Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-469819980001&lang=pt vol. num. 27 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981998000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A fonte oral e a pesquisa em História da Educação: algumas considerações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981998000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo, a partir da constatação do uso crescente da fonte oral nas pesquisas em educação, pretende refletir sobre os usos, possibilidades e limites do trabalho com a fonte oral, recorrendo a uma discussão mais ampla sobre teoria da história, debruçando-se sobre o processo de construção do documento oral e narrando algumas experiências de pesquisa.<hr/>The purpose of this article is to reflect about possibilities and limits of oral source in educational research, by discussing aspects of theory of history, by analyzing the process of construction oral document and by commenting some research experiences. <![CDATA[Aspectos civilizatórios da passagem de D. João VI pelo Rio de Janeiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981998000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste pequeno ensaio é promover um rápido balanço das medidas de cunho cultural tomadas por D. João VI durante a sua permanência na cidade do Rio de Janeiro (1808-1821). Continuaremos demonstrar que, independentemente das intenções do monarca português, tais medidas concorrerão tanto para a formação de uma elite política e cultural identificada com os interesses nacionais elite que viria a desempenhar um papel sobremodo importante no processo de independência, quanto para a estruturação da nascente cultura brasileira.<hr/>The boal of this little essay is to make a fast analysis of the cultural measures took by D. João VI during his stay in the city of Rio de Janeiro (1808-1921). We’ll try to demonstrate that, independently of the Portuguese monarch intentions, such measures helped the constitution of a political and cultural elite identified with the national interests elite that would perform an important role in the independence process, as well as the organization of a nascent Brazilian culture. <![CDATA[História e Linguagem: uma perspectiva discursiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981998000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute as relações entre a História e as Ciências Lingüísticas e entre a História e o objeto das Ciências Lingüísticas, e a linguagem. A primeira parte aponta, de um lado, as ciências lingüísticas como instrumento para o estudo da historicidade do homem, e, de outro lado, a História como instrumento para compreensão da linguagem. O foco do artigo está na segunda parte, em que a linguagem é discutida como forma de expressão da História e como fonte privilegiada da História. À luz da concepção da linguagem como discurso, procura-se analisar o historiador como leitor de documentos e como escritor da História. O livro o Queijo e os Vermes, do historiador Guinzburg, é utilizado como exemplo da análise proposta.<hr/>The article is designed to shed light on the relationships between History and Linguistic Sciences, and between History language. The first section points to Linguistic Sciences as an instrument for studying the history of man, and to History as an instrument for studying language. The second section focuses on language, on the one hand, as the means of putting History into words, and, on the other hand, as a qualified source of historical information. Considering language as discourse, the article analyses historians as readers’ production sense from documents and as writers constructing historical meanings. Ginsburg’s book, The Cheese and the Worms, is taken to illustrate the central thesis. <![CDATA[História da Educação e Literatura: algumas idéias e notas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981998000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A literatura pode ser uma fonte de pesquisa em História da Educação, pois pode revelar aquilo que as fontes oficiais não cuidaram de guardar, seja por discordante, seja por ser considerado irrelevante. A literatura pode oferecer para história uma representação do estado da humanidade num determinado tempo, num determinado lugar. Costumes, opiniões, afetos, desavenças, homens, mulheres, crianças, outro sexo ou gênero; efeitos privados dos acontecimentos públicos (que com mais propriedades se dizem históricos).<hr/>The literature may be a research source of Education History because it may show what the official sources haven’t been able to keep (sometimes the facts were incompatible to the official positions or even irrelevant). The literature may offer, to history, a representation of the humanity status in a specific moment and place. Habits, opinions, affection, disagreement, men, women, children. Private effects of the public happenings (those which are called historical). <![CDATA[O rei, o delegado e a Lei: uma leitura da Lei Nova do Ensino Infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981998000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo examino a "Lei Nova do Ensino Infantil", do médico Abilio Cesar Borges, escrita em 1884, que consiste em um programa de reformas do ensino primário, dentre as quais destaco aspectos que permitem discutir questões disciplinar, moral, estrutural e metodológica do ensino primário contidas neste documento. “A leitura da ‘Lei Nova do Ensino Infantil”, aqui realizada, permite perceber um debate e um andamento de um projeto de modernização para escola primária em pleno Império, o que problematiza a interpretação de que a escola, naquele tempo, foi de modo geral e homogêneo, uma escola tradicional e arcaica.