Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-469819970001&lang=pt vol. num. 20-25 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981997000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Uma leitura da educação à luz das teorias sociológicas de Émile Durkhein, Max Weber e Talcott Parsons: um ensaio de interpretação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981997000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo, escrito de forma bem didática, tem o propósito de esclarecer os principais pressupostos teórico-metodológicos de três autores clássicos do pensamento sociológico e a maneira pela qual esses autores incorporaram, em suas diferentes abordagens, a questão educacional. Visto que o termo educação tem sido tratado como sinônimo de escola, chamo a atenção para a especificidade da tarefa “instrutiva” da escola face à amplitude da tarefa “educativa”, que ultrapassa as fronteiras dos muros escolares.<hr/>The purpose of this article is to clarify the main theoretical and methodological postulations of three classical authors of Sociology. It is also aimed to analyse how the educational question is considered by each author. Since the term education is generally used as a synonym for school, I point out the specificity of the school “instructional” role as compared with the amplitude of its “educational” role which surpasses the limits of the school. <![CDATA[A análise do poder em instituições educacionais: a presença de Max Weber na sociologia da educação de Pierre Bourdieu]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981997000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abordagem das relações de poder em Max Weber e em Pierre Bourdieu. Estudo da influência de Weber na sociologia da educação de Bourdieu. Contribuição dos dois sociólogos à análise do poder em instituições escolares.<hr/>Theoretical approach of Max Weber and Pierre Bourdieu to the analysis of Power. Analyse of Weber´s influence over Bourdieu´s approach: the presence of Weber´s concepts in Bourdieu´s approach of power relations. The contributions in schools. <![CDATA[O surgimento da disciplina metodologia didática do ensino superior como projeto de formação docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981997000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, confronto estudos e lanço minha hipótese a respeito do surgimento da disciplina Metodologia Didática do Ensino Superior. Como metodologia de investigação utilizei-me da análise da legislação, de depoimentos e de entrevistas com catedráticos e com professores que conviveram com esses catedráticos e que são, ainda hoje docentes da Universidade. O resultado deste trabalho mostra que a exigência do uso de elementos da Didática na prática do professor universitário antecede à legislação da reforma universitária de 1968 e que a Metodologia Didática do Ensino Superior emergiu como conteúdo e método no bojo da cátedra, embora não tivesse existência própria formal e estrutura como disciplina dos Cursos de Pós-Graduação.<hr/>In this the author confronts a number of theoretical studies concerning Methodology Didactics and introduces the author’s hypothesis concerning the advent to such a discipline. The methods used by the author were the analysis of the pertinent legislation, reports and interviews with associate and assistant university teachers. <![CDATA[O sentido terminológico da indústria cultural em T. W. Adorno]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981997000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O pressente artigo visa refletir sobre a decadência da cultura geral, ou seja, sobre o sentido da indústria cultural enquanto uma forma produtora de em semi-esclarecimento que paralisa e destrói até o último fragmento de pensamento crítico e reflexivo das suas vítimas. A partir da relação cultura, arte e educação no seu aspecto de formação (bildung e hallbidung), investigaremos o histórico do termo Indústria Cultural, no pensamento de T. W Adorno, enquanto superestrutura ideológica e mecanismo de manipulação das consciências.<hr/>The author aims at revealing the decline of the culture considering how the Cultural Industry generates a king of semi-clarification that paralyzes and destroys people´s capacity for critical and reflexive thought. Taking as standpoint their formative aspect (bildung and hallbildung), the author examines the history of the term Cultural Industry, according to T. W. Adorno, as an ideological superstructure and a mechanism for manipulation of people’s consciousness. <![CDATA[Conceituação do objeto de uma ciência social da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981997000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho propõe-se a conceituar a educação como objeto de uma ciência social e, por conseguinte, numa primeira etapa, discute a educação como ação social dotada de sentido. A seguir, discute o próprio ensino como interação social. O estudo do conceito de educação nesses termos é baseado, principalmente, em Kratochwill (1987), Wigger (1987), Fenstermacher (1989), Shulman (1989) e Erickson (1989). A partir dessa tematização, registra-se a preocupação em encontrar uma metodologia adequada ao objeto assim definido<hr/>This paper intends to define Education as object of a Social Science. Therefore, it begins with the discussion of Education as a meaningful social action and continues discussing the act of teaching as social interaction. This analysis of the concept of Education is based mainly in Kratochwill (1987), Wigger (1987), Fenstermacher (1989), Shulman (1989) and Erickson (1989). After these considerations it is registered our concern about finding out a methodology appropriate to the object conceptualized. <![CDATA[Origem social e expectativas profissionais de licenciandos: uma discussão introdutória]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981997000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo foi redigido a partir de pesquisas teóricas e das reflexões preliminares e necessárias à construção do objeto da pesquisa “Classes Sociais e Trajetórias Escolares de Licenciandos em História de uma Universidade Pública”. Procura-se, com base em resultados de pesquisas, estudos teóricos e dados recentes, demonstrar a importância que assumem o pertencimento social, as relações família/escola e a identidade profissional da docência, quando se trata de compreender o significado que tem, para um grupo de jovens, a opção por um curso superior em licenciatura.