Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-469820140004&lang=pt vol. 30 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Estresse e enfrentamento em professores: uma análise da literatura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000400015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O estresse tem sido associado a problemas de saúde em professores, sendo importante compreender suas estratégias de enfrentamento (coping). Assim, o presente estudo revisou a literatura sobre estresse e coping em professores, com a análise dos principais resultados de pesquisas da área e de suas características metodológicas. Foram analisados artigos publicados entre 2006-2011 em bases internacionais do Portal Periódicos/CAPES, com as palavras-chave: stress, coping e teacher. Os 19 artigos sobre o tema disponíveis integralmente foram analisados. A partir desse material, procedeu-se análise relacionada ao estresse, às estratégias de enfrentamento e às suas implicações para o trabalho docente. É evidenciada a necessidade de práticas avaliativas e interventivas em atenção ao coping e aos sintomas de estresse, de modo a ampliar a compreensão sobre os processos que levem ao bem-estar docente e, consequentemente, à qualidade do ensino ofertado.<hr/>Stress has been linked to health problems to teachers. Conversely, it is important to understand teachers coping strategies. Thus, this study reviewed the literature on stress and coping to teachers, by analyzing most important researches results in addition to its methodological characteristics. The keywords considered were stress, coping and teacher on articles published by CAPES international portal of journals, between 2006 and 2011. It was possible to examine 19 empirical studies that were fully available. As far as this material is concerned, analyses related to stress, coping strategies and their implications for teaching were conveyed. It showed the need for evaluative and interventionism practices in attention to cope and symptoms of stress, in order to extend the understanding processes that lead to the well-being on teaching and, consequently, the education quality. <![CDATA[Quem ainda quer ser professor? A opção pela profissão docente por egressos do curso de história da UFMG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000400037&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo são retratadas as trajetórias profissionais de egressos de uma turma do Curso de História da UFMG, a turma que ingressou na universidade no primeiro semestre de 1998, composta por egressos que, em sua maioria, concluíram a graduação no segundo semestre de 2001 e comemoraram dez anos de formados no segundo semestre de 2011. São destacadas as trajetórias profissionais daqueles que, dez anos após a conclusão do Ensino Superior, são professores da educação básica, especialmente as dos que pretendem continuar trabalhando com o ensino de história, tendo o cuidado de demonstrar como as situações profissionais atuais se conformaram ao longo da graduação e da década que sucedeu a licenciatura. Afinal, quem ainda quer ser professor dez anos depois da graduação em História pela UFMG?<hr/>This article presents the path made by Professional students of a Class in History at UFMG. The students got into the university in the first semester of 1998 and the majority of them graduated in 2001. They celebrated their 10th majoring anniversary in the second semester of 2011. We focus on the development of those professionals who, after ten years of conclusion of their high education, are teachers of basic education. This article focuses mostly on those who have been working with the instruction of basic education in History by having in mind how the current professional conditions got into conformity along the graduating process along the decade, after they had been licensed. So, who would like to keep working as a teacher, after 10 years of majoring in history by UFMG? <![CDATA[Aprendizagens profissionais de professores dos primeiros anos participantes num estudo de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000400061&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo de aula é um processo formativo que leva os professores a refletirem, através de um trabalho eminentemente colaborativo, sobre a sua prática profissional. Trata-se de uma experiência que envolve três momentos principais: planejamento, observação da aula, e reflexão pós-aula e seguimento. O seu objetivo é criar condições para uma maior compreensão dos processos de raciocínio dos alunos por parte dos professores e, assim, contribuir para o seu desenvolvimento profissional. Neste artigo, analisamos as possibilidades formativas dos estudos de aula no que se refere às aprendizagens profissionais dos professores relativas à prática letiva, com enfoque na seleção de tarefas e na análise do raciocínio dos alunos, bem como à sua visão da colaboração e reflexão profissional. Para isso, seguiu-se uma metodologia qualitativa e interpretativa, tendo por base a observação participante. O estudo de aula que apresentamos decorreu num Agrupamento de Escolas, situado numa zona rural, e envolveu cinco professoras dos primeiros anos e uma equipe do Instituto de Educação. Os resultados reforçam a ideia de que os estudos de aula podem proporcionar aos professores um olhar mais atento sobre a natureza das tarefas a propor em sala de aula e levá-los a valorizar mais os processos de raciocínio dos seus alunos. Além disso, este trabalho evidencia o contributo do estudo de aula para o desenvolvimento de um trabalho colaborativo entre professores e para a sua valorização da reflexão.