Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-469820020002&lang=pt vol. num. 36 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982002000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A relação com o conhecimento nas ciências sociais na atualidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982002000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute vários problemas da pesquisa em ciências sociais, principalmente o das limitações na conceitualização e no uso de categorias de análise dos fenômenos sociais. A incorporação da historicidade dos conceitos é defendida não apenas como exigência metodológica, mas também como necessária ao reconhecimento da dimensão política da construção do conhecimento.<hr/>This article discusses many problems concerning the research in social sciences, especially the limitations in conceptualizations and the use of categories in the analyses of the social phenomena. The incorporation of the concepts’ historicity is defended not only as a methodology’s need but as something fundamental to the political dimension of the construction of knowledge. <![CDATA[A produção sociológica de Florestan Fernandes e suas interfaces com a sociologia da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982002000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho tomou como objeto de análise a produção sociológica de Florestan Fernandes nas décadas de 40 a 60, especialmente de 1941 a 1964, tendo em vista destacar as incursões do autor na problemática educacional. O texto foi sendo construído de modo a sugerir que a educação esteve presente em diferentes momentos dos escritos do autor, assumindo conotações variadas e configurando um rico acervo no campo da Sociologia da Educação.<hr/>The analysis object of this paper is Florestan Fernandes’ sociological production in the forties and sixties, specially from 1941 to 1964, showing his incursions to the educational problematic. The text has been built in a way that it suggests the education was present in the author’s work in different moments, talking on several meanings and forming a rich asset to the Education Sociology field. I take the possibility of apprehension of Florestan Fernandes’ sociological contribution, linking it also as belonging to the Education Sociology field. <![CDATA[Andragogia: avanço pedagógico ou “pedagogia de resultados” na educação profissional de alunos adultos/ trabalhadores?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982002000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto discute o referencial pedagógico adotado na formação profissional da Fiat Automóveis, sediada em Betim. O termo andragogia é entendido, neste processo, como um avanço conceitual e metodológico na educação de adultos. È visto também como uma superação da pedagogia, entendida pelos seus formuladores como estritamente voltada para a educação de crianças e adolescentes.<hr/>This paper presents the referential pedagogy adotted in the Fiat Automóveis factory, settled in Betim-MG-Brazil. From the point of view of this professional education the term andragogy was understood as conceptual and methodologic development of adult education and as a further step of the pedagogy. The pedagogy is claimed by the researchers only applied to education of children and adolescents. <![CDATA[Notas para a compreensão da proposta educacional do Banco Mundial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982002000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Argumenta-se que a proposta educacional do Banco Mundial tem como objetivo acelerar o processo de privatização da educação desencadeado nos países da América Latina. Por outro lado, destaca-se o fato de que o discurso dessa instituição - sobre o necessário investimento na educação como forma de controle e diminuição da pobreza - mostra-se contraditório com suas recomendações de ajustes, já que suas proposições determinam a diminuição da intervenção estatal no financiamento das políticas sociais e acarretam, na prática, o aumento da exclusão social.<hr/>It is argued that the process of privatization of education in Latin American countries. It stands out fact that the discourse of this international organization - of the necessary investment in education as a control form and decrease of the poverty - appears to be contradictory with its policy recommendations, because its propositions determine the reduction of the state capacity for intervening in the financing social policy and they provoke, in practice, the increase of the social exclusion. <![CDATA[A rotina diária em um centro de educação infantil público: a dinâmica do tempo das atividades das crianças e adultos em grupos de idades mistas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982002000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A rotina diária do centro de educação infantil tem como papel preponderante na estruturação do tempo e das atividades das crianças e dos adultos. No modelo High/Scope, a rotina diária fornece uma organização social que proporciona um ambiente psicologicamente seguro e significativo que assegura o controle compartilhado entre adultos e crianças. No projeto de Reggio Emilia, há uma organização do tempo de forma