Scielo RSS <![CDATA[Perspectiva]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-547320190001&lang=en vol. 37 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial: Perspectiva v37n1 2019]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732019000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Images, Medias and Corporal Practices]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732019000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[The virtual body-environment]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732019000100023&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A reflexão hodierna sobre o “mundo da vida” husserliano não pode eximir-se de considerar que hoje, o “mundo da vida” é mediatizado, é um ambiente midiático ou simplesmente um meio, um continente/dispositivo habitado pela neotecnologia digital que torna o tecido do mundo num tecido comunicativo como um todo. Especificamente, o artigo examina o corpo-ambiente virtual, um aspecto do mundo da vida ainda não plenamente realizado nas suas potencialidades, mas destinado a incidir cada vez mais sobre as práticas da vida. O corpo-ambiente virtual se caracteriza como um ente de tipo novo, imersivo e interativo, ontologicamente híbrido porque é ao mesmo tempo interno e externo, coisa e imagem. O artigo identifica em algumas formas de arte as possibilidades de habitar o corpo-ambiente virtual de modo não passivo.<hr/>Abstract Nowadays “Lebenswelt” must be considered as a mediatic environment or simply a medium, a continent/device inhabited by new digital technology that makes the fabric of the world, on the whole, a communication source. The article specifically examins the virtual body/environment, an aspect of Lebenswelt, which has still to reach its full potential, but will increasingly continue to influence our lifestyle. The virtual body/environment is a new entity immersive and interactive, ontologically hybrid because it is internal and external, and both a thing and an image. The article focuses on same forms of art that allow the possibility to live the virtual body/environment in a non passive way.<hr/>Riassunto La riflessione odierna sull’husserliano “mondo della vita” non può esimersi dal considerare che oggi il “mondo della vita” è mediatizzato, è un ambiente mediale o semplicemente un medium, un continente/dispositivo abitato da neotecnologie digitali che rendono il tessuto del mondo nel suo insieme una stoffa comunicativa. L’articolo ispeziona in particolare il corpo/ambiente virtuale, un aspetto del mondo della vita ancora non pienamente realizzato nelle sue potenzialità, ma destinato a incidere sempre di più sulle pratiche di vita. Il corpo/ambiente virtuale si caratterizza come un ente di tipo nuovo, immersivo e interattivo, ontologicamente ibrido perché insieme interno ed esterno, cosa e immagine. L’articolo individua in alcune forme d’arte l’indicazione per abitare in modo non passivo il corpo/ambiente virtuale. <![CDATA[Imaginary, media and training: what can the teacher in the university space?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732019000100039&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O texto que ora apresentamos faz uma reflexão sobre as mídias referenciada no campo do imaginário social, na qual discutimos nossas invenções midiáticas e as relações que criamos com elas. A empiria que expomos nesta discussão trata dos professores universitários, suas relações e as imagens, que são produzidas com base nas significações construídas frente ao estudante e à aula universitária, a fim de compreender as suas práticas pedagógicas a partir do imaginário social. Os docentes universitários que fizeram parte da investigação, e que aqui são centro do debate, participaram do Curso de Formação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional Docente, desenvolvido pela Unidade de Apoio Pedagógico (UAP) do Centro de Ciências Rurais (CCR) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Evidencia-se que a abordagem metodológica escolhida para a construção da investigação baseou-se no enfoque biográfico, que oportunizou aos professores pensar, refletir e tomar consciência dos saberes e fazeres que estão construindo na docência, (re)significando suas práticas. Compartilhar e produzir conhecimento em um espaço/tempo referenciado no campo do imaginário social é um convite e um exercício constante de pensar o que instituímos como nosso, como sociedade que somos. Dessa forma, acreditamos que, nessa relação, a leitura do instituído prevê também um instituinte, inventando outras formas de ensino e de aprendizagem no espaço universitário, bem como outras formas de ser professor e viver numa sociedade da cultura de mídias.<hr/>Abstract The text presents a reflection of the media referenced in the context of the social imaginary where we discuss our media inventions and the relationships we create with them. The empiricism we point out in this discussion deals with university professors, their relationships and the images that are produced based on the meanings built in front of the student and the university class, in order to understand their pedagogical practices from the social imaginary. The university professors who were part of the research and who are the center of the debate participated in the Training and Personal Development and Professional Development Course, developed by the Pedagogical Support Unit of the Center for Rural Sciences, at Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). It is evident that the methodological approach chosen for the construction of the research was based on the biographical approach, which made it possible for teachers to think, reflect and become aware of the knowledge and actions they are building in teaching, (re)meaning their practices. To share and produce knowledge in a space time, referenced in the context of the social imaginary is an invitation and a constant exercise of thinking what we institute as ours, as society that we are, the forms of life that we have invented and our relations with our creations. In this way, we believe that in this relationship, the reading of the instituted also provides an institute, inventing other forms of teaching and learning in the university space, as well as other ways of being a teacher and living in a society of media culture.