<hr/>On this article I examine the “Lei Nova do Ensino Infantil”, written by a physician named Abilio Cesar Borges. This text consist of a changing program in primary teaching, where I detach aspects that allows to discuss the disciplinary, moral, structural and methodological questions in primary school. The reading of the “Lei Nova do Ensino Infantil”, that I did here, permits to perceive the debate and the development of the modernization project for the primary school in Imperial times, which problematize the interpretation of the school at those times, in a general and homogeneous way, it was a traditional and archaic school. <![CDATA[O desafio da aprendizagem dos alunos no Brasil: uma análise preliminar dos resultados da SAEB / 95]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981998000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pretende este texto oferecer uma análise preliminar dos resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica- SAEB, com referência aos dados de 1995 dentro do contexto de uma nova metodologia de captação e manejo analítico de dados, como sugere o INEP / MEC, responsável final pela qualidade da investigação.<hr/>This text aims to make a preliminary analysis of Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (National System of Fundamental Education Evaluation) - SAEB, with reference to the 1995 data in a context of new capturing methodology and analytic handling of data, as suggested by INEP/MEC, final responsible for the surveying quality. <![CDATA[O Ensino Médio no Brasil: histórico e perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981998000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo pretende mostrar que o ensino médio no Brasil está sob novas realidades: de um lado, as novas determinações legais trazidas pelas Diretrizes e Bases da Educação Nacional, lei nº 9.394/96 e pelo decreto nº 2.208797, de outro, a economia internacional sob a nova divisão internacional do trabalho. Na medida em que herda condicionamentos advindos do passado, o estudo explicita as funções que, historicamente, foram atribuídas ao ensino médio no Brasil. Nesse sentido, o ensino médio participa dos embates que se dão nos eixos da modernização conservadora e da ampliação dos espaços de uma cidadania democrática.<hr/>This article aims to demonstrate that the intermediate teaching in Brazil has new reality: the new plan and base of the National Education, Law nº 9.394/96 and for the edict nº 2.208797; on other hand, the international economy under the new labor international division. As it inherits conditionings from the past, the study makes explicit the duties that, historically, were assigned to the intermediate teaching in Brazil. This way, the intermediate teaching attends the debates that happened in the main points of conservative modernization and the enlargement of the spaces of a democratic citizenship. <![CDATA[A leitura incerta: a relação de professores (as) de Português com a leitura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981998000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta resultados de uma investigação de caráter exploratório sobre as relações de professores de Português com a leitura. Com base em estudos da sociologia da educação, da família e de práticas culturais, analisa dados sobre praticas de leitura docente coletado através de questionário, de lembranças redigidas por docentes a respeito de seu processo de formação de leitores e de entrevistas e observação de aulas de uma professora. Identificam-se um conjunto de hipóteses a respeito das praticas de leituras de professores.<hr/>This article presents results of an exploratory investigation on how Portuguese teachers relate to reading. Based on sociological studies of education, family, and cultural practices, it analyses data on teachers’ reading practices gathered through questionnaires, memories written by teachers concerning their experiences with reading, and interviews with, as well as class observation of one particular teacher. The main results of the investigation can be identified with a set of hypotheses concerning reading practices of Portuguese teachers. <![CDATA[O legado educacional do século XIX. De Rosa Fátima de Souza, Vera Teresa Valdemarim e Jane Soares de Almeida]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981998000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta resultados de uma investigação de caráter exploratório sobre as relações de professores de Português com a leitura. Com base em estudos da sociologia da educação, da família e de práticas culturais, analisa dados sobre praticas de leitura docente coletado através de questionário, de lembranças redigidas por docentes a respeito de seu processo de formação de leitores e de entrevistas e observação de aulas de uma professora. Identificam-se um conjunto de hipóteses a respeito das praticas de leituras de professores.<hr/>This article presents results of an exploratory investigation on how Portuguese teachers relate to reading. Based on sociological studies of education, family, and cultural practices, it analyses data on teachers’ reading practices gathered through questionnaires, memories written by teachers concerning their experiences with reading, and interviews with, as well as class observation of one particular teacher. The main results of the investigation can be identified with a set of hypotheses concerning reading practices of Portuguese teachers.