<hr/>The present article is based on preliminary research related with the following theme: “Social classes and academic performance of a group of History undergraduate students attending a Public University”. It is intended to demonstrate, supported by research results, theoretical studies and other data, that in order to understand the meaning assigned by a group of young people to their chosen career as teachers it is important to consider their class origin, family expectations toward school and the characteristics of teaching as a career. <![CDATA[Compreendendo a seleção dos conteúdos num curso de formação docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981997000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo analisa o processo de seleção dos conteúdos curriculares realizado no cotidiano de uma escola de formação docente. Utilizando a teoria curricular crítica, analiso os dados coletados numa investigação etnográfica, evidenciando o papel que a proposta curricular e os livros didáticos possuem na seleção do conhecimento escolar e no modo como as/os professores/es vêem e lidam com esses materiais. Indico ainda, neste estudo, como as culturas das/os docentes e estudantes interferem pouco na referida seleção.<hr/>This study analizes the process of contents selection developed in a daily situation of a teacher training school. Having the critical curriculum theory as framework, I analize data gathered in an ethnographic approach which highlights the role played by recommended curriculum and text books in teachers´ choice of the kind of knowledge to be taught to their students. It is considered, also, how these teachers consider and deal with those devices. Furthermore, I point out that teachers and students cultural backgrounds are not very much considered regarding that choice. <![CDATA[As eleições para diretores na rede municipal de ensino de Belo Horizonte no período de 1989 a 1994]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981997000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho busca analisar o processo evolutivo da implantação da escolha do diretor por intermédio do voto direto pelas comunidades escolares, especificamente, nas escolas municipais de Belo Horizonte no período compreendido entre 1989 e 1994 partindo-se inicialmente dos debates ocorridos na Câmara dos Vereadores e dos pontos centrais e polêmicos que marcaram o aprimoramento da legislação que regulou estas eleições. Por fim, descrevemos a evolução dos processos eleitorais ocorridos nas escolas municipais de Belo Horizonte em 1989, 1990, 1992 e 1994, a partir de dados coletados nas Regionais Administrativas.<hr/>This article analyses the development of the process that granted to the public school communities in Belo Horizonte the right to elect the school principal. The period studied ranges fron1989 to 1994. The starting point was the discussion that occurred at the City Council and the important and controversial issues that brought about the refinement of the legislation that regulated those elections. Finally, it is described the evolution of the electoral processes that took place at municipal schools in Belo Horizonte in 1989, 1990, 1992 and 1994, based on data supplied by the Administrative Offices of each region. <![CDATA[Resolução de problemas, formação de conceitos matemáticos e outras janelas que se abrem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981997000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, discuto a resolução de problemas em educação matemática e suas implicações para o ensino-aprendizagem desta ciência. O ensaio começa com um breve apanhado histórico dos “problemas” no ensino da matemática. Baseando-se em diversos autores e suas pesquisas, defino problemas como sendo questões que alguém deseja resolver mas não possui um algoritmo imediato para encontrar a solução e defendo que estes problemas servem para, enriquecer e reorganizar os conceitos matemáticos que possuímos. Mais ainda, durante o processo de resolução de problemas os alunos cometem erros, experimentam emoções e necessitam avaliar sua própria cognição. Assim sendo, como conseqüência do uso de problemas em sala de aula, enfoco neste trabalho a questão da análise de erros, dos problemas afetivos e da metacognição em educação matemática.<hr/>In this article, I discuss problem solving in Mathematics education and the consequences of its use for mathematics teaching and learning. The manuscript begins with a brief historical review of problems in the teaching of mathematics. Drawing upon a few authors and their research, I define problems as occurrences that one wants to solve but for which solution one does not have an immediate algorithm. I claim that such problems are necessary for one to form, enrich and reorganize his/her mathematical concepts. Furthermore, during the problem solving process students make mistakes, experience emotions, and have to assess their own cognition. Therefore, I focus on error analysis, afecctive issues and metacognition in Mathematics education as a consequence of teaching via problem solving. <![CDATA[Vinte e cinco anos do Programa de Pós-Graduação em Educação da FaE/UFMG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981997000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O ano de 1996 foi marcado por algumas comemorações de importância, tanto para área da Educação como para a Pós-Graduação brasileira: vários programas de pós-graduação em Educação deste país comemoraram os seus vinte e cinco anos e, dentre eles, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG. <![CDATA[Reprovação / Avaliação / Escola Plural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981997000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O ano de 1996 foi marcado por algumas comemorações de importância, tanto para área da Educação como para a Pós-Graduação brasileira: vários programas de pós-graduação em Educação deste país comemoraram os seus vinte e cinco anos e, dentre eles, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG.