Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-469820060001&lang=pt vol. num. 43 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982006000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A argumentação sobre questões sóciocientíficas: processos de construção e justificação do conhecimento na sala de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982006000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A construção do conhecimento científico é uma atividade epistêmica, em que são relevantes os critérios acerca dos quais o conhecimento é aceitável. Na perspectiva da cognição situada, a aprendizagem é contemplada não como aquisição individual do conhecimento, mas como um processo de participação social. Neste trabalho, apresentam-se resultados de pesquisas realizadas no marco do projeto RODA (Raciocínio, Discurso, Argumentação), na Universidade de Santiago de Compostela, em que se estuda o raciocínio argumentativo dos estudantes de escola secundária por meio de estudos em sala de aula. Presta-se especial atenção a essas operações de justificação de conhecimento no marco de tarefas relativas a questões sociocientíficas, como a gestão ambiental em um pântano ou a maré negra do Prestige. Discutem-se as condições no ambiente de aprendizagem que favorecem o raciocínio, o pensamento crítico e a tomada de decisões no marco da racionalidade crítica.<hr/>The construction of scientific knowledge is an epistemic activity, for which the criteria about which knowledge is acceptable are of relevance. In the situated cognition perspective, learning is viewed not as acquiring individual knowledge, but as a process of social participation. This paper presents results of research carried in the RODA (Reasoning, Discourse, Argumentation), in the University of Santiago de Compostela, exploring the argumentative reasoning of secondary school students through classroom studies. This paper focuses in these knowledge justification practices in the context of tasks related to socio-scientific issues, such as environmental management in a wetland or the oil spill of the Prestige. The conditions in a learning environment that promote reasoning, critical thinking and decision making are discussed in the frame of critical rationality. <![CDATA[Docência Artista: arte, gênero e ético-estética docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982006000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo do pressuposto de que a formação docente em arte é bastante precária, e que as relações de gênero estão implicadas na definição do discurso sobre arte e da docente em arte, pergunto pela possibilidade da constituição de uma docência artista, produzida através da escrita de si e relações de amizade, como formas possíveis de resistência, de subversão aos poderes subjetivantes (principalmente os que envolvem relações de poder e gênero), a partir da análise do trabalho de formação docente em arte, que vem sendo desenvolvido há cinco anos com um grupo de professoras na Universidade de Santa Cruz do Sul. Esta pesquisa é profundamente marcada pelas teorizações de Michel Foucault, por reverberações nietzschianas e pelas produções teóricas dos estudos feministas, ligadas à arte e educação. Os eixos de análise para o material empírico (textos diversos, cartas, memoriais, portfólios, diários de campo) emergem da produção teórica de Foucault: escritas de si, amizades, arte e docência e uma etopoética docente. O texto sintetiza a tese de doutorado concluída em 2005 e aponta para a dimensão ético-estética da docência.<hr/>Departing from the assumption that the Art Teacher formation is quite precarious and from the idea that the gender relationship are implicated in the definition of the discourse on Art and the Art Teacher, I ask for the possibility of the constitution of an artist docent. These elements can be produced across a self-writing and friendship relations as possible ways of resistance, of subversion face to the subjective powers (mainly those that involves power and gender relationships) from the analysis of a work of docent formation in arts that has been in development for five years with a group of teachers in the University of Santa Cruz do Sul. This research is deeply marked by the theorizations of Michel Foucault, by Nietzschean reverberations and by the theoretical productions of the feminist studies linked to art and education. The axes of the analysis for the empirical data (different texts, letters, self-writings, portfolios, field journals) emerge from the theoretical production by Michel Foucault: self-writings, friendships, art and teaching as well from a docent etho-poetic. The text summarizes a doctorate thesis finished in 2005 and shows the etho-aesthetic of the docent art. <![CDATA[A morada do educador: ética e cidadania]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982006000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta a morada do educador em seu desdobramento ético e político. Para tal, discute a definição do saber em abordagens relacionadas com a área de conhecimento, a relação intersubjetiva e a formação fundamental do educador. Apresenta princípios e aprendizados para a compreensão do ethos educacional numa dialética possível da interioridade ética e da exterioridade política.