Scielo RSS <![CDATA[Perspectiva]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-547320120002&lang=pt vol. 30 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title/> <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Educação ambiental corporativa para crianças: analisando a animação Peixonauta do Discovery Kids]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir da análise da série Peixonauta, desenho animado que integra a programação do canal de TV por assinatura Discovery Kids, vinculado ao grupo Discovery Channel, buscamos destacar como algumas problemáticas ambientais são apresentadas às crianças, bem como discutir como são delineadas, nesta série, algumas identidades preservacionistas. A animação Peixonauta dá destaque a questões ambientais: introdução de espécies exóticas e domésticas na natureza, e o modo como essa prática afeta o meio ambiente; poluição das águas, solo e ar; e certos fenômenos naturais. Realizado na intersecção da Educação, da Educação Ambiental, dos Estudos Culturais e dos Estudos de Mídia, este estudo problematiza o modo como este desenho ensina quais ações e quais problemas devem ser considerados relativamente aos chamados ambientes naturais. O corpus analítico compõe-se de 30 episódios que evidenciam quatro temáticas ambientais: a) reciclagem de materiais; b) introdução de espécies exóticas; c) poluição; d) mudanças climáticas e problemas associados. Os resultados sugerem que o Discovery Kids pratica uma espécie de “Educação Ambiental corporativa” ao introduzir e valer-se de temas “verdes” em sua programação. Em Peixonauta, tal intenção fica evidenciada. Algumas personagens representam sujeitos a serem conscientizados ambientalmente; outros ensinam o que é ser “ambientalmente responsável”. Há, também, os que detêm conhecimentos legitimados. Além disso, a tecnologia é colocada em destaque como meio seguro e rápido para a solução dos problemas ambientais. Mas, ao mesmo tempo, ao simplificar o encontro de soluções, a série operaria na direção da naturalização/banalização dos problemas ambientais, provocando o seu apagamento.<hr/>A partir del análisis de la serie “Peixonauta”, animación que integra la programación del Canal Discovery Kids, relacionado al grupo Discovery Channel, buscamos resaltar como algunos problemas ambientales se presentan a los niños, así como discutir cómo se describen, en esta serie, algunas identidades conservacionistas. La animación “Peixonauta” pone de relieve cuestiones ambientales: introducción de especies exóticas y domésticas en la naturaleza y cómo esta práctica afecta el medio ambiente; la contaminación del agua, suelo y aire; y ciertos fenómenos naturales. Ubicado en la intersección de la educación, educación ambiental, estúdios culturales y estudios de los medios de comunicación, este estudio cuestiona la forma con que este diseño enseña los problemas y, también, las acciones que deben considerarse en relación a los llamados entornos naturales. El corpus analítico consta de 30 episodios que destacan cuatro cuestiones ambientales: a) reciclaje de materiales; b) introducción de especies exóticas; c) contaminación; d) cambio climático y otros problemas asociados. Los resultados sugieren que el Discovery Kids practica un tipo de “educación ambiental corporativa” por introducir y utilizar temas “verdes” em su programación. En “Peixonauta”, se evidencia esta intención. Algunos caracteres representan sujetos conscientes del medio ambiente; otros enseñan lo que es ser “ambientalmente responsables”. Hay también los que detienen el conocimiento legitimado. Además, la tecnología es puesta en el centro de atención como um medio para la solución segura y rápida de los problemas ambientales. Pero al mismo tiempo, haciendo la simplificación de la búsqueda de soluciones, la serie hace la naturalización / trivialización de los problemas ambientales, provocando su eliminación.<hr/>By analysing the animated TV series Fishtronaut broadcast by the cable television channel Discovery Kids, which is associated to the Discovery Channel group, we point out how environmental issues are presented to children and how some preservationist identities are portrayed by this TV series. Fishtronaut emphasizes a number of environmental issues: the introduction of exotic and domestic species in nature, and how this affects the environment; water, soil and air pollution; and certain natural phenomena. Conducted at the intersection of the fields of education, environmental education, cultural studies and media studies, this study analyzes how this cartoon teaches which actions and problems should be considered in relation to the so-called natural environments. The analysis focused on 30 episodes that present four environmental themes: a) material recycling; b) introduction of exotic species; c) pollution; and d) climate change and associated problems. The results suggest that Discovery Kids practices a kind of “corporate environmental education” by introducing and drawing on “green” themes in its scheduling. This aim is clear in Fishtronaut. Some characters represent subjects who are made environmentally aware; others teach “environmental responsibility”. Others have legitimated knowledge. Moreover, technology is highlighted as a safe and fast way to solve environmental problems. But by simplifying solutions, the series tends to present environmental problems in a banal and naturalized manner, leading to their elimination. <![CDATA[O dispositivo da sustentabilidade: pedagogias no contemporâneo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho deriva-se de duas pesquisas, cujo foco central é a relação entre a educação e a sustentabilidade. Discutem-se no texto as pedagogias postas em circulação na cultura a partir do dispositivo da sustentabilidade, através dos seus inúmeros artefatos (textos jornalísticos, capas de revistas, entre outros). Inicialmente, explicita-se o entendimento do conceito de dispositivo: noção com a qual se operam as análises das pesquisas. Depois, adentra-se nas pedagogias instituídas pelas linhas de composição do dispositivo da sustentabilidade através de duas imagens midiáticas sobre a questão ambiental. A partir delas, argumenta-se um dos efeitos pedagógicos do dispositivo: sua penetrabilidade, pelas teias do mercado, nos modos como se enxerga e se narra a vida. Os referenciais teóricos utilizados advêm dos Estudos Culturais, em suas vertentes pós-estruturalistas. Esse amplo e controverso campo de estudos e de práticas permite colocar sob rasura as narrativas sobre a sustentabilidade, buscando vê-las em seus efeitos.