Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-469820150002&lang=pt vol. 31 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[UMA DISCUSSÃO SOBRE OS SENTIDOS DA INTEGRAÇÃO DE FERIADOS, FESTAS E COMEMORAÇÕES CÍVICAS NO CALENDÁRIO DAS ESCOLAS PRIMÁRIAS PAULISTAS (1890-1930)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000200017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo articula dois elementos que se complementam em estudos da história da cultura escolar: o tempo e as festas escolares. Os anos entre 1890 e 1930 são marcados pelos esforços estatais de implementar um sistema de ensino público em São Paulo, percebidos na profusão de reformas, na elaboração de leis, na construção de prédios escolares, em iniciativas de formação e organização de professores, na divulgação de saberes pedagógicos, entre outros. Nesse contexto, o detalhamento do calendário e, especialmente, a determinação dos dias de comemorações escolares integram as ações para se constituir um sistema de ensino com funcionamento homogêneo das escolas. O corpus documental a partir do qual se realizou o estudo constituiu-se de textos de revistas pedagógicas, relatórios de inspetores escolares, da legislação educacional e de outras obras literárias publicadas no período e que abordaram os temas em questão.<hr/>This article articulates two elements that are complementary in studies of the history of the school culture: the time and school parties. The years between 1890 and 1930 were marked by state efforts to implement a public education system in Sao Paulo, spotted in the profusion of reforms, formulation of laws, construction of school buildings, training initiatives and organization of teachers, dissemination of educational knowledge, among others. In this context, the details of the calendar and especially the determination of the school celebration days integrate actions in order to constitute an education system with uniform functioning of schools. The corpus documentation, from which this study was achieved, consisted of educational texts, reports of school inspectors, educational legislation and other literary works published in the period that addressed the issues in question. <![CDATA[ARAUTOS DO IMPROVÁVEL, PIONEIROS DA RADIOFONIA E DA CINEMATOGRAFIA EDUCACIONAL NO BRASIL (1920-1930)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000200037&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como tema os processos de introdução da radiofonia e da cinematografia no Brasil, ocorridos nas décadas de 1920 e 1930, vistos como resultado de uma fermentação intelectual que enxergava nestes veículos de comunicação a possibilidade de libertar nosso povo, disperso pela imensidão do território nacional, das explicações lendárias e da ignorância. Nesse sentido, o texto apresenta uma análise sobre o papel pioneiro desempenhado por estes intelectuais, a discussão por eles protagonizada em torno da finalidade do rádio e do cinema, bem como as estratégias empregadas para que estes veículos tivessem emprego exclusivamente educacional. Especialmente, este artigo discute as principais frentes de legitimação para a crescente interferência do Estado nos setores da radiodifusão, do cinema e da educação.<hr/>This article has as its theme the processes of introduction of radio and cinematography in Brazil during the decades of 1920 and 1930, seen as the result of an intellectual ferment that saw in these media the possibility of freeing our people, dispersed over the immensity of the national territory, from the legendary explanations and from ignorance. In this sense, the text presents an analysis of the pioneering role played by these intellectuals, the discussion they led about the purpose of radio and cinema as well as the strategies employed so that these means would have an exclusively educational application. In particular, this article discusses the main fronts of legitimation for the growing interference of the State in the fields of broadcasting, cinema and education. <![CDATA[A PRESERVAÇÃO DA INFÂNCIA: ANÁLISE DE DISCURSOS SOBRE A CRIANÇA EM PERIGO MORAL (PORTUGAL, 1910-1916)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000200061&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste trabalho procuramos analisar os discursos sobre a infância em perigo moral que circularam em Portugal nas primeiras décadas do século XX. Partindo do princípio de que um dos resultados da reconstrução da concepção de delinquência infantil, que ocorreu naquele período, é a emergência da categoria de crianças de risco, que se torna alvo privilegiado de um conjunto de ações profiláticas cuja principal finalidade é a prevenção da delinquência, procedemos à análise da legislação de proteção à infância e do periódico A Tutoria - Revista mensal defensora da infância, publicado entre 1912 e 1916. Esta análise teve como principais objetivos: compreender o processo de construção da criança em perigo moral, descrever a sua transformação numa questão pública e analisar as estratégias desenvolvidas no sentido de assegurar a sua normalidade.<hr/>The purpose of this article is to explore the discourses about children at moral risk in Portugal in the early decades of the twentieth century. Reflecting changing attitudes to delinquency that began to emerge at the beginning of the twentieth century, children at risk became the subject and target of prophylactic interventions, designed with the aim of prevent delinquency and crime. Based on analysis of legislation concerned with child delinquency and protection, and of one magazine, A Tutoria - Revista mensal defensora da infância, published between 1912 and 1916, we examine how the notion of "child at moral risk" is constructed, describe its transformation on a public issue and analyze the strategies developed to ensure their normality. <![CDATA[TESTE DE CONHECIMENTOS PARA O ENSINO DO NÚMERO EM FUTURAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000200083&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El presente artículo presenta el diseño y validación de un instrumento sobre el "conocimiento para la enseñanza del número en futuras maestras de educación infantil". El instrumento se fundamenta en tres componentes teóricos referidos al conocimiento docente: i) los conceptos lógico matemáticos asociados a la construcción del número, ii) la organización de la enseñanza y iii) las etapas del aprendizaje de nociones de lógica y número. El instrumento plantea dos situaciones de aula de educación infantil para suscitar el conocimiento docente. Los resultados muestran que el instrumento posee validez de contenido y validez de constructo, alcanzando una consistencia interna de 0.72. Se concluye que el instrumento validado para medir el saber de las maestras para la enseñanza del número puede ser de utilidad en programas de formación docente en educación infantil. <hr/> Este artigo apresenta o planejamento e a validação de um instrumento sobre o "conhecimento para o ensino do número de futuras professoras de educação infantil". O instrumento se fundamenta em três componentes teóricos referentes ao conhecimento docente: i) os conceitos lógico-matemáticos associados à construção do número; ii) a organização do ensino; e iii) as etapas de aprendizagem de noções de lógica e número. O instrumento esboça duas situações de sala de aula de educação infantil para suscitar o conhecimento docente. Os resultados mostram que o instrumento possui validade de conteúdo e de construção, alcançando uma consistência interna de 0,72. Conclui-se que o instrumento validado para medir o saber das professoras para o ensino do número pode ser de utilidade em programas de formação docente em educação infantil.<hr/>The article presents the design and validation of an instrument about the "knowledge for teaching numbers in prospective childhood teachers". The instrument has three theoretical components relating to teacher knowledge: i) logical mathematical concepts associated with number construction, ii) teaching organization, and iii) learning stages about logic and number. The instrument proposes two classroom situations about childhood education to evoke teacher knowledge. The results show that the instrument has content validity and construct validity. It has internal consistency of 0.72. The article concludes that the instrument can be useful in teacher education programs in early childhood education. <![CDATA[CULTURA DOS ALUNOS NA PRÉ-ESCOLA E NA "ESCOLA PRIMÁRIA"]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000200101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é discutir a cultura dos alunos, com ênfase na pré-escola e nos primeiros anos do Ensino Fundamental ("escola primária"). As escassas teorizações sobre o assunto mostram limitações, na medida em que recaem sobre os alunos das últimas séries do Ensino Fundamental ou sobre o Ensino Médio, ou seja, sobre os adolescentes como grupo etário. A partir de dados de pesquisa de campo e de estudos teóricos, identificamos que a cultura dos alunos é uma cultura intraescolar, que se concretiza na intersecção entre a cultura infantil e a cultura escolar, com diferentes níveis de proximidade e distanciamento entre elas. Ela envolve comportamentos estratégicos infantis de oposição e de resistência às tarefas e ao poder docente. Quando a escola recusa o acolhimento da cultura infantil, esta se produz nos interstícios das atividades escolares, por vezes de maneira conflituosa.<hr/>The goal of this paper is to undertake a study about student's culture, with an emphasis on pre-school and early years of elementary school (also called "primary school"). The few theories on the subject show limitations, in the sense that they verse about the students attending the last grades of elementary school or the high school - that is, adolescents as age group. Through data from field research and theoretical studies, we identified that student's culture is an intra-school one, which is developed at the intersection between child culture and school culture, with different levels of closeness and distance between them. It involves children's strategic behavior based on opposition and resistance to the tasks and the teacher's authority. When the school refuses to receive child culture, the latter occurs in the interstices of school activities, sometimes in a