Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-469820150003&lang=es vol. 31 num. 3 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[THE RIGHT TO EDUCATION AND THE NEW SOCIAL AND RACIAL SEGREGATION - UNSATISFACTORY TIMES?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000300015&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Discutem-se questões urgentes que afetam o direito à educação. O texto defende que estamos diante de uma nova segregação social e racial. São tempos que se desdobram em uma tensão entre afirmação e negação dos direitos humanos e redução do direito à educação ao mínimo, que se expressa na presença afirmativa dos coletivos sociais e nas medidas de controle e repressão às suas lutas. Como essas tensões sociais e políticas afetam o direito à educação? Defende-se que a luta pelo direito à educação não poderá se desvincular da luta contra a criminalização moral dos adolescentes e jovens populares como justificativa para a sua segregação social e racial tão em voga atualmente. No contexto brasileiro contemporâneo, a luta por justiça educacional está vinculada à luta e à denúncia da segregação social e racial de nossas crianças e jovens.<hr/>ABSTRACT: Urgent issues affecting the right to education are discussed in this paper. The text argues that we are facing a new social and racial segregation. These are times that unfold in a tension between affirmation and negation of human rights and reduction of the right to education to a minimum. That is expressed in the affirmative presence of social groups and the control measures and repression of their struggles. How these social and political tensions affect peculiarly the right to education? It is argued that the struggle for the right to education can't avoid its fight against moral criminalization of teenagers and young popular as a justification of social and racial segregation so fashionable today. That is, the denial of rights of adolescents and poor and black youths undergoing criminal justice, deprivation of the right to life and the criminal age relegation threatened has consequences for the guarantee or denial of the right to education. In the contemporary Brazilian context, the struggle for educational justice is linked to the struggle and denunciation of social and racial segregation of our children and youth. <![CDATA[WHAT IS THE RURAL SCHOOL'S FUTURE?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000300049&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Tendo como ponto de partida a questão sobre o futuro das escolas rurais ou do campo, o artigo aborda o contexto social, político e econômico que suporta ou não a existência das escolas, bem como uma análise sobre a situação das escolas em diferentes contextos, particularmente no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos. Problematizamos as respostas dadas pelo poder público, acadêmicos e organizações e movimentos sociais sobre o fechamento, a redução do número de alunos e de comunidades rurais com escola, as condições de funcionamento, a distância percorrida pelos alunos, além das implicações das escolas para a vitalidade do campo. Concluímos que o futuro das escolas está diretamente relacionado com o futuro do campo.<hr/>ABSTRACT: Taking the future of rural schools as a starting point, this paper approaches the social, political and economic context that either supports or doesn't support the presence of rural schools. We also offer schools' analysis in different contexts, particularly in Brazil, Portugal and United States. We problematize the public, academic and communal responses on school closure, the student's number and rural communities with schools' reduction, their operating conditions, the distance traveled by the students and the schools' importance to the vitality of the countryside. We conclude that the future of schools is directly related to the future of the countryside. <![CDATA[CONSIDERATIONS ON THE ROLE OF CULTURAL CAPITAL AND ACCESS TO HIGHER EDUCATION: NA INVESTIGATION USING DATA FROM THE STATE OF MINAS GERAIS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000300071&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O acesso ao Ensino Superior no Brasil tem se ampliado. No entanto, a literatura aponta a persistência de padrões de desigualdade regional e socioeconômica no acesso a esse nível de ensino. O artigo analisa os determinantes do acesso ao Ensino Superior em Minas Gerais, em 2009, a partir de perspectivas teóricas que enfatizam o papel dos Recursos Familiares - sintetizados em termos de capital econômico, cultural e social - neste processo. A abordagem do trabalho concentra-se na influência do Capital Cultural Individual - os hábitos culturais dos indivíduos sobre o ingresso na educação superior. O trabalho utiliza dados da Pesquisa de Amostra de Domicílios