<hr/>Este trabajo se deriva de dos investigaciones cuyo foco central es la relación entre educación y sostenibilidad. En este texto, se discuten las pedagogías que circulan en la cultura a partir del dispositivo de sostenibilidad, a través de sus innumerables vehículos (textos periodísticos, tapas de revistas, entre otros). Inicialmente, se explica el concepto de dispositivo: noción con la cual se operan los análisis de las investigaciones. Luego, se profundiza en las pedagogías instituidas por las líneas de composición de este dispositivo de sostenibilidad a través de dos imágenes mediáticas sobre la problemática ambiental. A partir de estas imágenes, se argumenta sobre uno de los efectos pedagógicos del dispositivo: su penetrabilidad en los tejidos del mercado, en el modo como se ve y se narra la vida. Los referentes teóricos utilizados provienen de estudios culturales en sus vertientes post-estructuralistas. Este amplio y controvertido campo de estudio y de prácticas permite colocar borradura en las narrativas sobre sostenibilidad, buscando verlas en sus efectos.<hr/>This paper is derived from two studies that focus on the relationship between education and sustainability. It discusses pedagogies that circulate in the culture based on the dispositif of sustainability, through its numerous artifacts (newspaper articles, magazine covers, among others). The paper first explains the concept of dispositif that was used to conduct the studies. Second, the pedagogies established by the lines of composition of the dispositif of sustainability are contemplated through the analysis of two media images about the environmental issue. From them, it presents the educational effects of this dispositif, its penetrability through the webs of the market and the ways in which life is seen and narrated. The theoretical framework used here derives from cultural studies, in a post-structuralist orientation. This broad and controversial field of study and practice allows placing narratives about sustainability sob rasura to see them through their effects. <![CDATA[Environmentalizing the curriculum: a critical dialogue of south-north framings]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The question of how the environmentalization of the curriculum might occur in the higher education sector in a sustainable manner has become a local, national, regional and global concern for environmental educators, specifically, and educators, generally. The contemporary ACES framework includes ten characteristics of “environmentalization” deemed appropriate for incorporation into teacher education programs, and has been adopted by some Brazilian public universities among others in Latin America and Europe. This highly influential framework was developed by a group of “Latin” academics from Europe and Latin America. We bring that framework into critical dialogue with the development of the “socially critical” and “post-critical” perspectives in environmental education curriculum and framings of its research, as this critical discourse has developed in the Anglo-speaking North over the past thirty years. We reflexively identify a number of key similarities and differences in this South-North dialogue. Brazilian educators, curriculum specialists and researchers, for whom this article is primarily written, might further refine the critical possibilities of the ACES framework in their efforts to environmentalize the curriculum. More broadly, this article exemplifies a non-colonial approach to globalizing the discourse of environmental education.<hr/>A questão de como a ambientalização do currículo pode ocorrer de forma sustentável na educação superior tornou-se uma preocupação local, nacional, regional e global para educadores ambientais, especificamente, e educadores de maneira geral. O framework contemporâneo da rede ACES inclui dez características de ambientalização consideradas adequadas para incorporação nos programas de educação de professores, e tem sido adotado em algumas universidades públicas brasileiras entre outras da América Latina e Europa. O framework da Rede ACES foi desenvolvido por um grupo de acadêmicos “latinos” da Europa e América Latina. Trazemos esse influente framework em diálogo crítico com o desenvolvimento de perspectivas “socialmente críticas” e “pós-críticas” no currículo de educação ambiental de acordo com investigações sobre como esses discursos críticos têm sido desenvolvido no “Anglo-Norte” nos últimos trinta anos. Reflexivamente, identificamos um número de semelhanças e diferenças chaves no âmbito do diálogo Sul-Norte. Educadores, especialistas em currículo e pesquisadores do Brasil, para quem este artigo é prioritariamente escrito, podem refinar ainda mais as possibilidades críticas do framework da Rede ACES em seus esforços para ambientalizar o currículo. De modo geral, este artigo exemplifica uma abordagem “não colonial” de globalização do discurso da educação ambiental.<hr/>La cuestión de cómo la ambientalización del currículo puede ocurrir de forma sostenible en la educación superior se há convertido en una preocupación local, nacional, regional y global para educadores ambientales, específicamente, y educadores en general. El marco contemporáneo de la Red ACES incluye diez características de ambientalización que son consideradas adecuadas para incorporación en los programas de formación docente, y ha sido adoptado en algunas universidades públicas brasileñas entre otras de América Latina y Europa. El marco fue desarrollado por um grupo de estudiosos “latinos” de Europa y América Latina. Traemos este influente marco en diálogo crítico con el desarrollo de las perspectivas “socialmente crítica” y “pos-críticas” del currículo de educación ambiental de acuerdo con las investigaciones sobre cómo estos discursos críticos se han desarrollado en la “Anglo-Norte” em los últimos 30 años. Reflexivamente, se identificaron un número de similitudes y diferencias claves en el marco del diálogo Sur-Norte. Educadores, especialistas de currículo e investigadores de Brasil, para quien este artículo es prioritariamente escrito, pueden refinar más las possibilidades críticas do marco de la Red ACES en sus esfuerzos para ambientalizar el currículo. En General, este artículo ejemplifica una abordaje “no colonial” de la globalización del discurso de la educación ambiental. <![CDATA[Os projetos político-pedagógicos dos cursos de pedagogia e os temas ambientais: o caso das universidades federais brasileiras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A discussão em torno da temática ambiental e das possibilidades e limites do processo educativo relacionado com as questões propostas por essa temática se faz presente em muitos setores da sociedade atual. A produção e veiculação de pesquisas e a proposição de programas e ações relacionados principalmente com a inserção da Educação Ambiental (EA) no ensino formal nos permitem vislumbrar a amplitude que tal iniciativa vem tomando. Nesse contexto, desenvolvemos uma pesquisa em nível de mestrado que se