Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-469820030001&lang=pt vol. num. 37 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982003000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Reinventar e formar o profissional da educação básica.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982003000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta a questão da formação docente do profissional da educação básica e a necessidade de se repensar essa formação.Considera a formação como pré-condição para a constituição de sistemas educacionais, sua renovação e elevação de sua qualidade.Questiona os atuais processos de formação de professores na lógica linear e na concepção de saberes isolados. Apresenta a idéia de que é necessário formar o profissional em uma nova concepção de educação básica, superando a visão estreita, seletiva e excludente, na passagem para uma concepção mais alargada da educação básica como direito social ao saber e à cultura.<hr/>The article presents the issue of the Basic Education teacher´s professional formation and the necessity of reviewing this process. It considers the professional formation as a precondition for the constitution of educational systems, its renovation and also the improvement of its quality. The text also questions the present process of teacher´s formation in the linear logic and in the conception of isolated knowledge. It presents the idea that it is necessary to give the teacher a new conception of Basic Education as a social right to knowledge and culture, different from and broader than the traditional ano, which has been narrow and selective. <![CDATA[Experiências exitosas, experiências duvidosas.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982003000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo dedica-se análise crítica das proposições atuais de gestão encaminhadas para a educação profissional no Brasil pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal 9394/96), em especial no âmbito de projetos desenvolvidos a partir de acordos financeiros multilaterais, como o PROEP (Programa de Reforma da Educação Profissional). Considera, como referênçia de comparação, alguns fragmentos de práticas de gestão observados em escolas profissionais portuguesas, manifestações de gestores nacionais e locais sobre elas e , ainda, reflexões recentes de estudiosos vinculados à academia portuguesa. Tanto aqui como lá, as experiências assumem como eixos centrais projetos educativos escolares e a construção de parcerias (ou paternariados), sob concepções nem sempre claramente definidas, mas muito diversificadas, atravessadas por ideários contraditórios que entrelaçam bem-estar e mercado, liberalismo e socialismo, e sujeitas a pressões mais ou menos sutis de seus maiores financiadores, sob o anteparo do Estado. A comparação dessas experiências sob um prisma sociológico, que contemple o escrutínio apurado dos contextos nos quais se realizam, oferece contribuições significativas para um dimensionamento objetivo de suas características e desdobramentos e pode fundamentar discussões quanto a modelos de gestão “salvadores” propostos no cenário educativo.<hr/>This paper deals with critical analysis of management current proposals for professional education in Brazil by Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Bases and Guide-lines Law for National Education), particularly projects having as the starting-point multilateral financing agreement such as the PROEP - Programa de Reforma da Educação Profissional (Reform Program for Professional Education). It takes into account, as comparable reference, some fragments of management practices observed in portuguese professional schools, national and local managers´voicing their opinions about them, and also recent reflections of sholars belonging to Portuguese academy. Here as much as there experiences undertake as central axes school educational projects and going into partnership, under conceptions not always clearly defined, but very much differentiated, trying to match contradictory framework such as well-being and market, lliberalism and socialism, and bearing on pressures brought by major financiers, under State´s hinder. A comparison of those experiences from a sociological point of view, talking into account close scrutiny of the contexts in which they achieve, provides with meaningful contributions for an abjective assessment of their characteristics and aftermath, and may be the basis for discussions with regard to “salvation” management models proposed in the educational setting. <![CDATA[Filosofia da Educação: saber de fronteiras e de conexão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982003000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto aborda a Filosofia da Educação como saber e suas relações com a Educação, com a Pedagogia, com as Ciências da Educação e com a própria Filosofia. Mostra como a influência de tendências positivas sobre o saber pedagógico, fundamentadas num reducionismo do conceito de cientificidade, contribuiu para uma visão negativa da Filosofia da Educação. Sustenta a tese de que uma atividade que tenha o objetivo de organizar uma consistente fundamentação teórica para a Pedagogia, abrangendo sua lógica, suas metodologias e seus modelos, suas relações com as ciências, seu significado, não pode se realizar senão buscando o auxílio da Filosofia da Educação.<hr/>The present text approaches the Philosophy of Education in its relationship with Education, Pedagogy, the Sciences of Education and with Philosophy itself. It shows the influence of positivist tendencies on pedagogic knowledge, which are based on a reduction of the concept of scientism, contributed for a negative view of the Philosophy of Education. The article also affirms that an activity which intends to organize a consistent theoretic basis for Pedagogy embracing its logic, methodologies, finalities and models, as well as its relationships with other sciences and its meanings, cannot be accomplished without the support of the Philosophy of Education. <![CDATA[O conceito de formação humana no pensamento de Antonio Gramsci.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982003000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é discutir a reflexão Gramsciana sobre a formação do homem em sociedade como parte indissociável de sua teoria política. O processo de interpretação visou a situar as idéias Gramscianas no âmbito dos seus contextos específicos de produção. As conclusões sinalizam para a possibilidade de uma teoria da formação humana que evite a redução do processo formativo ao desenvolvimento intelectual do homem concebido isoladamente, da mesma forma que evite a pendular inversão, que supõe a formação da personalidade de forma demasiadamente determinista, do homem como produto passivo do meio social. Trata-se de uma teoria correlacional da formação humano, baseada no binômio indivíduo-ambiente.<hr/>This article intend to discuss Gramsci´s reflection on formation of man in society as an inseparable part of his policy theory. The present interpretation intends to Gramsci´s ideas in the ambit of their specific production contexts. The conclusions point to the possibility of a human formation theory that avoids the reduction of formative process concerned only as intellectual development of man in isolate conception: in the same way the conclusions intend to avoid the formation of personality in a very determinist way, with man concerned as a passive product of social environment. This a correlative theory of human formation based on the binomial individual-environment. <![CDATA[A configuração de masculinidades através de ritos de passagem nos textos escolares Argentinos.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982003000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El artículo analiza la configuración de modelos de infancia en situación de escolarización y desde uma perspectiva generizada. Constituyen las fuentes de análisis más de doscientos textos escolares, utilizados em las escuelas de enseñanza básica em Argentina, desde las primeras décadas Del siglo XX hasta los últimos años de dicho siglo. Desde fines de La década Del ´60 del siglo XX los textos escolares permitem identificar transformaciones significativas respecto a La estética y los símbolos em La representaciones de La infância. Dichos câmbios se asocian por uma parte, AL reconocimiento de La diversidad infantil y por outra parte, a La ausência de ciertos ritos de pasaje, hacia La adultez, atribuídos exclusivamente a La infância masculina.<hr/>O artigo analisa a configuração de modelos de infância em situação de escolarização a partir de uma perspectiva geral. Constituem as fontes de análises de duzendos textos, utilizados em escolas de ensino básico na Argentina, das primeiras décadas do século XX até os últimos anos do século.. A partir do fim dos anos 60, os textos apresentam mudanças na estética e nos símbolos que representam a infância. Conclui-se afirmando que as mudanças se ligam ao desaparecimento das leituras sobre ritos de passagem para a “adultez”, atribuídos só à infância masculina.<hr/>The article analyze the configuration of models of childhood and from a perspective of gender. Their sources are plus of twohundred schoolbooks used to primary schools in Argentine, since the first decades of twenty century until the last years of that century. From to the final of the years 60 the schoolbooks have transformations in the esthetics and the symbols what represent of the childhoods. Finally, the article claims that if the transformations are at association to the absence of the reading about rites of passage, toward the adult man, attribute exclusively to the masculine childhood. <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982003000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El artículo analiza la configuración de modelos de infancia en situación de escolarización y desde uma perspectiva generizada. Constituyen las fuentes de análisis más de doscientos textos escolares, utilizados em las escuelas de enseñanza básica em Argentina, desde las primeras décadas Del siglo XX hasta los últimos años de dicho siglo. Desde fines de La década Del ´60 del siglo XX los textos escolares permitem identificar transformaciones significativas respecto a La estética y los símbolos em La representaciones de La infância. Dichos câmbios se asocian por uma parte, AL reconocimiento de La diversidad infantil y por outra parte, a La ausência de ciertos ritos de pasaje, hacia La adultez, atribuídos exclusivamente a La infância masculina.