Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-469819920001&lang=pt vol. num. 15 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981992000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Recessão e controle: a política educacional mineira na Era Vargas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981992000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo aborda a política educacional do governo mineiro durante a Era Vargas. Seu objetivo foi a modernização do sistema escolar, com vistas a imprimir-lhe padrões de racionalidade e eficiência. O ponto desta política de modernização, inspirada na pedagogia escolanovista e no modelo da administração taylorista, foi o cuidado com a organização. A ênfase se justifica pela necessidade de garantir ao aluno um ambiente cientificamente organizado para a aprendizagem. Para isto, o estado amplia sua presença na escola através de mecanismos que acentuam o processo de divisão do trabalho na escola e os mecanismos de controle sobre o professor e o aluno. A excessiva ênfase na organização e no controle fez com que o estado colocasse em segundo plano a expansão da oferta e a garantia ao professor de condições mínimas para o desempenho do ato pedagógico, Esta política, de cunho recessivo, teve efeitos desastrosos sobre o sistema escolar mineiro.<hr/>This article deals with the educational policy of the objective was the modernization of the educational system, to change its rationality and efficiency. The higher contribution of this policy of modernization, inspired in the pedagogy of Progressive School, and in the tayloristic model of administration, was the emphasis on the organizational aspects. This emphasis was justified by the need of giving the students a scientific environment to learn. The state expanded its presence in the school through mechanisms which led to a process for division of work within the school and to mechanisms of control over the teachers and students. The excessive emphasis on organization and control mechanisms by the government resulted in the neglect of the expansion of school places as well as the guarantee of adequate conditions for the teachers in order to allow them to develop their pedagogical practices. This policy, of recessive character, had negative effects over the educational system of Minas Gerais as a whole. <![CDATA[A formação dos educadores: entre os mitos e a história]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981992000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As políticas de formação de educadores vêm apontando historicamente para a mistificação e idealização da prática desses profissionais, enquanto expressões de uma idealização maior da sociedade. Tais políticas, limitadas pelas concepções de doação, vocação e sacerdócio afastam-se do entendimento da atuação dos professores no sentido da prática de trabalho. Para resgatar o caráter profissional do trabalho na educação de desatar os nós mistificadores, faz-se necessário buscar perguntas a serem feitas à história da educação no intuito de recuperar a trajetória sociocultural na qual todo trabalhador se forma e se educa.<hr/>The policies used in teaching qualification, in a historical perspective, have towards the mystification and idealization of the professional practice of the teachers. This practice is the expression of a broader idealization which refers to the people and the society. These policies, limited by the dimensions of donation, sacerdotal vocation, fail to understand the teacher’s performance as a working practice. Recovering the professional aspect of work in education, undoing the mystifying not’s means, among other things, finding question which the history of education could answer in order to understand the social-cultural journey in which every worker is qualified and educated. <![CDATA[Educação do aluno-trabalhador: uma abordagem alternativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981992000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto constitui uma reflexão e interpretação de como os alunos trabalhadores percebem seu próprio processo de formação, tendo como eixo a trajetória escolar. Neste contexto, busca-se compreender os espaços e tempos onde se formam/educam e analisar as expectativas que levam os trabalhadores e buscar a escola noturna, levantando pistas para repensar e dimensão educativa da escola.<hr/>This article is an attempt of questioning and interpretation how the worker students perceive their own process of formation, as having an exe in their schooling history. In this context, the author tries to discuss the spaces and times where the students were formed/educated and to analyze the expectations that lead workers to look for evening classes. It intends to suggest clues to rethink the education dimension of schooling. <![CDATA[O currículo escolar e a realidade do cotidiano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981992000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto discute duas dimensões de currículo presentes na realidade escolar: o currículo formal posto no rol das disciplinas de um curso, com os seus conteúdos específicos e o currículo implícito no cotidiano das relações entre os sujeitos, e os conhecimentos veiculados pela escola. Apresenta a organização do trabalho docente como definidora de práticas que privilegiam um determinado tipo de relação com os conteúdos escolares, fortalecendo a formação de certos traços de personalidade e de condutas. Aponta, em seguida, a necessidade de maior conhecimento dessas práticas no sentido de se buscar um currículo crítico.