Scielo RSS <![CDATA[Perspectiva]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-547320050001&lang=pt vol. 23 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732005000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Dossiê: educação, cultura e cidadania na pequena infância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732005000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Crianças: educação, culturas e cidadania activa. Refletindo em torno de uma proposta de trabalho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732005000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto analisa a necessidade social que emerge do facto de as crianças constituírem contemporaneamente não já apenas o motivo do cuidado e da preocupação dos adultos, mas de assumirem, a vários títulos, a centralidade da atenção colectiva, por efeito das importantes transformações demográficas que se verificam, bem como pelas mudanças que ocorrem no contexto mundial nas instituições tradicionalmente associadas aos mundos de vida das crianças: a família e a escola. Produzido na motivação de respaldar um projeto cuja intenção é “o conhecimento sobre o que se conhece sobre as crianças” e também sobre os discursos políticos e legais em que a criança é alvo das atenções, espera-se que o desenvolvimento do projecto permita reconfigurar ideias, representações e evidências sobre as crianças e a infância portuguesas e brasileiras, bem como fundamentar propostas para o funcionamento das organizações educativas, para a consolidação das políticas de educação e atendimento de crianças e para a promoção da cidadania activa.<hr/>The present text analyzes some social needs related to the fact that nowadays children are the main reason for adult’s care and concern, but also the centre of collective attention. This fact results from late important demographic transformations, as well as from the significant changes occurred in the institutions traditionally associated to children’s life, family and school. This article was written to back a project concerned to reach “the knowledge about what is known about children” and also to discuss the political and legal speeches that focus on children. It is expected that the development of the project may produce new ideas, representations and evidences about children and childhood, so much in Portugal as in Brazil. It is expected as well that it provides the basis for proposals on the running and management of the educational organizations and for the consolidation of educational policies, for the care of children and for the improvement of an active citizenship.<hr/>Le présent article analyse la nature du besoin social qui émerge du fait de que, actuellement, les enfants sont la raison du soin et de l’inquietude des adultes, mais qu’ils constituent encore, à plusieurs titres, le centre de l’attention collective. Cette situation est dûe aux importantes transformations démographiques vérifiées, autant qu’aux changements, par rapport à la mondialisation, qui se passent dans les institutions traditionnellement associées aux mondes de la vie des enfants, la famille et l’école. Cet article fut écrit pour renforcer un projet dont l’intention est atteindre à “la connaissance de ce qui se connaît sur les enfants” et aussi l’état du discours politique et légale où l’enfant est le centre des attentions. On souhaite que le développement de ce projet configure de nouvelles idées et représentations, tant que révèle des évidences sur les enfants et l’enfance du Portugal et du Brésil. Egalement, on souligne quelques propositions pour l’organisation et la gestion des institutions pédagogiques, tant que pour la promotion d’une citoyenneté active et la consolidation des politiques pour l’éducation et l’assistance aux enfants. <![CDATA[Questões teórico-metodológicas da pesquisa com crianças]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732005000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste texto é o de contribuir para a fundamentação teórico-metodológica da pesquisa com crianças. Com base em Benjamin, o texto busca entender as relações entre infância, cultura e sociedade, a partir de uma perspectiva fundamentada na antropologia e na filosofia. Em primeiro lugar, situa-se o tema no contexto das ciências humanas e sociais, delineando alguns desafios e ilusões que os pesquisadores enfrentam. A seguir, é apresentada a produção acadêmica brasileira recente, trazendo diferentes perspectivas sobre o tema. O terceiro item analisa dois aspectos que, em uma interlocução com a antropologia, são considerados fundamentais para o trabalho de campo: distância e proximidade; familiaridade e estranhamento. O quarto item propõe algumas diretrizes metodológicas para a pesquisa com crianças, com base na obra de Bakhtin e de Vygotsky.