Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-469820050002&lang=pt vol. num. 42 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982005000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A etnografia como uma lógica de investigação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982005000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Como resposta às discussões controversas acerca do que é realmente considerado como etnografia em pesquisa educacional, as autoras apresentam a etnografia como uma lógica de investigação, ou seja, um conjunto de princípios que localizam a etnografia dentro de teorias sobre cultura aplicadas em pesquisas no campo da Educação. No decorrer do capítulo, as autoras advogam que já existe um conjunto considerável de pesquisas na interface entre etnografia e Educação, as quais permitem reconhecer a etnografia enquanto abordagem de pesquisa para os problemas e as investigações pertinentes à Educação. Tendo como ponto de partida a noção de Toulmin (1972) sobre o conhecimento científico, as autoras afirmam que o reconhecimento da existência de um grupo de pesquisadores sobre a etnografia-em-educação certamente contribui para o estabelecimento de uma ecologia intelectual, ou “um conjunto coletivo de conceitos, práticas e ações adotados em comum por membros de uma comunidade denominada ‘cientistas’”, a qual confere à etnografia em educação bases sólidas para considerá-la uma lógica de investigação. Como suporte aos seus argumentos, as autoras apresentam três princípios-chave considerados fundamentais às questões relativas à etnografia aplicada à Educação. São eles: a etnografia como o estudo de práticas culturais, a etnografia como início de uma perspectiva contrastiva e a etnografia como início de uma perspectiva holística. Ao final, as autoras propõem um esquema para auxiliar o(a)s pesquisadore(a)s na condução de suas pesquisas etnográficas sob a perspectiva da etnografia-em-educação como uma lógica de investigação. Por fim, a título de melhor clareza da distinção de uso dos termos ético e êmico no decorrer da pesquisa etnográfica, esta versão traduzida apresenta nota acerca da relação binária entre uma perspectiva ética ou êmica adotada pelo(a) pesquisador(a) durante seu trabalho de campo.<hr/>As a response to the contentious discussion around the issue of what counts as ethnography when one is engaged in educational research, the authors present ethnography as a logic of inquiry, that is to say, a set of principles which locate ethnography on the basis of grounded theories of culture within Education. Throughout the chapter, they advocate that there now exists a wide range of research on the interface between ethnography and Education which allows for the constitution of ethnography as a recognized approach to educational problems and inquiries. Stemming from Toulmin's (1972) position on scientific knowledge, the authors claim that existence of a widely acknowledged group of researchers on ethnography-in-education surely contributes to the establishment of an intellectual ecology, or "a collective set of commonly held concepts, practices and actions of members of a group called 'scientists'", that grounds ethnography-in-education as a logic of inquiry. In order to give support to their arguments, the authors present three key principles considered central ethnographic issues applied to Education, namely, ethnography as the study of cultural practices, ethnography as entailing a contrastive perspective and ethnography as entailing a holistic perspective, in the authors propose a framework to help researchers conduct their ethnographic research on the basis of ethnography-in-education as a logical of inquiry. Finally, by means of clarifying the use terms etic and ethic while one is conducting her/his research, this translation version brings a brief explanation of the binary between an etic or emic perspective adopts by the researcher during her/his fieldwork. <![CDATA[A formação do leitor e os textos de Clarice Lispector]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982005000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No discurso psicopedagógico atual, a aprendizagem da leitura está condicionada ao desenvolvimento de estruturas cognitivas que possibilitam ao sujeito-leitor a interação com materiais apropriados a sua faixa etária, partindo dos elementos mais simples aos mais complexos. Proposição que seria unânime, não fossem as transformações que a pós modernidade imprimiu na nossa relação com os livros, desconstruindo os nossos conceitos de autor, de texto e de leitor. Na literatura brasileira, temos exemplo em Clarice Lispector, cujo estilo tem afastado alguns educadores que acreditam que a leitura da obra dessa autora seja inadequada ao estágio de formação de seus educandos. Mas como explicar a proximidade da obra Clariceana com seus leitores? Qual a formação desse leitor? Qual a importância da instituição escolar como agente formador desse leitor? Os textos de Clarice Lispector se aventuram pelo mundo do inusitado, expõem o leitor ao desconhecido, possibilitando-lhe a vivência de múltiplas formas.<hr/>In the present psycho pedagogical discourse the learning of reading is conditioned to the development of cognitive structures. This makes possible to the reader interact with the material that is appropriated to his age, going from simpler to more complex elements in the process of learning. This purpose would be consensual if we have not considered the changes that posmodernity promoted in our relationship with the books, deconstructing our concepts of author, text and reader. In Brazilian Literature we have an example in Clarice Lispector’s work that has an style that keeps away some teachers who think her literature is not appropriated to the age of their students. But how can we explain the approach between Claricean work ad its readers? How has the reader been educated? What is the importance of schooling in this process? The texts of Clarice Lispector touch the unusual world taking the reader to the unknown to make possible multiple forms of existence. <![CDATA[Questões étnico-raciais, a formação e a prática docente: um balanço de teses e dissertações (1992/2001)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982005000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analisam-se neste artigo dados obtidos em um levantamento de teses e dissertações do banco da Capes, feito entre 1992 e 2003. O estudo apresentou, como um de seus principais objetivos, a possibilidade de contribuir para o debate instaurado em torno do tema “formação docente”, com base em recorte nas questões étnico-raciais. Tomou-se como referência inicial para realização do levantamento o Estado da Arte realizado pelo INEP/MEC, em 2002. Buscou-se analisar, de modo geral, de que forma o campo de conhecimento que gira em torno das práticas de discriminação racial na sociedade brasileira se aproxima da literatura da área de formação de professores.