<hr/>The study of an instructional class is a process of schooling that helps teachers to think through an eminent and collaborative work and their professional career. That study deals with the experience which involves three mostly important events: planning, observation of the instructional class and questioning pos-classroom and follow-ups. Its objective is to create conditions for a bigger comprehension of the processes which involve reasoning from students motivated by teachers and, on that manner, the report contributes to the professional development. On this article, we analyze the schooling possibilities of studies for the classroom due respect to teachers' forms of learning skills related to their elective practice with the focus on selecting tasks along with students forms of reasoning as well as their professional vision of collaboration and the importance of questioning. This report follows a qualitative and interpretative methodology having on the background the actor as a basis of observation. The study of the instructional class we present takes place on a Given Number of Schools which can be located in a farming area in a rural zone and it involved a crew of 5 teachers from the 5th primary years from the Institute of Education. The results reinforce the idea that the studies of schooling class provide teachers with an attentive look over the nature of tasks to be suggested in the classroom and teachers help students to attribute more values over the tasks and the reasoning of their pupils. Thus, this work sets light over the contribution of the schooling class for the development of a collaborative work between teachers for its questioning. <![CDATA[A dimensão coletiva do trabalho docente: uma experiência em duas escolas municipais de Belo Horizonte]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000400081&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta a síntese dos resultados de uma pesquisa sobre o trabalho coletivo entre docentes da rede pública municipal de Belo Horizonte. A análise recai sobre estudos efetuados a respeito da dimensão coletiva do trabalho, que abarca a pluralidade conceitual desse termo, assim como a forma de trabalho colaborativo e os tipos de colaboração entre docentes. O material empírico foi obtido por meio de estudo documental e entrevistas realizadas com docentes em duas escolas municipais de Belo Horizonte. Os resultados revelam distintas formas de se conceber e de se nomear o trabalho coletivo entre os docentes das escolas investigadas, cabendo ressaltar que foi possível constatar diferentes formas de colaboração, com objetivos diversos e consequências distintas. No contexto analisado, de acordo com a percepção dos professores, as práticas coletivas se tornam cada vez mais escassas e se traduzem em discussões de aspectos imediatos e de curto prazo que envolvem o trabalho docente.<hr/>This article presents a synthesis of results of a researching on collectible work among teachers of the public education in Belo Horizonte county. The analysis relies over studies made about the collectible dimension of work, which includes the conceptual plurality of the term, as well as the form of collectible work and the types of collaboration among teachers. The empirical material was obtained by means of documental study and interviews made with teachers in two schools in Belo Horizonte county. The results reveal distinct ways of conceiving and nominating the collective work among teachers from the investigated schools and it is important to mention that different forms of collaboration with several objectives and distinct consequences are possible to observe. Within the analyzed context, according to teachers' perception, the collective practice is becoming increasingly scarcer to translate into discussions of immediate and temporary aspects which involve the teaching work. <![CDATA[O estudo de saberes profissionais na perspectiva etnográfica: contribuições teórico-metodológicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000400105&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute a contribuição teórico-metodológica da etnografia para o estudo dos saberes profissionais. Defende o não abandono das determinações estruturais nessa perspectiva de análise, situando categorias do método histórico-dialético como necessárias para a reconstrução da relação entre singularidades e particularidades dos grupos profissionais e a totalidade social. Para isso, apresenta o conceito de saber profissional, relacionando-o com os conceitos de cultura e experiência, seguido de características e princípios da etnografia profissional, chegando a elementos práticos da pesquisa etnográfica. As considerações finais esclarecem que estudos sobre experiência, cultura e saberes profissionais permitem compreender sua natureza fenomênica e captar mediações da relação entre trabalho e educação, de modo a ver em que medida, ao se constituírem como grupos profissionais, os trabalhadores potencializam sua organização como sujeitos de classe.