Scielo RSS <![CDATA[Perspectiva]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-547320110001&lang=pt vol. 29 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732011000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title/> <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732011000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A política de ensino superior a distância no Brasil nos anos de neoliberalismo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732011000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo trata da base de fundamentação teórica da política de ensino superior a distância no Brasil nos anos 1990 e na primeira década do novo século. Parte da consideração de que essa política está inscrita na reforma neoliberal da educação realizada no referido período em consonância com as políticas elaboradas, difundidas e monitoradas pelos organismos internacionais. Apresenta as principais ações e legislações em ensino a distância no período de 1995 a 2010, identificando os eixos centrais desta política - “atualização tecnológica” e “ampliação do acesso ao ensino” - e sua fundamentação teórica nas noções de “globalização econômica” e “sociedade da informação”, ambas difundidas pelas escolas estadunidenses de administração de empresas e pelos organismos internacionais. Problematiza em que medida o ensino a distância, particularmente o ensino superior a distância no Brasil, viabiliza a massificação da formação e aprofunda a mercantilização da educação por meio da ampliação do número de instituições e cursos privados a distância. Conclui que processo é conduzido pelas políticas governamentais no referido período, garantindo a lucratividade da burguesia de serviços educacionais (local e internacional) pela adequação da educação a nova fase de acumulação do capital.<hr/>El artículo examina la base teórica de la política de educación superior a distancia que se está llevando a cabo en Brasil en la década de 1990 y el primer decenio del nuevo siglo. Parte del examen de que esta política es introducida en la reforma neoliberal de la educación, celebrada en ese período de conformidad con las políticas desarrolladas, difundidas y supervisadas por las organizaciones internacionales. Presenta las principales acciones y leyes en educación a distancia desde 1995 hasta el año 2010, identificando el eje central de esta política - “actualización tecnológica” y “escala el acceso a la educación” - y sus nociones teóricas de “globalización económica” y la “sociedad de la información”, ambos distribuidos por las escuelas estadounidenses de administración de empresas y los organismos internacionales. Analiza en qué medida la educación a distancia, especialmente la educación superior a distancia en Brasil, permite la formación de masa y profundiza la mercantilización de la educación a través de la expansión del número de instituciones y cursos a distancia privados.<hr/>This article examines the theoretical base of higher education at a distance policy in Brazil in the 1990s and the first decade of the new century. It is based on the understanding that this policy is inscribed in the neoliberal education reforms of this period, conducted in conjunction with the policies developed, promoted and monitored by international agencies. The paper presents the main actions and legislation concerning distance education from 1995 to 2010, and identifies the central focus of these policies - “technological updating” and “expanded access to education” - and their theoretical foundation in the concepts of “economic globalization” and the “information society”, which were promoted by U.S. business schools and international agencies. It analyzes the extent to which distance education, especially higher education at a distance in Brazil, enables wider scale education and deepens the commoditization of education through the expansion of the number of private institutions and distance learning courses. This process is conducted by government policies in the period, guaranteeing profitability to the bourgeoisie for educational services (local and international) through the adaptation of education to the new phase of capital accumulation. <![CDATA[Knowledge transfer and transformation: moving knowledge from research to policy]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732011000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This paper focuses on Knowledge Transfer (KT) as a policy initiative. Knowledge transfer/translation has developed from policy concerns about the gap between research-based knowledge trapped in disciplinary silos and the growing information and knowledge needs of various users. In addition KT maps closely against knowledge economy assumptions as effective KT is believed to provide competitive system advantage. In this context, what is distinctive in contemporary global economic development is ‘the action of knowledge on itself as the main source of productivity’. But the production of such knowledge does not take place in a vacuum. The challenge, then, for governments driving towards knowledge based economies is not just to promote active knowing as an economic resource but to seek to manage and contain the knowledge that generates as a collective community resource, within acceptable limits. It is the difficulties that this simultaneous need for freedom and control presents that form the core of this paper.