<hr/>This paper discusses two dimensions of the school curriculum: the formal curriculum stated in the roll of disciplines for a course with its specific contents and the hidden curriculum which is not directly stated but is embodied in the relationships among the persons involved in school practices and the knowledge transmitted by the school. The text presents the teaching work organization as a practice that emphasizes a certain way treating the schooling subjects , reinforce the formation personality traits and behavior. Moreover, it points the need of improving the knowledge of these practices in the direction of a critical curriculum. <![CDATA[O ensino da leitura e suas condições de possibilidade escolares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981992000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo o estudo do acontecimento do ensino da leitura, em suas relações com as condições de possibilidade em que esse ensino se dá. Para isso, analisa-se a prática de estudo de textos que se realiza no ensino de Português, no segundo segmento do 1º grau. Tal análise permite concluir, por um lado, que as condições de possibilidade no ensino da leitura, na escola permitem não a emergência do ensino da leitura, mas a emergência do ensino de uma modalidade de leitura e de outros objetos, e, por outro lado e conseqüentemente, que a transformação do ensino da leitura é função não apenas de uma transformação no modo de conceber a leitura, mas ainda de uma transformação de suas condições de possibilidade.<hr/>The purpose of this article is the study of the teaching of reading, in its relationships with the possibility/conditions of teaching. It analyses the practice of text-study in the Portuguese teaching for the second cycle of Fundamental Schools. Such analyses permits to conclude, in one side, that the possibility/conditions of reading teaching in the school do not allow the emergence of reading teaching, but the emergence of teaching of a reading modality and other objects. On the other side, the transformation of reading teaching, is a function not only of a transformation in the conceiving the reading, but also a transformation in its possibility/conditions. <![CDATA[Ensino de matemática nas escolas: uma discussão sobre conteúdos e métodos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981992000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo do questionamento de teses correntes este texto procura mostrar, em oposições às críticas usuais, que os males do processo de ensino da Matemática não se distribuem indiferentemente pelos diversos grupos sociais. A valorização em si das formas abstratas do conhecimento matemático está referenciada em formas de apropriação e uso da Matemática que interessam às classes dominantes. E os métodos se desenvolvem para cumprir o ensino destes valores. O processo de ensino promove assim simultaneamente a formação de quadros para a produção científica e tecnológica e a exclusão e desqualificação das camadas populares. Para estas a apropriação da Matemática passaria por uma radical negação do abstrato como valor em si, referenciando a necessária elaboração do processo de abstração por suas práticas de classe.<hr/>Departing from the questioning of the current thesis, this text is an attempt of showing, in opposition to the usual criticisms, that the problems of the mathematics teaching process are fairly distributed among social groups. The value of the abstract forms of mathematical knowledge in itself is referred to forms of appropriation and use of mathematics that interest the dominant classes. Such methods are developed in order to accomplish the value of such teaching. The process of teaching promotes in this way the formation of specialized workers for the scientific and technological production, simultaneously to the exclusion and unqualification of the members of the popular classes. For them, the learning of mathematics would need a radical refuse of the process of abstraction referred as to its own practices of social class. <![CDATA[Trechos de didática magma]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981992000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo do questionamento de teses correntes este texto procura mostrar, em oposições às críticas usuais, que os males do processo de ensino da Matemática não se distribuem indiferentemente pelos diversos grupos sociais. A valorização em si das formas abstratas do conhecimento matemático está referenciada em formas de apropriação e uso da Matemática que interessam às classes dominantes. E os métodos se desenvolvem para cumprir o ensino destes valores. O processo de ensino promove assim simultaneamente a formação de quadros para a produção científica e tecnológica e a exclusão e desqualificação das camadas populares. Para estas a apropriação da Matemática passaria por uma radical negação do abstrato como valor em si, referenciando a necessária elaboração do processo de abstração por suas práticas de classe.<hr/>Departing from the questioning of the current thesis, this text is an attempt of showing, in opposition to the usual criticisms, that the problems of the mathematics teaching process are fairly distributed among social groups. The value of the abstract forms of mathematical knowledge in itself is referred to forms of appropriation and use of mathematics that interest the dominant classes. Such methods are developed in order to accomplish the value of such teaching. The process of teaching promotes in this way the formation of specialized workers for the scientific and technological production, simultaneously to the exclusion and unqualification of the members of the popular classes. For them, the learning of mathematics would need a radical refuse of the process of abstraction referred as to its own practices of social class. <![CDATA[A educação das crianças: representações de pais e mães das camadas populares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981992000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo do questionamento de teses correntes este texto procura mostrar, em oposições às críticas usuais, que os males do processo de ensino da Matemática não se distribuem indiferentemente pelos diversos grupos sociais. A valorização em si das formas abstratas do conhecimento matemático está referenciada em formas de apropriação e uso da Matemática que interessam às classes dominantes. E os métodos se desenvolvem para cumprir o ensino destes valores. O processo de ensino promove assim simultaneamente a formação de quadros para a produção científica e tecnológica e a exclusão e desqualificação das camadas populares. Para estas a apropriação da Matemática passaria por uma radical negação do abstrato como valor em si, referenciando a necessária elaboração do processo de abstração por suas práticas de classe.