<hr/>The article discusses the theoretical and methodological contribution of ethnography for the studies of professional expertise. The article defends also the non-abandonment of structural determinations in that perspective of analysis, situating categories of historical and pedagogical methods as a necessity for the reconstruction of the uniqueness of the relationship between professional groups and social totality. In order to do that, this report depicts the concept of professional knowledge related to the concepts of culture and experience, followed by features and principles of professional ethnography, reaching practical elements of ethnographic researching. The final considerations explain that studies on experience, culture and ethnographical and professional expertise motivate the understanding of their phenomenological nature and the understanding of mediations in relation to work and education, in order to see to what extension the groups forming themselves as professional workers empower their organization as actors of class. <![CDATA[Por uma pedagogia literária do "como se": em torno de uma experiência pedagógica na graduação em letras da UFMG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000400127&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo relata a experiência pedagógica em Teoria da Literatura conduzida pelo autor na graduação em Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) à época de seu doutorado em Estudos Literários na mesma instituição. Essa experiência, aqui convertida, ela própria, em objeto de reflexão teórica, suscita uma compreensão renovada do ato crítico em jogo na leitura/avaliação de textos literários, bem como a proposta de uma pedagogia literária aqui chamada - sob a inspiração do livro clássico de Hans Vaihinger, Die Philosophie des Als Ob A filosofia do (como se) - de "Pedagogia do Como Se".<hr/>This article reports the pedagogical experience in Theory of Literature conducted by the author in the undergraduate course of Letters at Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) during his doctorate in Literary Studies at the same institution. This experience, here converted into an object of theoretical reflection, entails a renewed comprehension of the critical act at stake in the reading/evaluation of literary texts, as well as the proposition of a literary pedagogy called here - under the inspiration of the Hans Vaihinger's classical book, Die Philosophie des Als Ob [The philosophy of as if] - "Pedagogy of As If". <![CDATA[Avaliação na educação física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000400153&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A pesquisa objetivou construir, de maneira colaborativa, práticas avaliativas para a Educação Física escolar. Utilizou a pesquisa-ação (BARBIER, 2002) como referencial teórico-metodológico e definiu, como colaboradores, uma professora e alunos do quarto ano do Ensino Fundamental I, pertencentes à rede municipal de Vitória, Espírito Santo. O estudo fundamentou-se na perspectiva de avaliação como prática indiciária (SANTOS, 2005, 2008), apresentando como instrumentos: registros iconográficos (fotografias e desenhos), diários de Educação Física, ficha individual da professora e ficha de autoavaliação do aluno. A avaliação deu visibilidade ao que foi ensinado nas aulas de Educação Física e aos sentidos construídos pelos alunos em sua relação com o saber. Esse movimento anunciou caminhos para se projetar a avaliação além dos discursos acadêmicos que baseiam suas análises em diagnósticos de denúncias.<hr/>The research aimed to build collaborative and evaluative practices to school Physical Education. It was used action research (Barbier, 2002) as a theoretical and methodological framework and defined as partners a teacher and fourth year Elementary School students of the municipal school in Vitória, Espírito Santo. The study was based on the evaluation perspective as evidential practice (SANTOS, 2005, 2008), by presenting as instruments: iconographic records (photographs and drawings), Physical Education grade books, teacher individual notes and students' self-evaluation form. The review gave visibility to what was taught in Physical Education classes and awareness produced by the students in their relationship towards knowledge. This movement announced procedures to design assessment beyond the academic discourses that base analyzes on complained diagnostic. <![CDATA[Ensino de didática: um estudo sobre concepções e práticas de professores formadores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000400181&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto analisa concepções e práticas de professores de Didática de três universidades, tendo por base a perspectiva de Didática fundamental proposta por Candau (1983) e sua incorporação pelos programas de formação de professores. Foram realizados quatro grupos de discussão, 40 entrevistas e 90 horas de observação de aulas. Buscou-se conhecer quem é esse professor que ensina Didática, captar suas visões sobre Didática e identificar suas práticas em sala de aula para compreender como as concepções e práticas defendidas fundamentam o aprendizado da docência. O quadro teórico da pesquisa foi elaborado com base em Roldão (2007), Gauthier (2006), Cochran-Smith &amp; Lytle (1999), André et al. (2010) e Zeichner (2009). Os resultados revelaram a tendência de ensinar Didática a partir do tratamento de temas necessários à formação de professores, sem, no entanto, se manifestar a preocupação com a afirmação da Didática fundamental, caracterizada pela multidimensionalidade do processo de ensinar e aprender.