Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-469820130003&lang=pt vol. 29 num. 03 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Produção cultural e compartilhamento de saberes em rede: entraves e possibilidades para a cultura e a educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, analisa-se, por um lado, a emergência e o crescimento de espaços de produção social em rede e, por outro, como esses espaços, potencialmente ricos para compartilhamento e usufruto de bens e recursos, encontram-se continuamente ameaçados por uma concepção privatista e proprietária de produção e circulação culturais. Na senda da ética de colaboração dos hackers, da filosofia do software livre e de código aberto, do acesso livre e das licenças abertas, apresentam-se perspectivas outras de atividades contra- hegemônicas de produção e compartilhamento de conteúdos e conhecimentos. Analisam-se as ações das corporações no interior das escolas, visando a incorporar práticas centradas no não compartilhamento de informações. Por fim, conclui-se o artigo com uma análise sobre as potencialidades desses processos para a produção e circulação de cultura, bem como para a educação.<hr/>This paper analyses the emergence and growth of digitally networked spaces of social production and examines how such spaces, which are potentially rich for sharing and enjoyment of goods and resources, are continuously threatened by privatization and the proprietary logic of cultural production and circulation. In the wake of the hacker ethic of collaboration, the philosophy of Free and Open Source Software, Open Access and Open Licenses, the paper presents perspectives of other counter-hegemonic activities of producing and sharing content and knowledge. We conclude the paper by analysing the potential of these processes for cultural production and circulation and for education. <![CDATA[Narrativas Maxakali: possibilidades para o ensino de cultura e história indígena]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O povo Maxakali enfrentou a colonização e resiste, até os dias de hoje, com a força de seus hábitos culturais. As narrativas indígenas são fontes ricas para o ensino de história, desde que trabalhadas adequadamente, respeitando a alteridade cultural, os diferentes conjuntos de valores, crenças e organização social dos povos indígenas. Este trabalho propõe um diálogo entre narrativas indígenas e teorias sobre a narrativa histórica. A presença de narrativas indígenas no ensino de História está relacionada às mudanças que ocorreram no ensino dessa disciplina a partir da década de 1980, com a instituição dos direitos indígenas constitucionais, novos parâmetros curriculares e uma legislação que tornou obrigatório o ensino de história e cultura indígenas na educação básica brasileira (Lei n° 11.645/08). A utilização de narrativas indígenas no ensino de história, além de levar os alunos a compreenderem melhor as culturas indígenas, pode levá-los a percepções ampliadas sobre a sua própria cultura.<hr/>The Maxakali people faced colonization and have resisted to present days, with the strength of their cultural habits. Indigenous narratives are rich sources for the teaching of history as long as they are worked adequately, while respecting cultural alterity and the different systems of values, beliefs and social organizations of indigenous peoples. It is proposed a dialogue between indigenous narratives and theories on historical narratives. The presence of indigenous narratives in the teaching of History is related with changes that occurred in the teaching of this subject since the 1980s, with the institution of constitutional indigenous rights, new curricular parameters and a legislation that obligates the teaching of indigenous history and culture in the Brazilian basic education (Federal Law no. 11645/08). The use of indigenous narratives in the teaching of history can lead students to a better understanding about indigenous cultures, as well as to a broader perception of their own culture. <![CDATA[Minorias étnicas e educação: o colégio Arnaldo Jansen de Belo Horizonte, MG (1912-1947)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo principal do presente artigo é abordar a discussão étnica que envolveu a referida instituição, constituída e mantida pela Congregação do Verbo Divino, originária da Alemanha. Para tanto, buscou-se realizar a reconstrução histórica da instituição escolar, seguindo uma abordagem metodológica que confluiu História da Educação, História Política e caminhou por um viés cultural observado nos conflitos de ordem étnica, social e religiosa vividos pelas comunidades de estrangeiros estudadas. Assim, buscou- se compreender como se deu o estabelecimento desse grupo de estrangeiros na, planejada e recém criada, capital mineira, concentrando o estudo nas relações entre estrangeirismos, educação, urbanização e religião. Constatou-se que, em determinados momentos, a presença desta escola foi rejeitada por parte da população local. Essa rejeição ocorreu apesar das propostas que moviam os missionários alemães fundadores do Colégio estar ligadas a questões de grande aceitação cultural.