a proporcionar às crianças oportunidades de estabelecer diferentes tipos de interação. Os RCNEI (1998) também apontam para a importância de uma rotina que favoreça o desenvolvimento da autonomia e identidade da criança. Este estudo pretende investigar a rotina diária de um centro de educação infantil em um município de SC. Para este fim, usamos a observação direta e participante feita durante oito meses para registrarmos o tempo, a organização, a interação e as atividades desenvolvidas durante o dia no centro de educação infantil. O objetivo principal deste estudo é capturar e descrever os tipos de atividades desenvolvidas, a interação entre adulto e crianças (2 a 5 anos e 11 meses), o tempo gasto, e ênfase dada aos tipos de atividades disponíveis. Se considerarmos que uma criança passa de 5 a 6 horas nesse centro, conclui-se que metade desse tempo é gasto na preparação para dormir e no sono. As outras horas são gastas com brincadeira livre (sem interação estruturada dos adultos), higiene e alimentação. O tempo gasto com atividades que reforçam a interação entre adulto e criança, criança e criança e objetos através de atividades planejadas e registros da participação e desenvolvimento da criança limita-se ao tempo restrito estipulado na rotina diária e as intervenções se baseiam no “cuidar”.<hr/>The pre-school daily routine is very important and essential for the time and activities planning. The daily routine in the high/scope program provides an environment that is psychologically safe and meaningful that favors the shared control between adults and children. The Reegio Emília pre-schools develop an organization of the time so as to provide children with opportunities to meaningful and yet diverse interactions. The RCNEI also focus on the importance of a routine that favors the development of children’s autonomy and identity. This study aims to describe the daily routine of a crèche that caters for children from 3 months to 6 years distributed in mixed-aged groups. Observation was carried out during 8 months in order to register to time, schedule, interaction and activities developed every day. The main objective is to capture the kings of available activities, the interaction between adults and children from 2 to 5 years and 11 months. If taken that children spend up to 6 hours a day in the crèche, we came to the conclusion that half of this time is spend on sleeping procedure and the nap itself. The remaining hours is spent on activities that children developed by themselves with materials made available by the adults, hygiene and food/meals. Little choice and decision making process involve the children and little adult: child interaction was observed during the daily routine. Interventions is mainly based on care procedures rather than being more educationally-oriented. <![CDATA[Percepção e gestão ambiental: de espaços indiferenciados para lugares valorizados]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982002000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo analisa um Programa de Educação Ambiental desenvolvido no lugarejo de Boa União, no interior do estado de Minas Gerais. Caracteriza-se por operar através da tríade - distanciamento, reconhecimento, valorização - dos ambientes próximos. Baseia-se na hipótese de que a ruptura com o habitual é condição necessária para que os sujeitos se desloquem da condição de espectadores para assumirem a de atores sociais frente aos ambientes. Observa-se que a aquisição de atitudes não, necessariamente, vem acompanhada da aquisição de conhecimentos elaborados. Pois, há frações de conhecimento que além de ir ao encontro dos desejos, tendências e motivações dos sujeitos, os ajudam a compreender os seus problemas ambientais no grau necessário para poder atuar e operar sobre ele, podendo resultar, ao final, em mudança de postura e atitude.<hr/>The paper analyzes a program for environmental education developed at a primary school in Boa União, a small village in western Minas Gerais, Brazil. This program of environmental education utilizes the triad of (i) distance, (ii) recognition and (iii) valorization. The use of this triad in environmental education derives from the hypothesis that, in order to change an individual’s behavior that of mere observer to one of social actor, it is necessary to rupture theirs routines and habits concerning the environment. We observed that a change in attitudes toward the environment does not require the acquisition of “elaborated Knowledge”: that is, the student does not need to have an elaborated knowledge of the environment and its problems in order to change his attitude. Instead, the student learns only fractions of knowledge, but if these fractions of knowledge are in accordance with their desires and beliefs about the environment, then they are able to understand environment problems at a level sufficient to motivate a change in their attitude towards the environment. <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982002000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo analisa um Programa de Educação Ambiental desenvolvido no lugarejo de Boa União, no interior do estado de Minas Gerais. Caracteriza-se por operar através da tríade - distanciamento, reconhecimento, valorização - dos ambientes próximos. Baseia-se na hipótese de que a ruptura com o habitual é condição necessária para que os sujeitos se desloquem da condição de espectadores para assumirem a de atores sociais frente aos ambientes. Observa-se que a aquisição de atitudes não, necessariamente, vem acompanhada da aquisição de conhecimentos elaborados. Pois, há frações de conhecimento que além de ir ao encontro dos desejos, tendências e motivações dos sujeitos, os ajudam a compreender os seus problemas ambientais no grau necessário para poder atuar e operar sobre ele, podendo resultar, ao final, em mudança de postura e atitude.