<hr/>Resumen El texto que presentamos hace una reflexión de los medios referenciada en el campo del imaginario social donde discutimos nuestras invenciones mediáticas y las relaciones que creamos con ellas. La empiria que exponemos en esta discusión trata acerca de los profesores universitarios, sus relaciones y las imágenes que se producen sobre la base de las significaciones construidas frente al estudiante y la clase universitaria, a fin de comprender sus prácticas pedagógicas a partir del imaginario social. Los docentes universitarios que participaron en la investigación y que aquí son centro del debate, participaron del Curso de Formación y Desarrollo Personal y Profesional Docente, desarrollado por la Unidad de Apoyo Pedagógico (UAP) del Centro de Ciencias Rurales (CCR), la Universidad Federal de Santa María (UFSM). Es evidente que el enfoque metodológico elegido para la construcción de la investigación se basó en el enfoque biográfico, que permitió a los profesores pensar, reflejar y concientizar el conocimiento y acciones que están creando en la enseñanza, (re) significando sus prácticas. . Compartir y producir conocimiento en un espacio / tiempo, referenciado en el campo del imaginario social es una invitación y un ejercicio constante de pensar lo que instituimos como nuestro, como sociedad que somos. De esta forma, creemos que en esa relación, la lectura del instituido prevé también un instituyente, inventando otras formas de enseñanza y de aprendizaje en el espacio universitario, así como otras formas de ser profesor y vivir en una sociedad de la cultura de medios. <![CDATA[Photographs in Instagram: images of corporate practices and sociabilities in public parks leisure citadines]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732019000100061&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo do artigo é identificar e refletir acerca das sociabilidades humanas por meio da análise de imagens de práticas corporais em parques públicos citadinos de lazer fotografadas e veiculadas no Instagram. É um estudo exploratório de natureza quanti-qualitativa sobre imagens capturadas no Instagram e tomadas aqui como moldura, através do sistema de busca e rastreamento da geolocalização de dois parques públicos de cidades metropolitanas brasileiras, as quais foram importadas para o MAXQDA com o intuito de facilitar a categorização e a elucidação das informações qualitativas. Como primeiras sínteses, as sociabilidades se expressam de forma singular na internet, ao lado de imagens espetacularizadas da vida cotidiana dos sujeitos, que no instante em que fazem suas postagens estão produzindo relações sociais mediadas por imagens, portanto estreitando seus círculos sociais. Dessa forma, o espaço real e o espaço virtual não se constituem como ambientes distintos quando o assunto é a sociabilidade humana.<hr/>Abstract The objective of this article is to identify and reflect on human sociabilities by analyzing images - photographed and transmitted in the Instagram - of corporal practices in public urban leisure parks. It is an exploratory study of quantitative-qualitative nature of images captured in Instagram and taken here as a frame, through the system of search and tracking of the geolocation of two public parks of Brazilian metropolitan cities and that were imported to MAXQDA in order to facilitate the categorization and elucidation of qualitative information. As a first synthesis, sociabilities express themselves singularly on the internet alongside spectacular images of daily life of subjects, who at the instant they make their posts are producing social relations mediated by images, thus narrowing their social circles. In this way, real space and virtual space do not constitute distinct environments when it comes to human sociability.<hr/>Resumen El objetivo del artículo es identificar y reflexionar acerca de las sociabilidades humanas por el análisis de imágenes - fotografiadas y transmitidas en el Instagram - de prácticas corporales en parques públicos urbanos de ocio. Es un estudio exploratorio de naturaleza cuantitativa y cualitativa de imágenes capturadas en Instagram y tomadas aquí como marco através del sistema de búsqueda y rastreo de la geolocalización de dos parques públicos de ciudades metropolitanas brasileñas y que fueron importadas al MAXQDA con el fin de facilitar la integración categorización y elucidación de las informaciones cualitativas. Como primeras síntesis las sociabilidades se expresan de forma singular en Internet al lado de imágenes espectaculares de la vida cotidiana de los sujetos, que en el instante que hacen sus posturas están produciendo relaciones sociales mediadas por imágenes, por lo tanto estrechando sus círculos sociales. De esta forma, el espacio real y el espacio virtual no se constituyen como ambientes distintos cuando el asunto es la sociabilidad humana. <![CDATA[The selfies and the “tombamento” body: reflections from a sound self-portrait]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732019000100075&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente artigo faz parte de uma pesquisa-formação que aconteceu na Escola de Arte e Tecnologia Spectaculu, no ano de 2016, com 29 estudantes de Fotografia e Tratamento de Imagem, na disciplina “Olhar”, que possui o objetivo de potencializar suas experiências estéticas. A metodologia de pesquisa-formação (MACEDO, 2000; JOSSO, 2004; SANTOS, 2002) se desempenha de forma criativa, buscando se debruçar sobre a experiência educativa para produção de novos conhecimentos e abordagens. E, nesse encontro, o termo ‘tombamento’ ficou cada vez mais evidente, a partir de um dispositivo usado em sala de aula, chamado ‘Autorretrato Musical’, que se trata de uma autoimagem conectada a uma música. O processo deste dispositivo se divide basicamente em três etapas: desenho de si e escrita de suas redes de formação; falar sobre si e escutar o outro; criação e produção da autoimagem sonora. O objetivo deste artigo, portanto, visa tratar sobre essa experiência, transando relações da noção de ‘tombamento’ com efeitos de presença e sentido debatidos pelo autor contemporâneo Gumbrecht (2010). Conclui-se que o ‘tombamento’ é um manifesto ético-estético em si, ou seja, no próprio corpo da geração contemporânea, composta por uma juventude ‘afrontosa’, que se formou na/com a periferia e a internet, criando novas narrativas e referências para os seus e ganhando novos espaços de ação, que foram apropriados pelas mídias massivas e alvo de muitas críticas. Mas, para vivencia educativa e para pesquisa formativa, o processo de criação de si e a reinvenção das formas de fazer são combustíveis indispensáveis.<hr/>Abstract This article is part of a research-training that took place at the Spectaculu School of Art and Technology in 2016, with 29 students of Photography and Image Treatment in the discipline “Olhar” (View), whose objective is to enhance their aesthetic experiences. The research-training methodology (MACEDO, 2000; JOSSO, 2004; SANTOS, 2002) performs in a creative way in which it seeks to look at the educational experience to produce new knowledge and approaches. And in this meeting, the term “Tombamento” became increasingly evident from a device used in the classroom called “Autorretrato Musical” (Musical Self Portrait) that is a self-image connected to a song. Basically, the process of this device is divided into three: self-design and writing of their training networks; talk about yourself and listen to the other; creation and production of sound self-image. The objective of this article, therefore, is to examine this experience by exchanging the notions of “Tombamento” with effects of presence and meaning debated by the contemporary author Gumbrecht (2010). It is concluded that Tombamento is an ethical-aesthetic manifesto in itself, that is, in the very body of a contemporary generation composed of an ” confrontational” youth who has formed in the periphery and the internet and who creates new narratives and references to theirs, gaining new spaces of action, being appropriated in mass media and subject to much criticism.