<hr/>The main objective of this paper is to address the ethnic discussion involving the aforementioned institution, which was established and maintained by the Congregação do Verbo Divino (Society of the Divine Word), from Germany. To reach this purpose, we sought to conduct the historical reconstruction of the school, based on a methodological approach that joined the fields of History of Education and History Politics, and to follow the cultural bias observed in the ethnic, religious and social conflicts experienced by the foreign communities studied. Thus, we sought to understand how the establishment of this group of foreigners took place in the planned and newly created capital of Minas Gerais, by focusing on the relations among foreign customs, education, urbanization, and religion. It was found that, at certain times, the local population rejected the presence of such school. This occurred in spite of the fact that the proposals that guided the German missionaries who founded the school involved issues of great cultural acceptance. <![CDATA[Eventos artístico-culturais e participação da família na escola de educação infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Eventos culturais que estimulam a participação da família na escola são a ideia central deste texto. Esses eventos são ReggioNarra (Reggio Emilia) e Cantiamo (Pistoia). O objetivo foi analisar a contribuição dessas atividades culturais para efetivação de uma prática participativa da família no cotidiano da escola. Nesse debate, foram utilizados os escritos de Campos (1998); Faria (1995); Corrêa (2006); Paro (2008); Malaguzzi (1971); Ghedini (1993); Catarsi (2008), dentre outros referenciais. Os dados foram coletados, em 2009, por meio de entrevistas, depoimentos e pesquisa bibliográfica e documental. A amostra foi composta por pessoas envolvidas no processo de realização das atividades. As cidades estão localizadas na região norte da Itália. Os eventos foram preparados por toda a comunidade escolar e acontecem anualmente em espaços públicos dos dois municípios, atingindo toda a população. A participação familiar no ambiente escolar gera a participação cidadã e, consequentemente, propostas de políticas de valorização da infância pela municipalidade.<hr/>Cultural events that encourage family participation in school are the central idea of this text. These events are ReggioNarra (Reggio Emilia) and Cantiamo (Pistoia). The purpose was to analyze the contribution which these cultural activities for realization of a family participatory practice in everyday school. In this discussion, we used the writings of Fields (1998), Faria (1995), Correa (2006), Paro (2008); Malaguzzi (1971); Ghedini (1993); Catarsi (2008), among other references. Data were collected, at 2009, through interviews, depositions and documentary and bibliographical research. The sample was composed by people involved in the process of performing activities. The cities are located in North Italy. Events are prepared throughout the school community and take place annually in public spaces of the two cities reaching the entire population. Familiar participation in school environment generates citizen participation and generates recovery policies proposed by the municipality of childhood. <![CDATA[Revisitando o conceito de autonomia no ensino-aprendizagem de línguas como sistema adaptativo complexo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho tem por objetivo revisitar o conceito de autonomia no contexto de ensino-aprendizagem de línguas e discutir, à luz da teoria da complexidade, a noção de autonomia como sistema adaptativo complexo. Para contextualizar as discussões aqui propostas, este artigo inicia-se com uma descrição do cenário brasileiro em pesquisas sobre autonomia no ensino-aprendizagem de línguas e, depois, discute a noção de autonomia subjacente a quatro importantes teorias de aquisição de segunda língua. Em seguida, apresenta as diferentes definições existentes na literatura para o termo autonomia e, com base nos pressupostos teóricos da teoria da complexidade, focaliza a visão de autonomia como sistema adaptativo complexo. Por fim, desenvolve algumas considerações importantes para se repensar a questão da autonomia no ensino- aprendizagem de línguas.