Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-469819970002&lang=es vol. num. 26 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981997000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[História da educação: notas em torno de uma questão de fronteiras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981997000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto busca refletir sobre as matrizes presentes na constituição da historiografia da educação brasileira discutindo-as no âmbito teórico-metodológico. Analisando a produção de Fernando Azevedo, particularmente A cultura brasileira, a autora enfoca, de modo instigante, os dispositivos textuais de produção de sentido presentes na obra, dando uma contribuição importante para o entendimento da centralidade que tem o pensamento azevediano na configuração da historiografia da educação brasileira.<hr/>This text searches for the reflections of the matrices present in the constitution of the Brazilian education historiography, debating them in the theory methodological field. Analyzing the production of Fernando Azevedo, particularly “A Cultura Brasileira”, the author focus, in an instigating way, the textual devices of sense production present in the work, giving an important contribution to the centralism comprehension concerned to “azevediano” thought in the configuration of the Brazilian education historiography. <![CDATA[Fronteiras da história: considerações introdutórias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981997000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es A partir da consideração do papel da “Escola dos Annales”, na construção de uma história atenta à riqueza e às possibilidades abertas pela interdisciplinaridade, a autora realiza algumas incursões nos campos possíveis da psicanálise, filosofia e antropologia. Passando pelas questões em debate nos anos 80, o texto introduz algumas indagações sobre os cuidados necessários em relação a uma lógica histórica que, em sua avidez, desejasse embarcar tudo em seus esquemas explicativos.<hr/>From the consideration of the “Escola dos Annales” role in the construction of a history attentive to the possibilities and richness opened by the “interdisciplineshipe”, the author does some incursion in the possible field’s psychoanalysis, philosophy and anthropology. Passing through questions debated in the 80s; the text introduces some inquiries about the necessary care in relations to some historic that, in its eagerness, would like to embrace everything in explanatory schemes. <![CDATA[O aprendizado do direito à cidade: Belo Horizonte, a construção da cultura pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981997000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo trata da questão do aprendizado do direito à cidade, como um dos elementos chaves para a compreensão e vivência da cidadania. Tendo como foco central a cidade de Belo Horizonte, o autor busca situar, neste contexto e ao longo da história da cidade, as dimensões educativas dos movimentos, bem como, por outro lado, a constituição da cidade-cidadania que se dá nos contextos destes movimentos, particularmente naqueles movimentos-momentos relacionados à educação escolar.<hr/>This article is about the apprenticeship of the right of right to the city, as one of the key elements to the comprehension and living of the citizenship. Focusing the city of Belo Horizonte, the author aims to put, in this context and along the history of the city, the educational dimension of the movements, as well as, on the other hand, the constitution of the city-citizenship that happens in the context of these movements, particularly in those movements-moments related to the school education. <![CDATA[Educação em Belo Horizonte: um movimento aberto à diversidade?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981997000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo analisa o movimento docente como um dos principais movimentos de caráter reivindicatório em Belo Horizonte. Discute que dentre os avanços alcançados pela categoria dos professores, nos últimos anos, estão a ampliação da concepção de educação e de capacitação profissional e a sensibilidade em relação à diversidade cultural. Esses avanços resultam em uma rica pluralidade de ações emergentes nas escolas municipais que serviram de base para a construção e a implantação do Programa Escola Plural a partir de 1994.<hr/>The article analyses the teaching (academic) movement as one of the main demand movements in Belo Horizonte. It points out that, among the progresses achieved by the teacher category in last years, one can find the enlargement of the education conception and the professional preparation and the sensibility to the cultural diversity. These progresses reach a great number of emergent actions in the municipal schools that have been a basic for the construction and enlargement of the Plural School Program Since 1994. <![CDATA[Movimentos sociais e educação: as lutas populares por educação em Belo Horizonte nos anos 70 e 80]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981997000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo dividido em duas partes. Na primeira procuramos sistematizar algumas das principais reflexões divulgadas na literatura sobre movimentos sociais no Brasil (anos 70 e 80). Na segunda, buscamos extrair, de pesquisar já concluídas, alguns dos temas subjacentes às experiências vividas no interior dos movimentos sociais em Belo Horizonte naquele período, tais como: educação social e política nas ações junto aos movimentos sociais; participação das mulheres e a luta por direitos. Ao final, buscamos sistematizar algumas reflexões que foram sendo construídas ao longo do texto.