insere no âmbito do Projeto Observatório da Educação Capes/INEP/Secadi e procura analisar possíveis processos de ambientalização curricular expressos nos projetos políticopedagógicos (PPP) dos cursos de licenciatura em Pedagogia de universidades federais brasileiras. O artigo que apresentamos é um recorte dessa pesquisa no qual aprofundamos a discussão de dois temas ambientais: - As dimensões da EA - e - Desenvolvimento e natureza: algumas possibilidades -. Assim, partindo de uma pesquisa documental e tendo o apoio teórico de autores que têm procurado refletir sobre os significados da temática ambiental para as sociedades contemporâneas e sobre propostas críticas para a Educação Ambiental, procura-se explorar, por meio de análise dos PPPs, possíveis sentidos atribuídos a esses processos de ambientalização curricular. Como principal referencial metodológico, nos apoiamos na proposta de - produção de sentidos - apresentada por Gomes e Nascimento (2006). Algumas reflexões sobre os dados nos permitem vislumbrar que diferentes temas ambientais vêm sendo considerados nos projetos desses cursos, o que evidencia movimentos e processos de ambientalização curricular.<hr/>La discusión alrededor de la temática ambiental y de las posibilidades y limites del proceso educativo relacionado a las cuestiones propuestas por esta temática se hace presente en muchos sectores de la sociedad actual. La producción y puesta en circulación de investigaciones y la proposición de programas y acciones relacionadas principalmente a la inserción de la educación ambiental en la enseñanza tradicional nos permiten vislumbrar la amplitud que tal iniciativa ha venido tomando. Delante de este contexto, desarrollamos una investigación a nivel de maestría que busca analizar posibles procesos de ambientalización curricular expresos en los proyectos político-pedagógicos (PPP) de los cursos de licenciatura en Pedagogía de las universidades federales brasileñas. De ese modo, el texto que aquí presentamos es un recorte de esta investigación que se desarrolló en el ámbito del Proyecto Observatorio de la Educación CAPES/INEP/SECADI, en el cual buscamos explicitar los temas ambientales que se hacen presentes en estos proyectos, yendo más a fondo, para este trabajo, en dos de ellos: “Las dimensiones de EA” y “Desarrollo y naturaleza: algunas posibilidades”. De ese modo, partiendo de una investigación documental y con el apoyo teórico de autores que han buscado reflexionar sobre los significados de la temática ambiental para las sociedades contemporáneas y sobre propuestas críticas para la Educación Ambiental, buscamos explorar posibles sentidos atribuidos a estos procesos de ambientalización curricular, a partir del análisis de los PPP. Como principal referencia metodológica nos apoyamos en la propuesta de “producción de sentidos” presentada por Gomes y Nascimento (2006). Algunas reflexiones sobre los datos nos permiten vislumbrar qué diferentes temas ambientales han estado siendo tenidos en cuenta en los proyectos de estos cursos, poniendo em evidencia movimientos y procesos de ambientalización curricular.<hr/>Discussions about the environment and the possibilities and limits of the educational process in relation to environmental issues are evident in many social sectors. The development and promotion of studies, and the proposal of programs and actions related to the inclusion of environmental education in formal teaching indicate the range that this proposal has been gaining. In this regard, under the scope of the Educational Observatory Project CAPES/INEP/SECADI, we conducted research for a master’s degree that examined possible “curriculum greening” processes present in pedagogical policy projects (PPPs) for teacher education courses in Brazilian federal universities. The text presented here is a summary of this survey and details two environmental topics found in these projects: “Dimensions of EA” and “Development and Nature: some possibilities.” Based on documentary research and with the theoretical support of authors who have attempted to reflect on the meanings of environmental topics for contemporary societies and on critical proposals for environmental education, we explored the meanings attributed to these curriculum greening processes by analyzing the PPPs. We used the “production of meanings” proposal by Gomes and Nascimento (2006) as our key methodological reference. Several reflections on this data lead us to conclude that a number of environmental topics have been considered in these courses, which reveals curriculum greening movements and processes. <![CDATA[Parte de la naturaleza: sobre el cuerpo como potencia compositiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En medio de la constelación de mitos que han contribuido a la actual crisis socioecológica, se encuentra la creencia de que somos individuos sustanciales, atomizados o separados del entorno al cual intentamos ‘dominar’. La ignorancia con respecto a nuestra interdependencia ontológica está en la base de muchas de nuestras posturas (auto) destructivas y ha sido reforzada por diversos sistemas teóricos a lo largo de la historia occidental. Al margen de dualismos platónicos, de transcendencias judaicocristianas y del cogito cartesiano, la filosofía de Benedictus de Spinoza (1632-1677) nos invita a repensar los fundamentos de la realidad compleja en la cual estamos inmersos. Mi propósito en este artículo es tejer relaciones productivas entre algunas dimensiones de su filosofía, el pensamiento ambiental y la educación. El punto de partida será la concepción spinozista de cuerpo. Este será definido como potencia que se expresa a la vez como productividad (fuerza causal) y sensibilidad (fuerza receptiva). El carácter esencialmente relacional y afectivo del cuerpo humano nos permitirá pensarlo también como potencia compositiva. Desconstruyendo la dicotomia entre Naturaleza y Cultura, propondré que reflexionemos sobre las composiciones humano-tecnológicas con respecto a sus efectos sobre nuestra potencia de pensar y actuar. En conclusión, presentaré algunos comentarios sobre el rol de la educación como espacio relacional, en el cual se pueden integrar de forma potenciadora las dimensiones epistémica, ética, política y ambiental de nuestra existencia como partes interdependientes de la Naturaleza.