<hr/>Departing from the questioning of the current thesis, this text is an attempt of showing, in opposition to the usual criticisms, that the problems of the mathematics teaching process are fairly distributed among social groups. The value of the abstract forms of mathematical knowledge in itself is referred to forms of appropriation and use of mathematics that interest the dominant classes. Such methods are developed in order to accomplish the value of such teaching. The process of teaching promotes in this way the formation of specialized workers for the scientific and technological production, simultaneously to the exclusion and unqualification of the members of the popular classes. For them, the learning of mathematics would need a radical refuse of the process of abstraction referred as to its own practices of social class. <![CDATA[Os usos sociais da escrita no cotidiano de camadas populares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981992000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo do questionamento de teses correntes este texto procura mostrar, em oposições às críticas usuais, que os males do processo de ensino da Matemática não se distribuem indiferentemente pelos diversos grupos sociais. A valorização em si das formas abstratas do conhecimento matemático está referenciada em formas de apropriação e uso da Matemática que interessam às classes dominantes. E os métodos se desenvolvem para cumprir o ensino destes valores. O processo de ensino promove assim simultaneamente a formação de quadros para a produção científica e tecnológica e a exclusão e desqualificação das camadas populares. Para estas a apropriação da Matemática passaria por uma radical negação do abstrato como valor em si, referenciando a necessária elaboração do processo de abstração por suas práticas de classe.<hr/>Departing from the questioning of the current thesis, this text is an attempt of showing, in opposition to the usual criticisms, that the problems of the mathematics teaching process are fairly distributed among social groups. The value of the abstract forms of mathematical knowledge in itself is referred to forms of appropriation and use of mathematics that interest the dominant classes. Such methods are developed in order to accomplish the value of such teaching. The process of teaching promotes in this way the formation of specialized workers for the scientific and technological production, simultaneously to the exclusion and unqualification of the members of the popular classes. For them, the learning of mathematics would need a radical refuse of the process of abstraction referred as to its own practices of social class. <![CDATA[República, trabalho, educação: a experiência do Instituto João Pinheiro 1909-1930]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981992000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo do questionamento de teses correntes este texto procura mostrar, em oposições às críticas usuais, que os males do processo de ensino da Matemática não se distribuem indiferentemente pelos diversos grupos sociais. A valorização em si das formas abstratas do conhecimento matemático está referenciada em formas de apropriação e uso da Matemática que interessam às classes dominantes. E os métodos se desenvolvem para cumprir o ensino destes valores. O processo de ensino promove assim simultaneamente a formação de quadros para a produção científica e tecnológica e a exclusão e desqualificação das camadas populares. Para estas a apropriação da Matemática passaria por uma radical negação do abstrato como valor em si, referenciando a necessária elaboração do processo de abstração por suas práticas de classe.<hr/>Departing from the questioning of the current thesis, this text is an attempt of showing, in opposition to the usual criticisms, that the problems of the mathematics teaching process are fairly distributed among social groups. The value of the abstract forms of mathematical knowledge in itself is referred to forms of appropriation and use of mathematics that interest the dominant classes. Such methods are developed in order to accomplish the value of such teaching. The process of teaching promotes in this way the formation of specialized workers for the scientific and technological production, simultaneously to the exclusion and unqualification of the members of the popular classes. For them, the learning of mathematics would need a radical refuse of the process of abstraction referred as to its own practices of social class. <![CDATA[O ciclo básico de alfabetização em Minas Gerais: o risco da fogueira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981992000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo do questionamento de teses correntes este texto procura mostrar, em oposições às críticas usuais, que os males do processo de ensino da Matemática não se distribuem indiferentemente pelos diversos grupos sociais. A valorização em si das formas abstratas do conhecimento matemático está referenciada em formas de apropriação e uso da Matemática que interessam às classes dominantes. E os métodos se desenvolvem para cumprir o ensino destes valores. O processo de ensino promove assim simultaneamente a formação de quadros para a produção científica e tecnológica e a exclusão e desqualificação das camadas populares. Para estas a apropriação da Matemática passaria por uma radical negação do abstrato como valor em si, referenciando a necessária elaboração do processo de abstração por suas práticas de classe.