<hr/>The article presents the educator’s living place and it’s political and ethical development. To do so, it discusses the knowing definition in approaches related to the Knowledgement area, the intersubjective relation and the educator’s basic formation. It presents principles and learnings to the educational ethos understanding in a possible dialectics of the ethic interior and the political outsider. <![CDATA[Debite um analfabeto no seu cartão: a solidariedade com estratégia para alfabetizar a população e desresponsabilizar o Estado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982006000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Adotar analfabetos, multiplicar sujeitos solidários e empresariar o analfabetismo foram consideradas neste artigo como práticas “solidárias”, cujos efeitos esperados são a redução do analfabetismo e o aumento da responsabilidade da sociedade civil na solução dos problemas sociais do país. Tal argumento foi construído por meio do estudo de uma parcela dos discursos do Programa Alfabetização Solidária (PAS), criado em 1997, como uma política nacional para erradicação do analfabetismo no Brasil. A pesquisa contou com os estudos de governamento e governamentalidade inspirados em Michel Foucault e com a análise de um conjunto de publicações do PAS, editadas periodicamente (1997-2002) com ampla circulação nacional. A pesquisa possibilitou aguçar o olhar para amultiplicidade dos usos da solidariedade nas últimas décadas. Com isso, ao se enredar na racionalidade neoliberal, a solidariedade constitui-se em uma estratégia que, ao mesmo tempo, promove a alfabetização de jovens e adultos e pode potencializar a desresponsabilização do Estado em relação aos direitos sociais.<hr/>The adoption of illiterates, the multiplication of solidary subjects, and the management of illiteracy have been considered in this research as “solidary” practices whose expected effects are illiteracy reduction and increased civil responsibility for the solution of the country’s social problems. Such an argument was constructed by means of a study of some of the discourses of Programa Alfabetização Solidária (PAS), founded in 1997 as a national policy to eradicate illiteracy in Brazil. The research considered studies of governmentality carried out by Michel Foulcault as well as the analysis of PAS sources which were periodically published (1997- 2000) with a wide national circulation. This research has allowed for a sharp look at themultiplicity of uses of solidarity over the last decades. By intertwining itself with the neoliberal rationality, solidarity was constituted as a strategy to foster literacy of youths and adults at the same time it might potentiate the State´s exemption from this responsibility. <![CDATA[Possíveis impactos das políticas de avaliação na Educação de Jovens e Adultos: O ENCCEJA (2002) em questão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982006000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute a proposta de avaliação nacional criada para a área de EJA, denominada Exame Nacional de Certificação de Competências da Educação de Jovens e Adultos (Encceja). Inicialmente, situa as políticas públicas do EJA no interior da reforma de ensino implementada no Brasil, a partir da década de 1990. Analisa os principais documentos referentes ao Encceja, discutindo os possíveis significados de sua implementação na política educacional brasileira. Com base em autores que transitam no campo da educação e do trabalho, problematiza a centralidade dos processos de avaliação nacional e os significados da noção de competência subjacentes ao Encceja.<hr/>This article discusses the proposal of national young people and adult evaluation called Exame Nacional de Certificação de Competências da Educação de Jovens e Adultos - Encceja (National Examination of Certification of Competencies of young people and adult education). At first, it contextualizes the education of young people and adults within the teaching reform public policy implemented in Brazil from the 1990’s on. It analyzes the main documents relative to Encceja and discusses the possible meanings of its implementation within the Brazilian educational policy. Based on authors who deal with education and work, it surveys the centrality of the national evaluation processes and the meanings of competence as a notion underlying Encceja. <![CDATA[Um perfil sociológico do aluno atual do curso de Pedagogia da FaE/UFMG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982006000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi traçar um perfil sociológico de alunos do curso de Pedagogia da FaE/UFMG. Para tanto, procedeu-se a uma análise de conteúdo de um corpus de 122 autobiografias escolares redigidas por alunos