Scielo RSS <![CDATA[Perspectiva]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-547320040001&lang=pt vol. 22 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732004000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Estudos sobre a escola em diferentes contextos sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732004000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Pesquisa qualitativa em educação: pertinência, validez e generalização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732004000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta uma visão global da investigação qualitativa em educação na atualidade. A primeira parte analisa as mudanças sociais e políticas que devem conduzir a uma adaptação dos métodos qualitativos de investigação. A segunda estuda as mudanças necessárias nas categorias de análises. A terceira apresenta os critérios de validez dos trabalhos qualitativos neste novo contexto social e político. A quarta indica os limites e as possibilidades de generalização. Na última parte evoca-se alguns problemas que apresentam a restituição e a publicação dos resultados.<hr/>This article presents a global view of current qualitative research in education. The first portion analyses social and political changes that should lead to the adaptation of qualitative methods of investigation. The second portion examines changes needed in analytical categories. The third presents criteria for validating qualitative research in the new social and political context. The fourth indicates the limits and possibilities for generalization. The final section points out some of the problems involved in the restitution and publication of results.<hr/>Este articulo presenta una visión global de la actualidad de la investigación cualitativa en educación. Se analiza, en la primera parte, los cambios sociales y políticos que deben conducir a una adaptación de los métodos cualitativos de investigación. En un segundo momento se estudian los cambios necesarios en las categorías de análisis, y posteriormente, se presentan los criterios de validez de los trabajos cualitativos en este nuevo contexto social y político. La cuarta parte indica los limites y las posibilidades de generalización. Por fin, se exponen algunos de los problemas que presenta la restitución y la publicación de los resultados. <![CDATA[Territórios educativos e políticas de intervenção prioritária: uma análise crítica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732004000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo propõe-se uma análise crítica dos Teip (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária). Trata-se da mais recente e ambiciosa medida de política educativa, no quadro do “combate à exclusão social”. A análise proposta organiza-se em função de três eixos essenciais: o primeiro situa-se ao nível da política educativa (nível macro) e defende-se a tese de que a exclusão social é, no essencial, um fenômeno estrutural da esfera do mundo do trabalho. Num segundo eixo, situado ao nível (meso) da regulação local das políticas educativas, sustenta-se a necessidade de passar de uma concepção de “território escolar” para uma concepção de “território educativo” que questione a forma escolar. Finalmente, a um nível micro, o do trabalho pedagógico realizado com os alunos, considera-se que a visão desvalorizada dos alunos, por parte, nomeadamente, dos professores, representa o principal ponto crítico da política Teip.<hr/>This article conducts a critical analysis of the Priority Educational Territories for Intervention (TEIP). It involves the most recent and ambitious educational policy aimed at “combating social exclusion”. The proposed analysis focuses on three main issues: the first is at the level of educational policy (the macro level) and defends the thesis that social exclusion is a structural phenomenon related to the field of labor. A second concerns the (middle) level of local educational policies’, and defends the need to shift from the concept of the “school territory” to a concept of “educational territory” that is capable of questioning the school model. Finally, at a micro level, the pedagogical work conducted with students, we consider that the perspective that reduces the importance of students represents the main problem with the (Teip) policy.