Scielo RSS <![CDATA[Perspectiva]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-547320120003&lang=es vol. 30 num. 03 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title/> <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Naus frágeis e novos paradigmas em literatura e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O século XX assistiu a quebra de referências que ancoravam o mundo social, a transição paradigmática demandou olhar em revista das questões relacionadas ao homem, sociedade, ciência, arte. Nessa perspectiva traçamos o objetivo deste trabalho: refletir acerca da Literatura Infantil, enquanto fenômeno que se constitui na tensão dialética - Literatura/ Educação. Focamos dois momentos da história da civilização ocidental: o da associação da literatura ao processo educacional, com a inscrição da criança na sociedade, e a contemporaneidade, época em que a literatura infantil revigora o jogo literário, redimensionando processos de formação dos jovens leitores. As articulações aqui presentes constituem sínteses do percurso de docência e pesquisa na USP em Estudos Comparados e Literatura Infantil/Juvenil. Investigação que aprofunda estudos do nosso mestrado e doutorado sobre a formação do pensamento moderno, a dinâmica de construção de conceitos que engendram a práxis educativa e as céleres transformações que motivam releituras. Dentre estas, a do problema da escola em razão de um novo leitor que opera atos de leitura no interfluxo de redes virtuais, com múltiplos códigos, linguagens, e franco acesso à complexidade das questões sociais. As novas gerações vivenciam a mudança paradigmática intensamente, motivo pelo qual a Educação não pode se distanciar dos questionamentos que envolvem as rápidas transformações. Sinalizamos com obra de Ângela Lago (2006) como criativamente a literatura contemporânea para crianças e jovens reflete a complexidade que vivemos, constituindo-se em forte aliada à educação para o acesso ao conhecimento do real e a possibilidade de adoção de uma práxis mais crítica.<hr/>El siglo XX presenció la ruptura de las referencias que anclaban el mundo social, la transición paradigmática exigió outra mirada en temas relacionados con el hombre, la sociedad, la ciencia y el arte. Desde esta perspectiva nos acercamos a nuestro objetivo: reflexionar sobre la Literatura Infantil como un fenómeno que se constituye en la tensión dialéctica - Literatura/Educación. El artículo se centra en dos momentos de la historia occidental: la asociación de la literatura para el proceso educativo, con la inscripción de los niños en la sociedad; la contemporaneidad, una época en que la literatura infantil, consolidada, vigoriza el juego en múltiples facetas de la lectura, rediseñando los procesos de formación de lectores. Las articulaciones manifiestas son la síntesis de años en la enseñanza y la investigación en la Universidad de San Pablo - USP SP en Estudios Comparados y Literatura de la Infancia y la Juventud. Proceso de investigaciones profundizadas en la maestría y en los estudios de doctorado acerca de la formación del pensamiento moderno, la dinâmica de la construcción de conceptos que generan la praxis educativa. Estas rápidas transformaciones, motivaron lecturas, entre ellas, el problema de la escuela, debido a un nuevo lector que trabaja com múltiples códigos, lenguajes y con claro acceso a las cuestiones sociales. Las nuevas generaciones experimentan el cambio de paradigma intensamente, por lo que la educación no puede distanciarse de las cuestiones que afectan a los câmbios rápidos. El análisis de la obra de Angela Lago (2006) muestra cómo creativamente la literatura contemporánea para niños y jóvenes refleja la complejidad que vivimos, lo que constituye un flerte aliado de la educación para el acceso al conocimiento y la posibilidad real de adoptar una praxis más crítica.<hr/>The 20th century witnessed a break with the references that anchored the social world. This paradigmatic transition demanded a reconsideration of the issues related to man, society, science and art. The objective of this study is traced from this perspective: to reflect on children’s literature as a phenomenon that is constituted in the dialectical tension between literature and education. We focus on two moments in the history of Western civilization: that of the association of literature to the educational process, and the inscription of the child in society and the contemporary world, a time in which children’s literature reinvigorates the literary interplay, redimensioning processes of educating young readers. The articulations presented here are syntheses of the path of teaching and research conducted at the University of São Paulo in the field of Comparative Studies and Literature for Children and Young People. The research was part of our master’s and doctorate studies on the formation of modern thinking, the dynamic of the construction of concepts that compose educational praxis and the swift transformations that motivate rereadings. These include the problem raised for schools by new readers who conduct reading amid an interflow of virtual networks, with multiple codes, languages and free access to the complexity of social issues. The new generations experience the paradigmatic change intensely, for which reason education cannot remain distant from the questionings that involve these rapid transformations. We use the work of Angela Lago (2006) to indicate how contemporary literature for children and youth creatively reflects the complexity in which we live, constituting a strong ally to education for accessing knowledge of reality and the possibility for adopting a more critical praxis. <![CDATA[Blogs para la enseñanza de literatura infantil y juvenil en español: espacio central de la LIJ 2.0]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Para analizar la recepción de las obras de literatura infantil y juvenil en internet, los blogs continúan siendo un espacio fundamental para la opinión crítica, la reflexión académica y la práctica docente configurándose como eje central del concepto LIJ 2.0. Después de analizar dicho concepto, se presentarán en primer lugar los principales blogs de la LIJ en castellano, donde encontramos espacios de escritores e ilustradores, propuestas de animación a la lectura, repositorios de obras y crítica literaria, centrándonos más en la parte de difusión y animación a la lectura que en la de creación literaria. Posteriormente se presentarán el recorrido didáctico realizado a lo largo de cinco años en la Universidad de Alicante para explotar dichas herramientas en distintos niveles educativos.