<hr/>In this paper data surveyed in thesis and dissertations published between 1992 and 2003 in Capes database are analyzed aiming at contributing to the teacher education debate in the ethnic/racial perspective. The state of the art survey carried out by INEP/MEC (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/Ministry of Education) in 1999 was taken as a reference. It was sought to analyze, in general terms, the proximity between the knowledge on racial discrimination practices in the Brazilian society and the teacher education literature in the area. <![CDATA[Construção de uma relação acadêmica com o saber na formação de professores no ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982005000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute a formação de professores no ensino superior, especificamente no que se refere à construção da relação acadêmica com o saber. Adota como referencial teórico a noção de relação com o saber como proposta por Bernard Charlot. Utiliza ainda as reflexões de Jean Pierre Terrail sobre a especificidade da ação educativa escolar para discutir as implicações e os desafios dessa construção.<hr/>This article discusses teacher education at university, specifically the construction of an academic relation with knowledge. It uses the notion of relationship with knowledge as proposed by Bernard Charlot. It also uses the reflections of Jean Pierre Terrail’s on the exclusiveness of schooling to discuss the implications and challenges of this construction. <![CDATA[A contribuição e os reflexos do sistema de avaliação da educação básica na sala de aula: o caso Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública - SIMAVE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982005000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo retrata uma pesquisa realizada com uma amostra de professores do Estado de Minas Gerais sobre o conhecimento dos mesmos a respeito do SIMAVE e se eles utilizam os resultados do Programa no seu fazer pedagógico. Inicialmente, realiza-se um breve histórico sobre a introdução dos sistemas nacionais de avaliação na América Latina e no Brasil para, em seguida, enfocar o caso específico da avaliação da educação básica em Minas Gerais. A pesquisa constatou uma notável discrepância de conhecimento, discussão e apropriação dos resultados do SIMAVE entre os professores da capital e do interior. Constatou também a falta de uma divulgação adequada dos resultados do SIMAVE, de forma a possibilitar que este programa de avaliação cumpra sua função de identificar problemas e levar à discussão de soluções no âmbito da educação básica.<hr/>The present article is about a research developed with a group of teachers in the state of Minas Gerais about their knowledge on SIMAVE and weather they use the result obtained from the program in their work. Initially, a brief study about the introduction of the national evaluation systems in Latin America and Brazil is made, so then one can focus on the specific case of the elementary education evaluation in Minas Gerais. The research discovered a noticeable discrepancy between the knowledge, discussion and the use of the results from SIMAVE among teachers from the capital and from the country. The study also made clear the lack of proper advertisement of the results from SIMAVE, which could prevent the program of evaluation from fulfilling its purpose of identifying and discussing problems within the elementary education. <![CDATA[Algumas reflexões sobre a noção de público no contexto da política educacional brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982005000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Desde o final do século XIX, a escola pública tem sido objeto de intenso debate. Mas o que é essa escola pública? Se ela se apresenta de formas diversas desde o seu surgimento, é possível defini-la de modo universalista Basta que uma escola seja mantida por órgãos estatais para ser nomeada pública? Este ensaio apresenta uma breve discussão, com base na realidade educacional brasileira mais recente, sobre como tempos e lugares diferentes produziram conceitos distintos de “público”, em função da relação que a sociedade civil estabelece com o Estado. A tese defendida é que se pode abstrair, a partir da forma pela qual os homens se organizam em sociedade em um dado momento e dos mecanismos que criam para institucionalizar essa forma social, o conceito de “público” nela expressa, sendo que diferentes concepções e práticas políticas podem coexistir numa mesma realidade.<hr/>Since the late 19th Century, the public school has been object of intense debate. However, what is that public school? Since is has taken several forms from its very inception, is it possible to define it in a universalizing way? It is enough to be supported by state offices for it to be considered as public one? Based on the most recent Brazilian educational reality, this essay presents a brief discussion on how different times and places produced distinct concepts of public because of the relation that the civil society establishes with the State. The thesis forwarded is that one can abstract the concept of public from the form that human beings organize themselves as a society at a given moment and the mechanisms that they create to institutionalize this social form. Different conceptions and political practices can coexist in a same reality. <![CDATA[A Vila Olímpica da Maré/RJ e a relação Estado, sociedade civil e políticas públicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982005000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo busca debater acerca da natureza de atuação do Estado capitalista em nossos dias. Com isso, pretendemos abordar a relação entre Estado e sociedade civil na implementação de políticas públicas. Para isso, nos valeremos da experiência da Vila Olímpica da Maré/RJ, enquanto uma política pública de esporte da Prefeitura do Rio de Janeiro, implementada pela ONG UEVOM. A partir das contribuições de Antonio Gramsci, situaremos essa nova face de atuação do Estado capitalista como um dos elementos centrais no projeto de sociedade neoliberal de terceira via.