Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-469820070002&lang=en vol. num. 46 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982007000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A desigualdade invisível: o papel da classe social na criação dos filhos em famílias negras e brancas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982007000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apesar de a vida familiar ter um impacto importante nas oportunidades de vida dos filhos, os mecanismos pelos quais os pais transmitem essas vantagens ainda não são totalmente compreendidos. Uma coleta de dados, realizada por meio de ferramentas etnográficas, com crianças brancas e negras de, aproximadamente, 10 anos de idade mostra os efeitos da classe social nas interações dentro de casa. Pais de classe média participam de um cultivo orquestrado (concerted cultivation), ao tentar cultivar os talentos dos filhos através de atividades de lazer organizadas e intensa racionalização. A classe trabalhadora e os pais pobres promovem um crescimento natural (natural growth), oferecendo condições para que os filhos possam crescer, mas deixando as atividades de lazer para as próprias crianças. Estes pais também usam diretivas em vez de racionalização. Os filhos da classe média, tanto brancos como negros, recebem um sentimento emergente de direito através de sua vida familiar. A raça teve muito menos impacto do que a classe econômica. Além disso, as diferenças na lógica cultural de criação ofereceram aos pais e aos filhos recursos distintos no momento de interação com profissionais de instituições dominantes e com outros adultos fora do ambiente familiar. Os filhos da classe média ganharam individualmente vantagens insignificantes, mas cumulativamente importantes. As classes trabalhadoras e pobres não apresentaram o mesmo sentimento de direito ou suas vantagens. No entanto, algumas áreas da vida familiar pareceram ser livres dos efeitos de classe social.<hr/>Although family life has an important impact on children's chances in life, the mechanisms through which parents transmit advantages are imperfectly understood. An ethnographic data set of white and black children around 10 years old shows the effects of social class on interactions at home. Middle-class parents engage in concerted cultivation by attempting to foster children's talents through organized leisure activities and extensive reasoning. Working-class and poor parents engage in the accomplishment of natural growth, providing the conditions under which children can grow, but leaving leisure activities to children themselves. These parents also use commands rather than reasoning. Middle-class children, both white and black, gain an emerging sense of entitlement from their family life. Race had much less impact than social class. Also, differences in a cultural logic of raising children gave parents and their children differential resources to draw on in their interactions with professionals from dominant classes and other adults outside home. Middle-class children gained individually insignificant but cumulatively important advantages. Working-class and poor children did not display the same sense of entitlement or advantages. Some areas of family life appeared immune from the effects of social class, however. <![CDATA[A presença de Aristóteles no livro Como pensamos, de John Dewey]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982007000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo integra um projeto de pesquisa que tem por objetivo discutir eventuais relações entre as teses de John Dewey e a filosofia grega clássica, especialmente em torno da noção de conhecimento ou ciência, no intuito de compreender os mecanismos de “apropriação” e “recontextualização” presentes na elaboração de discursos pedagógicos. Para isso, analisamos o livro Como pensamos, em que se encontram os fundamentos da teoria lógica deweyana, procedendo a uma interpretação das idéias do autor à luz do pensamento de Aristóteles. As conclusões indicam haver certas aproximações e diferenças entre as concepções dos dois filósofos, o que permite formular algumas hipóteses para novos estudos acerca das relações entre Dewey e Aristóteles.<hr/>This article is part of a research project whose goal is discussing occasional relations between John Dewey’s thesis and the classical Greek philosophy, especially concerning the notion of knowledge or science. We intend to understand the mechanisms behind the “appropriation” and “re-contextualization” in Pedagogical discourses. In order to do so, we analyzed the book How we think, in which the fundamentals of Dewey's logical theory can be seen, proceeding to an interpretation of his ideas based on Aristotle's. Our conclusion points to some similarities and distinctions between the two philosophers’ conceptions, allowing us to raise some new hypothesis for further studies about relations between Dewey and Aristotle. <![CDATA[O tutor em Educação a Distância: análise ergonômica das interfaces mediadoras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982007000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Na Educação a Distância (EaD), o processo pedagógico pode