Scielo RSS <![CDATA[Perspectiva]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-547320100001&lang=pt vol. 28 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732010000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title/> <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732010000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Doutoras professoras negras: o que nos dizem os indicadores oficiais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732010000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto se propõe a fazer uma análise sobre a participação das mulheres negras com doutorado ou mais e atuantes no ensino universitário, até o ano de 2005. Apoiamo-nos nos indicadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que aponta um total de 63.234 docentes na educação universitária, dos quais apenas 251 são negras. Segundo Bordi e Bautista (2007), há um número significativamente inferior de mulheres nos campos de representações de poder, no âmbito universitário, uma vez que o desempenho individual não constitui a principal chave responsável por permitir a ascensão na carreira. O trabalho de Kiss, Barrios e Álvarez (2007) acrescenta que o acesso àquele mundo inclui também as relações de poder mediadas pelas de gênero. Num dos esparsos estudos brasileiros sobre o tema, Carvalho (2007) nos fala do ambiente inóspito para os afro-brasileiros quando logram ingressar na qualidade de docentes. Assim, podemos pensar que o ínfimo número de doutoras negras é uma conseqüência da conjunção de fatores como o sexismo e o racismo. Nosso intento é, portanto, demonstrar as acentuadas disparidades quando observamos a atuação das variáveis raça e gênero, notadamente no âmbito da Educação Superior brasileira.<hr/>This text analyzes the participation of black women with doctorates or higher degrees in university education through the year 2005. The study uses indicators from the National Higher Education Evaluation System (Sinaes) and the Anísio Teixeira National Institute of Educational Research and Study (Inep), which point to a total of 63,234, university level professors of whom 251 are black women. According to Bordi; Bautista (2007), there is a significantly lower number of women in the fields of representation of power in the university realm, given that individual performance does not constitute the principal element responsible for career growth. Kiss (2007) affirms that access within the university also depends on power relations mediated by gender. In one of the few Brazilian studies about this issue, Carvalho (2007) discusses the inhospitable environment Afro-Brazilians finds when they become professors. We postulate that the small number of black women with PhDs is a consequence of a conjunction of factors such as sexism and racism. Our intention, however, is to demonstrate the sharp disparities when we notice the action of race and gender, particularly in the realm of Brazilian higher education.<hr/>El presente texto se propone realizar un análisis sobre la participación de las mujeres negras con doctorado o más y que están actuando en la enseñanza superior, hasta el año de 2005. Utilizamos como auxilio los indicadores del Sistema nacional de Evaluación de la Educación Superior (Sinaes) y el instituto nacional de Estudios e Investigaciones Educacionales Anisio Teixeira (Inep), que apunta un total de 63. 234 docentes en educación universitarias, de las cuales apenas 251 son negras. Según Bordi Bautista (2007) hay un número significativamente inferior de mujeres en los campos de representación del poder en el ámbito universitario, ya que el desempeño individual no constituye la llave principal responsable por permitir la ascensión en la carrera. El trabajo de Kiss (2007) también indica que el acceso a ese ámbito, incluye también las relaciones de poder mediadas por el género. En varios estudios brasileros sobre el tema, Carvalho (2007) explica sobre el ambiente inhóspito para los afro-brasileros cuando consiguen ingresar como docentes. Así, podemos pensar que el ínfimo número de doctoras negras es una consecuencia del conjunto de factores como el sexismo y el racismo. Nuestra intención, es, por lo tanto, demostrar las acentuadas disparidades cuando observamos la actuación de variables raza y genero, en especial, en el ámbito de la educación brasilera. <![CDATA[O registro da cor em requerimentos para concursos de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732010000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pretende-se, neste artigo, apresentar dados sobre a origem racial de candidatos a concursos para provimento de vagas de professores