Scielo RSS <![CDATA[Perspectiva]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-547320060001&lang=pt vol. 24 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Pós-graduação em educação: temas e controvérsias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732006000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Avaliação da pós-graduação: com a palavra os coordenadores de programas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732006000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Para a elaboração deste artigo utilizamos como fonte primária as críticas e sugestões encaminhadas à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelos coordenadores de Programas de Pós-graduação, de todas as áreas, no ColetaCapes de 2004. As mesmas foram agrupadas em cinco blocos: críticas ao caráter homogeneizador do modelo, críticas ao quantitativismo e produtivismo, críticas à ausência - e propostas de introdução - de indicadores do alcance social das atividades dos Programas, inserção internacional e conseqüências da avaliação. Em cada um dos blocos essas críticas e sugestões foram exemplificadas e confrontadas com estudos já existentes sobre o tema e com documentos oficiais da CAPES.<hr/>Criticisms and suggestions provided to CAPES (The National Council for the Improvement of Higher Education) by the coordinators of Graduate Programs, from all fields, in the computer program “Coleta CAPES / 2004”, were the primary source for this article. The information collected was divided into five groups: criticisms of the homogenizing nature of the model; criticisms of the emphasis on quantity and productivity; criticisms of the absence of indicators for social indicators for the Programs’ activities and proposals to introduce these indicators; international insertion and consequences of the assessment. In each of the groups, these criticisms and suggestions were exemplified and compared with previous studies about the same subject and with official documents from CAPES.<hr/>Para la elaboración de este artículo, utilizamos como fuente primaria las críticas y sugestiones encaminadas a la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal en Nivel Superior (CAPES), por los coordinadores de los Programas de Postgrado de todas las áreas, en la ColetaCapes de 2004. Las mismas fueron agrupadas en cinco bloques: críticas al carácter homogenizador del modelo, críticas a la visión cuantitativa y productivista, críticas a la ausencia - y propuestas de introducción - de indicadores del alcance social de las actividades de los Programas, inserción internacional y consecuencias de la evaluación. En cada uno de los bloques esas críticas y sugerencias fueron ejemplificadas y confrontadas con estudios ya existentes sobre el tema y con documentos oficiales de la CAPES. <![CDATA[A avaliação defensiva no “modelo CAPES de avaliação”. É possível conciliar avaliação educativa com processos de regulação e controle do Estado?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732006000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo, com base em estudos de especialistas, documentos sobre o tema e experiência pessoal do autor, visa responder a algumas questões acerca do “Modelo Capes de Avaliação”, tais como: trata-se de avaliação em sentido estrito ou de ações e procedimentos de regulação, controle e acreditação, próprios de um órgão financiador da pós-graduação garantidor da validade legal de títulos e diplomas? Como este modelo de regulação e controle contribui para que a universidade se torne uma instituição cada vez mais neoprofissional, heterônoma e competitiva? Quais as conseqüências para a educação superior de um “modelo” que privilegia a formação do pesquisador, via mensuração e avaliação bastante quantitativista da produção científica, em detrimento da formação “integral” do pós-graduando? Que lugar ocupa neste modelo a liberdade de escolha, a auto-avaliação ou a dita avaliação educativa? Como conciliar este tipo de avaliação com avaliação pertinente a processos de regulação e controle estatais?<hr/>This article, based on studies by specialists, documents about the issue and the author’s personal experience, responds to some questions about the “Capes Evaluation Model”. Is it strictly speaking an evaluation or does it involve regulatory actions and procedures, control and accreditation, that are the responsibility of a financing agency for graduate studies that guarantees the legal validity of diplomas and titles? How does this regulatory and control model help the university to become an increasingly more neo-professional, heteronomous and competitive institution? What are the consequences for higher education of a “model” that emphasizes the training of researchers, by quantitative measuring and evaluation of scientific production, in detriment to the “integral” education of the graduate student? What space is occupied in this model by freedom of choice, self evaluation or the so-called educational evaluation or educational diagnosis? How can this type of evaluation be conciliated with evaluation related to processes of state regulation and control?