Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-469820050001&lang=pt vol. num. 41 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982005000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Em educação histórica, a memória não vale a razão!]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982005000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Há alguns anos a memória, em suas diversas formas, parece encontrar-se em todo lugar, tanto no espaço público quanto no campo específico da história. Agora, percebe-se que a memória está rondando o ensino da história. Qual proveito poder-se-ia esperar da memória? Após lembrar a concepção que se tem habitualmente da educação histórica e dos seus objetivos, o artigo examina, primeiramente, o lugar e o papel da memória no campo histórico e, em seguida, o que poderia ser a sua contribuição para o ensino da história. E conclusão, veremos que as vantagens da contribuição da memória não são tão evidentes e que, considerando, o que se espera atualmente do ensino história, precisaríamos provavelmente desconfiar de seus possíveis efetivos adversos.<hr/>Over the past years, memory has developed as an important theme, as much in public space in general as in the historical filed in particular. Now, it can be perceived circulating around historical education. What benefits can we expect from this? After having recalled the modern conception of historical educational and its goals, the paper consifers, first, the place and role that memory occupies in the filed of history, and, second, its possible place and role in the field of history education. Before concluding that the advantages to be drawn from this tendency are not evident, that it may be wise to anticipate some effects opposite to what is expected from a modern historical education. <![CDATA[A exteriorização da escola e a formação do cidadão no Brasil (1930- 1960)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982005000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O processo de exteriorização da escola no Brasil, no período entre 1930 e 1960, foi uma estratégia educativa para a formação moral e política do ideal de cidadão que se pretendia para a promoção do desenvolvimento e da modernização do País naquele momento, tendo a festa cívica como um de seus principais instrumentos. Buscando legitimidade nos modelos pedagógicos então considerados de vanguarda e representativos da modernidade no campo da educação ocidental e extrapolando o espaço propriamente escolar para a efetivação de uma educação cívica e patriótica, o Estado brasileiro consolidou o papel da escola como agente dessa formação, não apenas em seu próprio espaço físico, mas, sobretudo por meio da fixação de um espaço público reservado para a escola e para seus principais sujeitos, isto é, professores e estudantes.<hr/>The process of exteriorization of the school in Brazil, occurred between 1930 and 1960, is considered an educational strategy for the moral and political formation of the ideal of citizen required for the development and modernization of the country at that moment. The powerful state intervention in the educational system was sustained by the most modern and representative pedagogical trends in the western education, which were adopted to legitimate and to consolidate a civic and patriotic education. By doing so, the Brazilian: state empowered the school to be an agent and place for the formation of the students and teacher moral and political principles. <![CDATA[Formação do professor e diferenças raciais e culturais: a visão das revistas da área de educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982005000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo analisa artigos publicados em 21 revistas da área de educação, entre 1990 e 2003, que tratam da formação do professor em articulação com a questão das diferenças raciais e culturais. São identificadas as perspectivas teóricas que têm subsidiado os estudos sobre o tema e os fatores e contextos que contribuíram para que se passasse a pensar a formação do professor nessa perspectiva. Destacam-se também as características, os avanços e os problemas com que têm deparado algumas experiências de formação de professores que incorporam essa preocupação. Finalmente, enumeram-se sugestões dos autores para direcionar a formação do professor de modo a torná-lo sensível às questões e aos embates que dizem respeito às diferenças raciais e culturais.<hr/>This study analyzes articles published in 21 magazines in 21 magazines in the education área, between 1990 and 2003, which deals with teacher training at the approach towards racial and cultural differences. The aim was to validate the current discussions concerning this subject, considering that potential teachers, while teaching will face, directly or indirectly, other codes, other ways to see the world or issues regarding race. In this way, this examination presents the theoretical perspectives which have subsidized the studies on the theme and the factors/ contexts that have contributed towards towards a shift in the way of thinking about teacher training. Emphasis is also put on the characteristics, advancements and problems which are present in some teacher training experiments that contemplate these topics. Finally, it brings together authors suggestion on guiding the teacher - making him/ her sensitive to questions and conflicts concerning racial and cultural differences. <![CDATA[Problematizando a formação dos