Scielo RSS <![CDATA[Perspectiva]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-547320120001&lang=pt vol. 30 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title/> <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Gestão pedagógica na educação a distância: análise de uma experiência na perspectiva da gestora]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa um sistema de gestão pedagógica desenvolvido em uma instituição pública de ensino superior durante a implantação dos primeiros cursos de licenciatura a distância. Os pressupostos teóricos embasam-se no referencial da gestão dos sistemas educacionais. O sistema foi construído a partir da perspectiva de trabalho colaborativo e se ancora na tríade formação, produção de materiais e pesquisa e avaliação. A metodologia de pesquisa é a qualitativa e o método é o da auto-observação. Na análise, ficou evidenciado que as principais dificuldades para a implantação de cursos a distância são: a história da EaD, a cultura do presencial, o modelo pouco flexível de organização institucional, as políticas públicas e a burocracia. Na organização das equipes, há a percepção de que a gestão pedagógica reproduz em parte o modelo vivenciado no presencial no que se refere à parceria entre os centros formadores de professores. Evidenciou-se que a construção coletiva do trabalho demanda tempo e abertura por parte das equipes. É possível concluir que o trabalho integrado de formação, de produção de materiais e de pesquisa e avaliação contribue para uma atuação mais orgânica na educação a distância, quebrando os paradigmas fordistas encontrados nas experiências com esta modalidade de ensino.<hr/>This paper analyses the pedagogical administration system used at a public institution of higher education during the implementation of its first distance education accreditation courses. The theoretic principals are based on references from educational system administration. The system was created based on the idea of collaborative work and anchors itself on the three elements: education, materials production and research and evaluation. A qualitative methodology was used and the method chosen was self-observation. The analysis made clear that the main difficulties for the implementation of distance education courses are: the history of distance education, the culture of presence, the somewhat inflexible model of institutional organizations, bureaucracy and public policies. In the organization of the teams there is the perception that educational administration partially reproduces the classroom model in terms of the partnership between teacher education institutions. The study revealed that the collective construction of work demands time and openness by the teams involved. It is possible to conclude that the integrated work of education, the production of materials and research and evaluation contribute to a more organic performance in distance education, breaking the Fordist paradigms normally found in experiments with this learning modality.<hr/>El artículo analiza un sistema de gestión de la educación desarrollado en una institución pública de Educación Superior durante la implementación de los primeros cursos de graduación a distancia. Los fundamentos teóricos tienen como base el referencial de gestión de los sistemas educacionales. El sistema fue construido a partir de la perspectiva de un trabajo colaborativo anclado en la tríada formación, producción de materiales e investigación y evaluación. La metodología de investigación es la cualitativa y el método es de auto observación. En el análisis se evidencio que las principales dificultades para la realización de cursos a distancia son: la historia de la Educación a Distancia, la cultura de lo presencial, el modelo poco flexible de organización institucional, las políticas públicas y la burocracia. En la organización de los equipos existe la percepción de que la gestión de la educación reproduce en parte el modelo que se da en la educación presencial, en lo que concierne a la colaboración entre los centros formadores de profesores. Se constató que la construcción colectiva del trabajo exige tiempo y apertura por parte de los equipos. Es posible concluir que el trabajo integrado de formación, de producción de materiales y de investigación y evaluación, contribuye para una actuación más orgánica en la educación a distancia, rompiendo los paradigmas fordistas que se encuentran en las experiencias con esta modalidad de enseñanza. <![CDATA[Uma análise do discurso hegemônico acerca das tecnologias na educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto analisa os sentidos que têm sido atribuídos à incorporação educacional das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) e está organizado em três seções. A primeira compreende uma tentativa de síntese da análise crítica de discurso como alternativa teórico-metodológica para a abordagem dos encaminhamentos relativos ao tema, tendo como horizonte o contexto da “sociedade global da informação”, suas formulações-chave e tendências, enfatizando a de restringir os sentidos possíveis ao da substituição tecnológica. A segunda seção envolve as ressignificações de ensinar e aprender no contexto citado, focalizando os discursos sobre estes processos no cenário internacional. A terceira e última seção aponta para o resgate dos sentidos plurais das TIC na sua recontextualização educacional, tendo em vista superar a substituição tecnológica como sentido hegemônico.