<hr/>To analyze the online reception of literature by children and youth, blogs remain a fundamental space for critical opinion, academic reflection and the teaching which is central to the process. To analyze this concept, important Spanish-language blogs are presented that are spaces for writers and illustrators, and which propose to encourage reading and serve as archives of literature and literary criticism. They focus more on disseminating and stimulating reading than on creative writing. The educational path taken over five years at the University of Alicante to use these tools in different educational levels is then presented. <![CDATA[Algunos problemas relacionados con las ilustraciones en las traducciones de una obra clásica de la literatura infantil y juvenil: el caso de Caperucita Roja en España]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es En una edición ilustrada de una obra literaria los elementos verbales se combinan y completan con el aspecto visual del volumen para transmitir su mensaje al lector. Al traducir la obra a otro idioma, se intenta, en la medida de lo posible, respetar el equilibrio establecido entre la información proporcionada en el texto y en las imágenes. Si se trata de una obra clásica, sin embargo, que se sigue editando a lo largo de vários siglos, la situación suele complicarse, ya que, como es habitual, no sólo se realizan nuevas traducciones, sino que también van cambiando las ilustraciones. Este es el caso de las traducciones españolas del cuento de “Le Petit Chaperon Rouge” (Caperucita Roja) de Perrault. Las ilustraciones han tenido una importancia innegable en la recepción de la obra, creando cierto ambiente y completando las caracterizaciones de los personajes. Así, algunas ilustraciones se han mostrado particularmente influyentes, no sólo dejando su huella en los ilustradores de las generaciones posteriores, sino llegando a introducir también modificaciones en las traducciones del propio cuento. Además, es tal el poder de las imágenes que llegan a manipular el contenido de la obra, destacando ciertos elementos en detrimento de otros o defendiendo abiertamente cierta ideología. A veces, incluso, pueden llegar a producirse incongruencias entre el texto y las imágenes que lo acompañan.<hr/>Em uma edição ilustrada de uma obra literaria os elementos verbais combinam-se e completam-se com o aspecto visual do volume para transmitir a mensagem ao leitor. Ao traduzir uma obra com essas características para outro idioma, procura-se, na medida do possível, respeitar o equilíbrio que se estabelece entre a informação fornecida pelo texto e pelas imagens. Quando se trata de uma obra clássica que, no entanto, continua a ser editada ao longo de vários séculos, a situação costuma ser bem mais complexa, já que, como é habitual, não só se realizam novas traduções, mas também são modificadas as ilustrações. Iste é o caso das traduções espanholas do conto “Le Petit Chaperon Rouge” (Chapeuzinho Vermelho) de Perrault. As ilustrações tiveram uma importância fundamental na recepção da obra, contribuindo para a criação de um certo ambiente e completando a caracterização das personagens. Desta maneira, algumas ilustrações têm-se mostrado particularmente influentes, não apenas por terem influenciado os ilustradores das seguintes gerações, mas por introduzirem modificações nas traduções do próprio conto. Além disso, o poder das imagens é tal que acabam por manipular o conteúdo da obra, ao pôr em destaque certos elementos em detrimento de outros, ou mediante a defesa aberta de alguma ideologia. Às vezes, chegam a produzir incongruências entre o texto e as imagens que o acompanham.<hr/>In an illustrated edition of a literary work, verbal elements combine with and are completed by visual aspects to convey their message to the reader. When translating the work into another language, we try, as far as possible, to respect the balance between the information provided in the text and in the images. When the work is a classic that has been republished over the ages, the situation is more complicated because usually not only the translations but also the illustrations are changed. This is the case of the Spanish translations of the story of "Le Petit Chaperon Rouge" (Little Red Riding Hood) by Perrault. The illustrations have had an undeniable importance in the reception of the work, creating a certain setting and completing the description of the characters. In this context, some illustrations have been particularly influential, not only leaving their mark on the illustrators of later generations, but also introducing changes in the translations of the story itself. Moreover, the images can be so powerful that they manipulate the content of the work, highlighting certain elements over others or openly advocating a certain ideology. At times, there are even contradictions between the text and the images that illustrate it. <![CDATA[Narrativa literária: suporte para a infância, texto para a juventude]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O livro de literatura infantil contemporâneo tem se constituído sobre o tripé: texto, imagem, formato do suporte para embasar a construção da narrativa. Todavia, esses elementos também podem falsear ou transformar o perfil das obras consideradas canônicas para crianças, explicitando a arbitrariedade desse modelo de livro. Por outro lado, narrativas que exploram o texto verbal e o texto visual pressupondo um leitor-modelo juvenil, e que mantêm um formato de livro infantil, indicam que essa faixa adolescente vem se constituindo como um leitor que utiliza linguagens múltiplas e simultâneas. Este trabalho analisa elementos-chave da narrativa no livro Nenhum peixe aonde ir, da autora franco-canadense Marie-Francine Hébert, com ilustrações de Janice Nadeau. O tema da guerra, sob os olhos da criança e sob uma forte presença da enunciação, permite diferentes camadas de leitura e compreensão. Ao mesmo tempo, usos de imagens, fontes de texto e diagramação, que outrora indicavam um leitor infantil, contemplam atualmente uma variedade de leitores de diferentes públicos e idades. A obra As margens da alegria, de Guimarães Rosa, com ilustrações de Nelson Cruz, tem o objetivo de contrapor algumas especificidades de composição visual e de texto. Categorias das artes plásticas (superfície, imagem) e da teoria da leitura (leitormodelo, pressuposição) ajudam a compreender esse fenômeno que se tornou modelo de letramento: o livro de literatura infantil. Dessa forma, a concepção de juventude e de leitura para o jovem vem sendo reavaliada para que sejam incluídas outras formas de texto e, nelas, a literatura.