controversial manner. <![CDATA[GRITOS SEM PALAVRAS: RESISTÊNCIAS DAS CRIANÇAS PEQUENININHAS NEGRAS FRENTE AO RACISMO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000200129&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo tem como objetivo compreender a partir dos pressupostos teóricos da Sociologia da Infância e dos estudos das Ciências Sociais, relacionados às relações raciais no Brasil, a violência do processo de racialização sobre a construção das culturas infantis. Trata-se de uma pesquisa com uma abordagem etnográfica realizada com crianças pequenininhas de três anos, em um Centro de Educação Infantil da região metropolitana de Campinas. Os resultados apontam que na instituição investigada existem uma reprodução dos preconceitos referentes à categoria racial e a legitimação das hierarquizações sociais que legitimam as desigualdades. Indicam, também, como as crianças pequenininhas negras percebem o racismo presente nas posturas pedagógicas adotadas pelos(as) docentes e deixam explícita, por meio de diferentes linguagens, a não aceitação dos enquadramentos que as fixam em posições subalternas na sociedade.<hr/>The present article aims to understand, from the theoretical assumptions of Childhood Sociology, and studies of Social Sciences connected to racial relations in Brazil, the violence of the process of racialization over the construction of peer cultures. It is a research with an ethnographic approach carried out with three-year-old tiny young children in an Early Childhood Center at the metropolitan region of Campinas. The results point out that for the investigated institution, there is a reproduction of prejudices related to the racial category and to the legitimacy of social hierarchies that legitimize the inequalities. The results also indicate how the tiny young black children perceive the racism present on the pedagogies adopted by the teachers, and make it explicit, by means of different languages, the non-acceptance of the frameworks that pin them down in subordinate positions in the society. <![CDATA[<strong>RELAÇÕES RACIAIS, CULTURA ACADÊMICA E TENSIONAMENTOS </strong>A<strong>PÓS AÇÕES AFIRMATIVAS</strong>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000200155&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As ações afirmativas no Ensino Superior colocam em pauta uma série de questões sobre a universidade pública e sobre as relações raciais na sociedade brasileira. Trazem à cena uma discussão que não pode mais ser adiada: o papel da universidade frente aos desafios contemporâneos e a sua efetiva democratização. O presente trabalho tem como objetivo analisar a cultura acadêmico-curricular e suas configurações derivadas da presença de estudantes negros cotistas no cotidiano da Universidade Federal de Santa Catarina. Para isso, utilizamos como procedimentos metodológicos: a análise dos documentos normativos e os projetos pedagógicos de nove cursos de graduação; questionários aplicados a professores e coordenadores de cursos e depoimentos de estudantes negras. A pesquisa permitiu identificar desafios e tensionamentos que a implantação das ações afirmativas traz ao cotidiano da universidade para assegurar o acesso e a permanência (material e simbólica) com qualidade social aos estudantes cotistas negros.<hr/>Affirmative action in higher education put on the agenda a number of issues about the public university and about race relations on Brazilian society. It brings to the scene a discussion that can not be postponed: the role of the university facing the contemporary challenges and its effective democratization. This study aims to analyze the academic and curricular culture and their derived configurations of the presence of quota black students in the routine of Federal University of Santa Catarina. For this we use as methodological procedures: the analysis of the normative documents and pedagogical projects of nine undergraduate courses; questionnaires applied to teachers and course coordinators and the testimonials of black female students. The research allowed to identify the challenges and tensions that the implementation of affirmative action brings to everyday life of the university to ensure access and permanence (material and symbolic) with social quality for black quota students. <![CDATA[<strong>PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA EM UMA SALA DE AULA DE JOVENS </strong>E<strong> ADULTOS: CONTRASTES EM FOCO</strong>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000200183&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo visa analisar contrastivamente práticas de leitura construídas por alunos e professoras em uma sala de aula de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Belo Horizonte. Para isso, analisamos as interações discursivas em que essas práticas foram construídas, destacando o que contou como leitura naquela sala de aula e os sentidos e os significados produzidos nos eventos de letramento. Essa investigação possibilitou conhecer o que e como leem, para quem leem, quando e onde leem e as semelhanças e diferenças encontradas nas práticas de leitura vivenciadas por estudantes e professoras daquele grupo. Nosso estudo mostrou que diferentes concepções de letramento resultam em práticas sociais de leitura variadas e em oportunidades de aprendizagem diversas. Pretendemos contribuir para que o processo de ensino-aprendizagem da leitura se torne mais significativo, pautado pelo reconhecimento das características próprias e das necessidades dos estudantes de EJA, que se formam em contextos de aprendizagem compartilhados.