<hr/>This text analyzes the meanings attributed to information and communication technologies (ICTs) in education. It is divided into three sections. The first is an attempt to summarize critical discourse analysis as a theoretical-methodological alternative to considering the issues in the framework of the so-called “global information society”, its key formulations and trends, emphasizing limitations of the possible meanings of technological substitution. The second section focuses on the resignifications of teaching and learning processes found in international discourses. The third section addresses the multiple meanings of the recontextualization of ICTs in education, considering overcoming technological substitution as a hegemonic meaning.<hr/>Este texto, organizado en tres secciones analiza los sentidos que fueron sido atribuidos a la incorporación de las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) en la educación. La primera comprende un intento de síntesis del análisis crítico del discurso como alternativa teórico-metodológica para el abordaje de los distintos enfoques sobre el tema, teniendo como horizonte el contexto de la “sociedad global de la información”, sus formulaciones clave y tendencias, en especial la tendencia de ruduzir los sentidos posibles a la sustitución tecnológica. La segunda sección se refiere a las resignificaciones de enseñar y de aprender en el contexto citado, focalizando los discursos sobre estos procesos en el escenario internacional. La tercera y última sección se centra en el rescate de los sentidos plurales de las TIC en su recontextualización educacional, con el propósito de superar la sustitución tecnológica como sentido hegemónico. <![CDATA[Comunidades virtuais de aprendizagem: traços, perspectivas de estudo e desafios às instituições educativas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo visa perspectivar o conceito de Comunidade Virtual de Aprendizagem à luz do conjunto de referências teóricas que nos últimos anos foram sendo mobilizadas para conceptualização, organização e desenvolvimento de comunidades de aprendizagem. Apesar da componente social não ser coisa nova na discussão sobre a função da escola e das instituições educativas, reflete-se também sobre a aprendizagem que é realizada com o recurso a ambientes virtuais e os novos desafios que a dimensão tecnológica vem colocar a essas instituições. Para além de uma introdução inicial em que se apresenta e se situa a problemática das comunidades de aprendizagem, são depois abordadas algumas das mais significativas dimensões do conceito e perspectivado o seu estudo ao longo do tempo desde os trabalhos fundadores de Vygotsky. O texto termina com alguns desafios que a ideia de comunidade de aprendizagem coloca à escola, nomeadamente em um tempo em que as tecnologias digitais e em rede trouxeram trazer novos horizontes à sua função primeira: a da educação das novas gerações.<hr/>This article examines the concept of Virtual Learning Communities in the light of theoretical references that in recent years have encouraged the conceptualization, organization and development of learning communities. Although a social component is nothing new in the discussion about the function of schools and educational institutions, this paper reflects on the learning that is undertaken using virtual environments and the new challenges that the technological dimension brings to these institutions. In addition to an initial introduction that maps and situates the learning communities, some of the most significant dimensions of the concept are then discussed, and its study over time since Vygotsky’s foundational work is analyzed. The text concludes by focusing on some challenges that the idea of the learning community engenders for schools, namely at a time in which digital and network technologies are bringing new horizons to their original function: the education of new generations.<hr/>Este artículo aborda el concepto de comunidad virtual de aprendizaje a la luz de los referentes teóricos que en los últimos años están siendo utilizados para la conceptualización, organización y desarrollo de comunidades de aprendizaje. Así como el componente social no es algo nuevo en el debate sobre la función de la escuela y de las instituciones educativas, se refleja también en el aprendizaje que se realiza en entornos virtuales y en los nuevos desafíos que la dimensión tecnológica coloca en estas instituciones. Además de una introducción en que se presenta y se sitúa la problemática de las comunidades de aprendizaje, se abordan algunas de las dimensiones más importantes del concepto, desde los trabajos iniciales de Vygotsky. El texto finaliza con algunos de los desafíos que la idea de comunidad de aprendizaje coloca en la escuela, justamente en el momento en que las tecnologías digitales y en red le trajeron nuevos horizontes a su función primera: la educación de las nuevas generaciones. <![CDATA[Os ambientes virtuais de aprendizagem, participação e interação, ou sobre o muito a caminhar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho apresenta pesquisa cujo objetivo foi analisar quais recursos disponíveis em Ambientes Virtuais de Aprendizagem poderiam indicar participação e interação efetivas entre os atores da formação do curso de Licenciatura em Pedagogia, acordo Brasil e Japão. É importante verificar essa questão, na medida em que, nesses ambientes, tais atributos ou são medidos quantitativamente, sem que os dados apresentados possam ser qualificados; ou, para qualificá-los, é necessário trabalho extenso de “garimpagem”, com buscas individualizadas em cada uma das atividades realizadas pelos alunos. Diante dessa problemática, optou-se por trabalhar com os “relatórios de atividades” disponibilizados no AVA/Moodle, de modo a confrontá-los com os sujeitos da formação, na tentativa de qualificar os dados ali disponíveis. As conclusões admitem a necessidade de melhor entender a forma pela qual tais “relatórios de atividades” são consolidados e, ao mesmo tempo, aponta para dinâmicas de interação que se põem para além do ambiente de aprendizagem, indicando problemáticas no processo de trabalho com ele.