ser mediado por aplicativos informatizados, muitas vezes utilizando a Internet como via de acesso. Essa mediação contribui para o aprimoramento da relação ensino-aprendizagem e estrutura o papel dos diferentes atores dessa relação. O objetivo do presente estudo é investigar o impacto do uso de ferramentas informatizadas na atividade dos tutores de cursos via Internet. A amostra foi composta por 4 tutores, com características distintas. Utilizou-se a Análise Ergonômica do Trabalho e foram realizadas entrevistas, análises de interação e observações, o que permitiu a elaboração de uma crônica da atividade dos tutores. Os resultados apontam a incerteza e variabilidade das demandas dos alunos e o impacto das ferramentas informatizadas na atividade. Discute-se a necessidade de compreender quem é o tutor na EaD, fornecendo parâmetros para a concepção de ferramentas que facilitem o trabalho.<hr/>In Distance Learning, the educational process can be mediated by digital systems, often using Internet as access medium. This mediation contributes to the enhancement of the teaching-learning relationship and structures the role of the different actors in it. This study’s goal is investigating the impact of the use of digital tools in tutors’ activities in online courses. The sample was defined by 4 tutors with distinct characteristics. Work Ergonomic Analysis was used, and interviews, interaction analysis and observations were made, which allowed the creation of a chronicle about the tutors’ activities. The results points to the uncertainty and variability of the student's demands and the impact of the digital tools on the activity. The necessity of comprehending the tutor’s role in D.L., giving parameters to the concept of tools that facilitate the work, is discussed. <![CDATA[Movimentos sociais e experiência geracional: a vivência da infância no Movimento dos Trabalhadores sem Terra]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982007000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O trabalho apresenta pesquisa etnográfica desenvolvida com crianças moradoras de um acampamento do Movimento dos Sem Terra, em Minas Gerais. Pela observação participante do cotidiano infantil e por meio de entrevistas com crianças, buscou-se apreender os significados da vivência da infância no interior de um movimento social organizado. No escopo deste artigo, no diálogo com os refereciais teórico-metodológicos da sociologia da infância, foram analisadas três das entrevistas realizadas, de forma a destacar a singularidade dos processos socializatórios vividos por tais sujeitos, definidos por duas categorias identitárias: geração e inserção em movimentos sociais. Verifica-se que as crianças, em sua ação coletiva voltada para a atividade do brincar, buscavam interpretar sua experiência coletiva, lançando mão de elementos da cultura infantil, de forma a elaborar o vivido. Ao mesmo tempo, buscavam estabelecer relações com outros universos sociais, tais como a escola, de maneira a construir novos espaços de sociabilidade.<hr/>This papper describes an etnographical research realized with a group of childs from the Movimento dos Sem Terra of Minas Gerais/Brazil. Using metodologies strategies like participative observation and interviews, we focused the signification of childhood experience inside an organized social movement. According to that, in dialogue with the teorical references of Childhood Sociology, the research analises their identity construction process, considering two central categories: generation and insertion in social movements. The children, in coletive action centered on playing, uses it to interpret their social universe, elaborating their own experience. In other hand, they tried to construct new relations with another social universes, like school, in order to increase their sociabilities. <![CDATA[Identificação das características associadas com a aprovação de candidatos de escolas públicas e privadas, Vestibular-2004, UFMG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982007000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho visa a conhecer melhor o perfil dos candidatos oriundos de escolas das redes públicas e privadas de ensino que tentaram ingressar na UFMG em 2004. Busca-se identificar quais das características definidas no questionário socioeconômico e cultural aplicado no ato da inscrição do candidato podem estar mais associadas com a aprovação no vestibular. Conclui-se que o local de moradia e o conhecimento de língua estrangeira são as variáveis mais fortemente associadas com a aprovação do candidato de escolas particulares e escolas públicas, respectivamente. Verificou-se que, entre os candidatos que concluíram o ensino médio em escolas públicas, os que estudaram em escolas públicas federais tendem a se concentrar nos grupos com maiores chances de aprovação.