<hr/>This article aims at carrying out a contrastive analysis of reading practices constructed by students and teachers in an Adult Education classroom in Belo Horizonte, Brazil. In order to do so, we analyzed discursive interactions in which these practices were constructed. We highlighted what counted as reading in this classroom and the senses and meanings produced in these literacy events. This research has helped us to understand what and how participants read, who they read to, when and where they read and what were the similarities and differences between reading practices experienced by students and teachers. We demonstrated that different conceptions of literacy result in different social reading practices and learning opportunities. We intended to contribute towards an improved process of teaching and learning of reading, so it can become more significant, guided by the recognition of the particular characteristics and needs of adults who constitute themselves in shared learning contexts. <![CDATA[<strong>FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: </strong>O<strong> FORMAL E O REAL NAS LICENCIATURAS</strong>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000200211&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo busca contribuir para o debate sobre o lugar que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ocupa na formação inicial de professores promovida nos cursos de licenciatura, destacando especificidades e lacunas observadas. Assinalando que o direito e a identidade própria da EJA estão garantidos desde a promulgação da atual Constituição Federal, retomam-se a legislação referente à formação de professores e, ainda, as Diretrizes Curriculares Nacionais de áreas selecionadas, nas quais se omitiu a especificidade da Educação de Jovens e Adultos. Por fim, avalia-se que o silêncio em relação à EJA nas licenciaturas se confunde com a situação dessa própria modalidade de ensino no Brasil. Alvo de metas modestas, políticas descontinuadas e fragmentadas, iniciativas focais e aligeiradas, a EJA traduz um projeto societário no qual a universalização da educação básica de qualidade para todos vem sendo assunto menor.<hr/>This study aims to contribute to the debate about the place that Youth and Adult Education (EJA) occupies in initial teacher training promoted by licentiate degree courses, highlighting gaps and specificities observed. Noting that the right and the identity of EJA is guaranteed since the promulgation of the Federal Constitution, it brings back to the table the legislation concerning teacher training and also the National Curriculum Guidelines of selected areas, in which EJA's specificity was omitted. The central hypothesis is that the silence regarding EJA in licentiate degree courses shows EJA's own situation in Brazil. Being a field of modest goals, discontinued policies and fragmented initiatives, EJA reflects a societal project in which the universalization of qualified basic education for all has been a minor issue. <![CDATA[A EXPERIÊNCIA ESCOLAR E A SOCIALIZAÇÃO PRÉ-PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000200229&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de caráter biográfico com dois professores de Educação Física. O estudo teve como objetivo central analisar as repercussões de experiências pré-profissionais vividas como estudantes da educação básica desses professores no desenvolvimento de modelos de ação profissional como professores de Educação Física no interior da escola. Buscamos identificar em que medida esse tempo e ambiente de socialização primária (família, ambiente da vida, educação no sentido lato) participaram ou participam do processo de constituição de crenças e certezas sobre o ensino e a docência em Educação Física na escola. O estudo aponta que essa experiência de pré-profissional tem impactos nas percepções que os professores têm acerca do papel da Educação Física no currículo escolar e de um estilo de ensino que seria próprio do professor de Educação Física.