Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-469820100003&lang=pt vol. 26 num. 03 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[O gosto e as condições de sua realização: a escolha por pedagogia entre estudantes com perfil social e escolar mais elevado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho analisa sociologicamente o processo de escolha do curso de Pedagogia da UFMG por alunas com perfil social e escolar mais elevado e que, portanto, teriam, em princípio, em função de seus recursos econômicos e acadêmicos, condições para escolher cursos mais seletivos e vistos como de maior retorno econômico e simbólico. Por meio de entrevistas em profundidade, analisam-se diferentes aspectos das trajetórias sociais e escolares das alunas, que, de alguma forma, podem ter conduzido à decisão final pela Pedagogia. Discute-se, especialmente, em que medida a escolha é fruto de um gosto particularmente forte pela área de Educação e de que modo a manifestação e a realização desse gosto foi favorecida por circunstâncias específicas. Acredita-se que o trabalho contribui para uma relativização das explicações sociológicas sobre a escolha do curso superior, que tendem a considerar o gosto ou as preferências individuais simplesmente como frutos de uma adaptação dos agentes a sua condição social passada ou a sua situação atual de ação.<hr/>This study sociologically examines the processes related to the undergraduate students’ choices for the Pedagogy course at the Federal University of Minas Gerais - UFMG. The participants are female students whose social and educational profiles would allow for a choice of courses that are seen as more exclusive and with higher economic and symbolic gains. Through in-depth interviews, the author analyzes the different aspects of the participants' social and academic trajectories that may have led to their final decision for Pedagogy. The discussion focuses on the extent to whether the choice for Pedagogy is the result of a particularly strong preference for this field and how the manifestation and fulfillment of this preference has been favored by specific circumstances related to different life background. It is believed that the work has contributed to a relativization of sociological explanations for the choice of undergraduate courses, which tend to consider individual taste or preferences simply as results of the agents adaptation to their past social conditions or to their current social situation. <![CDATA[As pesquisas sobre professores iniciantes: algumas aproximações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto tem como foco as investigações sobre professores iniciantes e faz um balanço do tema a partir de pesquisas realizadas no Brasil, tendo em vista a atual tendência dos estudos sobre essa etapa do desenvolvimento profissional do professor. Para tanto, são analisados os trabalhos apresentados nas reuniões da ANPEd, nos anos de 2005, 2006 e 2007, e as pesquisas disponíveis no banco de teses da CAPES - 2000 a 2007 (mestrado e doutorado). Também é analisada a pesquisa de Brzezinski (2006), em que foi apresentado o estado do conhecimento sobre a formação de profissionais da educação. O estudo evidencia que a maioria das pesquisas analisa o professor, focando sua prática pedagógica, a construção de sua identidade, a socialização profissional e as dificuldades encontradas. Demonstra também a quase inexistência de ações de formação para esses professores e a necessidade das pesquisas brasileiras se dedicarem mais ao tema, que é pouco explorado, se considerada a relevância dessa etapa profissional.<hr/>The following text focuses on the investigation into “Inexperienced Teachers” and ponders on the theme based on researches conducted in Brazil, regarding current trends about this stage of the teacher's professional development. In order to accomplish this objective, we analyzed the work presented at the ANPEd meetings in the years of 2005, 2006 and 2007 and the researches available at the CAPES Thesis Bank from 2000 to 2007 (for mastering and doctorate degrees). The research carried out by Brzezinski (2006) was also taken as an object of analysis In this research, the state of knowledge on the development of professionals working with education was presented. The study reveals that most of the researchers analyzed the teachers, focusing on their pedagogic practice, identity construction, and professional socialization, as well as on the difficulties found. It also demonstrates the nearly inexistence of development actions for those teachers and the need for further research by Brazilian specialists, since this issue has been poorly explored considering its relevance. <![CDATA[Vivir la ciudad: experiencias de maestros en el contexto urbano de Popayán]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Los imaginarios de la ciudad de un grupo de maestros y maestras, analizados desde una perspectiva comunicativa, es el foco central del presente trabajo. Teniendo en cuenta que la ciudad es un espacio comunicativo, esta investigación desarrollada en el marco de un proceso formativo con docentes- abordó cómo se es visible y cómo se transita en la ciudad. Los relatos biográficos de los maestros y maestras con respecto a la ciudad y la juventud fueron claves para comprender mejor cómo se construyen los imaginarios de ciudad en relación con procesos y medios de comunicación, y cómo éstos tienen relación con su práctica docente.