<hr/>This paper aims to better understand the profile of the candidates for the UFMG entrance examination in 2004, coming from public and private schools. The objective is to identify which of the characteristics defined through a socioeconomic and cultural questionnaire answered by the candidates upon their application for the entrance examination may be associated with their approval at the University exams. It was found that the place where the candidates live and their knowledge of a foreign language are the variants more strongly related to the approval of the candidates of private schools and public schools, respectively. It was also found that, among the candidates who concluded high school at public schools that attained the highest chances of approval, there was a large percentage of candidates that attended high school in federal establishments. <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982007000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho visa a conhecer melhor o perfil dos candidatos oriundos de escolas das redes públicas e privadas de ensino que tentaram ingressar na UFMG em 2004. Busca-se identificar quais das características definidas no questionário socioeconômico e cultural aplicado no ato da inscrição do candidato podem estar mais associadas com a aprovação no vestibular. Conclui-se que o local de moradia e o conhecimento de língua estrangeira são as variáveis mais fortemente associadas com a aprovação do candidato de escolas particulares e escolas públicas, respectivamente. Verificou-se que, entre os candidatos que concluíram o ensino médio em escolas públicas, os que estudaram em escolas públicas federais tendem a se concentrar nos grupos com maiores chances de aprovação.<hr/>This paper aims to better understand the profile of the candidates for the UFMG entrance examination in 2004, coming from public and private schools. The objective is to identify which of the characteristics defined through a socioeconomic and cultural questionnaire answered by the candidates upon their application for the entrance examination may be associated with their approval at the University exams. It was found that the place where the candidates live and their knowledge of a foreign language are the variants more strongly related to the approval of the candidates of private schools and public schools, respectively. It was also found that, among the candidates who concluded high school at public schools that attained the highest chances of approval, there was a large percentage of candidates that attended high school in federal establishments. <![CDATA[Gênero, sexualidade e educação: das afinidades políticas às tensões teórico-metodológicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982007000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en É intolerável conviver com um sistema de leis, de normas e de preceitos jurídicos, religiosos, morais ou educacionais que discriminam sujeitos porque seu modo de ser homem ou de ser mulher, suas formas de expressar seus desejos e prazeres não correspondem àquelas nomeadas como "normais". Esse é um sentimento comum entre as estudiosas/os que sabem da relevância de se refletir sobre questões de gênero e sexualidade. No entanto, embora sejam inegáveis as afinidades políticas entre os/as intelectuais que se dedicam a tais estudos, são muitas e distintas as formas de conceber o que fazer face a tal horizonte político. A diversidade teórica e metodológica, bem como a pluralidade de práticas pedagógicas ou de intervenção, são discutidas e compreendidas, neste artigo, como indicadoras da vitalidade desses campos disciplinares, simultaneamente teóricos e políticos. Conceitos recorrentes, tais como gênero, sexualidade, corpo e poder são contemplados nesta análise.<hr/>It is unbearable to live within a law system composed by legal, religious, moral or educational norms and rules that discriminate individuals for their way of life as a man or a woman. It is unbearable to live in a society that discriminates someone when the desires and pleasures he/she expresses do not fulfill those named as normal. Intellectuals who discuss and reflect about gender and sexuality issues use to experience this feeling. However, besides the undeniable political affinity among these intellectuals, there are, simultaneously, many different ways to conceive what to do to concerning this political horizon. This article discusses theoretical and methodological diversity as well as pedagogical and interventionist plurality in this area, seeing diversity as indicative of vitality and actuality of these fields of studies. Recurrent concepts, as gender, sexuality, body and power are focused. <![CDATA[Sexualidade, prazeres e vulnerabilidade: implicações educativas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982007000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Nas culturas ocidentais em que vivemos, de forma muito mais intensa e explícita do que em outras épocas, o amor e a sexualidade têm sido significados como dimensões indissociáveis da vida humana. A sua realização prazerosa tem sido apresentada não apenas como um direito de todos os seres humanos, mas como um imperativo ao qual todos/as estamos submetidos e a partir do qual somos valorados, classificados e posicionados como mais ou menos bem-sucedidos e saudáveis. Nesse sentido, é importante destacar toda uma discursividade que reitera, todos os dias, que ser feliz envolve, dentre outras coisas, o trabalho, o amor e a vivência plena da sexualidade; e que alguns dos ingredientes importantes para garantir a felicidade e o prazer, nesses domínios, seriam, justamente, “sair da rotina”, “inovar”, “experimentar sensações novas” - é só dar uma folheada em livros de auto-ajuda, em revistas e nos vários programas de TV direcionados para o tema e voltados, de forma intensa, para os/as jovens. Tomando como referência esse contexto cultural e ancorando-se em vertentes dos estudos de gênero e culturais pós-estruturalistas, o presente artigo sinaliza para os desafios que se colocam para educadores e educadoras que se dispõem a trabalhar temas vinculados a gênero e sexualidade, na escola, na ótica da vulnerabilidade.