adjuntos no magistério público do Rio de Janeiro (antigo Distrito Federal) no período da Primeira República, cruzando o registro da cor nas certidões de nascimento dos candidatos com outras fontes, assim como discutir o processo de branqueamento do magistério do Distrito Federal, a partir dos debates sobre a suposta inferioridade da população negra brasileira, e o efeito dessas discussões na racionalização da carreira do magistério. Objetiva-se, também, discorrer sobre as formas de classificação racial dos brasileiros nesse período histórico. A cor da pele, de atributo simplesmente biológico, assume um conteúdo cultural, social e moral em um imenso conjunto de qualificativos inferiorizantes. Esse processo aconteceu, principalmente, com os fenotipicamente negros ou de pele mais escura, que não podiam de alguma forma disfarçar sua origem racial.<hr/>This article presents data about the racial origin of candidates for jobs as teachers in Rio de Janeiro during the First Republic when the city was the national capital. It compares the registration of color on the candidates’ birth certificates with other sources, and discusses the process of whitening of teachers in the capital at that time, based on discussions about a supposed inferiority of Brazil’s black population, and the effect of these discussions on the rationalization of the career of teachers. It also discusses the forms of racial classification of Brazilians in this historic period. Skin color, once a simply biological attribute, took on a cultural, social and moral connotation in a wide set of demeaning qualifications. This process mainly took place with phenotypic blacks, or those with darker skin, who could not hide their racial origin.<hr/>En el presente artículo se presentan datos sobre el origen racial de los candidatos a los concursos de profesores adjuntos para el magisterio público de Rio de Janeiro - Brasil (antiguo Distrito Federal) en el período de la Primera República, donde se cruzan los registros de color en las partidas de nacimiento de los candidatos con otras fuentes. Se discute el proceso de “blanqueamiento” del magisterio del Distrito Federal, a partir de los debates sobre la supuesta inferioridad de la población negra brasileira y el efecto de esas discusiones en la racionalización de la carrera del profesorado. Se objetiva, también, las formas de clasificación racial de los brasileiros en ese período histórico. El color de la piel, atributo simplemente biológico, asume un contenido cultural, social y moral en un inmenso conjunto de calificativos que denotan inferioridad. Este proceso aconteció, principalmente, con las personas cuyo fenotipo era negro o de piel más oscura, que no podían de alguna forma disfrazar su origen racial. <![CDATA[A experiência estadunidense das ações afirmativas: uma análise à luz da teoria da igualdade de Ronald Dworkin]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732010000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A teoria da igualdade de Ronald Dworkin se baseia no primado da igualdade de recursos, como faceta da justiça distributiva, compatível com uma sociedade liberal fraterna, baseada em um princípio político da igual consideração de todos seus membros. Nesse sentido, o artigo visa a interpretar algumas decisões da Suprema Corte dos EUA sob a luz da teoria de Dworkin, assim como tecer breves comentários acerca das mais recentes decisões do referido Tribunal sobre as políticas de ações afirmativas. Por fim, algumas considerações serão tecidas acerca de uma possível aplicação da teoria da igualdade liberal de Dworkin em nosso país.<hr/>Ronald Dworkin’s equality theory is based on the premise of equality of resources, as a facet of distributive justice, and is understood to be compatible with a fraternal and liberal society, based on a political principle of equal consideration for all its members. In this sense, the article looks at some of the decisions of the U.S. Supreme Court from the perspective of Dworkin’s theory, and offers some brief commentaries about the most recent decisions of that court concerning affirmative action policies. Finally, some considerations are presented about a possible application of Dworkin’s theory of liberal equality in Brazil.