<hr/>This paper intents to discuss some changes in the nature of the action of the capitalist State departing from the experience of Vila Olímpica da Maré, RJ as a sports public policy of the Rio de Janeiro City administration and its relation with the NGO União Esportiva Vila Olímpica da Maré. Antonio Gramsci is our principal reference to understand this new aspect of the capitalist State action as one of the central elements in the project of a third-way neoliberal society. <![CDATA[O observável e o imensurável na universidade do desempenho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982005000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A cultura da performatividade na sociedade pós-industrial está relacionada a um conjunto de medidas e mudanças implementadas, visando superar as crises que afetavam o sistema capitalista. Como resultado, o conhecimento tornou-se uma mercadoria e as políticas de cunho neoliberais reconfiguram a sociedade, a partir da idéia de livre mercado. Em nome da transparência, o estado tem criado tecnologias de auditoria voltadas para o desempenho do setor público. Nesse contexto, este artigo examina a cultura do desempenho que vem sendo desenvolvida no interior da universidade e suas implicações para o ensino e a pesquisa. Ambas tornaram-se colonizadas por uma forma de regulação, fundamentada na eficiência, como um mecanismo de legitimação para a produção do conhecimento e de sua transmissão. Somente as atividades que podem ser mensuradas tornam-se importantes porque evidenciam a produtividade da universidade e definem seu status e posição de prestígio. Responsabilização (accountability), competição e individualismo são expressões do novo discurso que age tanto do exterior para o interior das pessoas, como em sentido inverso, modelando um novo tipo de profissionalismo e moldando novas subjetividades, marcados pela intensificação do trabalho.<hr/>The performative culture within the post-industrial society is connected to a set of measures and changes implemented to overcome the crisis of capitalist system. As a result, knowledge became a commodity and a neo-liberal policy is re-engineering society as a free market. In name of transparency, the state has being developing technologies for auditing the performance of the public sector. In this context, this article examines this permormative culture that has being developed inside the university and it is implication for teaching and research. Both activities are being colonized by a mode of regulation based on efficiency as form of legitimation for the production of knowledge and its transmission. Only activities that could be measured are important because they show how productive the university is, and thus can define its status and prestigious position. Accountability, competition and individualism are expression of the new discourse which acts from the outside and from the inside, by shaping a new professionalism and new identities within a process that stresses the intensification of labour. <![CDATA[A inibição intelectual na Psicanálise]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982005000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A cultura da performatividade na sociedade pós-industrial está relacionada a um conjunto de medidas e mudanças implementadas, visando superar as crises que afetavam o sistema capitalista. Como resultado, o conhecimento tornou-se uma mercadoria e as políticas de cunho neoliberais reconfiguram a sociedade, a partir da idéia de livre mercado. Em nome da transparência, o estado tem criado tecnologias de auditoria voltadas para o desempenho do setor público. Nesse contexto, este artigo examina a cultura do desempenho que vem sendo desenvolvida no interior da universidade e suas implicações para o ensino e a pesquisa. Ambas tornaram-se colonizadas por uma forma de regulação, fundamentada na eficiência, como um mecanismo de legitimação para a produção do conhecimento e de sua transmissão. Somente as atividades que podem ser mensuradas tornam-se importantes porque evidenciam a produtividade da universidade e definem seu status e posição de prestígio. Responsabilização (accountability), competição e individualismo são expressões do novo discurso que age tanto do exterior para o interior das pessoas, como em sentido inverso, modelando um novo tipo de profissionalismo e moldando novas subjetividades, marcados pela intensificação do trabalho.<hr/>The performative culture within the post-industrial society is connected to a set of measures and changes implemented to overcome the crisis of capitalist system. As a result, knowledge became a commodity and a neo-liberal policy is re-engineering society as a free market. In name of transparency, the state has being developing technologies for auditing the performance of the public sector. In this context, this article examines this permormative culture that has being developed inside the university and it is implication for teaching and research. Both activities are being colonized by a mode of regulation based on efficiency as form of legitimation for the production of knowledge and its transmission. Only activities that could be measured are important because they show how productive the university is, and thus can define its status and prestigious position. Accountability, competition and individualism are expression of the new discourse which acts from the outside and from the inside, by shaping a new professionalism and new identities within a process that stresses the intensification of labour.