de Minas Gerais (PAD/MG) de 2009, pesquisa amostral realizada pela Fundação João Pinheiro para testar a força explicativa das práticas culturais dos jovens sobre o acesso ao Ensino Superior. <hr/>Abstract: Access to higher education in Brazil has expanded. However, the literature indicates the persistence of patterns of regional and socioeconomic inequality in access to higher education levels. The article analyzes the determinants of access to higher education in Minas Gerais, in 2009, from theoretical perspectives that emphasize the role of Family Resources - synthesized in terms of economic, cultural and social capital - in this process. The approach of the paper focuses on the influence of Individual Cultural Capital - the cultural habits of individuals on entry into higher education. It uses data from the "Pesquisa de Amostra de Domicílios" of Minas Gerais (PAD / MG) / 2009, sample survey conducted by João Pinheiro Foundation, to test the explanatory power of the cultural practices of young people about access to higher education. <![CDATA[BETWEEN PRESENT'S FRUITION AND INVESTMENTS IN THE FUTURE: STUDENTS' EXTRACURRICULAR PRACTICES IN PRIVATE SCHOOLS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000300097&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Neste artigo refletiremos sobre as atividades extracurriculares dos jovens das classes dominantes, tendo por base a realidade educativa de dois prestigiados colégios privados sediados em Lisboa. Após a revisão da literatura sociológica sobre a educação não formal e a importância das atividades extracurriculares no quotidiano dos jovens e das famílias e a apresentação das principais técnicas de investigação (inquérito e entrevistas), analisaremos os resultados empíricos sobre a adesão às práticas extracurriculares dos alunos desses colégios e os sentidos que lhes atribuem as respetivas famílias. Concluímos que a frequência dessas atividades é massificada entre os jovens dessas escolas e que essas preferências estão longe de ter um cunho marcadamente classista, refletindo, para além disso, o ethos da respetiva escola frequentada. Em sintonia com a literatura sociológica, concluímos ainda que a instrumentalidade e a lógica de investimento no futuro subjazem às opções juvenis e também parentais para a ocupação do tempo livre.<hr/>ABSTRACT: Based on a study about two prestigious private schools located in Lisbon, we analyze the extracurricular activities attended by upper class students. Firstly, the paper discusses the non-formal education and the importance of these activities in the daily life of these students. Then, we present methodological strategy (methods and techniques) and main empirical results, related to the students' involvement in extracurricular activities and perceptions shared by their parents about it. We conclude that the students participate massively at these non-formal initiatives and that their preferences are eclectic - and not linearly correlated with their social class. The initiatives they choose are deeply linked to the ethos of the school attended. We also conclude that the students and parents' choice of extracurricular activities are influenced by the instrumentality and by the desire of making an investment on their future. <![CDATA[LA EDUCACIÓN RURAL EN ESPAÑA EN LA DÉCADA DE 1950: LA UNESCO Y LOS PRINCIPIOS EDUCATIVOS DEL RÉGIMEN FRANQUISTA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000300119&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a educação rural na Espanha, com o objetivo principal de verificar as influências da Unesco na política educativa para o ensino rural do governo de Franco durante a década de 1950. A pesquisa foi feita na Espanha em 2013, usando como fontes documentais primárias revistas do Ministério Nacional de Educação e do Ministério de Informação e Turismo e publicações da Unesco de 1953 a 1956, nas quais foram recolhidas questões relacionadas aos organismos internacionais e à educação rural. Fontes secundárias foram utilizadas para obter dados da história e da educação rural espanholas. Identificamos etapas distintas em um processo de aproximação das diretrizes educativas espanholas aos preceitos da Unesco, com mediação especialmente da Igreja Católica e da Falange Espanhola, o partido político do regime franquista.<hr/>RESUMEN: Este artículo presenta resultados de una investigación sobre la educación rural en España, con el principal objetivo de verificar las influencias de la Unesco en la política educativa para la educación rural del Gobierno de Franco durante la década de 1950. La investigación se llevó a cabo en España en 2013, por fuentes documentales primarias en revistas del Ministerio Nacional de Educación y del Ministerio de Información y Turismo y en publicaciones de la Unesco de 1953 a 1956, en las cuales fueran recogidas cuestiones relacionadas con los organismos internacionales y la educación rural. Fuentes secundarias fueron utilizadas para obtener datos de la historia y de la educación rural españolas. Hemos identificado distintas etapas en un proceso de aproximación de las directrices educativas de España a los preceptos de la Unesco, con la mediación especialmente de la Iglesia Católica y de la Falange Española, el partido político del régimen franquista.