<hr/>De nos jours, les livres de littérature pour enfants e constituent de trois dimensions: le texte, l'image et le format du support sur lequel se fondera la construction du récit. Toutefois, ces éléments peuvent aussi fausser ou transformer le profil desoeuvres considérées canoniques pour les enfants, révélant ce qui est arbitraire dans ce modèle de livre. D'un autre coté, les narrations qui exploitent le texte verbal et le texte visuel en présupposant un jeune lecteur-modèle, et qui maintiennent le format de livre pour des enfants, indiquent que cette nouvelle génération d'adolescents se constitue de lecteurs qui utilisent des langages multiples et simultanées. Ce travail analyse les éléments-clés de la narration dans le livre Nul poisson où aller, de l'écrivaine franco-canadienne Marie-Francine Hébert, avec des illustrations de Janice Nadeau. La thématique de la guerre, sous les yeux de l'enfant et sous une forte présence de l'énonciation, permette des différents niveaux de lecture et de compréhension. Au même temps, l'utilisation d'images, de polices de caractères et de mise en page, que jadis indiquaient un enfant lecteur, comprennent actuellement une variété de lecteurs de différents publiques et d'âges diverses. L'oeuvre As margens da alegria, de Guimarães Rosa, avec des illustrations de Nelson Cruz, vise à s'opposer à certaines particularités de composition visuelle et textuelle. Quelques concepts empruntés aux arts plastiques (surface, image) et à la théorie de la lecture (lecteur-modèle, présupposition), nous aident à accéder à une comprehension de ce phénomène qui est devenu um modèle: le livre de littérature d'enfance et de jeunesse. Ainsi, on réévalue les conceptions habituelles sur la jeunesse et la lecture pour les jeunes, pour y intégrer d'autres formes de textes, et parmi elles, la littérature.<hr/>Contemporary children’s literature is based on a tripod composed of text, image and support format to base the construction of the narrative. Nevertheless, these elements can also belie or transform the profile of works considered part of the canon for children, revealing the arbitrary nature of this model. Narratives that explore verbal and visual text aimed at youth readers and that maintain the format of a children’s book indicate that adolescent readers use multiple and simultaneous languages. This study analyzes key elements of narrative in the book Nenhum peixe aonde ir, by French-Canadian author Marie-Francine Hébert, with illustrations by Janice Nadeau. The theme of war, from the perspective of the child and under a strong presence of enunciation, allows different layers of reading and comprehension. At the same time, uses of images, typefaces and layout, which in the past indicated a book was aimed at child readers, today contemplate a variety of readers of different publics and ages. The work As margens da alegria by Guimarães Rosa, with illustrations by Nelson Cruz, strives to counter some specificities of visual composition and text. Artistic categories (surface, image) and those from reading theory (model-reader, presupposition) help to understand this phenomenon that has become a model of literacy: the children’s book. In this way, the concept of youth and reading for youth have been re-evaluated to include other forms of text and literature. <![CDATA[O humor na literatura infantil: um estudo sobre leitura e apropriação de recursos humorísticos por crianças dos anos iniciais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo baseia-se na articulação entre o campo da literatura infantil e os estudos sobre humor. Investiga as formas como alunos dos anos iniciais apropriam-se de alguns recursos humorísticos em sua própria produção textual e imagética, após a realização de atividade com uma obra de literatura infantil, neste caso a obra Os chifres de Filomena, de David Small, que incorpora elementos de humor. No estudo, aborda-se a questão do humor na literatura infantil, caracteriza-se a obra escolhida, descreve-se o trabalho realizado e interpreta-se a produção dos alunos, identificando nela a recriação de algumas estratégias de humor. Especula-se que tanto o caráter desafiador das atividades propostas quanto as características da obra, com seu final aberto, podem ter proporcionado a grande variedade de cenários, tramas e desfechos constatada nas produções das crianças.<hr/>El trabajo se basa en la articulación entre el campo de la literatura infantil y los estudios sobre humor e investiga las formas cómo los alumnos de los años iniciales se apropian de algunos recursos humorísticos en su propia producción textual e imaginaria, después de la realización de una actividad com una obra de literatura infantil (“Los cuernos de Imógenes”, de David Small) que incorpora elementos de humor. En el estudio se aborda la cuestión del humor en la literatura infantil, se caracteriza la obra elegida, se describe el trabajo realizado y se interpreta la producción de los alumnos, identificándose, em ella, la recreación de algunas estratégias de humor. Se especula que tanto el carácter desafiador de las atividades propuestas cuanto las características de la obra, con su final abierto, pueden haber proporcionado la gran variedad de escenarios, tramas y resultados constatada en las producciones de los niños.<hr/>This paper is based on the articulation between the field of children’s literature and studies of humor. It investigates how elementary school students use humor in their production of text and image, after an activity with a work of children’s literature that uses humor - David Small’s Imogene’s Antlers, (‘Os chifres de Filomena’ in Brazil). The study addresses humor in children’s literature, characterizes the book chosen, describes the work conducted and interprets the students’ production to identify how they recreate humoristic strategies. We speculate that both the challenging character of the proposed activities and the characteristics of the work, which has an open ending, may have stimulated the wide variety of scenarios, plots and denouements found in the children’s productions. <![CDATA[A Mala de Hana e a Boneca Viajante: história, narração e literatura infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo propõe a leitura das obras Kafka e a boneca viajante, de Jordi Sierra i Fabra (2008), e A mala de Hana: uma história real, de Karen Levine (2007), a partir de dois textos fundamentais do pensamento de Walter Benjamin (1994a, 1994b): O narrador e Sobre o conceito de História. Examinamos as obras avaliando a importante unção do narrador dentro delas, a concepção de história inserida em cada enredo, as questões referentes à identidade cultural e, por fim, a representação da infância. Esta pesquisa nos levou a perceber que o exercício da narrativa ainda pode ser encontrado nos tempos atuais, seja como forma de resistência às pressões e violências sociais, seja como recurso de reconstrução da memória e da subjetividade. Ao mesmo tempo, ficou evidente o modo como essas narrativas atuam como instrumentos de representação e construção da identidade cultural. Elas testificam que é pela linguagem, no diálogo, em sociedade, que o eu se constrói. Os dois livros também parecem confirmar a noção de que a infância produz cultura e, portanto, têm uma importante contribuição a dar à sociedade e à história.