<hr/>This paper aims at revisiting the concept of autonomy in the context of language teaching and learning, and discussing, in the light of complexity theory, the notion of autonomy as a complex adaptive system. To contextualize the proposed discussions, this article begins with an overall description of the scenario of research on autonomy in the language teaching and learning in Brazil, and thus discusses the notion of autonomy underlying four major theories of second language acquisition. Then, different definitions for the term autonomy are presented and, based on the theoretical framework for complexity theory, the focus is shifted to the concept of autonomy as a complex adaptive system. Finally, some important considerations are raised to rethink the issue of autonomy in the scope of language teaching and learning. <![CDATA[Crenças envolvendo o não aprender: um estudo evolutivo sobre a construção do conhecimento social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A construção do conhecimento social, sob o enfoque piagetiano, vem sendo alvo de pesquisas recentes no contexto brasileiro. Nessa perspectiva, o presente artigo traz dados parciais de um estudo evolutivo a respeito das ideias de crianças e adolescentes sobre a não aprendizagem. Apresentamos aqui os dados obtidos a partir do segundo instrumento metodológico utilizado na pesquisa: a análise de uma história envolvendo uma situação de não aprendizagem, aplicado em 80 escolares entre 06 e 16 anos. Os principais resultados indicam que a maioria dos sujeitos tende a responsabilizar somente os alunos pela não aprendizagem, justificando-a por meio de fatores como desinteresse, indisciplina, entre outros. As crenças dos sujeitos são analisadas também conforme os níveis de compreensão da realidade social e se apresentam, para a maioria deles, no nível mais elementar.<hr/>The construction of the social knowledge, under the Piagetian approach, has been the target of recent research in the Brazilian context. From this perspective, this article presents preliminary data from an evolutionary study regarding the ideas of children and adolescents about not learning. Here we present data obtained from the second methodological tool used in this research: an analysis of a story involving a situation of not learning, applied to 80 students between 06 and 16 years. The main results indicate that most of the students tend to blame only themselves for not learning. They justify it by factors such as indifference, indiscipline, among others. The beliefs of the students are also analyzed according to levels of understanding of social reality and the majority of the students demonstrate a very elementary level of understanding. <![CDATA[Práticas dos professores alfabetizadores da EJA: o que fazem os professores, o que pensam os seus alunos?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa buscou analisar práticas de alfabetização de professoras da Educação de Adultos e a relação dessas com a aprendizagem dos alunos no que se refere à apropriação da escrita alfabética. A pesquisa foi desenvolvida em duas turmas do módulo I de Recife. Foram realizadas observações de aulas e entrevistas com professoras e um grupo de alunos para perceber as expectativas sobre o aprendizado da leitura e da escrita. A análise revelou que as professoras desenvolviam práticas que priorizavam a expressão oral, cópias, leitura de textos pela docente e interpretação coletiva dos mesmos, ao lado de poucas atividades de reflexão sobre o sistema de escrita alfabética. As expectativas que os alunos tinham ao retornar à escola não foram confirmadas. A maioria não progrediu significativamente na aprendizagem da leitura e escrita e muitos se culpavam pelo “fracasso”.<hr/>The purpose of this research was to analyze the literacy teaching practices of teachers of Youth and Adult Education and the relationship between such practices and the actual learning of their students, regarding the acquisition of the alphabetic writing system. The research involved two groups of module I in a literacy class given at two public schools of Recife, Pernambuco. Classes were observed and interviews with the teachers and with a group of students were carried out, in order to grasp their expectations regarding their learning of reading and writing. Analysis showed that the teachers developed a literacy teaching practice, which gave priority to oral expression, the construction and copy of sentences, text readings by the teacher and text interpretation by the students, as well asa few reflective activities about the alphabetic writing system. It was clear that the expectations of the students when returning to school, that is, to learn to read and write, were not