Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-469819910002&lang=pt vol. num. 14 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A educação na 1ª constituição mineira republicana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo é parte resumida do Seminário exigido como requisito para o concurso da Faculdade de Educação da UFMG. Ele procura traduzir, sinteticamente, os debates acontecidos no interior do Primeiro Congresso Estadual Constituinte Mineiro sobre Educação. Sendo também o início de uma unidade federada a partir da principiante vida republicana, a discussão retrata não só a concepção que se tinha de educação, mas também oferece indicações para saber como se efetivaria esse direito. Desde logo, devem-se ressaltar 2 indicações: a ligação gratuidade/obrigatoriedade do ensino primário e a tendência em se municipalizar esse nível de ensino.<hr/>This article intends to synthesize the debate carried on during the First State Constitutional Congress of Education. It coincided with the settlement of the Federative States in the early Republican days in Brazil. The discussions not only dealt with the concepts of education but also subsidized the implementation of the educational principles stated in the Minas Gerais State’s Constitution. Two trends are focused: 1. the link between compulsory and free education in primary schools. 2. the municipalization of primary schools. <![CDATA[Mulheres mineiras da República Velha Profissão: professora primária]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo foi redigido a partir de depoimentos coletados junto a professoras primárias mineiras que iniciaram carreira entre 1924 e 1938. Procura-se, tomando-se como base esse corpus, compreender significado que teve para esse grupo de mulheres o fato de assumir o magistério primário como profissão.<hr/>This article is based on data obtained from interviews with primary school women school women-teachers who started working between 1924 and 1938 in the State of Minas Gerais. Its main purpose is to try to grasp the real meaning of teaching as a profession for these women. <![CDATA[Educadores de mulheres: as filhas da caridade de São Vicente de Paulo: servas de pobres e doentes, espirituais, professoras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pensar nas instâncias educativas da formação da professora significa nelas inclui a instância discursiva. Nosso texto pretende mostrar o forte caráter religioso facilmente detectável no discurso pedagógico, ainda hoje, suas origens e seu “deslizamento” histórico. Esse discurso pedagógico contemporâneo, que traz uma marca aparentemente leiga e pública, tem, pois, um compromisso com o religioso (católico) e com o privado que se expressa na palavra (no significante), mas que tem desdobramentos numa prática que busca modelos aprisionadores, redentora, salvadora, e sobre tudo missionária.<hr/>Among the teacher’s formative elements this article emphasizes that of discourse. It intends to disclose the strong religious character of the pedagogical discourse, still easily detected today, its origins and its historical evolution. The contemporary pedagogic discourse in spite of its obvious public and lay features, is compromised with both the religious (Catholic) and private segments which are expressed through the words it uses (the significant). Such pedagogic discourse encompasses a redemptions Salvationist and missionary practice which brings manipulative models to education. <![CDATA[Elementos teórico-metodológicos na construção e na reconstrução da didática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto apresenta elementos teórico-metodológicos para a construção de uma Nova Didática com base na concepção dialético-materialista do ensino, entendido como objeto de estudo da área da Didática. Os elementos são construídos em torno de dimensões do fenômeno do ensino - histórica, antropológica, ideológica, teológica, e expressam as características desse fenômeno na escola brasileira, tal como sugerido pela produção intelectual da área, produzida no Brasil, na década de 80. As características do ensino tratadas no texto salientam reducionismos, princípios, conceitos, direções e questões para investigação na construção da Nova Didática.<hr/>This text deals with theoretical and methodological elements for the construction of a new theory and practice in the area of Instructional Design on the basis of a dialectical materialistic concept of the teaching phenomenon considered as its object of study. Those elements are related to teaching dimensions - historical, anthropological, ideological, theological and epistemological, and express teaching characteristics in Brazilian schools as suggested by the intellectual production during the 80’s in Brazil. Such characteristic emphasize reductionism, principles, concepts, directions and research question in the construction of that Instructional Design theory and practice. <![CDATA[Transformações tecnológicas e padrão de qualificação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir do levantamento preliminar de elementos relevantes para a conceituação de qualificação, a autora problematiza as possíveis conseqüências das recentes transformações tecnológicas e organizacionais sobre o processo de trabalho, a estrutura ocupacional, o sistema de organização dos conhecimentos científicos, o movimento de desqualificação/requalificação da força de trabalho e para o trabalho, contrapondo, ao final, as perspectivas da polivalência e da politecnia.