<hr/>Departing from the questioning of the current thesis, this text is an attempt of showing, in opposition to the usual criticisms, that the problems of the mathematics teaching process are fairly distributed among social groups. The value of the abstract forms of mathematical knowledge in itself is referred to forms of appropriation and use of mathematics that interest the dominant classes. Such methods are developed in order to accomplish the value of such teaching. The process of teaching promotes in this way the formation of specialized workers for the scientific and technological production, simultaneously to the exclusion and unqualification of the members of the popular classes. For them, the learning of mathematics would need a radical refuse of the process of abstraction referred as to its own practices of social class. <![CDATA[Caçadores de esperança: a conquista da escrita por jovens hortigranjeiros de Ibirité]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981992000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo do questionamento de teses correntes este texto procura mostrar, em oposições às críticas usuais, que os males do processo de ensino da Matemática não se distribuem indiferentemente pelos diversos grupos sociais. A valorização em si das formas abstratas do conhecimento matemático está referenciada em formas de apropriação e uso da Matemática que interessam às classes dominantes. E os métodos se desenvolvem para cumprir o ensino destes valores. O processo de ensino promove assim simultaneamente a formação de quadros para a produção científica e tecnológica e a exclusão e desqualificação das camadas populares. Para estas a apropriação da Matemática passaria por uma radical negação do abstrato como valor em si, referenciando a necessária elaboração do processo de abstração por suas práticas de classe.<hr/>Departing from the questioning of the current thesis, this text is an attempt of showing, in opposition to the usual criticisms, that the problems of the mathematics teaching process are fairly distributed among social groups. The value of the abstract forms of mathematical knowledge in itself is referred to forms of appropriation and use of mathematics that interest the dominant classes. Such methods are developed in order to accomplish the value of such teaching. The process of teaching promotes in this way the formation of specialized workers for the scientific and technological production, simultaneously to the exclusion and unqualification of the members of the popular classes. For them, the learning of mathematics would need a radical refuse of the process of abstraction referred as to its own practices of social class. <![CDATA[A educação na revisão constitucional de 1925-26]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981992000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo do questionamento de teses correntes este texto procura mostrar, em oposições às críticas usuais, que os males do processo de ensino da Matemática não se distribuem indiferentemente pelos diversos grupos sociais. A valorização em si das formas abstratas do conhecimento matemático está referenciada em formas de apropriação e uso da Matemática que interessam às classes dominantes. E os métodos se desenvolvem para cumprir o ensino destes valores. O processo de ensino promove assim simultaneamente a formação de quadros para a produção científica e tecnológica e a exclusão e desqualificação das camadas populares. Para estas a apropriação da Matemática passaria por uma radical negação do abstrato como valor em si, referenciando a necessária elaboração do processo de abstração por suas práticas de classe.<hr/>Departing from the questioning of the current thesis, this text is an attempt of showing, in opposition to the usual criticisms, that the problems of the mathematics teaching process are fairly distributed among social groups. The value of the abstract forms of mathematical knowledge in itself is referred to forms of appropriation and use of mathematics that interest the dominant classes. Such methods are developed in order to accomplish the value of such teaching. The process of teaching promotes in this way the formation of specialized workers for the scientific and technological production, simultaneously to the exclusion and unqualification of the members of the popular classes. For them, the learning of mathematics would need a radical refuse of the process of abstraction referred as to its own practices of social class. <![CDATA[A sociologia da educação alemã: orientações teóricas e metodológicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981992000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo do questionamento de teses correntes este texto procura mostrar, em oposições às críticas usuais, que os males do processo de ensino da Matemática não se distribuem indiferentemente pelos diversos grupos sociais. A valorização em si das formas abstratas do conhecimento matemático está referenciada em formas de apropriação e uso da Matemática que interessam às classes dominantes. E os métodos se desenvolvem para cumprir o ensino destes valores. O processo de ensino promove assim simultaneamente a formação de quadros para a produção científica e tecnológica e a exclusão e desqualificação das camadas populares. Para estas a apropriação da Matemática passaria por uma radical negação do abstrato como valor em si, referenciando a necessária elaboração do processo de abstração por suas práticas de classe.