<hr/>Dans cet article nous proposons une analyse critique dês Teip (Territoires Educatifs d’Interventkm Prioritaire). D s’agit de Ia plus recente et Ia plus ambitieuse mesure de politique éducative, dans lê cadre du “combat contre l’exclusion sociale”. Cette analyse est organisée autour de trois axes: lê premier axe se situe au niveau (macro) dês poMques éducatives et on y soutient Ia thèse d’après laquelle l’exclusion sociale est un phénomène stnicturel qui apartient à Ia sphère du monde du travail Un deuxième axe (meso) se situe au niveau de Ia regulation locale dês politiques éducatives et on y défend qu’il faut évoluer d* une conception de “territoire scolaire” vers une conception de “territoire éducatif ’, susceptible de remettre en question Ia forme scolaire. Finalement, à un niveau micro, celui du travail pédagogique réalisé avec lês eleves, on considere que Ia vision dévalorisée dês eleves, de Ia part dês enseignants represente lê principal point critique de Ia politique Teip. <![CDATA[Escola e mercado: a escola face à institucionalização do desemprego e da precariedade na sociedade colocada ao serviço da economia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732004000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo propõe uma pauta de análise das relações entre educação, qualificação e emprego no capitalismo globalizado. Tenta demonstrar a incompatibilidade existente entre a desvalorização do trabalho, decorrente da dominação autocrática do capital mundializado; questiona a suposta valorização da educação na sociedade dita de conhecimento; critica o processo de empresarialização da educação pública, inspirado em um determinismo tecnológico e o economicista, o qual se manifesta em uma série de fórmulas ideológicas auto-referenciadas, que se pretendem originais. Propõe-se uma reflexão sobre a nova centralidade do trabalho e os novos critérios de qualificação, atentando para a diferença entre qualificação do trabalhador e qualificação ou classificação autocrática dos empregos ou postos de trabalho por parte das empresas.<hr/>The paper analyses the relationships between education, training and employment in globalised capitalism. It intends to demonstrate the incompatibility between the depreciation of labour caused by the world wide autocratic domination of capital. The paper questions the supposed importance of education in the so-called society of knowledge; and criticises the businessapproach to public education inspired by the technological and economical determinism manifest in several ideological formulas that profess to be original. The paper also reflects upon the new centrality of labour and new rules for training, and analyses the difference between worker training and the autocratic training for and classification of employment conducted by companies.<hr/>El presente artículo propone una estrategia de análisis de las relaciones entre educación, calificación y empleo en el capitalismo globalizado. Intenta demostrar la incompatibilidad existente entre la desvalorización del trabajo, resultado del domininio autocrático del capital mundializado; cuestiona la supuesta valorización de la educación en la llamada sociedad del conocimiento, critíca el proceso de empresarialización de la escuela pública, inspirado en un determinismo tecnológico y economicista que se manifeista en una série de fórmulas ideológicas auto-referenciadas, que pretenden ser originales. Propone una reflexión sobre la nueva centralidad del trabajo y los nuevos critérios de cualificación, insistiendo en la diferencia entre cualificación del trabajador y la cualificación o clasificación autocrática de los empleos o puestos de trabajo por parte de las empresas. <![CDATA[Nascimento da escolarização moderna: cotejo de duas leituras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732004000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este ensaio se propõe comparar dois estudos de sociologia histórica sobre a escolarização moderna. Os livros escolhidos são Produção da escola/produção da sociedade: análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no Ocidente, de André Petitat (1994), e Arqueología de la escuela (1991), de Julia Varela e Fernando Alvarez-Uría. Os dois trabalhos constatam descontinuidade entre as práticas educativas medievais e os colégios modernos, sublinham a função produtora das instituições escolares e o seu caráter classista, mas apresentam diferenças na leitura dos modos de educação e da desigualdade de gênero.<hr/>This essay compares two historic sociological studies of contemporary schooling. The books choosen are “Production of school/production of society: socio-historical analysis of some crucial moments of the school evolution in the West”, by Andre Petitat, and “Archeology of the School”, by Julia Varela and Fernando Alvarez-Úria. Both studies identify a break between Medeival educational practices and modern schools, emphasize the productive function of the educational institution and its class character, but present a different interpretation of educational methods and gender inequality.