<hr/>Este artículo propone una lectura de la obra Kafka y la muñeca viajera, de Jordi Sierra i Fabra (2008), y La maleta de Hana: un relato verídico, de Karen Levine (2007), basado en dos textos fundamentales de Walter Benjamin (1994a, 1994b): “El narrador” y “Sobre el concepto de la Historia”. Este texto examinaron el papel importante del narrador, la concepción de la historia, las cuestiones de identidad cultural y la representación de la infancia en las obras seleccionadas. Esta investigación nos ha llevado a comprender que el ejercicio de la narrativa todavía se puede encontrar en los tiempos modernos, tanto como una forma de resistencia a las presiones sociales y la violencia, como también un recurso reconstrucción de la memoria y la subjetividad. Al mismo tiempo, se hizo evidente cómo estos relatos actúan como instrumentos de representación y construcción de la identidad cultural. Ellos testifican que el individuo se construye través el lenguaje, el diálogo en la sociedad. Ambos libros también parecen confirmar la idea de que la infancia produce cultura y por lo tanto tienen una importante contribución que hacer a la sociedad y la historia.<hr/>Considering the ideas from two fundamental texts by Walter Benjamin, “The Narrator” and “On the Concept of History,” we propose a reading of Kafka e a Boneca Viajante, by Jordi Sierra e Fabra, and A Mala de Hana: uma história real, by Karen Levine. In each book we evaluate the importance of the function of the narrator, the concept of history, the issue of cultural identity and the representation of childhood. We observed that the exercise of narrative can still be found as a way to resist social oppression and violence and as a strategy to reconstruct memory and subjectivity. At the same time, it was clear how these narratives function as instruments of representation and elaboration of cultural identity. The two books also appear to confirm the concept that children produce culture and, therefore, make an important contribution to the understanding of society and history. <![CDATA[Novos mundos para o mundo: perspetivas multiculturais na literatura infantil e juvenil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Sendo Portugal um país com uma longa história de relação com outras gentes e outras culturas, pretendemos dar conta de textos que nos mostrem, não só a forma como Portugal se relaciona com estes povos, mas também o modo como o Outro olha para nós. Como é que outros povos nos perspetivam? Que imagem têm de nós e transmitem às gerações mais novas? Como interpretam os mesmos eventos e os mesmos factos? De que ponto de vista se colocam? Para tentarmos responder a estas questões, iremos socorrer-nos de textos de potencial receção infantil e juvenil, vindos a lume no Brasil, mas que se centram num episódio histórico comum aos dois países - a chegada e a estadia da família real portuguesa ao Brasil. Dar a conhecer estes textos é o primeiro objetivo deste ensaio; compreender como o Outro olha para nós e nos perspetiva, levando-nos a questionar o nosso etnocentrismo configura-se como um outro objetivo. Na escrita deste ensaio, seguimos uma metodologia comparativa, comparando os dois textos, bem como efetuámos uma análise sobre os paratextos, a intriga e as personagens das obras. Como resultados mais relevantes, ressaltamos a necessidade de os mediadores de leitura contribuírem para a redescoberta não só deste período histórico mas também da figura do monarca D. João VI.<hr/>Le Portugal est pris en tant que pays ayant une longue histoire de relations avec d'autres peuples et d'autres cultures. Ainsi, nous avons l'intention de rendre compte des textes qui nous montrent non seulement comment le Portugal est lié à ces peuples, mais aussi la façon dont l’Autre nous regarde. Comment sommes nous perçus par les autres peuples? Quelle image forment-ils de nous, em la transmettant aux jeunes générations? Comment interprètent-ils les mêmes événements et les mêmes faits? Quel point de vue adoptent ils? Pour essayer de répondre à ces questions, nous prendrons des textes potentiellement reçus par des enfants et des jeunes, publiés au Brésil, centrés sur un épisode historique commun aux deux pays - l'arrivée et le séjour de la famille royale portugaise au Brésil. Faire connaître ces textes est le premier objectif de cet essai; comprendre comment l'Autre nous regarde et la perspective qu’il adopte, ce qui conduit à l’interrogation à propos de notre ethnocentrisme, apparaît comme un autre objectif. Le processus d’écriture de cet essai suit une méthodologie comparative, comparant les deux textes, aussi bein qu’effectuant une analyse des paratextes, de l'intrigue et des personnages de l'oeuvre. Comme résultats les plus pertinents, nous soulignons la nécessité d’amener les médiateurs de lecture à contribuer à la redécouverte non seulement de cette période historique, mais aussi de la figure du monarque D. João VI.<hr/>Given that Portugal is a country with a long history of relationships with other peoples and cultures, we intend to give an account of texts that show us not only how Portugal relates with these peoples, but how the “Other” looks at us. How do other people see us? What image do they have of us and how do they convey it to new generations? How do they interpret the same events and the same facts and from what point of view? To try to answer these questions, we consider texts published in Brazil that are potentially received by children and young people that focus on a historical episode common to both countries - the arrival and stay of the Portuguese royal family in Brazil. The first aim of this essay is to present these texts; understand how the Other looks at us, leading us to question our ethnocentrism, which appears as another goal. The essay uses a comparative methodology, comparing the two texts, and analyzes the paratexts, the action and characters. The most important results indicate the need for reading mediators to contribute to the rediscovery not only of this historical period but also of the figure of the monarch Dom João VI. <![CDATA[Poesia na infância e formação de leitores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta um conjunto de estratégias para ler e apreciar a poesia em contexto escolar, particularmente nos primeiros anos da escolaridade. A poesia é concebida como um tipo de texto onde a elevada concentração sígnica e a multivalência semântica, expandidas pela plurissignificação da conjugação dos elementos do conteúdo com os da expressão, possibilita, ao leitor, o contato emocional e afetivo com o estado de coisas do mundo empírico e histórico-factual, sugerindo percursos hermenêuticos plurais para o seu acesso, conhecimento e reflexão. Assume-se, ao longo do texto, que a fruição do texto poético é relevante na criação de hábitos leitores, aspeto crucial para a formação de leitores capazes de ler voluntariamente em quantidade e em qualidade.<hr/>Este texto presenta un conjunto de estrategias para leer y apreciar la poesía en el contexto de la escuela, en los primeros años. Se entiende que la poesía es un tipo de texto adonde la elevada concentranción sígnica y la multivalencia semántica, expandidas por la plurisignificación del conjunto de elementos del contenido conjugados con los de la expresión, posibilita, al lector, el contacto emocional y afectivo con el estado de cosas del mundo empírico e histórico-factual, sugiriendo caminos hermenéuticos plurales para su acceso, conocimiento y reflexión. Se defiende que el fruir del texto poético es relevante para la creación de hábitos lectores, aspecto crucial para la formación de lectores que leen voluntariamente en cuantidad e con cualidad.