<hr/>El presente articulo tiene como objetivo, a partir de estudios realizados por especialistas sobre el tema y de la experiencia personal del autor, responder a algunas cuestiones en relación al “Modelo Capes de evaluación”, tales como: Se trata de una evaluación en sentido estricto o de acciones y procedimientos de regulación, control y certificación, propios de un organismo financiador del Postgrado que legitima y valida los títulos y los diplomas? Cómo este modelo de regulación y de control contribuye para que la universidad se torne cada vez más neo-profesional, heterónoma y competitiva? Cuáles son las consecuencias para la educación superior de un “modelo” que privilegia la formación del investigador, mediante la mensuración y evaluación notadamente cuantitativa de la producción científica, en detrimento de la formación “integral” del estudiante de Postgrado? Cuál es el lugar que ocupa en este modelo, la libertad de escoger, la auto-evaluación o la mencionada evaluación educacional o diagnóstico formativa? Como conciliar, este tipo de evaluación con la evaluación pertinente a los procesos de regulación y control estatal? <![CDATA[A pesquisa e a formação de intelectuais críticos na pós-graduação em educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732006000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo aborda algumas características do intelectual crítico e apresenta um critério para avaliação do grau de efetivação da formação desse intelectual nas atividades no âmbito da pós-graduação stricto sensu em educação. É feita também uma análise crítica das condições nas quais ocorre a formação da intelectualidade da educação brasileira nestes tempos de desvalorização do conhecimento. Por fim o artigo problematiza o processo de reprodução da estrutura da vida cotidiana alienada nas atividades das instituições educacionais, incluída a universidade e os programas de pós-graduação em educação.<hr/>The article discusses some characteristics of the critical intellectual and suggests evaluation criteria for the effective education of this intellectual in the realm of graduate degree courses in education. It critically analyses the conditions in which Brazilian intellectuals are educated in these times of a decreasing respect for knowledge. Finally, the article analyzes the reproduction of the structure of alienated daily life in educational institutions, including the university and graduate education programs.<hr/>El presente artículo aborda algunas características del intelectual crítico y presenta un criterio para la evaluación efectiva de la formación de ese intelectual en las actividades en el ámbito del Postgrado estricto sensu en educación. En tiempos de desvalorización del conocimiento, también se realiza un análisis crítica de las condiciones en que se desarrolla la formación de la intelectualidad de la educación brasilera. Finalmente, se problematiza el proceso de reproducción de la estructura de la vida cotidiana alienada de las instituciones educacionales, incluida la universidad y los programas de Postgrado en educación. <![CDATA[A contribuição de Anísio Teixeira para a institucionalização da pós-graduação no Brasil: um percurso com os boletins da CAPES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732006000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo se remete a uma pesquisa institucional, financiada pelo CNPq e pela FAPERJ, desenvolvida no Departamento de Educação da PUC-Rio. Propõe-se, como o próprio título indica, a estudar a contribuição de Anísio Teixeira no processo de institucionalização da pós-graduação no Brasil, pela análise da sua atuação como Secretário Geral da CAPES, durante os anos de 1951 a 1964. Privilegia-se uma determinada fonte documental, o Boletim Informativo da CAPES, percebido como uma estratégia de intervenção institucional na configuração de um sistema de estudos pós-graduados, que se pretendeu organizar como uma rede, a partir da CAPES, nos seus anos iniciais.<hr/>This article is a partial result of an institutional research project, undertaken in the Education Department of PUCRio and financed by CNPq and FAPERJ. It investigates the contribution of Anisio Teixeira to the institutionalization of postgraduate studies in Brazil by analyzing his role as General Secretary of CAPES from 1951 to 1964. The principal document used is the Information Bulletin of CAPES, seen as a strategy for institutional intervention in the configuration of the graduate studies system, which intended to organize itself as a network, since CAPES’ early years.<hr/>El presente articulo presenta una investigación institucional financiada por el Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico (CNPq) y por la FAPERJ, desarrollada en el departamento de Educación de la Universidad Pontificia de Río de Janeiro (PUC).Como el título indica, se propone estudiar la contribución de Anísio Teixeira en el proceso de institucionalización del Postgrado en Brasil, en especial, su actuación como Secretario General de la Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Nivel Superior (CAPES) durante los años de 1951 a 1964. Se privilegia una determinada fuente documental, el Boletín Informativo de la CAPES, comprendido como una estrategia de intervención institucional en la configuración del sistema de estudios de postgrado que se pretendió organizar como una red, a partir de la CAPES, en sus años iniciales. <![CDATA[Os Planos Nacionais de Pós-graduação (PNPG) e suas repercussões na pós-graduação brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732006000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo busca evidenciar as condições históricas que vêm definindo as coordenadas materiais da produção do conhecimento e da formação do pesquisador no Brasil. Toma como referência os Planos Nacionais de Pós-Graduação, instituídos a partir dos anos de 1970, evidenciando: as determinações objetivas, os sujeitos e as agências intervenientes na implantação e no desenvolvimento deste nível de ensino; as estratégias adotadas para empreender a política de regulação da pesquisa científica e tecnológica brasileira; os contornos que assume esse projeto institucional de Pesquisa e Pós-Graduação em face da redefinição das estruturas econômicas que regulam a produção e circulação do conhecimento em âmbito global, especialmente no contexto da mercantilização do conhecimento.