<hr/>Cet essai se propose à comparer deux études de sociologie historique sur la scolarisation moderne. Les livres choisis sont “Production de l’école/Production de la société: une analise socio-historique de quelques moments decisifs de l’évolution scolaire dans l’Occident” de André Petitat et “Arqueología de la escuela” de Julia Varela e Fernando Alvarez- Uría. Ces deux travaux signalent des discontinuités entre les pratiques éducatives médiévales et les collèges modernes, en soulignant la fonction productrice des institutions scolaires et son caractère classiste, mais ils presentent également des différences concernant la lecture des modes d’éducation et de l’inégalité de genre. <![CDATA[Analfabetismo no Brasil: desconceitos e políticas de exclusão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732004000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho articula duas perspectivas de análise do analfabetismo no Brasil, intimamente relacionadas. A primeira resgata toda uma sucessão de desconceitos (ignorância, cegueira, preguiça, doença, erva daninha, incapacidade, periculosidade etc.) que têm marcado a abordagem do fenômeno, desde o período da reforma eleitoral no final do Império (a Lei Saraiva, de 1881), quando o analfabetismo emergiu como questão nacional, até os dias atuais. A segunda focaliza o debate, que se estendeu por mais de um século, sobre o voto dos analfabetos, questão esta só superada na Constituição de 1988. Conclui-se sustentando que esses desconceitos sobre o problema do analfabetismo têm servido muito mais para desacreditar e estigmatizar os analfabetos e para consumar e legitimar a sua exclusão do direito do voto e da cidadania, do que à causa da universalização da alfabetização no país.<hr/>This paper links two intimately related analytical approaches to illiteracy in Brazil. The first traces a series of misconceptions (ignorance, blindness, laziness, disease, inability, danger etc.) that have characterized this phenomenon since the period of electoral reform at the end of the Brazilian Empire and the passage of The Saraiva Law of 1881. The second focuses on the debate about the right of illiterate people to vote. This debate continued for more than a century until the issue was clarified by the constitution of 1988. The author argues that misconceptions about illiteracy have discredited and stigmatized illiterate people and legitimated their exclusion from the right to vote and to citizenship, rather than serving the cause of the universal literacy in Brazil.<hr/>El presente trabajo articula dos perspectivas de análisis del analfabetismo en el Brasil, íntimamente relacionadas. La primera recupera toda una sucesión de des-conceptos (ignorancia, ceguera, pereza, enfermedad, hierba dañina, incapacidad, peligrosidad, etc.) que han marcado el abordaje de este fenómeno, desde el periodo de la reforma electoral en el final del periodo Imperial (la Ley Saraiva, de 1881), cuando el analfabetismo surgió como cuestión nacional, hasta los días actuales. La segunda trata del debate que se extendió por más de un siglo, sobre el voto de los analfabetos, cuestión ésta superada solamente en la Constitución de 1988. Se concluye sustentando que aquellos des-conceptos sobre el problema del analfabetismo han servido mucho más para desacreditar y estigmatizar a los analfabetos, como así también para consolidar y legitimar su exclusión del derecho al voto y a la ciudadanía, que para la causa de la universalización de la alfabetización en el país. <![CDATA[Escolas que somem, reflexões sobre escola pública e educação popular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732004000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto aborda a dinâmica pedagógica na escola pública que recebe crianças das classes populares. Refletindo sobre as relações estabelecidas pelas crianças com o cotidiano escolar, discute o método de estudo e pesquisa no cotidiano, com referência nos paradigma da complexidade e indiciário e no conceito de rigor flexível. Explorando caminhos percorridos, sublinha possibilidades de conexão entre a escola pública e a educação popular. As noções de ambivalência, fronteira, conhecimento-regulação, conhecimento-emancipação, heterogeneidade, silenciamento, educação como prática libertadora orientam a análise que vai tecendo essas possibilidades. Considerando a experiência das classes populares fortemente marcada por golpes e privações, mas também por partilha e solidariedade, o conceito de resiliência é destacado como um dos fios que fortalecem a potencialidade da escola pública comprometida com os segmentos sociais excluídos.<hr/>The paper analyzes pedagogical dynamics in public schools that attend children from lower-income families. While reflecting on the relationships children establish with their daily school activities, the text discusses study and research methods, with reference to the paradigms of complexity and clues and the concept of flexible rigor. It explores the paths taken and underlines possible connections between public schools and education for lower income children. The notions of ambivalence, border, regulation-knowledge, liberating knowledge, heterogeneity, silencing and education as a liberating practice orient the analysis that weaves these possibilities. Considering the experience of the lower classes, which have been strongly marked by exploitation and hardship, as well as sharing and solidarity, the concept of resilience is highlighted as one of the threads that strengthens the potential of public schools, committed to the excluded lower-income segments.