<hr/>ABSTRACT: This paper is the result of an investigation about rural education in Spain with the goal of verifying the influences of UNESCO in the educational policy of the Franco government during the 1950s. The research was carried out in Spain in 2013 by analyzing primary documentary sources in magazines of National Ministry of Education and Ministry of Information and Tourism and in the publications of UNESCO from 1953 to 1956, in which were gathered issues related to international organizations and rural educations. Secondary sources were used to obtain data from Spanish history and rural education. We identified different periods in a process of approximation of Spanish educational guidelines to the precepts of Unesco, particularly with mediation of the Catholic Church and the Spanish Falange, the political party of the Franco regime. <![CDATA[STUDY ABOUT RAILWAY COURSES BETWEEN 1940 TO 1960 FROM RAILWAY MAGAZINES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000300143&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Ao serem estudadas a concepção, a implantação e a extinção dos cursos ferroviários na educação profissional em São Paulo entre o início do século XX e os anos de 1960, encontra-se uma série de lacunas na historiografia e mesmo na documentação. Percebe-se que esses cursos trouxeram uma nova experiência para a formação do operariado, pois eram administrados e financiados por setores industriais e estatais, passando a capacitação profissional a ser não apenas de responsabilidade privada, mas, também, a receber apoio do poder público. Este artigo, além de pesquisa bibliográfica, apresenta leitura e análise da legislação e de artigos publicados pela Revista Nossa Estrada e a Revista Ferroviária sobre o tema. Assim, apresenta-se contribuição para os estudos sobre a formação do trabalhador ferroviário nas estradas de ferro a partir da extinção do CFESP, mostrando a importância das revistas ferroviárias para a compreensão desse processo nos anos de 1940 a 1960.<hr/>ABSTRACT: A series of blanks in the historiography and even documentation were found while studying the conception, implementation and extinction of the railway-related courses on professional education in São Paulo from the beginning of the 20th century until the years of 1960. It is noticeable that these courses brought a new experience to the education of the laborers, since they were managed and funded by industrial and state departments. The professional capacitation was no longer a private initiative's sole responsibility, receiving support from the government. This article, beyond bibliographical research, presents reading and analysis of the legislation and articles published by "Revista Nossa Estada" and "Revista Ferroviária" about the subject. The article presents contributions to the studies about the formation of railway workers about railways since the extinction of CFESP, showing the importance of the railway-related periodicals for the comprehension of this process on the years 1940 to 1960. <![CDATA[LITERACY TEXTBOOKS AND READER'S EDUCATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000300169&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: O objetivo deste artigo é investigar como o livro didático aborda o texto literário, visando identificar a concepção de literatura que permeia as atividades organizadas no livro e os gêneros textuais que são mais privilegiados. Este artigo apresenta a análise de cinco livros indicados pelo PNLD/2010 para os alunos que estão no primeiro ano do Ensino Fundamental, alunos de 6 anos. Adotaram-se como procedimentos metodológicos: a) construção de um roteiro de análise que especificasse os aspectos físicos e organizacionais dos livros; b) adaptação da tabela construída por Kaufman e Rodríguez (1995) para identificar os gêneros textuais selecionados pelos livros didáticos. Dos cinco livros analisados, dois deles mantêm uma preocupação explícita com a formação de leitores, respeitando a função estética do texto literário, adotando como concepção a literatura fruitiva; três dos livros analisados afastam-se dessa concepção e exploram o texto literário como pretexto para ensino da língua.