<hr/>The present text analyses the concepts and practices of teaching Didactics in three universities based on the fundamental concept of Didactics proposed by Candau (1983) and to understand how it is assimilated by teachers into majoring programs. Researching procedures included 4 focus groups, 40 interviews with teachers and 90 hours of classroom observation. The objective was to know who is that teacher who teaches undergraduating courses in Didactics to capture his or her views on Didactics and to identify their classroom practices, in order to understand how their claims, concepts and practices find their will to teach. The theoretical framework of researching was elaborated in accordance to ideas defended by Roldão (2007), Gauthier (2006), Cochran-Smith &amp;Lytle (1999), André et al. (2010) and Zeichner (2009).The results demonstrated that there is a tendency to teach Didactics from the point of view of themes based on topics for teaching but with no concern to reinforce the fundamental Didactics. However, it is necessary to be aware of the suggestion found on Fundamentals Didactics which comes characterized by its multidimensionality in the process of teaching and learning. <![CDATA[Notas sobre o acolhimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000400205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse artigo é fruto das primeiras análises de uma pesquisa em um município da Baixada Fluminense que estuda as transições às quais estão submetidas as crianças nos espaços educativos. A questão das transições nas instituições educativas assume relevância diante das naturezas orgânica, sequencial e articulada, a partir das quais devem se estruturar as etapas e as modalidades do processo de escolarização. A partir da observação da primeira semana de aulas de crianças de 2 anos, questionamos: Como se dá o primeiro ingresso da criança na Educação Infantil? Há estratégias específicas para a sua "adaptação"? As primeiras aulas visam prioritariamente ao bem-estar das crianças ou dos adultos? Ou se pautam nos aspectos administrativos das instituições? Tomamos como referência o ciclo de políticas educacionais brasileiras, na tentativa de considerar os processos micro e macropolíticos, articulando os contextos que cercam a sua produção e os resultados das políticas refletidos nas práticas.<hr/>This article comes as the result of the first analyses of a research made in Baixada Fluminense County. The research is about transitions to which are subjected children in educational spaces. The issue of transitions in the educational spaces is relevant in face of different types of nature: organic, sequential and articulated, from which the phases and modalities of the schooling process should be structured. Starting from observation of the first week of class for 2-year old children, we asked: How does the first day of class affect the admission of a toddler in Early Education? Are there specific strategies for a "toddler's adaptation"? The first classes are made mostly for the well being of children and adults. Or do those strategies follow the protocols of administrative aspects of institutions? The policy of cycling approach of Brazilian policies for education works as a reference in an attempt to consider micro and macro-political processes by articulating contexts surrounding its production and the results of policies reflected on practices. We took as a reference to the cycle of Brazilian policies for education in an attempt to consider micro and macro-political processes by articulating contexts surrounding its production and the results of policies reflected on practices. <![CDATA[Recensões sobre educação e democracia ética na obra de Mário Vieira de Mello]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000400229&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste texto é examinar o que foi exposto, em linhas gerais, por Mário Vieira de Mello (1912-2006) e denominado por ele de projeto de democracia ética (derivada essencialmente de estruturas de Cultura), numa contraposição à democracia igualitária (derivada essencialmente de estruturas de Poder). Em outros termos, a liberdade como autodeterminação da pessoa humana em contraposição à liberdade como faculdade de escolha, pois o reconhecimento imediato à liberdade como autodeterminação da pessoa é a chave para o problema das relações entre a liberdade da pessoa e o interesse do Estado e da Sociedade. Para esse autor, a educação poderá oferecer o seu contributo para o problema da democracia, à medida que conseguir enriquecer seu conteúdo com verdadeiras ideias de Cultura. A ideia de liberdade interior é um desses elementos que a educação pode oferecer a qualquer sistema democrático.<hr/>This paper aim to examine what has been brought to light, in general, by Mário Vieira de Mello (1912-2006), and called by him as ethical democracy project (extracted mainly from Cultural structures), in contrast to egalitarian democracy (derived mainly from Power structures). Furthermore, freedom as self-determination for human person as an individual by contrast to freedom as the right for choice, since the immediate freedom recognition as self-determination of the person is the key to relationship problem among human freedom not only to the State interest as well to Society. Accordingly this author, education may provide great contribution to democracy problem, moreover enriches the content to achieve true ideas of Culture. Broadly speaking, the inner freedom idea is one of those elements which education may be the conveyance to any democratic system. <![CDATA[Letramento, identidade e cotidiano entre jovens Xakriabá]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000400251&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo objetiva descrever os modos de apropriação da escrita e suas consequências nos processos de construção de crenças, valores, capacidades e competências em relação à cultura escrita por jovens indígenas que cursaram o terceiro ano do segundo grau entre 2009 e 2011. A consolidação do projeto de escola diferenciada nas aldeias Xakriabá depende dos mecanismos e das representações por meio dos quais os sujeitos interpretam e dão sentido à escola e às práticas de letramento. Observou-se que a escrita no contexto escolar está articulada às demandas sociais e políticas, nas quais jovens escolarizados aparecem como personagens importantes ao lado dos mais velhos, sendo utilizada como mediadora das relações em vários contextos. Além disso, a escrita é importante na construção de narrativas pessoais e coletivas articuladas aos processos de (re)construção da identidade frente às demandas sociais e políticas.