<hr/>Resumen El presente artículo es parte de una investigación-formación que se realizó en la Escuela de Arte y Tecnología Spectaculu, en el año 2016, con 29 estudiantes del curso de Fotografía y Tratamiento de Imagen en la disciplina llamada “Mirar”, que tiene como objetivo potenciar las experiencias estéticas. La metodología de la investigación-formación (MACEDO, 2000; JOSSO, 2004; SANTOS, 2002) se desempeña de forma creativa y busca desarrollar en la experiencia educativa la producción de nuevos conocimientos y abordajes. Y, en este encuentro, el término “Tombamento” se manifestó cada vez con más evidencia a partir de un dispositivo utilizado en clase llamado “Autorretrato musical” que se basa en una auto-imagen conectada a una música. El proceso de este dispositivo se divide en tres momentos: diseño de sí mismo y escritura de las redes de formación; hablar de sí mismo y escuchar al otro; creación y producción de la auto-imagen sonora. El objetivo principal de este artículo es abordar esta experiencia realizando relaciones con la noción de Tombamento con efectos de presencia y sentido debatidos por el autor contemporáneo Gumbrecht (2010). Concluyendo que el “Tombamento” es una manifestación ético-estética en sí, o sea, en el propio cuerpo de una generación contemporánea compuesta por una juventud que se formó en la periferia y con el uso de internet. Jóvenes que crean nuevas narrativas y referencias para los suyos, ganando nuevos espacios de acción, siendo apropiados en los medios masivos y objeto de muchas críticas. <![CDATA[Research paths with and about Children: media, images and corporality]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732019000100100&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Ao pensar a relação entre mídia, imagens e corporeidades na pesquisa com e sobre crianças, o texto discute alguns cenários e práticas culturais das infâncias contemporâneas a partir do olhar da educação. Apresenta-se os fundamentos teórico-metodológicos que têm orientado investigações desenvolvidas num grupo de pesquisa brasileiro nos últimos quatro anos, em sintonia com abordagens presentes em outros contextos nacionais e internacionais. Numa compreensão de pesquisa como espaço de reflexão crítica e instância pedagógica, as investigações escolhidas para compor o recorte do artigo entrelaçam os temas mídia, imagem e corporeidade com a atenção aos direitos das crianças, à ludicidade, às autorias infantis e aos desafios das práticas culturais na cultura digital. Entre tais desafios, destaca-se a necessidade de considerar a escuta às vozes, aos silêncios e às performances das crianças como forma privilegiada para construir metodologias participativas. Sinaliza-se também a importância de desconstruir certas retóricas redutoras presentes no debate social e dar visibilidade à riqueza do já considerável corpo de pesquisas sobre imagem, mídia e corporeidade na infância. Por fim, o texto enfatiza o papel da articulação interdisciplinar entre pesquisadores que atuam com estes temas, de modo a fortalecer a pesquisa voltada a qualificar a mediação educativa diante das mudanças culturais contemporâneas.<hr/>Abstract By considering the relationship between media, images and corporalities in research with and about children, this article discusses some scenarios and cultural practices of contemporary childhoods from an educational perspective. It presents the theoretical-methodological foundations that have guided investigations conducted by a Brazilian research group over the past four years, in consonance with approaches present in other Brazilian and international contexts. In an understanding of research as a space for critical reflection and a pedagogical process, the investigations chosen to compose the article link the themes of media, image and corporality and focus on the rights of children, playfulness, childhood authorship and the challenges of cultural practices in the digital culture. These challenges are highlighted by the need to listen to children’s voices, silences and performances to construct participatory methodologies. It also raises the importance of deconstructing a certain reductive rhetoric present in the social debate and to give visibility to the wealth of the already considerable body of studies about image, media and corporality in childhood. Finally, the text emphasizes the role of interdisciplinary articulation among researchers who work with these themes, to strengthen research aimed at qualifying educational mediation, in light of contemporary cultural changes.<hr/>Resumen Al pensar la relación entre medios, imágenes y corporeidades en la investigación con y sobre niños, el texto discute algunos escenarios y prácticas culturales de las infancias contemporáneas desde la mirada de la educación. Son presentados los fundamentos teórico-metodológicos que vienen orientando las investigaciones desarrolladas en un grupo de pesquisa brasileño durante los últimos cuatro años, en sintonía con los abordajes presentes en otros contextos nacionales e internacionales. Desde una comprensión de la investigación como un espacio de reflexión crítica y una instancia pedagógica, las investigaciones seleccionadas para componer el recorte del artículo entrelazan los temas medios, imagen y corporeidad con atención a los derechos de los niños, a la ludicidad, a las autorías infantiles y a los retos de las prácticas culturales en la cultura digital. Entre estos retos, se destacan la necesidad de considerar la escucha de las voces, los silencios y las performances de los niños como una forma privilegiada para construir metodologías participativas. También está señalada la importancia de desconstruir ciertas retóricas reductoras presentes en el debate social y brindar visibilidad a la riqueza del ya considerable cuerpo de investigaciones sobre imagen, medios y corporeidad en la infancia. Por fin, el texto enfatiza el papel de la articulación interdisciplinar entre investigadores que actúan con estos temas, para fortalecer la investigación volcada a cualificar la mediación educativa frente a los cambios culturales contemporáneos. <![CDATA[Towards a cultural history of digital autodidacticism: changing cultural narratives of education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732019000100125&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O texto argumenta que o novo imaginário de estudante digital, conectado, criativo, autônomo, codificador, motivado e criador, tem suas raízes em visões diversas e mais antigas de um sistema educativo diferente (especialmente o aprendiz trabalhando em comunidades de prática) do difundido pelo capital humano, que inspira os governos neoliberais no mundo hoje. Traçando as histórias dos antigos imaginários em uma história cultural de autodidatismo, examina-se como eles se incorporam, e assim recalculam, visões concorrentes do “novo estudante de amanhã”.<hr/>Resumen El ensayo argumenta que los diversos nuevos imaginarios de los estudiantes conectados, creativos, autónomos, codificadores, motivados y haciendo el aprendizaje digital tienen sus raíces en visiones diversas y antiguas de un sistema educativo diferente (especialmente el trabajo en comunidades de práctica) más que a promulgada por el capital humano por los governos neo-liberales en el mundo de hoy. Recorriendo las historias de los imaginarios más antiguos en una historia cultural de autodidactismo, examina cómo se incorporan y, por tanto, recalan las visiones competitivas del “nuevos alumnus aprendices de mañana”.