Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-469820000001&lang=pt vol. num. 31 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Questões de atualidade na educação popular: Ensino fundamental de jovens e adultos analfabetos ou pouco escolarizados]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta questões consideradas centrais na reflexão sobre as políticas públicas voltadas para a educação de jovens e adultos analfabetos ou pouco escolarizados. Inicialmente, observa que, não obstante os consideráveis avanços documentados nos indicadores de alfabetização, os baixos índices de permanência e progressão no sistema de ensino público estariam continuamente reproduzindo um numeroso contingente de jovens e adultos funcionalmente analfabetos. Examina, em seguida, a situação do ensino de jovens e adultos no contexto da legislação escolar referente ao tema que,no conjunto, parecem definir uma orientação centralizadora, nas decisões sobre diretrizes curriculares, conteúdos dos estudos e avaliação de qualidade, e descentralizadora, na execução dos trabalhos, que estariam sendo remetidos para os Estados e Municípios. Observa, finalmente, que a educação de jovens e adultos analfabetos e pouco escolarizados vem dependendo, no Brasil, ao longo da história, da atuação do Governo da União.<hr/>This paper discusses aspects considered central to the reflection on public policies to the education of illiterate or little schooled youth and adult. Firstly, it is observed that spite of the documented progress in the literacy indicators, the low index and progression of public education continuously reproduces a large contingent of functional illiterates. The author analyses the situation of youth and adult education according to different educational laws. The governmental policies seem to define a centralizing guidance, when deciding on curriculum, contents and evaluation and a decentralizing orientation when organizing work, which is transferred to the cities and states. The author observes that youth and adult education in Brazil depends on the Union Government’s action. <![CDATA[De um só couro: a natureza nas notas de viagem de Guimarães Rosa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como referência A Boiada - anotações inéditas de Guimarães Rosa durante a viagem pelo Sertão de Minas Gerais em 1952. A convivência do escritor com vaqueiros e bois ganha um registro particular e demonstra como o homem aprende, interpreta e constrói a sua relação com o Sertão. Ritmos, linguagens, cores, chifres, rastros e nomes são os aspectos privilegiados para descrever a singularidade de cada animal. A partir dessa descrição, Guimarães Rosa revela o papel mediador da cultura no processo de re-criação da natureza.<hr/>Guimarães Rosa’s fieldnotes written during his trip across the Sertão of Minas Gerais in 1952, are analyzed on this article. As an insider of the cowboys’ group (vaqueiros) and as a writer, he made visible the relationship between man and nature. Rhythms, languages, colors, horns, footprint, names are categories used by Guimarães Rosa to describe the singularity of each animal. This description reveals how the culture mediates the process of nature’s re-criation. <![CDATA[Educação: paixão e compromisso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute a paixão do educador, utilizando, para tanto, os dois sentidos da palavra: envolvimento afetivo e padecimento. Baseado em estudos de MANACORDA (1989), o autor discute a história da educação, percorrendo a trajetória do educador, marcada pela desvalorização social de sua profissão e a demanda social do cumprimento de sua atividade com extrema dedicação.<hr/>This paper discusses the educator’s passion, analysing through the two meanings of this word: affective involvement and suffering. Based on MANACORDA’s studies, the author discusses the history of the educator, maked by the social devaluation of his/her profession and the social demand for the accomplishment of his/her activies with extreme dedication. <![CDATA[O Museu da Escola Primária no Porto: orientações histórico culturais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pensar a criação de um museu da escola é, em primeiro lugar, um exercício que exige rever a origem e função dos museus. Neste artigo partimos de uma retrospectiva sobre a origem moderna dos museus, do século XVI ao século XX, e das suas concretizações em Portugal. Pretendemos assinalar as diferenças e perspectivar as tarefas do museu, que intentamos criar, na cidade do Porto. Apresenta-se, de modo fundamentado, as linhas de força que orientam o projeto do futuro Museu da Escola Primária: museu vivo, fundado num trabalho interdisciplinar e integrador, inserido na comunidade e aberto ao mundo.<hr/>To think the creation of a school museum is, firstly, to review the museum’s origins and functions. In this article we analyse the early modern museums, from the XVIth to the XXth century, and examples of this application in Portugal. This will highlight the differences and will help us determine the talks of the museum that we intent to create in the city of Porto. The paper discusses the options that project takes to the future of the Primary School Museum: a living museum, based on an integrating and interdisciplinary approach, rooted in the community and open to the work. <![CDATA[O discurso pedagógico da televisão: uma discussão sobre Dialogia/ Monotonia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Durante algum tempo a literatura sobre comunicação de massa percebia a mensagem televisiva como monológica e intransitiva na medida em que o telelocutor seria dono da palavra e da imagem, restando ao telespectador apenas a passividade do olhar e da escuta. Com o desenvolvimento de uma epistemologia construtivista, no estudo do discurso presencial e midiático, ficou evidenciada a inadequação desse tipo de interpretação. Neste artigo procuramos caracterizar, sob o eixo epistemológico construtivista, os conceitos de dialogia e monologia, aplicando-os ao estudo do discurso pedagógico da televisão.