<hr/>The imaginaries of the city of a teacher’s group, analyzed from a communicative perspective are the central focus of this paper. Taking into account that the city is a communicative place, this inquiry - carried out in the context of a learning process with teachers - addressed how it is visible and how it travels in the city. The teachers' biographical narratives about the city and the youth were the keys to better understand how the imaginary of the city is made in relation to the processes and media, and how these relate to their teaching practice. <![CDATA[As recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As reformas educacionais atuais introduziram conceitos econômicos na gestão das escolas e transferiram a responsabilidade pelas ações educativas a seus sujeitos, a quem cabe o sucesso ou o fracasso das mudanças. Nesse contexto, novas formas de controle do trabalho docente passaram a ser utilizadas pelo sistema escolar, tais como as avaliações externas, a imposição de projetos e o pagamento de bônus aos responsáveis pelo trabalho docente. Este artigo resulta de uma pesquisa empírica realizada entre 20062008 e visa a apresentar a análise da escola e do trabalho docente a partir do ponto de vista de trinta professores de três diferentes regiões do estado de São Paulo. Os resultados apontam o forte impacto das reformas educacionais e da introdução dos elementos gerencialistas e performáticos no trabalho dos professores, implicando profundas alterações no “ofício” docente, especialmente do professor secundário, o que evidencia um sofrimento ético perante a perda da especificidade histórica do seu trabalho.<hr/>The reforms, organized and supported by international agencies, reduced the role of the State, introduced economic concepts to school management and delegated the responsibility towards educational actions to the characters responsible for the success or failure of such changes. In this context, new ways of controlling teaching practices started to be used by the school system such as external assessments, imposition of formatted projects by superior bodies and payment of bonus to the education workers. This article results from an empirical research carried out between 2006 and 2008 and is aimed at presenting the analysis of the school and the teaching practices from the point of view of 30 teachers from three different regions of the state of São Paulo. The results show the strong impact of management elements on the teachers' daily practices contributing for their feeling of unease and blame due to the failure of reformed projects. <![CDATA[A magia da escola na escola da magia: a escola que se inscreve nas histórias sobre Harry Potter]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste texto, apresentam-se posições enunciadas por educadores e analistas da cultura sobre a escola e examina-se a sua configuração nas histórias de J. K. Rowling sobre Harry Potter. As análises inspiram-se nos Estudos Culturais em sua articulação com a Educação, considerando-se atuarem as histórias como pedagogias culturais. Destacam-se seus efeitos produtivos no cinema, na web, na comercialização de produtos diversos e na academia e atenta-se para seu papel na configuração discursiva da escola e dos sujeitos que a frequentam. Tais efeitos ultrapassam a dimensão do entretenimento dos nem sempre jovens leitores/consumidores dos textos e artefatos delas originados ou seu sucesso mercadológico! A escola ganha centralidade nessas histórias que narram lutas entre personagens do bem e forças do mal e nelas (re)afirma-se a sua importância, excelência e competência para a formação sistemática de jovens (em magia) e para a apropriação e o desenvolvimento dos saberes e tradições (bruxas).<hr/>In this text we study positions advanced by educators and school observers, and examine how school is shaped in stories J. K. Rowling wrote about Harry Potter. Analyses were inspired by the Cultural Studies in their work with Education, considering that these stories act as cultural pedagogies. We highlight a host of powerful effects in the cinema, the Web, in the marketing of many products, in the Academy, and we focus on the role stories play in the discursive configuration of school and subjects narrated in such stories. We show that their powerful effects go beyond entertainment for not only young readers/consumers of the different texts and artefacts created, but also due to their market success! The school plays an important role in the representations conveyed in these stories, whose main theme is the battle between good and evil. These stories do not raise questions about school; its significance, excellence and power are constantly (re)assured to systematically graduate young magicians and to encourage the appropriation and development of the knowledge and the tradition of witchcraft. <![CDATA[Real versus ficção: criança, imagem e regimes de credibilidade no cinema-documentário]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é discutir a organização imagética do gênero documentário a partir de dois materiais que colocam em evidência a imagem da criança: Promessas de um Novo Mundo (2001), de Justine Shapiro e B. Z. Goldberg, e Nascidos em Bordéis (2004), de Ross Kauffman e Zana Briski. O que importa aqui é trazer para a educação um debate contemporâneo sobre as imagens que nos cercam cotidianamente, especialmente quando têm como mote a narrativa sobre a infância. Assim, num primeiro momento, são apresentados alguns elementos da constituição dessa linguagem específica. Em seguida, passase à análise dos filmes em questão e, em especial, à forma como são dadas as relações de veracidade a partir das imagens e da construção das respectivas narrativas. Paralelamente a isso, discutese, mais amplamente, sobre imagens que nos fazem pensar na medida em que colocam, lado a lado, crianças, abandono, miséria e morte.