<hr/>Este texto aborda a Transferência de Conhecimento (TC) como iniciativa política desenvolvida com base em preocupações acerca da distância existente entre conhecimentos baseados em pesquisa que permanecem presos a nichos disciplinares e as crescentes necessidades de conhecimentos por parte de usuários. A abordagem de TC colocasse contra os pressupostos da “economia do conhecimento”, posto que para esta a TC eficaz deveria proporcionar vantagem competitiva aos países no interior do sistema capitalista. Para Ozga, o desenvolvimento econômico global contemporâneo distingue-se “pela ação do conhecimento sobre si mesmo como a principal fonte de produtividade”. Contudo, a produção de conhecimento não ocorre no vácuo. O desafio dos governos voltados à economia baseada em conhecimento não é apenas o de promover o conhecimento ativo como um recurso econômico, mas gerir e conter em limites aceitáveis o conhecimento tomado como recurso da comunidade. As dificuldades que esta necessidade simultânea de liberdade e controle apresenta constituem o núcleo deste artigo.<hr/>Este texto examina la Transferencia del Conocimiento (TC) como una iniciativa política desarrollada con base en preocupaciones acerca de la distancia existente entre los conocimientos basados en investigaciones que se mantienen presos a un nicho disciplinar y a las crecientes necesidades de conocimientos por parte de usuarios. El abordaje de TC se coloca en contra los presupuestos de la “economía de conocimiento”, ya que para esta la TC eficaz debería proporcionar una ventaja competitiva a los países en el interior del sistema capitalista. Para Ozga, el desarrollo económico global contemporáneo se distingue “por la acción del conocimiento sobre sí mismo como la principal fuente de productividad”. Sin embargo, la producción de conocimiento no se produce en el vacío. El reto para los gobiernos centrados en la economía basada en el conocimiento no es sólo el de promover el conocimiento activo como recurso económico, sino administrar y contener en límites aceptables el conocimiento tomado como recurso de comunidad. Las dificultades que esta necesidad simultánea de libertad y control presenta constituyen el núcleo de este artículo. <![CDATA[O planejamento das políticas educativas no Brasil e seus desafios atuais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732011000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto tem por objetivo apresentar reflexões preliminares procedentes de uma pesquisa interinstitucional focada no Plano de Ações Articuladas - PAR. Os procedimentos metodológicos adotados foram os seguintes: análise bibliográfica sobre planejamento no Brasil; análise dos documentos legais e normativos de criação e implantação do PAR; entrevistas com os técnicos responsáveis pelo planejamento dos municípios participantes da amostra. Com o PAR, o governo Lula inaugurou uma forma de planejamento sistêmico por meio da adoção de um mecanismo que instaura um regime de colaboração entre os entes federativos. A proposta do Ministério da Educação foi fortalecer o regime de colaboração, comprometendo-se em ir ao encontro dos entes federados para conhecer a sua realidade e assumir o compromisso de assisti-los técnica e financeiramente. Esta pesquisa evidenciou a tradicional dificuldade de equilíbrio entre as políticas locais e a central, sobretudo atualmente com as novas regulações introduzidas pelas reformas educativas implantadas desde a década de 1990. A gestão pública tornou-se mais técnica, oferecendo soluções racionais, supostamente neutras, para o enfrentamento dos problemas econômicos e sociais. Além disso, as entrevistas revelaram as dificuldades das equipes em prever as ações futuras, o que constitui a base de um bom planejamento, com o agravante da baixa participação dos segmentos da comunidade e da escola devido à falta de informações e/ou às injunções decorrentes das relações de poder local que inibem o posicionamento autônomo dos sujeitos.<hr/>The present text presents preliminary reflections coming from inter institutional research focused on the Articulated Action Plan (PAR). To do so, a historical and political approach about the planning in Brazil is made standing out the educative process and the polarization between the educators and technocrats perspectives. The presence of multilateral organisms in the planning of the Brazilian educative policies is stood out in the nineties and the emergency of the rational or managerial management observed in the reform project of the Brazilian State. It is understood that the public management has become more technical, offering rational solutions, supposedly neutral, in order to face the social and economical problems. With PAR, during Lula’s government, it is inaugurated a way of systemic planning, through the adoption of a mechanism that establishes a collaboration regime among the federative beings. MEC proposes to strengthen the collaboration regime, compromising to meet with the federated beings to know their reality and to assume the commitment to give technical and financial assistance. This research evidences the traditional difficulty of balance between the local and central policies, especially nowadays with the new regulations introduced by the educative reforms implanted since 1990.