<hr/>Departing from the questioning of the current thesis, this text is an attempt of showing, in opposition to the usual criticisms, that the problems of the mathematics teaching process are fairly distributed among social groups. The value of the abstract forms of mathematical knowledge in itself is referred to forms of appropriation and use of mathematics that interest the dominant classes. Such methods are developed in order to accomplish the value of such teaching. The process of teaching promotes in this way the formation of specialized workers for the scientific and technological production, simultaneously to the exclusion and unqualification of the members of the popular classes. For them, the learning of mathematics would need a radical refuse of the process of abstraction referred as to its own practices of social class. <![CDATA[Colégios religiosos femininos em Minas Gerais: localizar e mapear]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981992000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo do questionamento de teses correntes este texto procura mostrar, em oposições às críticas usuais, que os males do processo de ensino da Matemática não se distribuem indiferentemente pelos diversos grupos sociais. A valorização em si das formas abstratas do conhecimento matemático está referenciada em formas de apropriação e uso da Matemática que interessam às classes dominantes. E os métodos se desenvolvem para cumprir o ensino destes valores. O processo de ensino promove assim simultaneamente a formação de quadros para a produção científica e tecnológica e a exclusão e desqualificação das camadas populares. Para estas a apropriação da Matemática passaria por uma radical negação do abstrato como valor em si, referenciando a necessária elaboração do processo de abstração por suas práticas de classe.<hr/>Departing from the questioning of the current thesis, this text is an attempt of showing, in opposition to the usual criticisms, that the problems of the mathematics teaching process are fairly distributed among social groups. The value of the abstract forms of mathematical knowledge in itself is referred to forms of appropriation and use of mathematics that interest the dominant classes. Such methods are developed in order to accomplish the value of such teaching. The process of teaching promotes in this way the formation of specialized workers for the scientific and technological production, simultaneously to the exclusion and unqualification of the members of the popular classes. For them, the learning of mathematics would need a radical refuse of the process of abstraction referred as to its own practices of social class. <![CDATA[Processo de trabalho escolar e conselho de classe: da avaliação na escola à avaliação da escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981992000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo do questionamento de teses correntes este texto procura mostrar, em oposições às críticas usuais, que os males do processo de ensino da Matemática não se distribuem indiferentemente pelos diversos grupos sociais. A valorização em si das formas abstratas do conhecimento matemático está referenciada em formas de apropriação e uso da Matemática que interessam às classes dominantes. E os métodos se desenvolvem para cumprir o ensino destes valores. O processo de ensino promove assim simultaneamente a formação de quadros para a produção científica e tecnológica e a exclusão e desqualificação das camadas populares. Para estas a apropriação da Matemática passaria por uma radical negação do abstrato como valor em si, referenciando a necessária elaboração do processo de abstração por suas práticas de classe.<hr/>Departing from the questioning of the current thesis, this text is an attempt of showing, in opposition to the usual criticisms, that the problems of the mathematics teaching process are fairly distributed among social groups. The value of the abstract forms of mathematical knowledge in itself is referred to forms of appropriation and use of mathematics that interest the dominant classes. Such methods are developed in order to accomplish the value of such teaching. The process of teaching promotes in this way the formation of specialized workers for the scientific and technological production, simultaneously to the exclusion and unqualification of the members of the popular classes. For them, the learning of mathematics would need a radical refuse of the process of abstraction referred as to its own practices of social class. <![CDATA[Institucionalização x vulgarização do saber: o ensino da história em cursos noturnos de educação de adultos na UFMG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981992000100018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo do questionamento de teses correntes este texto procura mostrar, em oposições às críticas usuais, que os males do processo de ensino da Matemática não se distribuem indiferentemente pelos diversos grupos sociais. A valorização em si das formas abstratas do conhecimento matemático está referenciada em formas de apropriação e uso da Matemática que interessam às classes dominantes. E os métodos se desenvolvem para cumprir o ensino destes valores. O processo de ensino promove assim simultaneamente a formação de quadros para a produção científica e tecnológica e a exclusão e desqualificação das camadas populares. Para estas a apropriação da Matemática passaria por uma radical negação do abstrato como valor em si, referenciando a necessária elaboração do processo de abstração por suas práticas de classe.<hr/>Departing from the questioning of the current thesis, this text is an attempt of showing, in opposition to the usual criticisms, that the problems of the mathematics teaching process are fairly distributed among social groups. The value of the abstract forms of mathematical knowledge in itself is referred to forms of appropriation and use of mathematics that interest the dominant classes. Such methods are developed in order to accomplish the value of such teaching. The process of teaching promotes in this way the formation of specialized workers for the scientific and technological production, simultaneously to the exclusion and unqualification of the members of the popular classes. For them, the learning of mathematics would need a radical refuse of the process of abstraction referred as to its own practices of social class. <![CDATA[Movimentos sociais urbanos no Brasil. Em busca de uma nova identidade. Movimento de bairro do Lindéia, Belo Horizonte (anos 80). Estudo de caso da escola profissional “Tio Beijo”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981992000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo do questionamento de teses correntes este texto procura mostrar, em oposições às críticas usuais, que os males do processo de ensino da Matemática não se distribuem indiferentemente pelos diversos grupos sociais. A valorização em si das formas abstratas do conhecimento matemático está referenciada em formas de apropriação e uso da Matemática que interessam às classes dominantes. E os métodos se desenvolvem para cumprir o ensino destes valores. O processo de ensino promove assim simultaneamente a formação de quadros para a produção científica e tecnológica e a exclusão e desqualificação das camadas populares. Para estas a apropriação da Matemática passaria por uma radical negação do abstrato como valor em si, referenciando a necessária elaboração do processo de abstração por suas práticas de classe.