Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-469820040001&lang=es vol. num. 39 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982004000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Pode a universidade ser reformada sem democracia? Notas para crítica aos fundamentos da “reforma” universitária do governo de Lula da Silva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982004000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Os novos modos de regulação das políticas educativas na Europa: da regulação do sistema a um sistema de regulações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982004000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo tem como principal objectivo analisar uma das dimensões mais significativas das mudanças actuais no domínio das políticas educativas na Europa: a emergência de novos modos de regulação da acção pública, em educação. Com esse fim, utilizarei um modelo analítico em que se interligam cinco dimensões do processo de regulação das políticas educativas: a regulação transnacional, a regulação local, a multi-regulação e a meta-regulação. A partir da caracterização que faço da evolução da regulação nessas diferentes dimensões, será posta em evidência a necessidade de encarar o processo de definição e coordenação das políticas públicas, no domínio da educação, como processo compósito que coloca ao Estado o desafio de assumir a função essencial de “regulador das regulações”.<hr/>This article aim is to analyse one of the most important changes in the public educational policies in Europa: the emergence of new regulation modes. For that, I´II use mode with five domensions that are in close connection: transnational regulation, national regulation, local regulation, multiregulation and mearegulation. The analysis will show how the public policies in education, its definition and coordination, are a complex process that puts the State in the essential function of “regulation of the regulations”.<hr/>El presente artículo tiene como objetivo principal analisar una de las dimensiones más significativas de los câmbios actuales em el campo de lãs políticas educativas em Europa: La emergência de nuevos modos de regulación de La acción pública, em educación. Com este fin utilizaré um modelo analítico donde se interralacionan cinco dimensiones Del proceso de regulación de las políticas educativas: La regulación internacional, La nacional, La local, La multiregulación y la megaregulación, a partir de La caracterización que hago de La evolución de La regulación em estas diferentes dimensiones será puesta em evidencia La necesidad de encarar el proceso de definición y de coordinación de las políticas públicas, em el campo de La educación, como um proceso complejo, que pone ante el estado el desafio de asumir La función esencial de “regulación de las regulaciones”. <![CDATA[La dimension axiológica de la formación profesional universitária: um reto frente a la globalización neoliberal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982004000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es A dimensão axiológica constitui um componente indispensável da preparação e treinamento integral dos profissionais. A globalização atual de corte neoliberal predominante bane, lastro e deforma a presença e a execução desta dimensão em correspondência com uma visão estreita da coisa profissional, distinguida por interesses econômicos e políticos de minorias.A preparação autêntica de um profissional para o mundo de hoje e do amanhã supõe a formação assim objetivamente da capacidade dele para criar e determinar valores genuínos, quanto para que subjetivamente aprecie e leve consciência sobre os significados dos fatos e processos de acordo com o progresso e as maiorias da sociedade.Sua formação axiológica será projetada tanto nos planos individuais, profissionais e sociais de sua atividade; assim como nas esferas econômica, política, cognitiva, moral e estética da atividade social dele.<hr/>The axiological domension constitutes na indispensable component of the integral preparation and training of the profissionals. The current globalization of court neoliberal predominat relegates, ballast and deform the presence and the execution of this dimension in correspondence with a narrow vision of the professional thing, distinguished for economic and political interests of minorities. The authentic preparation of a professional for today´s word and of the tomorrow it supposes the formation so much of his capacity for objectively to create and to determine genuine values, as for subjectively to appreciate and to take conscience about the meanings of the facts and processes according to the progress and the majorities of the society. Their axiological formation will be projected both in the individual, professional and social planes of his chore; as in the economic, political, cognitive, moral and aesthetic spheres of his social activity.