<hr/>Em meio à constelação de mitos que têm contribuído para a atual crise socioecológica, encontra-se a crença de que somos indivíduos substanciais, atomizados ou separados do meio o qual tentamos “dominar”. A ignorância com respeito à nossa interdependência ontológica está na base de muitas das nossas posturas (auto)destrutivas e tem sido reforçada por diversos sistemas teóricos ao longo da história ocidental. À margem de dualismos platônicos, de transcendências judaico-cristãs e do cogito cartesiano, a filosofia de Benedictus de Spinoza (1632-1677) nos convida a repensar os fundamentos da realidade complexa na qual estamos imersos. Meu propósito neste artigo é tecer relações produtivas entre algumas dimensões da filosofia de Spinoza, o pensamento ambiental e a educação. Nosso ponto de partida será a concepção spinozista de corpo. Este será definido como potência que se expressa ao mesmo tempo como produtividade (força causal) e sensibilidade (força receptiva). O carácter essencialmente relacional e afetivo do corpo humano nos permitirá pensá-lo também como potência compositiva. Desconstruindo a dicotomia entre Natureza e Cultura, proporei que reflexionemos sobre as composições humano-tecnológicas com respeito a seus efeitos sobre nossa potência de pensar e atuar. Em conclusão, apresentarei alguns comentários sobre o papel da educação como espaço relacional no qual podem se integrar de forma potenciadora as dimensões epistêmica, ética, política e ambiental da nossa existência como partes interdependentes da Natureza.<hr/>Among the constellation of myths that have contributed to the current socioecological crisis is the belief that we are substantial or atomized individuals whose lives somehow evolve separately from the environment that we try to “control”. Ignorance in relation to our ontological interdependence lies at the base of many of our (self )destructive attitudes and has been reinforced by various theoretical systems throughout Western history. At the margin of Platonic dualisms, Judaic-Christian transcendences, and the Cartesian cogito, Benedictus de Spinoza’s (1632-1677) philosophy invites us to rethink the foundations of our complex reality. My purpose in this paper is to construct productive relations between some dimensions of his philosophy, environmental thought and education. We begin with Spinoza’s conception of the body, which is defined by both its productive or causal power and its sensitive or receptive power. The human body’s relational and affective character will also allow us to consider it as a compositive power. In deconstructing the dichotomy between nature and culture, I propose that we reflect upon the effects that human-technological compositions have on our power to think and act. In conclusion, I will comment on the empowering role of education to integrate epistemic, ethical, political and environmental dimensions of our existence, and to show us that we are, after all, interdependent parts of Nature. <![CDATA[Educação Ambiental: a emergência de um campo científico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No presente artigo, são apresentadas algumas questões, acontecimentos e autores que contribuíram para a Educação Ambiental se constituir como campo (na definição de Bourdieu) no espaço científico brasileiro e internacional. Num segundo momento, a Educação Ambiental é analisada como campo emergente, que se encontra defrontada com a concepção hegemônica neoliberal, competitiva e produtivista de ciência e, portanto, antagônica ao ideário ecologista que originou e identifica as “educações ambientais” (Rodrigo Barchi). Entre os autores que colaboram com a argumentação do autor, encontram-se Álvaro Vieira Pinto, Paulo Freire, Jean Ladrière, Isabelle Stengers, Pierre Bourdieu e Michel Foucault. A diversidade epistemológica entre esses autores se justifica, pois o autor do artigo procurar explicitar um itinerário pessoal de leituras ao longo de sua trajetória que coincide com o momento histórico da emergência da Educação Ambiental como campo.<hr/>El artículo examina algunos cuestionamentos, acontecimientos y autores que hicieron posible que la educación ambiental se constituyera como um campo científico según la noción de Pierre Bourdieu, en los espacios académicos brasileños e internacionales. La educación ambiental es también analizada como um campo científico emergente em oposición a la ciencia propuesta por el neoliberalismo, que estimula la competición y el produtivismo y por esto es una propuesta antagónica con el ideário ecologista de las prácticas e investigaciones de las educaciones ambientales (Rodrigo Barchi). Álvaro Vieira Pinto, Paulo Freire, Jean Ladrière, Isabelle Stengers, Pierre Bourdieu e Michel Foucault, a pesar de que no comparten las mismas bases epistemológicas, son las bases teóricas del análisis. El autor, como un investigador del campo, presenta algunas de sus lecturas personales hechas al mismo tiempo em que la educación ambiental empezó su constitución como un campo científico.<hr/>This article examines some questions, events and theorists who have helped environmental education become a new scientific field (“champs” in Bourdieu) in Brazilian and international academic contexts. Environmental education is examined as an emerging field that faces the hegemonic neoliberal competitive and production-oriented conception of science, which is therefore antagonistic to the ecological ideals that gave rise to and are identified with “environmental education” (Rodrigo Barchi). Concepts from Álvaro Vieira Pinto, Paulo Freire, Jean Ladrière, Isabelle Stengers, Pierre Bourdieu and Michel Foucault, despite their epistemological differences, are used as foundations for this article. The writer presents some of his personal epistemological readings conducted in the historic moment that environmental education was being established as a field. <![CDATA[Educação, escola e ambiente urbano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No presente artigo, são apresentadas algumas questões, acontecimentos e autores que contribuíram para a Educação Ambiental se constituir como campo (na definição de Bourdieu) no espaço científico brasileiro e internacional. Num segundo momento, a Educação Ambiental é analisada como campo emergente, que se encontra defrontada com a concepção hegemônica neoliberal, competitiva e produtivista de ciência e, portanto, antagônica ao ideário ecologista que originou e identifica as “educações ambientais” (Rodrigo Barchi). Entre os autores que colaboram com a argumentação do autor, encontram-se Álvaro Vieira Pinto, Paulo Freire, Jean Ladrière, Isabelle Stengers, Pierre Bourdieu e Michel Foucault. A diversidade epistemológica entre esses autores se justifica, pois o autor do artigo procurar explicitar um itinerário pessoal de leituras ao longo de sua trajetória que coincide com o momento histórico da emergência da Educação Ambiental como campo.