<hr/>This article presents the results of a survey of biographical character with two Physical Education teachers. The study aimed mainly at the analysis of the impact of pre-professional experiences that these teachers experienced as students of basic education and their influence in developing models of professional action as Physical Education teachers within the school. We seek to identify the extent that time and environment of primary socialization (family, living environment, education in the broadest sense) participated or participate in the development of beliefs and certainties about teaching and teaching in physical education in the school. The study points out that the experience of pre-professional has impacts on the perceptions that teachers have about the role of physical education in the school curriculum and a teaching style proper of the physical education teacher. <![CDATA[O PLANEJAMENTO DO ENSINO EM UM PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000200253&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Um grande problema a ser enfrentado é como concretizar ações de formação docente que superem a dicotomia teoria-prática. Em um programa de desenvolvimento profissional docente com tais intenções, analisamos como o formador conduziu o aprendizado sobre o planejamento e também o modo como foram concretizados os objetivos específicos e gerais do programa. Observamos que o tema surgiu de uma necessidade expressa pelos participantes, em relato sobre sua prática, e que a condução da discussão pelo formador pode ser descrita em quatro fases, desde a abertura de espaço para o surgimento do problema desencadeador, até um desfecho que sintetiza o conhecimento alcançado. O formador trabalhou a partir da prática docente dos professores participantes, iniciou os episódios de ensino pela atitude de ouvir o professor e manteve ações coerentes com a prática pedagógica desejada. Em síntese, a pesquisa permitiu evidenciar traços significativos do desenvolvimento profissional, observáveis em atuações específicas, pertinentes e apropriadas do professor frente a situações da sala de aula.<hr/>A considerable problem to be faced by teacher development programs is how to develop actions in teacher education, which overcome the dichotomy theory-practice. In a teacher's professional development program with such intentions, we analyzed how the educator conducted learning on the content about lesson planning, relating his actions to how the more general objectives of the program were met. We observed that the emergence of a theme came from an expressed need formulated by the teacher through an account of her practice. The conduction of the discussion, by the educator, was described in four phases, from phase 1 - opening space for the appearance of the problem, until phase 4 - a closure that synthesized the knowledge acquired. The educator departed from the participant teachers' practice, initiated the episodes with the attitude of listening to the teacher and maintained actions coherent with the desired pedagogical practice that he wanted to teach. The research disclosed meaningful traces of professional development, located in specific, pertinent and appropriate performances of the teacher, before classroom situations. <![CDATA[ARTICULANDO OS NÍVEIS MICRO E MACRO NA ANÁLISE DA COMUNICAÇÃO PEDAGÓGICA: A INTERAÇÃO FACE A FACE E SUA ESTRUTURAÇÃO SOCIAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000200281&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo busca argumentar que toda relação de "comunicação pedagógica" revela-se sob a forma de uma interação face a face. Não obstante, a sociologia da educação tem evidenciado, desde sua emergência, que as condições que regem a potencial eficácia de uma relação de comunicação pedagógica não são completamente endógenas ao contexto interativo em que esta relação se desdobra, uma vez que ela depende decisivamente da socialização e da escolarização prévia dos agentes em interação. Sendo assim, através da observação de uma situação de comunicação pedagógica cujos agentes em interação têm suas trajetórias sociais reconstruídas previamente por meio de entrevistas em profundidade, o artigo propõe um quadro de pesquisa original para possível orientação de estudos na sociologia da educação que, conforme as tendências recentes da área, sejam direcionados à abordagem de dinâmicas e processos transcorridos no interior de instituições de ensino através da articulação dos níveis micro e macrossociológico da análise.<hr/>This article argues that every relation of "pedagogic communication" reveals itself in the form of a face to face interaction, according to the classic definition by E. Goffman. Nevertheless, the sociology of education has evidenced, since its emergence, that the conditions governing the potential effectiveness of a pedagogical relationship of communication are not completely endogenous to the situation in question: they depend crucially upon the prior socialization and education of the agents in interaction. Thus, through the observation of a situation of pedagogical communication ,whose interacting agents have their social trajectories previously reconstructed by in-depth interviews, the article proposes an original theoretical and analytical framework for the orientation of studies within the field of the sociology of education in the same direction pointed by recent trends within this field, that is,the calling for approaching the social processes and dynamics which take place within schools and educational institutions through the attempt of linking such micro phenomena to the macro-sociological level of analysis. <![CDATA[CONCURSO PÚBLICO PARA DIRETOR NA ESCOLA ESTADUAL PAULISTA: EXPECTATIVAS DOS ORGÃOS CENTRAIS DO ENSINO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000200309&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir da análise dos editais