<hr/>Abstract The essay argues that the various new imaginaries of the connected, creative, autonomous, coding, motivated and making digital learner have their roots in diverse and older visions of a different kind education system (especially the craft learner working in communities of practice) than that promulgated by the human-capital inspired neoliberal governmentalised States in the world today. Tracing the histories of the older imaginaries in a cultural history of autodidacticism I examine how they become incorporated by, and thus recalibrate competing visions of the “new learner of tomorrow”. <![CDATA[Sexual citizenship in the Portuguese press after the Carnation Revolution]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732019000100140&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Esperando contribuir para o debate sobre a mudança social das vivências afetivo-sexuais no Portugal de transição da ditadura para a democracia, analisei o conteúdo de revistas e jornais (Mulher - Modas &amp; Bordados, Crónica Feminina, Expresso e Diário de Lisboa), publicados entre 1968 e 1978. De que se fala e o que se diz na imprensa sobre direitos sexuais e de gênero, neste período marcado pela euforia da Revolução de 25 de abril de 1974? Neste artigo, analiso uma carta, um manifesto e uma reportagem que marcaram a agenda midiática da cidadania da sexualidade logo após a Revolução dos Cravos. Os três conteúdos associam liberdade política à liberdade sexual e equacionam as nossas vivências íntimas enquanto assunto público e de cidadania: a história pessoal sexual de uma adolescente (Gisela) enviada à redação de uma revista feminina; o primeiro manifesto homossexual português, publicado na imprensa duas semanas após a Revolução dos Cravos; e um documento assinado por 500 prostitutas (reivindicando direitos sociais e políticos), que é trazido à agenda de uma reunião feminista do Movimento Democrático da Mulher. Na imprensa analisada, o direito à sexualidade feminina pré-conjugal (reivindicado por Gisela), o direito à “livre prática homossexual” e o direito ao “amor livre” marcaram, nesse período, a emergência de uma cidadania da sexualidade (ou cidadania íntima), em desenvolvimento até hoje. Porém, apenas a história pessoal sexual de Gisela desperta entre as leitoras um longo debate sobre a importância das questões da intimidade para a democracia.<hr/>Abstract Expecting to contribute for the debate on social change of affective and sexual intimacy in Portugal in transition from dictatorship to democracy, I analysed the content of four magazines and newspapers (Mulher - Modas &amp; Bordados, Crónica Feminina, Expresso and Diário de Lisboa), published between 1968 and 1978. What is being said in the press about gender and sexual rights during this euphoric moment lived after the Carnation Revolution? In this article I analyze a letter, a manifest and a report, of extreme relevance for the setting of topics concerned to sexual citizenship in the media’s agenda shortly after the Carnation Revolution. The three discourses associate political freedom with sexual freedom, and discuss our intimate experiences as a public and citizenship issue: the sexual story of an adolescent (Gisela) sent to a women's magazine; the first Portuguese homosexual manifest published in the press two weeks after the Carnation Revolution; and a document signed by 500 prostitutes (claiming social and political rights) that is brought to a meeting of the feminist Movimento Democrático da Mulher. In the analyzed press, the right to premarital female sexuality (claimed by Gisela), the right to «homosexual free practice» and the right to «free love» marked the emergence of a sexual citizenship (or intimate citizenship) in this period. However, only the personal sexual story of Gisela leads to a long debate on the importance of the issues of intimacy for democracy, between the readers.<hr/>Resumen Esperando contribuir para el debate social sobre las vivencias afectivas e sexuales no Portugal de transición para la democracia, analicé el contenido de cuatro revistas y jornales (Mulher - Modas &amp; Bordados, Crónica Feminina, Expresso y Diário de Lisboa), publicados entre 1968 y 1978. ¿Qué es lo que se dice en la prensa sobre derechos sexuales y de género, en este momento marcado por la euforia del 25 de abril de 1974? En este artículo analizo una carta, un manifiesto y un informe, de extrema relevancia para el establecimiento de temas relacionados con la ciudadanía sexual en la agenda de los medios de comunicación poco después de la Revolución de los Claveles. Los tres discursos asocian la libertad política con la libertad sexual, y discuten nuestras experiencias íntimas como un problema público y de ciudadanía: la historia sexual de una adolescente (Gisela) enviada a una revista feminina; el primer manifiesto homosexual portugués publicado en la prensa dos semanas después de la Revolución de los Claveles; y un documento firmado por 500 prostitutas (reclamando derechos sociales y políticos) que se lleva a una reunión del feminista Movimento Democrático da Mulher. En la prensa analizada, el derecho a la sexualidad femenina prematrimonial (reclamada por Gisela), el derecho a la «práctica libre de homosexualidad» y el derecho al «amor libre» marcaron el surgimiento de una ciudadanía sexual (o ciudadanía íntima) en este período. Sin embargo, solo la historia sexual personal de Gisela conduce a un largo debate sobre la importancia de los temas de intimidad para la democracia, entre los lectores. <![CDATA[Media, body and market: formative (im)possibilities in the face of the symbolic power]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732019000100162&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste estudo, focamos o discurso midiático e suas estratégias, diante de um mercado cada vez mais intenso, acerca dos arquétipos corporais que têm ganhado destaque na modernidade. O ensaio esboça uma reflexão crítica sobre a influência da mídia no tocante ao culto ao corpo, seja pela imagem, seja pelo discurso, explícito e implícito, daquilo que tem se caracterizado como ‘corpo perfeito’ na atualidade, que podemos inferir como a forma do poder simbólico atuar nas subjetividades e gerar uma demanda dos sujeitos aos produtos personalizados, exclusivos e específicos, ofertados como ‘milagrosos’ pelo mercado da mídia. Numa sociedade cada vez mais formatada pelos discursos midiáticos, entendemos que a possibilidade de enfrentamento se encontra, em parte, na formação humana que se realiza com a mediação escolar (seu conjunto de conhecimentos). Quando consideramos o campo da formação de professores, entendemos ser cada vez mais necessária uma abordagem que permita a leitura crítica desses mecanismos, evidenciando a relevância da mídia-educação para uma sociedade em busca do esclarecimento, que precisa se confrontar com certa dominação discursiva e mercadológica da mídia. Nosso objetivo foi analisar, com a discussão sobre a Indústria Cultural e o poder simbólico, alguns mecanismos que fazem essas representações sobre o corpo na contemporaneidade serem demarcadas de maneira intensa por fins mercadológicos; além disso, apresentamos algumas exemplificações de pesquisas já realizadas, nas quais identificamos possíveis estratégias formativas e metodológicas em que o princípio para a autonomia e para o esclarecimento possa ocorrer, implicando possibilidades de mediação escolar, principalmente àqueles que se ocupam da formação humana.