Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-469820010002&lang=pt vol. num. 34 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982001000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[O costureiro e a grife: contribuição para uma teoria da magia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982001000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Currículo e mídia: a produção de um discurso para e sobre a escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982001000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho tem por objetivo discutir a complexa relação entre mídia e educação no Brasil, mostrando que a mídia não trabalha mais paralelamente à escola; mas sim na e com a escola. Umas das políticas educacionais do MEC dos anos 90 consistiu em equipar as escolas públicas com um "Kit tecnológico", composto por antena parabólica, televisor, aparelho de videocassete, receptor de satélite e caixas de fitas. Com esses equipamentos, muitas escolas (cerca de 48.980 das 53.964 escolas de ensino fundamental com mais de 100 alunos existentes no país) podem, desde março de 1996, receber, gravar e trabalhar com programas da TV Escola (programa educativo idealizado e executado pela Secretaria de Educação a Distância do MEC) e, mais recentemente, desde setembro de 1998, as escolas contam também com a programação do Canal Futura - canal educativo do setor privado, liderado pela rede globo de televisão. Além disso, nas videotecas das escolas encontram-se fitas com programas de vários outros canais de televisão. A partir da evidência de que o discurso da mídia está na escola, este trabalho lida com a hipótese de que a mídia possui seu próprio modelo de teoria curricular, sua própria referência de educação de qualidade e está promovendo ela mesma uma seleção, dentre inúmeras possibilidades, daquilo que considera importante e válido de ser ensinado para as novas gerações. Deste modo, este trabalho mostra como o currículo e a escola têm sido pensados, falados e produzidos pela mídia no Brasil neste final de século.<hr/>This paper aims to analyze the complex relationships between media and education in Brazil, showing that the media does not work on parallel way to school any more; nowadays it works in and with the school. One of the educational policies of the Brazilien Ministery of Educacion (MEC) in the nineties consisted in equipping public schools with a “technological kit”, including parabolic antenna, TV set, video-cassete, a satellite receptor and boxes of tapes. Since March 1996, many schools can capture, record and use television programs from “TV Escola” (a public educational channel planned and put into practice by the Nacional Long Distance Educacion Department (since September 1998), schools can also use the programs of “Canal Futura”, a private educational channel owned by TV Globo Network. Based on the evidence that the media discourse is the school and inspired by the Cultural Studies, this paper deals with the hypothesis that media has its own model of curricular theory, its own reference of quality on education and it is generating by itself a selection, among various possibilities, of a content that is important and valid to the new generations, according to its standards. This paper show the curriculum and the school have been thought, spoken and produced by the media in Brazil at the end of the century. <![CDATA[Temporalidades con(viventes) nos territórios da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982001000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo focaliza as temporalidades con(viventes) no cotidiano escolar. Discute o convívio das gerações humanas que coabitam os territórios escolares, inserindo-se, ainda, em uma discussão mais ampla que problematiza a experiência do tempo na condição professor.<hr/>This paper focused the schools quotidian. For this purpose discuss the sociability among differents procreation presents in the school and the experience of the teachers with time of the school. <![CDATA[Saberes docentes em construção: analisando a concepção de aprendizagem de alfabetizadores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982001000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da análise das concepções de aprendizagem nas práticas pedagógicas de seis alfabetizadoras, ex-alunas do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Alfabetização, oferecido pela FUNAI. Utilizando uma abordagem etnográfica, os dados foram levantados através de observações das práticas cotidianas em sala de aula (e seus respectivos diários de campo) e de entrevistas individuais gravadas. Os resultados da análise sugeriram que essas profissionais adotavam práticas ecléticas em que prevalecia a concepção de que o processo ensino-aprendizagem se constrói gradativamente num contexto de interação.<hr/>The aim of this article is to present the results of the analysis of the learning concepts shown in the pedagogical practices of six teachers, former students of a graduate program on literacy, offered by FUNREI. Using an ethnographic approach, the data were collected through observation of routine Classroom practices (and their respective field diaries) and recorded individual interviews. The results of the analysis suggested that these teachers adopted eclectic practices in which prevails the belief that the learning process it built gradually in a context of interaction. <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982001000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da análise das concepções de aprendizagem nas práticas pedagógicas de seis alfabetizadoras, ex-alunas do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Alfabetização, oferecido pela FUNAI. Utilizando uma abordagem etnográfica, os dados foram levantados através de observações das práticas cotidianas em sala de aula (e seus respectivos diários de campo) e de entrevistas individuais gravadas. Os resultados da análise sugeriram que essas profissionais adotavam práticas ecléticas em que prevalecia a concepção de que o processo ensino-aprendizagem se constrói gradativamente num contexto de interação.