<hr/>This paper presents a study that analyzes which resources found in Virtual Learning Environments (VLE) could indicate effective participation and interaction among the actors in a teacher education course offered under an agreement between Brazil and Japan. It is important to address this issue, because, in these environments, these attributes are either measured quantitatively, thus not qualifying the data presented; or, in order to qualify them, it is necessary to conduct extensive “digging,” looking thoroughly at each activity performed by students. Due to this problem, we chose to work with the “activity reports” available on the VLE / Moodle and the students to qualify the available data. The conclusions recognize a need to better understand the way in which these “activity reports” are consolidated. At the same time, they point to the dynamics of interaction that go beyond the learning environment, indicating problems in working with it.<hr/>Ce travail présente une recherche dont l’objectif a été d’analyser quelles ressources disponibles dans les environnements virtuels d’apprentissage peuvent indiquer une participation et interaction effectives entre les acteurs de la formation du cours de Licence en Education, en considérant l’accord entre le Brésil et le Japon. Il est très important de vérifier cette question, dans la mesure où, dans ces environnements les attributs soit sont mesurés quantitativement, sans que les données présentées puissent être qualifiées; soit, pour les qualifier, il faut faire un gros travail de "prospection”, en utilisant des recherches individualisées dans chacune des activités faites par les étudiants. Devant cette problématique, on a opté pour travailler avec les “rapports d’activités” disponibles dans l’EVA/Moodle, de façon à les confronter avec les sujets de la formation, envisageant la qualification des données disponibles. Les conclusions admettent la nécessité de mieux comprendre la façon par laquelle de tels “rapports d’activités” sont consolidés et, en même temps, démontrent des dynamiques d’interaction qui se mettent au-delà de l’environnement d’apprentissage, en indiquant des problématiques dans le processus de travail avec celui-ci. <![CDATA[Pressupostos, intenções e práticas de um curso a distância: as contribuições das percepções dos alunos para a avaliação do modelo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A transição entre modelos pedagógicos, pelo qual passa hoje a Educação a Distância, encontra obstáculos nas dificuldades para a diferenciação das condições fundamentais à mudança. Buscando contribuir para essa discussão, apresentamos um modelo interacionista de formação de professores a distância e realizamos uma avaliação preliminar dos impactos da sua aplicação em um curso de graduação em Pedagogia, em que as estudantes são professoras da rede pública de ensino. Analisamos a percepção das professoras-alunas com respeito às mudanças em suas vidas (nos âmbitos pessoal, profissional e como estudante) e também com respeito às características do curso que se mostraram facilitadoras do processo de aprendizagem. Observamos correlações importantes entre os elementos centrais do modelo adotado, os impactos do curso e as características facilitadoras percebidas pelas professoras-alunas.<hr/>The transition between pedagogical models, which distance education is now passing, encounters difficulties in differentiating the fundamental conditions for change. To contribute to this discussion, we present an interactionist model for distance teacher education. We also conduct a preliminary evaluation of the impacts of its application on an undergraduate pedagogy course, in which the students are public school teachers. We have analyzed teachers’ perceptions of the influence of the changes on their personal and professional lives and as students. We also investigated the characteristics of the course that, according to the students, facilitated the learning process. We identified significant correlations between the central elements of the model adopted, the impacts of the course and the facilitative characteristics perceived by the teacher-students.<hr/>En la transición de modelos pedagógicos por la que pasa la Educación a Distancia en la actualidad, se encuentran dificultades para diferenciar las condiciones fundamentales de tal transformación. Con el propósito de contribuir en esta discusión, presentamos un modelo alternativo/constructivista de formación de profesores a distancia y realizamos una evaluación preliminar del impacto de su aplicación en un Curso de Graduación en Pedagogía, conformado por profesoras de la Red Pública de Enseñanza. Analizamos la percepción de las estudiantes, en relación con los cambios en su vida (en los ámbitos personal, profesional y como estudiantes) y con respecto a las características del curso que se evidenciaron como facilitadoras del proceso de aprendizaje. Observamos correlaciones importantes entre los elementos centrales del modelo adoptado, el impacto del Curso y las características facilitadoras percibidas por las profesoras-alumnas. <![CDATA[De la web 2.0 al elearning 2.0]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt La Web 2.0 representa una segunda oportunidad para la introducción de los recursos y materiales multimedia en el sistema educativo. Este texto trata de plantear qué posibilidades está ofreciendo el multimedia a los entornos instruccionales latinoamericanos y por qué la Web 2.0 es una nueva oportunidad. Desde el 2004 el término Web 2.0 ha supuesto una revolución en los sitios de Internet, y ha generado algunas nuevas ideas educativas identificadas como “eLearning 2.0”. La ambigüedad de ambos términos no nos permite afirmar que nos encontramos ante un nuevo paradigma para la Educación a Distancia potenciada por la tecnología, pero parece que algunas ideas podrían provocar cambios en aspectos clave del currículum: la red como plataforma, o los sistemas multidispositivo cambian el concepto de estudiar en cualquier lugar y momento; la inteligencia colectiva y la riqueza de la experiencia del usuario afecta el concepto de autoridad en sistemas educativos; las etiquetas y los lectores RSS nos hacen revisar las taxonomías tradicionales así como la organización del conocimiento y la recuperación de la información.