<hr/>This article presents strategies for reading and appreciating poetry in schools, particularly in the early elementary grades. Poetry is conceived as a type of text where the high concentration of symbolism and the semantic multi-valence, expanded by the plural signification of the conjugation of the elements of content with those of expression, allow the reader to have emotional contact with the state of things from the empiric and historic-factual world, suggesting plural hermeneutic paths to their access, knowledge and reflection. The paper understands that the fruition of the poetic text is important in the creation of readers’ habits, an essential factor for the formation of readers who are capable of reading voluntarily in quantity and quality. <![CDATA[Literatura infantil y educación primaria: análisis del valor formativo de los libros más leídos en Espana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es El propósito de esta aportación es mostrar cuál es la relación que se establece entre los libros más leídos en Literatura Infantil en España, concretamente en el nivel de Educación Primaria. Tratamos de averiguar si el valor formativo de los mismos es el adecuado o si los textos únicamente responden a un criterio comercial. Debatiremos en el interior de esta aportación cuestiones relevantes como la posibilidad del establecimiento de un canon formativo y las dificultades que ello conlleva, el desarrollo de la lectura y la Literatura Infantil en el currículo oficial o el mismo análisis pormenorizado de todas aquellos textos que son los más demandados, comprados y leídos por la población infantil española.<hr/>O propósito deste artigo é mostrar a relação que se estabelece entre os livros de literatura infantil mais lidos na Espanha, especificamente no nível da Educação Primária. Pretendemos averiguar se o valor formativo dos mesmos é adequado ou se os textos respondem apenas a um critério comercial. Procuramos debater questões relevantes como a possibilidade do estabelecimento de um cânone formativo e as dificuldades que lhe são inerentes, o desenvolvimento da leitura e da literatura infantil no currículo oficial, ou mesmo a análise pormenorizada dos textos que são os mais procurados, comprados e lidos pela população infantil na Espanha.<hr/>The purpose of this article is to present the relationship among the most widely read children’s books in Spain, specifically at the elementary school level. We intend to determine if these books have an appropriate educational value or if the texts merely present commercial criteria. We discuss important issues such as the possibility of establishing a formative canon and the difficulties inherent to this process. The development of reading and of children’s literature in the official school curriculum and a detailed analysis of those texts that are the most purchased and read by Spanish children is also examined. <![CDATA[As vozes das margens na literatura de recepção infantil e juvenil: reflexões sobre a produção de Georgina Martins]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000300012&lng=es&nrm=iso&tlng=es A literatura de recepção infantil e juvenil não tem por tradição levantar em sua construção temas polêmicos como desigualdade social, homossexualidade e preconceito racial. Problematizar esses temas, por certo, exige um “lidar” com uma linguagem que leve em conta esses interlocutores. Este artigo apresenta a leitura de três livros de Georgina Martins: O menino que não se chamava João e a menina que não se chamava Maria (1999), No olho da rua: historinhas quase tristes (2004) e Uma maré de desejos (2005), trazendo à tona reflexões sobre um fazer literário que apresenta, de forma sensível, ao leitor as “vozes das margens” (HALL, 2006), sem maquiar as agruras e mazelas das desigualdades sociais em que vivem as personagens crianças dessas narrativas. A aproximação com narrativas que fujam do repertório cristalizado para o público infantil contribuem para a formação de leitores mais comprometidos e sensíveis com o Outro.<hr/>The literature concerning reception by children and youth has traditionally not considered polemical issues such as social inequality, homosexuality and racial prejudice. To analyze these issues would certainly require “dealing” with a language that considers these interlocutors. This article presents the reading of three books by Georgina Martins: O menino que não se chamava João e a menina que não se chamava Maria (1999) (The Boy not named João and girl not named Maria), No olho da rua: historinhas quase tristes (From the perspective of the street: nearly sad stories) (2004) and Uma maré de desejos (A Tide of Desires) (2005), which bring to light reflections on literary production that in a sensitive manner presents the reader the “voices of the margins” (HALL, 2006), without hiding the sorrows and blemishes caused by the social inequalities faced by the child characters of these narratives. The approximation with narratives that escape the repertoire that has been crystalized for the child public contributes to the formation of readers who are more committed and sensitive to the Other.<hr/>La littérature d’enfance et de jeunesse n’a pas pour tradition de soulever, dans sa construction, des questions controversées comme l'inégalité sociale, l'homosexualité et le préjugé racial. Problématiser ces questions exige, certainement, qu’on puisse utiliser un langage qui tienne compte de ces interlocuteurs. Cet article presente la lecture de trois livres de Georgina Martins: O menino que não se chamava João e a menina que não se chamava Maria (1999) - Le garçon qui ne s’appelait pas Jean et la fille qui ne s’appelait pas Marie, No olho da rua: historinhas quase tristes (2004) - Dans la rue: des petites histoires presque tristes, et Uma maré de desejos (2005) - Une marée de désirs, mettant en évidence des réflexions sur un savoir faire littéraire qui présente, de façon sensible au lecteur, les “voix des marges” (HALL, 2003), sans maquiller les difficultés et les maux des inégalités sociales dans lesquel les vivent les personnages enfants de ces récits. Le rapprochement à des récits qui se différencient du répertoire cristallisé au jeune public contribue à la formation de lecteurs plus engagés et sensibles à l'Autre. <![CDATA[Quando o Reuni aderiu a universidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000300013&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo busca analisar como as recentes reconfigurações das universidades federais (IFES) no País têm sido processadas de forma compartilhada entre o governo federal, através do Ministério da Educação (MEC), reitores e setores importantes destas instituições. Apresenta conclusões a partir da análise das mudanças político pedagógicas engendradas, no início da primeira década deste novo século, pelas universidades no contexto de sua inserção na contrarreforma da Educação Superior. Através da análise de documentos institucionais das universidades pesquisadas, particularmente da Universidade Federal Fluminense (UFF), o texto aponta as diretrizes que orientam tais alterações e conclui que o recente Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) cumpriu, em grande medida, o papel de ampliar e legitimar um processo de reforma das IFES, já em curso antes de sua implementação.