<hr/>ABSTRACT: This paper proposes a research on how textbooks approach literary texts to identify the conception of literature that underlies activities proposed in them and the privileged textual typology. We present the analysis of five school textbooks listed by PNLD/2010 for the first grades of elementary school to six-year-old children. We adopted as instruments of analysis: a) construction of an analysis table to specify the physical and organizational aspects of the books; b) adaptation of the table built by Kaufman and Rodríguez (1995) to identify the textual typology selected by these school textbooks. Of the five analyzed textbooks, two of them keep an explicit concern with the education of readers, respecting the aesthetic function of literary texts and three of them are far from the conception of fruitive literature and explore literary texts as a pretext for language teaching. <![CDATA[LITERARY LITERACIES: WHAT IS EVALUATED IN THE NATIONAL HIGH SCHOOL EXAM?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000300195&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este trabalho analisa as questões da prova do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2013 relativas à literatura, verificando que conhecimentos literários estão sendo avaliados e exigidos do aluno no fim da educação básica. Interessa-nos refletir sobre o lugar ocupado pela literatura nessa avaliação, considerando que esta reflete e refrata o que vem sendo feito na educação brasileira nos últimos anos. Para tal, discutimos a didática ancorada na cronologia e a voltada para o letramento literário, com base principalmente nos estudos de Cereja (2005), Cosson (2009), Rouxel (2013) e nas OCNEM (BRASIL, 2006). Os resultados sinalizam alguns avanços, pois a prova recobre obras da literatura contemporânea, inclusive exemplos transgressores das convenções linguísticas, e propicia o diálogo com outras semioses. No entanto, a maioria das questões realiza uma abordagem inadequada do texto, tomando-o como pretexto para avaliar a compreensão textual ou o saber sobre conteúdos linguístico-estilísticos. <hr/>Abstract: This paper discusses the issues of the National High School Exam test - ENEM 2013 relating to literature, finding what literary knowledge is being evaluated and required by the student at the end of basic education. Interested in reflecting about the place occupied by this literature evaluation, considering that it reflects and refracts what is being done in Brazilian education in recent years. To this end, we discuss the teaching anchored in chronology and toward the literary literacy, based primarily on studies of Cereja (2005), Cosson (2009), Rouxel (2013) and the OCN (2006). The results indicate some progress, because the test covers the works of contemporary literature, including examples of linguistic convention transgressions, and promotes dialogue with other semiosis. However, most questions perform an inadequate approach to the text, taking it as a pretext to assess reading comprehension or to know about linguistic and stylistic content. <![CDATA[TEACHERS IN TRAINING LEARNING ASSESSMENT: TEACHERS / TRAINERS' DISCOURSES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000300225&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Na formação inicial de professores do 1º ciclo do ensino básico, o ensino está centrado na aprendizagem e no trabalho autônomos dos futuros professores, e a avaliação das suas aprendizagens teve que se redirecionar nesse sentido. Assim, realizamos um estudo com docentes desses cursos, por meio de entrevistas nas quais afirmaram procurar avaliar os processos de realização de tarefas de aprendizagem dos futuros professores, na tentativa de diagnosticar atempadamente dificuldades e de os levar a ultrapassá-las. No entanto, consideraram que as práticas de avaliação formativa ainda não são as ideais, devido ao elevado número de alunos que cada docente tem, ao número e à diversidade de unidades curriculares que lecionam e, ainda, à falta de tempo para uma ajustada regulação do processo de ensino e de aprendizagem.<hr/>ABSTRACT: Concerning the 1st cycle of teachers-in-training basic education, the teaching is focused on learning and the future teachers' autonomous work. The evaluation of their learning had to be redirected accordingly. Thus, we conducted a study with teachers from these courses through interviews that affirmed that they seek to assess the implementation processes of the learning tasks of future teachers. There is an attempt to timely diagnose problems and bring the teachers to overcome them. However, they felt that formative assessment practices are still not ideal due to the high number of students that each teacher has, the number and diversity of courses they teach and also due to the lack of time for an adjusted regulation of the process of teaching and learning. <![CDATA[UNA VALORACIÓN DE LA FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES EN ESPAÑA: EL MÁSTER EN EDUCACIÓN SECUNDARIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000300251&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMEN: El artículo evalúa el proceso de implantación del Máster en Educación Secundaria en España (MAES), a partir de un estudio de caso en la Universidad de Granada. El texto analiza el contexto general en el que se enmarca la creación del título, caracteriza ese proceso de creación, organización y estructuración a nivel nacional y, específicamente, de la Universidad de Granada, y hace una valoración del mismo a partir del estudio de cuatro dimensiones fundamentales: estructura y organización; docencia; practicum; y trabajo de conclusión del máster. El estudio concluye que el MAES es la primera gran experiencia española de formación del profesorado de ese nivel con carácter de título oficial regulado. Como aspectos positivos del curso se identificaron: su identidad profesionalizante y proyección nacional; su estructura curricular que prioriza la formación de competencias psicopedagógicas y didácticas; la valorización de la formación práctica en los propios institutos escolares.<hr/>Abstract: This paper evaluates the process of implementation of the Master in Secondary Education in Spain (MAES, in Spanish), starting from a case study at Granada University. We aim to analyze the general context in which the title is created and also characterize the creation, organization and structuration process on a national level and, specifically, Granada University's. The paper also qualifies the course parting from the study of four fundamental dimensions: structure and organization; teaching; practicum and master's conclusion works. The study concludes that MAES is the first great Spanish experience to educate teachers of this level with a regulated official title. As positive course aspects, were identified: its professional identity and national projection; its curricular structure that prioritizes the teaching of psicopedagogic and didactic skills; the rise of practical formation value at the teaching institutes themselves.<hr/>Resumo: Este artigo avalia o processo de implantação do Mestrado em Educação Secundária na Espanha (MAES), a partir de um estudo de caso na Universidade de Granada. O texto analisa o contexto geral que marca a criação do título, caracteriza esse processo de criação, organização e estruturação a nível nacional e, especificamente, da Universidade de Granada e faz uma valorização do mesmo a partir do estudo de quatro dimensões fundamentais: estrutura e organização; docência; practicum; e trabalho de conclusão do mestrado. O estudo conclui que o MAPES é a primeira grande experiência espanhola de formação de professorado neste nível com caráter de título oficial regulado. Como aspectos positivos do curso, identificaram-se: sua identidade profissionalizante e projeção nacional; sua estrutura curricular, que prioriza a formação de capacidades psicopedagógicas e didáticas; a valorização da formação prática nos próprios institutos escolares. <![CDATA[CONSIDERATIONS ABOUT AFFECTIONS AND VIOLENCE IN SCHOOLS: DIALOGUES WITH TEACHERS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000300279&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: O artigo trata da práxis psicanalítica no contexto educacional. No modelo da "pesquisa-intervenção", as autoras ofereceram espaços de conversação a professores(as) de uma escola da rede pública, realizando cerca de dez encontros. Procurou-se incentivar a associação coletivizada entre pares, no intuito de criar condições de se falar sobre o mal-estar no cotidiano escolar, trazido por eles para discussão e relacionado, sobretudo, aos afetos, à violência e às querelas da autoridade. Contextualizando as questões políticas que caracterizam as relações de poder dentro da escola, analisam-se algumas categorias recorrentes na fala dos(as) professores(as), de modo a levantar e elucidar pontos críticos relativos à ação e à reflexão dos educadores a respeito da violência "de que" e/ou "a que" são sujeitos nos dias atuais. A partir da análise desse material, o artigo aborda a questão do desejo no espaço escolar diante dos imperativos sociais e institucionais, relacionando-os à violência enquanto sintoma social para além dos muros da escola.