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000200021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O método foi, durante décadas, o problema central da alfabetização. Atualmente, porém, como conseqüência de estudos e pesquisas no quadro da psicogênese da língua escrita, é freqüente uma severa crítica à utilização de métodos, no processo de ensino/aprendizagem da língua escrita. Entretanto, a natureza teleológica da escola impõe a busca de paradigmas metodológicos, que não conflitam com a teoria psicogenética da aprendizagem da escrita desde que se entenda de forma não estereotipada com conceito de método de alfabetização.<hr/>For the last decades, method has been the central problem on how to teach children to read and write. Nowadays, as a consequence of studies and research under a psychogenetic perspective of literacy development, the use of methods to teach reading and writing has been severely criticized. However, the teleological nature of school imposes the search for methodological paradigms, which in reality do not conflict with the psychogenetic theory of literacy development, provided the concept of method of teaching reading and writing is not an stereotyped one. <![CDATA[A alfabetização: um estudo preliminar ligado à prontidão e à conceituação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000200022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O método foi, durante décadas, o problema central da alfabetização. Atualmente, porém, como conseqüência de estudos e pesquisas no quadro da psicogênese da língua escrita, é freqüente uma severa crítica à utilização de métodos, no processo de ensino/aprendizagem da língua escrita. Entretanto, a natureza teleológica da escola impõe a busca de paradigmas metodológicos, que não conflitam com a teoria psicogenética da aprendizagem da escrita desde que se entenda de forma não estereotipada com conceito de método de alfabetização.<hr/>For the last decades, method has been the central problem on how to teach children to read and write. Nowadays, as a consequence of studies and research under a psychogenetic perspective of literacy development, the use of methods to teach reading and writing has been severely criticized. However, the teleological nature of school imposes the search for methodological paradigms, which in reality do not conflict with the psychogenetic theory of literacy development, provided the concept of method of teaching reading and writing is not an stereotyped one. <![CDATA[A formação do professor alfabetizador: a faceta lingüística]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000200023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O método foi, durante décadas, o problema central da alfabetização. Atualmente, porém, como conseqüência de estudos e pesquisas no quadro da psicogênese da língua escrita, é freqüente uma severa crítica à utilização de métodos, no processo de ensino/aprendizagem da língua escrita. Entretanto, a natureza teleológica da escola impõe a busca de paradigmas metodológicos, que não conflitam com a teoria psicogenética da aprendizagem da escrita desde que se entenda de forma não estereotipada com conceito de método de alfabetização.<hr/>For the last decades, method has been the central problem on how to teach children to read and write. Nowadays, as a consequence of studies and research under a psychogenetic perspective of literacy development, the use of methods to teach reading and writing has been severely criticized. However, the teleological nature of school imposes the search for methodological paradigms, which in reality do not conflict with the psychogenetic theory of literacy development, provided the concept of method of teaching reading and writing is not an stereotyped one. <![CDATA[A constituição de turmas de alfabetização: mecanismos de marginalização e exclusão na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000200024&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O método foi, durante décadas, o problema central da alfabetização. Atualmente, porém, como conseqüência de estudos e pesquisas no quadro da psicogênese da língua escrita, é freqüente uma severa crítica à utilização de métodos, no processo de ensino/aprendizagem da língua escrita. Entretanto, a natureza teleológica da escola impõe a busca de paradigmas metodológicos, que não conflitam com a teoria psicogenética da aprendizagem da escrita desde que se entenda de forma não estereotipada com conceito de método de alfabetização.<hr/>For the last decades, method has been the central problem on how to teach children to read and write. Nowadays, as a consequence of studies and research under a psychogenetic perspective of literacy development, the use of methods to teach reading and writing has been severely criticized. However, the teleological nature of school imposes the search for methodological paradigms, which in reality do not conflict with the psychogenetic theory of literacy development, provided the concept of method of teaching reading and writing is not an stereotyped one. <![CDATA[Alfabetização na escola pública: relato de uma experiência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000200025&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O método foi, durante décadas, o problema central da alfabetização. Atualmente, porém, como conseqüência de estudos e pesquisas no quadro da psicogênese da língua escrita, é freqüente uma severa crítica à utilização de métodos, no processo de ensino/aprendizagem da língua escrita. Entretanto, a natureza teleológica da escola impõe a busca de paradigmas metodológicos, que não conflitam com a teoria psicogenética da aprendizagem da escrita desde que se entenda de forma não estereotipada com conceito de método de alfabetização.