<hr/>La teoría de la igualdad de Ronald Dworkin está basada en la premisa de la igualdad de recursos, como un faceta de la justicia, compatible con un sociedad liberal fraterna, apoyada en un principio político de la igual consideración de todos sus miembros. En ese sentido, el artículo interpreta algunas decisiones de la suprema Corte de Estados Unidos (USA) a partir de la teoría de Dworkin, como así también realiza breves comentarios sobre las más recientes decisiones de ese Tribunal sobre las políticas de acciones afirmativas. Finalmente, realizamos algunas consideraciones sobre una posible aplicación de la teoría de la igualdad liberal de Dworkin en nuestro país. <![CDATA[Negando igualdade de oportunidades educacionais: foco no monitoramento de habilidades na Educação Especial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732010000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nos Estados Unidos, os afro americanos viveram com a desigualdade de oportunidades educacionais desde que se tornaram cidadãos. O acesso à educação de qualidade foi negado pela segregação, e eles perseveraram até que houvesse um recurso legal. Hoje em dia, contudo, certas práticas educacionais enfraquecem o acesso das crianças afro americanas à igualdade de oportunidades educacionais, adquirida no caso Brown versus the Board of Education. O monitoramento de habilidades, uma prática há muito tempo presente nas escolas públicas estadunidenses, e a Educação Especial, um produto da legislação federal, estão se mostrando adversárias da igualdade de oportunidades educacionais. Ambas são grandes redes arrastando um enorme número de crianças afroamericanas e diminuindo suas oportunidades de resultados educacionais iguais. As experiências educacionais de estudantes afro americanos disponíveis através destas práticas levantam as seguintes questões: primeiramente, se a discriminação retornou à educação; e se as crianças afro americanas estão recebendo uma educação de menor qualidade em comparação com seus colegas brancos. O monitoramento de habilidades e a Educação Especial promovem a rotulagem e proporcionam um aprendizado menos rigoroso; conseqüentemente, as oportunidades futuras dos estudantes afroamericanos estão ameaçadas em função de seu encarceramento nestas experiências escolares.<hr/>African Americans in the United States have lived with unequal educational opportunity for as long as they have been citizens. Denied access to quality education by segregation, they persevered until there was a legal remedy. Today, however, certain educational practices undermine African American children’s access to equal educational opportunity that was acquired in Brown versus Board of Education. Ability Tracking, a longstanding practice in America’s public schools and Special Education, a product of federal legislation are proving to be adversaries of equal education opportunity. Both are dragnets sweeping up huge numbers of African American children and diminishing their opportunity for equal educational outcomes. African American students’ educational experiences available through these practices raise the questions of has discrimination returned to education and are African American children receiving a lesser quality of education in comparison to their White peers. Ability Tracking and Special Education foster labeling and provide less rigorous learning; hence African American students’ future opportunities are threatened because of their entrapment in these schooling experiences.<hr/>En los Estados Unidos los afro-americanos vivieron con la desigualdad de oportunidades educacionales desde que se tornaron ciudadanos. El acceso a la educación de cualidad fue negada por la segregación y ellos perseveraron hasta que hubiese un recurso legal. A pesar de todo, en la actualidad, todavía existen ciertas prácticas que enfranquecen el acceso de los niños y niñas afro-americanas a la igualdad de oportunidad educacional, adquirida en el caso Brown versus the Board of Education. El monitoramiento de las habilidades, una práctica que está presente desde hace mucho tiempo en las escuelas públicas norte americanas, y en la educación especial, un producto de la legislación federal, están mostrándose adversarias de la igualdad de oportunidad educacional. Ambas son grandes redes que someten un enorme número de niños y niñas afro-americanas disminuyendo sus oportunidades de igualdad en los resultados educacionales. Las experiencias educacionales de los estudiantes afro-americanos disponibles a través de estas prácticas levantan las siguientes cuestiones; primeramente, si la discriminación retornó a la educación y, si los niños y niñas afro-americanas están recibiendo una educación de menor cualidad en comparación con sus colegas blancos. El monitoramiento de las habilidades y al educación especial promueve rótulos y proporcionan un aprendizaje menos riguroso, como consecuencia, las oportunidades futuras de los estudiantes afro-americanos está amenazada en función de los estrictos límites que esta experiencia educacional les