<hr/>Este documento tiene como objetivo presentar reflexiones preliminares procedentes de una investigación interinstitucional centrada en el Plano de Acciones Articuladas - PAR. Los procedimientos metodológicos adoptados fueron los siguientes: análisis bibliográfico sobre la planificación en Brasil; análisis de los documentos legales y normativos de creación e implantación del PAR; entrevistas con los técnicos responsables por la planificación de los municipios participantes de la muestra. Con el PAR, el gobierno Lula inauguró una forma de planificación sistemática a través de la adopción de un mecanismo que establece un régimen de colaboración entre las entidades federativas. La propuesta del Ministerio de la Educación fue la de fortalecer el régimen de colaboración, con el compromiso de ir al encuentro de las entidades federativas para conocer su realidad y asumir el compromiso de asistirlos técnica y financieramente. Esta investigación demostró la tradicional dificultad de equilibrio entre las políticas locales y la central, sobre todo actualmente con las nuevas regulaciones introducidas por las reformas educativas implantadas desde la década de 1990. La gestión pública se ha vuelto más técnica, ofreciendo soluciones racionales, supuestamente neutras, para el enfrentamiento de los problemas económicos y sociales. Además, las entrevistas revelaron las dificultades de los equipos en prever las acciones futuras, lo que constituye la base de una buena planificación, agravada por la baja participación de los sectores de la comunidad y de la escuela debido a la falta de informaciones y/o determinaciones decurrentes de las relaciones de poder local que impiden el posicionamiento autónomo de los sujetos. <![CDATA[A ontologia do ato de avaliar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732011000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo problematiza os resultados educacionais apresentados quer por instrumentos nacionais de avaliação, quer por internacionais, os quais remetem a um suposto anacronismo da escola. De forma agregada à publicização desses resultados vem à tona a afirmação acerca da ineficiência da escola em garantir condições satisfatórias de ensino e aprendizagem dos conteúdos, atitudes e habilidades tidas como necessárias ao bom funcionamento da sociedade. O artigo retoma os pressupostos ontológicos que embasam este processo de “mudança na permanência” que engloba as reformas do aparelho do Estado, com a imposição do Estado avaliador, e o recrudescimento da relevância dos mecanismos de avaliação educacional em larga escala, sobretudo a partir de 1990. Discute os pressupostos ontológicos do processo de avaliação como constituintes do trabalho, bem como a caracterização ontológica atribuída a estes processos pela classe dominante, concluindo que se tratam de caracterizações de intencionalidades distintas, partem de projetos sociais distintos, e, portanto, têm em vista modelos de homem distintos.<hr/>This article problematizes the educational results presented either by national or by international instruments of evaluation, which refer to an alleged anachronism of the school. With the publication of these results, it comes to the surface the statement about the inefficiency of the school in assuring satisfactory conditions of teaching and learning of the subjects, attitudes and abilities that are known as necessary to a satisfactory society development. The article incorporates the ontological assumptions that base this process of “change in permanence”, that involves the reforms of the State’s system, with the imposition of the appraiser State, and the recrudescent relevance of the educational evaluation mechanisms in wide scale, mainly from 1990 on. We discuss the ontological assumptions of the evaluation process as work constituent, as well as the ontological characterization attributed to these processes by the dominant class, concluding that they are characterizations of distinct intentionalities, which is lead to distinct projects, and, therefore, have in mind distinct models of men.<hr/>En este artículo se discute los resultados educacionales presentados o por instrumentos nacionales de evaluación, o por internacionales, los cuales sujetan a un supuesto anacronismo de la escuela. De una manera agregada a la promoción de esos resultados sobresale la afirmación acerca de la ineficiencia de la escuela en garantizar condiciones satisfactorias de enseñanza y aprendizaje de contenidos, actitudes y destrezas tenidas como necesarias al buen funcionamiento de la sociedad. Para analizar dicha situación, busca entender presupuestos ontológicos que basan este proceso de “cambios en la estadía” que incluye las reformas del aparato del Estado, con imposición del Estado evaluador, y el recrudecimiento de la relevancia de los mecanismos de evaluación educacional en ancha escala, sobretodo a partir de 1990. Discutimos los presupuestos ontológicos del proceso de evaluación como constituyentes del trabajo, así como la caracterización ontológica asignada a estos procesos por la clase dominante, concluyendo que se tratan de caracterizaciones de intencionalidades distintas, parten de proyectos sociales distintos, y, por lo tanto, atienden modelos de hombres distintos. <![CDATA[Avaliação e responsabilização pelos resultados: atualizações nas formas de gestão de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732011000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo discuti-se a avaliação e responsabilização pelos resultados educacionais nas políticas para professores entendendo-as como eixos que pretendem instituir novos modos de governar a educação. Por meio da consulta a documentos nacionais e internacionais, e com base na literatura sobre o tema, verifica-se que as políticas dirigidas aos docentes têm em vista incutir a lógica de gestão por resultados nas instituições escolares. A avaliação de docentes é recomendada pelos reformadores como uma das ações mais eficazes para melhorar o desempenho dos alunos nas avaliações. A implantação da gestão por resultados no sistema educacional tem menos a ver com questões propriamente educativas e mais com a busca de uma nova governabilidade para a educação pública ungida pela ideologia gerencialista. Publicar resultados de avaliações sem considerar as condições em que foram produzidos conduz a análises equivocadas sobre os fatores que interferem na relação ensino-aprendizagem. Concluí-se que, ao focar nos aspectos intra-escoltares procura-se responsabilizar os docentes pelo desempenho insatisfatório dos alunos. Nas estratégias de Organizações Multilaterais para a educação, o resultado não é fim, é meio para quebrar a isonomia salarial e instituir novas formas de gestão de professores.