<hr/>The scope of this work is twofold. Firstly, it discusses the consequences of recent organizational and technological changes in the work processes, in the occupational structure, in the organizational system of scientific knowledge, in the disqualification and re-qualification movement towards both the work itself and work forces. Secondly, it counterpoints the polyvalent and polytechnical dimensions. <![CDATA[Depoimento de um catedrático entrevista do professor J. Romeu Cançado à professora Lea Pinheiro Paixão, 25 de agosto de 1989]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir do levantamento preliminar de elementos relevantes para a conceituação de qualificação, a autora problematiza as possíveis conseqüências das recentes transformações tecnológicas e organizacionais sobre o processo de trabalho, a estrutura ocupacional, o sistema de organização dos conhecimentos científicos, o movimento de desqualificação/requalificação da força de trabalho e para o trabalho, contrapondo, ao final, as perspectivas da polivalência e da politecnia.<hr/>The scope of this work is twofold. Firstly, it discusses the consequences of recent organizational and technological changes in the work processes, in the occupational structure, in the organizational system of scientific knowledge, in the disqualification and re-qualification movement towards both the work itself and work forces. Secondly, it counterpoints the polyvalent and polytechnical dimensions. <![CDATA[Conselhos a meus filhos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir do levantamento preliminar de elementos relevantes para a conceituação de qualificação, a autora problematiza as possíveis conseqüências das recentes transformações tecnológicas e organizacionais sobre o processo de trabalho, a estrutura ocupacional, o sistema de organização dos conhecimentos científicos, o movimento de desqualificação/requalificação da força de trabalho e para o trabalho, contrapondo, ao final, as perspectivas da polivalência e da politecnia.<hr/>The scope of this work is twofold. Firstly, it discusses the consequences of recent organizational and technological changes in the work processes, in the occupational structure, in the organizational system of scientific knowledge, in the disqualification and re-qualification movement towards both the work itself and work forces. Secondly, it counterpoints the polyvalent and polytechnical dimensions. <![CDATA[Entrada na escola. Saída da escrita]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir do levantamento preliminar de elementos relevantes para a conceituação de qualificação, a autora problematiza as possíveis conseqüências das recentes transformações tecnológicas e organizacionais sobre o processo de trabalho, a estrutura ocupacional, o sistema de organização dos conhecimentos científicos, o movimento de desqualificação/requalificação da força de trabalho e para o trabalho, contrapondo, ao final, as perspectivas da polivalência e da politecnia.<hr/>The scope of this work is twofold. Firstly, it discusses the consequences of recent organizational and technological changes in the work processes, in the occupational structure, in the organizational system of scientific knowledge, in the disqualification and re-qualification movement towards both the work itself and work forces. Secondly, it counterpoints the polyvalent and polytechnical dimensions. <![CDATA[Proposta para a LDB: a questão da escola pública/privada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir do levantamento preliminar de elementos relevantes para a conceituação de qualificação, a autora problematiza as possíveis conseqüências das recentes transformações tecnológicas e organizacionais sobre o processo de trabalho, a estrutura ocupacional, o sistema de organização dos conhecimentos científicos, o movimento de desqualificação/requalificação da força de trabalho e para o trabalho, contrapondo, ao final, as perspectivas da polivalência e da politecnia.<hr/>The scope of this work is twofold. Firstly, it discusses the consequences of recent organizational and technological changes in the work processes, in the occupational structure, in the organizational system of scientific knowledge, in the disqualification and re-qualification movement towards both the work itself and work forces. Secondly, it counterpoints the polyvalent and polytechnical dimensions. <![CDATA[O potencial educativo da organização do trabalho escolar na formação do professor das séries iniciais do primeiro grau]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir do levantamento preliminar de elementos relevantes para a conceituação de qualificação, a autora problematiza as possíveis conseqüências das recentes transformações tecnológicas e organizacionais sobre o processo de trabalho, a estrutura ocupacional, o sistema de organização dos conhecimentos científicos, o movimento de desqualificação/requalificação da força de trabalho e para o trabalho, contrapondo, ao final, as perspectivas da polivalência e da politecnia.<hr/>The scope of this work is twofold. Firstly, it discusses the consequences of recent organizational and technological changes in the work processes, in the occupational structure, in the organizational system of scientific knowledge, in the disqualification and re-qualification movement towards both the work itself and work forces. Secondly, it counterpoints the polyvalent and polytechnical dimensions. <![CDATA[A escrita aprisionada: uma análise da produção de textos na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir do levantamento preliminar de elementos relevantes para a conceituação de qualificação, a autora problematiza as possíveis conseqüências das recentes transformações tecnológicas e organizacionais sobre o processo de trabalho, a estrutura ocupacional, o sistema de organização dos conhecimentos científicos, o movimento de desqualificação/requalificação da força de trabalho e para o trabalho, contrapondo, ao final, as perspectivas da polivalência e da politecnia.