<hr/>Web 2.0 representa uma segunda chance para a introdução de recursos multimídia e materiais no sistema de ensino. Este trabalho procura levar em consideração as possibilidades que estão sendo oferecidas de ambientes multimídia na educação da América Latina e porque a web 2.0 é uma nova oportunidade. Desde 2004 o termo web 2.0 revolucionou sites da Internet e produziu algumas das novas idéias educacionais identificadas como eLearnig 2.0. Pela ambiguidade de ambos os termos, pode-se dizer que estamos diante de um novo paradigma para a educação a distância reforçada pela tecnologia, mas parece que algumas ideias podem levar à mudanças em aspectos fundamentais do currículo: a rede como plataforma, o dispositivo multi-sistemas ou de mudança de conceito de estudar em qualquer lugar a qualquer hora. Inteligência coletiva e rica experiência do usuário afeta o conceito de autoridade dos sistemas educativos, tags e RSS e os leitores fazem com que seja revista as taxonomias tradicionais, organização do conhecimento e recuperação de informação.<hr/>Web 2.0 provides a second opportunity to introduce multimedia materials and resources in Educational systems. This text analyzes options offered for multimedia environments in Latin American education and why Web 2.0 is a new opportunity. Since 2004, the term web 2.0 has created a revolution at Internet sites and generated new educational ideas identified as “eLearning 2.0”. Given the ambiguity of both terms, it can be said that we are facing a new paradigm for distance education reinforced by the technology, but it appears that some ideas can lead to changes in fundamental factors in the curriculum such as: the network as a platform, the multi-systems device or changes in the concept of studying in any place at any time. Collective intelligence and the rich experience of the user affects the concept of authority of educational systems, tags and RSS and readers reconsider the traditional taxonomies and forms of organization of knowledge and information recovery. <![CDATA[Autoria, autonomia e ética na educação a distância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo objetiva argumentar que a autoria, quer seja para uma educação presencial, a distância ou no modelo bimodal, requer de seus atores uma postura autônoma e ética para a produção dos materiais didáticos e paradidáticos, disponibilizados nos diferentes suportes midiáticos. Nesse sentido, procede-se uma reflexão teórica acerca das categorias de análise autoria e autonomia, dentro de uma perspectiva ética para a produção intelectual em diálogo com os autores Orlandi (1996), Freire (1999), Serres (1999), Belloni (2002), Belintane (2002, 2003), Fortunato (2003), Christofoletti (2010) e Moraes (2010), concluindo com a ideia central de que o respeito ao tributo à tradição científico-cultural faz parte do exercício da crítica e do livre pensar, ambos visando a constituição de um autor genuinamente autônomo.<hr/>The article affirms that authorship, whether in classroom, distance or bimodal education, requires from its actors a position of autonomy and ethics to produce didactic and paradidactic materials for the different media supports. The paper conducts a theoretical reflection on the categories of authorial analysis and autonomy, within an ethical perspective, for intellectual production in dialog with the authors Orlandi (1996), Freire (1999), Serres (1999), Belloni (2002), Belintane (2002, 2003), Fortunato (2003), Christofoletti (2010) and Moraes (2010). It concludes with the central idea that respect for cultural-scientific tradition is part of the critical process and free thinking and both seek the constitution of a genuinely autonomous author.<hr/>L’objectif de cet article est de proposer une argumentation sur la paternité de la production des auteurs. Soit pour l’enseignement présentiel ou à distance, soit pour le modèle bimodal, il exige de ses acteurs une position autonome et éthique pour la production de matériels didactiques et paradidactiques, disponibles dans les différents supports médiatiques. Dans ce sens, une réflexion théorique autour des catégories d’analyse de paternité d’auteur et autonomie se procède, dans une perspective éthique pour la production intellectuel qui dialogue avec les auteurs Orlandi (1996), Freire (1999), Serres (1999), Belloni (2002), Belintane (2002, 2003), Fortunato (2003), Christofoletti (2010) e Moraes (2010). La conclusion presentée par cet article nous conduit à l’idée centrale, selon laquelle le respect au tribut de la tradition scientifique et culturel fait partie de l’exercice de la critique et de la pensée livre, tous les deux envisageant la constitution d’un auteur véritablement autonome. <![CDATA[Educação a distância como mídia-educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta uma reflexão da Educação a Distância (EaD) a partir do referencial teórico e metodológico da mídia-educação. Em uma perspectiva mais ampla, que trata da integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aos processos de ensino e de aprendizagem, busca deslocar a discussão da modalidade para o método. A educação para a cidadania pela EaD está associada à apropriação crítica e criativa das mídias em duas dimensões: como ferramenta pedagógica e como objeto de estudo. Este artigo reconhece a formação de professores pela EaD como um espaço de possibilidades para a formação crítica, desde que pensada segundo este referencial. E procura atender ao seu objetivo de fomentar o debate acerca das concepções possíveis para a educação a distância na medida em que analisa e relaciona alguns desafios enfrentados quando a iniciativa é fazer a EaD como mídia-educação. Reafirma em sua conclusão que o potencial dos sujeitos de se apropriarem crítica e criativamente das ferramentas técnicas que tendem a instrumentalizá-los é parte essencial da agenda da formação de professores, de modo a oportunizar a transformação metodológica posta em pauta na educação contemporânea.<hr/>This paper presents a reflection on distance education (DE), based on the theoretical and methodological approach of media education. Using a broad perspective that involves the integration of Information and Communication Technologies (ICT) to teaching and learning processes - it aims to shift the discussion from the modality to the method. Citizen education through DE is associated to a critical and creative appropriation of media in both dimensions: as a pedagogical tool and as an object of study. This article recognizes the education of teachers through DE as a space of possibilities for critical education, as long as it is considered under this approach. It aims to contribute to the discussion about the concepts to be used for DE by analyzing and presenting some challenges faced when one tries to offer DE as media education. The paper concludes that the subjects’ potential for a critical and creative appropriation of technical tools is an essential part of teacher education, to make possible the methodological shift required in contemporary education.<hr/>Cet article présente une réflexion sur l’éducation à distance (EaD) fondée sur le référentiel théorique et méthodologique de l’éducation aux médias. Á partir d’une perspective plus large sur l’intégration des technologies de l’information et communication (TIC) aux processus d’enseignement et d’apprentissage, on cherche à déplacer la discussion de la modalité à la méthode. L’éducation à la citoyenneté par l’EaD est associée à l’appropriation critique et créative des médias en deux dimensions: en tant qu’outil pédagogique et en tant qu’objet d’étude. Ce texte reconnaît la formation des enseignants via EaD comme un champ de possibilités pour la formation critique, à condition d’être pensée selon ce référentiel. Il cherche aussi à encourager le débat sur les conceptions possibles de l’éducation à distance, dans la mesure où il analyse e met en rapport les difficultés rencontrées lorsqu’il s’agit de faire l’éducation à distance en tant qu’éducation aux médias. Ce texte souligne dans sa conclusion que les potentialités des sujets à s’approprier de façon critique et créative des outils techniques (qui tendent à les instrumentaliser) constituent une partie essentielle de l’agenda de formation des enseignants, de façon à favoriser la transformation méthodologique exigée par l’éducation contemporaine. <![CDATA[O liberalismo social-democrata e a reforma do Estado Brasileiro (1995-2002)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo consiste numa análise sobre o liberalismo social-democrata e a reforma do Estado brasileiro (1995-2002) como proposições apresentadas nos argumentos de uma facção que liderou o processo político e o aparelho de Estado brasileiro a partir de uma coalizão vitoriosa em 1994 que se compusera a partir das ações conduzidas pelo PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira, facção que aglutinou o pacto burguês nacional, expresso na representação da liderança política do intelectual Fernando Henrique Cardoso, eleito presidente da República em 1994. Para tratar dessas questões, o artigo analisa os aspectos mais gerais da reforma do Estado brasileiro, para compreender como emergiu uma determinada versão liberal e como seus argumentos políticos e ideológicos consumaram e aglutinaram, a partir de uma determinada facção das classes dominantes, a liderança política e econômica do pacto burguês nacional, fortalecido a partir de 1995, com o início dos governos FHC e, consequentemente, com o início de mais uma reforma do Estado brasileiro, culminando com a aprovação, ainda em 1995, do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado.<hr/>This article analyzes social-democratic liberalism and the reform of the Brazilian State conducted from 1995-2002 in propositions presented in the arguments of a faction that led the political process and the Brazilian State apparatus based on a victorious coalition in 1994, which was composed through actions conducted by the Brazilian Social Democratic Party (PSDB). The faction was comprised by the national bourgeois pact and expressed in the political leadership of the intellectual Fernando Henrique Cardoso (FHC), who was elected president of the republic in 1994. To address these issues, the article analyzes the most general aspects of the reform of the Brazilian state, to understand how a certain liberal version emerged and how its political and ideological arguments were consummated and came together, based on a certain faction of the dominant classes, the political and economic leadership of the national bourgeois pact. This leadership was strengthened in 1995 with the initiation of the FHC administrations and its efforts to reform the Brazilian State, culminating in the approval in 1995 of the Master Plan for the Reform of the State Apparatus.