<hr/>This article discusses the evaluation and responsibility for educational results in policies concerning teachers, understood as focuses that intend to institute new modes of governing education. These policies aim to instill the logic of management by results in educational institutions. The evaluation of teachers is recommended by reformers as one of the most effective actions for improving the performance of students in their own evaluations. The implementation of management by results in the educational system has less to do with educational issues and more to do with a search for a new governability for public education influenced by managerial ideology. To publish results of evaluations without considering the conditions in which they were produced leads to mistaken analyses about the factors that interfere in the teaching-learning relationship. The focus on intrascholastic factors is an attempt to make teachers responsible for the unsatisfactory performance of students. The article concludes that in the strategies of multilateral educational agencies, the result is not an end; it is a means to break with salary equality and institute new forms of administrating teachers.<hr/>En este artículo se discute la cuestión de la evaluación y de la responsabilidad por los resultados educacionales de las políticas para profesores, comprendidas como ejes que pretenden instituir nuevos modos de gobernar la educación. Estas políticas están dirigidas a inculcar la lógica de la gestión por resultados en las instituciones escolares. La evaluación de los profesores es recomendada por los reformadores como una de las acciones más eficaces para mejorar el rendimiento de los estudiantes en las evaluaciones. La implementación de la gestión por resultados en el sistema educativo tiene menos relación con temas fundamentalmente educativos y más con la búsqueda por una nueva gobernanza de la educación pública ungida por la ideología gerencial. Publicar los resultados de las evaluaciones sin tener en cuenta las condiciones en que fueron producidos lleva a análisis erróneos de los factores que influyen en la relación enseñanza aprendizaje. Al centrarse en los aspectos internos a la escuela se busca responsabilizar a los maestros por el bajo desempeño de los estudiantes. Se concluye que, en las estrategias de las Organizaciones Multilaterales para la educación, el resultado no es fin, sino medio para romper con la homologación de salarios y establecer nuevas formas de gestión de profesores. <![CDATA[Tendências e tensões no trabalho docente: reflexões a partir da voz dos professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732011000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo apresentamos um conjunto de reflexões sobre o trabalho docente a partir das vozes dos professores que participaram num estudo mais vasto em Portugal. Partindo de testemunhos de vários docentes e convocando a literatura existente neste domínio, analisamos um conjunto de dimensões e de tendências do trabalho docente, nomeadamente, a crescente burocracia, a intensificação e o controle sobre o trabalho dos professores; a agenda da prestação de contas e da performatividade e a cada vez maior vigilância e escrutínio público em relação ao trabalho das escolas e dos professores. Este texto baseia-se em dados de uma investigação em curso que procura analisar os efeitos das recentes medidas políticas, nomeadamente relativas à avaliação do desempenho e ao estatuto da carreira docente, no trabalho dos professores a partir de dados recolhidos em duas escolas portuguesas. O texto termina com algumas reflexões sobre os efeitos das recentes tendências no modo de estar e de viver a profissão docente, especialmente no que se refere à motivação para permanecer ou abandonar o ensino e à sua dimensão afectiva e emocional.<hr/>This paper reflects on the work of teachers’ by drawing upon the voices of teachers who participated in a broad study conducted in Portugal. Based upon their perspectives and existing literature on the topic, the paper explores a number of dimensions of and trends in teachers’ work, namely increased bureaucracy, intensification, and control; the “pressure to perform” and accountability, and the increased surveillance and public scrutiny of schools and teachers’ work. The paper is based on an ongoing study into the effects of recent policies, namely those relating to teacher performance appraisal and the status of the teaching career, on teachers’ work. Data was collected at two Portuguese schools. The paper concludes with reflections on the effects of recent trends on the ways teachers experience their profession, especially concerning their motivation to remain in teaching or to leave the profession, and also considers the emotional dimension.