proporciona. <![CDATA[Entre o pensar e o conhecer: um lugar para a diferença na formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732010000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na tentativa de distinguir o pensar e o conhecer, o artigo apresenta um exercício de pensamento como possibilidade de atividade acadêmica na formação de professores. O texto se pauta no exame crítico de algumas noções e conceitos que gravitam em torno da igualdade de direito à educação, a saber, estigma, diferença, direitos humanos, igualdade, e igualdade de oportunidades e ação afirmativa em diálogo com alguns filósofos contemporâneos, a saber, Hannah Arendt, Jacques Derrida, John Rawls e Peter Singer. Trilha-se um caminho que parte do juízo perceptivo e chega-se ao juízo ético, que atribui a igual consideração de interesses.<hr/>In an attempt to distinguish thinking and knowing, this article presents an exercise in thinking as an academic activity in teacher education. The text is based on a critical examination of concepts related to equal access to education, knowledge, stigma, difference, human rights, equality and equal opportunities and affirmative action in dialog with some contemporary philosophers such as Hannah Arendt, Jacques Derrida, John Rawls and Peter Singer. It follows a path that begins with perceptive judgment and extends to ethical judgment, which it attributes to giving equal consideration to interests.<hr/>El presente artículo presenta, procurando distinguir entre pensar y conocer, realizar un ejercicio de pensamiento como posibilidad de una actividad académica en la formación de docentes. El texto apunta un examen crítico de algunas nociones que giran alrededor de la igualdad de derecho a la educación, como por ejemplo, estigma, derechos humanos, igualdad e igualdad de oportunidades y acción afirmativa. Para tal, o texto se apoya en algunos filósofos contemporáneos: Hannah Arendt, Jacques Derrida, John Rawls e Peter Singer. Realizamos un camino que parte del juicio perceptivo llegando al juicio ético, que atribuye la misma consideración de intereses. <![CDATA[Educação do campo e diversidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732010000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste texto, discute-se que a educação do campo, historicamente desprezada pelas políticas públicas, é uma das dimensões da diversidade sociocultural de nosso país que não pode mais ser negada. Os programas emergenciais e as políticas compensatórias de outrora, pensadas por agentes externos, centradas no aspecto econômico-produtivo e referenciadas em um padrão de cultura urbana, retratam a perspectiva de tratamento utilitarista e discriminatório dado ao campo. Essas políticas tentaram, dessa forma, silenciar a diversidade sociocultural do campo e a potencialidade criadora de seus sujeitos. Contra essa prática, emergem os movimentos sociais, procurando evidenciar a importância do protagonismo e da autonomia dos sujeitos do campo na construção de projetos político-sociais e pedagógicos que contemplem as especificidades desse contexto, possibilitando articular, em uma dimensão de totalidade, saber local e saber universal e, ao mesmo tempo, buscando superar a polarização campo-cidade.<hr/>This text discusses the fact that rural education has been historically neglected by public policy, yet it cannot be denied that it is one of the dimensions of socio-cultural diversity in Brazil. the emergency programs and past compensatory policies developed by foreign agents focused on economic-productive factors and were based on urban standards, indicating the utilitarian and discriminatory treatment given to rural regions. These policies attempt to silence the socio-cultural diversity of rural areas and the creative potential of its subjects. Social movements arose in response to these practices in an attempt to reveal the importance of the role and autonomy of rural subjects in the construction of political-social and pedagogical projects that contemplate the specificities of this context, allowing the complete articulation of local and universal knowledge while simultaneously seeking to overcome rural-urban polarization.