desse curso - 7º/8º períodos dos turnos diurno e noturno, respectivamente, dos anos de 2002 e 2003. O levantamento e a análise dos dados - que foram também organizados em tabelas - se pautaram em três grandes eixos - ou blocos de conteúdo -, propostos a priori. O primeiro eixo trabalhou com dados demográficos; o segundo cuidou dos familiares, com foco na escolaridade e ocupação dos pais; enquanto o terceiro processou informações relativas às trajetórias escolares dos investigados, juntamente com os dados sobre a concomitância trabalho/estudos. Alguns traços, dentre outros, marcaram nitidamente “esse” retrato, em termos de sua predominância. Em primeiro lugar, a presença do sexo feminino; em segundo, no passado escolar, a freqüência à escola pública e à modalidade técnico/ profissionalizante no ensino médio; em terceiro lugar, o forte per tencimento aos meios populares; finalmente, a necessidade de conciliar trabalho e estudo desde o ensino médio. Ressalta-se que um desdobramento dessa investigação está na percepção de que parte significativa desses alunos não tinha, na origem, condições socioculturais e econômicas que fossem favorecedoras do seu acesso ao ensino superior, essa situação se constituindo num dos traços importantes deste perfil.<hr/>This work presents the results of a research that aims to track the sociological profile of students in the Pedagogy course of the FaE/UFMG. It proceeded to an analysis of the contents of a corpus of 122 scholastic autobiographies written by students of that course - 7th/8th grades of the daily and nightly shifts, from 2002 and 2003, respectively. The raising and the analysis of the data - that were also organized in tables, lined up in three axes - or blocks of content -, proposed previously. The first axis was concerned with the demographic data; the second dealt with families, focusing basically on parents schooling and occupation; while the third processed information relative to the scholastic trajectories which were researched, along with the data about the study profiles. Some of the traits, among others, clearly marked “that” feature, in terms of its predominance: first, the presence of the female sex; second, the schooling background, the frequency to a public school and the modality of technical course in high school; third, the strong belonging to popular trends; finally the necessity to reconcile the work and study since high school. It should be stressed out that one of the purposes of that investigation consists in the perception that significant part of those students did not have, in the origin, sociocultural and economic conditions which were favorable to permit them the access to higher education, that situation constitutes one of the important traits of this profile. <![CDATA[The continuing of the university teacher: the role of the methodological lesson]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982006000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt La clase metodológica, junto con la reunión metodológica, la clase demostrativa, la preparación de la disciplina y la evaluación de las actividades docentes, forma parte del sistema de acciones que integran lo que en educación suele llamarse trabajo metodológico. Este texto presenta un modelo teórico-instrumental para la preparación, impartición y evaluación de la clase metodológica, uno de los tipos fundamentales del trabajo docente metodológico en la universidad, que resulta indispensable para la formación continuada del docente de la educación superior. La novedad radica en que a partir de una concepción dialéctico-materialista del trabajo metodológico, se elabora un modelo integral para la preparación, impartición y evaluación de la clase metodológica, en un nivel de desarrollo que intenta superar las aportaciones anteriores y se aviene con las exigencias actuales de la universidad del siglo XXI. Esta forma de concebir e impartir este tipo de clase ha sido validada por los autores en la práctica educativa, lo que permite contar de antemano con la aplicabilidad del modelo aportado.<hr/>The methodological class together with the methodological session, the demonstrative class, the preparation of the subject and the evaluation of the teaching activities is part of the system of actions that integrate what in education that is called methodological work. This text presents an instrumental theoretical model for the preparation, education and evaluation of the methodological class, one of the fundamental types of the methodological teaching work in the university, that shows essential for the continued formation of the higher education professor . The novelty is in the fact that from a conception dialectical materialist of the methodological work it is elaborate an integral model for the preparation, education and evaluation of the methodological class, in a development level that tries to exceed the previous contributions and harmonizes with the current demand of the 21st century University. This way of conceive and give this