<hr/>En este artículo presentamos un conjunto de reflexiones acerca del trabajo docente a partir de las voces de los profesores que participaron en un estudio más largo en Portugal. Partiendo de testigos de varios docentes y reuniendo la literatura existente en este dominio, analizamos un conjunto de dimensiones y de tendencias del trabajo docente, nombradamente, la creciente burocracia, la intensificación y el control sobre el trabajo de los profesores; la agenda de prestación de cuentas y del performativo y a cada vez una vigilancia más grande y un escrutinio público en relación al trabajo de las escuelas y de los profesores. Este texto se basa en datos de una investigación en curso que busca analizar los efectos de las recientes medidas políticas, nombradamente relativas a la evaluación del rendimiento y al estatuto de la carrera docente, en el trabajo de los profesores a partir de datos recogidos en dos escuelas portuguesas. El texto termina con algunas reflexiones sobre los efectos de las recientes tendencias en el modo de estar y de vivir la profesión docente, especialmente en lo que concierne la motivación para permanecer o abandonar la enseñanza y a su dimensión afectiva y emocional. <![CDATA[A frágil confiabilidade do tribunal de contas de Santa Catarina na fiscalização dos recursos da educação: governo estadual deixou de aplicar mais de R$ 2,1 bilhões em educação de 1998 a 2008 mas TC aprovou as contas estaduais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732011000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo examinou procedimentos adotados pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina para a verificação da receita e despesa em educação, com base em seus relatórios sobre as contas estaduais de 1998 a 2008, e chegou a vários resultados, alguns indicados a seguir. Entre os aspectos positivos cabe ressaltar (1) o registro da ilegalidade e inconstitucionalidade do governo estadual em subtrair impostos da educação e saúde através de mecanismos de desvinculação, como o SEITEC e o Fundo Social e (2) o descumprimento de várias exigências constitucionais e legais. Entre os pontos negativos cabe destacar (1) a provável confusão entre gastos na função orçamentária Educação (definida pela Lei nº 4.320) e em MDE (definida pelos artigos 70 e 71 da LDB, (2) a aceitação da contabilização das despesas educacionais por órgãos diferentes, contrariando o que estabelece a LDB, (3) a oscilação nos critérios de despesas, ora empenhadas, ora liquidadas, ora pagas, e (4) a falta de uma posição firme sobre a inclusão dos inativos no cálculo das despesas legais em MDE, adotando dois cálculos (com e sem inativos), mas na prática contabilizando os inativos no cálculo do percentual mínimo. A debilidade maior do TC, no entanto, foi o fato de ele, apesar de ter constatado que o governo estadual não aplicou o percentual mínimo (25%) dos impostos em educação, nem os 15% dos impostos no ensino fundamental, nem a receita do Fundef, não emitiu parecer prévio contrário à aprovação das contas estaduais, limitando-se a fazer ressalvas e recomendações, quase sempre descumpridas pelo governo estadual, o que levanta a questão sobre a utilidade do TC.<hr/>This study examined procedures used by the Audit Office of Santa Catarina State in Brazil to evaluate revenue and expenditures earmarked for education, on the basis of its reports on state government accounts from 1998 to 2008. Positive results of the research include (a) identification of the illegality and unconstitutionality of the state government’s reduction in taxes earmarked for health and education and (b) a finding of non-compliance with a number of constitutional and legal requirements. In addition, the following negative points are emphasized: (a) the probable confusion between expenses defined as educational in budget law Nº. 4,320 and expenses defined as maintenance and development of education (MDE) in General Education Law (LDB) Nº. 9,394, (b) the acceptance of allowing different government agencies to declare educational expenses contrary to the LDB, (c) oscillations in criteria used to define expenses, (d) lack of a firm position on the inclusion of retired education personnel in the calculation of legal expenses on MDE, adopting 2 procedures (one including and the other excluding this personnel). However, the Audit Office’s major weakness is the fact that, despite having found that the State government has not invested the minimum percentage of taxes (25%) legally allotted to education, or the 15% of taxes that should be spent on the 8 years of compulsory elementary education, it has not issued an opinion against the approval of the State accounts, limiting itself to comments and recommendations, which were almost never complied with by the State government. This leads us to question the usefulness of the Audit Office.<hr/>El estudio ha examinado procedimientos adoptados por el Tribunal de Cuentas de Santa Catarina para la verificación de la receta y de los gastos en educación, con base en sus informes sobre las cuentas estaduales de 1998 a 2008, y llegó a varios resultados, algunos indicados a seguir. Entre los aspectos positivos cabe resaltar (a) el registro de la ilegalidad e inconstitucionalidad del gobierno estadual en sustraer impuestos de la educación y salud a través de mecanismos de desvinculación, como el SEITEC y el Fondo Social y (b) el no cumplimento de varias exigencias constitucionales y legales. Entre los puntos cabe destacar (a) la probable confusión entre gastos en el presupuesto Educación (definida por la Ley 4.320) y en MDE (definida por los artículos 70 y 71 de la LDB), (b) la aceptabilidad de la contabilización de los gastos educacionales por órganos diferentes, contrariando lo que establece la LDB, (c) la oscilación en los criterios de gastos, a veces comprometidos, a veces liquidados, a veces pagos, e (d) la falta de una posición firme sobre la inclusión de las personas inactivas en el cálculo de los gastos legales en MDE, adoptando dos cálculos (con o sin los inactivos), pero contabilizando en la práctica los inactivos en el cálculo del porcentual mínimo. La grande debilidad del TC, sin embargo, fue el acto de él, a pesar de haber constatado que el gobierno estadual no aplicó el porcentual mínimo (25%) de los impuestos en educación, tampoco los 15% de los impuestos en la enseñanza fundamental o la receta del Fundef, no emitió parecer previo contrario a la aprobación de las cuentas estaduales, limitándose a hacer reservas y recomendaciones, casi nunca