Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-469819990001&lang=pt vol. num. 29 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981999000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Educação e Juventude]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981999000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo problematiza o conceito de juventude, análise alguns dados estatísticos relativos à juventude na sociedade brasileira, relaciona os à matrícula e freqüências escolares da população na faixa etária compreendida entre os 15 e 24 anos, chamando a atenção para o fato de que, entre nós, um dos grandes desafios é, ainda, garantir as possibilidades de freqüência de amplos seguimentos juvenis ao ensino fundamental. O texto chama, ainda, à atenção para a necessidade de resignificar a interação juventude e escola, e termina apontando para os desafios postos, hoje, para a construção de linhas de ação nessa área.<hr/>This article is about the concept of the youth, presenting some statistic information relative to the youth in the Brazilian Society, associating them to the school registration and frequency of the 15 to 24 year-old people, getting the attention that, among us, one of the great challenges in the guarantee of the frequency possibilities of large juvenile part to the fundamental learning. The text still gets the attention to the necessity of the interaction between youth and school; it concludes pointing out to the challenges established today for the building of steps to be followed in this area. <![CDATA[A originalidade de Paulo Freire no pensamento educacional brasileiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981999000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto aborda as tendências do pensamento educacional brasileiro, ressaltando a originalidade e a atualidade da pedagogia de Paulo Freire. Situa o pensamento de Freire em uma perspectiva emancipatória de Educação Popular que transcende os limites das classes sociais e da sociedade do trabalho colocados pelo marxismo clássico enquanto fundamento das pedagogias críticas. Na análise das tendências da educação brasileira fundamenta-se o que pretende caracterizar como originalidade do pensamento pedagógico freireano.<hr/>The present text approaches the tendencies of the Brazilian education thought, standing out the originality and the present time of Paulo Freire´s pedagogy. It places the though of Freire in the perspective of a Popular Education that transcends the limits of the social classes and of the critical pedagogy. In the Brazilian education, it is based what it is intended to characterize as originality of Paulo Freire's pedagogic thought. <![CDATA[Gramsci, a disciplina e a organização da cultura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981999000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo pretende recuperar em Antônio Gramsci (1891-1937), um dos mais importantes pensadores da cultura do século XX, os fundamentos para a discussão da polêmica questão da disciplina. Essa discussão tem estabelecido um forte correlação entre disciplinamento do corpo e da mente e mortificação da criatividade, o que associa, muito freqüentemente, a disciplina ao autoritarismo. Gramsci, entretanto, ao elaborar suas reflexões sobre a organização da cultura, não perde de vista a premissa segundo a qual, mais do que um necessidade operacional, a disciplina é a condição da liberdade.<hr/>This article searches in Antônio Gramsci (1891-1937), one of the most important culture thinkers of the twentieth century, the premises for the discussion of the polemic question of the discipline. This discussion has established a strong correlation between body and mind disciplinement and creativeness mortification, what frequently associate discipline to authoritarism. Gramsci, however, elaborating his reflections about culture organization, doesn't lose sight of the premise according to the discipline is more than an operational necessity is the freedom condition. <![CDATA[Curso de psicologia: algumas reflexões sobre o bacharelado e a licenciatura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981999000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo pretende recuperar em Antônio Gramsci (1891-1937), um dos mais importantes pensadores da cultura do século XX, os fundamentos para a discussão da polêmica questão da disciplina. Essa discussão tem estabelecido uma forte correlação entre disciplinamento do corpo e da mente e mortificação da criatividade, o que associa, muito freqüentemente, a disciplina ao autoritarismo. Gramsci, entretanto, ao elaborar suas reflexões sobre a organização da cultura, não perde de vista a premissa segundo a qual, mais do que um necessidade operacional, a disciplina é a condição da liberdade.<hr/>This article searches in Antônio Gramsci (1891-1937), one of the most important culture thinkers of the twentieth century, the premises for the discussion of the polemic question of the discipline. This discussion has established a strong correlation between body and mind disciplinement and creativeness mortification, what frequently associate discipline to authoritarism.Gramsci, however, elaborating his reflections about culture organization, doesn't lose sight of the premise according to the discipline is more than an operational necessity is the freedom condition. <![CDATA[Leer y escribir (siglos XIX-XX)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981999000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo trata das relações da leitura e da escrita, como práticas sociais e culturais, com os processos sociais tais como a industrialização, os êxodo rural, as migrações, o desenvolvimento de setor terciário e de serviços, com intercâmbios comerciais, a aceleração da vida social e a escolarização, mas também, sobretudo com as mudanças acontecidas nas tecnologias da comunicação, em especial aquelas relativas à palavra falada ou escrita.