Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-469819930002&lang=pt vol. num. 18-19 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A cultura jurídico-política e a educação brasileira: um campo de estudos em aberto]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A proposta deste artigo é promover uma breve reflexão sobre a reação dos educadores ao poder simbólico do Direito que permeia a sua vida e suas múltiplas práticas, apontando algumas pistas para a realização de pesquisas históricas que promovam o diálogo dos saberes jurídicos e educacional.<hr/>This article aims at stimulating teachers to think about the educators reaction against the symbolic Power of Law which permeates not only their daily lives but also their multifaced educational practices. The texto also provides educators with suggestions for the development of Historical research which help promote the interaction between the legal and the educational areas of khowledge. <![CDATA[Ensino médio noturno e a sociedade brasileira: vínculos históricos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo procura-se apreender os fundamentos sociais e pedagógicos que sustentam a concepção de formação do ensino médio noturno, bem como o seu papel social. Procurou-se analisar as políticas educacionais e decisões tomadas no processo de expansão e organização dos cursos noturnos para jovens e adultos no Brasil. Por meio de ampla revisão bibliográfica foram selecionados documentos e referências de abrangência nacional, tomando-se especificamente o período compreendido entre 1750 e 1930.<hr/>In this paper the author tries to delineate not only the social and pedagogical bases underlying the concept which grounded the creation of high school courses evening classes, but also the social role such courses perform. To attain such an aim the researcher analysed the education policies involved and the decisions taken for the organization and expansion of these courses. After examining the pertinent and available bibliography; the author proceeded to select and to analyse documents and references produced between 1750 and 1930. <![CDATA[A fotografia como fonte histórica: introdução a uma coleção de fotos sobre a “Escola do Trabalho”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho é resultado de várias etapas de pesquisa, visando à reconstrução histórica da relação trabalho e educação no pensamento educacional brasileiro, buscando apreender algumas de suas mediações históricas e, finalmente, tentando reconstruir a “escola do trabalho” por meio de fontes documentais escritas, do trabalho de história oral e de fotografias. Neste texto, no primeiro momento, abordamos brevemente algumas mediações históricas da “escola do trabalho” e suas transformações rumo ao modelo industrial. No segundo momento, buscamos aprofundar o uso da fotografia como fonte histórica tendo como referência uma coleção de 95 fotos sobre três escolas do Estado do Rio de Janeiro.<hr/>The scope of this research is to evidence the relevance of photography as historical documentation.The text shows that photography has been used as a means for recovering thee memory of the relations between work and education. The significant contribution of the work developed by the professional schools in the State of Rio de Janeiro during the first half of the century is also pointed out. The schools mentioned are: João Alves in Vila Isabel, Visconde de Maua in Marechal Hermes and Henrique Lage in Niteroi. <![CDATA[Relações interétnicas, religião e identidade: a proposta educativa de um grupo negro católico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo relata e analisa, de maneira sucinta, a experiência de um grupo negro, vinculado à Igreja Católica e inspirado ideologicamente pela Teologia da Libertação. Ao utilizar-se de um conjunto de práticas educacionais desenvolvidas pela instituição eclesiástica, o grupo propunha, entre outras coisas a construção de uma identidade positiva para o negro, que o capacitasse a lutar contra o preconceito e discriminação raciais. A análise tem por base pesquisa desenvolvida na cidade de São Paulo, entre os anos 1985 e 1988.<hr/>This article describes and analyses the results of the work developed by a group of Afro-Brazilians linked to the Catholic Church and ideologically inspired by the Liberation Theology. By means of the educational techniques developed by the Church, the group proposed the construction of an identity which could enable Afro-Brazilian to fight prejudice and discrimination. The analysis is based upon a research carried out in the city of São Paulo between 1985 and 1988. <![CDATA[Professoras negras: identidade e memória]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste trabalho, buscou-se investigar, através de uma pesquisa de tipo etnográfico, como o contexto escolar vivenciado por mulheres negras contribuiu para a reprodução do preconceito e da discriminação racial e de gênero e a interferência destes na prática pedagógica dessas mulheres. Considerou-se, também, que as relações estabelecidas em outros espaços sociais, como a família, o círculo de amizades e a militância política, exercem influência na constituição do “ser mulher negra” na sociedade brasileira.