<hr/>The aim of this article is to present the results of the analysis of the learning concepts shown in the pedagogical practices of six teachers, former students of a graduate program on literacy, offered by FUNREI. Using an ethnographic approach, the data were collected through observation of routine Classroom practices (and their respective field diaries) and recorded individual interviews. The results of the analysis suggested that these teachers adopted eclectic practices in which prevails the belief that the learning process it built gradually in a context of interaction. <![CDATA[Do Pensamento Pedagógico Brasileiro à História das Idéias e Instituições Educacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982001000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto se propões a apresentar a trajetória do grupo de pesquisa em história da educação que se constituiu no interior da linha de pesquisa "Pensamento educacional brasileiro", do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio, recentemente redefinida sob a denominação de "História das idéias e instruções educacionais". Procura ressaltar as temáticas e as abordagens privilegiadas, bem como as principais contribuições do grupo ao estudo da História da Educação no Brasil.<hr/>This paper presents the trajectory of the research group in history of education of PUC-Rio. This group was created within one of the research lines of the Post-Graduation Program in Education, namely the research line on “Brazilian educational thought” (presently denominated research line on “History of educational ideas and institutions”). The paper aims at presenting themes investigated and approaches used by member of the group. It also describes some of the group’s contributions to research in History of Education in Brazil. <![CDATA[Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR): histórico e situação atual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982001000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto apresenta a trajetória do Grupo, desde a sua origem até os dias atuais, enfocando os seminários realizados, as publicações, os projetos e pesquisas temáticas desenvolvidos ou em desenvolvimento.<hr/>This text presents the development of the group, from its origin to the present day, focusing the seminars, publications, projects and thematic researchs. <![CDATA[O Centro de Memória da Educação (USP): acervo documental e pesquisas em História da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982001000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Preocupado em oferecer subsídios à pesquisa no campo da História da Educação e em relatar as investigações em curso no Centro de Memória da Educação - FEUSP, o artigo, após um breve histórico da constituição do Centro, discorre sobre os estudos atualmente em desenvolvimento concernentes à linha de "Arquivos escolares" e descreve os acervos bibliográficos, arquivísticos, museológicos e referenciais disponíveis para consulta local e remota.<hr/>In order to offer elements to the research in History of Education and to explain the investigations made by Centro de Memória da Educação-FEUSP, this article, after a brief history of the Center creation, describe its actual research on School Archives area and portray the constitution of its bibliography and documentary archives as well as its little museum and data bases. These resources are disposable to local consult. Some of them may also be access by internet. <![CDATA[Incursões de um grupo de pesquisa pela História da Educação no Triângulo Mineiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982001000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo visa esboçar um panorama da pesquisa histórico-educacional que se desenvolve particularmente na região do Triângulo Mineiro, sob a iniciativa do "Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação da Universidade Federal de Uberlândia. A trajetória de alguns de seus membros se inicia em 1992, e dessa experiência vem-se colhendo algumas reflexões que aqui são apresentadas em torno dos projetos desenvolvidos, dos recortes temáticos privilegiados e dos contornos teórico-metodológicos refletidos.<hr/>The aim of this article is to show a whole view of the historical educational research that develops particularly in the region of Triângulo Mineiro, which the Studies´Core and Researchs in History and Historiography of Education of Universidade Federal de Uberlândia has begun. The group practicing starts in 1992, and with this experience, has been collecting some reflections that presents around the developed projects, of privileged thematic outlines and the reflected theorical methodological contours. <![CDATA[Três projetos em torno da escola, cultura e cultura escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982001000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo trata de três projetos de pesquisa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade. São projetos que se desdobram do eixo temático Escola e Cultura, privilegiado pelo Programa, e visam articular pesquisas docentes e discentes. O primeiro projeto apresentado tem como tema os modelos pedagógicos, práticas culturais e forma escolar: questões de história da escola primária no Brasil, e recobre o período de 1750 a 1940. O segundo projeto exposto trata de Americanismo e Educação: a fabricação do "homem novo", com marcos de periodização entre meados do século XIX a meados do século XX. O terceiro projeto, centrado nas disciplinas escolares, não delimita o período a ser examinado, pois pretende vasculhar os processos de disciplinarização ou departamentalização dos saberes elementares e acadêmicos.