<hr/>This article analyzes the historic conditions that have defined the material coordinates of the production of knowledge by and the education of researchers in Brazil. The study focuses on the National Graduate Plans instituted since the 1970’s. It presents their determined objectives, the subjects and the intervening agencies involved in the implantation and development of graduate-level education. The paper analyzes the strategies adopted to implement a regulatory policy for scientific and technological research in Brazil. It also identifies the form of the institutional organization of Graduate Research in the face of the redefinition of the economic structures that regulate the production and circulation of knowledge on a global level, particularly in the context of the commoditization of knowledge.<hr/>En el presente artículo interesa comprender las condiciones históricas que definen las coordenadas materiales de la producción del conocimiento y de la formación del investigador en el Brasil. Este estudio tiene como referencia los Planos Nacionales de Postgrado instituidos a partir de los años de 1970, evidenciando: las determinaciones objetivas, los sujetos y las agencias que intervienen en la investigación científica y tecnológica brasilera, las estrategias adoptadas para realizar una política de regulación de la investigación científica y tecnológica del país, como así también, los contornos que asume este proyecto institucional de Investigación y de Postgrado en la re-definición de las estructuras económicas que regulan la producción y circulación del conocimiento en el ámbito global, en especial en el contexto de mercantilización del conocimiento. <![CDATA[CNPq: política de fomento à pesquisa nos governos Fernando Henrique Cardoso (FHC)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732006000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo resulta de uma investigação desenvolvida com a finalidade de analisar as políticas de fomento à pesquisa e de contribuição à formação de pesquisadores no Brasil no decorrer do período dos governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Utilizamos como metodologia de pesquisa a análise documental de leis, relatórios, atas, revistas, jornais e documentos de política científica. Dentre uma série de questões privilegiamos a apresentação e análise dos dados que apontam as prioridades em termos de formação de pesquisadores e de fomento do CNPq. Em relação à política de formação de pesquisadores destacam-se medidas que provocam o aligeiramento do processo de formação de mestres e doutores e a opção prioritária pela iniciação científica e pelo doutorado em detrimento do mestrado. Além disso, evidencia-se o processo de indução à formação de pesquisadores e de fomento em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento do país. Outro fator a conspirar contra uma efetiva política de formação de pesquisadores é o contingenciamento de recursos. Os dados referentes aos dois primeiros anos do governo Lula da Silva não assinalam um redirecionamento dessas políticas.<hr/>This article is the result of a study undertaken to analyze research support policies and the contribution to the education of researchers in Brazil during the government of President Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). The research methodology uses document analysis of laws, reports, meeting minutes, journals, newspapers and scientific policy documents. Among a series of issues considered, we highlight the presentation and analysis of data that indicate the priorities in terms of researcher training and support from CNPq. In relation to the policy of education for researchers, we highlight the measures that provoked a slowdown in the process of education of masters and doctoral students and the priority given to scientific initiation and to the doctorate in detriment to the master’s degree. In addition, there has been a process of inducement to the education of researchers and support for areas considered strategic to the country’s development. Another factor that works against an effective educational policy for researchers is the restriction on funding. Data from the first two years of the Lula government do not indicate a change in the direction of these policies.<hr/>El presente artículo es el resultado de una investigación desarrollada con la finalidad de analizar las políticas de fomento a la investigación y la contribución a la formación de investigadores en el Brasil durante el período de los gobiernos de Fernando Enrique Cardoso (1995-2002). Utilizamos como metodología de la investigación el análisis documental de leyes, informes, actas, revistas, diarios y documentos de política científica. Privilegiamos, en el conjunto de una serie de cuestiones, la presentación y el análisis de los datos que apuntan cuales fueron las prioridades respecto a la formación de investigadores y del fomento del Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico (CNPq). Con relación a la política de formación de investigadores se destacan las medidas que provocan una “rapidez” del proceso de formación del Magister y de los Doctores y la opción prioritaria por la iniciación científica y por el doctorado en detrimento a las maestrías. Además, está ocurriendo un proceso de inducción a la formación de investigadores y de fomento en áreas consideradas estratégicas para el desarrollo del país. Otro factor a conspirar