<hr/>The purpose of this article is to discuss the issues related to the image organization of the documentary genre based on two materials that emphasize the image of the child: Promises (2001), by Justine Shapiro and B. Z. Goldberg and Born into Brothels: Calcutta's Red Light Kids (2004), by Ross Kauffman and Zana Briski. Firstly, I expose some elements of the constitution of that particular language, as well as some of the changes that were and are being made in this film genre. Then I move on to the analysis of the aforementioned films and, in particular, the way the relations of credibility derived from the images and the construction of their corresponding narratives take place. Parallel to this, as I believe such materials offer us more than the real versus fiction dialogue, I discuss, more broadly, the images that make us think when they place, side by side, children, abandonment, poverty and death. This is about lives, unique stories that would certainly be destined to be forgotten and erased, but, captured by the motion picture camera, invite us to see that there is more to it, there is dignity and art. <![CDATA[Corpo e infância: natureza e cultura em confronto]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este ensaio desenvolveu reflexões sobre possíveis avanços teórico-metodológicos na concepção de corpo e infância, a partir da consideração da existência da interconexão entre natureza e cultura. Inicialmente, examinamos os elementos das concepções dualistas, as quais se mostravam insuficientes para a compreensão da relação entre corpo e infância, seja pelo fato de focarem suas deduções apenas nas diferenças e semelhanças biológicas do corpo, seja por debruçarem-se exclusivamente em determinações culturais. Pautados nos estudos da Sociologia da Infância e em outros de base filosófica, buscamos delinear uma possível concepção crítica da relação entre infância e corpo que a compreendesse, concomitantemente, como construção cultural e biológica. Além disso, ainda que breves, acabamos redigindo, também, alguns desdobramentos da reflexão realizada para a prática dos educadores que trabalham em instituições educativas.<hr/>This essay provides reflections on the possible theoretical and methodological developments in devising Body and Childhood by considering the existence of an interconnection between character and culture. Initially we reviewed the details of the duality concept, which proved insufficient for the understanding of the relationship between body and childhood, either because of focusing their deductions just on the difference and similarity of the biology of the body, or in addressing to cultural determinations, eventually leading to some reductionism. Based on studies of childhood sociology and on childhood philosophy, we seek to outline a possible critical conception of the relationship between childhood and body to, at the same time, understand it as a cultural and biological diversity. Moreover, this paper also discusses, although superficially, some ramifications of thought developed for the practice of teachers working at educational institutions. <![CDATA[Significações sobre desenvolvimento humano e adolescência em um projeto socioeducativo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo se baseia em uma pesquisa que teve por objetivo analisar concepções sobre adolescência e desenvolvimento humano que medeiam as intervenções socioeducativas no contexto de um circo social. Participantes: adolescentes, corpo técnico, estagiários e o próprio pesquisador. Os resultados foram gerados considerando os seguintes núcleos de significação: (a) a potencialidade da arte circense como instrumento na promoção de desenvolvimento humano; (b) a evolução no uso de instrumentos circenses como foco do processo de acompanhamento e avaliação do adolescente; (c) a adolescência como fase do ciclo de vida; (d) risco e vulnerabilidade social como características do sujeito ou do contexto. A necessidade de que os agentes institucionais busquem uma compreensão mais profunda do processo de transformação pessoal que tem lugar ao longo da adolescência é aspecto explorado na discussão.