<hr/>This work aims at investigating Black women´s pedagogical work contribution for the reproduction of prejudice as well as of racial and gender discrimination focusing on the intervenience of such elements in those women´s pedagogical work. The text evidences that social instances such as the family, the social group and the political militancy provide subsidies for the characterization of black women in the Brazilian Society. <![CDATA[Significado e propriedades fonológicas da fala em pré-escolas: alguns resultados discrepantes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No presente estudo, a habilidade de crianças entre 3 e 6 anos em desconsiderar o significado e focalizar a atenção nas propriedades fonológicas da fala foi avaliada através de duas tarefas. Uma delas a tarefa de tamanho de palavras avaliava a habilidade da criança em comparar pares de palavras quanto ao tamanho, em pares em que o comprimento da palavra e o tamanho do referente eram incongruentes (e.g., trem-telefone). A outra tarefa de semelhança de palavras avaliava a habilidade da criança de identificar, entre duas palavras diferentes, aquela que parecia com uma palavra-padrão. Uma das palavras rimava com a palavra-padrão, enquanto a outra relacionava-se semanticamente a ela. O grupo mais velho de crianças, em fase de alfabetização, foi capaz de desconsiderar o significado em ambas as tarefas. As crianças jovens, por outro lado, foram, em geral, mais capazes de desconsiderar o significado e focalizar a atenção nas propriedades fonológicas da fala na tarefa de semelhança de palavras do que na tarefa de tamanho de palavras. Essa diferença no desempenho das crianças em idade pré-escolar é interpretada em termos de diferenças no tipo de operação fonológica que as duas tarefas pressupõem.<hr/>This work evaluated preschool and kindergarten children’s ability to disregard meaning and focus attention on the phonological aspects of speech. The research was carried out by means of two differents tasks. The first, the word-size task, checked the learnes´ skill to compare pairs of words concerning length, in pairs in which the length of the word and the size of its referent were incongruent (e.g. train-telephone). The second, the word-similarity task, investigated the children’s ability to select out of two different words the one which resembled a standard word. One of the words rhymed with the standard word, the other was semantically related to it. The group of older children at the age of literacy was capable of disregarding meaning in both tasks. Rather than concentrating on menaing, during the word-similarity task, the youngest testees focused their attention on the phonological aspects of speech. The results obtained from the performance of preschool children were interpreted according to the different phonological operations underlying both tasks. <![CDATA[A redação como tema de pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do presente artigo é dar uma visão geral dos estudos e pesquisas que têm sido feitos, no Brasil sobre a redação (produção de textos) na escola, sobretudo aqueles oriundos de cursos de pós-graduação.<hr/>The aim of this paper is to provide a general view of the studies and research concerning composition writing (text production) at school, mainly those carried out at graduate courses in Brasil. <![CDATA[Escola rural mineira: observações produzidas a partir de depoimentos de antigas professoras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo da análise de doze depoimentos de professoras primárias mineiras que iniciaram carreira em escolas rurais no período compreendido entre 1918 e 1939, este artigo aborda o funcionamento precário e descontínuo dessas escolas, caracterizando a clientela, constituída por alunos-trabalhadores e apresenta informações referentes à prática pedagógica de professoras leigas e normalistas nas classes multisseriadas das referidas escolas.<hr/>This article discusses the unremitting and precarious functioning of primary schools of the rural área identifying their clientele, mainly student, workers and presents data concerning the pedagogical practices of the lay teachers and of those holding a college degree. The paper is supported by reports by provide by the above mentioned teachers who had worked in primary schools of the rural area of the State of Minas Gerais between the years of 1918 and 1939. <![CDATA[Saber, poder e ensino de história na 1º grau]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo expõe uma proposta metodológica para o ensino de História no primeiro grau, a partir da reflexão acerca das relações entre saber e poder no âmbito da escola. Esta proposta é fundamentada, ainda em concepções de tempo e espaço distintas, das concepções correntes, e no aproveitamento de tais concepções como eixo do trabalho a ser desenvolvido. Busca-se, também, indicar e discutir alguns elementos importantes no que se refere à implementação concreta da proposta referida no dia-dia do professor de primeiro grau.