fulfilled. The large majority did not advance much, and most of them blamed themselves for their alleged “failure”. <![CDATA[Investigando as interações em sala de aula: Wallon e as vinculações afetivas entre crianças de cinco anos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na psicogenética de Henri Wallon a dimensão afetiva ocupa lugar central, tanto do ponto de vista da construção da pessoa quanto do conhecimento. Defendese, assim, que o fortalecimento dos vínculos entre criança e adulto contribui efetivamente para os processos de ensino-aprendizagem. A pesquisa empírica envolveu 24 crianças de cinco anos e duas professoras de uma escola pública do município de Curitiba/PR. Cinco instrumentos foram utilizados: desenhos com relatos; filmagens livres; jogo Gira-gira; emocionômetro; e autoscopia (autoanálise das imagens videogravadas de professoras e de alunos, acompanhada de entrevista). Os dados foram organizados em categorias e analisados qualitativamente. A afetividade manifestou-se nos vínculos que as crianças formam com os adultos, os pares, a natureza. Características importantes do estágio do personalismo (sedução, oposição e imitação) foram observadas. A qualidade das interações mostrou-se determinante na condução das atividades de aprendizagem.<hr/>In Henri Wallon’s psychogenetic model, the affective dimension occupies a central role concerning the development of one’s self and knowledge. As such, we support the idea that the strengthening of bonds between child and adults effectively contributes to teaching-learning processes. This empirical research involved 24 five-year old children and 2 teachers from a public school in the city of Curitiba (Paraná/Brazil). Five instruments were used: drawings with reports, free filming, “turn-around” game, “emotion meter”, and self-scope (self-analysis of videotaped images of teachers and students, followed by interview). Data were organized in categories and then analyzed qualitatively. Affection was observed in the children’s bonds with adults, their peers, as well as nature. Important characteristics of the stage of personalism (seduction, opposition and copying) were also present. The quality of interactions appeared to have a determining impact in the carrying out of the learning activities. <![CDATA[Teoria e prática na formação de professores: a prática como tecnologia do eu docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute a relação teoria e prática nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação dos Professores da Educação Básica, no início da década de 2000. Tem como fonte de dados a legislação curricular que instituiu a reforma e os Projetos Pedagógicos de quatro cursos de licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (Educação Física, Artes Visuais, Matemática e Ciências Sociais). A partir dos estudos de Michel Foucault sobre a governamentalidade e a ética e de estudos sobre as políticas educacionais e curriculares contemporâneas, mostra os efeitos da nova matriz curricular nos currículos dos cursos investigados. O estudo demonstra que a política oficial reforça o pragmatismo na educação de professores e problematiza a prática como tecnologia do eu docente implicada na formação de um professor prático-reflexivo, em uma visão reducionista das competências e habilidades docentes.<hr/>This work approaches the relation between theory and practice in the scope of the Diretrizes Curriculares Nacionais (national syllabus guidelines) for the Basic Education Teacher Training, in the early 2000s. It uses as source the syllabus guidelines that instituted the Reform and Educational Projects of four undergraduate courses of the Federal University of Pelotas (Physical Education, Visual Arts, Mathematics and Social Science). From the study of Michel Foucault concerning governmentality and ethics, and from studies on education and contemporary syllabus policies, this paper shows the effects of the new curriculum design in the investigated courses. It also shows that official policy reinforces pragmatism in teacher education and problematizes the practice as the self-teacher technology involved in the formation of a practical-reflective teacher, from a reductionist view of skills and teaching abilities. <![CDATA[O bem e o mal da ordem pedagógica ou das relações possíveis entre o discurso religioso e o discurso pedagógico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto apresenta o argumento - na verdade, uma aposta - de que o cristianismo produziu as primeiras práticas de ensino no Ocidente e consolidou os primeiros contornos daquilo que podemos chamar discurso pedagógico, ou seja, o discurso hoje reconhecido como aquele que permite reunir alunos em um lugar específico sob a vigilância de um mestre, regidos por um conjunto de verdades resultantes de um conflito social. Esses contornos foram possíveis a partir de quatro procedimentos historicamente produzidos: o afastamento dos aprendizes das seduções pagãs ou da vida profana; a eliminação dos prazeres que o ensino das línguas latina e grega podia favorecer; o surgimento do humanismo e do contra- humanismo pedagógico; e a transformação do demônio no duplo do aprendiz. O conjunto desses procedimentos trouxe para a modernidade um arsenal de dispositivos educacionais (ou de possibilidades) que podem, ainda hoje, se atualizar na tarefa docente e na política educacional.