en contra de una política de una efectiva formación de investigadores es la contingencia de los recursos. Y por los datos de los dos primeros gobiernos del Presidente Lula da Silva, no se percibió un redireccionamiento de esas políticas. <![CDATA[O processo de Bolonha vis a vis a globalização de um modelo de ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732006000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo resulta de uma investigação desenvolvida com a finalidade de analisar as políticas de fomento à pesquisa e de contribuição à formação de pesquisadores no Brasil no decorrer do período dos governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Utilizamos como metodologia de pesquisa a análise documental de leis, relatórios, atas, revistas, jornais e documentos de política científica. Dentre uma série de questões privilegiamos a apresentação e análise dos dados que apontam as prioridades em termos de formação de pesquisadores e de fomento do CNPq. Em relação à política de formação de pesquisadores destacam-se medidas que provocam o aligeiramento do processo de formação de mestres e doutores e a opção prioritária pela iniciação científica e pelo doutorado em detrimento do mestrado. Além disso, evidencia-se o processo de indução à formação de pesquisadores e de fomento em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento do país. Outro fator a conspirar contra uma efetiva política de formação de pesquisadores é o contingenciamento de recursos. Os dados referentes aos dois primeiros anos do governo Lula da Silva não assinalam um redirecionamento dessas políticas.<hr/>This article is the result of a study undertaken to analyze research support policies and the contribution to the education of researchers in Brazil during the government of President Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). The research methodology uses document analysis of laws, reports, meeting minutes, journals, newspapers and scientific policy documents. Among a series of issues considered, we highlight the presentation and analysis of data that indicate the priorities in terms of researcher training and support from CNPq. In relation to the policy of education for researchers, we highlight the measures that provoked a slowdown in the process of education of masters and doctoral students and the priority given to scientific initiation and to the doctorate in detriment to the master’s degree. In addition, there has been a process of inducement to the education of researchers and support for areas considered strategic to the country’s development. Another factor that works against an effective educational policy for researchers is the restriction on funding. Data from the first two years of the Lula government do not indicate a change in the direction of these policies.<hr/>El presente artículo es el resultado de una investigación desarrollada con la finalidad de analizar las políticas de fomento a la investigación y la contribución a la formación de investigadores en el Brasil durante el período de los gobiernos de Fernando Enrique Cardoso (1995-2002). Utilizamos como metodología de la investigación el análisis documental de leyes, informes, actas, revistas, diarios y documentos de política científica. Privilegiamos, en el conjunto de una serie de cuestiones, la presentación y el análisis de los datos que apuntan cuales fueron las prioridades respecto a la formación de investigadores y del fomento del Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico (CNPq). Con relación a la política de formación de investigadores se destacan las medidas que provocan una “rapidez” del proceso de formación del Magister y de los Doctores y la opción prioritaria por la iniciación científica y por el doctorado en detrimento a las maestrías. Además, está ocurriendo un proceso de inducción a la formación de investigadores y de fomento en áreas consideradas estratégicas para el desarrollo del país. Otro factor a conspirar en contra de una política de una efectiva formación de investigadores es la contingencia de los recursos. Y por los datos de los dos primeros gobiernos del Presidente Lula da Silva, no se percibió un redireccionamiento de esas políticas. <![CDATA[Globalização e (re)organização do ensino superior: perplexidades e desafios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732006000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo resulta de uma investigação desenvolvida com a finalidade de analisar as políticas de fomento à pesquisa e de contribuição à formação de pesquisadores no Brasil no decorrer do período dos governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Utilizamos como metodologia de pesquisa a análise documental de leis, relatórios, atas, revistas, jornais e documentos de política científica. Dentre uma série de questões privilegiamos a apresentação e análise dos dados que apontam as prioridades em termos de formação de pesquisadores e de fomento do CNPq. Em relação à política de formação de pesquisadores destacam-se medidas que provocam o aligeiramento do processo de formação de mestres e doutores e a opção prioritária pela iniciação científica e pelo doutorado em detrimento do mestrado. Além disso, evidencia-se o processo de indução à formação de pesquisadores e de fomento em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento do país. Outro fator a conspirar contra uma efetiva política de formação de pesquisadores é o contingenciamento de recursos. Os dados referentes aos dois primeiros anos do governo Lula da Silva não assinalam um redirecionamento dessas políticas.