Scielo RSS <![CDATA[Perspectiva]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-547320130003&lang=pt vol. 31 num. 03 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732013000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title/> <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732013000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[La obesidad en la resignificación de identidades infantiles indígenas en edad escolar en México: el caso de los pueblos Mazahua y Otomí]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732013000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En México, la obesidad infantil es un grave problema de salud pública relacionado con las consecuencias de la globalización y de los mercados agroalimentarios. Esta situación ha alcanzado a los infantes indígenas otomíes y mazahuas, quienes viven una constante reformulación de sus contextos étnicos, locales y familiares intrínsecamente interconectados con los procesos de globalización y que traen como consecuencia desigualdades sociales. Para saber cómo las identidades indígenas de los infantes con edad escolar se han reformulado, este artículo presenta un estudio sobre los contextos en los que los infantes viven su cotidianeidad junto con las variables de género, etnia, pobreza y cuerpo. Se empleó una metodología cualitativa junto con datos estadístico-descriptivos obtenidos de dos comunidades indígenas: Mazahua y Otomí. Se concluye que tanto el género como la pertenencia a una etnia y la situación de pobreza hacen que se discrimine a esta población infantil, y que se le estigmatice. Así, resulta incorrecto responsabilizar sólo a las madres o a los infantes mismos por las condiciones nutricionales en que viven, ya que sus decisiones alimentarias están determinadas por instituciones gubernamentales y no gubernamentales, así como nacionales e internacionales y de empresas de alimentos nacionales y globales.<hr/>No México, a obesidade infantil é um grave problema de saúde pública relacionado com as consequências da globalização e dos mercados agroalimentares. Esta situação atingiu as crianças otomís e mazahuas que vivem uma constante reformulação de seus contextos étnicos, locais e familiares intrinsecamente interligados com os processos de globalização, que trazem como resultado a desigualdade social. Para compreender como as identidades indígenas das crianças em idade escolar foram reformuladas, este artigo apresenta um estudo sobre os contextos em que elas vivem seu cotidiano, juntamente com as variáveis de gênero, etnia, pobreza e corpo. Empregou-se uma metodologia qualitativa com dados estatísticodescritivos obtidos em duas comunidades indígenas: Mazahua e Otomí. Conclui-se que tanto o gênero como o pertencimento a uma etnia e a situação de pobreza faz com que discrimine esta população infantil e que seja estigmatizada. Assim, é incorreto responsabilizar somente as mães e as próprias crianças pelas condições nutricionais em que vivem, já que suas decisões em relação à alimentação são determinadas por instituições governamentais e não governamentais nacionais e internacionais, assim como por empresas de alimentos nacionais e globais.<hr/>In Mexico, childhood obesity is a highly public health problem related to the consequences of globalization and the agri-food market. This situation has reached Mazahua and Otomí indigenous children who are experiencing a constant reformulation of their ethnic, local and family contexts intrinsically intertconnected with the globalization process that bring social inequality as a result. In order to understand how have indigenous children’s identities been reformulated, this article presents a study about the contexts in which children experience their daily life along with the gender, ethnicity, poverty and body variables. A qualitative methodology was used with additional statistical data gathered in two indigenous communities: Mazahua and Otoni. The conclusion is that gender as well as the feeling of belonging to an ethnic community and to a situation of poverty causes discrimination and stigmatization toward the indigenous children. Thus, it is incorrect to give complete responsibility to mothers and the children themselves about their nutritional conditions, since their decisions in relation to food are determined by the government, by national and international non-profit organizations, as well as by global and national food companies. <![CDATA[Estudios etnográficos sobre el desarrollo infantil en comunidades indígenas de América Latina: contribuciones, omisiones y desafíos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732013000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En las últimas décadas, ha habido un progreso sustancial en el estudio del Desarrollo Infantil Temprano (DIT) desde perspectivas interdisciplinarias e transculturales. Varios autores reconocen la contribución de la antropología al debate sobre la primera infancia, en diálogo con la psicología, las neurociencias, la educación y la medicina. Estos estudios subrayan la importancia de los contextos ecológicos en lo que se refiere al crecimiento físico, las trayectorias de desarrollo y los efectos sobre la salud a mediano y largo plazo. La Antropología hace hincapié en la noción de que el desarrollo de los niños depende de las interacciones que éstos entablan con su entorno inmediato y las actividades en las que participan. La importancia dada al ambiente desde una perspectiva ecológica reconoce el valor heurístico de los estudios etnográficos. En este trabajo caracterizamos, algunos ejes y modos de abordaje que se destacan en la producción etnográfica sobre infancia y desarrollo infantil en Latinoamérica, especialmente, sobre comunidades indígenas. En segundo lugar, analizamos y discutimos las posibilidades de interface entre la etnografía y las disciplinas que tradicionalmente se han ocupado del desarrollo infantil y reflexionamos sobre sus contribuciones en términos metodológicos a la comprensión de un proceso de carácter multidimensional, evitando los reduccionismos propios de cada mirada disciplinar. En relación a ello, discutimos los desafíos que la etnografía presenta en el contexto de la investigación inter y transdisciplinaria del DIT. Para concluir, reflexionamos sobre la necesidad de recuperar el DIT como objeto de estudio etnográfico, como lo fue en los inicios de la disciplina.