Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-469819990002&lang=pt vol. num. 30 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981999000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Direito à diferença: um reconhecimento legal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981999000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho pretende registrar como a Constituição Federal de 1988, a nova lei da educação do Brasil e outras normas assinalam o direito à diferença. As normas asseguram a igualdade como princípio e por isso resguardam a diferença em especial a que reconhece negros índios e brancos como constituidores da nacionalidade.<hr/>This paper intends to register how the 1998 Brazilian Constitution and other laws establish the right to difference. The laws assure equality as a principle and because of that recognize Indians, whites and blacks as nationality constituents. <![CDATA[Governo e sociedade na trajetória da nova LDB: dois projetos, duas versões, uma vontade política]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981999000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Durante os oito anos de trajetória da nova Lei de Diretrizes e Bases no Congresso Nacional, a comunidade educacional esteve amplamente mobilizada através do Fórum em Defesa da Escola Pública na LDB, que reunia aproximadamente 30 entidades representativas do setor educacional. O desfecho da aprovação de um certo projeto de LDB no Congresso Nacional e sua promulgação, sem vetos, pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, evidenciou, porém, que no âmbito da educação a vontade política que acabou prevalecendo foi a do governo e de seus aliados conservadores.<hr/>During the eight years of trajectory of the Nacional Congress, the educational community was amply activity by Forum in Defender of the Public School in the LDB, that met approximately 30 representatives entities of the educational sector. The autcome of the approvation of a LDB project in the Nacional Congress and its promulgation, without vetos, by President Fernando Henrique Cardoso, evidenced, however, that in the ambit of the education the politic will government and his consevators allieds prevailed. So, the aprovation of the educational project governamental represent, according valuation of the National Forum. <![CDATA[Juventude, grupos de estilo e identidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981999000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute o tema juventude, procurando compreender o que é juventude e, mais especificamente, os espaços sociais onde os jovens vem se produzindo e sendo produzidos como seres sociais. O autor parte da hipótese de que os diferentes grupos juvenis, articulados em torno da música, vêm ocupando o espaço das instituições clássicas de produção de identidades, de orientação de condutas e elaboração de projetos coletivos e individuais.<hr/>This paper discusses the theme Youth, the author Ries do discuss what youth is and, more specifically, the social fields in wich young people have been producing and been produced as social subjects,. The author puts forward the hypothesis that different youth groups, united through music, have substituted classie institutions of meaning production. Accordin to the author, the groups of style function as a field for identity establishmentm, conduct orientation and individual na group project elaboration. <![CDATA[Formação de profissionais para a educação de Jovens e Adultos trabalhadores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981999000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute a necessidade de formação de profissionais para a educação de jovens e adultos trabalhadores. São explicitados e analisados os pontos que têm as reflexões da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense sobre e na experiência do curso de especialização sobre educação de jovens e adultos trabalhadores dessa faculdade, baseada principalmente, na abordagem de Paulo Freire. O artigo também discute e define importantes aspectos da educação de jovens e adultos.<hr/>This paper discusses the need of education of professionals for working youth and adult education. The facts that guide the Universidade Federal Fluminense School of Education, mainly based on Paulo Freire’s theories. The paper discusses important issues related to youth and adult education. <![CDATA[A Formação de professores leitores literários: uma ligação entre infância e idade adulta?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981999000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Considerando que as práticas de letramento mudam segundo contexto (Kleiman, 1995), os autores discutem a questão do letramento literário. O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre como e porque certos aspectos interferem na formação e realização da leitura literária na vida de professores de Português. Os sujeitos foram 138 professores de português da rede municipal de ensino de Belo Horizonte, os dados foram coletados de questionários analisados quantitativa e qualitativamente.<hr/>Considering that literacy practices change according to the contexts (Kleiman, 1995) the authors discuss literary literacy. The paper presents the results of a research on “how and why” some factors interfere in the formation and use of literary reading in Portuguese teacher’s lives. The subjects were 138 Portuguese teacher’s of municipal schools in Belo Horizonte. The data were gathered through questionnaires, and then analysed both qualitatively and quantitatively. <![CDATA[Compassos e descompassos do fazer pedagógico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981999000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Através da metáfora da música, a autora apresenta aspectos importantes da história quotidianamente construída na escola. Baseando-se na pedagogia do conflito, são identificados três movimentos que compõe "música da escola" : a) a pedagogização do conhecimento, b) a grupalização e c) a criação de um forma de pensar o pensamento. É apresentada uma análise de tres documentos de diferentes épocas, que se referem à realidade brasileira: o Manifesto da Educação Nova (1932), a Carta Brasileira de Educação Democrática (1946) e mais uma vez convocados - Manifesto do Povo e do Governo (1959).