<hr/>This article is the result of a study undertaken to analyze research support policies and the contribution to the education of researchers in Brazil during the government of President Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). The research methodology uses document analysis of laws, reports, meeting minutes, journals, newspapers and scientific policy documents. Among a series of issues considered, we highlight the presentation and analysis of data that indicate the priorities in terms of researcher training and support from CNPq. In relation to the policy of education for researchers, we highlight the measures that provoked a slowdown in the process of education of masters and doctoral students and the priority given to scientific initiation and to the doctorate in detriment to the master’s degree. In addition, there has been a process of inducement to the education of researchers and support for areas considered strategic to the country’s development. Another factor that works against an effective educational policy for researchers is the restriction on funding. Data from the first two years of the Lula government do not indicate a change in the direction of these policies.<hr/>El presente artículo es el resultado de una investigación desarrollada con la finalidad de analizar las políticas de fomento a la investigación y la contribución a la formación de investigadores en el Brasil durante el período de los gobiernos de Fernando Enrique Cardoso (1995-2002). Utilizamos como metodología de la investigación el análisis documental de leyes, informes, actas, revistas, diarios y documentos de política científica. Privilegiamos, en el conjunto de una serie de cuestiones, la presentación y el análisis de los datos que apuntan cuales fueron las prioridades respecto a la formación de investigadores y del fomento del Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico (CNPq). Con relación a la política de formación de investigadores se destacan las medidas que provocan una “rapidez” del proceso de formación del Magister y de los Doctores y la opción prioritaria por la iniciación científica y por el doctorado en detrimento a las maestrías. Además, está ocurriendo un proceso de inducción a la formación de investigadores y de fomento en áreas consideradas estratégicas para el desarrollo del país. Otro factor a conspirar en contra de una política de una efectiva formación de investigadores es la contingencia de los recursos. Y por los datos de los dos primeros gobiernos del Presidente Lula da Silva, no se percibió un redireccionamiento de esas políticas. <![CDATA[Globalização e ensino superior: a discussão de Bolonha]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732006000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As tensões criadas pela globalização exercem hoje uma forte pressão e influência sobre o ensino superior, obrigando a mudanças e a transformações. Exemplo disso é, no caso da Europa, o Processo de Bolonha, a construção do espaço europeu de ensino superior (EEES) e os desafios curriculares que o mesmo suscita em tempo de globalização e (des)igualdades. Neste texto, centrar-me-ei em três pontos. Em primeiro lugar, algumas notas relativas a mudanças, a pressões e a desafios com que hoje se confronta o ensino superior. Em segundo lugar, o processo de reconfiguração do ensino superior na Europa, com a criação do EEES. A terminar, os desafios curriculares que a construção deste espaço coloca e a lógica curricular que a eles preside.<hr/>This round-table focused on the theme Globalization and higher education: the discussion of Bologna and was presented at the VII Conference of Curricular Studies (III Portuguese- Brazilian Conference), “Globalization and (un)equalities: curricular challenges”, that took place in Braga, PT, University of Minho (from 9 to 11 February 2006). The first article (by Maria Célia Marcondes de Moraes, Universidade Federal de Santa Catarina), presents the main trends of the global university and their relationship with Bologna´s proposals and, in the context of Brazilian postgraduate evaluation, underpins two relevant topics, the new paradigm of evaluation and its impacts on research and postgraduate courses. The second article (by José Carlos Morgado, Universidade do Minho) discuss the curricular changes that have been proposed for contemporary higher education. Its point of depart are the shifts on the relationship among University, State and Society and it thinks over the new functions assigned to the university, particularly to teachers, in a context of intense globalization and of the hegemony of economic criteria that superposes cultural and scientific principles. The last article (by José Brites Ferreira, Escola Superior de Educação de Leiria), focus on three aspects. First, it draws some notes related to changes, pressures and challenges that face higher education. Second, it discusses the process of reconfiguration of European higher education after the creation of EEES. Finally, it presents the curricular challenges put forward by the construction of this space and the curricular logic that underpins it.