<hr/>In the western cultures we live, more explicit and acutely than in other times, love and sexuality has been signified as inseparable dimensions of human life. Their pleasurable realization has been presented not only as a right of all human beings but as an imperative under all of us are submitted. We are valuated, classified and ranked as more or less wealthy and healthy through these imperatives. In this regard, it is important to detail a discourse that reiterates, every day, that being happy involves, among other things, work, love and complete realization of happiness. Some of the most important ingredients to assure happiness and pleasure in these domains were precisely “escaping from routine”, “innovating”, “experimenting new sensations” - take a look in self-help books, magazines and TV programs about this thematic, especially those addressed to youth. Taking this cultural context as reference, under the perspectives of post-structuralist cultural studies and gender studies, this paper points to the challenges that are presented to educators, especially to those who (at school) show themselves willing to work with themes related to gender and sexuality under the point of view of vulnerability. <![CDATA[Desempenho escolar de meninos e meninas: há diferença?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982007000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo desdobra-se de uma pesquisa desenvolvida desde a perspectiva dos estudos de gênero e dos estudos culturais, articulados com o pós-estruturalismo de Michel Foucault. Na articulação desses campos, analiso alguns dos modos pelos quais o gênero atravessa (é incorporado e mobilizado) e constitui o discurso pedagógico que, articulado com outros discursos, define e regula o que se entende por desempenho escolar nos anos iniciais de escolarização. Para compor meu corpus de pesquisa, construí uma metodologia de investigação, que intitulei de Grupo de discussão, com professoras de séries iniciais das redes municipal e estadual de ensino da cidade de São Leopoldo/RS. A trama das ferramentas conceituais com os materiais possibilita-me tanto visibilizar quanto discutir, analisar e problematizar as relações de poder que constituem, classificam e posicionam meninos e meninas em lugares diferenciados e hierarquizados no que se refere ao desempenho escolar, atribuindo a este diferentes significados.<hr/>This article has stemmed from a research developed from the perspective of gender and cultural studies, linked to Michel Foucault's post-structuralism. By connecting those fields, I have analyzed some of the ways gender has crossed (embodied and mobilized) and constituted the pedagogical discourse which, associated with other discourses, has defined and regulated what has been understood as school performance in the first grades. In order to compose the research corpus, I have built an investigation methodology, which I have called Group of Discussion, with teachers of initial grades from both municipal and state schools in São Leopoldo/RS. The intertwining of conceptual tools and materials has enabled me to visualize, as well as discuss, analyze, and problematize the power relationships that have constituted, classified, and ranked boys and girls in differentiated, hierarchical places concerning school performance, thus assigning different meanings to it. <![CDATA[Sexos, sexualidades e gêneros]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982007000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apresento um exercício de análise cultural, a partir da frase “Que bicho é esse?” - do livro paradidático infantil (Lopes, 2000) para se referir a “sexo” e “sexualidade”. Problematizo as potencialidades reflexivas da Educação Sexual tendo como referência a “Pedagogia dos Monstros” (Cohen, 2000) e a “desconstrução” como método analítico, articulando-as com teorizações nos campos dos Estudos Culturais e Feministas, sob a perspectiva pós-estruturalista de análise. Na Escola “os sexos”, “as sexualidades” e “os gêneros” podem ser pensados como “monstros curriculares”, assim como todo assunto marcado pela polêmica, pela provisoriedade, pela normalização. Como fenômeno metafórico cultural "os monstros" subordinam-se aos padrões hegemônicos da cultura normativa ao mesmo tempo em que resistem a eles. Essa resistência permite que, na Educação Sexual, os processos constituintes da normalidade e da desigualdade possam ser permanentemente postos em questão.