<hr/>Departing from the questioning of the current thesis, this text is an attempt of showing, in opposition to the usual criticisms, that the problems of the mathematics teaching process are fairly distributed among social groups. The value of the abstract forms of mathematical knowledge in itself is referred to forms of appropriation and use of mathematics that interest the dominant classes. Such methods are developed in order to accomplish the value of such teaching. The process of teaching promotes in this way the formation of specialized workers for the scientific and technological production, simultaneously to the exclusion and unqualification of the members of the popular classes. For them, the learning of mathematics would need a radical refuse of the process of abstraction referred as to its own practices of social class. <![CDATA[As inovações tecnológicas e organizacionais e o movimento de qualificação e desqualificação da força de trabalho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981992000100020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo do questionamento de teses correntes este texto procura mostrar, em oposições às críticas usuais, que os males do processo de ensino da Matemática não se distribuem indiferentemente pelos diversos grupos sociais. A valorização em si das formas abstratas do conhecimento matemático está referenciada em formas de apropriação e uso da Matemática que interessam às classes dominantes. E os métodos se desenvolvem para cumprir o ensino destes valores. O processo de ensino promove assim simultaneamente a formação de quadros para a produção científica e tecnológica e a exclusão e desqualificação das camadas populares. Para estas a apropriação da Matemática passaria por uma radical negação do abstrato como valor em si, referenciando a necessária elaboração do processo de abstração por suas práticas de classe.<hr/>Departing from the questioning of the current thesis, this text is an attempt of showing, in opposition to the usual criticisms, that the problems of the mathematics teaching process are fairly distributed among social groups. The value of the abstract forms of mathematical knowledge in itself is referred to forms of appropriation and use of mathematics that interest the dominant classes. Such methods are developed in order to accomplish the value of such teaching. The process of teaching promotes in this way the formation of specialized workers for the scientific and technological production, simultaneously to the exclusion and unqualification of the members of the popular classes. For them, the learning of mathematics would need a radical refuse of the process of abstraction referred as to its own practices of social class. <![CDATA[O evocativo na matemática: uma possibilidade educativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981992000100021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo do questionamento de teses correntes este texto procura mostrar, em oposições às críticas usuais, que os males do processo de ensino da Matemática não se distribuem indiferentemente pelos diversos grupos sociais. A valorização em si das formas abstratas do conhecimento matemático está referenciada em formas de apropriação e uso da Matemática que interessam às classes dominantes. E os métodos se desenvolvem para cumprir o ensino destes valores. O processo de ensino promove assim simultaneamente a formação de quadros para a produção científica e tecnológica e a exclusão e desqualificação das camadas populares. Para estas a apropriação da Matemática passaria por uma radical negação do abstrato como valor em si, referenciando a necessária elaboração do processo de abstração por suas práticas de classe.<hr/>Departing from the questioning of the current thesis, this text is an attempt of showing, in opposition to the usual criticisms, that the problems of the mathematics teaching process are fairly distributed among social groups. The value of the abstract forms of mathematical knowledge in itself is referred to forms of appropriation and use of mathematics that interest the dominant classes. Such methods are developed in order to accomplish the value of such teaching. The process of teaching promotes in this way the formation of specialized workers for the scientific and technological production, simultaneously to the exclusion and unqualification of the members of the popular classes. For them, the learning of mathematics would need a radical refuse of the process of abstraction referred as to its own practices of social class. <![CDATA[Dificuldades de aprendizagem (1970-1990) análise qualitativa da produção acadêmica e científica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981992000100022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo do questionamento de teses correntes este texto procura mostrar, em oposições às críticas usuais, que os males do processo de ensino da Matemática não se distribuem indiferentemente pelos diversos grupos sociais. A valorização em si das formas abstratas do conhecimento matemático está referenciada em formas de apropriação e uso da Matemática que interessam às classes dominantes. E os métodos se desenvolvem para cumprir o ensino destes valores. O processo de ensino promove assim simultaneamente a formação de quadros para a produção científica e tecnológica e a exclusão e desqualificação das camadas populares. Para estas a apropriação da Matemática passaria por uma radical negação do abstrato como valor em si, referenciando a necessária elaboração do processo de abstração por suas práticas de classe.