<hr/>O artigo analisa a configuração de modelos de infância em situação de escolarização a partir de uma perspectiva geral. Constituem as fontes de análises de duzendos textos, utilizados em escolas de ensino básico na Argentina, das primeiras décadas do século XX até os últimos anos do século.. A partir do fim dos anos 60, os textos apresentam mudanças na estética e nos símbolos que representam a infância. Conclui-se afirmando que as mudanças se ligam ao desaparecimento das leituras sobre ritos de passagem para a “adultez”, atribuídos só à infância masculina.<hr/>The article analyze the configuration of models of childhood and from a perspective of gender. Their sources are plus of twohundred schoolbooks used to primary schools in Argentine, since the first decades of twenty century until the last years of that century. From to the final of the years 60 the schoolbooks have transformations in the esthetics and the symbols what represent of the childhoods. Finally, the article claims that if the transformations are at association to the absence of the reading about rites of passage, toward the adult man, attribute exclusively to the masculine childhood. <![CDATA[Trabalho docente, profissionalização e identidade: contribuições para a constituição de um campo de estudo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982003000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo descreve a trajetória teórica desenvolvida pelo grupo de pesquisa Processo de Trabalho Docente. Discorre sobre as principais temáticas trabalhadas pelo grupo em torno de análises sobre o trabalho docente, dentre as quais as discussões sobre classe social, profissionalização, sindicalização, relações de gênero e identidade profissional. Por fim indica os caminhos e projetos que estão sendo pensados no momento atual, o que inclui, além daqueles temas já desenvolvidos, debates sobre profissionalização, reestruturação curricular, subjetividade e identidade docente.<hr/>This article delineates theoretical ways that the Teachers´ Lobour Process Research Group has developed in its academic approaches. It describes the main issues over analyses of teachers´ work, among which debates social class, professionalism, curricular restructuring, subjectivity and teacher identity. <![CDATA[PRODOC - Núcleo de Pesquisa sobre a Profissão Docente.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982003000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O PRODOC - Núcleo de pesquisa sobre a profissão docente, foi criado em 1998 e tem como centro de suas múltiplas dimensões, particularidades e heterogeneidade: experiências vividas em múltiplos tempos e espaços de vida e de trabalho; percursos formativos; construção identitária; trabalho/desafios do cotidiano, a construção histórica da condição docente e também as responsabilidades sociais e profissionais dos docentes, na perspectiva de uma sociedade igualitária. Participam do Núcleo profissionais e alunos de diversas instituições de ensino, em um trabalho compartilhado, ficando sua sede e organização no âmbito da Faculdade de Educação da UFMG.<hr/>PRODOC - ( a researche Center on Teaching) was created in 1998 with the objective of discussing Education as a professional in its multiple dimensions, particularities and heterogeneity: the experiences of its various times and space of life and work; the teacher´s professional formation; the challenges; the historical construction of teaching conditions as well as teacher´s social and professional responsibilities in the perspective of an equalitarian society. The participants in this research center, which is organized by the Education College of the Federal University of Minas Gerais (FaE / UFMG) are students and professionals from several teaching institutions. <![CDATA[A recent history: “Red Estrado” in Argentina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982003000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto aborda de maneira sintética a história da criação da Rede Latino-Americana de Estudos sobre trabalho Docente, Rede Estrado e a sua organização na Argentina. Busca retratar o contexto em que se dá o nascimento da Rede e o seu significado no cenário acadêmico e sindical na Argentina, destacando os principais desafios que o grupo enfrentou e vem enfrentando. Narra as principais atividades desenvolvidas pelo grupo ao longo de seus quatro anos de existência, dentre elas dois seminários na sede da CTERA, sendo um deles nacional e outro um encontro internacional, com presença de integrantes de outros países. Por fim, procura apontar as principais linhas de reflexão e análise do grupo, bem como as lacunas e carências teóricas presentes, ressaltando a disposição do grupo em continuar buscando formas coletivas de trabalho que contribuam para o fortalecimento do grupo argentino e da Rede em toda América Latina.