<hr/>I present an exercise of cultural analysis using the sentence “What is this thing?”, from the children’s textbook (Lopes, 2000) to refer to “sex” and “sexuality”. I discuss the reflexive potential in Sexual Education, having as a reference Pedagogy of the Monsters (Cohen, 2000) and the “deconstruction” as an analytical method, associating them with theories in the fields of Cultural Studies and Feminist Studies, under the post-structuralist perspective of analysis. At school, “the sexes”, “the sexualities” and “the genres” can be thought as “curricular monsters”, as well as all the subjects marked by controversy, fleetness, normalization. As a cultural metaphoric phenomenon, “the monsters” subordinate themselves to the hegemonic standards of the normative culture at the same time they resist to them. This resistance allows the constituent processes of normality and the inequality in Sexual Education can be permanently questioned. <![CDATA[A sexualidade adolescente como foco de investimento político-social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982007000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en A sexualidade na juventude tem sido objeto de atenção em nossa sociedade. Um dos principais focos de preocupação e intervenção é a gravidez na adolescência, que é também recorrentemente chamada de indesejada, precoce, não-planejada. Este artigo reflete sobre a atual explosão discursiva em torno desse tema e sobre o modo como a sexualidade adolescente tem sido focada como um problema social frente ao qual a escola é conclamada a intervir. O artigo analisa como a conduta sexual dos indivíduos e da população tornou-se objeto de análise e de diferentes intervenções médicas, pedagógicas, políticas e governamentais. Diferentes campos, como a medicina, a demografia e a educação, articulam-se com o intuito de gerir a sexualidade adolescente a fim de, entre outros, evitar a gravidez, que, em nossa sociedade, não é tida como uma experiência a ser vivida nesse período da vida.<hr/>Youth sexuality has been an object of attention in our society. One of the main focuses of preoccupation and intervention is adolescent pregnancy, which is also recurrently labeled as unwanted, precocious, and not planned. This article reflects about the present discursive explosion regarding this theme, and the way adolescent sexuality has been treated as a social problem, upon which the school is called to intervene. The article analyzes how the sexual conduct of individuals and the population has become an object of analysis and of different medical, pedagogical, political and governmental interventions. Different fields, such as medicine, demography and education fuse themselves in view of regulating adolescent sexuality intending, among other things, to avoid pregnancy, which, in our society, is not understood as an experience to be lived at this time in life. <![CDATA[“Fica comigo”: juventude e pedagogias amorosas/sexuais na MTV]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982007000200013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho analisa as pedagogias amorosas/sexuais produzidas pela cultura de mídia; especificamente, um programa de namoro na TV, denominado Fica comigo, da MTV. Esse programa, como toda a programação da MTV, é direcionado a jovens, público-alvo da emissora. Destina-se a jovens que buscam, através da emissora, um/a namorado/a. O querido ou a querida, como são denominados/as os/as que vão “descolar” um/a namorado/a, procuram pelo/a parceiro/a no programa televisivo. Já os/as que disputam o querido ou a querida são denominados de interessados/as. O presente trabalho tem como objetivo o exame crítico do Fica comigo a partir das seguintes questões: Como se constitui uma pedagogia amorosa/sexual para jovens nesse programa? Que rituais, linguagens, comportamentos e práticas são postos em ação nos encontros entre jovens no Fica comigo? O que esse programa pode nos sugerir sobre as práticas amorosas/sexuais da juventude na contemporaneidade?<hr/>This paper analyzes love/sexual pedagogies produced by the media culture, specifically in a dating show called Fica comigo aired by MTV. The target public of this show, like all the programs on MTV, is young people. It is directed to youths that search for a boyfriend or girlfriend. Those who attempt to meet a partner in the show are called sweethearts. Those who compete for a sweetheart are called interested candidates. The present work aims at examining Fica comigo critically, from the following questions: How is a love/sexual pedagogy constituted in this show? Which rituals, languages, behaviors, and practices are working in the meetings of young people in Fica comigo? What could the show suggest about love/sexual practices of youths in contemporaneity? <![CDATA[“Qual destas moças é você?” o autoconhecimento produzido pelos testes da imprensa feminina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982007000200014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto pretende refletir acerca dos discursos veiculados e produzidos por um elemento textual peculiar da imprensa feminina: os testes. O estudo fundamenta-se nos pressupostos de gênero e de alguns conceitos dos estudos foucaultianos. Pretende discutir os enunciados expressos na imprensa (revistas Capricho e Cláudia) com a temática da feminilidade e da sexualidade nas primeiras décadas da segunda metade do século XX. Os testes, mediante enunciados prescritivos e normalizadores, revelaram ser instrumentos de dispositivos pedagógicos com o objetivo de “conduzir as condutas” femininas, uma vez que se tornam capazes de provocar o exame e a confissão, tornando o discurso da intimidade visível e verbalizado. Indicam conceitos de “verdade”, apoiados em códigos morais e, especialmente, em preceitos fundamentados em teorias científicas a respeito da conduta feminina. O conceito de verdade está ligado a sistemas de poder, que apontam para regimes não necessariamente negativos ou repressivos, mas, fundamentalmente, produtivos, porque incitam à reflexão e propiciam possibilidades de trabalho pessoal.