futuros trabalhadores/professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982005000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Atualmente, afirma-se com freqüência que as redefinições no campo do trabalho impõem a necessidade de um novo trabalhador, dotado de características bastante peculiares. Ao mesmo tempo, os ‘antigos’ espaços organizacionais responsáveis pela formação dos trabalhadores são considerados insuficientes para atender às exigências contemporâneas. Este artigo sugere estarmos diante do desafio de aproveitar este momento para discutir os rumos assumidos pela sociedade. Assim, procura problematizar a formação docente, chamando a atenção para os processos de subjetivação engendrados nos espaços educacionais. Com esse objetivo, desenvolve análise a partir de três tópicos: uma discussão acerca das transformações no mundo da produção e seus reflexos no âmbito educacional; uma breve pesquisa sobre a produção acadêmica relativa à formação de professores, em periódico de educação superior e, por fim, o debate acerca das recentes orientações oficiais quanto aos espaços reservados para tal formação. Conclui afirmando que os espaços de formação docente, em vez de abraçarem a causa do mercado, precisam criar condições para que os futuros professores possam problematizar sua formação, assim como a daqueles que estarão sob sua responsabilidade.<hr/>Now, it is affirmed with great frequency that the redefinitions in the Field of the work impose a new worker´s need, endowed with quite peculiar characteristics. At the same time, the responsible organizational spaces for the formation of the ‘old’ workers are considered insufficient to assist to the contemporary demands. Such a movement has been raising debates in the several degree courses university student and, above all, in the one of teachers´ formation. This article suggests be before the challenge of knowing to take advantage this moment, enlarging the discussions and problematizing the directions taken by our society, through careful analyses, anchored in presupposed that maintain commitments not just with the present, but also with the future. Like this, it tries to problematize the teachers´ formation, getting the attention for the subjectivity production engendered by the education spaces. With this aim at, it develops the analyses starting from three topics: the first, a discussion concerning the transformation in the world of the production and their reflexes in the education extent; the second, an abbreviation researches historical about the academic production destined to the teachers´ formation, road main newspapers of higher education and, finally the debate concerning the recent official orientations as for the reserved spaces for such formation. It concludes affirming that the responsible spaces for the teachers´ formation, instead of they hug the cause of the market, they need to create conditions so that the teachers can problematize their formation as well as the one of those that hereafter will be under their responsibility. <![CDATA[O estudante pobre na Universidade Federal de Minas Gerais: uma abordagem histórica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982005000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O propósito deste artigo é discutir e analisar como um determinado conjunto de ações, inicialmente de jovens estudantes e, posteriormente, de instituições, permitiu a permanência de estudantes pobres na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desde os seus primórdios. Para a análise, foram utilizados documentos oficiais da UFMG e documentos inéditos produzidos pela caixa dos estudantes pobres Edelweiss Barcellos entre 1932 e 1935. O artigo mostra como o acolhimento do universitário pobre foi lento e gradativo, enfrentando sempre a resistência institucional, e, ainda, como o engajamento de personalidades como Mendes Pimentel e Baeta Vianna favoreceram a criação de uma assistência aos universitários pobres, hoje prestada pela Fundação Universitária Mendes Pimentel.<hr/>This article intends to discuss and to analyze how a set of actions initially taken by young students and, later on, by institutional actions have, made possible the permanency of underprivileged students in the Federal University of Minas Gerais (UFMG), since its establishment. UFMG official documents were used to carry out the analysis, and a set of original documents, produced by the Underprivileged Students Fund, Edelweiss Barcellos, between 1932 and 1935. Among other conclusions, the article shows that the entrance of such students was slow and gradual, always facing institutional resistance. It also shows, as a result of the involvement of actors such as Mendes Pimentel and Baêta Viana, the establishment of a foundation to assist underprivileged university students, know today as Fundação Universitária Mendes Pimentel (Mendes Pimentel University Foundation). <![CDATA[A Hora de Leitura Pedagógica como estratégia de divulgação da renovação pedagógica no Rio Grande do Sul]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982005000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analiso neste trabalho a Hora de Leitura Pedagógica, instituída no Rio Grande do Sul pela Secretaria de Educação em 1937. Argumento que essa prática de leitura, extensiva a todas as diretoras e professoras primária das zonas urbanas e rural do estado, tinha como objetivo principal a divulgação das idéias da escola renovada. A análise tem como referência principal o livro de Atas da hora de leitura pedagógica (327 atas entre os anos de 1939 e 1968) de uma escola pública primária do interior do estado gaúcho, além de comunicados e circulares expedidos pelo Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais (CPOE) e entrevistas com antigas professoras primárias.