<hr/>This paper forwards the argument - actually a bet - that Christianity has given birth to the first teaching practices in the West and set up the outlines of what might be called pedagogical discourse. That is, discourse we today acknowledge as allowing students to meet at a specific place under the surveillance of a teacher, all of whom governed by a set of truths arising out of a social conflict. These outlines were made possible through four procedures: the seclusion of apprentices from pagan seductions or profane life; the relinquishment of the pleasures derived from the teaching of Latin and Greek; the upsurge of humanism and counter-humanism in teaching, and the turning of the devil into the apprentice’s double. This set of procedures has brought about an array of educational tools and possibilities that even in our times can be updated into teaching practices and education policies. <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto apresenta o argumento - na verdade, uma aposta - de que o cristianismo produziu as primeiras práticas de ensino no Ocidente e consolidou os primeiros contornos daquilo que podemos chamar discurso pedagógico, ou seja, o discurso hoje reconhecido como aquele que permite reunir alunos em um lugar específico sob a vigilância de um mestre, regidos por um conjunto de verdades resultantes de um conflito social. Esses contornos foram possíveis a partir de quatro procedimentos historicamente produzidos: o afastamento dos aprendizes das seduções pagãs ou da vida profana; a eliminação dos prazeres que o ensino das línguas latina e grega podia favorecer; o surgimento do humanismo e do contra- humanismo pedagógico; e a transformação do demônio no duplo do aprendiz. O conjunto desses procedimentos trouxe para a modernidade um arsenal de dispositivos educacionais (ou de possibilidades) que podem, ainda hoje, se atualizar na tarefa docente e na política educacional.<hr/>This paper forwards the argument - actually a bet - that Christianity has given birth to the first teaching practices in the West and set up the outlines of what might be called pedagogical discourse. That is, discourse we today acknowledge as allowing students to meet at a specific place under the surveillance of a teacher, all of whom governed by a set of truths arising out of a social conflict. These outlines were made possible through four procedures: the seclusion of apprentices from pagan seductions or profane life; the relinquishment of the pleasures derived from the teaching of Latin and Greek; the upsurge of humanism and counter-humanism in teaching, and the turning of the devil into the apprentice’s double. This set of procedures has brought about an array of educational tools and possibilities that even in our times can be updated into teaching practices and education policies. <![CDATA[Making, Growing, Learning: two lectures presented at UFMG, Belo Horizonte, October 2011]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto apresenta o argumento - na verdade, uma aposta - de que o cristianismo produziu as primeiras práticas de ensino no Ocidente e consolidou os primeiros contornos daquilo que podemos chamar discurso pedagógico, ou seja, o discurso hoje reconhecido como aquele que permite reunir alunos em um lugar específico sob a vigilância de um mestre, regidos por um conjunto de verdades resultantes de um conflito social. Esses contornos foram possíveis a partir de quatro procedimentos historicamente produzidos: o afastamento dos aprendizes das seduções pagãs ou da vida profana; a eliminação dos prazeres que o ensino das línguas latina e grega podia favorecer; o surgimento do humanismo e do contra- humanismo pedagógico; e a transformação do demônio no duplo do aprendiz. O conjunto desses procedimentos trouxe para a modernidade um arsenal de dispositivos educacionais (ou de possibilidades) que podem, ainda hoje, se atualizar na tarefa docente e na política educacional.