<hr/>The scope of this work is twofold. Firstly, it discusses the consequences of recent organizational and technological changes in the work processes, in the occupational structure, in the organizational system of scientific knowledge, in the disqualification and re-qualification movement towards both the work itself and work forces. Secondly, it counterpoints the polyvalent and polytechnical dimensions. <![CDATA[Nem sapo, nem príncipe]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir do levantamento preliminar de elementos relevantes para a conceituação de qualificação, a autora problematiza as possíveis conseqüências das recentes transformações tecnológicas e organizacionais sobre o processo de trabalho, a estrutura ocupacional, o sistema de organização dos conhecimentos científicos, o movimento de desqualificação/requalificação da força de trabalho e para o trabalho, contrapondo, ao final, as perspectivas da polivalência e da politecnia.<hr/>The scope of this work is twofold. Firstly, it discusses the consequences of recent organizational and technological changes in the work processes, in the occupational structure, in the organizational system of scientific knowledge, in the disqualification and re-qualification movement towards both the work itself and work forces. Secondly, it counterpoints the polyvalent and polytechnical dimensions. <![CDATA[Guia de fontes para o estudo da história do ensino primário e normal em Minas Gerais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir do levantamento preliminar de elementos relevantes para a conceituação de qualificação, a autora problematiza as possíveis conseqüências das recentes transformações tecnológicas e organizacionais sobre o processo de trabalho, a estrutura ocupacional, o sistema de organização dos conhecimentos científicos, o movimento de desqualificação/requalificação da força de trabalho e para o trabalho, contrapondo, ao final, as perspectivas da polivalência e da politecnia.<hr/>The scope of this work is twofold. Firstly, it discusses the consequences of recent organizational and technological changes in the work processes, in the occupational structure, in the organizational system of scientific knowledge, in the disqualification and re-qualification movement towards both the work itself and work forces. Secondly, it counterpoints the polyvalent and polytechnical dimensions. <![CDATA[O Centro de Pesquisas sobre o Brasil Contemporâneo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir do levantamento preliminar de elementos relevantes para a conceituação de qualificação, a autora problematiza as possíveis conseqüências das recentes transformações tecnológicas e organizacionais sobre o processo de trabalho, a estrutura ocupacional, o sistema de organização dos conhecimentos científicos, o movimento de desqualificação/requalificação da força de trabalho e para o trabalho, contrapondo, ao final, as perspectivas da polivalência e da politecnia.<hr/>The scope of this work is twofold. Firstly, it discusses the consequences of recent organizational and technological changes in the work processes, in the occupational structure, in the organizational system of scientific knowledge, in the disqualification and re-qualification movement towards both the work itself and work forces. Secondly, it counterpoints the polyvalent and polytechnical dimensions. <![CDATA[Pesquisa e documentação em educação brasileira: o espaço do PROEDES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir do levantamento preliminar de elementos relevantes para a conceituação de qualificação, a autora problematiza as possíveis conseqüências das recentes transformações tecnológicas e organizacionais sobre o processo de trabalho, a estrutura ocupacional, o sistema de organização dos conhecimentos científicos, o movimento de desqualificação/requalificação da força de trabalho e para o trabalho, contrapondo, ao final, as perspectivas da polivalência e da politecnia.<hr/>The scope of this work is twofold. Firstly, it discusses the consequences of recent organizational and technological changes in the work processes, in the occupational structure, in the organizational system of scientific knowledge, in the disqualification and re-qualification movement towards both the work itself and work forces. Secondly, it counterpoints the polyvalent and polytechnical dimensions. <![CDATA[Coleção magistério - 2º grau. Série formação do professor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000200017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir do levantamento preliminar de elementos relevantes para a conceituação de qualificação, a autora problematiza as possíveis conseqüências das recentes transformações tecnológicas e organizacionais sobre o processo de trabalho, a estrutura ocupacional, o sistema de organização dos conhecimentos científicos, o movimento de desqualificação/requalificação da força de trabalho e para o trabalho, contrapondo, ao final, as perspectivas da polivalência e da politecnia.<hr/>The scope of this work is twofold. Firstly, it discusses the consequences of recent organizational and technological changes in the work processes, in the occupational structure, in the organizational system of scientific knowledge, in the disqualification and re-qualification movement towards both the work itself and work forces. Secondly, it counterpoints the polyvalent and polytechnical dimensions. <![CDATA[Reflexões sobre a carreira docente na universidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981991000200018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir do levantamento preliminar de elementos relevantes para a conceituação de qualificação, a autora problematiza as possíveis conseqüências das recentes transformações tecnológicas e organizacionais sobre o processo de trabalho, a estrutura ocupacional, o sistema de organização dos conhecimentos científicos, o movimento de desqualificação/requalificação da força de trabalho e para o trabalho, contrapondo, ao final, as perspectivas da polivalência e da politecnia.<hr/>The scope of this work is twofold. Firstly, it discusses the consequences of recent organizational and technological changes in the work processes, in the occupational structure, in the organizational system of scientific knowledge, in the disqualification and re-qualification movement towards both the work itself and work forces. Secondly, it counterpoints the polyvalent and polytechnical dimensions.