<hr/>Nas últimas décadas houve um progresso substancial no estudo do Desenvolvimento Infantil Precoce (DIP) a partir de perspectivas interdisciplinares e interculturais. Vários autores reconhecem a contribuição da antropologia ao debate sobre a primeira infância, em diálogo com a psicologia, as neurociências, a educação e a medicina. Estes estudos sublinham a importância dos contextos ecológicos no que se refere ao crescimento físico, às trajetórias de desenvolvimento e aos efeitos sobre a saúde a médio e longo prazo. A Antropologia enfatiza a noção de que o desenvolvimento das crianças depende das interações que estes entabulam com seu entorno imediato e as atividades em que participam. A importância dada ao ambiente desde uma perspectiva ecológica reconhece o valor heurístico dos estudos etnográfi cos. Neste trabalho, são caracterizados, em primeiro lugar, alguns eixos e modos de abordagem que se destacam na produção etnográfi ca sobre infância e desenvolvimento infantil na América Latina, especialmente em relação às comunidades indígenas. Em segundo lugar, analisam-se e discutemse as possibilidades de interface entre a etnografi a e as disciplinas que tradicionalmente têm se ocupado do desenvolvimento infantil, e refl ete-se sobre suas contribuições em termos metodológicos para a compreensão de um processo de caráter multidimensional, evitando os reducionismos próprios de cada olhar disciplinar. Em relação a isso, são discutidos os desafi os que a etnografi a apresenta no contexto da investigação inter e transdisciplinar do Desenvolvimento Infantil Precoce. Para concluir, refl ete-se sobre a necessidade de recuperar o DIP como objeto de estudo etnográfi co como ocorreu nos primórdios dessa disciplina.<hr/>In recent decades, there has been substantial progress in the study of Early Childhood Development (ECD) from interdisciplinary and cross-cultural perspectives. Several authors acknowledge the contribution of Anthropology to the debate about ECD, in dialogue with psychology, neuroscience, education and medicine. These studies stress the importance of ecological contexts in regard to physical growth and later health issues. Anthropology emphasizes the notion that children´s development is driven by the interactions they have with those in their immediate environments and the activities in which children participate. In this sense, the importance given to the environment from an ecological perspective recognizes the heuristic value of ethnographic studies. In this paper we characterize, first, the existing ethnographic production about infancy and early childhood development in Latin America, focusing on indigenous societies. Second, we analyze and discuss the possibilities of ethnography and interface between disciplines that traditionally have dealt with child development and reflect on their methodological contributions to the understanding of a multidimensional process, avoiding reductionism of each discipline. In relation to this, we discuss the challenges that ethnography face in the context of interdisciplinary research. To conclude, we would reflect on the need to recover the ECD as an object of ethnographic study, as it was in the beginning of the discipline. <![CDATA[Alemanha perdida? Escolarização de crianças em colônias de imigrantes alemães no sul do Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732013000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Durante os séculos XIX e XX, a região sul do Brasil recebeu milhares de famílias de imigrantes alemães. Eles fundaram escolas comunitárias dentro das colônias que se tornaram uma marca de identidade étnica. Porém, nas primeiras décadas do século passado essas escolas foram alvo de campanhas nacionalistas que solicitaram seu fechamento ou uma transformação completa. Este estudo tem como objetivo resgatar e analisar memórias sobre a escola com base em entrevistas realizadas com representantes de três gerações de descendentes de imigrantes alemães. Quanto à metodologia mobilizada, os aspectos que descrevem sobre suas trajetórias de escolarização são analisados sob uma perspectiva etnológica embasada pelo teor dos depoimentos colhidos, por fontes documentais e na interlocução com outras pesquisas sobre as relações entre a educação e a imigração em terras brasileiras. Mostra-se que as crianças foram forçadas a aprender português e mudar seu comportamento, o que causou evasão e repetência. Resultou que a perpetuação de memórias positivas ou traumáticas da escolarização é usada para reforçar e reafi rmar afeição, consanguinidade e o pertencimento a uma herança cultural comum. Deste modo, as representações mentais dos habitantes perpetuam a ideia de fazer parte de uma Europa brasileira, ao lado da preservação social da “germanidade”.<hr/>Durante los siglos XIX y XX, la región sur de Brasil recibió miles de familias de inmigrantes alemanes. Fundaron escuelas de la comunidad dentro de las colonias que se convirtieron en una marca de identidad étnica. Pero en las primeras décadas del siglo pasado, las escuelas eran el objetivo de las campañas nacionalistas solicitando su cierre o una transformación completa. Este estudio tiene como objetivo analizar y recuperar los recuerdos de la escuela, basado en entrevistas con representantes de tres generaciones de descendientes de inmigrantes alemanes. Los datos recogidos describen aspectos de las trayectorias escolares de los sujetos y son analizados a partir de una perspectiva etnológica, por fuentes documentales y en diálogo con otras investigaciones sobre la relación entre la educación y la inmigración en tierras brasileñas. Muestra que los niños se vieron obligados a aprender portugués y cambiar su comportamiento, lo que provocó la deserción y la repetición. También constatamos que la perpetuación de los recuerdos positivos o traumáticos escolaridad se utiliza para reforzar y reafirmar el afecto, el parentesco y pertenencia a un patrimonio cultural común. Por lo tanto, las representaciones mentales de los habitantes perpetúan la idea de ser parte de una Europa brasileña, junto con la preservación social de “alemanidad”.