<hr/>In this study it is analyzed the hora da leitura pedagógica, implemented in Rio Grande do Sul by the Secretariat of Education in 1937. It is claimed that this reading practice, extended to all head teachers and primary teachers of the urban and rural zone, is aimed at promoting the ideas of the renovated school. The analysis is mainly based on the book ‘livro de atas da hora da leitura pedagógica’ (327 minutes between the years 1939 and 1968) from a primary school in the state of Rio Grande do Sul, in addition to notes and handouts made available by CPOE and interviews with former primary teachers. <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982005000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analiso neste trabalho a Hora de Leitura Pedagógica, instituída no Rio Grande do Sul pela Secretaria de Educação em 1937. Argumento que essa prática de leitura, extensiva a todas as diretoras e professoras primária das zonas urbanas e rural do estado, tinha como objetivo principal a divulgação das idéias da escola renovada. A análise tem como referência principal o livro de Atas da hora de leitura pedagógica (327 atas entre os anos de 1939 e 1968) de uma escola pública primária do interior do estado gaúcho, além de comunicados e circulares expedidos pelo Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais (CPOE) e entrevistas com antigas professoras primárias.<hr/>In this study it is analyzed the hora da leitura pedagógica, implemented in Rio Grande do Sul by the Secretariat of Education in 1937. It is claimed that this reading practice, extended to all head teachers and primary teachers of the urban and rural zone, is aimed at promoting the ideas of the renovated school. The analysis is mainly based on the book ‘livro de atas da hora da leitura pedagógica’ (327 minutes between the years 1939 and 1968) from a primary school in the state of Rio Grande do Sul, in addition to notes and handouts made available by CPOE and interviews with former primary teachers. <![CDATA[Edicating the gaze: notes on the uses of images in teacher education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982005000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt La imagen es uno los modos de representación más extendidos hoy, muchos más probablemente que las palabras. Vivimos en una sociedad dominada por las imágenes, desde la televisión y la publicidad; aprender a leer esas imágenes y analizar la carga que contienen, ‘abriéndolas’ hacia contextos más amplios y poniéndolas en relación con otros relatos y discursos que interpretan esa realidad, es una tarea educativa de primer orden. En este artículo, nos proponemos contribuir al análisis de cómo se ‘educa la mirada’, a partir de las reflexiones que realizamos en un proyecto de producción de audiovisuales y formación docente desarrollado en FLACSO/ Argentina. La experiencia nos lleva a cuestionar la presunción de una identificación total entre ‘ver’ y ‘saber’, y a plantear la necesidad de trabajar y debatir la representación visual en su estatuto de verdad.<hr/>Images are one of the most important modes of representation today, probably more important than words. We live in a society overpopulated by images, from tv to advertising; learning how to read them and analyzing the burdens they carry with themselves, opening them up to broader contexts or putting them along other narratives and discourses that interpret reality, is an educational task of the first rank. In this article, I intend to contribute to a discussion about how to ‘educate the gaze,’ reflecting on an experience that has been developed in FLACSO/ Argentina that has included producing educational documentaries and teacher education. This experience has led us to question the assumption of a total identification between ‘seeing’ and ‘knowing’, and to underscore the importance of working with visual representation and debating its claims of truth. <![CDATA[O cinema e a História: reflexões e relato de uma experiência de ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982005000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Até a segunda metade do século xx, o historiador estava impedido de se fiar - para usar um termo de Marc Ferro - no cinema, nas suas interpretações e manipulações da realidade. Entretanto, com a renovação historiográfica ocorrida principalmente no cenário do movimento dos Annales, ampliaram-se enormemente as fronteiras do conceito de fonte histórica, e uma outra visão de documento emergiu. Nesse contexto, tornou-se possível a incorporação do cinema ao universo do historiador. Mas de que forma a história pode se apropriar do cinema como fonte? Como fazer do cinema um recurso didático relevante no ensino da história? Neste artigo, desenvolvemos, num primeiro momento, algumas reflexões sobre a relação entre história e cinema, procurando compreender os modos como o filme pode ser concebido pelo historiador. Num segundo momento, relatamos a experiência de realização de um curso de extensão em que produções cinematográficas nacionais foram utilizadas como recurso didático no ensino da história. Enfocamos, então, o trabalho que efetuamos com o filme Carlota Joaquina, Princesa do Brasil (1995), de Carla Camurati.