Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-469820020001&lang=pt vol. num. 35 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982002000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Educativo de Fines Del Siglo XIX y principios del XX: contrapuntos del socialismo argentino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982002000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El artículo presenta um estado Del arte sobre trabajos que directa o indirectamente abordan El problema de lãs estratégias político pedagógicas Del socialismo em El período de conformación y expansión Del sistema educativo. Por SUS intensas actividades parlamentarias y de difusión cultural, El socialismo tuvo uma insoslayable presencia em lãs luchas por La hegemonia em El campo educativo. Los escasos estúdios existentes se han centrado em los consensos establecidos em los Orígenes Del sistema, pero se han detenido escasamento em lãs contradicciones que, AL interior de dicho consenso, se materializaron em propuestas que no necesariamente expresaban esos acuerdos.<hr/>The purpose of this is to analyze the literature and studies of the politic-pedagic and strategies of Argentinean socialism during the constitution and expansion of the Argentinean educative system. The article explores the fundamental presence of socialism in the hegemonic fight in the educative field due to its intense parliamentarian debate and culture activities. The few existent studies on this subject have focused on the consensus reached in the origins of the system, but have scarcely considered the contradictions that threatened from inside such consensus and which materialized themselves in proposals that not necessarily expressed those agreements. <![CDATA[Da história do desenho no Liceu Português]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982002000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Análise do papel da disciplina de desenho no liceu português.<hr/>Historical approach to Drawing as part of the Portuguese high school curriculum. <![CDATA[Notas para uma história do escotismo no Brasil: a "psicologia escoteira" e a teoria do caráter como pedagogia de civismo (1914- 1937)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982002000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa estuda a recepção do escotismo no país, tendo como ênfase a trajetória inicial desse movimento até ser introduzido no sistema escolar público, principalmente em São Paulo, constituindo uma particular teoria psicológica do caráter afirmada como pedagogia de civismo. Se na Inglaterra o escotismo foi organizado para lidar com o que se considerava a fraqueza no caráter de crianças e jovens e para mobilizá-los frente as insurreições anti- coloniais e diante da mobilização civil instituída com a Primeira Grande Guerra, no Brasil o escotismo era incentivado pela Liga de Defesa Nacional, e sua difusão esteve estreitamente associada ao sistema escolar público- republicano, que via no movimento um "método pedagógico" que representaria uma "escola primária de civismo", nos anos 20 e 30, em que discutia-se intensamente como "fortalecer a nação" e organizar o Estado. Esta concepção levaria o Estado Novo a adotar o escotismo como modelo para sua Juventude Brasileira.<hr/>This work is based on research concerning the reception of “scouting” in Brazil, having as its emphasis the initial route of this movement until it was largely introduction via the state school system, constituted a specific form of civilianship pedagogy. Where as in England scouting was organized to deal with what was considered to be a weakness of youth and to mobile them against the anti-colonial insurrections and as part of the mobilization instituted during the First War, in Brazil scouting had its incentive in the “Liga de Defesa Nacional”, and its diffusion was associated with the school system, that saw in the movement a “primary school of civilianship”. For supporters of the need to reinforce national pride, strengthen the character was the key to realizing a patriotic destiny. This conception caused the “Estado Novo” to adopt scouting as a model for its “Juventude Brasileira”, a movement that can be ideologically identified with Balilla and Hitler Youth. <![CDATA[A Antologia Nacional e a ascensão do português no currículo da escola secundária brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982002000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo resume as principais idéias desenvolvidas na tese de doutorado da autora sobre a Antologia Nacional (1895-1969) de Fausto Barreto e Carlos de Laet, uma seleta escolar usada durante mais de setenta anos. Tomando como referência os Programas de Ensino do Colégio Pedro II (escola padrão) e a legislação vigente, a tese procurou traçar um histórico sobre o ensino de Português e Literatura na escola secundária brasileira para explicar o sucesso i o desaparecimento desse livro didático.<hr/>This paper outlines the main of the author’s PhD work about the Antologia Nacional (1895-1969) by Fausto Barreto e Carlos de Laet, a school selection used for more than seventy years. Talking as a reference the Teaching Programs of Colégio Pedro II (a model Brazilian secondary school) and the appropriate legislation, a historical study of Portuguese Language and Literature instruction in Brazilian secondary schools was carried out in order to understand the success and the decay of this text-book. <![CDATA[Impactos da escolarização: programa de educação de jovens e adultos e práticas de letramento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982002000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo relata os resultados de uma pesquisa empírica que teve como objetivo avaliar em que medida jovens e adultos que freqüentam programas de alfabetização e ensino fundamental aprendem novas habilidades relacionadas à leitura e à escrita e as utilizam em sua vida cotidiano.<hr/>This article reports the results of empirical research that had as its objective na assessment of the extent that youth and adults that participate in literacy and basic education classes use their new reading and writing skills in their daily lives. <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982002000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo relata os resultados de uma pesquisa empírica que teve como objetivo avaliar em que medida jovens e adultos que freqüentam programas de alfabetização e ensino fundamental aprendem novas habilidades relacionadas à leitura e à escrita e as utilizam em sua vida cotidiano.<hr/>This article reports the results of empirical research that had as its objective na assessment of the extent that youth and adults that participate in literacy and basic education classes use their new reading and writing skills in their daily lives. <![CDATA[O PROEDES- Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade- produzindo referências em educação superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982002000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto busca refletir sobre os desafios e as dificuldades que acompanham o esforço por associar pesquisa e documentação numa universidade. Descreve e analisa o trabalho desenvolvido pelo PROEDES.