<hr/>Los textos aquí publicados fueron presentados en el VII Coloquio de Estudios Curriculares (III Coloquio Luso-Brasilero), “Globalización y (des)igualdades: los desafíos curriculares”, realizado en Praga, Portugal, en la Universidad de Minho, entre el 9 y 11 de febrero de 2006, sobre el tema Globalización y enseñanza superior: la discusión de Bolonia. El primer trabajo (de Maria Célia Marcondes de Moraes, Universidad Federal de Santa Catarina), delinea las tendencias del proyecto universal global, que van al encuentro con las propuestas de Bolonia y, en el contexto de la evaluación brasilera del Postgrado, indica dos aspectos relevantes en ese debate, el nuevo modelo de evaluación y sus impactos en la investigación y en el postgrado. El segundo (de José Carlos Morgado, Universidad do Minho/PT), pretende contribuir para el debate que se desarrolla alrededor de los cambios curriculares que se “diseñan” para la enseñanza superior contemporánea. Partiendo de las alteraciones en los modos de relación entre Universidad, Estado y Sociedad, reflexiona sobre la función destinada a la universidad, en particular a los profesores, en un contexto marcado por una intensa globalización y en el cual los criterios de índole económica tienden a sobreponerse a los aspectos cultural y científico. El tercer artículo (de José Brites Ferreira, Escuela Superior de Educación de Leiria/PT), se centra en tres puntos. En primer lugar, expone algunas notas relativas a cambios, presiones y a desafíos que hoy enfrenta la enseñanza superior. En segundo lugar, discute el proceso de re-configuración de la enseñanza superior en Europa, con al creación del Espacio Europeo de Enseñanza Superior (EEES). Finalmente, analiza los desafíos curriculares que la construcción de este espacio coloca y la lógica curricular inherente a él. <![CDATA[Uma perspectiva actual sobre a investigação em estudos curriculares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732006000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com este artigo pretende-se lançar um olhar crítico sobre a investigação em Estudos Curriculares, realizada em Portugal, nos últimos 15 anos, questionando a noção de Desenvolvimento Curricular/Estudos Curriculares e contextualizando a investigação em educação no seio das Ciências Sociais, incluindo os diversos ciclos da sua legitimação. Conclui-se que a investigação curricular é fortemente influenciada pelo ciclo político e que as questões ligadas à organização curricular, à formação de professores, à reforma e à avaliação são as mais trabalhadas.<hr/>This paper presents a retrospective view on research about curriculum undertaken in Portugal over the last 15 years. It discusses the concept of curriculum development, curriculum studies research on education within the context of the social sciences. It concludes that research on curriculum is deeply influenced by politics’ cycle and that issues related to curriculum organization, reform and evaluation are the most investigated ones in the literature.<hr/>On prétend avec cet article jeter un regard critique sur l’investigation concernant les études curriculaires, réalisée au Portugal au bout d’une quinzaine d’années, en mettant en doute la notion de Développement Curriculaire/Études Curriculaires et en contextualisant l’investigation en Éducation au sein des Sciences Sociales, y compris les plusieurs étapes de sa légitimation. On conclut que l’investigation sur le curriculum est fort influencée par le contexte politique et que les questions liées à l’organisation curriculaire, à la formation des enseignants, à la reforme et à l’évaluation sont celles qui ont été les plus traivailées. <![CDATA[Análisis de prácticas y formación: tres experiencias con docentes en universidades argentinas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732006000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artículo aborda la problemática de la formación de docentes universitarios a partir de la consideración de los procesos reflexivos en torno a sus prácticas, enfatizando la peculiaridad que caracteriza a este profesional y en función del relato de tres casos de programas llevados a cabo en instituciones públicas argentinas. Sostiene que el análisis de los procesos que se desarrollan al interior de las aulas universitarias revelan a este microespacio de articulación entre lo subjetivo y lo social un lugar privilegiado donde se manifiestan las tendencias que la institución perfila en torno a sus posibilidades de cambio, siendo la enseñanza reveladora de este dinamismo institucional y de las tensiones que se generan en torno al poder.<hr/>O presente artigo aborda a problemática da formação de professores no ensino superior considerando os processos reflexivos em torno de suas práticas, focando a peculiaridade que os caracterizam. Para tal fim, relatam-se três casos de Programas realizados em instituições públicas argentinas. A análise dos processos que se desenvolvem no interior das aulas universitárias revela um micro-espaço de articulação entre o subjetivo e o social como lugar privilegiado em que se manifestam as tendências e possibilidades de mudança propiciadas pela instituição, sendo o ensino revelador desta dinâmica institucional e das tensões que se geram ao redor do poder.<hr/>This article addresses the education of university professors’ considering the reflexive processes of the educational practices and emphasizing the peculiarity that defines this profession. It analyzes three programs organized in public Argentine institutions. The analysis of the processes within university classrooms shows this micro space of articulation between subjective and social aspects to be a privileged place that manifests the trends underway in the institution in relation to its possibility to change. The education reveals this institutional dynamic and the tensions that are generated regarding power. <![CDATA[Educação profissional: desafios para a construção de um projeto para os que vivem do trabalho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732006000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo, a partir da integração entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, propõe-se a contribuir para