<hr/>This paper presents a new methodological approach to the teaching of History in elementary schools. It is based upon concepts emerging from the relation between knowledge and power in school and on the concepts of time and space, wich differ from those presents in the current practices. It also discusses the implementation of this new approach as basic to History teaching. Finally the paper makes suggestions for the adequate use of the methodology proposed. <![CDATA[Dircurso de inauguração da Escola Normal de Caiteté (21 de abril de 1926)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Revista de Educação, transcrevendo para as suas colunas o discurso do Dr. Anísio Spinola Teixeira, proferido por occasião da inauguração da Escola Normal de Caeteté, em 21 de Abril de 1926, presta ao insigne Director Geral da Instrucção da Bahia, uma homenagem aos seua talentos e á sua operasidade, neste departamento da administração publica do Estado. <![CDATA[Coeducação na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No debate pedagógico dos anos 30, a co-educação é um dos temas de destaque. Defendida pelos liberais, essa prática é combatida pelos católicos, que nela vêm uma ameaça às bases da família e da sociedade. O texto a seguir, do Pe. Álvaro Negromonte, um dos líderes do movimento católico em Minas Gerais, traduz o pensamento ao nosso clero sobre a questões. Trata-se de conferência pronuncuada por esse religioso na Associação de Professores Primários, publicada pelo jornal O Horizonte; órgão da imprensa católica, em sua edição de 6 de outubro de 1932. Nela o Pe. Negromonte justifica, com base e, argumentos biológicos, psicológicos, sociais, éticos e pedagógicos, a oposição da Igreja à "perigosa" prática. <![CDATA[Escola Plural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No depoimento do professor Miguel Arroyo nos aponta que "a questão posta hoje para a escola é saber nas conquistas do ser humano", e ele situa a Proposta da Escola Plural no confronto histórico que desde os anos 50 insiste entre colocar a escola no campo do mercado ou no campo do direito. <![CDATA[A vida do aluno-trabalhador orientado a prática pedagógica em uma proposta de educação para jovens e adultos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este é o registro do trabalho realizado durante o segundo semestre de 1992, com os alunos iniciantes do Projeto Supletivo do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa em Educação de Jovens e Adultos tem sido objeto de discussão no Projeto Supletivo desde a sua implantação. Todavia, nos seus sete anos de existência, poucos trabalhos foram efetivamente sistematizados e registrados. Espera-se que este relato contribua para o entendimento das questões metodológicas da pesquisa sobre o ensino. <![CDATA[A formação do professor de matemática: uma discussão do Curso de Licenciatura da UFMG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este é o registro do trabalho realizado durante o segundo semestre de 1992, com os alunos iniciantes do Projeto Supletivo do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa em Educação de Jovens e Adultos tem sido objeto de discussão no Projeto Supletivo desde a sua implantação. Todavia, nos seus sete anos de existência, poucos trabalhos foram efetivamente sistematizados e registrados. Espera-se que este relato contribua para o entendimento das questões metodológicas da pesquisa sobre o ensino. <![CDATA[Condições de construção de leitores alfabetizadores: um estudo na escola e na família em camadas populares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este é o registro do trabalho realizado durante o segundo semestre de 1992, com os alunos iniciantes do Projeto Supletivo do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa em Educação de Jovens e Adultos tem sido objeto de discussão no Projeto Supletivo desde a sua implantação. Todavia, nos seus sete anos de existência, poucos trabalhos foram efetivamente sistematizados e registrados. Espera-se que este relato contribua para o entendimento das questões metodológicas da pesquisa sobre o ensino. <![CDATA[Mudança e resistência à mudança na escola pública: análise de uma experiência de alfabetização "construtivista"]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este é o registro do trabalho realizado durante o segundo semestre de 1992, com os alunos iniciantes do Projeto Supletivo do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa em Educação de Jovens e Adultos tem sido objeto de discussão no Projeto Supletivo desde a sua implantação. Todavia, nos seus sete anos de existência, poucos trabalhos foram efetivamente sistematizados e registrados. Espera-se que este relato contribua para o entendimento das questões metodológicas da pesquisa sobre o ensino. <![CDATA[A luta pela terra como um processo educativo: o caso da Fazenda Barreiro Iturama, Minas Gerais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este é o registro do trabalho realizado durante o segundo semestre de 1992, com os alunos iniciantes do Projeto Supletivo do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa em Educação de Jovens e Adultos tem sido objeto de discussão no Projeto Supletivo desde a sua implantação. Todavia, nos seus sete anos de existência, poucos trabalhos foram efetivamente sistematizados