Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-469819910001&lang=pt vol. num. 13 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A questão da autonomia universitária]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo trata do conceito de autonomia universitária a partir de considerações históricas e conceituais. Para isso interpreta o art. 207 da Nova Constituição, auto-aplicável e hierarquicamente superior às definições havidas até então.<hr/>This article analysis the concept of University autonomy from a historical and theoretical standpoint. For that purpose it assess article 207 of the Brazilian Constitution and concludes that the precept of autonomy is self-applied and hierarquically superior to any other previous interpretations. <![CDATA[Políticas de habilitação de professores leigos: a dissimulação da inocuidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse trabalho pretende apontar a inocuidade das políticas que se propuseram habilitar os professores leigos em exercício no magistério de 1ª a 4ª série, em Minas Gerais. Tal inocuidade está revelada em três momentos: a inocuidade estatística, a inocuidade pedagógica e a inocuidade política.<hr/>This paper intends to appoint the harmlessness of the policies aiming to habilitate, in the State of Minas Gerais, the teachers in exercise, in the teaching from 1st to 4th grades. Such harmlessness is revealed in three aspects that is: statistical, pedagogical and political. <![CDATA[A formação de professores de ensino primário na república popular de Moçambique]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste estudo procura-se delinear uma trajetória do que foi a formação de professar do ensino primário (1ª à 4ª séries) em Moçambique. Começamos por efetivar uma breve abordagem ao sistema educativo como um todo. Para isso, partimos de alguns antecedentes (período colonial e zonas libertadas durante a luta armada da liberação nacional 1965/1975). Depois, procuramos caracterizar o que foi a Educação no primeiro qüinqüênio pós-indenpendência (1976/1980) e, finalmente, o que ocorreu no segundo qüinqüênio, período correspondente aos primeiros cinco anos de implementação do Sistema Nacional de Educação (1981/1985). Em seguida, ainda utilizando o mesmo referencial cronológica encetamos o estudo da problemática da formação de professores do ensino primário.<hr/>The scope of this paper is ti describe the Education and formation of elementary school teachers (working with the four first years) in Moçambique. To begin with it was necessary to overview the nation’s educational system as a whole. The basis for such an approach was the country’s colonial period and areas which were set free during the liberation movements from 1965 to 1975. Secondly we tried to characterize Education during the fifteen years after the country’s Independence (1976-1980) and later on, to find out how Education was dealt with in the next fifteen years in which the National System of Education was implemented, that is, from 1981 to 1985. Finally we focused our research on primary school teacher’s formation and training programs. <![CDATA[Trabalho e educação: a experiência do Instituto João Pinheiro - 1909/1934]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo propõe-se a analisar a utilização do trabalho na formação de meninos abandonados no âmbito do Instituto Jaó Pinheiro. Procura, em primeiro lugar, explicitar as quatro modalidades diferentes de trabalho interno, agrícola, manual e nas oficinas, existentes na instituição, mostrando como eram desenvolvidos e quais seus objetivos. Busca, ainda, discutir o caráter de formação técnica e disciplinar destas diferentes atividades e tecer algumas considerações e respeitos do papel formativo do salário pago aos alunos.<hr/>The scope of this article is to analyze the work as an useful instrument for the instruction of abandoned children at Instituto João Pinheiro (Belo Horizonte). Firstly, it is to explain the four kinds of work developed at that Institution: domestic, agricultural, handcrafts and workshop labor. Secondly, it is to discuss the discipliner and technical character of such activities, as well as the role wager played, in the whole of the formation of such children. <![CDATA[Questões de gênero na história da educação na Inglaterra]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta introdução às questões de gênero na história da educação na Inglaterra é dividida em quatro partes. Inicia-se com a exploração de questões teóricas. Em seguida considera o contexto no qual estão colocados os estudos de questões de gênero. A terceira secção oferece uma revisão da literatura recente e finalmente apresentam-se algumas breves conclusões. O artigo restringe-se principalmente à Inglaterra, um dos elementos que constituem o Reino Unido e a Irlanda do Norte.