<hr/>ABSTRACT: The article deals with the psychoanalytic practice in the educational context. In the model of "intervention research", the authors offered dialogue spaces to teachers in a public school, performing about 10 meetings. It was sought to encourage collectivized association among peers in order to elaborate the malaise in everyday school life, brought by them for discussion especially related to emotions, violence and quarrels of authority. Contextualizing the political issues that characterize the relations of power within the school, some categories were analyzed in the speech of the teachers to lift and to elucidate the action points and critical reflection of educators about the violence "that they are submitted" and "are the subject" nowadays. From the analysis of this material, the article addresses the issue of desire at school in front of social and institutional imperatives, relating them to violence as a social symptom beyond the school walls. <![CDATA[EXPERIMENTATION DISPOSITIVE AND HOMO EXPERIMENTALIS SUBJECT'S PRODUCTION IN SCIENCE'S CURRICULUM]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000300299&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Em noticiários, cinemas, desenhos, sites de relacionamentos, editais de financiamento, podemos encontrar a experimentação científica sendo discursivamente construída. Neste artigo, ela é analisada como um dispositivo que, em dado momento histórico, respondeu à urgência de se definir o que conta como ciência moderna ou não; o que é possível de ser comprovado teórico-experimentalmente. Além disso, esse dispositivo produziu um sujeito específico da ciência, que ganha certos contornos nas aulas de ciências. Argumentamos, aqui, que no discurso do ensino por experimentação aciona-se um conjunto de práticas e de técnicas para fazer aprender diferente e, assim, produzir o Homo experimentalis. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo em aulas de ciências de uma escola pública de Belo Horizonte durante um ano. Usando ferramentas conceituais foucaultianas, pudemos encontrar demandas ao sujeito desse dispositivo: aquele que duvida, que precisa observar, registrar, testar, teorizar, desqualificar e criticar para alcançar uma autoridade por meio do método científico.<hr/>ABSTRACT: In TV news, movies, cartoons, social networking websites and funding notices we can find scientific experimentation being discursively constructed. In this paper, the scientific experimentation is analyzed as a device that, at a given historical moment, responded to the urgent need of defining what counts as modern science or not. This analysis can be proved theoretically and experimentally. Moreover, the dispositive produced a specific science that gets certain contours in science classes. We argue here that, in the discourse of teaching by experimentation, a set of practices and techniques is triggered to make learning in a different way possible and, thus, produces Homo experimentalis. Therefore, we conducted a field research during a year in science classes in a public school in Belo Horizonte City. Using Foucault's conceptual tools, we observed demands to the subject of this device, a subject that doubts and needs to observe, record, test, theorize, criticize and discredit to achieve an authority through scientific method. <![CDATA[DISTANCE EDUCATION IN BRAZIL: PUBLIC POLICY AND ACCESS TO HIGHER EDUCATION' DEMOCRATIZATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000300321&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo analisar a ampliação da Educação à Distância (EaD) nos diferentes contextos das políticas públicas educacionais brasileiras. O artigo promove uma discussão e análise do histórico de políticas públicas de fomento à Educação à Distância (EaD) e de suas implicações para a democratização da educação no Ensino Superior no Brasil. O crescimento exponencial do número de matriculados na EaD justifica a necessidade de se discutir o caráter democrático do acesso, em contraposição a um discurso que prima pelo atendimento quantitativo do Estado quanto à formação da população brasileira em nível superior. Como resultados, as análises realizadas revelaram uma ampliação da oferta de cursos à distância e um movimento de promoção de políticas públicas "emergenciais" em EaD.<hr/>ABSTRACT: This study analyses the distance education's (DE) expansion in different contexts of public educational policies in Brazil. The article promotes the history of public policies' discussion and analysis that foster Distance Education (DE) and its implications to the Superior Education's democratization in Brazil. The enrollments' exponential growth for distance education justifies the need to discuss the democratic access, as opposed to the State's press service speech related to the Brazilian population's quantitative reports about Superior Education. As a result, analysis revealed an increased supply of distance learning courses and a movement to promote "emergency" public policies in distance education. <![CDATA[LITERACY AND ITS RELATION WITH COMPUTER USE: THE DIGITAL SUPPORT AS ANOTHER INSTRUMENT TO TEACH AND LEARN HOW TO WRITE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000300339&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Neste artigo apresentamos dados de pesquisa desenvolvida no programa de Pós-Graduação da FAE/UFMG em que tratamos sobre as implicações de se introduzir o computador como suporte de escrita na fase de alfabetização. Entre as referências estão os estudos sobre os letramentos, como aqueles produzidos por Magda Soares e Brian Street, e sobre a história da leitura e do livro e a história da cultura escrita. Na metodologia adotamos os princípios da pesquisa qualitativa, com proposta de intervenção colaborativa, com a proposição de acompanhar crianças de 6 anos em laboratório de informática de escola pública em Belo Horizonte, Minas Gerais, durante o ano de 2009, em várias situações de atividades de escritura e leitura na tela do computador, tanto na utilização de programas, atividades, jogos, como em atividades com gêneros da esfera digital.