<hr/>This article is based on a research aimed at analyzing conceptions around adolescence and human development mediating social educative interventions in the context of a social circus. Participants: adolescents; technical staff; trainees; and, the researcher himself. The results were generated considering the following meaning complexes: (a) the potential of circus techniques as mediation tools in promoting innovative trajectories of human development; (b) personal improvements in the domain of tools and techniques as the focus of the follow up and evaluation process of the adolescent; (c) adolescence as a stage of life cycle; (d) social risk and vulnerability alternating as char acteristics of the subject or the context. The necessity that institutional agents search for a deeper comprehension of the process of personal transformation that takes place along adolescence is an important point of discussion. <![CDATA[Mapas conceituais: estratégia de ensino/aprendizagem e ferramenta avaliativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente ensaio tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre as potencialidades do mapa conceitual como estratégia de ensino/aprendizagem e ferramenta avaliativa. Revisitar o referencial teórico relativo à temática possibilitou contemplar a utilidade do mapa conceitual sob diferentes perspectivas: daquele que ensina e daquele que aprende. Valer-se dos mapas conceituais como estratégias de ensino/aprendizagem, também e concomitantemente como ferramenta avaliativa, é criar possibilidades para a organização do conhecimento pela promoção de experiências educativas que provoquem não somente reflexão, busca de compreensão e processamento profundo da informação, mas também o desenvolvimento da autorregulação, da metacognição e do aprender a aprender.<hr/>This essay has the purpose of reflecting upon the potential benefits of conceptual map as teaching and learning strategies and an evaluative tool. To revisit the theoretical framework of this theme made it possible to analyze the utility of conceptual map under different perspectives: the teachers´ and the students´. It became clear that the use of conceptual map as teaching and learning strategies, as well as an evaluative tool, leads to knowledge organization by means of promotion of learning experiences which not only generate reflection, comprehension and deep processing of information, but also contributes to the development of metacognition, self-regulation and learning to learn processes. <![CDATA[Brasil: liberalismo, café, escola e voto (1878-1881)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho mostra como, num país agrário, latifundiário e escravocrata, em pleno ciclo do café, com uma população predominantemente rural e absolutamente desprovida de escolas, as elites brasileiras, agora representadas maciçamente por liberais na Câmara dos Deputados, conseguem, por meio da Lei Saraiva (1881), unir, num casamento que duraria mais de um século, duas coisas aparentemente inconciliáveis na perspectiva liberal: de um lado, o voto direto; de outro, a exclusão da grande massa do povo, os analfabetos (80% da população), do direito de voto. O estudo mostra ainda quão diferente foi o caminho seguido pela vizinha Argentina, por meio da Lei de Educação Comum (1884). Conclui lembrando as palavras de José Bonifácio o Moço, para quem, com a exclusão dos analfabetos do direito de voto, o projeto liberal de eleição direta em discussão na Câmara não era a bandeira da reforma, mas sim a reforma da bandeira liberal.<hr/>The paper shows how, in an agrarian country like Brazil, dominated by large land owners and slave holders, in the middle of the so-called coffee cycle, with a pre dominantly rural population that had absolutely no access to school education, the Brazilian elites, at that time massively represented by liberals at the Chamber of Deputies, managed to unite through the Saraiva Act (1881), in a partnership that lasted more than one century, two things apparently incompatible from a liberal perspective: the direct vote and the exclusion of the great mass of the people, viz, the illiterate (80% of the population), from the right to vote. It also shows the different path adopted in Argentina through the Law of Common Education (1884). It concludes by recalling a statement by José Bonifácio, the Young: according to him, because of the exclusion of the illiterate from the right to vote, the liberal draft bill on direct election was not the banner of reform, but the reform of the (liberal&) banner. <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho mostra como, num país agrário, latifundiário e escravocrata, em pleno ciclo do café, com uma população predominantemente rural e absolutamente desprovida de escolas, as elites brasileiras, agora representadas maciçamente por liberais na Câmara dos Deputados, conseguem, por meio da Lei Saraiva (1881), unir, num casamento que duraria mais de um século, duas coisas aparentemente inconciliáveis na perspectiva liberal: de um lado, o voto direto; de outro, a exclusão da grande massa do povo, os analfabetos (80% da população), do direito de voto. O estudo mostra ainda quão diferente foi o caminho seguido pela vizinha Argentina, por meio da Lei de Educação Comum (1884). Conclui lembrando as palavras de José Bonifácio o Moço, para quem, com a exclusão dos analfabetos do direito de voto, o projeto liberal de eleição direta em discussão na Câmara não era a bandeira da reforma, mas sim a reforma da bandeira liberal.