<hr/>This paper forwards the argument - actually a bet - that Christianity has given birth to the first teaching practices in the West and set up the outlines of what might be called pedagogical discourse. That is, discourse we today acknowledge as allowing students to meet at a specific place under the surveillance of a teacher, all of whom governed by a set of truths arising out of a social conflict. These outlines were made possible through four procedures: the seclusion of apprentices from pagan seductions or profane life; the relinquishment of the pleasures derived from the teaching of Latin and Greek; the upsurge of humanism and counter-humanism in teaching, and the turning of the devil into the apprentice’s double. This set of procedures has brought about an array of educational tools and possibilities that even in our times can be updated into teaching practices and education policies. <![CDATA[Leitor em construção e/ou construção do leitor?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto apresenta o argumento - na verdade, uma aposta - de que o cristianismo produziu as primeiras práticas de ensino no Ocidente e consolidou os primeiros contornos daquilo que podemos chamar discurso pedagógico, ou seja, o discurso hoje reconhecido como aquele que permite reunir alunos em um lugar específico sob a vigilância de um mestre, regidos por um conjunto de verdades resultantes de um conflito social. Esses contornos foram possíveis a partir de quatro procedimentos historicamente produzidos: o afastamento dos aprendizes das seduções pagãs ou da vida profana; a eliminação dos prazeres que o ensino das línguas latina e grega podia favorecer; o surgimento do humanismo e do contra- humanismo pedagógico; e a transformação do demônio no duplo do aprendiz. O conjunto desses procedimentos trouxe para a modernidade um arsenal de dispositivos educacionais (ou de possibilidades) que podem, ainda hoje, se atualizar na tarefa docente e na política educacional.<hr/>This paper forwards the argument - actually a bet - that Christianity has given birth to the first teaching practices in the West and set up the outlines of what might be called pedagogical discourse. That is, discourse we today acknowledge as allowing students to meet at a specific place under the surveillance of a teacher, all of whom governed by a set of truths arising out of a social conflict. These outlines were made possible through four procedures: the seclusion of apprentices from pagan seductions or profane life; the relinquishment of the pleasures derived from the teaching of Latin and Greek; the upsurge of humanism and counter-humanism in teaching, and the turning of the devil into the apprentice’s double. This set of procedures has brought about an array of educational tools and possibilities that even in our times can be updated into teaching practices and education policies. <![CDATA[A importância da leitura de imagens no ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto apresenta o argumento - na verdade, uma aposta - de que o cristianismo produziu as primeiras práticas de ensino no Ocidente e consolidou os primeiros contornos daquilo que podemos chamar discurso pedagógico, ou seja, o discurso hoje reconhecido como aquele que permite reunir alunos em um lugar específico sob a vigilância de um mestre, regidos por um conjunto de verdades resultantes de um conflito social. Esses contornos foram possíveis a partir de quatro procedimentos historicamente produzidos: o afastamento dos aprendizes das seduções pagãs ou da vida profana; a eliminação dos prazeres que o ensino das línguas latina e grega podia favorecer; o surgimento do humanismo e do contra- humanismo pedagógico; e a transformação do demônio no duplo do aprendiz. O conjunto desses procedimentos trouxe para a modernidade um arsenal de dispositivos educacionais (ou de possibilidades) que podem, ainda hoje, se atualizar na tarefa docente e na política educacional.<hr/>This paper forwards the argument - actually a bet - that Christianity has given birth to the first teaching practices in the West and set up the outlines of what might be called pedagogical discourse. That is, discourse we today acknowledge as allowing students to meet at a specific place under the surveillance of a teacher, all of whom governed by a set of truths arising out of a social conflict. These outlines were made possible through four procedures: the seclusion of apprentices from pagan seductions or profane life; the relinquishment of the pleasures derived from the teaching of Latin and Greek; the upsurge of humanism and counter-humanism in teaching, and the turning of the devil into the apprentice’s double. This set of procedures has brought about an array of educational tools and possibilities that even in our times can be updated into teaching practices and education policies.