cumplidas por el gobierno estadual, lo cual plantea la cuestión de la utilidad del TC. <![CDATA[A nova pedagogia da hegemonia no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732011000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Entrevista com Lúcia Neves concedida a Eneida Oto Shiroma e Olinda Evangelista em 23 de junho de 2010 em Florianópolis, SC. <![CDATA[Imagem e palavra na leitura de narrativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732011000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A produção infantil contemporânea explora as várias linguagens constitutivas da obra literária infantil - palavra e ilustração. A leitura dessas obras possibilita ao leitor a construção de significados na interação entre os códigos verbal e visual. A fim de investigar esse processo de leitura realizado a partir da interação com a linguagem verbal e visual, realiza-se estudo sobre a narrativa Ah, cambaxirra, se eu pudesse..., de Ana Maria Machado e Graça Lima (2003). Enfocam-se dois aspectos: a análise de possibilidades de leitura propostas pelas linguagens, a partir de estudos de Genette (1982), Iser (1976), Kleiman (2002), Parsons (1992) e Zilberman (1998), e os sentidos construídos por crianças de terceira série do ensino fundamental, seguindo princípios de pesquisa qualitativa (BAUER; GASKELL, 2003; EISNER, 1998). O estudo confirma a ampliação de sentidos do texto, pela inter-relação entre as linguagens. Entretanto, a análise da leitura das crianças sinaliza que os sentidos construídos privilegiam a palavra, em detrimento de aspectos visuais. A perspectiva observada na leitura infantil é efeito da abordagem da literatura na escola, que não forma leitores proficientes. O artigo objetiva contribuir para pesquisas na área como também para instrumentalizar mediadores de leitura.<hr/>Contemporary children’s stories explore the various languages of children’s literature - words and illustration. A reading of these works allows the reader to construct meaning through the interaction between verbal and visual codes. To analyze this process, a study was conducted of the narrative Ah cambaxirra, se eu pudesse..., by Ana Maria Machado and Graça Lima (2003). It focused on two aspects: the analysis of the possible readings proposed by the language, based on Genette (1982), Iser (1976), Kleiman (2002), Parsons (1992) and Zilberman (1998), and the meanings constructed by third grade children, according to qualitative research principals (Bauer; Gaskell, 2003; Eisner, 1998). The study confirms the construction of meanings in the text through the relation between the languages. Nevertheless, the analysis of children’s reading reveals that the meanings constructed by the children emphasize the words over the visual aspects. It is believed that the children’s perspective is a result of the approach they are taught at school, which does not form proficient readers. The article aims to contribute to research in this area and to provide tools for reading mediators.<hr/>La realización del libro infantil actual se utiliza de distintos lenguajes en su organización - la palabra y la ilustración. La lectura de estos textos hace posible al lector la construcción de significados a causa de la interacción entre los sistemas verbal y visual. Para investigar este proceso, se estudia el libro Ah, cambaxirra, se eu pudesse..., de Ana Maria Machado y Graça Lima (2003). Son destacados dos puntos principales de análisis: las posibilidades de lectura desde los diversos lenguajes, teorizados por Genette (1982), Iser (1976), Kleiman (2002), Parsons (1992) y Zilberman (1998); y los sentidos construidos por niños de tercer año de la enseñanza fundamental. Se utilizan las bases de la pesquisa con aportes de Bauer & Gaskell (2003) y Eisner (1998). Los estudios confirman el aumento de sentidos del texto, por la articulación entre los lenguajes. Sin embargo, el análisis de la lectura que hacen los niños indica que los sentidos construidos privilegian la palabra, en lugar de los aspectos visuales. Se puede creer que lo que ha sido observado en la lectura de los niños es un efecto del abordaje de la literatura en la escuela, que no desarrolla lectores competentes. El artículo pretende contribuir con investigaciones en el campo, así como cooperar en la instrucción de formadores de lectura. <![CDATA[Imagens de crianças e infâncias: a criança na iconografia brasileira dos séculos XIX e XX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732011000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo desse artigo é evidenciar a maneira pela qual a criança e sua infância foram retratadas no século XIX e início do século XX, em especial, a criança negra. A análise utilizada baseia-se na pesquisa iconográfica e tem como fonte alguns acervos históricos brasileiros. A partir dessa perspectiva, as crianças são colocadas como protagonistas da história, da qual, em geral, aparecem apenas como vestígios, invisíveis e ocultas. Do ponto de vista metodológico, utiliza-se imagens fotográficas organizadas e analisadas considerando as questões de gênero, raça e classe social. Observou-se que há raríssimas fotos de crianças, e, pela via da raridade, pode-se demonstrar uma visão diferente sobre elas, já que foram retratadas. O estudo evidenciou a presença de crianças negras em retratos que contemplam cenas da vida cotidiana sem alusão à escravidão. Desta forma, problematizou-se a representação presente no imaginário social desse período. Contudo, as crianças negras são retratadas e reconhecidas referindo-se ao exotismo do trabalho escravo, devido a isso, o olhar analítico procura desviar de uma determinada maneira hegemônica de representá-las no século XIX. Concluiu-se que este período se caracteriza por uma ambigüidade: a existência de um sentimento de infância e a invisibilidade da criança e da infância negras.