e registrados. Espera-se que este relato contribua para o entendimento das questões metodológicas da pesquisa sobre o ensino. <![CDATA[O significado da escola rural revelado na trilha do trabalho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este é o registro do trabalho realizado durante o segundo semestre de 1992, com os alunos iniciantes do Projeto Supletivo do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa em Educação de Jovens e Adultos tem sido objeto de discussão no Projeto Supletivo desde a sua implantação. Todavia, nos seus sete anos de existência, poucos trabalhos foram efetivamente sistematizados e registrados. Espera-se que este relato contribua para o entendimento das questões metodológicas da pesquisa sobre o ensino. <![CDATA[Das escrituras à escola pública: a educação física nas séries iniciais do 1º grau]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este é o registro do trabalho realizado durante o segundo semestre de 1992, com os alunos iniciantes do Projeto Supletivo do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa em Educação de Jovens e Adultos tem sido objeto de discussão no Projeto Supletivo desde a sua implantação. Todavia, nos seus sete anos de existência, poucos trabalhos foram efetivamente sistematizados e registrados. Espera-se que este relato contribua para o entendimento das questões metodológicas da pesquisa sobre o ensino. <![CDATA[Semente nova escondida: reflexões sobre a esperiência do movimetno de moradores da Cabana do Pai Tomás]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este é o registro do trabalho realizado durante o segundo semestre de 1992, com os alunos iniciantes do Projeto Supletivo do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa em Educação de Jovens e Adultos tem sido objeto de discussão no Projeto Supletivo desde a sua implantação. Todavia, nos seus sete anos de existência, poucos trabalhos foram efetivamente sistematizados e registrados. Espera-se que este relato contribua para o entendimento das questões metodológicas da pesquisa sobre o ensino. <![CDATA[Trajetórias e estratégias escolares do universitário das camadas populares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este é o registro do trabalho realizado durante o segundo semestre de 1992, com os alunos iniciantes do Projeto Supletivo do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa em Educação de Jovens e Adultos tem sido objeto de discussão no Projeto Supletivo desde a sua implantação. Todavia, nos seus sete anos de existência, poucos trabalhos foram efetivamente sistematizados e registrados. Espera-se que este relato contribua para o entendimento das questões metodológicas da pesquisa sobre o ensino. <![CDATA[Saúde bucal, uma necessidade construída: um estudo da experiência da clínica São Geraldo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este é o registro do trabalho realizado durante o segundo semestre de 1992, com os alunos iniciantes do Projeto Supletivo do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa em Educação de Jovens e Adultos tem sido objeto de discussão no Projeto Supletivo desde a sua implantação. Todavia, nos seus sete anos de existência, poucos trabalhos foram efetivamente sistematizados e registrados. Espera-se que este relato contribua para o entendimento das questões metodológicas da pesquisa sobre o ensino. <![CDATA[Relações de poder na escola pública de ensino fundamental: uma radiografia à luz de Max Weber e Bourdieu]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200024&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este é o registro do trabalho realizado durante o segundo semestre de 1992, com os alunos iniciantes do Projeto Supletivo do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa em Educação de Jovens e Adultos tem sido objeto de discussão no Projeto Supletivo desde a sua implantação. Todavia, nos seus sete anos de existência, poucos trabalhos foram efetivamente sistematizados e registrados. Espera-se que este relato contribua para o entendimento das questões metodológicas da pesquisa sobre o ensino. <![CDATA[As reformas administrativas e educacionais como respostas às questões emergentes da prática social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200025&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este é o registro do trabalho realizado durante o segundo semestre de 1992, com os alunos iniciantes do Projeto Supletivo do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa em Educação de Jovens e Adultos tem sido objeto de discussão no Projeto Supletivo desde a sua implantação. Todavia, nos seus sete anos de existência, poucos trabalhos foram efetivamente sistematizados e registrados. Espera-se que este relato contribua para o entendimento das questões metodológicas da pesquisa sobre o ensino. <![CDATA[Meninos, à marcha! Meninas, à marcha! A história do ensino da educação física em Belo Horizonte (1987-1994)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200026&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este é o registro do trabalho realizado durante o segundo semestre de 1992, com os alunos iniciantes do Projeto Supletivo