<hr/>This article is about the relations of the reading and writing as social and cultural practices, like the migrations, the development of tertiary and service sections, with the commercial interchange, the speeding of social life and school system, but also with the changing happened in the communication Technologies, specially the ones relative to the spoken or written Word. <![CDATA[Escola e ciência; família e distração: a pedagogia portuguesa no ingresso do século XX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981999000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo procura enfocar alguns aspectos do debate pedagógico português, expresso em revistas destinadas a educadores na fronteira entre o século XIX e o século XX. Buscava-se, na altura, firmar a modernidade portuguesa, pela irradiação e pela transformação da vida escolar. Ser moderno em educação era conferir à escola critérios de cientificidade, passíveis de serem traduzidos com uma dupla face: por um lado, atentar para a formação de hábitos e de condutas socialmente desejáveis para compor a sociedade do futuro.<hr/>This article intends to focus some Portuguese pedagogical discussion aspects, expressed in magazines destined to educators, at the frontier between the end of the ninetieth and the beginning of the twentieth centuries. At that time, they were looking for firming the Portuguese modernity through the irradiation and the transformation of the school life. To be modern in education it was necessary to give the school some scientificity, subject to be translated with a double face: on one side, to isolate the child from the primary community and to disapprove the family educative authority; on the other side, to attempt to customs and to socially desirable behavior formation for composing the society of the future. <![CDATA[A construção de uma infância escolarizada: a escola na literatura infantil (1900-1935)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981999000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A pesquisa analisa as representações sobre a escola, presentes na produção literária destinada à criança, entre 1900 e 1935, no Brasil. Investiga-se como os textos construíam progressivamente a imagem de uma criança inserida, escola esta centrada na infância e compreendida como espaço lúdico, em que a aprendizagem era entendida como exercício do prazer, estendida a todas as crianças. Verifica-se que os textos construíam a imagem de uma escola modelar, identificada com o ideário modernizador cientificista, cuja tradução pedagógica afirmava-se nas propostas escola novistas.<hr/>The research studies the representations for the school present in the literary production destined to the children, between 1900 and 1935, in Brazil. It is been studied how the texts progressively built the image of a child at school centered to the childhood work and seen as a playful place, where the apprenticeship was understood as a pleasant exercise, extended to all the children. One verifies that the texts built the image of a model school, identified as a scientific modernizing ideal whose pedagogical translation stated its elf in the “escola-novistas” proposals. <![CDATA[Transdisciplinaridade: descondicionando o olhar sobre o conhecimento: a criação do Instituto de Estudos Avançados da UFMG, as pesquisas transdisciplinares e os novos paradigmas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981999000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho propõe as bases conceituais para fundamentar o projeto de criação do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da Universidade Federal de Minas Gerais. O texto tem um caráter de política acadêmica e de discussão etimológica. Ao trabalhar os conceitos que fundamentam a proposta e definir os parâmetros de funcionamento do IEAT, acredita-se que os grupos de pesquisa da Universidade encontrão no artigo as balizas para fundamentar suas propostas ao se candidatarem às linhas de fomento do Instituto, em seus diferentes campos de atuação.<hr/>This paper attempts to establish some conceptual bases for the foundation of IEAT (Institute for Advanced Transdis-ciplinary Studies, of Universidade Federal de Minas Gerais). The text has an academic policy and epistemological bias. On working with these two concepts and defining the parameters for the functioning of IEAT, it is believed that university research teams will find in this paper the guiding references forintroducing thei proposals on applying for the support of the Institute in their different fields of interest. <![CDATA[Saber docente y práctica cotidiana: relato e reflexão de uma trajetória]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981999000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho propõe as bases conceituais para fundamentar o projeto de criação do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da Universidade Federal de Minas Gerais. O texto tem um caráter de política acadêmica e de discussão etimológica. Ao trabalhar os conceitos que fundamentam a proposta e definir os parâmetros de funcionamento do IEAT, acredita-se que os grupos de pesquisa da Universidade encontrão no artigo as balizas para fundamentar suas propostas ao se candidatarem às linhas de fomento do Instituto, em seus diferentes campos de atuação.<hr/>This paper attempts to establish some conceptual bases for the foundation of IEAT (Institute for Advanced Transdis-ciplinary Studies, of Universidade Federal de Minas Gerais). The text has an academic policy and epistemological bias. On working with these two concepts and defining the parameters for the functioning of IEAT, it is believed that university research teams will find in this paper the guiding references forintroducing thei proposals on applying for the support of the Institute in their different fields of interest.