<hr/>For the last decades, method has been the central problem on how to teach children to read and write. Nowadays, as a consequence of studies and research under a psychogenetic perspective of literacy development, the use of methods to teach reading and writing has been severely criticized. However, the teleological nature of school imposes the search for methodological paradigms, which in reality do not conflict with the psychogenetic theory of literacy development, provided the concept of method of teaching reading and writing is not an stereotyped one. <![CDATA[A produção brasileira nas últimas décadas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000200026&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O método foi, durante décadas, o problema central da alfabetização. Atualmente, porém, como conseqüência de estudos e pesquisas no quadro da psicogênese da língua escrita, é freqüente uma severa crítica à utilização de métodos, no processo de ensino/aprendizagem da língua escrita. Entretanto, a natureza teleológica da escola impõe a busca de paradigmas metodológicos, que não conflitam com a teoria psicogenética da aprendizagem da escrita desde que se entenda de forma não estereotipada com conceito de método de alfabetização.<hr/>For the last decades, method has been the central problem on how to teach children to read and write. Nowadays, as a consequence of studies and research under a psychogenetic perspective of literacy development, the use of methods to teach reading and writing has been severely criticized. However, the teleological nature of school imposes the search for methodological paradigms, which in reality do not conflict with the psychogenetic theory of literacy development, provided the concept of method of teaching reading and writing is not an stereotyped one. <![CDATA[Prática de alfabetização em escolas da rede municipal: avanços e dilemas do Construtivismo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000200027&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O método foi, durante décadas, o problema central da alfabetização. Atualmente, porém, como conseqüência de estudos e pesquisas no quadro da psicogênese da língua escrita, é freqüente uma severa crítica à utilização de métodos, no processo de ensino/aprendizagem da língua escrita. Entretanto, a natureza teleológica da escola impõe a busca de paradigmas metodológicos, que não conflitam com a teoria psicogenética da aprendizagem da escrita desde que se entenda de forma não estereotipada com conceito de método de alfabetização.<hr/>For the last decades, method has been the central problem on how to teach children to read and write. Nowadays, as a consequence of studies and research under a psychogenetic perspective of literacy development, the use of methods to teach reading and writing has been severely criticized. However, the teleological nature of school imposes the search for methodological paradigms, which in reality do not conflict with the psychogenetic theory of literacy development, provided the concept of method of teaching reading and writing is not an stereotyped one. <![CDATA[Estudos e catálogos sobre a produção a respeito da alfabetização, leitura e escrita]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000200028&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O método foi, durante décadas, o problema central da alfabetização. Atualmente, porém, como conseqüência de estudos e pesquisas no quadro da psicogênese da língua escrita, é freqüente uma severa crítica à utilização de métodos, no processo de ensino/aprendizagem da língua escrita. Entretanto, a natureza teleológica da escola impõe a busca de paradigmas metodológicos, que não conflitam com a teoria psicogenética da aprendizagem da escrita desde que se entenda de forma não estereotipada com conceito de método de alfabetização.<hr/>For the last decades, method has been the central problem on how to teach children to read and write. Nowadays, as a consequence of studies and research under a psychogenetic perspective of literacy development, the use of methods to teach reading and writing has been severely criticized. However, the teleological nature of school imposes the search for methodological paradigms, which in reality do not conflict with the psychogenetic theory of literacy development, provided the concept of method of teaching reading and writing is not an stereotyped one. <![CDATA[Modernidade e educação no velho Brasil Novo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000200029&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O método foi, durante décadas, o problema central da alfabetização. Atualmente, porém, como conseqüência de estudos e pesquisas no quadro da psicogênese da língua escrita, é freqüente uma severa crítica à utilização de métodos, no processo de ensino/aprendizagem da língua escrita. Entretanto, a natureza teleológica da escola impõe a busca de paradigmas metodológicos, que não conflitam com a teoria psicogenética da aprendizagem da escrita desde que se entenda de forma não estereotipada com conceito de método de alfabetização.<hr/>For the last decades, method has been the central problem on how to teach children to read and write. Nowadays, as a consequence of studies and research under a psychogenetic perspective of literacy development, the use of methods to teach reading and writing has been severely criticized. However, the teleological nature of school imposes the search for methodological paradigms, which in reality do not conflict with the psychogenetic theory of literacy development, provided the concept of method of teaching reading and writing is not an stereotyped one. <![CDATA[A propósito de velhas propostas novas de alfabetização (de desabafos a desafios)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000200030&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O método foi, durante décadas, o problema central da alfabetização. Atualmente, porém, como conseqüência de estudos e pesquisas no quadro da psicogênese da língua escrita, é freqüente uma severa crítica à utilização de métodos, no processo de ensino/aprendizagem da língua escrita. Entretanto, a natureza teleológica da escola impõe a busca de paradigmas metodológicos, que não conflitam com a teoria psicogenética da aprendizagem da escrita desde que se entenda de forma não estereotipada com conceito de método de alfabetização.<hr/>For the last decades, method has been the central problem on how to teach children to read and write. Nowadays, as a consequence of studies and research under a psychogenetic perspective of literacy development, the use of methods to teach reading and writing has been severely criticized. However, the teleological nature of school imposes the search for methodological paradigms, which in reality do not conflict with the psychogenetic theory of literacy development, provided the concept of method of teaching reading and writing is not an stereotyped one.