Scielo RSS <![CDATA[Perspectiva]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-547320040002&lang=pt vol. 22 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732004000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Juventude, juventudes: processos e espaços educativos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732004000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Juventud o juventudes?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732004000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Entrevista concedida por Mario Margulis a Olga Celestina da Silva Durand <![CDATA[A invisibilidade da juventude na vida escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732004000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute a identificação dos educandos, pela instituição escolar, se como alunos, se como crianças ou se como jovens. Aborda, também, o tratamento conferido aos destinatários das ações da escola, à presença ou não da preocupação com a faixa etária enquadrada como juventude e seus desdobramentos. A escola vem sofrendo um processo de inadequação no tratamento aos seus alunos ao não reconhecê-los como jovens. Este quadro acaba desencadeando impactos como: a desinstitucionalização da condição juvenil, a dificuldade dos alunos na construção da sua identificação com a escola e a ruptura da comunicação entre jovens alunos e educadores.<hr/>This article discusses the identification of students with the school institution, whether as students, as children or as youth. It also analyzes the treatment provided to those that are the recipients of school actions, the presence or not of a concern with the age range considered as youth and its consequences. Schools have been suffering a process of improperly treating their students by not recognizing them as youth. This situation has a number of consequences including: the deinstitutionalization of the condition of youth, the difficulty youth have in the construction of their identification with the school and the poor communication between student youths and teachers.<hr/>Este artículo discute la identificación de los estudiantes, para la institución escolar, si como los alumnos, si como los niños o si como joven. El artículo se acerca, también, de el tratamiento a los destinatarios de las acciones de la escuela, a la presencia o no de la preocupación con el grupo etario ideado como la juventud y sus desdoblamientos. La escuela está sufriendo un proceso de insuficiencia en el tratamiento a sus estudiantes al no reconocerlos como jóvenes. Este cuadro termina desencadenando los impactos como: el desinstitucionalización de la condición juvenil, la dificultad de los estudiantes en la construcción de la identificación con la escuela y la ruptura de la comunicación entre los estudiantes jóvenes y educadores. <![CDATA[A experiência e as percepções de jovens na vida escolar na encruzilhada das aprendizagens: o conhecimento, a indisciplina, a violência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732004000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo retrata parte de pesquisa, empreendida entre 2001 e 2002 na cidade de São Paulo, sobre a vida dos jovens estudantes do ensino médio de escolas públicas em um quadro de alterações sociais mais abrangentes da sociedade brasileira. Examina - se o modo como estes alunos constroem uma experiência no cotidiano escolar cada vez mais situado na confluência de dois processos sociais complexos: de um lado, as relações com a escolaridade em contexto de expansão das matrículas da educação básica e, ao mesmo tempo, de crise das possibilidades de mobilidade social via escola; de outro, a disseminação da indisciplina, da violência e da insegurança na vida escolar, experiências que conformam práticas e a construção da identidade pessoal.<hr/>This article presents part of a study undertaken from 2001-2002 in the city of São Paulo, about the life of young students in public high schools within the context of broad social changes in Brazilian society. It examines the way that these students construct a daily school experience that is increasingly situated in a confluence of two complex social processes. It considers their relations with schooling in the context of the expansion of enrollment in elementary education. The article also considers the crisis in the opportunity for social mobility via education and the rise of indiscipline, violence and insecurity in school life, experiences that mold practices and the construction of personal identity.<hr/>Este artículo retrata un aspecto de la investigación sobre la vida de jóvenes estudiantes de la enseñanza secundaría en un marco de importantes alteraciones de la sociedad brasileña, realizada en la ciudad de São Paulo entre 2001 y 2002. Se examinó el modo como estos alumnos construyen una experiencia en el cotidiano escolar cada vez más situado en la convergencia de dos procesos sociales complejos. Por una parte, las relaciones con la escolaridad en contexto de crecimiento de oportunidades de acceso a la educación y, al mismo tiempo, de crisis de posibilidades de movilidad social. Por otra parte, la diseminación de la indisciplina, la violencia y la inseguridad en la vida escolar, prácticas que marcan la construcción de la identidad personal. <![CDATA[Os jovens portugueses: ideias em história]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732004000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O pensamento histórico de jovens portugueses tem sido objecto de análises intensivas em diversos estudos que se inserem numa linha de pesquisa em cognição contextualizada, que se desenvolveu com Dickinson & Lee (1978, 1984), Booth (1978) e Shemilt (1980, 1984). Neste artigo, as ideias de crianças e jovens são examinadas sob um enquadramento teórico que procede à destrinça de conceitos essenciais à natureza da História, rebatendo-se a ideia comum de que ‘os jovens não sabem nada’. As implicações dos resultados desta investigação para o Ensino da História são aqui discutidas no contexto das exigências da sociedade de conhecimento actual.