<hr/>Abstract In this study we focus on the media discourse and its strategies in the face of an increasingly intense market regarding the body archetypes that have gained prominence in modernity. The essay outlines a critical reflection about the influence of the media on the worship of the body, whether by the image or by the explicit and implicit discourse of what has been characterized as the ‘perfect body’' nowadays, which we can infer as the way through which the symbolic power acts on people’s subjectivity and generates a demand from the subjects to the personalized, exclusive and specific products, offered as ‘miraculous’ by the media market. In a society increasingly shaped by media discourses, we understand that the possibility of confrontation lies partly in the human formation that takes place in school mediation (its set of knowledge). When we consider the field of teacher training, we believe that an approach that allows the critical reading of these mechanisms is increasingly necessary, highlighting the relevance of media-education to a society in search for the clarification that needs to be confronted with a certain discursive domination and mediamarket. Our objective was to analyze, with the discussion about the cultural industry and the symbolic power, some mechanisms that make these representations about the body in the contemporaneity be demarcated in an intense way with market goals. In addition, we present some examples of research that have already been conducted, in which we identify possible formative and methodological strategies in which the principle of autonomy and enlightenment can occur, implying possibilities for school mediation, especially for those who deal with human formation.<hr/>Resumen En este estudio nos enfocamos en el discurso mediático y sus estrategias frente a un mercado cada vez más intenso acerca de los arquetipos corporales que han ganado destaque en la modernidad. El ensayo esboza una reflexión crítica de la influencia de los medios en cuanto al culto al cuerpo, sea por la imagen, sea por el discurso, explícito e implícito, de lo que se ha caracterizado como ‘cuerpo perfecto’ en la actualidad, que podemos inferir como la forma del poder simbólico actuar en las subjetividades y generar una demanda de los sujetos a los productos personalizados, exclusivos y específicos, ofrecidos como ‘milagrosos’ por el mercado de los medios. En una sociedad cada vez más formateada por los discursos mediáticos, entendemos que la posibilidad de enfrentamiento se encuentra, en parte, en la formación humana que se realiza en la mediación escolar (su conjunto de conocimientos). Cuando consideramos el campo de la formación de profesores, entendemos que es cada vez más necesario un enfoque que permita la lectura crítica de esos mecanismos, evidenciando la relevancia de los medios-educación para una sociedad en busca del esclarecimiento que necesita confrontarse con cierta dominación discursiva y mercadológica de los medios. Nuestro objetivo fue analizar, con la discusión sobre la industria cultural y el poder simbólico, algunos mecanismos que hacen que esas representaciones sobre el cuerpo en la contemporaneidad sean demarcadas de manera intensa con fines mercadológicos; además, presentamos algunas ejemplificaciones de investigaciones ya realizadas, en que identificamos posibles estrategias formativas y metodológicas en que el principio para la autonomía y para el esclarecimiento pueda ocurrir, implicando posibilidades de mediación escolar, principalmente a aquellos que se ocupan de la formación humana. <![CDATA[Teachers´ formation and the representations of non-conventionally organized families: the use of fairy tales as a proposal for intervention]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732019000100184&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo teve como objetivo discutir as representações sociais sobre famílias organizadas em modelos não convencionais entre profissionais da educação e acadêmicos de Pedagogia. Como referencial teórico-metodológico utilizou-se a Teoria do Núcleo Central das Representações Sociais. Os dados da pesquisa foram coletados durante a realização do minicurso intitulado “Formação docente e as representações de famílias organizadas em modelos não convencionais nos contos de fadas”, desenvolvido no II Congresso das Licenciaturas da Universidade Estadual do Paraná. Participaram do estudo 25 sujeitos que responderam a um questionário sociodemográfico e a um instrumento de evocação livre antes e após a intervenção. Os resultados revelaram mudanças nas representações dos sujeitos da pesquisa entre o pré e o pós-teste. Essas mudanças devem-se, em parte, ao fato de os contos de fadas serem de fácil acesso e compreensão, o que favorece a adoção de uma nova postura, principalmente quando aliados a estratégias que visem problematizar as configurações familiares retratadas nas obras, possibilitando a adoção de uma nova postura, que pode vir a refletir no contexto escolar, favorecendo a integração nos ritos escolares e a promoção da cultura do respeito às famílias organizadas em modelos não convencionais.<hr/>Abstract The social representations of non-conventionally organized families among education professionals and Pedagogy undergraduates are discussed. The Theory of the Central Nucleus of Social Representations has been employed for the theoretical and methodological reference. Data were collected during the mini-course ‘Teachers´ formation and the representations of families organized on non-conventional models in fairytales’, prepared for the II Congress of the Undergraduate Course in the State Universities of Paraná. Twenty-five undergraduates participated. They answered a socio-demographic questionnaire and a free invitation prior to and posterior to the intervention. Results demonstrated changes in the representations of the agents between the pre- and post-test. Changes were due to the easy access to and understanding of fairy tales which favored a new stance, especially when coupled to strategies that problematize family configurations represented in the stories. A new stance may be adopted with consequences in the school context, enhancing the integration of school rites and the promotion of a culture of respect towards families which are organized according to non-conventional models.