o debate que vem se desenvolvendo acerca das estratégias de organização e gestão da educação profissional, tomando como princípio a democratização, na perspectiva da emancipação humana. Tomando por base a Lei 9.394 de 1996, afirma que a educação profissional a ser desenvolvida por meio de ações intencionais e sistematizadas sobre uma sólida base de educação geral, científico-tecnológica e sócio-histórica, por concepção e por norma, é parte integrante e indissociável da Educação Nacional. Decorre desta afirmação que sua organização e sua gestão estratégica não admitem qualquer forma de paralelismo ou externalidade, contrapondo-se à proposta de criação de uma Lei Orgânica que confira, por uma organização e um marco regulativo próprio, autonomia da educação profissional em relação ao Sistema Nacional de Educação. Defende a integração de políticas, de programas e de instituições, preservadas as especificidades das instâncias e a estratégia de construção coletiva, a criação de um fundo específico de financiamento e a gestão pública, instando o Estado a assumir seu papel coordenador e supervisor na articulação dos esforços do governo, dos empresários e dos trabalhadores, entendendo a educação profissional, integrada à Educação Básica, como direito de todos e dever do Estado.<hr/>This article, considering the integration of Science, Technology and Society, proposes to contribute to the debate about organization and management strategies for professional education. Considering Brazilian Law 9394 of 1996, it affirms that professional education is to be developed through intentional and systematized actions upon a solid base of general, scientific-technological and social-historic education. By concept and by norm professional education and is an integral and inseparable part of National Education. It stems from this affirmation that the organization and strategic management of professional education can not be conducted in parallel or externally. This is in counter to the proposal for the creation of an law that would confer an autonomy to professional education in relation to the National Educational System, through a specific organization and regulatory standards. The article defends the integration of policies, programs and institutions that preserve the specificities of the different levels and a collective construction strategy. It calls for the creation of a specific fund for financing and public management, in which the government assumes the role of coordinator and supervisor in the articulation of efforts of government, business and workers. It understands professional education to be integrated to elementary education, to be a universal right and a responsibility of the State.<hr/>A partir de la integración entre Ciencia, Tecnología y Sociedad el presente artículo propone contribuciones para el debate en relación a las estrategias de organización y gestión de la educación profesional, teniendo como principio la democratización en la perspectiva humana. En la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional, n. 9.394 de 1996 (Brasil), se afirma que la educación profesional debe ser desarrollada mediante acciones intencionales y sistematizadas sobre una sólida base de educación general, científico-tecnológica y socio-histórica, siendo por concepción y por norma parte integrante e indisociable de la Educación Nacional. De esta afirmación se deriva que su organización y su gestión estratégica no admite cualquier forma de paralelismo o externalidad, contraponiéndose a la propuesta de creación de una Ley Organica que confiere, mediante una organización y un marco regulativo propio, autonomía de la educación profesional en relación al Sistema nacional de Educación. Defiende la integración de las políticas, de los programas y de las instituciones, preservando las debidas especificidades de instancias y estrategias de construcción colectiva, la creación de un fondo específico de financiamiento y de gestión pública, incentivando al Estado a asumir su papel como coordinador y supervisor en la articulación de los esfuerzos del gobierno, de los empresarios y de los trabajadores, entendiendo a la educación profesional, integrada a la educación básica, como derecho de todos y deber del Estado. <![CDATA[A criação do Museu das Crianças de Santa Catarina: uma experiência em andamento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732006000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo apresentar, em linhas gerais, o histórico, a evolução, o projeto e a fase atual do Museu da Criança de Santa Catarina. O projeto do museu foi inspirado no Children´s Museum of Manhattan, no Brooklyn Children´s Museum, na Cité des Enfants de Paris, no Museu da Criança de Lisboa e nas atividades pedagógicas desenvolvidas com crianças nos museus do Louvre, George Pompidou e D’Orsay de Paris. Conhecedora da diversidade cultural das crianças catarinenses, por meio de pesquisa realizada desde 1999, envolvendo crianças de várias etnias, em vários municípios do estado, a pesquisadora busca a inclusão dos “diferentes” em atividades do espaço cultural a ser fundado, na perspectiva apontada por Nestor Canclini - a da hibridização cultural. Idealizado para atender crianças de três a 14 anos, o museu terá caráter interativo e, por missão, enfatizar a participação das crianças nas culturas dos seus antepassados, abrindo as portas para as demais e conjugando-as com as expressões culturais da atualidade. Propõe-se a criação da Rede do Imaginário Infantil, a ser estabelecida entre crianças dos municípios, estados e países; o estímulo da criatividade e da produção cultural, estética inclusive, mediante recursos tradicionais e das novas tecnologias. Estudam-se parcerias com o Sapiens Parque, que tem como foco o desenvolvimento do Ser Humano, e com a prefeitura de Pomerode, onde se prevê a instalação do protótipo do Museu da Criança de Santa Catarina.