<hr/>ABSTRACT: This paper presents research data developed by the Graduate program FAE / UFMG. We treat the implications of introducing the computer as a writing support in literacy phase. Among the references are studies about literacy, such as those produced by Magda Soares (1998), Brian Street (2009), about the history of reading and the book (Chartier, 1997) and history of written culture (Gómez, 2003). Methodologically, we have adopted the principles of qualitative research, including proposals for collaborative intervention. We accompanied 6 years old children in public school computer labs in Belo Horizonte, Minas Gerais, during the year 2009 in various writing and reading on a computer screen situations and the use of programs, games, and activities with digital sphere genres. <![CDATA[ELECTRONIC CONDUCTION OF CONDUCTS: EDUCATION AS PRACTICE'S DISSEMINATION STRATEGY]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000300359&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: O objetivo deste artigo é problematizar, por meio de discursos que propagam o uso das tecnologias digitais (TD) nas escolas públicas, a forma como é disseminado o uso das ferramentas digitais na educação escolarizada. Análises empreendidas nos documentos relativos ao Projeto EDUCOM, ao Programa Nacional de Informática Educativa (PRONINFE), ao Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO) e ao Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) constituem o corpus da pesquisa. Pela pesquisa e as discussões aqui empreendidas, demonstra-se que os discursos mobilizados por meio das políticas supracitadas criam as condições de possibilidade para a condução eletrônica das condutas e operam na constituição de sujeitos, cujo comportamento deve afinar-se com as condições de vida próprias da contemporaneidade. A problematização aqui apresentada é de inspiração foucaultiana, e foram utilizadas como ferramentas conceituais as noções de discurso, governamento e governamentalidade.<hr/>ABSTRACT: This paper discusses how widespread is the use of digital tools in school education through discourses that propagate digital technologies' use in public schools. The corpus of research is constituted by analysis undertaken in documents related to Project EDUCOM, National Program of Educational Informatics (PRONINFE), National Program for Information Technology in Education (PROINFO) and One Computer per Student Program (PROUCA). Survey and discussions undertaken here demonstrated that discourses mobilized through the above policies creates possibility's conditions for the electronic conduction of conducts operating in the constitution of subjects, whose behavior are in tune with living conditions in contemporaneity. The problematization presented here has foucaultian inspiration. Notions of discourse, government and governmentality were used as conceptual tools. <![CDATA[ONE COMPUTER PER STUDENT: ONE OF THE ICONS OF BRAZILIAN SCHOOL'S MODERNIZATION IN THE XXI CENTURY'S SECOND DECADE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000300379&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: O objeto central deste texto é a análise de parte das discussões sobre o Programa Um Computador por Aluno, denominado PROUCA, que faz parte das políticas públicas educacionais no Brasil. O artigo é um estudo específico da pesquisa realizada no Projeto Aulas Conectadas? "Mudanças curriculares e aprendizagem colaborativa entre as escolas do projeto UCA em Santa Catarina" (2012 a 2013). Os fundamentos teóricos que se tecem com a empiria se vinculam à noção de cultura material escolar, à cultura escolar e à modernidade. Entre a observação participante e o cruzamento com as fontes documentais, buscou-se compreender as relações entre a materialidade digital, o laptop - UCA, com alguns elementos da política educacional suscitados pelo propósito de inovação escolar a partir deste "novo" objeto de ensino na prática escolar do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina.<hr/>ABSTRACT: The central object of this paper is the analysis of part of the discussions on the project "One Computer Per Student", also known as PROUCA, which is part of the educational public policy in Brazil. The article is a research's specific study conducted in the Project Connected Classes? "Curricular changes and collaborative learning among schools in UCA Project in Santa Catarina", (2012 to 2013). The theoretical fundaments that weave with the analyzed empirically link the notions of school material culture, school culture and modernity. Among the participant observation and the junction with documentary sources, it was sought to understand the relationship between digital materiality (the laptop - UCA) and some elements of educational policy with the purpose of school innovation arising from this "new" teaching object in school practice at the Application School from the Federal University of Santa Catarina. <![CDATA[RESEARCH IN EDUCATION AND BASIC SCHOOL'S QUALITY: CHALLENGES FOR POST-GRADUATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000300407&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: O objeto central deste texto é a análise de parte das discussões sobre o Programa Um Computador por Aluno, denominado PROUCA, que faz parte das políticas públicas educacionais no Brasil. O artigo é um estudo específico da pesquisa realizada no Projeto Aulas Conectadas? "Mudanças curriculares e aprendizagem colaborativa entre as escolas do projeto UCA em Santa Catarina" (2012 a 2013). Os fundamentos teóricos que se tecem com a empiria se vinculam à noção de cultura material escolar, à cultura escolar e à modernidade. Entre a observação participante e o cruzamento com as fontes documentais, buscou-se compreender as relações entre a materialidade digital, o laptop - UCA, com alguns elementos da política educacional suscitados pelo propósito de inovação escolar a partir deste "novo" objeto de ensino na prática escolar do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina.<hr/>ABSTRACT: The central object of this paper is the analysis of part of the discussions on the project "One Computer Per Student", also known as PROUCA, which is part of the educational public policy in Brazil. The article is a research's specific study conducted in the Project Connected Classes? "Curricular changes and collaborative learning among schools in UCA Project in Santa Catarina", (2012 to 2013). The theoretical fundaments that weave with the analyzed empirically link the notions of school material culture, school culture and modernity. Among the participant observation and the junction with documentary sources, it was sought to understand the relationship between digital materiality (the laptop - UCA) and some elements of educational policy with the purpose of school innovation arising from this "new" teaching object in school practice at the Application School from the Federal University of Santa Catarina. <![CDATA[ADMISSION AND PERMANENCE IN THE PUBLIC UNIVERSITIES: STUDENTS FROM LOW INCOME FAMILIES' STRUGGLE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000300423&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: O objeto central deste texto é a análise de parte das discussões sobre o Programa Um Computador por Aluno, denominado PROUCA, que faz parte das políticas públicas educacionais no Brasil. O artigo é um estudo específico da pesquisa realizada no Projeto Aulas Conectadas? "Mudanças curriculares e aprendizagem colaborativa entre as escolas do projeto UCA em Santa Catarina" (2012 a 2013). Os fundamentos teóricos que se tecem com a empiria se vinculam à noção de cultura material escolar, à cultura escolar e à modernidade. Entre a observação participante e o cruzamento com as fontes documentais, buscou-se compreender as relações entre a materialidade digital, o laptop - UCA, com alguns elementos da política educacional suscitados pelo propósito de inovação escolar a partir deste "novo" objeto de ensino na prática escolar do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina.<hr/>ABSTRACT: The central object of this paper is the analysis of part of the discussions on the project "One Computer Per Student", also known as PROUCA, which is part of the educational public policy in Brazil. The article is a research's specific study conducted in the Project Connected Classes? "Curricular changes and collaborative learning among schools in UCA Project in Santa Catarina", (2012 to 2013). The theoretical fundaments that weave with the analyzed empirically link the notions of school material culture, school culture and modernity. Among the participant observation and the junction with documentary sources, it was sought to understand the relationship between digital materiality (the laptop - UCA) and some elements of educational policy with the purpose of school innovation arising from this "new" teaching object in school practice at the Application School from the Federal University of Santa Catarina.