<hr/>En este texto se discute que la educación rural, historicamente despreciada por las políticas públicas, Es una de las dimensiones de la diversidad sócio-cultural de nuestro país que no puede ser negada. Los programas emergenciales y las políticas compensatorias de antes, pensadas por agentes externos, centradas en el aspecto económico - productivo y teniendo como referencia un padrón de cultura urbana, retratan la perspectiva de tratamiento utilitarista y discriminatorio otorgado al campo. De esa forma, esas políticas tentaron, silenciar la diversidad socio-cultural y la potencialidad creadora de sus sujetos. Contrarios a esa práctica, surgieron los movimientos sociales, con el objetivo de evidenciar el protagonismo e la autonomía de los sujetos de las áreas rurales en la construcción de proyectos políticos y pedagógicos que contemplen las especificidades de ese contexto, posibilitando articular, a partir de una dimensión de totalidad, el saber local y el saber universal y, al mismo y tiempo, buscando superar la polarización entre el campo y la ciudad. <![CDATA[Pedagogías desde la diversidad cultural: una invitación a la investigación colaborativa intercultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732010000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A través de distintas reflexiones y preguntas, producto de distintas experiencias y proyectos en contextos culturalmente diversos, este artículo es una invitación a profundizar de manera colaborativa en las distintas pedagogías que coexisten en el contexto de América Latina (ancestrales, opresivas y coloniales, de resistencia, críticas, creativas, de-coloniales, de la Madre Tierra), lo cual nos permita replantear la herencia colonial y eurocéntrica de la formación docente que todavía prevalece en las facultades de educación. De allí construir propuestas educativas más creativas y pertinentes a los contextos locales - sin perder la perspectiva histórica global -, propuestas que fortalezcan el reconocimiento a la diversidad cultural, el sentido de comunidad y la capacidad de generar alianzas interculturales hacia una existencia en el planeta justa, equitativa y en equilibrio con la naturaleza.<hr/>Presenting a variety of reflections and questions that are the product of distinct experiences and projects in culturally diverse contexts, this article is an invitation to deepen in a collaborative form the distinct pedagogies that coexist in the Latin American context (ancestral, oppressive and colonial, resistant, critical, creative, de-colonial, of Mother Earth), which allow us to rethink the colonial and Eurocentric educational inheritance that still prevails in teacher education colleges. It constructs more creative proposals that have greater pertinence to the local contexts - without losing a global historic perspective - proposals that strengthen the recognition of cultural diversity, the sense of community and the ability to generate cross-cultural alliances for an existence on a just, equitable planet and in harmony with nature.<hr/>Através de distintas reflexões e perguntas, produto de distintas experiências e projetos em contextos culturalmente diversos, este artigo é um convite para aprofundar de maneira colaborativa as diferentes pedagogias que coexistem no contexto da América Latina (ancestrais, opressivas e coloniais, de resistência, críticas, creativas, de coloniais, da mãe terra), que nos permita rever a herança colonial e eurocêntrica da formação docente que ainda prevalece nas faculdades de Educação. A partir dessa compreensão, construir propostas educativas mais creativas e pertinente aos contextos locais. Sem perder a perspectiva histórica global, propostas que fortaleçam o reconhecimento à diversidade cultural, o sentido de comunidade e a capacidade de gerar alianças interculturais em direção a uma existência no planeta mais justa, equitativa e em equilíbrio com a natureza. <![CDATA[Meninos e meninas negras na literatura infantil brasileira: (des)velando preconceitos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732010000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O foco de reflexão deste texto recai sobre a leitura de livros de literatura de recepção infantil e sobre como eles tematizam as questões étnico-raciais, a partir da caracterização das personagens, neste caso meninas e meninos. Os livros escolhidos para análise são Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado; Conceição de Vila Rica, de Joaquim Borges; Rufina, de Marciano Vasques; Minha família é colorida, de Georgina Martins; e Minhas contas, de Luiz Antonio. Além de trazerem crianças negras como personagens, as narrativas escolhidas se interligam pelo fato de essas mesmas personagens se encontrarem em espaços contemporâneos, representadas em suas atividades cotidianas. Com esta reflexão, busca-se apontar as escorregadelas dos títulos, que, mesmo bem intencionados, apresentam um viés preconceituoso - (re)velando preconceitos, seja nas ilustrações, seja na caracterização das personagens; bem como em títulos que alcançam a alteridade - desvelando preconceitos.