<hr/>Until the second half of the 20th century, historians were prevented from availing themselves of cinema and its interpretations and manipulations of reality. However, following historiographic renewal that occurred particularly in the context of the Annales movement, the conceptual frontiers of historical sources have been enormously expanded and another view of ‘document’ has emerged. With such background, it became possible to see cinema as belonging to the universe of historians. But how can history take advantage of cinema as a source? How can cinema be used as a didactic resource in history teaching? In this article we present, firstly, some reflections on the relationship between history and cinema, in an effort to understand the experience of extension course where national cinematographic productions were utilized as didactic resources in history teaching. The article focuses in the work done with the film ‘Carlota Joaquina, Princess of Brazil’ (1995), directed by Carla Camurati. <![CDATA[Educação e cinema: contestando a hegemonia hollywoodiana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982005000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste trabalho procuraremos mostrar que não é possível sugerir alternativas cinematográficas e educacionais ao cinema de matriz hollywoodiana sem antes procurar fazer sua radiografia, na tentativa de desnudar seus conceitos e seus métodos. Em seguida analisaremos o modo como, na interação dos sujeitos com o cinema, eles se tornam mediadores deste, assim como o cinema se trona mediador deste, assim como o cinema se trona mediador entre os sujeitos. Procuraremos mostrar o modo como repercute o cinema de vertente hollywoodiana nas crianças e adolescentes e de que margem de liberdade eles dispõem para fazer escolhas. Buscamos demonstrar que, se não forem oferecidas, entre muitas outras, as experiências dos valores que desejamos transmitir, a educação conforme esses valores convertem-se numa tarefa impossível. Trata-se de oferecer a possibilidade de os nossos alunos verem outro tipo de cinema, de forma a fazerem as melhores escolhas. Finalizaremos nosso trabalho defendendo um cinema de reflexão, de pensamento e de resistência às formas banais.<hr/>In this work we Will look for show that it is not possible to suggest alternative cinematographic and educational to the Hollywood cinema, without before looking for to make its x-ray, in the attempt of reveal its conceptions and its methods. After that, we will analyze the way as, in the interaction of the citizens with the cinema, them if they become mediators of this, as well as the cinema becomes mediating between the citizens. We will look for show the way as if it reverberates the cinema of Hollywood source in the children and adolescents and which the freedom adge that they have to make choices. If they will not be offered, between many others, the experiences of the values that we desire to transmit, the education in these values is become into an impossible task. One is about if offering the possibility of our pupils to see another type of cinema, for form to make the best choices. We will finish our work defending a cinema of reflection, thought and resistance to the banal forms. <![CDATA[A language for conversation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982005000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste trabalho procuraremos mostrar que não é possível sugerir alternativas cinematográficas e educacionais ao cinema de matriz hollywoodiana sem antes procurar fazer sua radiografia, na tentativa de desnudar seus conceitos e seus métodos. Em seguida analisaremos o modo como, na interação dos sujeitos com o cinema, eles se tornam mediadores deste, assim como o cinema se trona mediador deste, assim como o cinema se trona mediador entre os sujeitos. Procuraremos mostrar o modo como repercute o cinema de vertente hollywoodiana nas crianças e adolescentes e de que margem de liberdade eles dispõem para fazer escolhas. Buscamos demonstrar que, se não forem oferecidas, entre muitas outras, as experiências dos valores que desejamos transmitir, a educação conforme esses valores convertem-se numa tarefa impossível. Trata-se de oferecer a possibilidade de os nossos alunos verem outro tipo de cinema, de forma a fazerem as melhores escolhas. Finalizaremos nosso trabalho defendendo um cinema de reflexão, de pensamento e de resistência às formas banais.<hr/>In this work we Will look for show that it is not possible to suggest alternative cinematographic and educational to the Hollywood cinema, without before looking for to make its x-ray, in the attempt of reveal its conceptions and its methods. After that, we will analyze the way as, in the interaction of the citizens with the cinema, them if they become mediators of this, as well as the cinema becomes mediating between the citizens. We will look for show the way as if it reverberates the cinema of Hollywood source in the children and adolescents and which the freedom adge that they have to make choices. If they will not be offered, between many others, the experiences of the values that we desire to transmit, the education in these values is become into an impossible task. One is about if offering the possibility of our pupils to see another type of cinema, for form to make the best choices. We will finish our work defending a cinema of reflection, thought and resistance to the banal forms.