do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa em Educação de Jovens e Adultos tem sido objeto de discussão no Projeto Supletivo desde a sua implantação. Todavia, nos seus sete anos de existência, poucos trabalhos foram efetivamente sistematizados e registrados. Espera-se que este relato contribua para o entendimento das questões metodológicas da pesquisa sobre o ensino. <![CDATA[Da autonomia negada à autonomia possível trabalho docente na Escola Pública Capitalista: um estudo a partir da sala de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200027&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este é o registro do trabalho realizado durante o segundo semestre de 1992, com os alunos iniciantes do Projeto Supletivo do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa em Educação de Jovens e Adultos tem sido objeto de discussão no Projeto Supletivo desde a sua implantação. Todavia, nos seus sete anos de existência, poucos trabalhos foram efetivamente sistematizados e registrados. Espera-se que este relato contribua para o entendimento das questões metodológicas da pesquisa sobre o ensino. <![CDATA[Cidadania e educação na trama da cidade: a construção de Belo Horizonte em fins do século XIX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200028&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este é o registro do trabalho realizado durante o segundo semestre de 1992, com os alunos iniciantes do Projeto Supletivo do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa em Educação de Jovens e Adultos tem sido objeto de discussão no Projeto Supletivo desde a sua implantação. Todavia, nos seus sete anos de existência, poucos trabalhos foram efetivamente sistematizados e registrados. Espera-se que este relato contribua para o entendimento das questões metodológicas da pesquisa sobre o ensino. <![CDATA[Organização do trabalho escolar: continuidades/rupturas. Um estudo em nível da vida cotidiana escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200029&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este é o registro do trabalho realizado durante o segundo semestre de 1992, com os alunos iniciantes do Projeto Supletivo do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa em Educação de Jovens e Adultos tem sido objeto de discussão no Projeto Supletivo desde a sua implantação. Todavia, nos seus sete anos de existência, poucos trabalhos foram efetivamente sistematizados e registrados. Espera-se que este relato contribua para o entendimento das questões metodológicas da pesquisa sobre o ensino. <![CDATA[Vida, trabalho e conhecimento. Metodologia para elaboração coletiva e interdisciplinar do conhecimento fundado no trabalho como princípio educativo, uma contribuição para a formação do professor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200030&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este é o registro do trabalho realizado durante o segundo semestre de 1992, com os alunos iniciantes do Projeto Supletivo do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa em Educação de Jovens e Adultos tem sido objeto de discussão no Projeto Supletivo desde a sua implantação. Todavia, nos seus sete anos de existência, poucos trabalhos foram efetivamente sistematizados e registrados. Espera-se que este relato contribua para o entendimento das questões metodológicas da pesquisa sobre o ensino. <![CDATA[La práctica docente cotidiana de una maestra y el proceso de apropiación y construcción de su saber: un estudio etnográfico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200031&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este é o registro do trabalho realizado durante o segundo semestre de 1992, com os alunos iniciantes do Projeto Supletivo do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa em Educação de Jovens e Adultos tem sido objeto de discussão no Projeto Supletivo desde a sua implantação. Todavia, nos seus sete anos de existência, poucos trabalhos foram efetivamente sistematizados e registrados. Espera-se que este relato contribua para o entendimento das questões metodológicas da pesquisa sobre o ensino. <![CDATA[Analyse des variations orthographiques, temps de'identification et aprrentissage de la langue écrite portugaise: une aprroche phono-cognitive]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200032&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este é o registro do trabalho realizado durante o segundo semestre de 1992, com os alunos iniciantes do Projeto Supletivo do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa em Educação de Jovens e Adultos tem sido objeto de discussão no Projeto Supletivo desde a sua implantação. Todavia, nos seus sete anos de existência, poucos trabalhos foram efetivamente sistematizados e registrados. Espera-se que este relato contribua para o entendimento das questões metodológicas da pesquisa sobre o ensino. <![CDATA[Escola de pesquisar, estudo sobre a formação do pesquisador]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200033&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este é o registro do trabalho realizado durante o segundo semestre de 1992, com os alunos iniciantes do Projeto