<hr/>During some time bibliography on mass media noticed television message as an intransitive monologue, considering the locutor as the holder of words and images, the spectator, on the other hand, was seen as a passive listener and viewer. The development of constructivist epistemology, which discusses media and presencial discourse, evidenced the inadequacy of this king of interpretation. This paper characterizes, from the constructivist epistemological point of view, the concepts of dialogue and monologue applied to the analysis of television pedagogical discourse. <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Durante algum tempo a literatura sobre comunicação de massa percebia a mensagem televisiva como monológica e intransitiva na medida em que o telelocutor seria dono da palavra e da imagem, restando ao telespectador apenas a passividade do olhar e da escuta. Com o desenvolvimento de uma epistemologia construtivista, no estudo do discurso presencial e midiático, ficou evidenciada a inadequação desse tipo de interpretação. Neste artigo procuramos caracterizar, sob o eixo epistemológico construtivista, os conceitos de dialogia e monologia, aplicando-os ao estudo do discurso pedagógico da televisão.<hr/>During some time bibliography on mass media noticed television message as an intransitive monologue, considering the locutor as the holder of words and images, the spectator, on the other hand, was seen as a passive listener and viewer. The development of constructivist epistemology, which discusses media and presencial discourse, evidenced the inadequacy of this king of interpretation. This paper characterizes, from the constructivist epistemological point of view, the concepts of dialogue and monologue applied to the analysis of television pedagogical discourse. <![CDATA[Literatura infantil e aprendizagem da leitura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Durante algum tempo a literatura sobre comunicação de massa percebia a mensagem televisiva como monológica e intransitiva na medida em que o telelocutor seria dono da palavra e da imagem, restando ao telespectador apenas a passividade do olhar e da escuta. Com o desenvolvimento de uma epistemologia construtivista, no estudo do discurso presencial e midiático, ficou evidenciada a inadequação desse tipo de interpretação. Neste artigo procuramos caracterizar, sob o eixo epistemológico construtivista, os conceitos de dialogia e monologia, aplicando-os ao estudo do discurso pedagógico da televisão.<hr/>During some time bibliography on mass media noticed television message as an intransitive monologue, considering the locutor as the holder of words and images, the spectator, on the other hand, was seen as a passive listener and viewer. The development of constructivist epistemology, which discusses media and presencial discourse, evidenced the inadequacy of this king of interpretation. This paper characterizes, from the constructivist epistemological point of view, the concepts of dialogue and monologue applied to the analysis of television pedagogical discourse. <![CDATA[Leitura: escrita e formação de professores: mapeando indagações, práticas e trajetórias de pesquisas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Durante algum tempo a literatura sobre comunicação de massa percebia a mensagem televisiva como monológica e intransitiva na medida em que o telelocutor seria dono da palavra e da imagem, restando ao telespectador apenas a passividade do olhar e da escuta. Com o desenvolvimento de uma epistemologia construtivista, no estudo do discurso presencial e midiático, ficou evidenciada a inadequação desse tipo de interpretação. Neste artigo procuramos caracterizar, sob o eixo epistemológico construtivista, os conceitos de dialogia e monologia, aplicando-os ao estudo do discurso pedagógico da televisão.<hr/>During some time bibliography on mass media noticed television message as an intransitive monologue, considering the locutor as the holder of words and images, the spectator, on the other hand, was seen as a passive listener and viewer. The development of constructivist epistemology, which discusses media and presencial discourse, evidenced the inadequacy of this king of interpretation. This paper characterizes, from the constructivist epistemological point of view, the concepts of dialogue and monologue applied to the analysis of television pedagogical discourse. <![CDATA[Memórias de leitura: trajetória e perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Durante algum tempo a literatura sobre comunicação de massa percebia a mensagem televisiva como monológica e intransitiva na medida em que o telelocutor seria dono da palavra e da imagem, restando ao telespectador apenas a passividade do olhar e da escuta. Com o desenvolvimento de uma epistemologia construtivista, no estudo do discurso presencial e midiático, ficou evidenciada a inadequação desse tipo de interpretação. Neste artigo procuramos caracterizar, sob o eixo epistemológico construtivista, os conceitos de dialogia e monologia, aplicando-os ao estudo do discurso pedagógico da televisão.