<hr/>This paper aims to make a reflection on the discourses conveyed and produced by a peculiar textual element in the female press: tests. The study is based on gender assumptions and some foucaultian concepts. It intends to discuss statements found in the press (magazines Capricho and Cláudia) regarding female themes and sexuality in the first decades of the second half of the 20th century. By using prescriptive and normalizing statements, the tests were revealed to act as pedagogical tools whose objective was “to guide female conduct”, as they were able to prompt examination and confession, thus making it possible for the inner discourse to be visible and verbalized. The tests indicate concepts of “truth” supported by moral codes and, especially, by precepts based on scientific theories about female conduct. The concept of truth is connected to power systems, pointing to regimes that are not necessarily negative or repressive, but fundamentally productive, as they stimulate reflection and provide personal work possibilities. <![CDATA[Infâncias, adolescências e AIDS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982007000200015&lng=en&nrm=iso&tlng=en A epidemia da AIDS atinge crianças e adolescentes, demandando da sociedade a busca de respostas para seu cuidado, educação e saúde. Inúmeras ações, instituições e discursos começaram a emergir em nossa cultura, produzindo “verdades” sobre essa população. Utilizando o referencial teórico de Michael Foucault e dos estudos culturais, realizei um estudo com o objetivo de problematizar discursos sobre infância, adolescência e AIDS. Os resultados indicam que, nas práticas discursivas e não discursivas relativas às casas de apoio, sexualidade e revelação do diagnóstico, emergem modos de conceber a infância, a adolescência e a AIDS que vão “inventando” as crianças e adolescentes vivendo com HIV/AIDS. E que estes passam a narrar-se, a construir uma experiência de si mesmos através desses dispositivos que produzem subjetividades e que funcionam como uma tecnologia do eu. As discussões deste trabalho sinalizam para a necessidade de reflexão e revisão das práticas nessa área.<hr/>The AIDS epidemic reaches children and adolescents, demanding from the society the search for answers to their care, education and health. Innumerable actions, institutions and discourses had started to emerge in our culture, producing “truths” about this population. Using the theoretical referential of Michael Foucault and the cultural studies I carried through a study with the objective of debate the discourses about childhood, adolescence and AIDS. The results indicate that, from the discourse practices and other ones related to support homes, sexuality and diagnosis’ revelation, ways to conceive childhood, adolescence and AIDS emerge, “inventing” the children and adolescents living with HIV/AIDS. Also, these children and adolescents start to narrate themselves, and construct an experience of themselves through these devices that produce subjectivities, which function as a technology of the self. The discussions in this work point to the necessity of reflection and a review of the practices in this area. <![CDATA[Cultura escolar: práticas e produção dos grupos escolares em Minas Gerais (1891-1918)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982007000200016&lng=en&nrm=iso&tlng=en A epidemia da AIDS atinge crianças e adolescentes, demandando da sociedade a busca de respostas para seu cuidado, educação e saúde. Inúmeras ações, instituições e discursos começaram a emergir em nossa cultura, produzindo “verdades” sobre essa população. Utilizando o referencial teórico de Michael Foucault e dos estudos culturais, realizei um estudo com o objetivo de problematizar discursos sobre infância, adolescência e AIDS. Os resultados indicam que, nas práticas discursivas e não discursivas relativas às casas de apoio, sexualidade e revelação do diagnóstico, emergem modos de conceber a infância, a adolescência e a AIDS que vão “inventando” as crianças e adolescentes vivendo com HIV/AIDS. E que estes passam a narrar-se, a construir uma experiência de si mesmos através desses dispositivos que produzem subjetividades e que funcionam como uma tecnologia do eu. As discussões deste trabalho sinalizam para a necessidade de reflexão e revisão das práticas nessa área.