<hr/>The present text tells the history of the Latin-American Net of Studies on teacher´s work Rede Estrado, and its organization in Argentina. It describes the context in which it was born and its meaning in the academic and syndical scenery in Argentina, highlighting the main challenges that the group faced and the main activities developed by the group along its four years of existence. Among them, two seminars in the CETRA´s headquarters, one national, and the other, an international encounter, with presence of members of another countries. Finally, it tries to show the main reflection lines and analysis of the group, as well as the present theoretical lacks, standing out the disposition in continuing looking for collective forms of work that contributes to the invigoration of the Argentinean group and of the Net in the whole Latin América. <![CDATA[“Red Estrado” in México]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982003000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This article gives basic information about the 35 researchers grouped in the Mexican section of ESTRADO. Basides our electronic affiliation, we have found it necessary to meet personally as a group in order to discuss our research interests. One such meeting is reported here; several researchers´ personal routes of researching teachers´ work and teachers´ worlds are discussed as a way of socializing common problems and of defining the profiles of teachers´ work as an academic field of study. A selected bibliography of our publications concludes the piece.<hr/>El artículo presenta a la sección mexicana de La Red Estrado a través de las rutas personales em el campo Del trabajo docente de algunos de SUS miembros. Además de La actividad electrónica más informativa de La Red, hemos intentado reunirmos periodicamente cara a cara para intercambiar puntos de vista em torno a la problemática que abordam nuestra investigaciones. Em la ocasión reportado aqui, tocamos vários temas de interes común: los maestros vistos a través de la historia oral y escrita, los conflictos entre los derechos laborales y las exigências pedagógicas, los mecanismos de control políticos em el trabajo docente y la fragmentación de esse trabajo. Se concluye con la lista selecta de bibliografia de algunos de los miembros de la Red. <![CDATA[Construindo a Rede Estrado no Brasil.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982003000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto apresenta a recente história, criação e trajetória da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Trabalho Docente no Brasil que teve início a partir do Grupo de Estudos sobre Trabalho Docente da Faculdade de Educação da UFMG. Procura retratar o esforço de criação da referida Rede no Brasil, considerando que se trata de uma Rede Latino-Americana de pesquisadores que se organiza em outros países. Além de descrever o processo de estruturação da Rede, sua organização, seus primeiros passos e atividades realizadas, pretende ainda demonstrar, de forma sintética, as principais temáticas e abordagens teórico-metodológicas sobre o trabalho docente presentes nas pesquisas em desenvolvimento no interior da Rede e do Grupo.<hr/>This text presents the recent history, creation and trajectory of the Latin-American Net of Studies on Teacher´s Work in Brazil, which started from the Group of Studies on Teacher´s Work of the Facult of Education of UFMG. It tries to demonstrate the effort in creating the referred Net Brazil, considering that it’s a Latin-American Net of researchers that organizes itself in another countries. Besides describing the process of structuring of the Net, its organization, its first steps and accomplished activities, it still intends to demonstrate, in a synthetic way, the main themes and theoretical-methodological approaches on the subject of teather´s work, presented in the researches in development inside the Net and the Group. <![CDATA[Saúde e trabalho docente: dando visibilidade aos processos de desgaste e adoecimento docente a partir da construção de uma rede de produção coletiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982003000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O processo de trabalho docente vem sofrendo diversas mudanças nos últimos anos. Muitas dessas mudanças têm promovido repercussões negativas sobre a saúde dos professores. Este ensaio apresenta achados de quatro estudos realizados com professores da rede pública e privada da Bahia, em níveis de ensaio (fundamental, médio e universitário). Os quatro estudos realizados empregam o método epidemiológico e usaram desenho de estudo do tipo corte transversal. Foram avaliadas: características sociodemográficas e do trabalho docente, condições de trabalho e saúde física e mental dos professores. Os resultados revelaram um padrão elevado de desgaste físico e psíquico dos professores, apesar da população estudada ter sido relativamente jovens (média de idade em torno de 35 anos). As queixas de doença mais relevantes foram aquelas relacionadas ao uso contínuo da voz (dor na garganta, rouquidão, perda temporária da voz), à postura corporal adotada no exercício das atividades (dor nas costas e pernas) e repercussões dessas atividades no funcionamento psico-emocional (cansaço mental, nervosismo). Sofrimento psíquico também foi um problema relevante observado nos estudos. A situação de saúde observada é merecedora de atenção e aponta a necessidade de mudanças imediatas na concepção e execução das condições e processo de trabalho docente.