types of class was validated by the authors in the educative work that allows to count beforehand on the applicability of the presented model. <![CDATA[O curso de Pedagogia e a formação inicial do professor para o trabalho com os saberes disciplinares de Matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982006000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa como o curso de Pedagogia prepara seus alunos (futuros professores) para o trabalho com os saberes disciplinares de Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental, discute o nível de preparo dos alunos que estão concluindo o curso de Pedagogia para o trabalho com esses conteúdos e apresenta como os alunos desse curso avaliam sua própria formação. São usadas como referência as opiniões dos alunos que estão concluindo o curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a revisão de literatura acerca dos saberes dos professores, da formação do professor e do ensino de Matemática, a análise do currículo do curso de Pedagogia e das disciplinas destinadas ao ensino de Matemática. Mediante esses dados, verifica-se que os alunos que estão concluindo o curso de Pedagogia apresentam um baixo domínio dos saberes disciplinares de Matemática e consideram que o curso de Pedagogia não os preparou para o trabalho com esses saberes.<hr/>This paper analyzes the way the course of Pedagogy prepares its students (future teachers) for the work with the discipline knowledge of Mathematics in the initial series of the fundamental teaching, discusses the level of prepare of the students that are concluding the course of Pedagogy for the work with those contents and it presents the way the students of that course they evaluate its own formation. They are used as reference the students’ opinions that are concluding the course of Pedagogy of the University of the State of Rio Grande do Norte (UERN), the literature revision concerning of the knowledge of the teachers, of the teacher’s formation and of the teaching of Mathematics, the analysis of the curriculum of the course of Pedagogy and of the disciplines destined to the teaching of Mathematics. It shows that the students that are concluding the course of Pedagogy present a low domain of the discipline knowledge of Mathematics and they consider that the course of Pedagogy didn’t prepare them for the work with those knowledge. <![CDATA[A criação da disciplina escolar Matemática no Brasil e seu primeiro livro didático]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982006000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo tem por objetivo apresentar o primeiro livro didático de atemática - editado em São Paulo, a partir da criação da disciplina no Rio de Janeiro, por iniciativa do então diretor do Colégio Pedro II, Euclides Roxo - e o contexto em que a obra travou disputa com o mercado carioca e os livros do próprio Colégio Pedro II, que estavam sendo elaborados para atender o ensino integrado dos ramos matemáticos. A análise da obra didática lança mão do arsenal teórico-metodológico dado pelo campo denominado “História das Disciplinas Escolares”, que tem em André Chervel seu principal representante. Utiliza-se, ainda, o APER - Arquivo Pessoal Euclides Roxo, como fonte de pesquisa para compreensão do momento em que se dá o lançamento do primeiro livro didático de Matemática no Brasil.<hr/>The aim of this study is to present the first Mathematics textbook published in São Paulo as a consequence of the creation of the discipline in Rio de Janeiro in the context of the dispute between publishers from these two cities involving Colégio Pedro II’s books themselves. The presentation of the textbook is based on the field of the History of School Subjects and its major representative, André Chervel, and also on APER (Euclides Roxo Personal Archive) as a complementary source to better understand the publication of the first Mathematics textbook and its context in Brazil. <![CDATA[Universos da devoção, sabedoria e moral: as Bibliotecas Juvenis Garnier (1858- 1920)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982006000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa as coleções para crianças e jovens apresentadas nos catálogos de venda da livraria carioca de Baptiste-Louis Garnier para o ano de 1858, e de seus sucessores, para 1920. Como modelo da política de exportação da indústria editorial francesa e, com isso, de formação do patrimônio de obras necessária ao desenvolvimento de nosso comércio livreiro e autonomia literária, os Garnier apostaram na longevidade do gênero “clássicos infantis”, reeditando-os e adaptando-os, o que demonstra uma intrincada rede de relações entre sua filial latino-americana e a matriz francesa, bem como os efeitos de um trabalho de formação do gosto literário.