<hr/>The paper analyzes a program for environmental education developed at a primary school in Boa União, a small village in western Minas Gerais, Brazil. This program of environmental education utilizes the triad of (i) distance, (ii) recognition and (iii) valorization. The use of this triad in environmental education derives from the hypothesis that, in order to change an individual’s behavior that of mere observer to one of social actor, it is necessary to rupture theirs routines and habits concerning the environment. We observed that a change in attitudes toward the environment does not require the acquisition of “elaborated Knowledge”: that is, the student does not need to have an elaborated knowledge of the environment and its problems in order to change his attitude. Instead, the student learns only fractions of knowledge, but if these fractions of knowledge are in accordance with their desires and beliefs about the environment, then they are able to understand environment problems at a level sufficient to motivate a change in their attitude towards the environment. <![CDATA[Formação de professores que ensinam matemática: um balanço de 25 anos da pesquisa brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982002000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta um balanço da pesquisa brasileira em 112 teses e dissertações produzidas no período 1978-2002, cujo objeto de estudo é a formação ou o desenvolvimento profissional do professor. Distribuindo os trabalhos em três focos temáticos - formação inicial, formação continuada e outros, o texto descreve e analisa essa produção detalhando-a em vários subfocos. Produz ainda um balanço síntese das dissertações e teses, no qual aponta uma mudança paradigmática de concepções e métodos associados à temática a partir da década de 90, e indica temas e perspectivas aos quais fazem falta investimento e aprofundamento da investigação.<hr/>This article intends to discuss the Brazilian research about teachers’ Professional development in 112 theses and dissertations produced in the period between 1978 and 2002. It describes, analyzes and synthesizes this production, pointing to a change in the conceptions and methods associated to that theme since the 90s, also suggesting deeper investigations about relevant issues. <![CDATA[Itinerários da etnomatemática: questões e desafios sobre o cultural, o social e o político na educação matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982002000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo organiza-se o mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre Etnomatemática e Educação Indígena, Etnomatemática e Formação de Professores, Etnomatemática e Educação Urbana, e Etnomatemática, Epistemologia e História da Matemática. Este mapeamento fundamenta-se em 44 dissertações e teses de autores brasileiros no período 1985-2002, e focaliza, além das origens e fundamentos da temática, as questões e desafios que se colocam hoje para a mesma.<hr/>This article discusses the Brazilian academic research about Ethnomathematics, grouping them according to Five areas: Ethnomathematics and Indigenous Education; Ethnomathematics and Teachers’ Formation; Ethnomathematics and Urban Education; and Ethnomathematics, Epistemology and History of Mathematics. This work focuses on the origins and fundamentions and challenges of this subject today. <![CDATA[História da matemática: uma prática social de investigação em construção]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982002000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O propósito deste artigo é apresentar a nossa visão acerca do modo como vem se constituindo, em nosso país, a prática social de investigação no âmbito da História da Matemática, bem como proceder a uma caracterização inicial da produção acadêmica no interior dessa prática. Além disso, procuramos evidenciar algumas das perspectivas teóricas que vêm orientando essa produção particularmente em dois campos de investigação: o da História da Educação Matemática e o da História na Educação Matemática.