<hr/>The historic thinking of Portuguese youth has been the object of intensive analysis in various studies that are part of a line of research in contextualized cognition that were realized by Dickinson & Lee (1978, 1984), Booth (1978) and Shemilt (1980, 1984). In this article, the ideas of children and youth are examined within a theoretical framework that untangles the essential concepts of the nature of History. The article questions the common idea that “young people know nothing.” The implications of the results of this investigation for History Education are discussed in the context of the demands of the current society of knowledge.<hr/>El pensamiento histórico de los jóvenes portugueses ha sido objeto de análisis intensivas en estudios diversos que se incluyen en una línea de investigación en cognición contextualizada y que se ha desarrollado con los trabajos de Dickinson & Lee (1978, 1984), Booth (1978) y Shemilt (1980, 1984). En este artículo son analizadas las ideas de niños y jóvenes a partir de una perspectiva teórica que procura descifrar los conceptos esenciales a la naturaleza de la Historia, como también, refutar la idea común de que «los jóvenes no saben nada». Las implicaciones de los resultados de esta investigación para la Enseñanza de la Historia se discuten en el contexto de las exigencias de la actual sociedad de conocimiento. <![CDATA[O trabalho para os jovens diplomados no novo modelo de acumulação capitalista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732004000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto discute o significado que o trabalho apresenta para os jovens portadores de diploma de graduação num momento em que se vivencia uma intensa precarização nas relações de trabalho e altos índices de desemprego. Neste contexto, o trabalho desempenhado durante o curso de graduação adquire outros sentidos além daquele vinculado à carência econômica; trata-se da possibilidade de poder usufruir com mais liberdade sua “condição de jovem”, mas também significa uma estratégia de antecipação às etapas com vistas a garantir um espaço num mercado de trabalho extremamente competitivo. Insegurança é o sentimento compartilhado pelos jovens quando fazem referência ao seu futuro profissional.<hr/>This text discusses the meaning that work has for youths who have a bachelor’s degree at a time of intense precariousness in labor relations and high levels of unemployment. In this context, the work performed in college takes on other meanings in addition to that linked to economic need; it offers the possibility to take greater advantage of the “condition of youth” but also involves a strategy of anticipation of phases in order to guarantee a space in an extremely competitive labor market. Insecurity is a feeling shared by youths when they refer to their professional future.<hr/>El presente texto discute el significado del trabajo para los jóvenes portadores de diploma de graduación en un momento en que se vivencia una intensa precariedad en las relaciones de trabajo y altos índices de desempleo. En este contexto, el trabajo desempeñado durante el curso de graduación adquiere otros sentidos además de aquel vinculado a la carencia económica; se trata de la posibilidad de poder usufructuar con más libertad su “condición de joven”, pero también significa una estrategia de anticipación a las etapas con el objetivo de garantizar un espacio en el mercado de trabajo extremamente competitivo. El sentimiento de inseguridad es compartido por los jóvenes al referirse a su futuro profesional. <![CDATA[Jovens operários e operárias: experiência fabril e sentidos do trabalho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732004000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo tem como referência a questão do trabalho e das percepções sobre este entre jovens trabalhadores da fábrica, realizando alguns apontamentos sobre a escolaridade. Para isto entrevista jovens operários e operárias a partir de um formulário com questões abertas e fechadas e o corpo administrativo de três fábricas do setor de autopeças de São Bernardo do Campo. Inicialmente contextualiza a problemática do estudo e sua inserção na pesquisa educacional sobre a tríade: jovens, trabalho e escola. Em seguida apresenta elementos do perfil dos jovens investigados, focalizando alguns aspectos da experiência de trabalho desses na fábrica. Por fim, retrata os diferentes sentidos do trabalho na vida dos jovens operários e operárias.<hr/>This article is about the issue of work and the perceptions about work held by young factory workers and makes some comments about their schooling. To undertake this study young men and women workers and company managers at three auto parts factories in São Bernardo do Campo were interviewed with a questionnaire that included open and closed questions. First the problematic of the study was contextualized and inserted within educational research about the relationship between youth, work and school. Then some aspects of the profile of youth investigated were presented, focusing on their experience with factory work. Finally, a portrait is presented of the different understandings of the meaning of work in the lives of young men and women workers.