<hr/>This paper aims to contribute to the theoretical and methodological framework concerning research on childhood. Based on Benjamin, the text proposes the apprehension of the relationship of infancy, culture and society, relying both on anthropological and philosophical perspectives. In the first moment, the subject is examined in the context of the debates in the realm of Human Sciences, and the text underlies some challenges and illusions faced by researchers. Then, Brazilian recent academic literature is presented, focusing different perspectives on the main subject. On the third moment, the article analyzes aspects viewed as important for anthropological research: distance and proximity; acquaintance and unfamiliarity. At the end, based on Bakhtin’s and Vygotsky’s ideas, the text proposes some methodological directions related to childhood research.<hr/>El objetivo del texto es contribuir para las bases teórico-metodológicas de la investigación con niños. Con apoyo en Benjamin, el texto busca entender las relaciones entre infancia, cultura y sociedad, a partir de una perspectiva fundamentada en la antropología y en la filosofía. En un primer momento, se sitúa el tema en el contexto de las ciencias humanas y sociales, apuntando algunos desafíos e ilusiones que los investigadores sociales enfrentan. Seguidamente, se presenta la producción académica brasileña reciente, trayendo diferentes perspectivas sobre el tema. El tercer ítem analiza dos aspectos que, en una interlocución con la antropología, son fundamentales para el trabajo de campo: distancia y proximidad; familiaridad e extrañamiento. El cuarto ítem propone algunas directrices metodológicas para la investigación con niños, con base en la obra de Bakhtin y de Vygotsky. <![CDATA[Infância e educação inclusiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732005000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo propõe algumas reflexões que interpelam o reconhecimento e a inclusão da infância como categoria social nos debates sobre educação inclusiva. Destaca-se, portanto, a necessidade de (re)significar discursos e práticas que incluam, de fato, a infância e a criança nos diferentes tempos e espaços escolares, possibilitando a sua participação na construção de um mundo compartilhado.<hr/>This article proposes some arguments about childhood inclusion and recognition as a social category in the realm of the debates on inclusive education. In that sense, it points out the necessity to (re)signify discourses and practices that in fact includes childhood and children into schools different times and spaces, in order to allow them to participate on the construction of a shared world.<hr/>Este artículo propone algunas reflexiones que interpelan el reconocimiento y la inclusión de la infancia como categoría social en los debates sobre la educación inclusiva. En ese sentido, se destaca la necesidad de (re)significar discursos y prácticas que incluyan la infancia y el niño y la niña en los diferentes tiempos y espacios escolares, posibilitando su participación en la construcción de un mundo compartido. <![CDATA[A infância que se reconstrói como legado e como lugar de significação de trajetórias de vida]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732005000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A infância tem sido entendida como lugar de desenvolvimento e de socialização das crianças. Neste artigo abordaremos a infância como ponto de ancoragem e fonte de significado para histórias de vida que se constroem como aceitação ou recusa de identidades definidas socialmente pelas circunstâncias de pobreza e de subordinação social. Tomando como referencial teórico a sociologia da infância, nos propomos problematizar o impacto da desigualdade estrutural que é silenciado pela descontextualização dos debates sobre os direitos da criança, através da revisitação das narrativas auto-biográficas de mulheres nascidas entre 1906 e 1988, numa família residente na região centro litoral de Portugal.<hr/>Infancy has always been understood as the proper time for children’s development and socialization. In this article we will approach infancy as a point of anchorage and source of meaning for life histories, narratives that has been constructed as a way of acceptance or refusal of identities defined by circumstances of poverty and social subordination. The Sociology of infancy is the article’s theoretical reference and its aim is to argue about the impact of structural social inequality - which has been silenced by a rhetoric that does not contextualize the debates on children’s rights - by reviewing auto-biographical narratives of women born between 1906 e 1988 in a family of Portugal’s central coast region.