<hr/>El presente artículo realiza un análisis sobre el liberalismo social demócrata y la reforma del Estado brasilero (1995-2002) como proposiciones presentadas en los argumentos de una facción que lideró el proceso político y el aparato del Estado brasilero, en el marco de una coalición victoriosa en 1994, generada a partir de acciones conducidas por el PSDB - Partido de la Social Democracia Brasilera -; facción que aglutinó el pacto burgués nacional expresado en la representación del liderazgo político del intelectual Fernando Henrique Cardoso, electo presidente de la República, en 1994. Para tratar de estas cuestiones, el artículo analiza los aspectos más generales de la reforma del Estado brasilero, para comprender como surgió una determinada versión liberal y cómo sus argumentos políticos e ideológicos se consolidaron a partir de una determinada facción de las clases dominantes, del liderazgo político y económico del pacto burgués nacional, fortalecido a partir de 1995 con el inicio de los gobiernos de FHC, y consecuentemente, con el inicio de más una reforma del Estado brasilero, culminando con la aprobación, también en 1995, del Plano Director de la Reforma del Aparato de Estado. <![CDATA[Liberalismo e formação de professores para educação de surdos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho analisa o cenário político em que a emergência de um campo de saber pedagógico-científico e de um corpo de expertise para o trabalho didático com os sujeitos surdos foram produzidos como necessários ao ideal moderno de civilização. Ao explicar o movimento da formação docente como dispositivo de governamentalidade, pretende-se contribuir com o entendimento de como os conjuntos discursivos que cruzam as medidas políticas geram significados que demarcam a educabilidade dos discentes surdos e o status profissional dos sujeitos docentes relacionando a funcionalidade desse jogo com o regime governamental do liberalismo. Para tanto, neste trabalho, buscou-se alicerce nas contribuições de Michel Foucault, utilizando a noção de dispositivo como utensílio metodológico e a noção de governamentalidade como ferramenta analítica. A partir da realização deste estudo, foi possível descrever a criação da formação de professores para a educação de surdos no século XIX como um dispositivo de governamentalidade acionado pelo Estado Liberal. Nessa conjuntura, a formação docente responde estrategicamente à urgência histórica de criar um regime de saber para os professores que permita ordenar a população escolar e produzir corpos surdos dóceis.<hr/>The article analyzes the political landscape in which the emergence of a field of scientific-pedagogical knowledge and a body of expertise for teaching deaf individuals were produced as understood to be necessary under the modern ideal of civilization. Teacher education is seen as an instrument of governmentality, to help understand how types of discourse used to support policy generate meanings that define the “educationability” of deaf students’ and the professional status of the teachers, relating the functionality of this interplay with the liberal governmental regime. This paper uses Michel Foucault’s concept of the device as a methodological tool and that of governmentality as an analytical tool. The study made it possible to describe the creation of teacher education for education of the deaf in the nineteenth century as an instrument of governmentality used by the liberal state. At that time, teacher education responded strategically to the urgent historic need to create a system of knowledge for teachers, which would allow establishing order in the school population and produce docile deaf bodies.<hr/>El trabajo analiza el panorama político en el que el surgimiento de un campo del conocimiento científico-pedagógico y de un cuerpo de experticia para el trabajo didáctico con los sujetos sordos, fueron producidos como necesarios para el ideal moderno de civilización. Al explicar el movimiento de la formación docente como dispositivo de gobernabilidad, se pretende contribuir con la comprensión de cómo los conjuntos discursivos que cruzan las medidas políticas generan significados que demarcan la educabilidad de los alumnos sordos y el status profesional de los sujetos docentes, relacionando la funcionalidad de este juego con el régimen gubernamental del liberalismo. Con este propósito se buscó como fundamento las contribuciones de Michel Foucault, utilizando la noción de dispositivo como herramienta metodológica y la noción de gobernabilidad como herramienta de análisis. A partir de la realización de este estudio, fue posible describir la creación de la formación de profesores para la educación de sordos en el siglo XIX, como un dispositivo de gobernabilidad accionado por el Estado Liberal. En esta coyuntura, la formación docente responde estratégicamente a la urgencia histórica de crear un régimen de saber para los profesores que permita conducir la población escolar y producir cuerpos sordos dóciles. <![CDATA[Política de avaliação da pós-graduação e suas consequências no trabalho docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, investigam-se as políticas de avaliação da pós-graduação e suas consequências no trabalho dos pesquisadores. A pesquisa fundamentou-se na abordagem qualitativa, incluindo a análise histórica e realização de entrevistas com professores dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Os resultados indicam que as atuais políticas para a educação superior do país se encontram inseridas nessa estratégia de inclusão da economia brasileira às intensas mudanças que ocorrem na base produtiva do capitalismo em nível global, atingindo as políticas públicas para a pós-graduação. As mudanças no mundo do trabalho tiveram um impacto significativo marcado pela negatividade na natureza do trabalho docente da pós-graduação.