<hr/>El artículo examina algunos cuestionamentos, acontecimientos y autores que hicieron posible que la educación ambiental se constituyera como um campo científico según la noción de Pierre Bourdieu, en los espacios académicos brasileños e internacionales. La educación ambiental es también analizada como um campo científico emergente em oposición a la ciencia propuesta por el neoliberalismo, que estimula la competición y el produtivismo y por esto es una propuesta antagónica con el ideário ecologista de las prácticas e investigaciones de las educaciones ambientales (Rodrigo Barchi). Álvaro Vieira Pinto, Paulo Freire, Jean Ladrière, Isabelle Stengers, Pierre Bourdieu e Michel Foucault, a pesar de que no comparten las mismas bases epistemológicas, son las bases teóricas del análisis. El autor, como un investigador del campo, presenta algunas de sus lecturas personales hechas al mismo tiempo em que la educación ambiental empezó su constitución como un campo científico.<hr/>This article examines some questions, events and theorists who have helped environmental education become a new scientific field (“champs” in Bourdieu) in Brazilian and international academic contexts. Environmental education is examined as an emerging field that faces the hegemonic neoliberal competitive and production-oriented conception of science, which is therefore antagonistic to the ecological ideals that gave rise to and are identified with “environmental education” (Rodrigo Barchi). Concepts from Álvaro Vieira Pinto, Paulo Freire, Jean Ladrière, Isabelle Stengers, Pierre Bourdieu and Michel Foucault, despite their epistemological differences, are used as foundations for this article. The writer presents some of his personal epistemological readings conducted in the historic moment that environmental education was being established as a field. <![CDATA[As Bruxas no Divã: o desafio de ser criativo e ousar no ensino de artes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo relata o projeto As Bruxas no Divã, que consiste na produção de um filme no Instituto Estadual de Educação (IEE), escola da rede estadual de ensino de SC. Nele introduziu-se a linguagem cinematográfica na Educação Infantil, contribuindo no processo de ensino e aprendizagem de Artes. O objetivo deste projeto foi desenvolver uma vivência dentro das diversas linguagens artísticas, como o teatro, as artes visuais, a música, a dança e demais ramificações, bem como aguçar a reflexão sobre questões existenciais da vida e potencializar os processos criativos. Para a realização do filme foram utilizados diversos saberes, bem como novas tecnologias, seguidas da observação e analise do aproveitamento que os alunos obtiveram nessa proposta de prática pedagógica. O elemento motivador dos pesquisados foi a literatura e a produção de cinema amador infantil, que comprovou ser uma forma de comunicação apta a estabelecer interdisciplinaridade de várias áreas do conhecimento de forma criativa e harmoniosa.<hr/>Este artículo presenta el proyecto “Las brujas en el diván”, que consiste em la producción de una película en el Instituto de Educación del Estado (IEE), en la escuela pública del Estado de Santa Catarina. En el se introdujo el linguaje cinematográfico en la educación infantil, contribuyendo en el proceso de enseñanza y aprendizaje del arte. El objetivo de este proyecto fue desarrollar uma experiencia dentro de las diversas formas artísticas como el teatro, artes visuales, música, danza y otras ramificaciones, así como afinar la reflexión sobre las preguntas existenciales de la vida y mejorar el proceso creativo. Para la realización de la película se utilizaron diversos saberes así como nuevas tecnologías seguidas de la observacióń y análisis del aprovechamiento que los alumnos obtuvieron durante la práctica pedagógica. El elemento motivador en los participantes fue la literatura y la producción de cine amateur infantil, que resultó ser una forma de comunicación apta para establecer interdisciplinaridade con varias áreas del conocimiento de forma creativa y harmoniosa.<hr/>This article reports on the “Witches on the Divan”, project that consists in the production of a film at the Instituto Estadual de Educação (IEE), a school in the Santa Catarina state educational system. It introduces cinematographic language to elementary education, contributing to the teaching and learning of arts. The purpose of the project was to develop an experience within various artistic languages, such as theater, visual arts, music, dance and others, and to sharpen the reflection about existential questions of life and give potential to creative processes. Various kinds of knowledge were used to make the film, as well as new technologies, followed by observation and analysis of how students used this proposal for pedagogical practice. The motivating element of the research was the literature and production of amateur children’s cinema, which proved to be a form of communication capable of establishing interdisciplinarity among various fields of knowledge in a creative and harmonious manner. <![CDATA[O garoto selvagem: a importância das relações sociais e da educação no processo de desenvolvimento humano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo do pressuposto de que o processo de hominização ocorre na medida em que o indivíduo, vivendo em comunidade, se organiza sob as bases do trabalho, submetendo-se às leis sociais e históricas, o presente estudo analisa o filme francês O garoto selvagem (L’enfant sauvage), de 1969, cuja narrativa pauta-se na história verídica da descoberta, em 1797, de um garoto com idade entre 11 e 12 anos, que não demonstrava resquícios do contato com a sociedade humana. Considerando a relação que se estabelece entre os processos de desenvolvimento e aprendizagem, configurados numa situação incomum de total isolamento social, refletiu-se sobre as dificuldades e os avanços relatados pelo médico Jean Marc Itard, em relação à reeducação do “garoto selvagem”. Nesse sentido, a perspectiva histórico-cultural subsidiou a análise sobre o papel desempenhado pela educação nos processos de hominização e desenvolvimento cognitivo do garoto, ponderando as mudanças experimentadas por Victor, em meio às sucessivas tentativas de socialização impetradas por seu tutor. Anseia-se, assim, contribuir com as discussões fomentadas por autores como Banks-Leite e Galvão (2000a; 2000b); Gonçalves e Peixoto (2001); Dias (2007); Feijó (2007), entre outros.<hr/>Suponiendo que el proceso de la evolución humana se produce en el individuo, que vive en la comunidad, se organiza sobre la base de la obra, sometiéndose a las leyes sociales e históricas, este estúdio examina la película francesa “El niño salvaje (L’enfant sauvage), de 1969, cuya narración es guiada en la historia real del descubrimiento, en 1797, de un niño de edad comprendida entre los 11 y 12, que no mostró rastros de contacto con la sociedad humana. Em este sentido, teniendo en cuenta la relación establecida entre los processos de aprendizaje y desarrollo, sistema en una situación muy inusual de aislamiento social total, hemos tratado de reflexionar sobre las dificultades y los avances realizados por el médico Jean Marc Itard, en relación con el proceso de reeducación del “niño salvaje” en busca de definir, a la luz de la teoría históricocultural, los factores determinantes em el proceso de la evolución humana y el desarrollo cognitivo del niño, analizando la influencia de la interacción social y el papel de la educación en este proceso.