<hr/>Resumen Este artículo tiene el objetivo de discutir las representaciones sociales sobre familias organizadas en modelos no convencionales de un grupo de profesionales de educación y académicos de la carrera de Pedagogía. Como referente teórico y metodológico se utiliza la Teoría del Núcleo Central de las Representaciones Sociales. Los datos de esta investigación se recolectaron a lo largo de la impartición de un mini curso con el título “Formación docente y las representaciones de las familias organizadas en modelos no convencionales en los cuentos de hadas”, que se dio durante el II Congreso de Licenciaturas de la Universidad Estadual de Paraná (Brasil). Participaron 25 sujetos, que respondieron a un cuestionario sociodemográfico y a una tarea de recuerdo libre antes y después de la intervención. Los resultados revelan cambios en las representaciones de los sujetos de la investigación entre pre y postest. Tales cambios se deben, en parte, al hecho de que los cuentos de hada sean de fácil acceso y comprensión, lo que favorece la adopción de una nueva postura, principalmente cuando son aliados a estrategias que buscan la problematización de las configuraciones sociales retratadas en las obras, dando cabida a la adopción de una nueva postura, la que podrá encontrar reflejos en el contexto escolar, favoreciendo la integración en los ritos escolares y la promoción de la cultura del respeto a las familias organizadas en modelos no convencionales. <![CDATA[The Interdisciplinarity as a constituent part of pedagogical discourse in the training of chemistry teachers in a preparatory course for the ENEM]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732019000100206&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente artigo refere-se à formação de professoras de Química no projeto de extensão Desafio Pré-vestibular da UFPel. A partir de discursos presentes em documentos oficiais que orientam a formação docente no país e de enunciações nas falas dos sujeitos da pesquisa – professoras de Química do projeto no ano de 2015 – buscamos analisar como o movimento pela interdisciplinaridade (VEIGA-NETO, 1996a) produz efeitos na forma como essas professoras compreendem a sua formação e se veem no exercício da docência. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada a partir da noção de discurso em Michel Foucault (2014; 2015), que compreende o discurso como constitutivo dos objetos sobre os quais fala (FOUCAULT, 2015). O material empírico foi produzido a partir de um questionário respondido pelas professoras pesquisadas. Os resultados mostram que o discurso pedagógico que valoriza a interdisciplinaridade na Educação Básica também está presente nas falas das professoras no curso de extensão, sendo um dos efeitos do discurso, a referência desse projeto como espaço que oportunizaria às professoras a formação que não tiveram/têm no curso de graduação, com relação ao desenvolvimento de ações interdisciplinares.<hr/>Abstract The article refers to the training of Chemistry teachers in Desafio Pré-vestibular UFPel extension project. From discourses present in official documents that guides teacher education in the country and enunciations in the subject lines of the research- Chemistry teachers of the project in the year of 2015 – we seek to examine how the movement for interdisciplinarity (VEIGA-NETO, 1996a) has effects on how these teachers understand their training and see each other in the exercise of teaching. The research, with qualitative character, is performed from the notion of speech based on Michel Foucault (2014; 2015), which comprises the speech as a constitutive part of the object which it speak (FOUCAULT, 2015). The empirical material was produced based on a questionnaire answered by the surveyed teachers. The results showed that the pedagogical discourse that values the interdisciplinarity in basic education is also present in the lines of the teachers in the extension project, being one of the effects of this speech the reference of this extension project as a space that offer opportunities of training that these teachers did not have in their undergraduate course, in respect of the development of interdisciplinary actions.<hr/>Resumen El presente artículo se refiere a la formación de profesoras de Química en el proyecto “Desafio Pré-vestibular” de la UFPel. A partir de los discursos presentes en documentos oficiales que direccionan la formación docente en el país y de enunciaciones en las hablas de los sujetos de la pesquisa – profesoras de Química del proyecto en el año de 2015 – buscamos analizar como el movimiento por la interdisciplinariedad (VEIGA-NETO, 1996a) produce efecto en la forma como las profesoras comprenden su formación y se vean en el ejercicio de la docencia. La pesquisa, de carácter cualitativo, es realizada a partir de la noción de discurso en Michel Foucault (2014; 2015), que comprende el discurso como constitutivo de los objetos sobre los cuales habla (FOUCAULT, 2015). El material empírico fue producido a partir de una encuesta respondida por las profesoras pesquisadas. Los resultados muestran que el discurso pedagógico que valora la interdisciplinariedad en la Educación Básica también está presente en las hablas de las profesoras en el curso de extensión, siendo uno de los efectos de ese discurso la referencia de ese proyecto como espacio que crearía oportunidades a las profesoras la formación que no tuvieron/tienen en el curso de graduación, con relación al desarrollo de acciones interdisciplinares. <![CDATA[To hit the front in school: an anthropological approach of conflicts in the public school in Rio de Janeiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732019000100229&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo deste artigo é descrever e interpretar práticas e representações presentes no cotidiano escolar da rede pública fluminense, com especial atenção aos conflitos entre professores, alunos, direção, funcionários etc. A metodologia utilizada será de feitio qualitativo, a partir de experiência empírica e trabalho de campo, propiciada pelo vínculo do autor como professor da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro desde o ano de 2005, lecionando as disciplinas de sociologia e filosofia para o ensino médio na cidade de São Gonçalo (município com mais de um milhão de habitantes, localizado na chamada “região metropolitana” do Rio de Janeiro). Neste contexto, “bater de frente” é uma atitude e uma ideia que constrói identidades e permite ao etnógrafo entender, focado na escola pública, estes processos de construção e subversão de valores e alteridades que afirmam ou contestam estruturações sociais mais amplas.<hr/>Abstract The purpose of this article is to describe and to interpret practices and representations of the daily of school life in Rio de Janeiro’s public system of education, giving special attention to conflicts among teachers, students, administration, staff etc. The methodology used is qualitative, from empirical experience and fieldwork, propitiated by the bond of the author as a teacher of the state’s system of school of Rio de Janeiro since 2005, teaching the disciplines of sociology and philosophy for high school in the city of São Gonçalo (city with more than one million of inhabitants, located in the “metropolitan area” of Rio de Janeiro). In this context, “bater de frente” [hit the front] is an attitude and an idea that builds identities and allows the ethnographer to understand, focused on public schools, these processes of construction and subversion of values and alterities that claim or dispute broader social structures.