<hr/>In the last years, the teachers´ work process has undergone several changes, most them leading to hazardous repercussions to health. This study presents the findings of four surveys carried out among teachers from the public and private teaching net in the State of Bahia, Brazil, at different levels (fundamental, intermediate and university). All the four surveys had the cross-sectional design and used the same epidemiological techniques basically. Evaluations included description of teachers´ work, socio demographic characteristics, work conditions and their mental and physical health. A high level of mental and physical wearing was found, despite the young age (35 years) of the studied populations (around 35 years). Most relevant disease complaints were related to the continuous use of the voice (sore throat, hoarseness, temporary loss of the voice), to body posture at work (black and limbs pain) and their repercussions on the psycho emotional performance (tiredness, nervousness). Psychological distress was found as a relevant problem in all studies. The observed health situation deserves further attention and points out to the needing of immediate changes in the conception and execution of teachers´ work process and work conditions. <![CDATA[Narrativas e saberes docentes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982003000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Após um período de quatro anos de pesquisa através da organização de uma rede entre pesquisadores de universidades do Rio Grande do Sul que vêm se ocupando com as temáticas do imaginário docente, de histórias de vida, de processos de formação e produção de subjetividades, concluímos a primeira fase de uma investigação com um número significativo de dados que estamos sistematizando através de um Banco de Imagens. Essa experiência e o material produzido viabilizou um segundo projeto intitulado “Laboratório de Imagens: significações da docência na formação de professores”, com o objetivo de continuidade à primeira pesquisa e, assumindo o caráter formativo da investigação através do material sistematizado pelas histórias de vida dos docentes envolvidos. O trabalho de investigação / formação desenvolvido por essa pesquisa é o referencial da reflexão proposta neste artigo.<hr/>After a period four years of research through the organization of a net between researchers of universities of the Rio Grande do Sul that come if occupying with the thematic ones of the imaginary professor, of histories of life, processes of formation and production of subjectivities, we conclude the first phase of an inquiry with a significant number of data that we are systemize trough a Bank of Images. This experience and the produced material made possible as an intitled project “Laboratory of Images: signification of the teaching in the formation of professors”, with the objective of continuity to the research and, assuming the formative character of the inquiry through the material systemize for histories of life of the involved professors. The work of inquiry / formation developed for this research is the reference of the reflection proposal in this article. <![CDATA[Capitalismo, trabalho e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982003000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Após um período de quatro anos de pesquisa através da organização de uma rede entre pesquisadores de universidades do Rio Grande do Sul que vêm se ocupando com as temáticas do imaginário docente, de histórias de vida, de processos de formação e produção de subjetividades, concluímos a primeira fase de uma investigação com um número significativo de dados que estamos sistematizando através de um Banco de Imagens. Essa experiência e o material produzido viabilizou um segundo projeto intitulado “Laboratório de Imagens: significações da docência na formação de professores”, com o objetivo de continuidade à primeira pesquisa e, assumindo o caráter formativo da investigação através do material sistematizado pelas histórias de vida dos docentes envolvidos. O trabalho de investigação / formação desenvolvido por essa pesquisa é o referencial da reflexão proposta neste artigo.<hr/>After a period four years of research through the organization of a net between researchers of universities of the Rio Grande do Sul that come if occupying with the thematic ones of the imaginary professor, of histories of life, processes of formation and production of subjectivities, we conclude the first phase of an inquiry with a significant number of data that we are systemize trough a Bank of Images. This experience and the produced material made possible as an intitled project “Laboratory of Images: signification of the teaching in the formation of professors”, with the objective of continuity to the research and, assuming the formative character of the inquiry through the material systemize for histories of life of the involved professors. The work of inquiry / formation developed for this research is the reference of the reflection proposal in this article. <![CDATA[Essencialismo e existencialismo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982003000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Após um período de quatro anos de pesquisa através da organização de uma rede entre pesquisadores de universidades do Rio Grande do Sul que vêm se ocupando com as temáticas do imaginário docente, de histórias de vida, de processos de formação e produção de subjetividades, concluímos a primeira fase de uma investigação com um número significativo de dados que estamos sistematizando através de um Banco de Imagens. Essa experiência e o material produzido viabilizou um segundo projeto intitulado “Laboratório de Imagens: significações da docência na formação de professores”, com o objetivo de continuidade à primeira pesquisa e, assumindo o caráter formativo da investigação através do material sistematizado pelas histórias de vida dos docentes envolvidos. O trabalho de investigação / formação desenvolvido por essa pesquisa é o referencial da reflexão proposta neste artigo.