<hr/>The paper shows how, in an agrarian country like Brazil, dominated by large land owners and slave holders, in the middle of the so-called coffee cycle, with a pre dominantly rural population that had absolutely no access to school education, the Brazilian elites, at that time massively represented by liberals at the Chamber of Deputies, managed to unite through the Saraiva Act (1881), in a partnership that lasted more than one century, two things apparently incompatible from a liberal perspective: the direct vote and the exclusion of the great mass of the people, viz, the illiterate (80% of the population), from the right to vote. It also shows the different path adopted in Argentina through the Law of Common Education (1884). It concludes by recalling a statement by José Bonifácio, the Young: according to him, because of the exclusion of the illiterate from the right to vote, the liberal draft bill on direct election was not the banner of reform, but the reform of the (liberal&) banner. <![CDATA[Antes, agora, adiante: hipertexto, letramento e mudança]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho leva em consideração as complexas inter-relações entre hipertexto, letramento e mudanças na educação, começando com quatro histórias que lançam luz sobre alguns dos desafios enfrentados pelo campo da pesquisa em hipertexto, em especial, a tendência dos professores de leitura e escrita ao conservadorismo em suas práticas pedagógicas e a notável longevidade cultural do livro impresso. Este texto faz a seguinte pergunta: Como os que educam para o letramento poderiam fazer mais do que arrastarem-se resignadamente rumo ao futuro? Diversas sugestões são oferecidas: desenvolver uma linguagem comum para falar sobre as mudanças nas práticas de letramento associadas ao uso das novas mídias; identificar teorias que possam ajudar a explicar as mudanças nas práticas de letramento na era digital; sugerir um direcionamento para a terceira geração das pesquisas e dos desenvolvimentos teóricos sobre hipertexto. A primeira geração das pesquisas e dos desenvolvimentos teóricos sobre hipertexto produziu algumas ideias instigantes e elegantes, mas fez mais alegações do que as que se confirmaram depois. A segunda geração reexaminou o hipertexto, mas, dessa vez, no contexto ilimitado da internet. Em muitos casos, porém, essa geração apegou-se a ideias antigas, que já não faziam sentido no novo ambiente on-line. A terceira geração promete demonstrar o quão produtivo pode ser o cruzamento de fronteiras teóricas e disciplinares tradicionais em sua busca por novas formas de compreender o letramento on-line, capazes de substanciar o ensino e a aprendizagem.<hr/>This paper considers the complex connections between hypertext, literacy and educational change. It begins with four stories that illuminate some of the challenges that confront the field of hypertext research: notably, literacy teachers’ tendency to conservatism in their pedagogical practices and the remarkable cultural endurance of the printed book. The paper asks: How might literacy educators do more than shuffle into the future? A number of suggestions are offered: devise a common language to talk about the changes to literacy practices associated with the use of new media; identify theories that help explain the changes to literacy practices in the digital age; suggest a direction for the third generation of hypertext research and theory. The first generation of hypertext research and theory produced some elegant and evocative ideas but made too many claims. The second generation took another look at hypertext, but this time in the unbounded context of the internet. Too often, however, it clung to old ideas that no longer made sense in the new on-line environment. The third generation promises to demonstrate how productive it can be to traverse traditional disciplinary and theoretical boundaries in pursuit of new understandings of on-line literacy designed to inform teaching and learning. <![CDATA[Cultura digital e apropriação ascendente: apontamentos para uma educação 2.0]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Busca-se construir uma perspectiva relacional e crítica para os novos letramentos/letramentos digitais no campo das discussões correntes sobre inclusão digital e inovação tecnológica. Parte-se da tríade geradora dos sentidos para inclusão na modernidade tardia, a saber, (des)igualdade, diferença, (des)conexão. Examinam-se teorias contemporâneas de apropriação tecnológica, assim como dois modelos de inovação tecnológica, ditos ascendente e descendente, em relação a essa tríade. Resultados desse exame são propostos como fundamentação para uma análise crítica de propostas de inovação pedagógica em torno das novas tecnologias, em especial da assim chamada Web 2.0.