<hr/>This article uses iconographic research in Brazilian historical collections to analyze how children, especially black children, and their childhoods were portrayed in the 19th and early 20th centuries. The aim was to see these children as the central characters of history, in which they are usually invisible, hidden or found just in traces. The methodology included the organization and analysis of photographs, considering issues related to gender, race and social class. Very few portraits of children were found and this scarcity demonstrates that children are seen from a different perspective than adults. The research also showed the presence of black children in portraits of everyday life without any allusion to slavery. The paper discusses the changes in the representation of black children in the social imaginary of the period. It concludes by identifying an ambiguity: the existence of a sense of childhood and the invisibility of the black child and black childhood.<hr/>L’objectif de cet article est de mettre en évidence la façon dont l’enfant et son enfance ont été décrits au XIXe siècle et au début du XXe, avec une attention toute particulière à l’enfant noir. La présente analyse se base sur la recherche iconographique et trouve sa source dans quelques archives historiques du Brésil. De cette perspective les enfants sont considérés comme des protagonistes de l’histoire, dans laquelle, souvent, ils n’apparaissent que comme des vestiges invisibles et occultes. D’un point de vue méthodologique, ce sont utilices des images photographiques organices et analysées en fonction des questions de genre, de race et de classe sociale. Il a été remarqué que les photos d’enfants sont des raretés, et cette même rareté permet de montrer un regard différent sur eux, en considérant qu’ils ont étés photographiés. Cette étude met en évidence la présence des enfants noris sur des images de la vie quotidienne sans allusion à l’esclavage. Comme ceci, la représentation de l’enfance au sein de l’imaginaire social de cette époque, a été problématisé. Les enfants noirs sont toutefois photographiés et reconnus en référence à l’exotisme du travail esclave, pour cette raison le regard analytique cherche à s’éloigner de la manière hégémonique avec laquelle ils étaient représentés au XIXe siècle. L’on a conclu que cette période est caractérisée par une ambiguïté : l’existence d’un sentiment d’enfance et l’invisibilité de l’enfant et de l’enfance noires. <![CDATA[Democracia para a superação do capital no pensamento marxista: subsídios para reflexões sobre a organização educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732011000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta pesquisa bibliográfica motivada pelos debates em torno da questão da participação nos processos decisórios no contexto das reformas política e educacionais dos anos de 1990. Defende-se a tese de que a democracia constitui premissa básica para a transformação social, demonstrada na análise do pensamento de autores marxistas. O estudo indica: em Marx e Engels, a análise do desenvolvimento histórico do processo de planificação coletiva da produção e a necessária manutenção dos níveis de produtividade para a criação das condições de superação do capitalismo; em Luxemburgo e Lênin, divergências quanto ao processo de transição ao socialismo; em Luxemburgo, a defesa da participação das massas no processo decisório. A conclusão é a de que a abordagem dos aspectos políticos das questões organizativas, concomitante à garantia de acesso ao conhecimento produzido historicamente, requer avanços na análise dos princípios organizacionais na educação com base nas especificidades desta prática social.<hr/>This article presents bibliographic research motivated by debates about participation in decision making processes in the context of political and educational reforms in the 1990s. It affirms that democracy is the basic premise for social change, according to Marxist authors. The study presents Marx and Engels’s analysis of the historic development of collective production planning and the necessary maintenance of productivity levels required to create conditions to overcome capitalism. It presents Luxemburg and Lenin’s disagreements about the transition to socialism and Luxemburg’s defense of mass participation in decision making. It concludes that the approach to political factors of organizational issues, concomitant to guaranteed access to historically produced knowledge, require advances in the analysis of the organizational principles of education based on the specificities of this social practice.<hr/>Se presenta un artículo de investigación bibliográfica, motivado por los debates en torno al tema de la participación en el proceso de decisiones en un contexto de reformas políticas y educativas del año 1990. Apoyamos la tesis donde la democracia constituye una premisa básica para la transformación social en el pensamiento de los autores marxistas. Se presenta: en Marx y Engels, el análisis del desarrollo histórico de un proceso de planificación de la producción colectiva y el mantenimiento de los niveles requeridos de la productividad como condición previa para crear las superaciones del capitalismo; en Luxemburgo y Lênin, las divergencias en el proceso transitorio del socialismo; en Luxemburgo, la defensa de la participación masiva en la toma de decisiones. Creemos que el enfoque de los aspectos políticos en cuestiones de organización, concomitante con la garantía de acceso a los conocimientos generados históricamente, se requieren avances en el análisis de los principios de organización de la educación y en las