<hr/>After a period four years of research through the organization of a net between researchers of universities of the Rio Grande do Sul that come if occupying with the thematic ones of the imaginary professor, of histories of life, processes of formation and production of subjectivities, we conclude the first phase of an inquiry with a significant number of data that we are systemize trough a Bank of Images. This experience and the produced material made possible as an intitled project “Laboratory of Images: signification of the teaching in the formation of professors”, with the objective of continuity to the research and, assuming the formative character of the inquiry through the material systemize for histories of life of the involved professors. The work of inquiry / formation developed for this research is the reference of the reflection proposal in this article. <![CDATA[Nietzsche e a educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982003000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Após um período de quatro anos de pesquisa através da organização de uma rede entre pesquisadores de universidades do Rio Grande do Sul que vêm se ocupando com as temáticas do imaginário docente, de histórias de vida, de processos de formação e produção de subjetividades, concluímos a primeira fase de uma investigação com um número significativo de dados que estamos sistematizando através de um Banco de Imagens. Essa experiência e o material produzido viabilizou um segundo projeto intitulado “Laboratório de Imagens: significações da docência na formação de professores”, com o objetivo de continuidade à primeira pesquisa e, assumindo o caráter formativo da investigação através do material sistematizado pelas histórias de vida dos docentes envolvidos. O trabalho de investigação / formação desenvolvido por essa pesquisa é o referencial da reflexão proposta neste artigo.<hr/>After a period four years of research through the organization of a net between researchers of universities of the Rio Grande do Sul that come if occupying with the thematic ones of the imaginary professor, of histories of life, processes of formation and production of subjectivities, we conclude the first phase of an inquiry with a significant number of data that we are systemize trough a Bank of Images. This experience and the produced material made possible as an intitled project “Laboratory of Images: signification of the teaching in the formation of professors”, with the objective of continuity to the research and, assuming the formative character of the inquiry through the material systemize for histories of life of the involved professors. The work of inquiry / formation developed for this research is the reference of the reflection proposal in this article. <![CDATA[Pensando e fazendo educação de qualidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982003000100018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Após um período de quatro anos de pesquisa através da organização de uma rede entre pesquisadores de universidades do Rio Grande do Sul que vêm se ocupando com as temáticas do imaginário docente, de histórias de vida, de processos de formação e produção de subjetividades, concluímos a primeira fase de uma investigação com um número significativo de dados que estamos sistematizando através de um Banco de Imagens. Essa experiência e o material produzido viabilizou um segundo projeto intitulado “Laboratório de Imagens: significações da docência na formação de professores”, com o objetivo de continuidade à primeira pesquisa e, assumindo o caráter formativo da investigação através do material sistematizado pelas histórias de vida dos docentes envolvidos. O trabalho de investigação / formação desenvolvido por essa pesquisa é o referencial da reflexão proposta neste artigo.<hr/>After a period four years of research through the organization of a net between researchers of universities of the Rio Grande do Sul that come if occupying with the thematic ones of the imaginary professor, of histories of life, processes of formation and production of subjectivities, we conclude the first phase of an inquiry with a significant number of data that we are systemize trough a Bank of Images. This experience and the produced material made possible as an intitled project “Laboratory of Images: signification of the teaching in the formation of professors”, with the objective of continuity to the research and, assuming the formative character of the inquiry through the material systemize for histories of life of the involved professors. The work of inquiry / formation developed for this research is the reference of the reflection proposal in this article. <![CDATA[Saberes docentes e formação profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982003000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Após um período de quatro anos de pesquisa através da organização de uma rede entre pesquisadores de universidades do Rio Grande do Sul que vêm se ocupando com as temáticas do imaginário docente, de histórias de vida, de processos de formação e produção de subjetividades, concluímos a primeira fase de uma investigação com um número significativo de dados que estamos sistematizando através de um Banco de Imagens. Essa experiência e o material produzido viabilizou um segundo projeto intitulado “Laboratório de Imagens: significações da docência na formação de professores”, com o objetivo de continuidade à primeira pesquisa e, assumindo o caráter formativo da investigação através do material sistematizado pelas histórias de vida dos docentes envolvidos. O trabalho de investigação / formação desenvolvido por essa pesquisa é o referencial da reflexão proposta neste artigo.