<hr/>Este trabajo analiza cómo las reconfiguraciones recientes de las universidades federales (IFES), em Brasil, han sido procesadas por lo compartido entre el gobierno federal, a través del Ministerio de Educación (MEC), decanos y sectores importantes de estas instituciones. Presenta los resultados de los análisis de los câmbios políticos y pedagógicos generados en la primera década de este nuevo siglo, en las universidades en el contexto de la contrarreforma de la educación superior. A través del análisis de los documentos institucionales de las universidades investigadas, en particular los de la Universidad Federal Fluminense (UFF), el artículo señala las directrices que guían estos cambios, y concluye que el reciente Programa de Apoyo para la Reestructuración y Expansión de las Universidades Federales ha cumplido, em gran medida, el papel de la expansión y legitimación de un proceso ya en marcha, incluso antes de su aplicación.<hr/>This article analyzes how the recent reconfigurations of federal universities in Brazil have been undertaken by the Ministry of Education (MEC), university deans and important sectors of these institutions. It presents findings from the analysis of political and pedagogical changes undertaken by universities at the beginning of the first decade of this new century, in the context of their insertion in the counterreformation of higher education. Through the analysis of institutional documents from the universities, particularly the Universidade Federal Fluminense (UFF) in Rio de Janeiro State, the study identifies the guidelines for these changes and concludes that the recent Program for Restructuring and Expansion of Federal Universities (Reuni) largely expanded and legitimized an already ongoing process. <![CDATA[Terceiro setor, teoria das organizações e qualidade na educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000300014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo é parte de estudos realizados no doutorado em Educação e tem por objetivo discutir a qualidade da educação apresentada nos materiais instrucionais de uma entidade do Terceiro Setor que tem influenciado políticas educacionais de diferentes esferas de governo desde finais da década de 1990 no Brasil. É de abordagem qualitativa e constou de análise de documentos expedidos pela referida entidade e pelo poder público de um município brasileiro. A ideia de qualidade veiculada nesses materiais é tomada de empréstimo das teorias das organizações empresariais, como a Gerência da Qualidade Total. Atualmente, tem se evidenciado que a polissemia de ideias envolvidas no termo qualidade da educação possibilita diversas interpretações e facilita os discursos ou slogans sobre a temática. Apesar da relevância desses discursos, os materiais analisados mostram que a defesa da qualidade tem se dado no plano discursivo ou em slogans, como um recurso de poder, sem uma definição clara e objetiva da qualidade que se defende para a educação brasileira.<hr/>Este artículo es parte de estudios realizados en el doctorado en Educación y tiene como objetivo discutir la calidad de la educación presentada en los materiales instructivos de una entidad del Tercer Sector que viene influyendo en las políticas educativas en las diferentes esferas de gobierno desde finales de 1990 en Brasil. Es de abordaje cualitativo y consistió en el análisis de los documentos emitidos por la dicha entidad y por el poder público de una ciudad brasileña. La idea de calidad expresa en estos materiales es tomada de préstamo de las teorías de las organizaciones empresariales, como la Gestión de la Calidad Total. En la actualidad, se ha hecho evidente que la polisemia de las ideas involucradas en el término calidad de la educación permite varias interpretaciones y facilita los discursos o consignas sobre el tema. A pesar de la relevancia de estos discursos, los materiales analizados muestran que la defesa de la calidad se ha dado en discursos o en consignas, como um recurso de poder, sin una definición clara y objetiva de la calidad que aboga por la educación brasileña.<hr/>This paper is an integral part of studies carried out during a doctoral course in education and discusses the concept of quality of education as presented in instructional materials used by a third sector institution that has influenced educational policies in Brazil at different government levels since the 1990’s. The study uses a qualitative approach to analyze documents produced by both the institution and municipal government authorities. The concept of quality presented in these materials was taken from business theories such as Total Quality Management. The study found that the polysemy of ideas involved in the term quality of education allows several interpretations and facilitates discourses or slogans about the theme. Despite the relevance of these discourses, the materials analyzed show that the defense of quality is found in discourse and slogans, without a clear and objective definition of the kind of quality that should be advocated for Brazilian education. <![CDATA[O espaço da escola na formação continuada de professores: lócus de conquistas ou mera formalidade?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000300015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho objetiva desenvolver uma reflexão acerca da formação continuada de professores em serviço, tendo como campo de análise uma Escola Municipal de Santa Maria/ RS. Trata-se de um estudo de caso, realizado através de pesquisa documental, e de entrevistas com professores e equipe diretiva. As considerações indicam que o momento de formação continuada de professores da escola investigada fica secundarizado diante de questões de caráter burocrático, o que limita a autonomia da escola e o seu avanço com vistas à valorização das necessidades emanadas do coletivo. Considera-se que as contradições evidenciadas na formação continuada, como choque de diferentes elementos com interesses antagônicos, podem representar, ao mesmo tempo, aspectos limitadores que subordinam a Educação ao Sistema Capitalista de Produção, mas também impulsionadores de transformações, através da formação, do diálogo, da autonomia, da participação e da leitura crítica.