<hr/>El presente artículo tiene como referencia la cuestión del trabajo y las percepciones que los jóvenes trabajadores de la fábrica tienen sobre él mismo, realizando algunas consideraciones sobre la escolarización. Se realizaron 72 entrevistas a jóvenes obreros y obreras (con formularios abiertos y cerrados), y al cuerpo administrativo de tres fábricas del sector de auto piezas de São Bernardo do Campo (São Paulo- Brasil). En un inicio se contextualiza la problemática del estudio y su inserción en la investigación educacional sobre la tríada: jóvenes, trabajo y escuela. Posteriormente, se presentan algunas características del perfil de los jóvenes investigados, centrando algunos aspectos de la experiencia laboral de ellos en la fábrica. Finalmente, se retratan los diferentes sentidos del trabajo en la vida de los jóvenes obreros y obreras. <![CDATA[Os jovens anticapitalistas e a ressignificação das lutas coletivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732004000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo traz elementos para pensarmos a constituição da cultura política contemporânea a partir de um dos sujeitos políticos que têm dado visibilidade às ações coletivas nesse campo - os jovens contestadores anticapitalistas. O foco sobre a juventude nos remete a uma perspectiva sociológica visando à identificação de elementos explicativos que dêem conta do agir político contemporâneo voltado para o processo de transformação social, especialmente a partir de 1960, auxiliando-nos a identificar os novos significados contidos nas manifestações de protesto e confronto contra a ordem social em tempos de globalização.<hr/>This article analyzes the constitution of a contemporary political culture based on one of the political subjects that has given visibility to collective action in this field - young anticapitalist militants. The focus on youth steers us to a sociological perspective that seeks to identify explanatory elements that consider contemporary political activity aimed at social transformation, especially since 1960, and that help to identify the new meanings contained in protest demonstrations and confrontations against the social order in times of globalization.<hr/>El presente artículo presenta elementos para pensar la constitución de la cultura política contemporánea a partir de uno de los sujetos políticos que dieron visibilidad a las acciones colectivas en este campo - los jóvenes contestadores anticapitalistas. La centralidad en la juventud nos remite a una perspectiva sociológica, y a partir de ella, se procura identificar los elementos explicativos sobre la acción política contemporánea, orientados para el proceso de transformación social, en especial a partir de 1960. Interesa también, auxiliándonos en esa perspectiva, comprender los nuevos significados encontrados en las manifestaciones de protesta y el confronto contra el orden social en tiempos de globalización. <![CDATA[Imagens e narrativas: registros afetivos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732004000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo é resultado de uma intervenção realizada no Projeto Enxame. Esse projeto iniciou um trabalho através da construção de mapas simbólicos de valores utilizando imagens (gravuras, fotografias e grafites) e as narrativas evocadas por eles. As imagens, aqui, são tomadas como inscrições afetivas. Dois tipos de oficinas foram realizados: lugares e pessoas que contam a história dos participantes, fotografada por eles mesmos. Então, cada participante selecionou uma série de fotos e, ao apresentar para o grupo, construiu uma linha narrativa. As imagens, como um denso mapa afetivo, trouxeram à tona diversos tipos de emoção e construíram uma rede de sentimentos grupais.<hr/>This article is the result of an intervention at Project Enxame. The work began with the construction of symbolic maps of values using images (engravings, photographs and sketches) and the narratives evoked by them. The images are considered as emotive inscriptions. Two types of workshops were conducted: the first involved places and people that tell the story of the participants, photographed by the participants. Then, each participant selected a series of photos and, upon presenting them to the group, constructed a narrative. The images, as a dense emotive map, raised various types of emotions and built a network of group sentiments.<hr/>El presente artículo es el resultado de una intervención realizada por el “Proyecto Enxame”. El referido proyecto inició un trabajo de construcción de mapas simbólicos de valores utilizando imágenes (dibujos, fotografías y graffiti) y narrativas evocadas por ellos. Las imágenes, aquí, son colocadas como inscripciones afectivas. Dos tipos de talleres fueron realizados: lugares y personas que cuentan la historia de los participantes, fotografiadas por ellos mismos. De esta forma, cada participante seleccionó una serie de fotos y, al presentar para el grupo construyó una línea narrativa. Las imágenes, como denso mapa afectivo, trajeron los diferentes tipos de emoción y construyeron una red de sentimientos grupales. <![CDATA[As referências da pedagogia das competências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732004000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho tem como objeto as referências teóricas da chamada Pedagogia das Competências e problematiza o neopragmatismo como inspiração para as formulações identificadas com aquela pedagogia. Utilizando-se dos recursos da pesquisa bibliográfica confronta as referências da Pedagogia das Competências com a filosofia da práxis e identifica algumas contradições internas daquela Pedagogia colocadas em função do seu referencial. Conclui que o cumprimento das promessas feitas de valorização das capacidades amplas dos trabalhadores e de promoção do progresso e da justiça social requerem a renovação das referências e a superação da sua matriz filosófica.