<hr/>This article focuses on the theoretical development of a relational and critical perspective of new literacies/digital literacies framed by current issues in digital inclusion and technological innovation. It sets off from the notion that inclusion in late modernity is generated in a conceptual space bound by the triad inequality, difference, disconnection. Current theories and models (bottom-up and top-down) of technological innovation are looked into and are related to the inequality, difference, disconnection triad with a view to informing a critical analysis of technology-based educational innovation and, especially, the so-called Web 2.0. <![CDATA[Redes colaborativas, ética hacker e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto discute as transformações do mundo contemporâneo a partir da presença intensa de tecnologias digitais de informação e comunicação. Analisa o que denominamos de labirinto espaço-temporal, constituidor da hipertextualidade do mundo contemporâneo. Parte da compreensão das tecnologias digitais para discutir as novas linguagens e a sua apropriação pela juventude. Analisa a produção do conhecimento em função do movimento global de produção colaborativa de conhecimento livre com base na denominada ética hacker para, pensar a educação numa perspectiva colaborativa. Destaca o papel da cultura digital enquanto espaço aberto no qual os novos modos de relacionamento e de intercâmbio de culturas promovem, potencialmente, novas possibilidades de produção de conhecimentos e culturas. Propõe ao final, considerar a educação com base na pluralidade construindo novas educações.<hr/>The paper focuses on the transformations of the contemporary world with the intense presence of digital information and communication technologies. It analyses what we call space-time labyrinth which characterizes the contemporary hypertextuality of the world. Based on an understanding of digital technologies, we discuss the languages associated with it and its appropriation by the youth. We analyze the production of knowledge considering the global movement of free and collaborative production of knowledge through digital technologies, based on the so-called hacker ethic. We also think about education from a collaborative perspective, emphasizing the role of digital culture as an open place for new modes of relationships and exchange of cultures, promoting new possibilities for the production of knowledge and cultures. Finally, we propose to consider education from a plurality view for the construction of new forms of education. <![CDATA[O que dizem as matrizes de habilidades sobre a leitura em ambientes digitais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com base em análises da matriz de Língua Portuguesa do Saeb, utilizada em avaliações de larga escala no Brasil, este trabalho discute a vinculação dessa matriz às práticas de leitura e à cultura escrita impressa, além de propor uma reflexão sobre a complexidade dos descritores que compõem a matriz em relação às práticas de leitura reais. Propõe-se a diferenciação entre matriz de avaliação e matriz de ensino, assim como se considera de suma importância que o ato de ler seja abordado em seus aspectos multimodais e relativos ao letramento digital.<hr/>Based on an analysis of the Saeb’s Matrix on Portuguese Language, widely used in evaluations in Brazil, we discuss in this paper the relationship of this matrix to reading practices and printed writing culture. We also propose a discussion about the complexity of abilities that compose the matrix, as far as real reading practices are concerned. We propose the necessity to make a clear distinction between a matrix for evaluation purposes and a matrix designed for teaching purposes. It is also very important to consider aspects related to the multimodal and digital literacy as a crucial part of the act of reading. <![CDATA[Letramento digital e formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo aborda o letramento digital no interior da discussão sobre a formação de professores, reportando-se às experiências construídas em um grupo de pesquisa orientado pela perspectiva psicológica histórico-cultural. Apresentadas algumas definições de letramento digital, reflete-se sobre os desafios postos à escola pelo confronto com as novas práticas de leitura e escrita propiciadas pelos usos do computador e da internet. Em seguida, analisa-se como, em sua formação inicial e continuada, os professores são preparados para a inserção dessas tecnologias em suas práticas pedagógicas e para compreenderem o letramento digital de seus alunos. Ao final, situa-se o professor na era da internet, em seu lugar insubstituível de mediador e problematizador do conhecimento, que adota uma posição aberta e ao mesmo tempo crítica diante do que essa tecnologia digital oferece.<hr/>This article has approached the digital literacy in the internal discussion on teacher training, reporting the experiences constructed in a research group guided through the psychological historical-cultural perspective. Having presented some definitions of digital literacy, we could reflect upon the challenges posed to the educational system by the confrontation with new reading and writing practices made possible by the use of computers and the internet. Next, we analyzed how teachers, in their initial and continued training program, are prepared to the insertion of these technologies in their pedagogical practices and how to understand their student's digital literacy. At the end, teachers are placed in the internet age, in their irreplaceable task as knowledge mediator and questioner, adopting an open position, and, at the same time, a critical one, on the face of what this digital technology offers. <![CDATA[Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto apresenta algumas visões epistemológicas - objetivismo, subjetivismo e experiencialismo -, em uma tentativa de compreender os conceitos de conhecimento e de aprendizagem subjacentes à construção de ambientes virtuais de aprendizagem. Apresenta, também, uma descrição de três plataformas de aprendizagem gratuitas - AulaNet, Moodle e TeleEduc - e enfatiza que outras ferramentas do internet pode ser adicionadas a esses ambientes educacionais virtuais, de forma a propiciar mais experiências de aprendizagem. Finalmente, conclui que o ambiente virtual retira os professores do palco da aprendizagem, pois eles também podem aprender com os alunos.