<hr/>This article deals with three research projects from the Program of Postgraduate Studies on Education: History, Politics, Society. They are projects that are an outcome of the main theme School and Culture, emphasized by the Program, and their purpose is to relate students´and teachers´ research. The theme of the first project presented is the Pedagogical models, cultural practices and school form: issues associated with the history of primary school in Brazil, and it covers the period from 1750 through 1940. The second project exposed deals with Americanism and Education: the fabrication of the “new man”, with milestones ranging from the mid-19th century and the mid-20th century. The third project, focusing on School Disciplines, does not limit a period to be examined, as it intends to search the processes of disciplinarization or departmentalization of the elementary and academic knowledge. <![CDATA[Grupo de Pesquisa em História da Educação de Mato Grosso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982001000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Grupo de Pesquisa em História da Educação de Mato Grosso articula organicamente ensino de graduação, através dos bolsistas de iniciação científica, ensino de pós-graduação, na preparação de mestres e especialistas, e pesquisa. O ensino e a pesquisa permeiam todas as atividades de todos os membros. O presente texto procura sintetizar a produção do Grupo a partir de 1996, oferecendo informações sobre as dissertações e teses, publicações, projetos de pesquisas desenvolvidos.<hr/>The Investigation Group in History of Education of Mato Grosso State systematically link under graduation teaching (through the work of scientific initiation scholarship students), post-graduation teaching (preparing students to graduate on master’s and specialist degrees) as well as research. Both teaching and research are inserted into all its members´ activities. The present text is aimed at synthesizing this Group’s bibliographical production since 1996, by making available information on master’s degree dissertations and doctorate theses, publications, and research projects developed. <![CDATA[A organização da pesquisa na Universidade Federal do Rio Grande do Norte por meio do suporte institucional bases de pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982001000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto apresenta a organização da pesquisa em História da Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para isso, os temas de pesquisa em desenvolvimento pelos grupos. Estes temas são: Gênero e Práticas Culturais; Educação, História e Práticas Culturais; Estudos Histórico-Educacionais; Cultura, Política e Educação.<hr/>This paper presents the organization of the research in History of Education at the Universidade Federal do Rio Grande do Norte. For this purpose presents the themes are: Cultural Practices, Education, History and Cultural Practicies, Historical-Education Studies, Culture, Politics and Education. <![CDATA[Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação - GEPHE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982001000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo apresentamos as atividades desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE - UFMG) e os temas e conceitos enfocados pelos membros do grupo. As pesquisas estudam a escolarização de diferentes sujeitos sociais e seus impactos para sociedade.<hr/>In this paper we present the activities deloped by the Group of Studies and Researchs in History of Education of FAE-UFMG and the themes and concepts focused by the members of the group. The researches study the schooling in Brazil, in particular the state of Minas Gerais in the last two hundred years. Our main is to analyse and to discuss the meaning of the schooling of different social subjects and impact in the society. <![CDATA[Associação Sul-Rio-Grandense de pesquisadores em História da Educação (ASPHE): a trajetória de uma rede de historiadores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982001000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo trata da criação e das atividades da Associação Sul-rio-grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE). Analisa, também, a publicação de seu periódico - História da Educação (1996- 2000).<hr/>This paper is about the creation and the activities developed by the Sul Riograndense Association of Research in History of Education. It also analyses the publication of the History of Education journal (1996-2001). <![CDATA[500 anos: tópicas em história da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982001000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo trata da criação e das atividades da Associação Sul-rio-grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE). Analisa, também, a publicação de seu periódico - História da Educação (1996- 2000).<hr/>This paper is about the creation and the activities developed by the Sul Riograndense Association of Research in History of Education. It also analyses the publication of the History of Education journal (1996-2001). <![CDATA[Infancia y poder: la configuración de la pedagogía moderna]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982001000200017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo trata da criação e das atividades da Associação Sul-rio-grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE). Analisa, também, a publicação de seu periódico - História da Educação (1996- 2000).<hr/>This paper is about the creation and the activities developed by the Sul Riograndense Association of Research in History of Education. It also analyses the publication of the History of Education journal (1996-2001). <![CDATA[Ler e escrever no mundo rural do Antigo Regime: um contributo para a história da alfabetização e da escolarização em Portugal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982001000200018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo trata da criação e das atividades da Associação Sul-rio-grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE). Analisa, também, a publicação de seu periódico - História da Educação (1996- 2000).<hr/>This paper is about the creation and the activities developed by the Sul Riograndense Association of Research in History of Education. It also analyses the publication of the History of Education journal (1996-2001).