<hr/>This study analyzes the manner in which neopragmatism is an inspiration for the formulations identified with the socalled Pedagogy of Abilities. Using bibliographic research it compares the fundamental references for the Pedagogy of Abilities with the philosophy of praxis and identifies some of its internal contradictions. The study concludes that compliance with the promises made that a worker’s broad abilities will be valued and of progress and social justice, demand the renovation of the references and the renewal of the philosophical base of this Pedagogy.<hr/>Este trabajo tiene como objeto las referencias teóricas de la llamada Pedagogía de las Competencias y problematiza el neo-pragmatismo como inspiración para las formulaciones identificadas con aquella pedagogía. Utilizando los recursos de la investigación bibliográfica, confronta las referencias de la Pedagogía de las Competencias con la filosofía de la praxis e identifica algunas contradicciones internas en la Pedagogía de las Competencias en función de su referencial. Concluye que el cumplimento de las promesas realizadas en nombre de la Pedagogía de las Competencias de valoración de las capacidades amplias de los trabajadores y de la promoción del progreso y de la justicia social requieren la renovación de las referencias y la superación de su matriz filosófica. <![CDATA[A colonização da utopia nos discursos sobre profissionalização docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732004000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute dois temas centrais da reforma educacional: profissionalização docente e gestão. Prescrições de agências internacionais procuram definir novos perfis profissionais, novas relações e práticas no interior da escola que devem forjar uma nova cultura na organização escolar, assim como nos órgãos administrativos da educação. A profissionalização docente é proposta como um modo de se produzir um professor competente e barato para o século XXI. Conclui-se que a política de profissionalização articulada ao gerencialismo é uma maneira de redefinir a formação de professores e administradores e, também, monitorar a incorporação das recomendações internacionais no trabalho pedagógico escolar.<hr/>This article discusses two main themes of educational reform: teacher professional proposals and educational administration. International agencies do seek to design a different professional profile and new kinds of relationship and practices at schools that are designed to create a new organizational culture in schools, and among educational administrators. A new profile of teacher’s profession has been proposed as a fast method to cheaply produce competent personal prepared to face the challenges of the XXI century. We conclude that the new policy associated with managerial aspects is a manner of redefining the education of teachers and managers. The article also analyzes the incorporation of international recommendations in school programs.<hr/>El presente artículo discute dos temas centrales de la reforma educacional: profesionalización docente y gestión. Las prescripciones de los Organismos Internacionales procuran definir nuevos perfiles profesionales, nuevas relaciones y prácticas en el interior de las escuelas que deben consolidar una nueva cultura en la organización escolar y en las áreas administrativas de la educación. La profesionalización docente es propuesta como un modo de producir un profesor competente y barato para el siglo XXI. Se concluye que la política de profesionalización articulada al gerencialismo es una manera de redefinir la formación de profesores y administradores, como también, de controlar la incorporación de las recomendaciones internacionales en el trabajo pedagógico escolar. <![CDATA[A educação para o desenvolvimento sustentável e a formação de educadores/professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732004000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Começam por analisar-se, de forma sucinta, os conceitos de Desenvolvimento Sustentável (DS) e Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Em seguida, após breves considerações a propósito dos modelos de formação de professores e das principais componentes dos currículos de universitários de formação inicial, são apresentadas sugestões para a sua reformulação, através da inclusão de vertentes que habilitem os professores a assumir-se como agentes de mudança na construção do DS. Por fim, sugere-se uma malha geopolítica e cultural, num contexto ibérico-sul americano e, particularmente, luso-brasileiro, para coordenação de investigação e acção no domínio da formação de professores para um futuro sustentável.<hr/>We begin by analysing the evolution of the concepts of Sustainable Development (SD) and Education for Sustainable Development (ESD). After some considerations about teachers training models and the main components of teacher’s education curricula, we stress some suggestions for rethinking those curricula in order to include dimensions to train teachers as active agents in the construction of SD. We finish discussing what an Iberia and Latin American and, specially, a Portuguese-Brazilian geopolitical and cultural network could be build for coordinating some research on the training of teachers and intervention for a sustainable future.<hr/>En el presente artículo comienza por un análisis sucinto de los conceptos de Desarrollo Sostenible (DS) y de Educación para el Desarrollo Sostenible (EDS). Posteriormente, se realizan breves consideraciones sobre los modelos de formación de profesores y de los principales componentes de los currículos universitarios de formación inicial, presentando algunas sugestiones para su reformulación, incluyendo vertientes que capaciten a los profesores como agentes de cambio en la construcción del DS. Finalmente, es discutida una matriz geopolítica y cultural, en un contexto ibérico y sur americano y, en particular, luso-brasilero, para la coordinación de investigaciones y acciones de la formación del profesorado para un futuro sostenible.