<hr/>During the 19th and 20th centuries, the South region of Brazil received thousands of German immigrants’ families. They opened up community based schools inside the colonies that became an ethnic mark of identity. But in the fi rst decades of last century those schools were the target of nationalist campaigns which required its closing or a complete transformation. This study aims to remember and analyze memories about the school based on interviews with representatives of three generations of descendants of German immigrants. Concerning the methodology, their schooling trajectories are analyzed under an ethnological perspective based on the testimonies, by documentary sources and in dialogue with other researches on the relationship between education and immigration in Brazilian lands. It shows that children were forced into learn Portuguese and change their behavior, which caused evasion and the children were held back. It is assumed that the perpetuation of positive or traumatic memories of schooling is used to reinforce and reaffirm affection, consanguinity and belonging to a common cultural heritage. This way, the mental representations of the inhabitants perpetuate the idea of making part of a Brazilian Europe. Besides the social preservation of “Germanity”. <![CDATA[La Escuela y la Frontera: procesos de identificación nacional de los niños en la frontera entre Argentina y Bolivia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732013000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Las zonas de frontera interestatal pueden ser pensadas como territorios separados con continuidades geográficas y culturales donde la presencia del Estado es un complejo particular. A su vez, la escuela ha sido el bastión del Estado para la construcción simbólica de nosotros y de los otros. Este trabajo busca registrar cómo el nacionalismo se pone en juego en una escuela en la frontera entre Argentina y Bolivia y de qué manera se articula con diferentes procesos de identificación y producción cultural que los chicos atraviesan en sus experiencias formativas. La investigación fue realizada desde un abordaje etnográfico. El trabajo con niños también implica nuevos retos metodológicos que en este caso tomaron la forma de talleres participativos. El trabajo incluye a su vez, el análisis de fuentes censales, normativa, archivos escolares, registros fotográficos, cuestionarios y entrevistas. Partimos de que la construcción de marcos de referencia identitarios hegemónicos en clave nacional separa recorridos históricos conjuntos de los territorios y marcan una distancia simbólica entre unos y otros. Es en este sentido que decimos que los organismos de Estado encargados de educar y por lo tanto de intervenir en los procesos de formación de la subjetividad de los niños y niñas, construyen fronteras o fronterizan.<hr/>As áreas de fronteira entre estados nacionais podem ser pensadas como territórios separados que apresentam continuidades geográficas e culturais, onde a presença do Estado constitui um complexo particular. A escola, por sua vez, atua como o bastião do Estado para a construção simbólica de ‘nós’ e dos ‘outros’. Neste trabalho, procurasse registrar como o nacionalismo entra em funcionamento em uma escola localizada na fronteira entre a Argentina e a Bolívia, e de que forma se articula com os diferentes processos de identificação e produção cultural que as crianças atravessam em suas experiências de formação. A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem etnográfica. O trabalho com crianças ainda traz novos desafios metodológicos que, neste caso, tomaram a forma de oficinas participativas. O trabalho também inclui uma análise de fontes estatísticas oficiais, leis e regulações, de arquivos escolares, registros fotográficos, questionários e entrevistas. Partimos do pressuposto de que a construção de quadros de referência identitários hegemônicos baseados na nacionalidade separa percursos históricos conjuntos dos territórios em questão, marcando assim uma distância simbólica entre uns e outros. Nesse sentido, pode-se dizer que os organismos de Estado encarregados de educar e, portanto, intervir nos processos de formação da subjetividade das crianças, constroem fronteiras ou fronteirizam.<hr/>The areas of international borders can be considered as separated territories with geographical and cultural continuities where the presence of the State is a particular complex. At the same time, the school has been a state’s mainstay for the symbolic construction of us and of the others. This work seeks to register how the nationalism comes to play in a school located in the border between Argentina and Bolivia and in which way it is articulated by different processes of identification and cultural production that children go through in their formative experiences. The research was conducted from an ethnographic approach. The work with the children also implies new methodological challenges that in this case took the shape of participative workshops. The study includes, at the same time, the analysis of censual sources, regulation, school files, photographic records, questionnaires and interviews. We base this work from the idea that the construction of hegemonic identity frames of reference, in a national key, contributes to separate historical shared itineraries of the neighbors territories and sets up a symbolic distance between some and others. It’s in this sense that we mention that State institutions, which are responsible for the education and therefore the formation processes of children’s subjectivity, create borders. <![CDATA[A infância e o brincar na cultura