<hr/>This article investigates policies to evaluate graduate programs and their consequences for the work of researchers. The study was based on a qualitative approach, including a historic analysis and the realization of interviews with professors from the graduate programs in education at Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS) and Dom Bosco Catholic University (UCDB). The results indicate that current higher education policies in Brazil are inserted in a strategy for the inclusion of the Brazilian economy in the intense changes that are occurring in the productive base of capitalism on a global level. This is affecting public policies for graduate studies. The changes in the world of labor have had a significant impact marked by the negativity in the nature of the work of teachers in graduate studies.<hr/>En este artículo se investigan las políticas de evaluación del posgrado y sus consecuencias en el trabajo de los investigadores. Es un estudio de orden cualitativo que incluye el análisis histórico y la realización de entrevistas con profesores de los Programas de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) y de la Universidad Católica Dom Bosco (UCDB). Los resultados indican que las actuales políticas para la educación superior del país se encuentran inmersas en la estrategia de inclusión de la economía brasilera en los intensos cambios en la base productiva del capitalismo a nivel global, que cubren las políticas públicas para el posgrado. Los cambios en el mundo del trabajo tuvieron un impacto significativo marcado por la negatividad en la naturaleza del trabajo docente del posgrado. <![CDATA[Autonomia municipal e a gestão das políticas educacionais a partir da lógica dos sistemas de ensino: perspectivas de criação e implantação no estado do Pará]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo traça um panorama sobre o processo de criação e implantação dos sistemas municipais de ensino no Brasil e, particularmente, no Estado do Pará, onde são identificados desafios importantes à consolidação da gestão das políticas educacionais na perspectiva da descentralização possibilitada pela Constituição Federal de 1988 ao definir os municípios como entes federados autônomos. Para tanto, empreendeu-se uma pesquisa documental que deu a possibilidade de inferir que o processo de criação dos sistemas municipais de ensino vem se dando de forma ainda incipiente, em razão dos municípios ainda não disporem de conhecimento técnico e vontade política por parte dos gestores municipais para que seja assumida tal opção, como possibilidade de contribuir para a democratização da gestão educacional em âmbito local. Pelo menos, no plano teórico, a lógica que perpassa a criação dos sistemas de ensino é o estabelecimento de bases democráticas, nas quais a descentralização e a autonomia são elementos para se chegar ao que é possível e necessário para o avanço da educação local na sua missão de oferecer uma educação com qualidade a todos.<hr/>This study presents an overview of the process of creation and implementation of municipal education systems in Brazil and particularly in Pará State, and identifies important challenges to the consolidation of the administration of educational policies from the perspective of the decentralization made possible by the Federal Constitution of 1988, which defined the municipalities as autonomous federal entities. To do so, documentary research was conducted that made it possible to infer that the creation of the municipal education systems took place in an incipient manner, because many municipalities did not have the technical knowledge and political will from municipal administrators to assume this option, as a possibility for contributing to the democratization of educational management on a local level. At least on a theoretical level, the logic that involves the creation of educational systems emphasizes the establishment of democratic bases on which decentralization and autonomy are elements used to attain that which is possible and necessary for the advancement of local education in its mission to offer quality education for all.<hr/>Este estudio proporciona una visión general del proceso de creación e implementación de los sistemas municipales de enseñanza en Brasil y en particular en el Estado de Pará, donde son identificados los principales desafios para la consolidación de la gestión de las políticas educativas, desde la perspectiva de la descentralización posibilitada por la Constitución Federal de 1988 al definir los municipios como entes federados autónomos. Con este fin, se realizó una investigación documental que permitió inferir que el proceso de creación de los sistemas municipales de enseñanza se viene dando de forma aún incipiente, ya que los municipios no disponen de conocimiento técnico y voluntad política por parte de los gestores municipales para que esa opción sea asumida como posibilidad de contribuir a la democratización de la gestión educacional en el ámbito local. Por lo menos el plano teorico, la lógica que atraviesa la creación de los sistemas de enseñanza es el establecimiento de bases democráticas, en las que la descentralización y la autonomía son elementos clave para alcanzar lo que es posible y necesario para el avance de la educación local, en su misión de proporcionar una educación con calidad para todos. <![CDATA[O gasto aluno-ano no Paraná (Brasil) e a situação de financiamento da educação nas regiões metropolitanas do Estado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A distribuição dos recursos para a educação no Brasil, atualmente operada principalmente pela “política de fundos”, recebe influência, dentre outros determinantes, das condições político-econômicas regionais do país. O trabalho apresenta uma avaliação do gasto aluno-ano no Estado do Paraná considerando o tamanho dos municípios e o pertencimento ou não a regiões metropolitanas do Estado. Para isso, utilizaram-se os dados financeiros disponíveis na Secretaria do Tesouro Nacional (Finbra) e dados de balanços municipais. Problematizam-se os limites da redistribuição de recursos decorrentes das políticas de fundos - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) - no contexto paranaense e a manutenção das desigualdades de oferta educacional em contextos de metropolização.