<hr/>Este trabajo tiene como objetivo desarrollar una reflexión sobre la educación continua de los professores en servicio, con el campo del análisis de una Escuela Municipal de Santa Maria/RS. Este es un caso de estudio, llevado a cabo a través de investigación documental y entrevistas con professores y equipo directivo. Las consideraciones indican que el momento para la educación continua de los professores de la escuela investigada es dejado de lado ante las cuestiones de carácter burocrático, lo que limita la autonomia de la escuela y su progreso con miras a la valoración de las necesidades que emanan de la colectividad. Se considera que las contradicciones evidentes en la educación continua, como un choque de diferentes elementos que tengan intereses contrarios, pueden representar, al mismo tiempo, aspectos limitantes que hacen que la educación sea subordinada al Sistema Capitalista de Producción, pero también los impulsores del cambio a través de la capacitación, el diálogo, la autonomía, la participación y la lectura crítica.<hr/>This study reflects on the continuing education of working teachers, with the field of analysis a municipal school in Santa Maria, Rio Grande do Sul State. This is a case study, conducted with document research and interviews with teachers and administrators. Their statements indicate that the allocation of time for the continued education of the school teachers studied is given secondary importance to bureaucratic issues, which limits the autonomy of the school and its advances in meeting collective needs. The contradictions identified in continuing education, which result from conflicting interests, can simultaneously represent limiting aspects that subordinate education to the system of capitalist production. But they are also stimulants of transformations, because they encourage dialog, autonomy, participation and critical reading. <![CDATA[Propostas de tempo integral: a que se destina a ampliação do tempo escolar?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000300016&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo tem por finalidade apreender e discutir os fundamentos das propostas de ampliação de tempo escolar em curso nas redes de ensino público brasileiro. É um desdobramento de um trabalho anterior (SANTOS, 2009), em que foram levantados, entre outros dados, os argumentos mais frequentemente utilizados para justificar as propostas de escola integral em curso no País. Tendo por referência essas justificativas, o artigo discute duas tendências na argumentação em defesa da implantação das redes de escola integral no País: primeiro, a escola integral assume o discurso de prevenção de risco social, incorporando a função de assistência social às responsabilidades da instituição escolar; segundo, a ampliação do tempo escolar passa a envolver ações de atores voluntários e a incorporar novos ambientes dentro e fora da escola. Por fim, são discutidas possíveis implicações para a política de ampliação de tempo escolar em curso no Brasil, com destaque para os riscos de descaracterização do papel social da escola e a diminuição da responsabilidade do Estado diante da Educação Básica.<hr/>L´article a pour but de reprendre et de discuter les fondements des propositions d´ampliation du temps scolaire en cours dans les réseaux d´enseignement public brésilien. Il a été écrit à partir d´un travail antérieur (SANTOS, 2009), dans lequel furent relevés, parmi d´autres données, les arguments le plus souvent employés pour justifier les propositions courantes dans le pays pour l´école intégrale. En se reportant à ces justifications, l´article met en cause deux tendances concernant l´argumentation en defense de l´implantation des réseaux de l´école intégrale au Brésil:Premièrement l´école intégrale assume le discours de prevention du risque social, joignant la fonction d´assistance sociale aux responsabilités de l´institution scolaire; puis, l´ampliation du temps scolaire en vient à engager des actions d´acteurs volontaires et à insérer de nouvelles ambiances dans et hors de l´école. Enfin, on y débat les implications possibles d´une politique d´amplification du temps scolaire en cours au Brésil, mettant en évidence les risques de faire perdre le caractère du rôle social de l´école et la diminution de la responsabilité de l´État face à l´éducation de base.<hr/>The article strives to understand and discuss the principles underlying the proposed extension of school hours in Brazilian public school systems. The study is a development of an earlier work (SANTOS, 2009) which analyzed the arguments most frequently used to justify the proposals for full-time schooling found in the country. With these justifications as a reference, the article discusses two trends in the arguments that defend the establishment of fulltime schooling networks in Brazil. Firstly, the discourse of the full-time school as a means to reduce social risk, as the school incorporates responsibilities for social care. Secondly, the extension of school time involves the work of volunteers and of incorporating new environments both in and outside the school. Finally, the paper discusses possible implications of the policy of extending school time in operation in Brazil, and highlights the risks of distorting the social role of the school and of reducing state responsibility for basic education. <![CDATA[O impacto das concepções de desenvolvimento infantil nas práticas pedagógicas em salas de aula para crianças menores de três anos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000300017&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo analisa o impacto que a concepção de desenvolvimento infantil traz para a prática pedagógica com crianças de zero a três anos à luz da Psicologia Histórico-Cultural. Para tanto, traremos os resultados de uma pesquisa que investigou se as ações educativas promovem o cuidar e o educar, associação imprescindível para a promoção do desenvolvimento psicológico das crianças menores de três anos. Para facilitar, subdividimos o trabalho em três partes, uma dedicada à apresentação da metodologia e caracterização das instituições, outra para análise das práticas pedagógicas, e uma destinada à reflexão acerca da concepção de desenvolvimento que perpassa essas práticas à luz da Psicologia Histórico-Cultural. As práticas educativas desenvolvidas nas instituições pesquisadas apenas aguardam o desenvolver considerado natural às crianças, afastando-se de uma Educação Infantil que favoreça o desenvolvimento integral da criança em suas máximas potencialidades por meio do ensino como uma forma intencional de promovê-lo.<hr/>Este artículo analiza el impacto que la concepción del desarrollo infantil trae para la práctica pedagógica con los niños de cero a tres anos a la luz de la Psicología Histórico-Cultural. Para eso, traeremos los resultados de una investigación que estudió si las acciones educativas promocionan el cuidado y el educar. El trabajo se subdivide en tres partes, una dedicada a la presentación de la metodología y características de las instituciones, otra para el análisis de las prácticas pedagógicas, y la última destinada a la reflexión de concepción del desarrollo que contienen esas prácticas a la luz de la Psicología Histórico-Cultural. Las prácticas educativas desarrolladas en las instituciones investigadas apenas esperan el desarrollo considerado natural de los niños y niñas, apartándose de una educación infantil que favorezca su crecimiento integral en los valores máximos de su potencial, por medio de la enseñanza como una de las maneras intencionales de promoverlo.