<hr/>Based on the understanding that the process of human evolution occurs to the degree that the individual, living in community, is organized on the basis of work, submitting to social and historical laws, this study examines the French film L’enfant sauvage, (The Wild Boy) 1969, whose narrative is based on the true story of the discovery in 1797 of a boy between 11 and 12 who showed no traces of contact with human society. In this sense, considering the relationship established between the processes of learning and development, set in a highly unusual situation of total social isolation, we attempted to reflect on the difficulties and progress reported by the physician Jean Marc Itard, in relation to the reeducation of the “wild boy”, seeking to define, in the light of historical-cultural theory, the determining factors in the process of human evolution and cognitive development of the boy, analyzing the influence of social interaction and the role of education in this process. <![CDATA[A oralidade, a escrita e as condições de produção de textos na escola: a constituição da escrita escolar em objeto de investigações acadêmicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No presente trabalho, tematiza-se o processo de constituição da escrita escolar em objeto de pesquisa de investigações acadêmicas. O material de análise foi produzido em programas de pós-graduação de universidades brasileiras. Observaram-se as bases semânticas dos discursos sobre ensino de Língua Portuguesa que se constituíram na década de 80 do século XX. Os trabalhos de pesquisa desenvolvidos nesse momento se caracterizariam por considerar a organização textual do escrito, produzido em contexto de ensino, em função de oposições resultantes de diferenças linguísticas e/ou sociais. Tais diferenças se representariam pela contraposição entre fatos de oralidade e fatos de escrita. As características dos textos produzidos na escola decorreriam, de um lado, de os alunos não terem conhecimentos sobre a modalidade escrita e, de outro, de as condições de produção do texto na escola não serem autênticas. No tratamento em contraste de elementos associados a condições internas e a condições externas à escola, os fatores de textualidade se posicionam como índices discursivos para o pesquisador em seu trabalho de constituição da escrita escolar em objeto de análise.<hr/>This study analyzes the constitution of school writing as an object of research in scholarly investigations. The material analyzed was produced in graduate programs in Brazilian universities. The semantic foundations of discourses about Portuguese language education that were constituted in the 1980s were observed. The research undertaken considered the textual organization of writing, produced in the teaching context, as a function of oppositions resulting from linguistic and or social differences. These differences are represented by a counterpoint between facts of orality and facts of writing. The characteristics of the texts produced in school are the result, on one hand, of the students not having knowledge about the writing modality, and on the other, that the conditions for production of text in the school are not authentic. In contrasting the elements associated to conditions inside and outside the school, factors of textuality are positioned as discursive indexes for the researcher when using school writing as an object of analysis.<hr/>Ce travail thématise le processus de constitution de l’écriture scolaire em objet des investigations académiques. Le matériel d’analyse à été produit dans les programmes d’études supérieures dans les universités brésiliennes. Nous avons observé les bases sémantiques des discours sur l’enseignement de la Langue Portugaise constitués dans les années 80 du XXème siècle. Les travails de recherche développés en ce moment sont caractérisés pour considérer l'organisation textuel de l’écrit, produit dans le contexte de l’enseignement, en fonction des oppositions résultantes des différences linguistiques et/ou sociales. Telles différence sont représentées par la contra-position entre les faits de l'oralité et les faits de l’écriture. Les caractéristiques des textes produits à l’école se doivent, par une coté, des élèves n’ayant pas la connaissance sur la modalité de l’écriture, et par autre, des conditions de production de texte à l’école n’être pas authentiques. Dans le traitement en contraste avec les éléments associés aux conditions internes et aux conditions externes à l’école, les facteurs de textualité sont positionnés comme des index discursifs pour le chercheur dans son travail de constitution de l’écriture scolaire comme objet d’analyse. <![CDATA[Ensino superior, mídias e conhecimento: novas notícias e velhos discursos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A série de reportagens Universidade: a chave do futuro, exibida no mês de maio de 2011, no Jornal da Globo, é o recorte midiático que serve como ponto de partida para as discussões deste estudo. Apresentamos a análise de tal série entendendo que os meios de comunicação atuam como porta-vozes do pensamento conservador brasileiro. O ferramental gramsciano norteia a análise ao situar as disputas ideológicas entre os grupos sociais na sociedade civil, representados pelos aparelhos privados de hegemonia, dentre os quais estão os meios de comunicação. O estudo perpassa pelas discussões sobre o protagonismo da educação, sobretudo no atendimento às demandas do mercado e para o desenvolvimento, na estreita vinculação entre a educação e o setor econômico; a estrutura de tripé para a boa universidade; o binômio público e privado; bem como a avaliação e o ranqueamento das universidades. Tais temáticas em destaque expressam a constituição de um consenso conservador a respeito da reconfiguração do Ensino Superior no Brasil.<hr/>The series of reports University: the key to the future, presented in May 2011 on the Jornal da Globo national television news program serves as the basis for the discussions in this study. We present an analysis of this series, understanding that the communication media act as spokesmen for conservative Brazilian thinking. Gramscian concepts guide the analysis by locating the ideological disputes among the social groups in civil society, represented by the private apparatuses of hegemony, which includes the communication media. The study looks at the discussions about the role of education, particularly for meeting market demands and serving development, and the close tie between education and the economic sector; the tripartite structure of a good university; the public and private binomial; and the evaluation and ranking of universities. These themes 1express the constitution of a conservative consensus concerning the reconfiguration of higher education in Brazil.