<hr/>The present article is divided in two parts. In the first one, we tried to systematize some of the main reflections released in the literature about social movements in Brazil (during the 70s and 80s). In the second part, we aimed to extract, from concluded researches, some of the themes that are subjacent to the experiences lived in the interior of the social movements in Belo Horizonte in that period, such as: social and political education in the actions related to social movements; participation of the women and the fight for their rights. At the end, we aimed to systematize some reflections that had been made along the text. <![CDATA[Belo Horizonte, cenário de práticas corporais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981997000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo busca dar uma contribuição ao entendimento de uma questão até hoje muito pouco discutida na história de Belo Horizonte e da maioria das cidades brasileiras: a relação tensa entre as práticas culturais lúdicas experienciadas nas ruas e espaços não escolares e as práticas produzidas no contexto escolar belorizontino, nas primeiras três décadas a partir da fundação da cidade (1987). Enfatizando a tensão existente nesta relação, e não um pólo ou outro, o autor quer chamar a atenção para a existência de continuidades e rupturas entre estes dois modos e momentos de fazer e vivenciar as práticas culturais, particularmente aquelas ligadas à corporeidade e ao lúdico.<hr/>This article searches for a contribution to the comprehension of a question little focused up this day in the history of Belo Horizonte and the great part of the Brazilian cities: the tense relation between the playful cultural practices experienced in the streets and non-school places, and the practices developed in the school context of Belo Horizonte, in the first three decades, since the foundation of the city (1897). Emphasizing the existing tension in this relationship, and not studying only one of them, the author wants to attract attention to the existence of continuity and break between these two ways and moments of making and living the cultural practices, particularly those liked to the corporal and to the playful ones. <![CDATA[A escola no movimento da cidade: os grupos escolares em Belo Horizonte]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981997000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo propõe a apresentar parte do rico e interessante movimento de constituição do sistema pública primário de ensino em Belo Horizonte, lançando luzes sobre o período inicial de implantação do grupo escolares no município, a partir do final da primeira década do século XX. Trabalhando com uma documentação até então muito pouco utilizada, os relatórios dos inspetores escolares e das diretoras dos grupos, o autor demonstra parte do intrincado fazer-se da escola primária na cidade, bem como busca identificar e analisar os laços estabelecidos pela instituição escolar com uma cultura urbana que a envolvia e, ao mesmo tempo, era produzida no contexto escolar.<hr/>The goal of this article is to show part of the interesting constitution movement of the public primary education system in Belo Horizonte, focusing the initial installation period of those schools in the city, since the end of the first decade of the first decade of the XX century. Working with some kinds of documents, not so studies up until then, like reports of the supervisors and directors of the schools, the author shows part of how complex to make primary educations is, as well as identifies and analyzes the links between the school as an institution and the urban culture that involved it and, at the same time, was made in the schools context. <![CDATA[Projetos urbanos e projetos escolares: aproximação na produção de representações de educação em fins do século XIX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981997000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo me proponho a analisar as aproximações conceituais e praticas presentes nos projetos urbanos e escolares através do estudo do processo de construção da cidade de Belo Horizonte (1894-1897). No cenário da cidade desenvolvem-se formas conflituosas de representações de educação a serem impressas nas práticas urbanas com o propósito de produzir o cidadão moderno e civilizado.<hr/>In this article I have the intention to analyze the conceptual and practical approaches present in the urban and school projects through the study of the construction project of Belo Horizonte city (1894-1897). In the setting of the city, conflicting shapes of education representation were development to be used in the urban practices with an eye to the production of a modern and civilized citizen. <![CDATA[Tempo das folhas, de Maria Ceres Spínola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981997000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo me proponho a analisar as aproximações conceituais e praticas presentes nos projetos urbanos e escolares através do estudo do processo de construção da cidade de Belo Horizonte (1894-1897). No cenário da cidade desenvolvem-se formas conflituosas de representações de educação a serem impressas nas práticas urbanas com o propósito de produzir o cidadão moderno e civilizado.<hr/>In this article I have the intention to analyze the conceptual and practical approaches present in the urban and school projects through the study of the construction project of Belo Horizonte city (1894-1897). In the setting of the city, conflicting shapes of education representation were development to be used in the urban practices with an eye to the production of a modern and civilized citizen. <![CDATA[Mário de Andrade: carta aos mineiros, de Eneida Maria de Souza e Paulo Schmidt]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981997000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo me proponho a analisar as aproximações conceituais e praticas presentes nos projetos urbanos e escolares através do estudo do processo de construção da cidade de Belo Horizonte (1894-1897). No cenário da cidade desenvolvem-se formas conflituosas de representações de educação a serem impressas nas práticas urbanas com o propósito de produzir o cidadão moderno e civilizado.<hr/>In this article I have the intention to analyze the conceptual and practical approaches present in the urban and school projects through the study of the construction project of Belo Horizonte city (1894-1897). In the setting of the city, conflicting shapes of education representation were development to be used in the urban practices with an eye to the production of a modern and civilized citizen.