digital]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732013000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir de estudos que discutem a cibercultura, a infância e o brincar na cultura digital, esse artigo refletirá sobre a cultura lúdica infantil na era das conexões. O caminho percorrido foi buscar pistas das características mais marcantes da cibercultura para, em seguida, observá-las na cultura lúdica infantil. O argumento principal é o de que as crianças que fazem parte da chamada Geração Net, que nasceram inseridas no contexto das tecnologias de informação e comunicação, participam ativamente do mundo digital, vivem, sobretudo por meio das tecnologias móveis, a conectividade. Nesse contexto, tocar em telas e brincar são modos especiais de construir subjetividades e existências, de viver e produzir a cultura infantil. O artigo conclui que o toque nas mais diversas telas, muitas delas na palma da mão, traduzem muito do que é o brincar e o lúdico na atualidade. Tocar em telas digitais é o mais expressivo modo lúdico que as crianças encontram para elaborar a vida por meio de alegrias e prazeres privados e coletivos nos domínios da rede.<hr/>A partir de los estudios que discuten la cibercultura, la infancia y el jugar en la cultura digital el artículo reflexiona sobre la cultura lúdica infantil en la era de las conexiones. El camino recorrido fué buscar pistas en relación a las características más marcantes de la cibercultura para luego observarlas en la cultura lúdica infantil. El principal argumento es de que los niños que hacen parte de la llamada Generación-Net, que nacieron inseridos en el contexto de estas tecnologías de información y comunicación participan activamente del mundo digital, viven, sobre todo, por medio de las tecnologías mobiles, la conectividad. En este contexto, tocar en las pantallas y jugar son modos especiales de construir subjetividades y existencias, de vivir y producir la cultura infantil. El artículo concluye que el toque en las más diversas pantallas, muchas de ellas en la palma de la mano, traducen mucho de lo que es jugar y de lo lúdico en la actualidad. Tocar en pantallas digitales es un aspecto expresivo del modo lúdico que los niños encuentran para elaborar la vida por medio de alegrías y placeres privados y colectivos en los dominios de la red.<hr/>From studies addressing cyberculture, childhood and play in the digital culture, this paper reflects on the children’s play culture in the connection era. The path traced started with the search for the most remarkable characteristics of cyberculture and went on to observe them in the children’s play culture. The main argument is that children belonging to the so-called Net Generation, who were born in the context of information and communication technologies, actively participate in the digital world and experience connectivity, particularly by means of mobile technologies. In such context, touching screens and playing are special ways of constructing subjectivities and existences, living and producing children’s culture. The paper has concluded that touching different kinds of screens, many of them on the palm top, translate much of what playing and playful mean today. Touching digital screens is the most expressive playful way that children have found to elaborate life through private and collective amusements and pleasures in the web realm. <![CDATA[Trinta anos de construção identitária Sem Terra no Espírito Santo: explorando um Projeto Político-Pedagógico de vanguarda contra o neoliberalismo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732013000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O neoliberalismo global é marcado pelo desejo de ser bem-sucedido, consumir produtos e serviços, ou até mesmo pessoas ou bens imateriais em um não-lugar, oferecendo uma experiência de um não-tempo. Dessa forma, algumas perguntas podem ser feitas, dentre elas, quais seriam as alternativas para o neoliberalismo e qual seria o papel da pedagogia nesse contexto? Tomando como referência o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o presente texto analisa como as políticas de memória e de identidade estão envolvidas em imaginar futuros que não seguem linearmente do passado. O material empírico vem de uma pesquisa etnográfica realizada nos últimos cinco anos (2007-2012) no Espírito Santo. O artigo também analisa os componentes centrais da Pedagogia Sem Terra, a construção identitária na escola, a solidariedade e o partilhar de memórias sobre o passado local, como alternativas radicais ao neoliberalismo global. Mas como pode o projeto políticopedagógico do MST ser levado adiante para incluir todos os “Outros” que sofrem devido às relações de poder no Brasil e ao redor do globo?<hr/>The global neoliberalism is marked by a desire to be successful, consume products and services, or even people or intangible property in a non-place, offering an experience of a non-time. Thus, some questions can be asked, for instance: what would be the alternatives to neo-liberalism and what would be the role of pedagogy in this context? Taking as reference the Movement of Landless Workers (MST in Brazil), this paper analyzes how political memory and identity are involved in imagining coming times that do not follow linearly the past. The empirical material comes from an ethnographic research that has been conducted in the last fi ve years (2007-2012) in Espírito Santo State. The article also examines the central components of landless pedagogy, identity construction in school, solidarity and the sharing of memories about the local past as radical alternatives to global neoliberalism. But how can the political-pedagogical project of the Movement of Landless Workers (MST in Brazil) be carried forward to include all “Others” who suffer due to power relations in Brazil and around the globe?