<hr/>During some time bibliography on mass media noticed television message as an intransitive monologue, considering the locutor as the holder of words and images, the spectator, on the other hand, was seen as a passive listener and viewer. The development of constructivist epistemology, which discusses media and presencial discourse, evidenced the inadequacy of this king of interpretation. This paper characterizes, from the constructivist epistemological point of view, the concepts of dialogue and monologue applied to the analysis of television pedagogical discourse. <![CDATA[Investigando a singularidade dos sujeitos no processo de aquisição da escrita]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Durante algum tempo a literatura sobre comunicação de massa percebia a mensagem televisiva como monológica e intransitiva na medida em que o telelocutor seria dono da palavra e da imagem, restando ao telespectador apenas a passividade do olhar e da escuta. Com o desenvolvimento de uma epistemologia construtivista, no estudo do discurso presencial e midiático, ficou evidenciada a inadequação desse tipo de interpretação. Neste artigo procuramos caracterizar, sob o eixo epistemológico construtivista, os conceitos de dialogia e monologia, aplicando-os ao estudo do discurso pedagógico da televisão.<hr/>During some time bibliography on mass media noticed television message as an intransitive monologue, considering the locutor as the holder of words and images, the spectator, on the other hand, was seen as a passive listener and viewer. The development of constructivist epistemology, which discusses media and presencial discourse, evidenced the inadequacy of this king of interpretation. This paper characterizes, from the constructivist epistemological point of view, the concepts of dialogue and monologue applied to the analysis of television pedagogical discourse. <![CDATA[Ortografia: o que temos descoberto sobre esse objeto de conhecimento? O que é preciso ainda investigar?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Durante algum tempo a literatura sobre comunicação de massa percebia a mensagem televisiva como monológica e intransitiva na medida em que o telelocutor seria dono da palavra e da imagem, restando ao telespectador apenas a passividade do olhar e da escuta. Com o desenvolvimento de uma epistemologia construtivista, no estudo do discurso presencial e midiático, ficou evidenciada a inadequação desse tipo de interpretação. Neste artigo procuramos caracterizar, sob o eixo epistemológico construtivista, os conceitos de dialogia e monologia, aplicando-os ao estudo do discurso pedagógico da televisão.<hr/>During some time bibliography on mass media noticed television message as an intransitive monologue, considering the locutor as the holder of words and images, the spectator, on the other hand, was seen as a passive listener and viewer. The development of constructivist epistemology, which discusses media and presencial discourse, evidenced the inadequacy of this king of interpretation. This paper characterizes, from the constructivist epistemological point of view, the concepts of dialogue and monologue applied to the analysis of television pedagogical discourse. <![CDATA[Letramentos escolares, letramentos no Brasil: trajetória e perspectivas de um grupo de pesquisa e ação educacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Durante algum tempo a literatura sobre comunicação de massa percebia a mensagem televisiva como monológica e intransitiva na medida em que o telelocutor seria dono da palavra e da imagem, restando ao telespectador apenas a passividade do olhar e da escuta. Com o desenvolvimento de uma epistemologia construtivista, no estudo do discurso presencial e midiático, ficou evidenciada a inadequação desse tipo de interpretação. Neste artigo procuramos caracterizar, sob o eixo epistemológico construtivista, os conceitos de dialogia e monologia, aplicando-os ao estudo do discurso pedagógico da televisão.<hr/>During some time bibliography on mass media noticed television message as an intransitive monologue, considering the locutor as the holder of words and images, the spectator, on the other hand, was seen as a passive listener and viewer. The development of constructivist epistemology, which discusses media and presencial discourse, evidenced the inadequacy of this king of interpretation. This paper characterizes, from the constructivist epistemological point of view, the concepts of dialogue and monologue applied to the analysis of television pedagogical discourse. <![CDATA[Imprensa periódica e História da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Durante algum tempo a literatura sobre comunicação de massa percebia a mensagem televisiva como monológica e intransitiva na medida em que o telelocutor seria dono da palavra e da imagem, restando ao telespectador apenas a passividade do olhar e da escuta. Com o desenvolvimento de uma epistemologia construtivista, no estudo do discurso presencial e midiático, ficou evidenciada a inadequação desse tipo de interpretação. Neste artigo procuramos caracterizar, sob o eixo epistemológico construtivista, os conceitos de dialogia e monologia, aplicando-os ao estudo do discurso pedagógico da televisão.<hr/>During some time bibliography on mass media noticed television message as an intransitive monologue, considering the locutor as the holder of words and images, the spectator, on the other hand, was seen as a passive listener and viewer. The development of constructivist epistemology, which discusses media and presencial discourse, evidenced the inadequacy of this king of interpretation. This paper characterizes, from the constructivist epistemological point of view, the concepts of dialogue and monologue applied to the analysis of television pedagogical discourse.