<hr/>This text presents some epistemological views - objectivism, subjectivism and experientialism - aiming at understanding the concepts of knowledge and learning which underlay the construction of virtual learning environments. It also presents a description of three free learning software - AulaNet, Moodle and TeleEduc - and emphasizes that other internet tools can be added to those virtual educational environments in order to offer more learning experiences. Finally, it concludes that learning environments remove teachers from the learning stage as they can also learn with the students. <![CDATA[Conteúdos hipermodais para fins de aprendizagem: usos em contexto pelos alunos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A análise dos usos de artefatos e conteúdos hipermodais pelos alunos, para fins de aprendizagem na modalidade do ensino a distância, indicou dois elementos-chave. A estrutura e a coesão dos conteúdos, identificados a partir de categorias estáveis de análise semiótica de materiais hipermodais, não determinaram o uso. Norteados por elementos culturais e por suas intenções, os alunos formularam práticas comunicativas que extrapolaram a dicotomia impresso/digital. Imprimiram os conteúdos disponibilizados na tela do computador e instituíram a centralidade do impresso para a aprendizagem, sem, no entanto, ignorar os conteúdos hipermodais. A partir do impresso, utilizaram tais conteúdos em "rede" e construíram trilhas de navegação e leitura coerentes, voltadas a fins de aprendizagem específicos. Indica-se a necessidade de processos flexíveis e com a participação dos usuários-alunos para a produção de conteúdos mais interativos e democráticos.<hr/>The analysis of the use of hypermodal artifacts and content by distance learning students indicated two key elements. Content structure and cohesion, established by stable semiotic categories of hypermodal artifact’s analysis, indicated that they have not determined the student's use. Guided by cultural elements and their own goals, students established communicative practices that extrapolated the print/digital dichotomy. The students printed the online content and established the centrality of the printing material for their learning without disregarding hypermodal content. From the printing material, they used content as “webs” and developed paths as they coherently navigated and read the materials. The study indicates the need to establish flexible, open to participation processes of content design aimed at the student's participation to produce more interactive and democratic content for the production of learning. <![CDATA[Interação virtual e a autoria de artigos científicos: nos bastidores da produção acadêmica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo trata de uma experiência com o gênero digital fórum educacional na disciplina Leitura e Produção do Texto Acadêmico (LPTA), do curso de Letras da UFC, cujo propósito foi desenvolver habilidades de compreensão e produção de textos acadêmicos, em especial o artigo científico. Para isso, os estudantes, em aulas presenciais, aprenderam sobre o gênero artigo científico e seus movimentos retóricos mais comuns. A partir dessas aulas, começaram a produzir seu próprio texto e, nesse momento, o fórum serviu como ferramenta didática para a apropriação de saberes em torno do artigo. Como resultado, a aprendizagem sobre o artigo foi bastante significativa e colaborativa, pois os alunos usaram, satisfatoriamente, os recursos multimodais disponibilizados pelo fórum, bem como analisaram os textos dos outros estudantes da turma, com um olhar mais crítico, afirmando perceber falhas e acertos e, desse modo, estar mais atentos às suas próprias produções.<hr/>This article concerns the use of the digital genre of electronic forum in the Literacy and Production of Academic Texts Course at the Federal University of Ceará - Brazil, in which the objective was to develop skills in the comprehension and production of academic texts, specifically scientific articles. To this aim, students learned, in classes where they were physically present, about the genre of scientific article and its most widely used rhetorical devices. From these classes, students began to produce their own texts, at which point the forum served as a didactic tool for the appropriation of knowledge regarding the article. Results demonstrated that the learning about article production was very significant and collaborative, as the students satisfactorily used the multimodal resources available through the forum, and critically analyzed the texts of other students in the group, confirming that they perceived the successes and failures, and