<hr/>La infancia se ha entendido como lugar de desarrollo y de socialización de los niños. En el presente artículo trataremos la infancia como un punto central y como fuente de significado para las historias de vida que se construyen como aceptación o rechazo a las identidades definidas socialmente por las circunstancias pobreza y subordinación social. Teniendo como referencial teórico a la sociología de la infancia, nos proponemos problematizar el impacto de la desigualdad estructural, silenciado por la descontextualización de las discusiones sobre los derechos del niño, mediante la revisión de narrativas autobiográficas de mujeres que nacieron entre 1906 y 1988, en una familia residente en el centro litoral de Portugal. <![CDATA[Acesso a embalagem do livro infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732005000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A formação de um leitor competente exige a interação com diferentes códigos e deve iniciar ainda na infância. Como circulam nas escolas livros infantis, propõe-se a leitura da capa dos mesmos, a partir da visualidade e da palavra, a fim de instrumentalizar os docentes para desenvolver a competência leitora das crianças, através da interação com diferentes códigos, como também orientar o processo de apreensão da obra. Nesse sentido, este estudo apresenta uma proposta de leitura para a capa de Balaio de gatos e Todo cuidado é pouco, buscando orientar o processo de apreensão das obras a partir de pressupostos da teoria semiótica de Greimas (1991) e de reflexões de Zilberman (1984). Na seqüência, elabora-se um roteiro de leitura de capas de livros, o qual pode ser empregado pelos professores como uma abordagem do livro infantil.<hr/>The training of a capable reader demands the interaction of different codes and should begin in early childhood. The article suggests that not only the inner side of children’s books must be read at schools, but also their covers, so that the reader may learn how to develop his/her ability to interact with the codes presented as well as his/her capacity for understanding the book as a whole. In that sense, the starting point for the reader should be the outward sign of the book’s content. From this perspective, this study brings a proposal of reading the covers of two books, Balaio de gatos and Todo cuidado é pouco. By doing so, it hopes to help the comprehension of those books. This study is based on Greimas’ Semiotics theories (1991) and on some reflections by Zilberman (1984) about the nature of children’s literature. Guidelines are provided on how to read books covers, which could be adopted by teachers as a tool to better deal with children’s books.<hr/>El proceso de formación de un lector competente exige la interacción con diferentes códigos y debe iniciarse esencialmente en la infancia. Como circulan en las escuelas libros infantiles, se propone la lectura de la portada de los libros, a partir de su presentación visual y de la palabra, con la finalidad de entregar a los profesores herramientas para desenvolver la capacidad de observación de los niños, dialogando con diferentes códigos, como también orientar el proceso de captación de la obra. En este sentido, este estudio presenta una propuesta de lectura para la portada de Balaio de gatos y Todo cuidado é pouco, buscando orientar el proceso de captación de obras, a partir de hipótesis de la teoría semiótica de Greimas (1991) y de reflexiones de Zilberman (1984). A continuación, se elabora un procedimiento de lectura de portadas de libros, el cual puede ser empleado por los profesores como un recurso metodológico al abordar un libro infantil. <![CDATA[Interações nas práticas de letramento em sala de aula: o trabalho com projetos no primeiro ciclo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732005000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho discute práticas de letramento numa turma de primeiro ciclo. As análises articulam referenciais sobre letramento como uma prática social, pressupostos bakhtinianos sobre o discurso e estudos de etnógrafos sobre interações em sala de aula. Pode-se perceber que intervenções da professora possibilitaram a construção de uma dinâmica discursiva “aberta” que não teve por objetivo restringir os significados daquilo que os alunos relataram sobre o tema em questão: a dengue. Houve uma preocupação também com a instrumentalização para ações efetivas de prevenção da doença.<hr/>This paper discusses literacy’s practice in a classroom of the first grade in an elementary school. The analysis are based on references on literacy as a social practice, on Bakhtin’s perspective on discourse and on references from ethnographers that analyze classroom interactions. The results indicate that the teacher’s practice mediated the construction of an “open” discursive dynamic that has not limited the meanings constructed by students about the epidemy of the dengue, the theme debated in the class. We also observed that the discussions and reflections created an opportunity to students to construct actions to prevent this illness.