Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-469820000002&lang=es vol. num. NUMEROESPECIAL lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title/> <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Imagens do Outro A criança e o primitivo nas ciências humanas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Análise das formulações historicamente produzidas no campo científico que, ao buscar compreender a lógica dos povos ditos "primitivos”, associam-na ao pensamento infantil. Tal formulação, fundada em referenciais da biologia do século XIX (hipótese da recapitulação), irá repercutir na produção da psicologia e antropologia do início do século XX, marcando o diálogo entre Piaget e Vygotsky, no campo da psicologia genética e Lévy- Bruhl, no campo da antropologia. Analisam- se os ecos de tal concepção nas práticas pedagógicas escolares.<hr/>This paper analyses the science ideas historically produced that, as trying to understand the “primitive” logical, relates it to childhood thinking. This conception, based on biological theories (recapitulation, based on biological theories (recapitulation hypothesis) constructed on nineteenth century will repercute on psychology and anthropology production from the beginning of and twentieth century. It will characterize the dialogue between Piaget and Vygotsky, on genetic psychology and Lévy-Bruhl, on anthropology. We analyze the repercution from this conception on scholar pedagogical practices. <![CDATA[Produção e reprodução da cultura escolar: algumas delimitações para a Análise da experiência dos Professores indígenas Xakriabá]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com a implementação do Programa de Implantação das Escolas Indígenas em Minas Gerais, foi consolidada uma nova realidade institucional: as escolas indígenas fazem parte da rede estadual de ensino, assim como os professores indígenas são contratados pelo Estado. Nesse artigo, nos propomos a discutir alguns aspectos da abordagem teórica do projeto de pesquisa que se propõe a investigar esta nova realidade institucional, tomando as escolas Xakriabá como campo empírico de investigação. Focos da discussão é o conceito de cultura e suas diferentes utilizações na pesquisa em educação, em particular nas investigações sobre a cultura escolar e sobre o desempenho de alunos das minorias. Duas as direções apontadas para a análise: a necessidade de se tomar os contextos escolares como construções sócio-históricas e a importância de se considerar a elaboração cultural produzida pelas comunidades e pelos diferentes sujeitos no processo de escolarização.<hr/>By the setting up of the indigenous schools in Minas Gerais, a new institutional reality was created the indigenous school and the indigenous teachers are part of the state educational system. This paper discusses some aspects of the theoretical approach of the research which is investigating this new institutional reality, in which the Xakriabá schools are the empirical field of investigation. It focuses the concept of culture in its different uses in educational research, in particular in those on the culture of the school and the school performance of minority children. Two directions for the analysis are pointed out: the need to take the school contexts as socio historical constructions and the importance of taking into account the cultural frame of reference production by the communities in the schooling process. <![CDATA[Indígenas de Minas e suas representações nos documentos do império]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es A questão de como lidar com o outro sempre esteve presente, quando se tratou de índios e brancos. Ao longo da história brasileira, as formas de lidar com este outro mo caso-os índios - foram cada vez mais sendo entendidas como medidas de intervenção. Os processos de intervenção do homem branco sobre o índio tomaram a forma e o sentido de civilização. Este artigo encaminha suas discussões no sentido de buscar compreender quais foram as bases de estabelecimento das políticas indigenistas no período oitocentista, instituídas pelo Governo, com o propósito de civilizar os povos indígenas.<hr/>The issue of how different group interact with each other has always been a big human being question, and it comes out when different group such as Indians and white man getting in touch. Since the Brazilian colonization the interaction between Portuguese white man and primitive Brazilian habitant can be most described as a huge intervention over primitive Brazilian people. By supporting the idea that white christen culture were superiors to Indians Portuguese forced in many ways to takeover the Indian culture therefore the Portuguese believed that it would be better to bring them to the white culture and civilization. This paper discusses how public policies supported the white culture to civilized the primitive Brazilians people during XVIII century. <![CDATA[A educação dos negros: uma nova face do processo de abolição do trabalho escravo no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre a abolição do trabalho escravo e a educação dos negros no Brasil. Embora não tenha a questão educacional exercido uma influência significativa no modelo de abolição que se efetivou em 1888, procuraremos demonstrar como essas duas dimensões foram apresentadas como atividades paralelas e complementares no processo de transição para uma sociedade organizada a partir do trabalho livre.<hr/>The education of Back People: a new face of the abolition process f the slave work in Brazil. This Article has the purpose to analyze the relation between the slave work in Brazil and the education in of black people. Despite the education has not carried out great influence on the abolition model established in 1888, we will try show how this subjects were presented as a parallel and complementary active on the transition process for an organized society with the free work. <![CDATA[Escola de alma branca o direito biológico à educação no movimento da escola nova]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo discute a constituição de ima cultura escolar fundamentada no branqueamento da população brasileira, presente no contexto do movimento da Escola Nova, nas primeiras décadas do século XX. Para este estudo, elegeram-se como objeto de análise as teorias da higiene e da eugenia, como produtoras do conceito do direito biológico à educação, e suas relações com alguns procedimentos pedagógicos legitimadores dessas concepções.