<hr/>This article analyzes the impact that the concept of child development has for pedagogical practices with children three years old and younger, from the perspective of historical-cultural psychology. It presents the results of a study that investigated if the educational actions promote care and education, an essential association for the promotion of psychological development of children three and younger. To facilitate the study, we divide the work in three parts, one that presents the methodology and characterization of the institutions, another that analyzes the pedagogical practices and one that reflects on the concept of development found in these practices from the perspective of historic-cultural psychology. The educational practices undertaken at the institutions studied merely await the development considered natural for children, not adopting practices that encourage the integral development of children to their maximum potential by using teaching to promote this potential. <![CDATA[Elementos para a prática da avaliação em língua portuguesa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000300018&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo, partindo da concepção teórica da linguagem como discurso, e da proposta metodológica que articula a leitura, a produção textual e a análise linguística como práticas estruturantes do ensino de Língua Portuguesa, apresentamos alguns elementos para subsidiar o processo de avaliação da aprendizagem nessa área de conhecimento. Inicialmente, fazemos uma retrospectiva das práticas avaliativas historicamente constituídas no campo; em seguida, caracterizamos o processo de produção do discurso, ressaltando seus elementos constitutivos e mostrando algumas de suas implicações para o tratamento da linguagem em sala de aula; finalizamos o texto mostrando princípios norteadores da avaliação da leitura, da produção de texto e da reflexão metalinguística no nível da Educação Básica.<hr/>Dans cet article, en partant d'une conception théorique du langage comme discours et d’une approche méthodologique articulant lecture, production de textes et l'analyse linguistique comme des pratiques structurantes de l'enseignement de la langue portugaise, nous présentons quelques éléments pour aider le processus d'évaluation de l'apprentissage dans ce domaine. Initialement, nous faisons une rétrospective des pratiques d'évaluation historiquement établies dans le domaine en question; puis nous caractérisons le processus de production du discours, tout en relevant ses éléments constitutives et en montrant quelques unes de ses implications pour le traitement du langage en classe. Nous finissons le texte montrant des principes orientateurs pour l'évaluation de la lecture, de la production de textes et de la réflexion métalinguistique au niveau de l'éducation de base.<hr/>This article, based on the theoretical concept of language as discourse and on a methodological approach that links the teaching of Brazilian Portuguese to the practices of reading, textual production and linguistic analysis, presents elements to discuss the evaluation of the learning process in this field of knowledge. We first conduct a historical retrospective of the established assessment practices in this field and then characterize the process of discourse production; emphasizing its constitutive elements and showing some of its implications for working with language in the classroom. The article concludes by showing the principles that guide the evaluations of reading, text production and metalinguistic reflection at elementary schools. <![CDATA[História da cidade nas narrativas de jovens escolarizados: a relação entre consciência histórica e identidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732012000300019&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo aborda a relação entre a consciência histórica de jovens escolarizados que vivem em Curitiba-PR e a História da Cidade, tendo como fonte de análise narrativas históricas produzidas pelos jovens estudantes. A pesquisa segue a perspectiva da Educação Histórica, cujo foco direciona-se ao conhecimento sistemático das ideias históricas de alunos e professores, mobilizadas em situações de aprendizagem. O fundamento principal dessa investigação é a teoria da história de Jörn Rüsen, particularmente o conceito de consciência histórica, que, segundo o teórico, articula o passado como experiência e o presente e o futuro como campos de ação orientados pelo passado, e cujas funções essenciais são a orientação temporal e o estabelecimento de identidades individuais e coletivas. As inferências nas narrativas históricas indicaram uma forte influência de determinada ideia de identidade curitibana, identificada com a imagem da “cidade-modelo” de urbanização, na formação da consciência histórica de jovens escolarizados que vivem na cidade.<hr/>El artículo analiza la relación entre la conciencia histórica de jóvenes de Enseñanza Media viven en Curitiba-PR y la historia de la ciudad, teniendo como fuente de análisis, narrativas históricas producidas por los jóvenes estudiantes. La pesquisa sigue la perspectiva de la Educación Histórica, cuyo enfoque se dirige hacia el conocimiento sistemático de las ideas históricas de estudiantes y profesores, movilizados en situaciones de aprendizaje. El fundamento principal de esta investigación es la teoría de la historia de Jörn Rüsen, particularmente el concepto de conciencia histórica, que, según el teórico, articula el pasado como experiencia el presente y el futuro como campos de acción orientados por el pasado, y cuyas funciones esenciales son la orientación temporal y el establecimiento de identidades individuales y colectivas. Las inferencias en las narrativas históricas indicaron una fuerte influencia de una determinada idea de identidad curitibana (identificada con la imagen de la “ciudad-modelo” de urbanización) en la formación de la conciencia histórica de los estudiantes de Enseñanza Media que viven en la ciudad.<hr/>This article addresses the relationship between the historic awareness of students in Curitiba, Parana State and the history of the city, using as a source historical narratives produced by young students. The research takes a historical-education perspective, which focuses on developing a systematic knowledge of the historic ideas of students’ and teachers’ that were generated during a learning process. The main foundation of the study is Jörn Rüsen’s theory of history, especially the concept of historical awareness, which he affirms articulates the past as experience and the present and future as fields of action guided by the past, and whose essential functions are temporal orientation and the establishment of individual and collective identities. The references made in the historic narratives indicate the strong influence of the notion of Curitiba as a “model city” in the Curitibana identity and in the formation of the historic awareness of students in the city.