<hr/>The purpose of this article is to present in general terms the history, evolution, plan and current phase of the Santa Catarina Children’s Museum. The museum project was inspired by the Children’s Museum of Manhattan, the Brooklyn Children’s Museum, the Cité des Enfants de Paris, the Museu da Criança de Lisboa and by the pedagogical activities realized with children at the Louvre, George Pompidou and D’Orsay museums in Paris. Familiar with the cultural diversity of Santa Catarina children through a study conducted since 1999, involving children of various ethnicities, in various municipalities of the state, the researcher sought the inclusion of “different” children in activities of the cultural space to be created. The project uses the perspective of cultural hybridization suggested by Nestor Canclini. Conceived to attend children from 3 -14 years of age, the museum will have an interactive character and its mission is to emphasize the participation of children in the culture of their ancestors, opening doors to others and conjugating them with current cultural expressions. It proposes the creation of the Children’s Imagination Network, to be established among children of different municipalities, states and countries; to stimulate creativity and cultural production and inclusionary aesthetics, through traditional resources and new technologies. Partnerships are being studied with the Sapiens Park development project, the focus of which is Human Development and with the municipal government of Pomerode, where the installation of a prototype of the Santa Catarina Children’s Museum is planned.<hr/>El presente artículo tiene por objetivo presentar, en líneas generales, el histórico, la evolución, el proyecto y la actual fase del Museo de los Niños de Santa Catarina. El proyecto de este museo fue inspirado en el Children’s Museum of Manhattan, en el Brooklyn Children’s Museum, en la Cité des Enfants de París, en el Museo del Niño de Lisboa y en las actividades pedagógicas desarrolladas con niños y niñas en los museos de Louvre, George Pompidou e Orsée, de Paris. Conocedora de la diversidad cultural de la niñez catarinenses, por medio de la investigación realizada con varias etnias en 1999, en algunos municipios de la provincia (estado), la investigadora procura la inclusión de los “diferentes” en actividades del espacio cultural a ser fundado, en la perspectiva de Néstor Canclini - la hibridación cultural. Con la idea de atender niños y niñas de de tres a 14 años, el museo tendrá un carácter interactivo y el objetivo central será el de enfatizar la participación de los niños en las culturas de sus antepasados, abriendo las puertas para los demás y conjugándolas con las expresiones culturales de la actualidad. Mediante los recursos tradicionales y las nuevas tecnologías se propone la creación de una Red del Imaginario Infantil con la participación de los niños y niñas de diferentes municipios, provincias y países, estimulando la creatividad y la cultural e inclusive estética. También, se establecerán relaciones con el Sapiens Parque que tiene como foco el desarrollo del Ser Humano y con la municipalidad de Pomerode, donde se prevé la instalación del Museo de los Niños de Santa Catarina. <![CDATA[La retirada de los intelectuales]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732006000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt La ciencia está afectada por el proceso creciente de mercantilización, como lo muestra la pretensión de la OMC de declararla servicio no regulable por los Estados nacionales. Tal situación se ubica dentro de la fuerte pérdida de peso de la ciencia y la filosofía, en sociedades posmodernas que rechazan la fundamentación; a la vez que los periodistas se convierten en los nuevos líderes de opinión. Es la condición de abstracción que el mundo financiero establece en la economía, la que lleva a una consecuente desmaterialización en lo intelectual, con el consiguiente abandono del conflicto y del filo crítico.<hr/>O processo crescente de mercantilização afeta a ciência, como demonstrado pela pretensão da OMC de declará-la serviço não regulamentável pelos Estados nacionais. Tal situação se coloca no âmbito da perda de peso da ciência e da filosofia em sociedades pós-modernas que rechaçam a fundamentação teórica, especialmente quando os jornalistas se convertem nos novos líderes de opinião. A abstração que o mundo financeiro estabelece na economia leva a uma desmaterialização do intelectual e ao abandono do conflito e do espírito crítico.<hr/>Science is affected by the growth in commoditization, as can be seen by the attempt by the World Trade Organization to declare that services cannot be regulated by national governments. This situation is associated to the strong loss of influence of the sciences and philosophy in postmodern societies that reject foundations; as journalists become the new public opinion leaders. The condition of abstraction that financial sectors place on the economy, leads to a consequential de-materialization of the intellectual, with a consequential abandonment of conflict and critical positions. <![CDATA[Professor: como recriar uma profissão da utopia?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732006000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Entrevista concedida por José Alberto Correia, da Universidade do Porto, a Olinda Evangelista.