<hr/>This article is a discussion about the development of a school culture founded in the whitening of the Brazilian people in the context of the New School movement, at the beginning of 20th century. For this purpose the study was focused on the analysis of hygienic and eugenic movement. The theories underlying these movements can be seen as producers of the concept of biological right to education and will be studied through the relationship with some pedagogic practices that legitimated these ideas. <![CDATA[Diversidade cultural e formação de professores: um diálogo necessário]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo discute a formação de professores/as como um processo que vai além do pedagógico. É um processo político, social e cultural. Dessa forma, as vivências socioculturais dos sujeitos da educação deverão fazer parte da vida e das práticas dos centros de formação. O desafio desses centros é construir uma nova prática que inclua outros valores outros enfoques e outras questões presentes na sociedade, na escola e nas trajetórias dos sujeitos socioculturais. A diversidade aponta para a urgência de uma investigação sobre a formação de professores/as que inclua a diversidade cultural, tendo como enfoque o segmento negro.<hr/>In this article the teacher training is discussed as a political, social and cultural process. Consequently, it is argued that the training should consider all experience of the trainee, whatever aspects of his or her life may be involved. The teacher training must aim at a teaching process that includes other values and ways of understanding different aspects of society, educational institutions as well as the impact of social and cultural environments on students behavior. As a result, one of the main points that should receive immediate attention of teacher training centers is the specific situation of black people. <![CDATA[Mulher negra e magistério primário: a construção da Identidade Racial pela Representação do "outro"]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo discute a questão da identidade racial de mulheres negras do ponto de vista do "outro", refletindo sobre a maneira como a sociedade brasileira, de um modo geral, classifica e identifica a população não- branca. Essa discussão é realizada com base em dados coletados no arquivo da curso de magistério do Instituto de Educação de Minas Gerais através dos documentos existentes nas pastas de vida escolar das ex-alunas e nos quais aparece a classificação "cor", ou seja, Certidão de Nascimento, Atestado de Saúde, de Imunização e de Bons Antecedentes.<hr/>Black woman and primary teaching: the construction of the racial identity for the representation of the “other”. The article discusses the racial identity that the “others” attribute to the black society classifies and identifies the no white population, in a general way. That discussion is accomplished though data collected in the file of the “Instituto de Educação de Minas Gerais” through the formed-students’ documents and where appears the classification “color”, in other words”, Certificate of birth, Certificate of Health, of Immunization and a Good Antecedents. <![CDATA[Os professores negros como Atores sociais em escolas da Rede municipal de ensino de Belo Horizonte]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo propõe-se a discutir alguns elementos das relações raciais nas escolas. Analisaremos algumas entrevistas que integram pesquisa sobre os projetos e/ou iniciativas que discutem a discriminação racial em escolas da rede municipal de ensino de Belo Horizonte. Pretendemos contextualizar a análise a partir do caráter ambíguo das relações raciais, fruto em larga medida da ideologia do branqueamento e do meto da democracia racial, construções ideológicas amplamente disseminadas no Brasil.<hr/>This paper intends to debate inter-ethnic relations in public schools of Belo Horizonte, based on the analysis of some interviews that are part of a major research on the matter. It focus the ambiguous nature of Brazilian ethnic relationships, traditionally dominated by a “whitening” ideology and myth of ethnic democracy. <![CDATA[Adolescent offenders: poverty and the color of the skin as parameters judgment]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es A partir de observações de campo, a autora trata de questões relativas à exclusão social, à violência e à construção da identidade de adolescentes infratores, para, em seguida, mostrar como a cor da pele se torna um agravante na associação entre pobreza e criminalidade.<hr/>Based on field observations, the author deals with the issues pertaining social exclusion, violence and the constriction of the adolescent offenders. She then, demonstrates how the color of the skin the association between poverty and criminality. <![CDATA[Converter e civilizar: uma solução contra a barbárie indígena]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es A colonização do interior do Brasil se estendeu até o século XIX. No momento em que se processou o desbravamento do sertão das Minas Gerais, a Igreja desenvolveu atividades missionárias no Núcleo Indígena de Itambacuri (fundado em 1873), cujos objetivos eram a conversão e a colonização, a missão de cristianizar e civilizar os selvagens- que impediam a ocupação e a exploração econômica das terras- coube aos homens de fé.<hr/>The colonization of Brazil’s inland went as far as the 19th century. At the time that time that the colonization of the interior of Minas Gerais took place, the Church developed missionary actives at the Itambacuri Indian Center (found in 1873), whose objectives were indians’ conversion and civilization. From the beginning of colonization, the mission to Christian and to civilize the Indians - who prevented the occupation and the economic exploration of the lands - was always the task of members of the church.