<hr/>La dimension axiological constituye un componente indispensable de la preparación y capacitación integral de los profesionales. La actual globalización de corte neoliberal predominante relegua, lastra desvirtua y deforma la presencia y la ejecución de esta dimensión em correspondência com uma visión estrecha de lo profesional, permeada por intereses econômicos y políticos de minorias. La auténtica preparación de um profissional para El mundo de hoy y Del manãna supone La formación tanto de su capacidad para objetivamente crear y determinar genuínos valores, como para subjetivamente apreciar y concientizar los significados de los hechos y procesos em función Del progreso y de lãs mayorías de La sociedad. Su formación axiológica se proyectará tanto em los planos individual, profesional como social de su quehacer; como em lãs esferas econômica, política, cognoscitiva, moral y estética de su actividad social. <![CDATA[Famílias populares e escola pública: uma relação dissonante]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982004000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo analisa as lógicas, bem como os elementos que lhes servem de fundamento, que estruturam os valores e as condutas de famílias das camadas populares referentes à escola e à escolarização dos filhos no contexto de implementação do Programa Escola Plural, política pública implantada no município de Belo Horizonte a partir de 1995. Os dados coletados junto às famílias belo-horizontinas revelam inúmeros traços comuns em depoimentos que reforçam as hipóteses concernentes à existência de um repertório de valores comuns às famílias populares que organiza as condutas relativas à escola e à escolaridade dos filhos.<hr/>This article analyses the logicals, as well as the elements in which they are based on, that structure the values and attitudes of lower class families toward the school and the studying of their children in the context of the beginning of Plural School Program, public from Belo Horizonte City since 1995. The collected data in Belo Horizonte families show several common traces in their testemonies which give emphasis to the hyphotesis related to the existence of some common values in lower class families, that organize their attitudes toward the school and the studying of their children.<hr/>Este artículo analisa las lógicas, bien como los elementos que les sirven de fundamento, que estrutucturam los valores y conductas de las familias de las camadas populares delante de la escuela y de la escolarización de los hijos em El contexto de La implantación Del Programa Escuela Plural, política pública implanta em el município de Belo Horizonte desde 1995. Los dados colectados junto a lãs famílias de Belo Horizonte revelan muchos comunes em SUS declaraciones que reforzan lãs hipótesis concernientes a La existência de um respertorio de valores comunes a lãs famílias populares, que organiza SUS co ductas delante de laescuela y de La escolaridad de hos hijos. <![CDATA[Teorias sobre a origem do conhecimento biológico na infância: avanços, limites e implicações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982004000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Revisamos estudos que apresentam contribuições para o entendimento de como ocorre a estruturação de conhecimentos biológicos na infância. As investigações revisadas são agrupadas em duas abordagens: a primeira atribui a aquisição e a ampliação de conhecimentos biológicos à identificação de similares e à memorização de informações; a segunda propõe que o conhecimento biológico é uma rede de conhecimentos constituídos por meio de vários processos cognitivos guiados por expectativas, crenças, emoções, valores e consideração ao contexto em que o conhecimento á aplicado. São discutidas as implicações de ambas as abordagens para a prática pedagógica e apontadas necessidades de novas investigações.<hr/>This paper presents a review of studies that have contributed for the understanding of how take place the structuring of biological knowledge in childhood. The studies reviewed are grouped into two approaches. The first attributes the acquisition and increase of biological knowledge to the identification of similarities and the second approach argues that the biological knowledge is a net of knowledge construed through several cognitivie processes guided by expectations, belief and values concerning the context in which the knowledge is applied. It is also discussed the implications of both approaches to the pedagogical practice and called attention to the importance of new researches in this field.