<hr/>This text attempts to reflect on the challenges and difficulties of associating research and documentation in the work developed by PROEDES. <![CDATA[NUPES- Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior da Universidade de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982002000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta a trajetória do Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior da Universidade de São Paulo (NUPES), desde sua origem até os dias atuais. Ressalta os objetivos que lavaram à sua constituição, as pesquisas executadas e em andamento, as publicações, os seminários realizados. Destacam, ainda, os aspectos particulares da sua inserção como núcleo de pesquisa na USP.<hr/>The article presents the trajectory of NUPES - Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior da Universidade de São Paulo, from its foudation to the present day. It emphasizes its objectives, the executed researchs as well as the on going ones, the publications and the seminars. It also underlines the particular aspects of its role as a research centre art USP. <![CDATA[Grupos de Estudos sobre Universidade - GEU]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982002000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho aponta a trajetória do Grupo de Estudos sobre Universidade da UFRGS- GEU, enquanto concepção e efetivação de uma prática de estudos e pesquisas sobre Educação Superior. Apresenta mediações da concepção e da prática do GEU (origem multi / interdisciplinar, intersecção pesquisa e nova geração de investigadores, vinculação institucional e associações de pós-graduação) e considerações sobre o seu desenvolvimento, busca de interdisciplinaridade e construção de redes acadêmicas.<hr/>This paper points out the GEU - Study Group on University’s trajectory, and its conception of research and practice on Higher Education as a Field of study. It presents the mediations to the building of the notions that supports the creation and development of the group: multi / interdisciplinarity origin, intersection of research and education of future university professionals, institutional inception and relations to academic associations. Also, the efforts of GEU concerning to its development, the search for interdisciplinarity and the building of academic networks, are showed. <![CDATA[Núcleo de Estudos sobre Ensino Superior da Universidade de Brasília - NESUB]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982002000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta as atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos sobre Ensino Superior da Universidade de Brasília - NESUB. Destaca seu processo de constituição e os temas enfocados em seus estudos, assinalando a ênfase mais recente posta sobre as questões da pós-graduação.<hr/>The article presents the activities developed by NESUB - Núcleo de Estudos sobre Ensino Superior da Universidade de Brasília. It highlights the process of its foundation and the themes in studies focus on emphasizing its recent concerns about post graduation issues. <![CDATA[A inserção do Grupo De Estudos E Pesquisa Sobre Educação Superior- GEPES- no contexto do mestrando em educação: políticas públicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982002000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa a contribuição do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior- GEPES- para a produção das dissertações defendidas no Curso de Mestrado em Educação: Políticas públicas, da maior universidade da Amazônia, a Federal do Pará- UFPA. Tendo por corpus os resumos das vinte e duas dissertações- defendidas no período de novembro de 1996 a abril de 2002, pretendemos relatar a nossa experiência na condição de pesquisadora integrante do grupo, professora e orientadora de dissertações desse Curso que tomaram por objeto a Educação superior. A partir do terreno da relação entre ensino, pós-graduação e pesquisa, pretendemos explicitar, fundamentalmente, o significado da produção escrita do GEPES para o mestrando em Educação: Políticas Públicas, da UFPA. Produzir uma aproximação de resposta alternativa para esta inquietação implica e requer visibilidade prévia a duas questões básicas: Como se caracteriza a produção recente deste Grupo? E como se articula com esse Curso? Respondê-las é o compromisso do presente texto.<hr/>This paper analyses the contribution of the Group of Master on Education: Public in the largest university of the Amazon Region, the Federal University of Pará - UFPA. Having as a core the abstracts of twenty two theses presented in the period of November, 1996 to April, 2002 we intend to register our experience as a research member of this group, professor and adviser of graduate students of the course who took the Superior Education as the object. Starting from the relationship among teaching, mainly the meaning of the written production of the meaning of the course of Master on Education: Public Policies of UFPA. Presenting a approximation as an alternative answer to that issue implies and require a previous visibility to two basic questions: How can the recent production of this group be characterized? And how does it relate to the course? Answering the questions above is the purpose of this paper. <![CDATA[Grupo de Estudo da Educação Superior GEESU]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982002000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta a trajetória do grupo, situando, ao mesmo tempo, aspectos da presença da produção científica sobre políticas de educação superior no programa de pós-graduação em educação da Faculdade de Educação da UFMG. A produção do grupo em sido voltada, de forma mais sistemática, para a avaliação de políticas da educação superior, nos seus aspectos relacionados à evasão, à seletividade sócio-econômica presente no processo de ingresso e ao estudo e egressos. Focaliza os projetos e pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento, os seminários que foram organizados pelo grupo e as suas publicações.<hr/>This article presents the development of the group focusing on some aspects of the scientific production about University of Minas Gerais - UFMG. The scientific production of the group has been development towards the evaluation of University Education politics, concerning the study of evasion as well as the analysis of the socio-economical conditions of the public, which enter the University. This paper also focus on the group’s projects, researches, seminars and publications. <![CDATA[O que você precisa saber sobre...história da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982002000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta a trajetória do grupo, situando, ao mesmo tempo, aspectos da presença da produção científica sobre políticas de educação superior no programa de pós-graduação em educação da Faculdade de Educação da UFMG. A produção do grupo em sido voltada, de forma mais sistemática, para a avaliação de políticas da educação superior, nos seus aspectos relacionados à evasão, à seletividade sócio-econômica presente no processo de ingresso e ao estudo e egressos. Focaliza os projetos e pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento, os seminários que foram organizados pelo grupo e as suas publicações.<hr/>This article presents the development of the group focusing on some aspects of the scientific production about University of Minas Gerais - UFMG. The scientific production of the group has been development towards the evaluation of University Education politics, concerning the study of evasion as well as the analysis of the socio-economical conditions of the public, which enter the University. This paper also focus on the group’s projects, researches, seminars and publications.