<hr/>The AIDS epidemic reaches children and adolescents, demanding from the society the search for answers to their care, education and health. Innumerable actions, institutions and discourses had started to emerge in our culture, producing “truths” about this population. Using the theoretical referential of Michael Foucault and the cultural studies I carried through a study with the objective of debate the discourses about childhood, adolescence and AIDS. The results indicate that, from the discourse practices and other ones related to support homes, sexuality and diagnosis’ revelation, ways to conceive childhood, adolescence and AIDS emerge, “inventing” the children and adolescents living with HIV/AIDS. Also, these children and adolescents start to narrate themselves, and construct an experience of themselves through these devices that produce subjectivities, which function as a technology of the self. The discussions in this work point to the necessity of reflection and a review of the practices in this area. <![CDATA[La biopolítica em las aulas: prácticas de conducción em las escuelas elementares del Reino de Baviera, Alemanha (1869-1919)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982007000200017&lng=en&nrm=iso&tlng=en A epidemia da AIDS atinge crianças e adolescentes, demandando da sociedade a busca de respostas para seu cuidado, educação e saúde. Inúmeras ações, instituições e discursos começaram a emergir em nossa cultura, produzindo “verdades” sobre essa população. Utilizando o referencial teórico de Michael Foucault e dos estudos culturais, realizei um estudo com o objetivo de problematizar discursos sobre infância, adolescência e AIDS. Os resultados indicam que, nas práticas discursivas e não discursivas relativas às casas de apoio, sexualidade e revelação do diagnóstico, emergem modos de conceber a infância, a adolescência e a AIDS que vão “inventando” as crianças e adolescentes vivendo com HIV/AIDS. E que estes passam a narrar-se, a construir uma experiência de si mesmos através desses dispositivos que produzem subjetividades e que funcionam como uma tecnologia do eu. As discussões deste trabalho sinalizam para a necessidade de reflexão e revisão das práticas nessa área.<hr/>The AIDS epidemic reaches children and adolescents, demanding from the society the search for answers to their care, education and health. Innumerable actions, institutions and discourses had started to emerge in our culture, producing “truths” about this population. Using the theoretical referential of Michael Foucault and the cultural studies I carried through a study with the objective of debate the discourses about childhood, adolescence and AIDS. The results indicate that, from the discourse practices and other ones related to support homes, sexuality and diagnosis’ revelation, ways to conceive childhood, adolescence and AIDS emerge, “inventing” the children and adolescents living with HIV/AIDS. Also, these children and adolescents start to narrate themselves, and construct an experience of themselves through these devices that produce subjectivities, which function as a technology of the self. The discussions in this work point to the necessity of reflection and a review of the practices in this area. <![CDATA[Livros didáticos de geografia e história: avaliação e pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982007000200018&lng=en&nrm=iso&tlng=en A epidemia da AIDS atinge crianças e adolescentes, demandando da sociedade a busca de respostas para seu cuidado, educação e saúde. Inúmeras ações, instituições e discursos começaram a emergir em nossa cultura, produzindo “verdades” sobre essa população. Utilizando o referencial teórico de Michael Foucault e dos estudos culturais, realizei um estudo com o objetivo de problematizar discursos sobre infância, adolescência e AIDS. Os resultados indicam que, nas práticas discursivas e não discursivas relativas às casas de apoio, sexualidade e revelação do diagnóstico, emergem modos de conceber a infância, a adolescência e a AIDS que vão “inventando” as crianças e adolescentes vivendo com HIV/AIDS. E que estes passam a narrar-se, a construir uma experiência de si mesmos através desses dispositivos que produzem subjetividades e que funcionam como uma tecnologia do eu. As discussões deste trabalho sinalizam para a necessidade de reflexão e revisão das práticas nessa área.<hr/>The AIDS epidemic reaches children and adolescents, demanding from the society the search for answers to their care, education and health. Innumerable actions, institutions and discourses had started to emerge in our culture, producing “truths” about this population. Using the theoretical referential of Michael Foucault and the cultural studies I carried through a study with the objective of debate the discourses about childhood, adolescence and AIDS. The results indicate that, from the discourse practices and other ones related to support homes, sexuality and diagnosis’ revelation, ways to conceive childhood, adolescence and AIDS emerge, “inventing” the children and adolescents living with HIV/AIDS. Also, these children and adolescents start to narrate themselves, and construct an experience of themselves through these devices that produce subjectivities, which function as a technology of the self. The discussions in this work point to the necessity of reflection and a review of the practices in this area.