<hr/>In order to approach the history of Mathematics and particularly the relationship between this history and the mathematical education, this text highlights the historical constitution and the social practice of investigation of the history of mathematics in the national and international scene. This work also identifies six fields of investigation in the Brazilian academic production about this issue, including the one of Mathematical Education, as well as History in the Mathematical Education. <![CDATA[Psicologia e educação matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982002000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto enfatiza as contribuições da psicologia ao esforço interdisciplinar requerido pela pesquisa em Educação Matemática,, as quais fizeram emergir o ramo da psicologia da educação matemática. Chamando a atenção para a construção do lugar desse ramo a partir da consideração da natureza específica dos conceitos matemáticos e da relevância da afetividade na explicação das competências matemáticas, dentro e fora do ambiente escolar, o artigo sintetiza criticamente as principais teorias psicológicas que se referem à aprendizagem e ao desenvolvimento. Especificamente e relação à educação matemática, a teoria dos campos conceituais de Gerard Vergnaud é apresentada e destacada como uma importante contribuição da psicologia.<hr/>This text emphasizes the contributions of Psychology in the Mathematics Education and call the attention to the specificity of the mathematical concepts as well as the importance of affection in the mathematical explanation inside and outside the classroom. It also discusses the main psychological theories about Mathematical Education like, for example, Gérard Vergnaud’s theory of the conceptual fields. <![CDATA[Educação matemática no ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982002000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta abordagem da temática da Educação Matemática no Ensino Superior usa como referência os trabalhos apresentados durante o I SIPIEM (Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática) promovido pela SBEM em 2000, dentro do grupo de trabalho “Educação Matemática no Ensino Superior”. As pesquisas foram agrupadas em quatro conjuntos, todos no contexto do ensino universitário - o que investiga a prática docente, as representações sociais dos professores e a produção de saberes sobre o ensinar/aprender pelos professores; o que focaliza a conceitualização, a reconstrução e a produção de significado pelos alunos; o que trata da conceitualização, da definição e da argumentação em matemática; o que elege côo objeto a matemática-instrumento e os usuários da matemática.<hr/>This text approaches the theme of Mathematical Education at university through the works presented at the first SIPEM (International Seminar about Research in Mathematical Education) in 2000. The works were grouped in four areas, all about university teaching: the one which investigates the teachers’ practice, the teachers’ social representation and the production of knowledge about teaching and learning; the one which focuses on the students’ conceptualization, reconstruction of meaning; the one which deals with conceptualization, reconstruction and production of meaning; the one which studies Mathematics as an instrument, as well the people who need Mathematics as such. <![CDATA[Pesquisas em informática e educação matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982002000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, apontamos algumas das principais preocupações das pesquisas em Educação Matemática, relacionadas ao uso de tecnologia da informação e da comunicação. A discussão aqui apresentada e da comunicação. A discussão aqui apresentada é primordialmente o resultado da reflexão sobre as diferentes pesquisas realizadas pelo pessoal do nosso grupo, o GPIMEM. Procuramos contemplar os estudos que tratam de questões epistemológicas, propostas pedagógicas, dos professores e educação à distância. Nossa análise é baseada nas noções de que o conhecimento é produzido por humanos por “seres-humanos-com mídias”, ou seja, que é produzido por humanos e não-humanos, e de que aqueles que o cenário educacional querem lidar com tecnologias da informação e da comunicação precisam se dispor a realizar um movimento constante entre uma “zona de conforto” e uma “zona de risco”.<hr/>In this paper, we highlight some of the main concerns in mathematics education research related to the use of information and communications technology. The discussion presented here is primarily the result of reflection on the various studies carried out by member of our research group, GPIMEN. We sought to contemplate the studies that deal with epistemological questions, pedagogical proposals, teachers, and distance education. Our analysis is based on the notions that knowledge is produced by “humans-with-media”, i. e., by humans and non-humans, and those who intend to deal with information and communications technologies within the educational landscape need to move constantly between the “comfort zone” and the “risk zone”. <![CDATA[Sobre avaliação em matemática: uma reflexão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982002000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tomando como base a constituição do Grupo de Trabalho “Avaliação em Matemática” para o I SIPEM, este texto constata que, apesar da relevância das discussões acerca dos aspectos metodológicos da avaliação, dos resultados de pesquisas empíricas sobre o rendimento escolar, das reflexões sobre a qualidade da educação e seus aspectos sociais, políticos e culturais, e dos estudos relativos às tendências da avaliação, nosso país tem produzido uma qualidade pequena de trabalho no campo em questão. O artigo é dedicado à apresentação de considerações e reflexões quanto às práticas avaliativas usuais das escolas, às avaliações em larga escala, à avaliação na perspectiva da resolução de Problemas, às diferentes funções da avaliação, à linha de pesquisa da análise de erros, e a diretriz para a avaliação que possam contribuir de fato para uma educação matemática de melhor qualidade.