<hr/>This introduction to gender issues in the history of education in England is divided into four parts. It begins with an exploration of matters of theory; secondly considers the contexts in which studies of gender issues are currently located. The third section provides a review of recent literature. Finally some brief conclusions are drawn, this article is concerned principally with England which is but one part of a United Kingdom which today also includes Wales Scotland and Northern Ireland. <![CDATA[A educação musical: um desafio para a educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta de maneira introdutória os valores verificados na teoria e prática da Educação Musical nas sociedades ocidentais. A partir disto, questiona-se a necessidade de se repensarem os valores da Educação Musical para nossa sociedade.<hr/>The article presents in an introductory way the values of Music Education that underpinned the theoretical as well as practical discussions in the field in western societies. Following that, it argues the need to rethink the values of Music Education to our society. <![CDATA[O significado da escola: memória de adultos que viveram a infância na zona rural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta de maneira introdutória os valores verificados na teoria e prática da Educação Musical nas sociedades ocidentais. A partir disto, questiona-se a necessidade de se repensarem os valores da Educação Musical para nossa sociedade.<hr/>The article presents in an introductory way the values of Music Education that underpinned the theoretical as well as practical discussions in the field in western societies. Following that, it argues the need to rethink the values of Music Education to our society. <![CDATA[Estado, Município e Ensino Rural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta de maneira introdutória os valores verificados na teoria e prática da Educação Musical nas sociedades ocidentais. A partir disto, questiona-se a necessidade de se repensarem os valores da Educação Musical para nossa sociedade.<hr/>The article presents in an introductory way the values of Music Education that underpinned the theoretical as well as practical discussions in the field in western societies. Following that, it argues the need to rethink the values of Music Education to our society. <![CDATA[Ensino básico de química: problemas e perspectivas em face de tendência sintética da ciência e a formação politécnica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta de maneira introdutória os valores verificados na teoria e prática da Educação Musical nas sociedades ocidentais. A partir disto, questiona-se a necessidade de se repensarem os valores da Educação Musical para nossa sociedade.<hr/>The article presents in an introductory way the values of Music Education that underpinned the theoretical as well as practical discussions in the field in western societies. Following that, it argues the need to rethink the values of Music Education to our society. <![CDATA[Aula de português: discurso, conhecimento e escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta de maneira introdutória os valores verificados na teoria e prática da Educação Musical nas sociedades ocidentais. A partir disto, questiona-se a necessidade de se repensarem os valores da Educação Musical para nossa sociedade.<hr/>The article presents in an introductory way the values of Music Education that underpinned the theoretical as well as practical discussions in the field in western societies. Following that, it argues the need to rethink the values of Music Education to our society. <![CDATA[Fazenda Velha: os feitos da modernização numa povoação rural no município de Formiga]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta de maneira introdutória os valores verificados na teoria e prática da Educação Musical nas sociedades ocidentais. A partir disto, questiona-se a necessidade de se repensarem os valores da Educação Musical para nossa sociedade.<hr/>The article presents in an introductory way the values of Music Education that underpinned the theoretical as well as practical discussions in the field in western societies. Following that, it argues the need to rethink the values of Music Education to our society. <![CDATA[Processo de trabalho escolar e conselho de classe: da avaliação na escola à avaliação da escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta de maneira introdutória os valores verificados na teoria e prática da Educação Musical nas sociedades ocidentais. A partir disto, questiona-se a necessidade de se repensarem os valores da Educação Musical para nossa sociedade.<hr/>The article presents in an introductory way the values of Music Education that underpinned the theoretical as well as practical discussions in the field in western societies. Following that, it argues the need to rethink the values of Music Education to our society. <![CDATA[Formação de sanitaristas e políticas de saúde pública em Minas Gerais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta de maneira introdutória os valores verificados na teoria e prática da Educação Musical nas sociedades ocidentais. A partir disto, questiona-se a necessidade de se repensarem os valores da Educação Musical para nossa sociedade.