<hr/>El neoliberalismo global es marcado por el deseo de tener éxito y consumir los productos, los servicios, incluso las personas o los bienes inmateriales en un aparente “no lugar” ofreciendo una experiencia de un “no-tiempo”. Así, algunas preguntas pueden ser realizadas, una de ella es cuáles serían las alternativas para el neoliberalismo y cuál sería el papel da la pedagogía en ese contexto? Teniendo como referencia el Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST) en Brasil el presente texto analiza como las políticas de la memoria y de la identidad están comprometidas en imaginar futuros que no siguen linealmente el pasado. El material empírico que se ha recogido en los últimos cinco años (2007-2012) proviene de una investigación etnográfi ca realizada en la provincia (Estado) de Espírito Santo. El artículo también analiza los componentes pedagógicos de la pedagogía sin tierra: la construcción de la identidad en la escuela, la solidaridad, el intercambio de recuerdos de los pasados locales y las visiones en desarrollo acerca de los futuros globales ya que han sido los componentes centrales en los últimos 30 años, y constituyen alternativas realmente radicales al neoliberalismo global. Pero ¿cómo puede este proyecto político-pedagógico de los campesinos sin tierra presentarse como una manera de incluir a todos los “Otros” que está subsumidos a las relaciones de poder en Brasil y en todo el mundo? <![CDATA[Programa online de formação de formadores: uma experiência envolvendo a parceria Universidade-Escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732013000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo, delineado como uma investigação pautada na pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-analítico, busca analisar dados de uma experiência de parceria entre uma universidade e escolas públicas com o objetivo de formar professores que estão em exercício na educação infantil e/ou anos iniciais da educação básica para atuar como formadores de futuros professores, neste caso, estudantes de um curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância. Apontou-se nos primeiros resultados da pesquisa os impactos positivos na vida pessoal e profissional dos formadores em exercício na escola, assim como nas aprendizagens profissionais das pesquisadoras da universidade, especialmente pelo fato da iniciativa ter sido desenvolvida na modalidade a distância. Percebeu-se que desafios também foram enfrentados no desenvolvimento da proposta, mas os resultados indicaram que a experiência tem sido extremamente rica e desafiadora, demonstrando ser o trabalho colaborativo e o diálogo elementos centrais para o estabelecimento de parcerias entre a universidade e a escola, bem como a articulação dos profissionais da universidade para desenvolvimento de ações mais contextualizadas e significativas na formação inicial de professores.<hr/>Cet article, ébauché comme une enquête orientée vers la recherche qualitative, d´un caractère descriptif-analytique, cherche à analyser les données d´une expérience de partenariat entre une université et les écoles publiques (U-E) dans le but de former des professeurs qui sont en exercice dans l´éducation pour enfants et/ou dans les premières années de l´éducation de base afi n d´agir comme formateurs de futurs professeurs - dans ce dernier cas, étudiants d´un cours de Licence en Pédagogie dans la modalité à distance. Les premiers résultats montrent les infl uences positives dans la vie personnelle des formateurs en exercice dans l´école, comme aussi dans les apprentissages professionnels des chercheuses de l´université, spécialement par le fait que l´initiative ait été développée dans la modalité à distance. Des défi s ont été aussi abordés dans le développement de l’expérience, mais les résultats indiquent qu’elle fut extrêmement riche et provocante en démontrant que le travail de collaboration et le dialogue sont des éléments centraux pour l´établissement de partenariats entre l´université et l´école tout aussi que pour l´articulation des professionnels de l´université et le développement d´actions plus contextualisées et significatives dans la formation initiale des professeurs.<hr/>The purpose of this article, based on the outcomes of an qualitative research project of a descriptive-analytical nature, is to discuss a partnership between a university and public schools (U-PS) established to prepare practicing K-4 schoolteachers to act as teacher tutors (TTs) of students of an online teacher education program. Preliminary results point to a positive impact on the professional and personal lives of both the participating schoolteachers and the researchers, especially because it was offered at a distance. In spite of the challenges encountered, the experience was very effective and enriching to all those involved and indicated that a successful U-PS partnership is highly dependent on establishing dialogue and collaboration between these agencies and on devising more contextualized and significant teacher education actions and activities. <![CDATA[Monitoria e avaliação formativa em nível universitário: desafios e conquistas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732013000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa uma experiência de ensino desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte pela equipe de monitoria da disciplina Organização da Educação Brasileira. Esta disciplina é oferecida aos estudantes dos cursos de licenciatura e as análises das experiências vivenciadas em sala de aula pela equipe mostraram que, em alguns casos, os futuros professores não valorizavam as disciplinas de formação docente. Assim, a equipe desenvolveu uma pesquisa-ação com o objetivo prático de implementar na turma uma proposta de avaliação formativa, cujo intuito foi o de envolver o educando no processo de ensino-aprendizagem e discutir a importância do trabalho docente. O objetivo teórico consiste em analisar as concepções dos licenciandos acerca da sua profissão e do trabalho pedagógico do qual participaram. Como procedimentos de pesquisa, foram aplicados questionários aos estudantes para conhecer suas concepções a respeito da sua futura profissão, bem como analisados os registros feitos por eles em um caderno referente ao trabalho que estava sendo efetivado em cada aula. A vivência da avaliação formativa colaborou para conscientizar os educandos em relação à corresponsabilidade dos envolvidos no processo de ensino aprendizagem e, na concepção destes, tornar o ensino superior “mais humanizado”. O atual processo de proletarização docente dificulta a identificação do licenciando com sua profissão, e as representações que constroem a respeito da profissão carregam valores e concepções construídas há muito tempo, o que demonstra a importância de discutir o trabalho docente nos cursos especificamente de formação.