<hr/>El texto aborda la dinámica pedagógica en la escuela pública que recibe niños de las clases populares. Reflexionando sobre las relaciones establecidas por los niños con el cotidiano escolar, discute el método de estudios e investigación en el cotidiano, con referencia en los paradigmas de la complejidad e indiciario y en el concepto de rigor flexible. Explorando caminos recorridos, subraya las posibilidades de conexión entre la escuela pública y la educación popular. Las nociones de ambivalencia, frontera, conocimientoregulación, conocimiento-emancipación, heterogeneidad, silenciamiento, educación como práctica libertadora orientan el análisis que va articulando esas posibilidades. Considerando la experiencia de las clases populares fuertemente marcada por golpes y privaciones, pero también caracterizada por la solidariedad y la colaboración, el concepto de resiliencia es destacado como uno de los hilos que fortalecen la potencialidad de la escuela pública comprometida con los segmentos sociales excluido. <![CDATA[A escola diante do multifacetado espaço rural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732004000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo propõe uma reflexão sobre a escola situada no espaço rural, com base em três eixos: as características do meio rural catarinense; as transformações que vêm ocorrendo neste espaço e o sentido da escola. Nosso propósito é o de reacender o debate sobre a escola e o mundo rural, tendo em vista o grande desenvolvimento tecnológico junto à crescente miséria da população que vive e trabalha neste espaço, evidenciando a desigualdade e a barbárie presente na sociedade brasileira. A escola, que nasceu com intenção de promover o desenvolvimento social, de conter a migração para as cidades, de levar a cultura urbana para o atrasado colono, precisa ser repensada, por meio da superação da divisão campo e cidade e com base nas experiências políticas e educativas que vêm sendo construídas pelos trabalhadores rurais organizados.<hr/>The article reflects upon schools in rural regions with a focus on three issues: the characteristics of rural regions in Santa Catarina State, the transformation taking place there and the meaning of school. The purpose of the article is to stimulate discussion about schools in rural regions, considering the significant technical developments and the increasing poverty of the rural population. It emphasizes the inequality and the brutality of Brazilian society. Schools, which were created to promote social development; reduce migration to urban areas and take urban culture to the underdeveloped rural population; need to be discussed to overcome the separation between urban and rural environments. This should be based on the political and education experiences being constructed by the rural workers’ organizations.<hr/>El presente artículo propone una reflexión sobre la escuela rural. Para tal fin, presenta tres ejes: las características del medio rural catarinense; las transformaciones que están aconteciendo en ese espacio; y el sentido de la escuela. Nuestro propósito es el de reanimar el debate en relación con la escuela y el mundo rural, considerando el amplio desarrollo tecnológico y la creciente miseria de la población que vive y trabaja en el campo, manifestando las desigualdades y la barbarie presentes en la sociedad brasilera. La escuela que nació con la promesa de promover el desarrollo social, de contener la inmigración rural hacia las ciudades, de llevar la cultura urbana para el atrasado colono, precisa ser repensada a partir de una perspectiva que supere de la división del campo y la ciudad, asimilando las experiencias políticas y educacionales que están siendo construidas por los trabajadores rurales organizados. <![CDATA[Organizações cooperativas de agricultores e educação escolar: desafios a uma formação cooperativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732004000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho visa debater, a partir de autores do pensamento socialista e de pesquisas atuais sobre o cooperativismo, tanto os limites para que esta forma de organização do trabalho possa romper a sua relação com o capital, que se realiza através do mercado, quanto a potencialidade do trabalho cooperativo para revolucionar as relações sociais. Desenvolve, principalmente, a análise de associações cooperativas de agricultores familiares, assentados do MST e não-assentados. O novo apontado pela pesquisa encontra-se na relação entre trabalho cooperativo e educação escolar básica e profissional, mais propriamente, na necessidade de se pensar que valores, conhecimentos, estudos e práticas deverão constituir o currículo dos cursos que pretendam formar sujeitos autônomos, cooperativos e solidários.