<hr/>El presente trabajo discute las prácticas de letramento en un grado del primer ciclo. Los análisis articulan referencias sobre letramento como una práctica social, los presupuestos bakhtinianos sobre el discurso y los estudios etnográficos sobre las interacciones en el aula. Observase, que las intervenciones de la maestra posibilitaron la construcción de una dinámica discursiva “abierta”, y que no tuvo la intención de restringir los significados de aquello que los alumnos relataron sobre el tema en cuestión: el dengue. También, hubo una preocupación para instrumentalizar las acciones efectivas para la prevención de la enfermedad. <![CDATA[Utilización de los recursos y medios de comunicación social en la educación]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732005000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En este artículo se realiza una aproximación sobre las consideraciones previas en torno a los cuales gira la temática tratada. Así mismo, se refleja un estudio del uso de los recursos, sopesando la relevancia que tienen los medios de comunicación social en la educación de base para adultos en la Comunidad Autónoma Gallega (España). La investigación abordada es de tipo descriptivo-interpretativo y se enmarca dentro de una perspectiva bimetódica. El trabajo desarrollado contribuye a conocer el contexto y escenario analizado, descubriendo el uso preponderante que se hace de los materiales escritos. Además, se sugieren directrices didácticas con medidas de cambio a considerar en la educación de adultos.<hr/>This article approaches some initial considerations related to its mains subject matter. Likewise, the study deals with the use of resources and underpins the relevancy that social mass media have to the basic adult education in the Galician Autonomous Community (Spain). The research is descriptive, interpretive and adopts a double method perspective. The work developed brings a better knowledge of the analyzed context and scenario discovering the preponderant use of the written materials. In addition, it suggests didactic directives and measures of change for adults’ education.<hr/>Neste artigo realiza-se uma aproximação sobre as considerações iniciais em torno das quais gira a temática tratada. Assim, reflete-se com base em um estudo do uso dos recursos, sopesando a importância que tem os meios de comunicação social na educação de base para adultos na Comunidade Autônoma Galega (Espanha). A investigação abordada é de tipo descritivo-interpretativo e situa-se dentro duma perspectiva bimetódica. O trabalho desenvolvido contribui para conhecer o contexto e cenário de análises, descobrindo o uso preponderante que se faz dos materiais escritos. Ademais, sugerem-se diretrizes didáticas como medidas de câmbio a considerar na educação de adultos. <![CDATA[Projeto político-pedagógico como instrumento de autonomia nas redes municipais de ensino público]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732005000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste trabalho é descrever e analisar o projeto político-pedagógico (PPP) de cinco municípios do Rio Grande do Sul identificados numa amostra de 22. Os PPPs foram considerados no limite de sua expressão escrita, em sua forma documental, da qual emergiram seis categorias: temporalidade/historicidade, autoria, diagnóstico, avaliação, finalidades/objetivos/metas, democratização/participação. O PPP não se concretizou como instrumental para o direcionamento da prática educativa e o estabelecimento de princípios orientadores da ação. Entre os cinco PPPs analisados apenas dois apresentam traços mais inovadores.<hr/>This study aims to describe and analyze the political pedagogical projects (PPP) of five municipalities in Rio Grande do Sul chosen from a sample of 22. The PPP were examined in its written expression, a documental form, and in this process it was possible to identify six categories: temporality/ historicity, authorship, diagnostic, evaluation, end/objectives and democratization/participation. At the end, the article concludes that the PPP studied were not instrumental for the construction and orientation of the pedagogical practice. Among the five PPP studied only two presented innovate proposals.<hr/>El objetivo de este trabajo es describir y analizar el proyecto político-pedagógico (PPP) de cinco municipios del Río Grande del Sur identificados en una lista de 22. Los PPP fueron considerados en el límite de su expresión escrita, en su forma documental, de la cual surgieron seis categorías: temporalidad/ historicidad, autoría, diagnóstico, evaluación, finalidades/objetivos/ metas, democratización/ participación. El PPP todavía no se concretizo como un instrumento para la orientación de la práctica educativa y el establecimiento de principios orientadores de la acción. De los cinco PPP analizados apenas dos presentaron características más innovadoras. <![CDATA[Mandato e legitimação nas políticas para a educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732005000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Entrevista concedida por António Teodoro, da Universidade Lusófona de Lisboa, a Olinda Evangelista.