<hr/>La série de rapports “Université: clé de l’avenir’’, exhibé au mois de mai 2011, dans le Jornal da Globo (journal télévisé Brésilien), c’est le record médiatique qui sert comme point de départ pour les discussions de cet étude. Nous présentons l’analyse de cette série, en comprenant que les médias agissent comme porteparole de la pensée conservatrice au Brésil. L’outil gramscien guide l’analyse situant différences idéologiques entre les groupes sociaux dans la société civile, représentés par des appareils privés de l’hégémonie, parmi eux, les médias. Cet étude passe par les discussions sur le rôle de l’éducation, en particulier quand il s’agit de répondre aux exigences du marché et du développement, dans l’étroite liaison entre l’éducation et le secteur économique; la structure du trépied pour une bonne université; le binôme public et privé; et l’évaluation et le classement des universités. Les themes soulignés expriment la constitution d’un consensus conservateur au sujet de la configuration de l’Enseignement Supérieur au Brésil. <![CDATA[A educação superior no plano nacional de educação 2011-2020]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa o embate entre projetos antagônicos de educação e universidade que atravessa a história brasileira e sua face atual expressa nas disputas pela estruturação do Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020. Considera as ações da Campanha em Defesa da Escola Pública e do Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública como importantes referências deste embate. Apoiado nos documentos produzidos pelo MEC e pelo Fórum, o texto analisa as principais divergências entre o PNE - Proposta da Sociedade Brasileira e o PNE aprovado no Governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), problematizando os vetos daquele governo à alocação de verba pública para a Educação Superior pública. O artigo analisa algumas metas e estratégias do PL 8035/10 - PNE 2011-2020, especialmente aquelas referentes à Educação Superior, questionando em que medida o novo Plano expressa o aprofundamento das diretrizes da atual política de Educação Superior. Por fim, problematiza a concepção de investimento público total em relação ao PIB, que inclui a transferência de recursos públicos ao setor privado, principalmente através de programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), como um indicativo do aprofundamento da privatização da Educação Superior brasileira na próxima década.<hr/>The article analyses the confrontation between antagonistic projects of education and university through the Brazilian history and its current face expressed in disputes by structuring the National Plan for Education 2011-2020. Analyzes the actions of the Campaign in Defense of Public School and the National Forum in Defense of Public School as important references for this contest. Supported in documents produced by MEC and the Forum, the text examines the main differences between the PNE -Proposal of Brazilian society and the PNE approved in Fernando Henrique Cardoso Government (1995-2002), analyses the vetoes that Government allocating public funds to public higher education. The article discusses some of the strategies of PL 8035/10 - PNE 2011-2020, especially those relating to higher education, questioning to what extent the new Plan express the strengthening of current guidelines for higher education policy. Finally, analyses the design of total public investment to PIB that includes the transfer of public resources to the private sector, mainly through programs like FIES, as indicative of the privatization of Brazilian higher education in the next decade.<hr/>El artículo analiza el enfrentamiento entre proyectos antagónicos de la educación y de universidad a través de la historia brasileña y su rostro actual expresado en disputas por la estructuración del Plan de Educación Nacional 2011-2020. Analiza las acciones de la Campaña en Defensa de la Escuela Pública y el Foro Nacional en Defensa de la Escuela Pública como importantes referencias para este concurso. Apoyado en documentos elaborados por el MEC y el Foro, el texto examina las principales diferencias entre la propuesta de PNE de la sociedad brasileña y el PNE aprobada em el Gobierno Fernando Henrique Cardoso (1995/2002), problematizando los vetos del Gobierno asignar fondos públicos a la educación superior pública. El artículo describe algunos de los objetivos y estratégias de PL 8035/10 - PNE 2011-2020, especialmente las relativas a la educación superior, cuestiona hasta qué punto el nuevo Plan expresa el fortalecimiento de las actuales directrices para la política de educación superior. Por último, cuestiona el diseño de la inversión pública total al PIB que incluye a la transferencia de recursos públicos al sector privado, principalmente a través de programas como el FIES, como indicativo de la profundización de la privatización de la educación superior brasileña en la próxima década. <![CDATA[Ações políticas educacionais e impactos sobre o trabalho docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta análises sobre a Lei no 9.394/1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e os seus desdobramentos que pressupõem várias mudanças para as escolas e para o trabalho dos professores. Afirma esse agente como sujeito às ações políticas em educação e aponta a necessidade de compreensão ampla com relações entre diferentes aspectos tanto na pesquisa quanto para a formação e para o exercício da função nas escolas. Para tanto, examina pontos da organização do trabalho e da organização da escola presentes na legislação e seus impactos sobre o trabalho dos professores, articulando com dados de pesquisas atuais.<hr/>El texto presenta un análisis sobre la Ley de Directrizes y Bases de La Educación Nacional y desplegamientos que exigen muchas transformaciones para las escuelas y para el trabajo docente. Afirma los profesores como sujetos a muchas acciones de políticas educativas y señala la necesidad de expansión de comprensión con relaciones entre diversos aspectos tanto para las investigaciones cuanto para la formación y función docente en las escuelas. Para esto examina puntos de la ley sobre organización del trabajo y la organización de las escuelas y sus impactos sobre el trabajo docente articulando con datos de investigaciones sobre la realidad actual.