<hr/>The objective of this paper is to debate, based on socialist authors and on current researches about cooperative work, both the limits that this kind of work organization can break through its relationship with capital, that is accomplished by market, and the cooperative work potentiality to revolutionize the social relationships. It develops, mainly, the analysis about cooperative associations of family farmers, MST settled and not settled farmers. Something new is pointed out by the research: the relationship between the cooperative work and the school basic and professional education, or, more exactly, the need of thinking that values, knowledge, study and practices will take part of the curriculum of courses that has the objective of forming autonomous, cooperative and solidary people.<hr/>El presente trabajo busca discutir , a partir de autores del pensamiento socialista y de investigaciones sobre el cooperativismo, tanto los límites para que esta forma de organización del trabajo pueda romper su relación con el capital, que se realiza a través del mercado, como también la potencialidad del trabajo cooperativo para revolucionar las relaciones sociales. Desarrolla, principalmente, el análisis de las asociaciones cooperativas de agricultores familiares, asentamientos del Movimiento de los trabajadores Rurais Sin Tierra (MST) y los no asentados. Lo nuevo que trae la investigación es la relación entre trabajo el c es la resción entre el trabajo cooperativo y la educación escolar básica y profesional, más propiamente, en la necesidad de pensar qué valores, conocimientos, estudios y prácticas tendrán que constituir el currículo de los cursos que pretendan formar sujetos autónomos, cooperativos y solidarios. <![CDATA[Autonomia e poder na universidade: impasses e desafios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732004000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo inicia observando que, para se falar em autonomia e poder na universidade, faz-se necessário explicitar o que se entende por universidade. Com essa preocupação, procura mostrar que a universidade, por suas próprias funções, deverá se constituir em espaço de investigação científica, produção e divulgação de conhecimentos, criação de cultura e desenvolvimento de tecnologias. Discute a concepção e o significado do princípio da autonomia universitária, recuperando o debate sobre esse princípio e a questão do poder na universidade, dos anos de 1960 aos dias atuais. Assinala os impasses e desafios vivenciados sobretudo pelas universidades públicas. Conclui afirmando que a autonomia universitária deve ser entendida não como uma dádiva, mas como uma utopia a ser alcançada e que, neste momento, urge reconstruir com seriedade e competência o trabalho universitário, tendo presente que a reforma da universidade é um empreendimento, um processo em permanente construção.<hr/>The article argues that in order to understand autonomy and power in the University it is necessary to explain what is a University. With this in mind, the article seeks to show that due to its singular functions, the University should be a space for scientific research, as well as for the production and dissemination of knowledge, the creation of culture and the development of technologies. It discusses the concept and meaning of university autonomy, from the 1960’s until today. It highlights the impacts and challenges experienced particularly by public universities. It concludes by stating that University autonomy should be understood not as a gift, but rather as a utopia to be reached. It urges that the work of the university be reconstructed with responsibility and intelligence, with the understanding that university reform is an undertaking, a process of permanent construction.<hr/>El presente articulo comienza observando que, para hablar en autonomía y poder en la universidad, es necesario explicitar lo que se entiende por universidad. Con esa preocupación, se procura mostrar que la universidad, por sus propias funciones, deberá constituir espacios de investigación científica, producción y divulgación de conocimientos, creación de cultura y desarrollo de tecnología. Discute la concepción y el significado del principio de autonomía universitaria, recuperando el debate sobre ese principio y la cuestión del poder en la universidad, de los años de 1960 hasta la actualidad. Señala las dificultades y los desafíos vivenciados por las universidades públicas. Finaliza afirmando que, la autonomía universitaria debe ser entendida no como una donación, sino como una utopía a ser alcanzada y que, en