Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-469820000003&lang=pt vol. num. 32 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Francis Bacon e a reforma do conhecimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo procura apresentar as idéias de Francis Bacon sobre a educação e mostra como essas idéias se articulam com sua proposta de reforma do conhecimento. Tal reforma, a Grande Instauração, envolvia tanto a crítica aos objetivos do conhecimento tradicional e dos métodos para alcançá-lo e transmiti-lo, quanto a fundamentação do conhecimento como algo progressivo, colaborativo e operativo.<hr/>This paper focus on Fracis Bacon’s educational ideas. We try to show how theses ideas are part of his critique of the traditional knowledge as well as important elements of his proposal of the advancement of learning. His plans to reform educational practices and institutions reveals characteristics of his conception of science that reinforce its progressive, collaborative and operative aspects. <![CDATA[Imagens de professores: a visibilidade dos profissionais na Revista do Professor - São Paulo 1934 - 1965]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto propõe-se analisar o modo como os professores eram representados nas fotografias e ilustrações da Revista do professor (1934-1965), órgão informativo do CPP (Centro de Professorado Paulista), fundado em 1930 e que ainda hoje congrega aproximadamente 110.000 professores. Tendo sua imagem vinculada ao segmento majoritário do magistério paulista na época de sua criação - os professores primários -, o CPP foi durante um período significativo a principal associação docente do estado. Este trabalho visa a examinar os espaços nos quais os professores tinham visibilidade no periódico publicado pela entidade, de modo a identificar a natureza das imagens, com base nos trabalhos de Roland Barthes e de Walter Benjamin acerca da fotografia.<hr/>The present text aims to analyse the way in which teachers were represented visually (through photographs and illustrations) in the Revista do Professor (1934-1965), the informative publication of the CPP (Centro do Professorado Paulista), founded in 1930 and which still today represents some 110.000 teachers. The CPP was, for a significant period of time, the main teachers’ association in the state of São Paulo. Its image was linked to that of primary teachers who made up the largest section of the São Paulo teaching profession at the time of the periodical’s inception. The aim of such an analysis is to examine the spaces in which teachers were given visibility in the periodical publisher by the teaching profession and to identify the nature of the images in which teachers are portrayed in the Revista do Professor. The analysis in based on the works of Roland Barthes and Walter Benjamin on photography. <![CDATA[Analisando algumas rupturas e continuidades como processos políticos de uma reforma curricular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ao estudarmos a reforma do currículo do Curso de Educação Física da EEF/UFMG, finalizada em 1990, encontramos um conjunto de discursos recorrentes sobre reforma e mudança. Esses enunciados sugerem que um processo de reforma resultaria, naturalmente, em mudanças. Mas será que uma reforma ocasiona automaticamente mudanças no currículo? O que pode ser chamado de mudança? O que persiste? Como se dá esse processo? Este texto contrapõe-se à idéia de que, ocorrendo reforma, ocorreriam mudanças num sentido linear e evolutivo. Busca mostrar que, na reforma estudada, há continuidades, em decorrência da manutenção de posturas e de visões já presentes no processo de reestruturação e na sociedade em geral. Mostra igualmente que, algumas vezes, começam a circular outros discursos na área, promovendo mudanças, descontinuidades, em função de novas manifestações de poder no campo em estudo.<hr/>Our studies on the curriculum reformation process in the physical education course of the Escola de Educação Física da Universidade de Minas Gerais (EEF/UFMG) ended by 1990, showed a recurrent speech about changes supposed to occur in such course. The issue is: reformation posed would mean affective changes in the curriculum? What can be called change? What does persist? How does this process develop? We refuse the idea of linear and developing change. Inside the studied reformation there are continuities as consequences of postures and views already present in the process of reconstruction and in society in general. Along with that other discourses occasionally arise in the area promoting changes, ruptures, as consequences of new manifestations of power in the focused field. <![CDATA[A pedagogia da experiência e sua importância em uma educação democrática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo desenvolve uma discussão sobre processo de aprendizagem do conhecimento escolar. Ele enfatiza o conceito de aprendizagem significativa, fundamentado nas idéias da pedagogia humanista, especialmente em Carl Rogers e Jonh Dewey. Tenta mostrar que é impossível para a criança aprender o que é ensinado sem se basear em suas experiências prévias, fonte de sentido para qualquer aprendizagem humana.<hr/>This article discusses the learning process of the school knowledge. It emphasizes the concept of significative learning, support in the ideas of humanist pedagogy, specially in Carl Rogers and John Dewey. It tries to show that it’s impossible for a child to learning the school knowledge without using it’s previous experience, source of sense to any human learning. <![CDATA[Fragmentos da história de vida de uma professora: em busca de traços e processos constitutivos de sua identidade docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo busca apreender o movimento de construção da identidade docente ao longo da trajetória de vida pessoal e profissional dos professores. Para tal, utiliza-se fragmentos da história de vida de uma professora como recurso para compreender o processo de contribuição de sua identidade docente. Mais especificamente, pretende identificar e analisar traços identitários construídos e reconstruídos por ela ao longo de sua profissionalização (escolha da profissão, formação inicial, inserção profissional e formação na prática), sem perder de vista os contextos em que emergem.<hr/>The aim of this article is to know the way teachers build their teaching identities, along their personal and professional life course. We have used fragments from a teacher’s life history, as a way of understanding the process of teachers identity construction. In a narrow sense, we intended to identify and to analyse those identity traits built and rebuilt by the teacher herself in the long run of her professional career (her choice, initial formative years, professional practice and improvement) talking into consideration the context in which all the above mentioned all the above mentioned aspects tooke place. <![CDATA[O discurso e a prática de um professor: encontros e desencontros da fala e da sala]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nesse artigo fazemos um confronto entre o discurso de um professor de matemática e a sua prática, analisando a coerência entre eles. Destacamos como a concepção de Matemática que o professor tem e o modo como ele vê a participação dos alunos em sala de aula estão de acordo com a sua formação em Matemática.