<hr/>Cet article analyse une expérience de l’enseignement developpé à l’Université Fédérale du Rio Grande do Norte, par l’équipe de la discipline Organisation de l’Éducation Brésilienne. Cette discipline est off erte aux étudiants des cours de formations de professeurs et les analyses des expériences vécus en classe par l’équipe ont montré que, en certains cas, les futures professeurs ne valorisaient pas les disciplines de formation des enseignants. Ainsi l’équipe a développé une recherche action avec l’objectif pratique d’implémenter dans le groupe une proposition d’évaluation formative, dont le but a été d’engager l’apprenant dans le processus d’enseignanceapprentissage et discuter l’importance du travail des enseignants. L’objectif théorique, c’est l’analyse des conceptions des enseignants en formation sur leur profession et sur le travail pédagogique réalisé. Comme méthode de recherche on a utilisé des questionaires adressés aux apprenants pour connaître leurs conceptions sur sa future profession. On a aussi analysé les enregistrements faits par eux sur un cahier à propos du travail qui se developpait à chaque classe. L’expérience de l’évaluation formative a colaboré pour la conscientisation des apprenants sur la corresponsabilité des engagés au processus d’enseignementapprentissage et, à leur conception, faire une enseignance supérieure plus humanisé . Le processus en cours de proletarisation de l’enseignant difi culte l’indentifi cation du professeur en formation avec sa profession et les représentations qu’ils construisent sur elle portent des valeurs et des conceptions construites il y a longtemps, ce qui montre l’importance de discuter le travail de l’enseignant dans les cours de formation en particulier.<hr/>This article analyzes a teaching experience developed by the monitoring team of the Organization of Brazilian Education discipline at Federal University of Rio Grande do Norte. This discipline is offered to students who are doing bachelor degree courses. The analyses carried out in classroom by the monitoring team have shown that, in some cases, the future teachers do not value the disciplines devoted to teacher training. Thus, the team developed an action-research in the class with the practical objective of implementing a proposal of formative evaluation whose major aim was to involve the student in the teaching learning process and to discuss the importance of the teacher work. The experience of formative assessment has contributed to make students aware of the shared responsibility of all people involved in the teaching-learning process, and, in their conception, to turn the learning-importance of discussing the work of the teacher in specific formation courses. <![CDATA[Conhecer não é representar: reflexões sobre a representação na Educação Ambiental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732013000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo busca problematizar o conceito de representação a partir dos aportes teóricos da Filosofia da Diferença. Dessa forma, serão analisados escritos produzidos durante oficinas do curso de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental, que integra o projeto de extensão Comunicação para Educação Ambiental, do Centro Universitário Univates. As oficinas, realizadas com professores da rede pública de ensino básico, constituíram-se em espaços de comunicação em que os interlocutores aventuram-se a ler para o outro seus escritos sobre memórias de vivências com a água. Estes espaços de aproximação de si mesmo e para com o outro potencializaram aprendizagens e o compartilhamento de significados sobre o mundo.<hr/>This paper seeks to problematize the concept of representation from the theoretical contributions of the Philosophy of Difference. For this purpose it analyses writings carried out in workshops of the Training Courses for Multipliers in Environmental Education, which integrates the Communication for Environmental Education extension project of Centro Universitário Univates. The workshops, carried out with Elementary and High School teachers of the public schools net, constituted spaces of communication where interlocutors adventured to read for others their writings about memories of experiences with water. These spaces of approaching of oneself and to others potentiated learning as well as the sharing of meanings about the world.<hr/>El presente artículo discute el concepto de representación a partir de los aportes teóricos de la Filosofía de la Diferencia. Para tal fi n se analizaron los textos escritos en los talleres del curso de Formación de Multiplicadores en Educación Ambiental, organizado por el proyecto de extensión en Comunicación para Educación Ambiental, del Centro Universitario Univates. Los talleres, realizados con profesores de la red pública de enseñanza básica, se constituyeron en espacios de comunicación entre los interlocutores que se aventuraron a leerle al “otro” sus escritos acerca de las memorias de vida con el agua. Estos espacios de aproximación hacia sí mismo y hacia el otro desencadenaron el aprendizaje y el intercambio de significados sobre el mundo. <![CDATA[História de uma Instituição Escolar: democratização ou elitização do ensino secundário (1939-1971)?