este momento, urge reconstruir con seriedad y competencia el trabajo universitario, teniendo presente que la reforma de la universidad es un emprendimiento, un proceso permanente en construcción. <![CDATA[Estudo sobre relações de saber em sistemas de educação a distância virtual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732004000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Objetiva-se, neste estudo, analisar criticamente as relações de saber, conhecimentos e competências travadas no processo educacional a distância mediado pelas novas tecnologias, enfocando a objetivação dos saberes da educação a distância e a materialização e produtividade desse tipo de trabalho. Na análise, considerou-se a formação acadêmico-profissional dos trabalhadores das unidades estudadas; os investimentos nessa formação; a relação titulação/competência; as relações de poder/relações de conhecimento; a relação entre os saberes docentes/saberes técnicos; as competências e as multicompetências; a fragmentação e expropriação do saber do trabalhador da educação; a mais-valia virtual e o lucro na educação a distância virtual.<hr/>The aim of this study is to question and conduct a critical analysis of the relations of knowledge, knowledge itself and the capacities involved in the distance education process aided by new technologies. It focuses on the ojbectivation of the knowledge of distance education and the materialization and productivity of this type of work. The analysis considers: the training of the academic-professional workers in the units studied; the investments needed for training; the relationship between degrees and ability; the power relations/relations of knowledge; the relationship between educational knowledge/educational techniques; abilities and multiabilities; fragmentation and expropriation of the knowledge of the educational workers and virtual surplus value and profit in virtual distance education.<hr/>En este estudio interesa analizar críticamente las relaciones de saber, conocimientos y competencias realizadas en el proceso educacional a distancia mediado por las nuevas tecnologías, centrando la objetivación de los saberes de la educación a distancia y la materialización y productividad de este tipo de trabajo. En el análisis se consideró la formación académica - profesional de los trabajadores de las unidades estudiadas, las inversiones realizadas en esa formación, la relación título y competencia, las relaciones de poder y las relaciones de conocimiento, la relación entre los saberes docentes y los saberes técnicos, las competencias y las multicompetencias, la fragmentación y la expropiación del saber del trabajador de la educación, la plus valia virtual, y el lucro en la educación a distancia virtual. <![CDATA[Educación superior en la Argentina (1995-2003)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732004000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Desde la Ley de Educación Superior (1995) al final de gobierno de Eduardo Duhalde (2003) la universidad argentina siguió un proceso sin mayores modulaciones: continuó el apoyo al financiamiento adicional privado en la educación pública, se buscó ligar la universidad a las empresas, se trabajó con préstamos y orientaciones del Banco Mundial. Sin embargo, la tradición de universidad pública en el país se opuso a lo más extremo de estos cambios, que a su vez tuvieron beneficios parciales, por ejemplo a través del Sistema de Incentivos a la investigación, o de la creación de la CONEAU (Comisión Nacional de Evaluación y Acreditación Universitaria).<hr/>From the enactment of the Higher Educational Law in 1995 until the end of the Duhalde government in 2003, Argentine universities underwent little change. There was a growing trend toward increased private financing within public institutions, and efforts were made to link universities to companies. Work was conducted with loans and guidance from the World Bank. Nevertheless the tradition of the public university in the country was opposed to the most extreme of these changes, which did have partial benefits, for example, the Research Incentives System and the creation of CONEAU (The National Commission for University Evaluation and Accreditation).<hr/>A partir da Lei de Educação Superior (1995) até o final do governo de Eduardo Duhalde (2003), a universidade Argentina continuou um processo sem maiores variações: prosseguiu com o apoio ao financiamento adicional privado na educação pública, procurou ligar a universidade às empresas, trabalhou com empréstimos e orientações do Banco Mundial. Embora a tradição da universidade pública no país tenha rejeitado com veemência estas mudanças, ao mesmo tempo pode-se afirmar que houve benefícios parciais, por exemplo, mediante o Sistema de Incentivo à pesquisa, ou a criação da Comissão Nacional de Avaliação e Credenciamento Universitário (CONEAU).