<hr/>In this article we make a confrontation between the discourse of a Mathematics teacher and his practice, analysing the perfect match between them. We emphasize how the teacher’s conception of Mathematics and the way he sees the participation of the students in the classroom are in accordance with his education in Mathematics. <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nesse artigo fazemos um confronto entre o discurso de um professor de matemática e a sua prática, analisando a coerência entre eles. Destacamos como a concepção de Matemática que o professor tem e o modo como ele vê a participação dos alunos em sala de aula estão de acordo com a sua formação em Matemática.<hr/>In this article we make a confrontation between the discourse of a Mathematics teacher and his practice, analysing the perfect match between them. We emphasize how the teacher’s conception of Mathematics and the way he sees the participation of the students in the classroom are in accordance with his education in Mathematics. <![CDATA[Ação Educativa - assessoria, pesquisa e informação: uma organização não governamental na investigação em educação de jovens e adultos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nesse artigo fazemos um confronto entre o discurso de um professor de matemática e a sua prática, analisando a coerência entre eles. Destacamos como a concepção de Matemática que o professor tem e o modo como ele vê a participação dos alunos em sala de aula estão de acordo com a sua formação em Matemática.<hr/>In this article we make a confrontation between the discourse of a Mathematics teacher and his practice, analysing the perfect match between them. We emphasize how the teacher’s conception of Mathematics and the way he sees the participation of the students in the classroom are in accordance with his education in Mathematics. <![CDATA[O Instituto Paulo Freire e a Educação de Jovens e Adultos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nesse artigo fazemos um confronto entre o discurso de um professor de matemática e a sua prática, analisando a coerência entre eles. Destacamos como a concepção de Matemática que o professor tem e o modo como ele vê a participação dos alunos em sala de aula estão de acordo com a sua formação em Matemática.<hr/>In this article we make a confrontation between the discourse of a Mathematics teacher and his practice, analysing the perfect match between them. We emphasize how the teacher’s conception of Mathematics and the way he sees the participation of the students in the classroom are in accordance with his education in Mathematics. <![CDATA[Prática de pesquisa no campo paraibano da Educação de Jovens e Adultos na perspectiva da Educação Popular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nesse artigo fazemos um confronto entre o discurso de um professor de matemática e a sua prática, analisando a coerência entre eles. Destacamos como a concepção de Matemática que o professor tem e o modo como ele vê a participação dos alunos em sala de aula estão de acordo com a sua formação em Matemática.<hr/>In this article we make a confrontation between the discourse of a Mathematics teacher and his practice, analysing the perfect match between them. We emphasize how the teacher’s conception of Mathematics and the way he sees the participation of the students in the classroom are in accordance with his education in Mathematics. <![CDATA[Núcleo de Estudos e Documentação sobre Educação de Jovens e Adultos - NEDEJA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nesse artigo fazemos um confronto entre o discurso de um professor de matemática e a sua prática, analisando a coerência entre eles. Destacamos como a concepção de Matemática que o professor tem e o modo como ele vê a participação dos alunos em sala de aula estão de acordo com a sua formação em Matemática.<hr/>In this article we make a confrontation between the discourse of a Mathematics teacher and his practice, analysing the perfect match between them. We emphasize how the teacher’s conception of Mathematics and the way he sees the participation of the students in the classroom are in accordance with his education in Mathematics. <![CDATA[Educação, trabalho e renda: a UFRGS e as ações com jovens e adultos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nesse artigo fazemos um confronto entre o discurso de um professor de matemática e a sua prática, analisando a coerência entre eles. Destacamos como a concepção de Matemática que o professor tem e o modo como ele vê a participação dos alunos em sala de aula estão de acordo com a sua formação em Matemática.<hr/>In this article we make a confrontation between the discourse of a Mathematics teacher and his practice, analysing the perfect match between them. We emphasize how the teacher’s conception of Mathematics and the way he sees the participation of the students in the classroom are in accordance with his education in Mathematics. <![CDATA[Núcleo de Educação de Jovens e Adultos: pesquisa e formação - NEJA/ UFMG: tendências e perspectivas do conhecimento no campo da EJA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nesse artigo fazemos um confronto entre o discurso de um professor de matemática e a sua prática, analisando a coerência entre eles. Destacamos como a concepção de Matemática que o professor tem e o modo como ele vê a participação dos alunos em sala de aula estão de acordo com a sua formação em Matemática.<hr/>In this article we make a confrontation between the discourse of a Mathematics teacher and his practice, analysing the perfect match between them. We emphasize how the teacher’s conception of Mathematics and the way he sees the participation of the students in the classroom are in accordance with his education in Mathematics. <![CDATA[Infância e ilusão (Psico)pedagógica: escritos de psicanálise e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982000000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nesse artigo fazemos um confronto entre o discurso de um professor de matemática e a sua prática, analisando a coerência entre eles. Destacamos como a concepção de Matemática que o professor tem e o modo como ele vê a participação dos alunos em sala de aula estão de acordo com a sua formação em Matemática.<hr/>In this article we make a confrontation between the discourse of a Mathematics teacher and his practice, analysing the perfect match between them. We emphasize how the teacher’s conception of Mathematics and the way he sees the participation of the students in the classroom are in accordance with his education in Mathematics.