<hr/>The article presents in an introductory way the values of Music Education that underpinned the theoretical as well as practical discussions in the field in western societies. Following that, it argues the need to rethink the values of Music Education to our society. <![CDATA[Organização do trabalho e democracia escolar: um estudo de caso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta de maneira introdutória os valores verificados na teoria e prática da Educação Musical nas sociedades ocidentais. A partir disto, questiona-se a necessidade de se repensarem os valores da Educação Musical para nossa sociedade.<hr/>The article presents in an introductory way the values of Music Education that underpinned the theoretical as well as practical discussions in the field in western societies. Following that, it argues the need to rethink the values of Music Education to our society. <![CDATA[A construção da subjetividade no interior das classes subalternas através da moradia: um estudo de caso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta de maneira introdutória os valores verificados na teoria e prática da Educação Musical nas sociedades ocidentais. A partir disto, questiona-se a necessidade de se repensarem os valores da Educação Musical para nossa sociedade.<hr/>The article presents in an introductory way the values of Music Education that underpinned the theoretical as well as practical discussions in the field in western societies. Following that, it argues the need to rethink the values of Music Education to our society. <![CDATA[Estudos sobre mulher e relações de gênero da UFMG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta de maneira introdutória os valores verificados na teoria e prática da Educação Musical nas sociedades ocidentais. A partir disto, questiona-se a necessidade de se repensarem os valores da Educação Musical para nossa sociedade.<hr/>The article presents in an introductory way the values of Music Education that underpinned the theoretical as well as practical discussions in the field in western societies. Following that, it argues the need to rethink the values of Music Education to our society. <![CDATA[Mudança conceitual no processo de ensino-aprendizagem de química de primeiro e segundo graus: uma proposta para “Os materiais”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000100018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta de maneira introdutória os valores verificados na teoria e prática da Educação Musical nas sociedades ocidentais. A partir disto, questiona-se a necessidade de se repensarem os valores da Educação Musical para nossa sociedade.<hr/>The article presents in an introductory way the values of Music Education that underpinned the theoretical as well as practical discussions in the field in western societies. Following that, it argues the need to rethink the values of Music Education to our society. <![CDATA[O ensino da língua materna no primeiro grau]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta de maneira introdutória os valores verificados na teoria e prática da Educação Musical nas sociedades ocidentais. A partir disto, questiona-se a necessidade de se repensarem os valores da Educação Musical para nossa sociedade.<hr/>The article presents in an introductory way the values of Music Education that underpinned the theoretical as well as practical discussions in the field in western societies. Following that, it argues the need to rethink the values of Music Education to our society. <![CDATA[Leitura de textos em inglês: uma abordagem instrumental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000100020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta de maneira introdutória os valores verificados na teoria e prática da Educação Musical nas sociedades ocidentais. A partir disto, questiona-se a necessidade de se repensarem os valores da Educação Musical para nossa sociedade.<hr/>The article presents in an introductory way the values of Music Education that underpinned the theoretical as well as practical discussions in the field in western societies. Following that, it argues the need to rethink the values of Music Education to our society. <![CDATA[Etnomatemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000100021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta de maneira introdutória os valores verificados na teoria e prática da Educação Musical nas sociedades ocidentais. A partir disto, questiona-se a necessidade de se repensarem os valores da Educação Musical para nossa sociedade.<hr/>The article presents in an introductory way the values of Music Education that underpinned the theoretical as well as practical discussions in the field in western societies. Following that, it argues the need to rethink the values of Music Education to our society. <![CDATA[O debate sobre a escola pública/particular nas propostas para a LDB]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000100022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta de maneira introdutória os valores verificados na teoria e prática da Educação Musical nas sociedades ocidentais. A partir disto, questiona-se a necessidade de se repensarem os valores da Educação Musical para nossa sociedade.<hr/>The article presents in an introductory way the values of Music Education that underpinned the theoretical as well as practical discussions in the field in western societies. Following that, it argues the need to rethink the values of Music Education to our society.