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732013000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo resulta de pesquisa inserida no campo da história das instituições, com foco na reescrita da história do ensino secundário. Nesse contexto, busca-se compreender o processo histórico de implantação e consolidação do ensino secundário em uma instituição escolar do sul do estado de Mato Grosso, no período de 1939 a 1971. Período esse determinado pelo início do funcionamento e pela Lei nº 5692, de 1971, que alterou a organização do ensino primário e do secundário, eliminando o ginásio. Para tanto, a operação metodológica alia dados de pesquisa bibliográfica relativa à temática, ensino secundário, a partir da seleção e análise de livros, capítulos de livros, artigos, dissertações e teses. Essas últimas, localizadas pelo objeto de estudo a que se dedicaram, isto é, a instituição de que trata este texto. Acresce-se a esse exercício, dados de pesquisa documental para a qual foram selecionados como fontes os documentos localizados no arquivo escolar do Colégio Campograndense: Atas da Congregação; Livros de atas; Livros de inscrição de exames de admissão à 1ª série do Curso Ginasial; Livros de matrícula; Livro de registro de professores. Em conclusão, aponta-se que a história dessa instituição indica que a “democratização” dos ginásios contribuiu para ascensão social das classes médias urbanas escolarizadas que, ao se apropriarem desse “luxo”, habilitaram-se a se inserir nos grupos dirigentes.<hr/>Este trabajo es un resultado de una investigación en el campo de la historia de las instituciones, que se centra en la reescritura de la historia de la educación secundaria. En ese contexto, interesa comprender el proceso histórico de implantación y consolidación de la educación secundaria en una escuela en el sur del estado de Mato Grosso, en el período comprendido entre 1939 y 1971. Este período fue determinado por la operación inicial de la escuela, y la Ley 5692 de 1971, que modificó la organización de la enseñanza primaria y secundaria en Brasil, lo que finalizando con el Gimnasio. Por lo tanto, a metodología propuesta combina los datos de la literatura, especialmente la relacionada con el tema de la educación secundaria, selección y análisis de libros, capítulos de libros, artículos y tesis de maestría y doctorado. Estas últimas, tuvieron como objeto de estudio la institución mencionada en este texto. También se realizó una investigación documental, y fueron seleccionados los documentos de origen en el archivo del Colegio Campograndense tales como: Actas de la Congregación, libros de actas, libros de exámenes de inscripción para la admisión al nivel inicial de secundaria o curso del Gimnasio, libros de registro de acceso y libros de registro de profesores. En conclusión la historia de esta institución indica que la “democratización” de la escuela contribuyó al ascenso social de las clases medias urbanas educadas que, apropiándose de este “lujo”, permitieron insertarse a los grupos dirigentes.<hr/>This paper presents the results of a research inserted in the field of the history of institutions, that is focused in rewriting the history of secondary education. In this context it is sought to understand the historical process of implementation and consolidation of secondary education in educational institution of the southern state of Mato Grosso in the period between 1939 and 1971. This period was determined by the beginning operation of the school and also by the Law 5692 of 1971, which changed the organization of primary and secondary education. So, to make this research the methodology used combines data from literature search on the secondary education as well as from the selection and analysis of books, chapters of books, academic articles, dissertation and theses. These latter were selected according to their object of study, the institution referred to in this text. Data from a documentary research has complemented this exercise, with documents selected in that school fi le, like: Congregation Reports; Minute Books; Registration Books for entrance exams; register books of teachers. It is pointed out, as a conclusion, that this Institution’s history indicates that the high school’s “democratization” contributed to the social rise of the educated urban middle classes who, by appropriating this “luxury”, were enabled to insert themselves into the group of leaders. <![CDATA[O (des)governo na expansão da educação superior brasileira: da inoperância do Estado à supremacia da lógica do mercado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732013000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A educação superior brasileira vem passando nas últimas duas décadas por um processo de significativa expansão. A partir de meados da década de 1990 o sistema começou a apresentar um forte crescimento, especialmente por meio do credenciamento de novas instituições privadas, não-universitárias. Tal processo resultou num significativo aumento nos indicadores quantitativos, tais como taxas de atendimento, quantidade de cursos de graduação e número de alunos matriculados. Entretanto, os níveis de alinhamento dessa expansão com as políticas de desenvolvimento socioeconômico e com os interesses maiores da sociedade (ou do mercado) precisam ser investigados. O presente artigo realiza uma revisão da literatura acerca do fenômeno da mercantilização da educação superior, apresenta e analisa aspectos e indicadores da expansão do sistema e, por fi m, demonstra que os interesses privados estão sendo determinantes no desenvolvimento da educação superior brasileira.<hr/>La educación superior brasileña ha experimentado en las dos últimas décadas un proceso de expansión. Desde mediados de la década de 1990 el sistema comenzó a mostrar un fuerte crecimiento, especialmente a través de la acreditación de nuevas instituciones privadas no universitarias. Este proceso dio lugar a un aumento signifi cativo en los indicadores cuantitativos, como las tasas de asistencia, el número de cursos de grado y el número de alumnos matriculados. Sin embargo, es necesario investigar el nivel de alineación de esta expansión con las políticas de desarrollo socioeconómico y con los intereses de la sociedad (o del mercado). Este artículo realiza una revisión de la literatura sobre el fenómeno de la mercantilización de la educación superior, presenta y analiza los aspectos e indicadores de la expansión del sistema y, fi nalmente, demuestra que los intereses privados son determinantes en el desarrollo de la educación superior brasileña.