<hr/>Considering the work “Evaluation in Mathematics,” presented at the first SIPEM, this text verifies that, despite the relevance of this issue, Brazil has not produced a very expressive quantity of research in this area. This article intends to discuss, among other aspects, the mathematical evaluation at school as well as the different functions of evaluation, hoping to contribute to a better mathematical education. <![CDATA[Em busca de coerência para o fazer docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982002000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tomando como base a constituição do Grupo de Trabalho “Avaliação em Matemática” para o I SIPEM, este texto constata que, apesar da relevância das discussões acerca dos aspectos metodológicos da avaliação, dos resultados de pesquisas empíricas sobre o rendimento escolar, das reflexões sobre a qualidade da educação e seus aspectos sociais, políticos e culturais, e dos estudos relativos às tendências da avaliação, nosso país tem produzido uma qualidade pequena de trabalho no campo em questão. O artigo é dedicado à apresentação de considerações e reflexões quanto às práticas avaliativas usuais das escolas, às avaliações em larga escala, à avaliação na perspectiva da resolução de Problemas, às diferentes funções da avaliação, à linha de pesquisa da análise de erros, e a diretriz para a avaliação que possam contribuir de fato para uma educação matemática de melhor qualidade.<hr/>Considering the work “Evaluation in Mathematics,” presented at the first SIPEM, this text verifies that, despite the relevance of this issue, Brazil has not produced a very expressive quantity of research in this area. This article intends to discuss, among other aspects, the mathematical evaluation at school as well as the different functions of evaluation, hoping to contribute to a better mathematical education. <![CDATA[Histórias de vida e identidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982002000200017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tomando como base a constituição do Grupo de Trabalho “Avaliação em Matemática” para o I SIPEM, este texto constata que, apesar da relevância das discussões acerca dos aspectos metodológicos da avaliação, dos resultados de pesquisas empíricas sobre o rendimento escolar, das reflexões sobre a qualidade da educação e seus aspectos sociais, políticos e culturais, e dos estudos relativos às tendências da avaliação, nosso país tem produzido uma qualidade pequena de trabalho no campo em questão. O artigo é dedicado à apresentação de considerações e reflexões quanto às práticas avaliativas usuais das escolas, às avaliações em larga escala, à avaliação na perspectiva da resolução de Problemas, às diferentes funções da avaliação, à linha de pesquisa da análise de erros, e a diretriz para a avaliação que possam contribuir de fato para uma educação matemática de melhor qualidade.<hr/>Considering the work “Evaluation in Mathematics,” presented at the first SIPEM, this text verifies that, despite the relevance of this issue, Brazil has not produced a very expressive quantity of research in this area. This article intends to discuss, among other aspects, the mathematical evaluation at school as well as the different functions of evaluation, hoping to contribute to a better mathematical education. <![CDATA[A esperança de Pandora]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982002000200018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tomando como base a constituição do Grupo de Trabalho “Avaliação em Matemática” para o I SIPEM, este texto constata que, apesar da relevância das discussões acerca dos aspectos metodológicos da avaliação, dos resultados de pesquisas empíricas sobre o rendimento escolar, das reflexões sobre a qualidade da educação e seus aspectos sociais, políticos e culturais, e dos estudos relativos às tendências da avaliação, nosso país tem produzido uma qualidade pequena de trabalho no campo em questão. O artigo é dedicado à apresentação de considerações e reflexões quanto às práticas avaliativas usuais das escolas, às avaliações em larga escala, à avaliação na perspectiva da resolução de Problemas, às diferentes funções da avaliação, à linha de pesquisa da análise de erros, e a diretriz para a avaliação que possam contribuir de fato para uma educação matemática de melhor qualidade.<hr/>Considering the work “Evaluation in Mathematics,” presented at the first SIPEM, this text verifies that, despite the relevance of this issue, Brazil has not produced a very expressive quantity of research in this area. This article intends to discuss, among other aspects, the mathematical evaluation at school as well as the different functions of evaluation, hoping to contribute to a better mathematical education.