<hr/>Departing from the questioning of the current thesis, this text is an attempt of showing, in opposition to the usual criticisms, that the problems of the mathematics teaching process are fairly distributed among social groups. The value of the abstract forms of mathematical knowledge in itself is referred to forms of appropriation and use of mathematics that interest the dominant classes. Such methods are developed in order to accomplish the value of such teaching. The process of teaching promotes in this way the formation of specialized workers for the scientific and technological production, simultaneously to the exclusion and unqualification of the members of the popular classes. For them, the learning of mathematics would need a radical refuse of the process of abstraction referred as to its own practices of social class. <![CDATA[Alfabetização: um estudo preliminar sobre a leitura com imagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981992000100023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo do questionamento de teses correntes este texto procura mostrar, em oposições às críticas usuais, que os males do processo de ensino da Matemática não se distribuem indiferentemente pelos diversos grupos sociais. A valorização em si das formas abstratas do conhecimento matemático está referenciada em formas de apropriação e uso da Matemática que interessam às classes dominantes. E os métodos se desenvolvem para cumprir o ensino destes valores. O processo de ensino promove assim simultaneamente a formação de quadros para a produção científica e tecnológica e a exclusão e desqualificação das camadas populares. Para estas a apropriação da Matemática passaria por uma radical negação do abstrato como valor em si, referenciando a necessária elaboração do processo de abstração por suas práticas de classe.<hr/>Departing from the questioning of the current thesis, this text is an attempt of showing, in opposition to the usual criticisms, that the problems of the mathematics teaching process are fairly distributed among social groups. The value of the abstract forms of mathematical knowledge in itself is referred to forms of appropriation and use of mathematics that interest the dominant classes. Such methods are developed in order to accomplish the value of such teaching. The process of teaching promotes in this way the formation of specialized workers for the scientific and technological production, simultaneously to the exclusion and unqualification of the members of the popular classes. For them, the learning of mathematics would need a radical refuse of the process of abstraction referred as to its own practices of social class. <![CDATA[Centro de Estudos sobre Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981992000100024&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo do questionamento de teses correntes este texto procura mostrar, em oposições às críticas usuais, que os males do processo de ensino da Matemática não se distribuem indiferentemente pelos diversos grupos sociais. A valorização em si das formas abstratas do conhecimento matemático está referenciada em formas de apropriação e uso da Matemática que interessam às classes dominantes. E os métodos se desenvolvem para cumprir o ensino destes valores. O processo de ensino promove assim simultaneamente a formação de quadros para a produção científica e tecnológica e a exclusão e desqualificação das camadas populares. Para estas a apropriação da Matemática passaria por uma radical negação do abstrato como valor em si, referenciando a necessária elaboração do processo de abstração por suas práticas de classe.<hr/>Departing from the questioning of the current thesis, this text is an attempt of showing, in opposition to the usual criticisms, that the problems of the mathematics teaching process are fairly distributed among social groups. The value of the abstract forms of mathematical knowledge in itself is referred to forms of appropriation and use of mathematics that interest the dominant classes. Such methods are developed in order to accomplish the value of such teaching. The process of teaching promotes in this way the formation of specialized workers for the scientific and technological production, simultaneously to the exclusion and unqualification of the members of the popular classes. For them, the learning of mathematics would need a radical refuse of the process of abstraction referred as to its own practices of social class. <![CDATA[O Service D’Histoire de L’Education - S.H.E]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981992000100025&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo do questionamento de teses correntes este texto procura mostrar, em oposições às críticas usuais, que os males do processo de ensino da Matemática não se distribuem indiferentemente pelos diversos grupos sociais. A valorização em si das formas abstratas do conhecimento matemático está referenciada em formas de apropriação e uso da Matemática que interessam às classes dominantes. E os métodos se desenvolvem para cumprir o ensino destes valores. O processo de ensino promove assim simultaneamente a formação de quadros para a produção científica e tecnológica e a exclusão e desqualificação das camadas populares. Para estas a apropriação da Matemática passaria por uma radical negação do abstrato como valor em si, referenciando a necessária elaboração do processo de abstração por suas práticas de classe.