therefore, became more attentive to their own production. <![CDATA[A escolha dos outros: julgamentos, estratégias e segregações escolares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As escolhas familiares dos estabelecimentos escolares mantêm uma relação estreita com a segregação escolar. Apoiando-se sobre as pesquisas realizadas em Rueil-Malmaison, Nanterre, Vincennes e Montreuil, este artigo procura analisar as operações mentais e práticas que conduzem os pais a construir certos grupos sociais como “diferentes de si”: pelo estabelecimento de relações entre essa concepção e as reflexões, os objetivos e os valores referentes à escolaridade de seus filhos, fazendo disso o motivo principal do abandono de certos estabelecimentos de ensino. Paralelamente, serão exploradas as operações do mesmo tipo que levam à construção de outros grupos como “próximos de si” e a concebê-los como recursos sociais que facilitam a construção de estratégias pela sua capacidade de realizar certos julgamentos, certas informações e certos meios de ação.<hr/>The choices that parents make regarding schools are closely associated with educational segregation. On the basis of studies conducted in Rueil-Malmaison, Nanterre, Vincennes and Montreuil, this article analyzes the mental and practical operations that lead parents to construe some social groups as "different" from them. By relating this conception with argumentations, views and values regarding the schooling of their children, these operations are the main cause for the efforts to avoid specific schools. At the same time, the article explores similar operations that lead to construing other groups as “close” or “akin”, and to seeing them as social resources that, by providing judgments, information and practical means, facilitate the devising of strategies. <![CDATA[Pedagogia social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As escolhas familiares dos estabelecimentos escolares mantêm uma relação estreita com a segregação escolar. Apoiando-se sobre as pesquisas realizadas em Rueil-Malmaison, Nanterre, Vincennes e Montreuil, este artigo procura analisar as operações mentais e práticas que conduzem os pais a construir certos grupos sociais como “diferentes de si”: pelo estabelecimento de relações entre essa concepção e as reflexões, os objetivos e os valores referentes à escolaridade de seus filhos, fazendo disso o motivo principal do abandono de certos estabelecimentos de ensino. Paralelamente, serão exploradas as operações do mesmo tipo que levam à construção de outros grupos como “próximos de si” e a concebê-los como recursos sociais que facilitam a construção de estratégias pela sua capacidade de realizar certos julgamentos, certas informações e certos meios de ação.<hr/>The choices that parents make regarding schools are closely associated with educational segregation. On the basis of studies conducted in Rueil-Malmaison, Nanterre, Vincennes and Montreuil, this article analyzes the mental and practical operations that lead parents to construe some social groups as "different" from them. By relating this conception with argumentations, views and values regarding the schooling of their children, these operations are the main cause for the efforts to avoid specific schools. At the same time, the article explores similar operations that lead to construing other groups as “close” or “akin”, and to seeing them as social resources that, by providing judgments, information and practical means, facilitate the devising of strategies. <![CDATA[Outras histórias da educação: do iluminismo à indústria cultural (1823-2005)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As escolhas familiares dos estabelecimentos escolares mantêm uma relação estreita com a segregação escolar. Apoiando-se sobre as pesquisas realizadas em Rueil-Malmaison, Nanterre, Vincennes e Montreuil, este artigo procura analisar as operações mentais e práticas que conduzem os pais a construir certos grupos sociais como “diferentes de si”: pelo estabelecimento de relações entre essa concepção e as reflexões, os objetivos e os valores referentes à escolaridade de seus filhos, fazendo disso o motivo principal do abandono de certos estabelecimentos de ensino. Paralelamente, serão exploradas as operações do mesmo tipo que levam à construção de outros grupos como “próximos de si” e a concebê-los como recursos sociais que facilitam a construção de estratégias pela sua capacidade de realizar certos julgamentos, certas informações e certos meios de ação.<hr/>The choices that parents make regarding schools are closely associated with educational segregation. On the basis of studies conducted in Rueil-Malmaison, Nanterre, Vincennes and Montreuil, this article analyzes the mental and practical operations that lead parents to construe some social groups as "different" from them. By relating this conception with argumentations, views and values regarding the schooling of their children, these operations are the main cause for the efforts to avoid specific schools. At the same time, the article explores similar operations that lead to construing other groups as “close” or “akin”, and to seeing them as social resources that, by providing judgments, information and practical means, facilitate the devising of strategies.