<hr/>Resumé L’objectif de cet article c’est décrire et interpréter les pratiques et les représentations présentes dans le quotidien scolaire du réseau public fluminense, depuis une attention particulière sur les conflits entre professeurs, élèves, direction, fonctionnaires, etc. La méthodologie utilisée est qualitative, à partir d’une expérience empirique et un travail de terrain, acquise par l’expérience de l’auteur comme professeur du réseau d’enseignement de l’état de Rio de Janeiro depuis 2005. L’auteur enseigne la philosophie et la sociologie au lycée de la ville de São Gonçalo (municipalité de plus d’un million d’habitants situé dans la « région métropolitaine » de Rio de Janeiro). Dans ce contexte, « bater de frente» [faire face] est une attitude et une idée qui construit des identités qui permettent à l’ethnographe de comprendre, sur l’école publique, ces processus de construction et subversion de valeurs et altérités qui conforment ou contestent des structures sociales plus élargies. <![CDATA[The relations that involve the state, the social classes and the public school under the age of neoliberal capitalism]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732019000100251&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O trabalho apresenta uma discussão sobre as relações que envolvem o Estado, as classes sociais e a escola pública do Brasil no contexto dominado pelo capitalismo neoliberal. Destaca as principais características políticas, econômicas e sociais dessa conjuntura para em seguida, tratar das políticas direcionadas à escola pública com foco na Educação Básica, na Reforma do Ensino Médio e no Projeto de Lei da Escola Sem Partido, evidenciando a convergência de princípios visando a manutenção da hegemonia neoliberal. Trata-se de um estudo bibliográfico fundamentado em pensadores que procuram compreender e analisar o Estado articulado às relações sociais, políticas, econômicas e educacionais, entendendo-o como uma dimensão fundamental do modo de produção capitalista, que expressa as relações e os antagonismos de classes. Parte do pressuposto de que, na sociedade capitalista, o suporte político do Estado procura complementar o sistema do capital, criando condições para a manutenção e reprodução do mesmo. Isso se justifica à medida que para prosseguir com sua expansão, impulsionada pela acumulação, o capital pressupõe a subordinação da sociedade aos seus objetivos, nas funções produtivas, distributivas e reprodutivas. Conclui que a Reforma do Ensino Médio e o projeto de Lei da Escola sem partido compõem algumas das ações do Estado no seu objetivo de manter as contradições das classes sociais existentes, favorecendo a ordem burguesa na dominação da classe trabalhadora que tem na escola pública e especialmente na Educação Básica, muitas vezes o único espaço de acesso à cultura e aos conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade restringindo concretamente o seu direito à educação.<hr/>Abstract The paper presents a discussion about the relations that involve the State, social classes and the public school in Brazil, in the context dominated by the neoliberal capitalism. It highlights the main political, economic and social characteristics of this conjuncture, and then deals with the policies directed to the public school, focusing on Basic Education, High School Reform and the Law Project of “Escola sem Partido” (School without Party), showing the convergence of Principles, aiming at maintaining neoliberal hegemony. It is a bibliographical study, based on thinkers who seek to understand and analyze the State articulated to social, political, economic and educational relations, understanding it as a fundamental dimension of the capitalist mode of production, which expresses the relations and antagonisms of classes. Part of the assumption is that, in capitalist society, the political support of the state seeks to complement the capital system, creating conditions for its maintenance and reproduction. This is justified, as in order to continue with its expansion, driven by accumulation, capital presupposes the subordination of society to its objectives, in productive, distributive and reproductive functions. It concludes that the Reform of the Secondary School and the Law of “Escola sem Partido” (School without Party) compose some of the actions of the State in its objective to maintain the contradictions of the existing social classes, favoring the bourgeois order in the domination of the working class, that has in the public school and, especially in Basic Education, often the only space of access to culture and knowledge accumulated historically by humanity, specifically restricting their right to education.<hr/>Resumen El trabajo presenta un debate sobre las relaciones que involucran el Estado, las clases sociales y la escuela pública en Brasil, en el contexto dominado por el capitalismo neoliberal. Destaca las principales características políticas, económicas y sociales de esta coyuntura, y luego el tratamiento de las políticas direccionadas hacia la escuela pública, con el enfoque en la educación Básica, en la Reforma de la Enseñanza Media y en el Proyecto de Ley Escola Sem Partido, evidenciando una convergencia de Princípios, teniendo en cuenta la manutención de la hegemonía neoliberal. Es un estudio bibliográfico, basado en los pensadores que buscan y analizan el Estado articulado a las relaciones sociales, políticas, económicas y educativas, comprendiéndolo como una dimensión fundamental del modo de producción capitalista, que expresa las relaciones y las distinciones de las clases. Asume la suposición que la base política del Estado busca complementar el sistema del capital, generando condiciones para su manutención y reproducción. Esto se justifica a medida que para proseguir con su expansión, impulsada por la acumulación, el capital presupone la subordinación de la sociedad por sus objetivos, en las funciones productivas, distributivas y reprodutivas. Concluye que la Reforma de la Enseñanza Media y el Proyecto de Ley Escola Sem Partido componen algunas de las acciones del Estado en su objetivo de mantener las contradicciones de las clases sociales existentes, favoreciendo a los burgueses en el dominio de la clase obrera que tiene en la Escuela Pública, especialmente en la Enseñanza Básica, muchas veces su único acceso a la cultura y a los conocimientos acumulados históricamente por la humanidad, estrechando concretamente su derecho por la educación. <![CDATA[School and ethnic-racial relations: an analysis of student’s statements]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732019000100275&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo examina enunciações de alunos de uma escola pública gaúcha sobre os marcadores étnico-raciais que operam na instituição e na cidade onde residem: um município pertencente a uma região de colonização alemã. Como aportes teóricos, o estudo sustenta-se em teorizações do campo pós-estruturalista sobre raça, etnia e a constituição do sujeito. O material de pesquisa é constituído por entrevistas e questionários respondidos por discentes de uma turma do 8o ano do Ensino Fundamental. Em termos metodológicos, foi realizada uma etnografia, sendo os dados escrutinados na perspectiva da análise do discurso, como proposto por Michel Foucault. O exame do material mostrou que os estudantes negros não reconhecem sua negritude, autodenominando-se como “moreno” ou “escurinho”. Além disso, os alunos negam a existência de racismo na escola, mesmo afirmando que práticas racistas são vivenciadas no município.