<hr/>Departing from the questioning of the current thesis, this text is an attempt of showing, in opposition to the usual criticisms, that the problems of the mathematics teaching process are fairly distributed among social groups. The value of the abstract forms of mathematical knowledge in itself is referred to forms of appropriation and use of mathematics that interest the dominant classes. Such methods are developed in order to accomplish the value of such teaching. The process of teaching promotes in this way the formation of specialized workers for the scientific and technological production, simultaneously to the exclusion and unqualification of the members of the popular classes. For them, the learning of mathematics would need a radical refuse of the process of abstraction referred as to its own practices of social class. <![CDATA[Comenius: a persistência da utopia em educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981992000100026&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo do questionamento de teses correntes este texto procura mostrar, em oposições às críticas usuais, que os males do processo de ensino da Matemática não se distribuem indiferentemente pelos diversos grupos sociais. A valorização em si das formas abstratas do conhecimento matemático está referenciada em formas de apropriação e uso da Matemática que interessam às classes dominantes. E os métodos se desenvolvem para cumprir o ensino destes valores. O processo de ensino promove assim simultaneamente a formação de quadros para a produção científica e tecnológica e a exclusão e desqualificação das camadas populares. Para estas a apropriação da Matemática passaria por uma radical negação do abstrato como valor em si, referenciando a necessária elaboração do processo de abstração por suas práticas de classe.<hr/>Departing from the questioning of the current thesis, this text is an attempt of showing, in opposition to the usual criticisms, that the problems of the mathematics teaching process are fairly distributed among social groups. The value of the abstract forms of mathematical knowledge in itself is referred to forms of appropriation and use of mathematics that interest the dominant classes. Such methods are developed in order to accomplish the value of such teaching. The process of teaching promotes in this way the formation of specialized workers for the scientific and technological production, simultaneously to the exclusion and unqualification of the members of the popular classes. For them, the learning of mathematics would need a radical refuse of the process of abstraction referred as to its own practices of social class. <![CDATA[Alfabetização: a escrita espontânea]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981992000100027&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo do questionamento de teses correntes este texto procura mostrar, em oposições às críticas usuais, que os males do processo de ensino da Matemática não se distribuem indiferentemente pelos diversos grupos sociais. A valorização em si das formas abstratas do conhecimento matemático está referenciada em formas de apropriação e uso da Matemática que interessam às classes dominantes. E os métodos se desenvolvem para cumprir o ensino destes valores. O processo de ensino promove assim simultaneamente a formação de quadros para a produção científica e tecnológica e a exclusão e desqualificação das camadas populares. Para estas a apropriação da Matemática passaria por uma radical negação do abstrato como valor em si, referenciando a necessária elaboração do processo de abstração por suas práticas de classe.<hr/>Departing from the questioning of the current thesis, this text is an attempt of showing, in opposition to the usual criticisms, that the problems of the mathematics teaching process are fairly distributed among social groups. The value of the abstract forms of mathematical knowledge in itself is referred to forms of appropriation and use of mathematics that interest the dominant classes. Such methods are developed in order to accomplish the value of such teaching. The process of teaching promotes in this way the formation of specialized workers for the scientific and technological production, simultaneously to the exclusion and unqualification of the members of the popular classes. For them, the learning of mathematics would need a radical refuse of the process of abstraction referred as to its own practices of social class. <![CDATA[Políticas educacionais, projetos pedagógicos para a modernidade, e a questão da autonomia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981992000100028&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo do questionamento de teses correntes este texto procura mostrar, em oposições às críticas usuais, que os males do processo de ensino da Matemática não se distribuem indiferentemente pelos diversos grupos sociais. A valorização em si das formas abstratas do conhecimento matemático está referenciada em formas de apropriação e uso da Matemática que interessam às classes dominantes. E os métodos se desenvolvem para cumprir o ensino destes valores. O processo de ensino promove assim simultaneamente a formação de quadros para a produção científica e tecnológica e a exclusão e desqualificação das camadas populares. Para estas a apropriação da Matemática passaria por uma radical negação do abstrato como valor em si, referenciando a necessária elaboração do processo de abstração por suas práticas de classe.<hr/>Departing from the questioning of the current thesis, this text is an attempt of showing, in opposition to the usual criticisms, that the problems of the mathematics teaching process are fairly distributed among social groups. The value of the abstract forms of mathematical knowledge in itself is referred to forms of appropriation and use of mathematics that interest the dominant classes. Such methods are developed in order to accomplish the value of such teaching. The process of teaching promotes in this way the formation of specialized workers for the scientific and technological production, simultaneously to the exclusion and unqualification of the members of the popular classes. For them, the learning of mathematics would need a radical refuse of the process of abstraction referred as to its own practices of social class.