<hr/>The distribution of resources for education in Brazil, currently operated principally by the “funds policy,” is influenced by regional, economic and political conditions in the country and other determinants. The study presents an evaluation of spending per student per year in Paraná State, considering the size of the municipalities and whether they are part of metropolitan regions or not. It uses financial data from the National Secretary of the Treasury (Finbra) and data from municipal budgets. It analyzes the limits of redistribution of resources from funds policies - the Fund for the Maintenance and Development of Elementary and High School Education and to Support Teaching (Fundef) and the Fund for the Maintenance and Development of Elementary Education and for Support to Education Professionals (Fundeb) in Parana and the maintenance of the inequalities of education in metropolitan contexts.<hr/>La distribution des ressources pour l’éducation au Brésil, en vigueur actuellement, principalement, pour la “politique des fonds”, est influencée, entre autres déterminants, par les conditions politiques et économiques régionales du pays. Cet article présente une évaluation des coûts étudiant-année dans l’Etat du Paraná, en considérant la dimension des municipes et l’appartenance ou non dans les régions métropolitaines de l’Etat. Pour cela, nous avons utilisé les données financières disponibles sur le Secrétariat National du Trésor (Finbra) et les données des bilans municipaux. Nous avons problématisé les limites de la redistribution des ressources issues de la politique des fonds - Fond de Maintenance et Développement de l’Enseignement Fondamental et de Valorisation du Magistère (Fundeb) et Fond de Maintenance et Développement de l’Education de Base et Valorisation des Professionnels de l’Education (Fundef) - dans le contexte de l’Etat du Paraná et des inégalités de l’offre éducationnel dans le contexte de métropolisation. <![CDATA[Educação e implosão social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As espetaculares implosões conhecidas por diversos países interrogam o sociólogo e particularmente aqueles que percebem a educação como encarnação de esquemas de ação. Por que essas vertiginosas faltas de eficácia dos hábitos duravelmente inculcados? Ao lado da resposta classicamente procurada nas evoluções mais ou menos contingentes, este artigo sugere a existência de mecanismos inerentes aos processos de socialização, alimentando essas brutais evoluções. Em primeiro lugar, a socialização se apresenta como uma inserção em categorias heterogêneas em interação dinâmica, o que permite pensar sua dependência em relação às influências categoriais, às tensões e aos conflitos. Em segundo lugar, a interioridade implica um espaço de jogo ou espaço de reversibilidade, onde cada ator pode virtualmente esconder, mostrar, simular e transgredir as normas de ação das categorias de inserção, enfim, reservar-se à liberdade de desvios abruptos nas suas adesões.<hr/>The spectacular implosions experienced by various countries raise questions for sociologists, particularly those who see education as the embodiment of schemes for action. Why have habits that were inculcated through much struggle been severely ineffective? Along with the response classically sought in the more or less contingent developments, this article suggests that there are mechanisms inherent to socialization processes that feed these brutal evolutions. First, socialization is presented as insertion in heterogeneous categories in dynamic interaction, which allow analyzing their dependence on influential categories, tensions and conflicts. Second, interiority implies a space of interplay or a space of reversibility, where each actor can virtually hide, display, simulate and transgress the norms of action of categories for insertion, that is maintain the liberty of the abrupt deviations in their adhesions.<hr/>Les spectaculaires implosions connues par divers pays interrogent le sociologue et particulièrement ceux qui perçoivent l’éducation comme incarnation de schèmes d’action. Pourquoi ces vertigineux manques d’efficace d’habitus durablement inculqués? A côté de la réponse classiquement recherchée dans les glissements historiques plus ou moins contingents, J’article suggère «existence de mécanismes inhérents aux processus de socialisation et alimentant ces brutales évolutions. En premier lieu, fa socialisation se présente comme une insertion dans des catégories hétérogènes en interation dynamique, ce qui permet de penser sa dépendance envers les mouvances catégorielles, les tensions et les conflits. En second lieu, l’intériorité implique un espace de jeu ou espace de réversibilité, chaque acteur pouvant virtuellement cacher, montrer, simuler et transgresser les normes d’action des catégories d’insertion, bref, se réserver la liberté de brusques rocades dans ses adhésions.