<hr/>Hemos revisado estudios que presentan contribuciones para la comprensión de cómo ocurre la estructuración de conocimientos biolágicos em la infância. Las investigaciones revisadas son divididas em dos enfoques. El primeiro atribuye La adquisición y la ampliación de concocimientos biológicos a La identificación de similitudes y a la memorización de informaciones. El segundo propone que el conocimiento biológico es uma red de conocimientos constituídos a través de variados procesos cognitivos, guiados por expectativas, creencias, emociones, valores y consideración del contexto em el que aplica el conocimiento. Se discutem las implicaciones de ambos enfoques para La prática educativa y se indican nuevas investigaciones que se hacen necesarias. <![CDATA[A escolarização da música: concepções e contradições]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982004000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem como objetivo apresentar um panorama, dentro de uma perspectiva histórica, social e política, do processo de escolarização da Música no Brasil, desde o final do século XIX até os dias atuais, trazendo à luz concepções, valores e crenças que conduziram a prática pedagógica dos professores das escolas públicas ao longo dos anos. Pretende-se, também, analisar as concepções e contradições presentes na legislação educacional brasileira, e suas influências na formação e no perfil do professor de Música.<hr/>The purpose of this paper is to present a panorama, in a historical, social and political perspective, of the music scholarization process in Brazil, since the end of the XIX century up to nowadays, bringing to light conceptions, values and creeds that have leading the pedagogical practice of public school educators through the time. It will be also analyzed the conceptions and contradictions presented in the Brazil Educational Legislation, and its influence in the Music Educator formation and profile.<hr/>Este articulo tiene como objetivo presenter un panorama, dentro de una perspectiva histórica, social y política, Del proceso de escolarización de La Música em Brasil, desde el final Del siglo XIX hasta los actuales, trayendo a La luz conceptos, valores y creencias que conducirán a La practica pedagógica de los profesores de las escuelas públicas a los años. Pretende, también, analizar los conceptos y contradicciones presentes em La legislación educaativa brasileña, y SUS influencias em La formación y em el perfil Del profesor de Música. <![CDATA[Aprender o método industrioso de ler com análise: o projeto de criação da Sociedade Phylopolytechnica de São João Del-Rei (Minas Gerais, 1824-1828)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982004000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo, analiso a tentativa de criação da Sociedade Phylopolytechnica de São João Del-Rei, uma instituição que se pretendia inaugurar em anexo à Biblioteca Pública da Vila. Os Estatutos da Sociedade mostram que variadas formas de acesso ao escrito foram “arquitetadas” pelas elites oitocentistas desejosas de instrução. Esses estabelecimentos, entendidos em seu contexto, são exemplares no que se refere à maneira como os homens do período procuravam, por meio da palavra escrita, atingir graus mais elevados de civilização e progresso.<hr/>In this article, analyze the attempt to create the Sociedade Phylopolytechnica of São João Del-Rei, an institution that was to be connected with the town´s Public Library. The Statutes of the Society show that various forms of access to the written word had been “orchestrated” by the eighteenth century elite for their own education. The establishments, understood in their context, are examples that reveal the ways in which the men of the period sought, through the literature, to attain a higher level of civilization and progress.<hr/>En este artículo analizo la tentative de creación de la Sociedad Phylopolytechnica de São João Del-Rei, uma institución que se pretendia inaugurar em anejo a la Biblioteca Pública de La Villa. Los Estatutos de la Sociedad muestram que variadas formas de acceso a lo escrito fueron “arquitectadas” por las elites achocientistas deseosas de instrucción. Esos establecimientos, entendidos em su contexto, son ejemplares em lo que se refiere a La manera como los hombres de La época buscaban, através de La palabras escritas, atingir grados más elevados de civilización y progreso. <![CDATA[O avesso do modelo, bons professores e a psicanálise]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982004000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo, analiso a tentativa de criação da Sociedade Phylopolytechnica de São João Del-Rei, uma instituição que se pretendia inaugurar em anexo à Biblioteca Pública da Vila. Os Estatutos da Sociedade mostram que variadas formas de acesso ao escrito foram “arquitetadas” pelas elites oitocentistas desejosas de instrução. Esses estabelecimentos, entendidos em seu contexto, são exemplares no que se refere à maneira como os homens do período procuravam, por meio da palavra escrita, atingir graus mais elevados de civilização e progresso.