<hr/>After a period four years of research through the organization of a net between researchers of universities of the Rio Grande do Sul that come if occupying with the thematic ones of the imaginary professor, of histories of life, processes of formation and production of subjectivities, we conclude the first phase of an inquiry with a significant number of data that we are systemize trough a Bank of Images. This experience and the produced material made possible as an intitled project “Laboratory of Images: signification of the teaching in the formation of professors”, with the objective of continuity to the research and, assuming the formative character of the inquiry through the material systemize for histories of life of the involved professors. The work of inquiry / formation developed for this research is the reference of the reflection proposal in this article. <![CDATA[Salvar corpos, forjar a razão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982003000100020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Após um período de quatro anos de pesquisa através da organização de uma rede entre pesquisadores de universidades do Rio Grande do Sul que vêm se ocupando com as temáticas do imaginário docente, de histórias de vida, de processos de formação e produção de subjetividades, concluímos a primeira fase de uma investigação com um número significativo de dados que estamos sistematizando através de um Banco de Imagens. Essa experiência e o material produzido viabilizou um segundo projeto intitulado “Laboratório de Imagens: significações da docência na formação de professores”, com o objetivo de continuidade à primeira pesquisa e, assumindo o caráter formativo da investigação através do material sistematizado pelas histórias de vida dos docentes envolvidos. O trabalho de investigação / formação desenvolvido por essa pesquisa é o referencial da reflexão proposta neste artigo.<hr/>After a period four years of research through the organization of a net between researchers of universities of the Rio Grande do Sul that come if occupying with the thematic ones of the imaginary professor, of histories of life, processes of formation and production of subjectivities, we conclude the first phase of an inquiry with a significant number of data that we are systemize trough a Bank of Images. This experience and the produced material made possible as an intitled project “Laboratory of Images: signification of the teaching in the formation of professors”, with the objective of continuity to the research and, assuming the formative character of the inquiry through the material systemize for histories of life of the involved professors. The work of inquiry / formation developed for this research is the reference of the reflection proposal in this article. <![CDATA[O manto de Penélope]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982003000100021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Após um período de quatro anos de pesquisa através da organização de uma rede entre pesquisadores de universidades do Rio Grande do Sul que vêm se ocupando com as temáticas do imaginário docente, de histórias de vida, de processos de formação e produção de subjetividades, concluímos a primeira fase de uma investigação com um número significativo de dados que estamos sistematizando através de um Banco de Imagens. Essa experiência e o material produzido viabilizou um segundo projeto intitulado “Laboratório de Imagens: significações da docência na formação de professores”, com o objetivo de continuidade à primeira pesquisa e, assumindo o caráter formativo da investigação através do material sistematizado pelas histórias de vida dos docentes envolvidos. O trabalho de investigação / formação desenvolvido por essa pesquisa é o referencial da reflexão proposta neste artigo.<hr/>After a period four years of research through the organization of a net between researchers of universities of the Rio Grande do Sul that come if occupying with the thematic ones of the imaginary professor, of histories of life, processes of formation and production of subjectivities, we conclude the first phase of an inquiry with a significant number of data that we are systemize trough a Bank of Images. This experience and the produced material made possible as an intitled project “Laboratory of Images: signification of the teaching in the formation of professors”, with the objective of continuity to the research and, assuming the formative character of the inquiry through the material systemize for histories of life of the involved professors. The work of inquiry / formation developed for this research is the reference of the reflection proposal in this article.