<hr/>This text analyses the National Educational Guidelines and Bases Law and its consequences, which involve various changes for schools and the work of teachers. It affirms this agent as the subject of political actions in education and indicates the need for a broad understanding in relation to research, teacher education and the work of teachers in schools. It examines the organization of their work and of the school found in the law and its impacts on the work of teachers, articulated with data from current studies. <![CDATA[Educação e desenvolvimento: modos de regulação dos sistemas educacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na atualidade, o debate em torno do desenvolvimento brasileiro é adjetivado com o qualificativo de “social” em diversos documentos. Este artigo, mediante a análise de conteúdo de obras clássicas de Sociologia Educacional no País, estuda como se articulou o binômio “educação e desenvolvimento”. A pesquisa, após sintetizar as proposições sociológicas dos períodos anteriores, analisa três aspectos sobre Educação e Desenvolvimento, presentes no documento final da Conferência Nacional de Educação - CONAE, realizada no Brasil em 2010. Participaram da Conferência aproximadamente 5.000 educadores de diferentes regiões do País, sob a coordenação do Ministério da Educação. E seu documento final apresenta proposições para a elaboração da Lei que aprova o Plano Nacional de Educação. O diagnóstico sobre o desenvolvimento do País constante no documento final da CONAE, e as funções atribuídas às instituições educacionais e aos modos de planejamento subjacentes são analisados à luz da sociologia das regulações sociais. O estudo conclui expondo vertentes analíticas esquecidas no documento da Conferência e orientador do Plano Nacional da Educação.<hr/>The current debate about the development of Brazil has received the adjective “social”, in various documents. This article, through a content analysis of classic works of Brazilian educational sociology, studies the relationship between education and development. After synthesizing the sociological proposals of earlier periods, the paper analyzes three aspects of education and development found in the final document of the National Conference on Education (CONAE), held in 2010. The conference brought together about 5,000 educators, representatives from different regions of Brazil and was coordinated by the Ministry of Education. The final conference document presents proposals for the drafting of a law that establishes the National Education Plan. The diagnosis of the country’s development, found in the final CONAE document, and the functions attributed to educational institutions and to the related modes of planning are analyzed from the perspective of the sociology of social regulations. The study concludes by presenting analytical resources that have been forgotten in the Conference document that guides the National Education Plan.<hr/>Dans l’actualité le débat autour du développement brésilien a été qualifié de “social”, dans des documents divers. Cet article, par moyen de l’analyse du contenu des oeuvres classiques de la sociologie de l'éducation dans le pays, étudie comment s’est articulé le binôme “éducation et développement”. La recherche, après avoir synthétisé des propositions sociologiques des périodes antérieures, analyse trois aspectes sur l’Éducation et Développement, présentes dans le document final de la Conférence National sur L’Éducation (CONAE), réalisée en 2010, au Brésil. Cette conférence a réuni environ 5.000 éducateurs des différents régions du Pays, et a été coordonné par le Ministère de l'Éducation. Le document final présente des propositions pour le développement de la Loi qui aprouve le Plan d'Éducation Nationale. Le diagnostique sur le développement du Pays présente dans le document final de la CONAE, et les fonctions attribuées aux institutions d'éducation et aux moyens d’aménagement sous-jacent, sont analysés à la lumière de la sociologie des régulations sociales. L’étude est conclu em exposant des volets analytiques oubliés dans le document de la Conférence qui guident le Plan National de L’Éducation. <![CDATA[Trabalho docente, PROEJA e currículo integrado: algumas reflexões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000200017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na infinidade de questões que perpassam o debate do currículo escolar, em sua vastíssima complexidade, elegemos a questão do trato do conhecimento no currículo integrado, presente na política educacional voltada para a Educação Profissional, particularmente ao Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Adotamos como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica, que compreendeu o levantamento e a análise de fontes primárias (legislação educacional) e fontes secundárias (teses, dissertações, relatórios de pesquisa, livros e periódicos). Apontamos para a necessidade de se postular um currículo que esteja integrado ao método, o qual, por sua vez, expresse a luta de classes em perspectiva de totalidade, ou seja, que possibilite trabalhar os elementos integradores da vida humana em seu movimento histórico e contraditório.<hr/>En la multitud de cuestiones que impregnan el debate del plan de estudios, en su vasta complejidad, hemos elegido para tratar la cuestión del conocimiento en el currículo integrado, esta política educativa centrada en la educación profesional, en particular el Programa de Integración de la Educación Profesional en la Escuela de Jóvenes y Adultos (PROEJA). Adoptamos como herramienta metodológica para comprender el estudio de la literatura y el análisis de fuentes primarias (la legislación en materia de educación) y fuentes secundarias (tesis, tesinas, informes de investigación, libros, revistas). Señalamos la necesidad de postular un plan de estudios que se integre en el método, el cual, a su vez, exprese la lucha de clases en perspectiva de la totalidad, es decir, que permita a los integradores para trabajar los elementos de la vida humana en su movimento histórico y contradictorio.<hr/>From the infinity of issues that pervade the vast and complex debate about school curriculum, we address the question of knowledge in the integrated curriculum, which is found in educational policy aimed at professional education, particularly in the Program to Integrate Professional Education to High School in the Modality for Youth and Adults (PROEJA). We use bibliographic research as a methodological tool, including a survey and analysis of primary sources (educational legislation) and secondary sources (theses, dissertations, research reports, books, and journals). We point to the need to postulate a curriculum that is integrated to method, which, in turn, expresses a total perspective of class struggle, in other words, which allows working with the elements that integrate human life in its historic and contradictory movement.