<hr/>The article aims to describe the modes of writing appropriation and its consequences to the construction process of beliefs, values, skills and competences related to the written culture of young and indigenous people who concluded the third year of high school between 2009 and 2011. The consolidation of the differentiated-schooling project at Xakriabá villages depends on the mechanisms and representations through which actors interpret and give meaning to school and the practices of literacy. It was observed that the writing in the schooling context is articulated according to social and political demands in which young students appear as important characters along the elders and it is used as a mediating relation in a variety of contexts. Besides that, writing is used in the construction of personal and collective narratives articulated in processes of (res) construction of identity in face of social and political demands. <![CDATA[Itinerância severina de jovens e adultos do campo: exclusão do direito à escola em memórias e projetos de futuro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000400277&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A exclusão do direito à escola é analisada a partir de sua presença nas memórias de sujeitos jovens e adultos de um assentamento de reforma agrária localizado no município brasileiro de João Câmara, no Estado do Rio Grande do Norte. Por meio de entrevistas, os sujeitos revelaram suas memórias e o campo de representações sociais constituintes da relação que estabelecem com o fenômeno escolar, considerando o não acesso à escola quando viviam (anteriormente à conquista da terra) de forma itinerante e o contexto da nova realidade ainda precária de assentado. No âmbito das memórias, se encontram narrativas que explicam a trajetória de desencontro entre os sujeitos e os processos escolares, que redundam em suas respectivas autocategorizações como "rudes". No contexto das suas representações sociais, categorizamos duas dimensões que se relacionam aos seus respectivos projetos de futuro e que denominamos de expectativas de futuro territorial e expectativas de futuro geracional.<hr/>The exclusion of the right to school is parsed from your presence in the memories of youth and adults of an agrarian reform settlement, located in the municipality of João Câmara, in the State of Rio Grande do Norte. Through interviews, subjects revealed their memories and social representations of establishing relationship with the school phenomenon, whereas the access to school, not when there were (prior to the conquest of the land), and the context of the new reality of precarious yet seated. Within the framework of the memories are narratives that explain the trajectory of mismatch between the subject and school processes, which result in their respective self-appointments as "uncivil". In the context of their social representations, categorize two dimensions that relate to their respective future projects wich we call and future territorial expectations and future generational expectations. <![CDATA[Errata]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000400302&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A exclusão do direito à escola é analisada a partir de sua presença nas memórias de sujeitos jovens e adultos de um assentamento de reforma agrária localizado no município brasileiro de João Câmara, no Estado do Rio Grande do Norte. Por meio de entrevistas, os sujeitos revelaram suas memórias e o campo de representações sociais constituintes da relação que estabelecem com o fenômeno escolar, considerando o não acesso à escola quando viviam (anteriormente à conquista da terra) de forma itinerante e o contexto da nova realidade ainda precária de assentado. No âmbito das memórias, se encontram narrativas que explicam a trajetória de desencontro entre os sujeitos e os processos escolares, que redundam em suas respectivas autocategorizações como "rudes". No contexto das suas representações sociais, categorizamos duas dimensões que se relacionam aos seus respectivos projetos de futuro e que denominamos de expectativas de futuro territorial e expectativas de futuro geracional.<hr/>The exclusion of the right to school is parsed from your presence in the memories of youth and adults of an agrarian reform settlement, located in the municipality of João Câmara, in the State of Rio Grande do Norte. Through interviews, subjects revealed their memories and social representations of establishing relationship with the school phenomenon, whereas the access to school, not when there were (prior to the conquest of the land), and the context of the new reality of precarious yet seated. Within the framework of the memories are narratives that explain the trajectory of mismatch between the subject and school processes, which result in their respective self-appointments as "uncivil". In the context of their social representations, categorize two dimensions that relate to their respective future projects wich we call and future territorial expectations and future generational expectations.