<hr/>This article conducts a reading of literature for children’s reception and analyzes how the texts present ethnic-racial issues, based on a characterization of personalities, in this case girls and boys. ! e books chosen for analysis are Menina bonita do laço de fita, by Ana Maria Machado; Conceição de Vila Rica, by Joaquim Borges; Rufina , by Marciano Vasques; Minha família é colorida, by Georgina Martins; and Minhas Contas, by Luiz Antonio. In addition to presenting black children as characters, the narratives chosen are related by the fact that these characters are found in contemporary spaces and presented in their daily activities. With this reflection, the paper discusses subtle references in the titles, which, even if well intentioned, are biased and reveal prejudices, whether in the illustrations, the characterization of the characters; or in titles that achieve the alterity.<hr/>Ce texte est centré sur la lecture de livres de littérature infantile et sur la reception des enfants à propos des questions éthnico-raciales à partir de la caractérisation des personnages, en l’occurrence les filles et les garçons. Ce sont les livres choisis pour cet analyse: Menina bonita do laço de fita, d’Ana Maria Machado; Conceição de Vila Rica de Joaquim Borges; Rufina de Marciano Vasques; Minha família é colorida de Georgina Martins et Minhas Contas de Luiz Antonio. Au-delà de met en scène des enfants noirs, les histories choisies s’entrelacent car ces personnages se retrouvent dans des espaces contemporains, représentés dans leurs activités quotidiennes. À partir de cette réflexion, on envisage montrer des lapsus présents dans les titres, lesquels, memes s’ils sont bien intentionnés, manifestent un biais discriminatoire - (ré)vélant des préjugés, soit dans les illustrations, soit dans la caractérisation des personnages, y compris les titres qui attendent l’altérité -en dévoilant les préjugés. <![CDATA[Negros e educação no Brasil: uma entrevista com o coração de uma militante acadêmica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732010000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O cenário de partida é o Estado do Rio de Janeiro. Pedagoga e mestre em Educação por esta universidade, o que seguiu à experiência como normalista em Três Rios (RJ), doutorou-se no Instituto de Psicologia da USP. Idealizadora e articuladora central da criação do Programa de Educação Sobre Negros na Sociedade Brasileira (Penesb/1995) na UFF, atualmente é professora associada na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Instigada pelo sentimento plantado quando, ainda nos anos 1980, leu Carlos Hasenbalg em Estrutura social, mobilidade e raça, perscrutou a ausência dos negros nos patamares mais avançados da escolarização, como a quase absoluta negação do debate sobre relações raciais como parte da dinâmica social na universidade. Suas palavras expressam a resistência de uma mulher educadora, negra, dotada de uma percepção original acerca dos processos de intervenção para o enfrentamento do racismo nos mais diversos espaços sociais. <![CDATA[A preocupação com a metodologia de pesquisa está fora de moda? Análise de trabalhos apresentados em um evento da área da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732010000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma análise oriunda de uma amostra aleatória de trabalhos que constavam dos anais de um conceituado evento da área da Educação. A análise centrou-se na presença/ausência de elementos considerados, pelo grupo de pesquisadores, fundamentais em um relato de pesquisa. Esses elementos foram estabelecidos a partir de uma revisão de literatura sobre o tema. Cada trabalho foi analisado por dois examinadores que preencheram formulários com informações acerca dos seguintes aspectos previamente selecionados: omissão de objetivos; ausência de descrição dos sujeitos e do seu processo de seleção; ausência de descrição dos instrumentos de coleta e análise de dados; e não-inclusão de bibliografia relativa à metodologia de pesquisa nas referências. A análise desses percentuais indicou a existência de lacunas relativas aos diferentes elementos analisados, sugerindo problemas de qualidade nesses relatórios, o que reflete um provável descaso com a descrição detalhada dos métodos investigativos utilizados. Os resultados são preocupantes e alertam para a importância de uma ampla discussão sobre metodologia de pesquisa e sobre elaboração de relatórios, tanto entre pesquisadores quanto entre cursos de formação para a pesquisa.