e das provas dos concursos públicos para provimento do cargo de diretor de escola realizados na rede estadual de ensino de São Paulo e das concepções de diretores, este artigo pretende identificar as expectativas dos órgãos centrais de ensino em relação à atuação desses profissionais e o pensamento administrativo que supostamente orientou e/ou orienta a administração das escolas públicas paulistas. O estudo dos editais e das provas permitiu observar que o perfil almejado para diretor de escola sofreu alterações significativas ao longo do tempo sob influência de aspectos políticos, econômicos, sociais e educacionais. A investigação das concepções dos diretores, por sua vez, parece reacender a necessidade de construção de uma teoria específica para a atividade administrativa escolar.<hr/>From the analysis of notices and tests of public contests to fill the position of school principal performed in state schools of São Paulo State and from the conceptions of directors, this article seeks to identify the expectations of central bodies of education regarding the role of these professionals and the administrative thought that supposedly guided and/or directs the administration of public paulista schools. The study of the notices and tests allowed observing that the desired profile for the school principal has changed significantly over time under the influence of political, economic, social and educational aspects. The investigation of the conceptions of directors, in turn, seems to rekindle the need to build a specific theory for the school administrative activity. <![CDATA[EL SISTEMA UNIVERSITARIO EN EL CHILE CONTEMPORÁNEO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000200329&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir da análise dos editais e das provas dos concursos públicos para provimento do cargo de diretor de escola realizados na rede estadual de ensino de São Paulo e das concepções de diretores, este artigo pretende identificar as expectativas dos órgãos centrais de ensino em relação à atuação desses profissionais e o pensamento administrativo que supostamente orientou e/ou orienta a administração das escolas públicas paulistas. O estudo dos editais e das provas permitiu observar que o perfil almejado para diretor de escola sofreu alterações significativas ao longo do tempo sob influência de aspectos políticos, econômicos, sociais e educacionais. A investigação das concepções dos diretores, por sua vez, parece reacender a necessidade de construção de uma teoria específica para a atividade administrativa escolar.<hr/>From the analysis of notices and tests of public contests to fill the position of school principal performed in state schools of São Paulo State and from the conceptions of directors, this article seeks to identify the expectations of central bodies of education regarding the role of these professionals and the administrative thought that supposedly guided and/or directs the administration of public paulista schools. The study of the notices and tests allowed observing that the desired profile for the school principal has changed significantly over time under the influence of political, economic, social and educational aspects. The investigation of the conceptions of directors, in turn, seems to rekindle the need to build a specific theory for the school administrative activity. <![CDATA[PODERES E PROPOSTAS NA CONFORMAÇÃO DE UMA CULTURA FÍSICA NA ARGENTINA (1880-1970)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000200347&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir da análise dos editais e das provas dos concursos públicos para provimento do cargo de diretor de escola realizados na rede estadual de ensino de São Paulo e das concepções de diretores, este artigo pretende identificar as expectativas dos órgãos centrais de ensino em relação à atuação desses profissionais e o pensamento administrativo que supostamente orientou e/ou orienta a administração das escolas públicas paulistas. O estudo dos editais e das provas permitiu observar que o perfil almejado para diretor de escola sofreu alterações significativas ao longo do tempo sob influência de aspectos políticos, econômicos, sociais e educacionais. A investigação das concepções dos diretores, por sua vez, parece reacender a necessidade de construção de uma teoria específica para a atividade administrativa escolar.<hr/>From the analysis of notices and tests of public contests to fill the position of school principal performed in state schools of São Paulo State and from the conceptions of directors, this article seeks to identify the expectations of central bodies of education regarding the role of these professionals and the administrative thought that supposedly guided and/or directs the administration of public paulista schools. The study of the notices and tests allowed observing that the desired profile for the school principal has changed significantly over time under the influence of political, economic, social and educational aspects. The investigation of the conceptions of directors, in turn, seems to rekindle the need to build a specific theory for the school administrative activity.