<hr/>This paper analyses the child-oriented collections contained in the year 1858’s catalogues of the bookstore Baptiste-Louis Garnier, located in Rio de Janeiro, and their further developments in 1920. As a model of the export policy of the French publishing industry, and consequently the heritage formation of the works necessary for the development of our bookselling trade and literary autonomy, Garnier strongly believed in the long-lasting feature of the “classical child genre”. Accordingly, those collections have been adapted and republished, which demonstrates an intricate relationship between its Latin American subsidiary and the headquarter in France, as well the effects of the formation of a literary taste. <![CDATA[Vinte e um anos de Educação em Revista: entrevista com Magda Soares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982006000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa as coleções para crianças e jovens apresentadas nos catálogos de venda da livraria carioca de Baptiste-Louis Garnier para o ano de 1858, e de seus sucessores, para 1920. Como modelo da política de exportação da indústria editorial francesa e, com isso, de formação do patrimônio de obras necessária ao desenvolvimento de nosso comércio livreiro e autonomia literária, os Garnier apostaram na longevidade do gênero “clássicos infantis”, reeditando-os e adaptando-os, o que demonstra uma intrincada rede de relações entre sua filial latino-americana e a matriz francesa, bem como os efeitos de um trabalho de formação do gosto literário.<hr/>This paper analyses the child-oriented collections contained in the year 1858’s catalogues of the bookstore Baptiste-Louis Garnier, located in Rio de Janeiro, and their further developments in 1920. As a model of the export policy of the French publishing industry, and consequently the heritage formation of the works necessary for the development of our bookselling trade and literary autonomy, Garnier strongly believed in the long-lasting feature of the “classical child genre”. Accordingly, those collections have been adapted and republished, which demonstrates an intricate relationship between its Latin American subsidiary and the headquarter in France, as well the effects of the formation of a literary taste. <![CDATA[Observando o Islã]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982006000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa as coleções para crianças e jovens apresentadas nos catálogos de venda da livraria carioca de Baptiste-Louis Garnier para o ano de 1858, e de seus sucessores, para 1920. Como modelo da política de exportação da indústria editorial francesa e, com isso, de formação do patrimônio de obras necessária ao desenvolvimento de nosso comércio livreiro e autonomia literária, os Garnier apostaram na longevidade do gênero “clássicos infantis”, reeditando-os e adaptando-os, o que demonstra uma intrincada rede de relações entre sua filial latino-americana e a matriz francesa, bem como os efeitos de um trabalho de formação do gosto literário.<hr/>This paper analyses the child-oriented collections contained in the year 1858’s catalogues of the bookstore Baptiste-Louis Garnier, located in Rio de Janeiro, and their further developments in 1920. As a model of the export policy of the French publishing industry, and consequently the heritage formation of the works necessary for the development of our bookselling trade and literary autonomy, Garnier strongly believed in the long-lasting feature of the “classical child genre”. Accordingly, those collections have been adapted and republished, which demonstrates an intricate relationship between its Latin American subsidiary and the headquarter in France, as well the effects of the formation of a literary taste. <![CDATA[L’Histoire Culturelle]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982006000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa as coleções para crianças e jovens apresentadas nos catálogos de venda da livraria carioca de Baptiste-Louis Garnier para o ano de 1858, e de seus sucessores, para 1920. Como modelo da política de exportação da indústria editorial francesa e, com isso, de formação do patrimônio de obras necessária ao desenvolvimento de nosso comércio livreiro e autonomia literária, os Garnier apostaram na longevidade do gênero “clássicos infantis”, reeditando-os e adaptando-os, o que demonstra uma intrincada rede de relações entre sua filial latino-americana e a matriz francesa, bem como os efeitos de um trabalho de formação do gosto literário.<hr/>This paper analyses the child-oriented collections contained in the year 1858’s catalogues of the bookstore Baptiste-Louis Garnier, located in Rio de Janeiro, and their further developments in 1920. As a model of the export policy of the French publishing industry, and consequently the heritage formation of the works necessary for the development of our bookselling trade and literary autonomy, Garnier strongly believed in the long-lasting feature of the “classical child genre”. Accordingly, those collections have been adapted and republished, which demonstrates an intricate relationship between its Latin American subsidiary and the headquarter in France, as well the effects of the formation of a literary taste.