<hr/>The purpose of this article is to present the results of an analysis based on a random sample of works in the annals of a respected event in the field of education. The analysis focused on the presence or absence of elements considered by the group of researchers to be essential to a research report. These elements were established from a review of the literature about the issue. Each work was analyzed by two examiners who completed prepared forms with information about the following previously selected factors: omission of objectives; absence of description of the subjects and of their selection processes; absence of description of data collection and analysis tools; and the lack of inclusion of a bibliography related to the research methodology. The analysis of the percentage of these factors missing from each study examined suggests the compromised quality of these papers, reflecting a lack of care for a detailed description of the research methods used. The results raise concern and indicate the importance of generating a broad discussion about research methodology and the preparation of reports, both among researchers and by schools that teach research.<hr/>El presente artículo tiene como objetivo presentar los resultados de un análisis oriundo de una muestra aleatoria de trabajos que son parte de los anuarios de un conceptuado evento del área de Educación. El análisis se centró en la presencia/ausencia de elementos considerados por el grupo de investigadores fundamentales en un relato de investigación. Esos elementos fueron establecidos a partir de una revisión de la literatura sobre el tema. Cada trabajo fue analizado por dos examinadores que respondieron un formulario acerca de los siguientes aspectos previamente seleccionados: omisión de objetivos, ausencia de descripción de los sujetos y del porceso de selección de los mismos, ausencia de descripción de los instrumentos de colección y análisis de los datos y la no inclusión en las referencias de la bibliografía relativa a la metodología de la investigación. El análisis de los porcentajes indicó la existencia de lagunas relativas a los diferentes elementos analizados, sugiriendo problemas en la calidad de esos informes, lo que refleja un probable descuido con la descripción detallada de los métodos investigativos utilizados. Los resultados son preocupantes y alertan para la importancia de una amplia discusión sobre metodología de investigación y sobre la elaboración de informes, tanto entre investigadores como en los cursos de formación para la investigación. <![CDATA[Diversidade e diferenciação pela pesquisa universitária]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732010000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os sistemas nacionais de Ensino Superior são diversificados e complexos, o que cria condições para a produção de pesquisa e de conhecimento pelas instituições com variados graus de abrangência e de repercussão. O presente artigo registra a construção de um caminho para a análise da relação entre a diversidade institucional e a atividade de pesquisa. Ao se interpretar a diferenciação de características das instituições de mesma natureza, contribui-se para o conhecimento do sistema de Ensino Superior. Recorre-se à metodologia de análise weberiana do tipo-ideal, sem, portanto, proporem-se modelos para classificar as instituições reais ou os modelos ideais a serem atingidos.<hr/>National systems of higher education are diversified and complex, which creates conditions for the production of research and knowledge that have varying degrees of repercussion. This article presents the construction of a form of analyzing the relationship between institutional diversity and research activity. Upon finding distinctive characteristics among institutions of the same nature, the paper contributes to knowledge of the higher education system. It uses the Weberian method of analysis of ideal-type, without, however, proposing models for classifying the real institutions, or the ideal models to be achieved.<hr/>Los sistemas educacionales de enseñanza superior son diversificados y complejos, lo que crea condiciones para la producción de la investigación y del conocimiento por las instituciones con diferentes grados de alcance y repercusión. El presente artículo registra la construcción de un camino para el análisis de la relación entre la diversidad institucional y la actividad de investigación. Al interpretarse la diferenciación de las características de las instituciones de una misma naturaleza, se esta contribuyendo para el conocimiento del sistema de enseñanza superior. Se utiliza la metodología de análisis webweriana de tipo-ideal, sin, por eso proponer modelos para clasificar instituciones reales o modelos ideales a ser alcanzados.