<hr/>In this article, analyze the attempt to create the Sociedade Phylopolytechnica of São João Del-Rei, an institution that was to be connected with the town´s Public Library. The Statutes of the Society show that various forms of access to the written word had been “orchestrated” by the eighteenth century elite for their own education. The establishments, understood in their context, are examples that reveal the ways in which the men of the period sought, through the literature, to attain a higher level of civilization and progress.<hr/>En este artículo analizo la tentative de creación de la Sociedad Phylopolytechnica de São João Del-Rei, uma institución que se pretendia inaugurar em anejo a la Biblioteca Pública de La Villa. Los Estatutos de la Sociedad muestram que variadas formas de acceso a lo escrito fueron “arquitectadas” por las elites achocientistas deseosas de instrucción. Esos establecimientos, entendidos em su contexto, son ejemplares em lo que se refiere a La manera como los hombres de La época buscaban, através de La palabras escritas, atingir grados más elevados de civilización y progreso. <![CDATA[Lettre à tous ceux qui aiment l’écolel]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982004000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo, analiso a tentativa de criação da Sociedade Phylopolytechnica de São João Del-Rei, uma instituição que se pretendia inaugurar em anexo à Biblioteca Pública da Vila. Os Estatutos da Sociedade mostram que variadas formas de acesso ao escrito foram “arquitetadas” pelas elites oitocentistas desejosas de instrução. Esses estabelecimentos, entendidos em seu contexto, são exemplares no que se refere à maneira como os homens do período procuravam, por meio da palavra escrita, atingir graus mais elevados de civilização e progresso.<hr/>In this article, analyze the attempt to create the Sociedade Phylopolytechnica of São João Del-Rei, an institution that was to be connected with the town´s Public Library. The Statutes of the Society show that various forms of access to the written word had been “orchestrated” by the eighteenth century elite for their own education. The establishments, understood in their context, are examples that reveal the ways in which the men of the period sought, through the literature, to attain a higher level of civilization and progress.<hr/>En este artículo analizo la tentative de creación de la Sociedad Phylopolytechnica de São João Del-Rei, uma institución que se pretendia inaugurar em anejo a la Biblioteca Pública de La Villa. Los Estatutos de la Sociedad muestram que variadas formas de acceso a lo escrito fueron “arquitectadas” por las elites achocientistas deseosas de instrucción. Esos establecimientos, entendidos em su contexto, son ejemplares em lo que se refiere a La manera como los hombres de La época buscaban, através de La palabras escritas, atingir grados más elevados de civilización y progreso. <![CDATA[Looking for Spinoza. Joy, Sorrow, and the Feeling Brain]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982004000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo, analiso a tentativa de criação da Sociedade Phylopolytechnica de São João Del-Rei, uma instituição que se pretendia inaugurar em anexo à Biblioteca Pública da Vila. Os Estatutos da Sociedade mostram que variadas formas de acesso ao escrito foram “arquitetadas” pelas elites oitocentistas desejosas de instrução. Esses estabelecimentos, entendidos em seu contexto, são exemplares no que se refere à maneira como os homens do período procuravam, por meio da palavra escrita, atingir graus mais elevados de civilização e progresso.<hr/>In this article, analyze the attempt to create the Sociedade Phylopolytechnica of São João Del-Rei, an institution that was to be connected with the town´s Public Library. The Statutes of the Society show that various forms of access to the written word had been “orchestrated” by the eighteenth century elite for their own education. The establishments, understood in their context, are examples that reveal the ways in which the men of the period sought, through the literature, to attain a higher level of civilization and progress.<hr/>En este artículo analizo la tentative de creación de la Sociedad Phylopolytechnica de São João Del-Rei, uma institución que se pretendia inaugurar em anejo a la Biblioteca Pública de La Villa. Los Estatutos de la Sociedad muestram que variadas formas de acceso a lo escrito fueron “arquitectadas” por las elites achocientistas deseosas de instrucción. Esos establecimientos, entendidos em su contexto, son ejemplares em lo que se refiere a La manera como los hombres de La época buscaban, através de La palabras escritas, atingir grados más elevados de civilización y progreso.