<hr/>Abstract The article examines the statements made by students of a public school in the state of Rio Grande do Sul about ethnic and racial markers operating in the institution and the city where they live: a municipality belonging to a region of German colonization. As theoretical contributions, the study is based on theories of the post-structuralist field on race, ethnicity and the constitution of the subject. The research material surveyed consists of interviews and questionnaires answered by students of a group of the 8th year of Elementary School. In methodological terms, an ethnography was performed, the data being scrutinized from the discourse analysis perspective, as proposed by Michel Foucault. The analysis showed that black students do not recognize their blackness, calling themselves “brown” or “darkish”. In addition, students deny the existence of racism in school, even stating that racist practices are experienced in the municipality.<hr/>Resumen El artículo examina enunciaciones de alumnos de una escuela pública gaucha sobre los marcadores étnico-raciales que operan en la institución y en la ciudad donde residen: un municipio perteneciente a una región de colonización alemana. Como aportes teóricos, el estudio se sustenta en teorizaciones del campo post-estructuralista sobre raza, etnia y la constitución del sujeto. El material de investigación escrutado está constituido por entrevistas y cuestionarios respondidos por alumnos de una clase del 8º año de la Enseñanza Fundamental. En términos metodológicos, se realizó una etnografía, siendo los datos escrutados en la perspectiva del análisis del discurso, como propuesto por Michel Foucault. El análisis mostró que los estudiantes negros no reconocían su negritud, autodenominándose como “moreno” o “escurinho”. Además, los alumnos niegan la existencia de racismo en la escuela, aun afirmando que prácticas racistas son vivenciadas en el município. <![CDATA[The knowledge transmission as a condition for creativity: teacher’s directive role and happy child]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732019000100296&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo versa sobre o desenvolvimento histórico-social da criatividade. Pretende-se mostrar que a criatividade não é um potencial individual inato que se desenvolve por meio de interações espontâneas com o ambiente cultural e tampouco contrária à transmissão sistemática de conhecimento. Assim, começamos o artigo com a problemática sobre a dicotomia entre criatividade e liberdade. Em seguida, nos dedicamos brevemente sobre o desenvolvimento psicológico humano, mais especificamente, da função psíquica imaginação, evidenciando que a criatividade exige transmissão de conhecimentos. Por fim, tecemos algumas considerações sobre o papel da educação escolar no processo de humanização dos indivíduos e ao desenvolvimento da criatividade.<hr/>Abstract This article deals with the historical and social development of creativity. It is intended to show that creativity is not an innate individual potential that is developed through spontaneous interactions with the cultural environment and contrary to the systematic transmission of knowledge. Therefore, we begin the article with the issue of the dichotomy between creativity and freedom. Then we dedicate ourselves to write briefly about the human psychological development, specifically the psychic imagination function, demonstrating that creativity requires transmission of knowledge. Finally, we present some considerations on the role of education in the process of humanization of individuals and the development of creativity.<hr/>Resumen Este artículo versa sobre el desarrollo histórico-social de la creatividad. Se pretende mostrar que la creatividad no es un potencial individual innato que se desarrolla a través de interacciones espontáneas con el ambiente cultural y tampoco es contraria a la transmisión sistemática de conocimiento. Por tanto, empezamos el artículo con la problemática sobre la dicotomía entre creatividad y libertad. Enseguida, nos dedicamos brevemente sobre el desarrollo psicológico humano, más específicamente, de la función psíquica imaginación, que evidencia que la creatividad exige transmisión de conocimientos. Por último, hacemos algunas consideraciones sobre el papel de la educación escolar en el proceso de humanización de los individuos y al desarrollo de la creatividad.. <![CDATA[The choosing of school principals and its relationship to the principle of democratic management in public education in municipalities of Paraná]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732019000100316&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A partir de pesquisa documental, tendo como foco a legislação e os documentos normativos, o presente texto analisa as formas de designação de diretores de escolas públicas em municípios paranaenses que já instituíram sistemas próprios de ensino, visando apontar possibilidades e limites para a efetivação do princípio da gestão democrática, a partir da participação da comunidade. O referencial teórico que sustenta as análises é o materialismo histórico e dialético, em especial o pensamento de Antonio Gramsci, que auxilia no entendimento a respeito da vivência da democracia como possibilidade de liberdade individual com compromisso coletivo. Conclui-se que o processo de escolha de diretores de escolas nos municípios investigados apresenta resquícios conservadores, mesmo quando aponta para a participação ampla da comunidade em um processo eletivo, e que a efetivação do princípio da gestão democrática é um dos meios para a formação de uma consciência coletiva que tenha a liberdade como fim.<hr/>Abstract From documentary research, focusing on legislation and normative documents, this text analyzes the forms of designation of directors of public schools in municipalities in the state of Paraná that have already instituted their own teaching systems, aiming at pointing out possibilities and limits for the implementation of the principle of democratic management from community participation. The theoretical framework that supports the analyzes is the historical and dialectical materialism, especially Antonio Gramsci’s thinking, which helps understand the experience of democracy as a possibility of individual freedom with collective commitment. It is concluded that the process of choosing school principals in the municipalities investigated presents conservative remnants, even when it points to the broad participation of the community in an elective process, and that the implementation of the principle of democratic management is one of the means for the formation of a collective conscience that has freedom as an end.<hr/>Resumen A partir de investigación documental, teniendo como foco la legislación y los documentos normativos, en el presente texto se analizan las formas de designación de directores de escuelas públicas en municipios paranaenses que ya instituyeron sistemas propios de enseñanza, con el objetivo de apuntar posibilidades y límites para efectivar el principio de la gestión democrática, a partir de la participación de la comunidad. El referencial teórico que sostiene los análisis es el materialismo histórico y dialéctico, en especial el pensamiento de Antonio Gramsci, que auxilia en el entendimiento acerca de la vivencia de la democracia como posibilidad de libertad individual con compromiso colectivo. Se concluye que el proceso de elección de directores de escuelas en los municipios investigados presenta restos conservadores aun cuando apunta a la participación amplia de la comunidad en un proceso electivo y que la efectividad del principio de la gestión democrática es uno de los medios para la formación de una conciencia colectiva que tenga la libertad como fin.