Supletivo do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa em Educação de Jovens e Adultos tem sido objeto de discussão no Projeto Supletivo desde a sua implantação. Todavia, nos seus sete anos de existência, poucos trabalhos foram efetivamente sistematizados e registrados. Espera-se que este relato contribua para o entendimento das questões metodológicas da pesquisa sobre o ensino. <![CDATA[Trajetórias escolares e estratégias familiares de estudantes universitários provenientes das classes médias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200034&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este é o registro do trabalho realizado durante o segundo semestre de 1992, com os alunos iniciantes do Projeto Supletivo do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa em Educação de Jovens e Adultos tem sido objeto de discussão no Projeto Supletivo desde a sua implantação. Todavia, nos seus sete anos de existência, poucos trabalhos foram efetivamente sistematizados e registrados. Espera-se que este relato contribua para o entendimento das questões metodológicas da pesquisa sobre o ensino. <![CDATA[A pesquisa no Centro de Alfabetização, leitura e escrita]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200035&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este é o registro do trabalho realizado durante o segundo semestre de 1992, com os alunos iniciantes do Projeto Supletivo do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa em Educação de Jovens e Adultos tem sido objeto de discussão no Projeto Supletivo desde a sua implantação. Todavia, nos seus sete anos de existência, poucos trabalhos foram efetivamente sistematizados e registrados. Espera-se que este relato contribua para o entendimento das questões metodológicas da pesquisa sobre o ensino. <![CDATA[A invenção do Brasil moderno: medicina, educação e engenharia nos anos 20/30]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200036&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este é o registro do trabalho realizado durante o segundo semestre de 1992, com os alunos iniciantes do Projeto Supletivo do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa em Educação de Jovens e Adultos tem sido objeto de discussão no Projeto Supletivo desde a sua implantação. Todavia, nos seus sete anos de existência, poucos trabalhos foram efetivamente sistematizados e registrados. Espera-se que este relato contribua para o entendimento das questões metodológicas da pesquisa sobre o ensino. <![CDATA[Estudos em Avaliação Educacional, Fundação Carlos Chagas, jul-dez 1992, n.6]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200037&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este é o registro do trabalho realizado durante o segundo semestre de 1992, com os alunos iniciantes do Projeto Supletivo do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa em Educação de Jovens e Adultos tem sido objeto de discussão no Projeto Supletivo desde a sua implantação. Todavia, nos seus sete anos de existência, poucos trabalhos foram efetivamente sistematizados e registrados. Espera-se que este relato contribua para o entendimento das questões metodológicas da pesquisa sobre o ensino. <![CDATA[Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200038&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este é o registro do trabalho realizado durante o segundo semestre de 1992, com os alunos iniciantes do Projeto Supletivo do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa em Educação de Jovens e Adultos tem sido objeto de discussão no Projeto Supletivo desde a sua implantação. Todavia, nos seus sete anos de existência, poucos trabalhos foram efetivamente sistematizados e registrados. Espera-se que este relato contribua para o entendimento das questões metodológicas da pesquisa sobre o ensino. <![CDATA[Manifesto "in memoriam" do IESAE/FGV]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200039&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este é o registro do trabalho realizado durante o segundo semestre de 1992, com os alunos iniciantes do Projeto Supletivo do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa em Educação de Jovens e Adultos tem sido objeto de discussão no Projeto Supletivo desde a sua implantação. Todavia, nos seus sete anos de existência, poucos trabalhos foram efetivamente sistematizados e registrados. Espera-se que este relato contribua para o entendimento das questões metodológicas da pesquisa sobre o ensino. <![CDATA[Discurso de posse na Faculdade de Educação: 6 de junho de 1994]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200040&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este é o registro do trabalho realizado durante o segundo semestre de 1992, com os alunos iniciantes do Projeto Supletivo do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa em Educação de Jovens e Adultos tem sido objeto de discussão no Projeto Supletivo desde a sua implantação. Todavia, nos seus sete anos de existência, poucos trabalhos foram efetivamente sistematizados e registrados. Espera-se que este relato contribua para o entendimento das questões metodológicas da pesquisa sobre o ensino.