particularidades de esta práctica social. <![CDATA[Estado, democracia e institucionalização das lutas sociais nas práticas educativas do MST: um estudo de caso da escola itinerante]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732011000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No artigo analisamos as características e contradições das práticas educativas desenvolvidas nos acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tendo como referência a Escola Itinerante. Enfocamos especialmente o problema da democracia e da institucionalização das lutas sociais, questão central com a qual se debatem os movimentos sociais na atualidade. Apoiamos a pesquisa no materialismo histórico e dialético e, nesse artigo, na crítica de Ellen Meiksins Wood à democracia representativa e às limitações do conceito de “sociedade civil”. Desenvolvemos o estudo em dois acampamentos do MST localizados no Rio Grande do Sul por meio de entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise de documentos. Os resultados a que chegamos apontam que a institucionalização das práticas educativas do movimento, ao atenderem as formalidades do Estado, tendem à burocratização, distanciando-se das necessidades da classe trabalhadora.<hr/>This article analyzes the characteristics and contradictions of educational practices undertaken by the Landless Workers Movement (MST), using itinerant schools as a reference. It particularly focuses on the problem of democracy and institutionalization of the social struggle, a central issue currently debated by social movements. The theoretical support for the study is based on historical and dialectical materialism and, particularly on the criticism made by Ellen Wood of representative democracy and limitations of the concept of “civil society”. The research was carried out at two MST settlements in Rio Grande do Sul State, using semi-structured interviews, participative observation and document analysis. The results point out the institutionalization of the MST’s educational practices, to attend to the formalities of government requirements. It found a trend towards bureaucratization and a distancing from the needs of the working class.<hr/>El principal objetivo de ese artículo es analizar las características y contradicciones de las prácticas educativas que se desarrollan en los campamentos del Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST), teniendo por referencia la Escuela Itinerante. Enfocamos especialmente el problema de la democracia y de la institucionalización de las luchas sociales, cuestión central con la cual se debaten los movimientos sociales en la actualidad. Basamos la investigación en el materialismo histórico y dialéctico y, nombradamente, en ese artículo, en la crítica de Eleen Wood a la democracia representativa y a las limitaciones del concepto de “sociedad civil”. El estudio fue desarrollado en dos campamentos del MST localizados en Rio Grande do Sul, a través de encuestas semiestructuradas, observación participante y análisis de documentos. Los resultados obtenidos apuntan que la institucionalización de las prácticas educativas del movimiento, al atender las formalidades del Estado, tienden a la burocratización, alejándose de las necesidades de la clase trabajadora. <![CDATA[A educação libertária no boletim Cultura Popular (Lisboa, 1919)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732011000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta e analisa o boletim Cultura Popular, editado pelo Ateneu Popular, instituição educacional libertária fundada em Lisboa em 1917. Esse boletim, apesar de uma existência bastante efêmera, guarda informações significativas para os estudos sobre os processos de formação dos trabalhadores urbanos no limiar da modernidade capitalista, que tenham como principal fonte e objeto de pesquisa a imprensa operária. Algumas dessas informações dizem respeito, por exemplo, à ênfase que os colaboradores desse periódico davam à educação dos costumes, sem desconsiderarem, no entanto, a importância da instrução. Por intermédio dessa educação, redatores e colaboradores de Cultura Popular objetivavam fazer com que as classes trabalhadoras passassem a cultivar novos hábitos, como os de asseio corporal, por exemplo.<hr/>This article presents and analyses the bulletin entitled Cultura Popular, edited by Atheneu Popular, a libertarian educational institution founded in Lisbon in 1917. Although the bulletin was short lived, it provides significant information for studies of the making of the urban working class at the threshold of capitalist modernity, whose main source is the labor press. Some of this information concerns the emphasis that the bulletin gave to education about behavior without, however, ignoring the importance of broader instruction. Through this kind of education, they sought to have the working class cultivate new habits, such as personal hygiene.<hr/>Cet article présente et analyse le bulletin Culture Populaire, périodique édité par l’Athenaeum Populaire, établissement d’enseignement libertaire fondé à Lisbonne en 1917. Ce bulletin, malgré son existence beaucoup éphémère, contient des informations significatives pour les études sur les processus de formation des travailleurs urbains sur le seuil de la modernité capitaliste, qui ont comme source première et objet de recherche, la presse ouvrière. Certaines de ces informations concernent, par exemple, à l’importance que les collaborateurs du périodique attribuaient à l’éducation des moeurs, sans mépriser l’importance de l’instruction. Avec cette éducation, les rédacteurs et les auteurs du bulletin Culture Populaire envisageaient faire apprendre nouvelles habitudes à la classe ouvrière, comme de l’hygiène corporal, par exemple.