<hr/>Through the metaphor of music, the author presentsimportant aspects of the daily built history of school are identified: a) the “pedagogização” of knowledge, b) the “grupalização” and c) the creation of a way to “think of thought”. It is also presented an analysis of three documents of different times of Brazilizn Education: The BrazilianLetter of Democratic Education (1946) and One More Time Convoked - A government and people’s manifesto. <![CDATA[A presença John Dewey na Constituição do ideário educacional renovador]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981999000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O principal objetivo deste artigo é analisar as idéias educacionais de John Dewey e sua influência no movimento escolanovista brasileiro dos anos trinta. Estes temas são introduzidos por considerações a respeito do significado da Ciência e da Filosofia na definição das bases epistemológica da Pedagogia.<hr/>The main pourpose of this article is to analyze John Dewey’s educational ideas and its influence on in 30’s. These themes are introduced by some considerations about the meaning of Science and Philosophy in the epistemological bases of Pedagogy. <![CDATA[Festas no império: Pedagogia cívica em Minas Gerais nos primeiros anos do império]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981999000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse artigo trata das festas cívicas celebradas em Minas Gerais no início do período imperial. Nosso objetivo é compreender quais valores e sentidos sociais a festa procurava criar difundir entre os moradores dos arraiais mineiros, quais estratégias políticas elas comportavam nesse momento de novidade que foram os primeiros anos após a proclamação da independência. Nossa proposta também é a de compreender que tipo de vivência política os habitantes de Minas Gerais experimentavam nas festas cívicas e como, a partir dos valores e ideais políticos que elas acionavam, se criava uma identidade social.<hr/>This article is about civic festivals in the state of Minas Gerais at the beginning of the Brazilian monarchy. It attempts to understand the social values and meanings the festivals sought to create and spread amongst the political strategies they represented during the novelty of the inhabitants of the villages, and the political strategies they represented during the novelty of the first years after Independence in 1822. Our aim in also to comprehend what sort of political life the inhabitants of Minas Gerais experienced in their civic festivals and how, by means of the political values and ideals they set in motion, a social identity was created. <![CDATA[Uma Proposta para 300 horas de prática de ensino: repensando a licenciatura para além do modelo da racionalidade técnica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981999000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A proposta de formação inicial de professores que predomina atualmente nas universidades brasileiras está em consonância com o que é descrito na literatura como modelo de racionalidade técnica. O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de reorganização dos cursos de licenciatura que contemple exigências da nova legislação da educação brasileira e, ao mesmo tempo, consiga avançar em relação ao modelo atual dos cursos de formação docente.<hr/>The predominant model for initial teacher education in Brazilian universities is consonant with what is described in the literature as the model of technical rationality. The aim of this article is to present a proposal for reorganization of the initial teacher education’s courses which complies with the new Brazilian educational legislation but, at the same time, goes beyond the prevalent model of teacher education. <![CDATA[Ortografia: ensinar e aprender]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981999000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A proposta de formação inicial de professores que predomina atualmente nas universidades brasileiras está em consonância com o que é descrito na literatura como modelo de racionalidade técnica. O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de reorganização dos cursos de licenciatura que contemple exigências da nova legislação da educação brasileira e, ao mesmo tempo, consiga avançar em relação ao modelo atual dos cursos de formação docente.<hr/>The predominant model for initial teacher education in Brazilian universities is consonant with what is described in the literature as the model of technical rationality. The aim of this article is to present a proposal for reorganization of the initial teacher education’s courses which complies with the new Brazilian educational legislation but, at the same time, goes beyond the prevalent model of teacher education. <![CDATA[Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981999000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A proposta de formação inicial de professores que predomina atualmente nas universidades brasileiras está em consonância com o que é descrito na literatura como modelo de racionalidade técnica. O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de reorganização dos cursos de licenciatura que contemple exigências da nova legislação da educação brasileira e, ao mesmo tempo, consiga avançar em relação ao modelo atual dos cursos de formação docente.<hr/>The predominant model for initial teacher education in Brazilian universities is consonant with what is described in the literature as the model of technical rationality. The aim of this article is to present a proposal for reorganization of the initial teacher education’s courses which complies with the new Brazilian educational legislation but, at the same time, goes beyond the prevalent model of teacher education.