<hr/>The Brazilian higher education has experienced a process of significant expansion in the last two decades From the mid-1990s the system began to show strong growth, especially through qualification of new nonuniversity private institutions. This process resulted in a significant increase in quantitative indicators, such as attendance rates, number of undergraduate courses and number of students enrolled. However, the level of alignment of this expansion with the policies of socioeconomic development and with the best interests of society (or market) need to be investigated. This article provides a review of literature on the marketization phenomenon of the higher education, it presents and analyzes aspects and indicators of system expansion and finally demonstrates that private interests are determinants in the development of Brazilian higher education. <![CDATA[Educação Profissional de Pessoas com Deficiência: adaptações para a acessibilidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732013000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo foi realizado com o objetivo de conhecer as adaptações curriculares realizadas no âmbito da Educação Profissional que atende pessoas com deficiência. Para o estudo, foram selecionadas sete instituições educacionais que ofertam esta modalidade de ensino, sendo elas: SENAC, SENAI e Organizações não governamentais (ONGs) de atendimento à pessoa com deficiência. A coleta de dados se deu com o uso de entrevistas semiestruturadas realizadas com representantes destas instituições que estão à frente do planejamento e da organização dos cursos. A natureza qualitativa do estudo permitiu o tratamento dos dados por análise de conteúdo, de forma essencialmente temática. Os resultados obtidos na investigação demonstram que as ONGs se destacam em relação ao sistema S pela diversidade de medidas adaptativas empregadas no atendimento das necessidades educacionais especiais destas pessoas.<hr/>Este trabajo se realizó con el fi n de conocer las adecuaciones curriculares realizadas en el ámbito de la Formación Profesional, que atiende a personas con discapacidad. Para el estudio, siete instituciones educativas que ofrecen este tipo de educación, siendo ellas: SENAC, SENAI y las organizaciones no gubernamentales (ONG) de servicios para personas con discapacidad. Se efectuaron entrevistas semi-estructuradas para la recolección de los datos a los representantes de las instituciones responsables de la planificación y la organización de los cursos. La naturaleza cualitativa del estudio permitió que el tratamiento de los datos sea realizado por medio del análisis de contenido, en especial por temáticas. Los resultados de la investigación muestran que las ONG están en relación con el sistema S de la diversidad de las medidas de adaptación empleadas en la satisfacción de las necesidades educativas especiales de estas personas.<hr/>This paper was carried out in order to know the curricular adjustments made under the Professional Education, which serves people with disabilities. For the present study seven educational institutions that offer this type of education were selected. Data collection took place with the use of semi-structured interviews with representatives of those institutions that are in charge of the planning and organization of the courses. The qualitative nature of the study allowed the processing of data by content analysis, essentially thematically. The results from the investigation show that NGOs stand in relation to the S system for the diversity of adaptive measures employed in meeting the special educational needs of these people. <![CDATA[A identidade no e pelo trabalho: elementos constituintes das identidades profissionais dos professores da FaE/CBH/UEMG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732013000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo é apresentada uma síntese de parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado, que teve como objetivo analisar os elementos constituintes do processo de construção das identidades profissionais do professor universitário, a partir do estudo de caso de uma instituição educacional de nível superior, a saber, a FaE/CBH/UEMG. Nesta análise foram considerados aspectos da trajetória profissional, da atuação prática nas atividades que compõem o trabalho docente, e de como esse processo constitutivo se inscreve no ambiente institucional da universidade. Para isso, realizou-se uma revisão teórico-bibliográfica, consultaram-se leis acerca do tema, aplicaram-se questionários e foram feitas entrevistas na modalidade narrativa. No momento da análise, foram triangulados os dados da entrevista com as demais fontes de evidências Entre os principais resultados encontrados, destaca-se que a identidade profissional é construída levando-se em conta uma trajetória profissional, que, por sua vez, constitui-se de elementos individuais e coletivos. A pesquisa apontou também que essa identidade é caracterizada, ainda, por uma multiplicidade de elementos, tais como o tipo de carreira profissional desenvolvida pelo docente e sua relação com as atividades profissionais do magistério superior, os quais contribuem para que a construção das identidades profissionais sejam múltiplas e heterogêneas.<hr/>Dans cet article, on présente une synthèse d’une part des résultats d’une recherche de maítrise visant analyser les éléments constitutifs du processus de construction des identités professionnelles du professeur universitaire, à partir de l’étude de cas d’un établissement d’enseignement supérieur: FaE/CBH/UEMG. Dans l’analyse furent considérés des aspects du parcours professionnel, de la réalisation pratique des activités d’enseignement, et comment ce processus constitutif s’est inscrit dans le milieu institutionnel de l’université. Pour cela, une révision théorico-bibliographique a été eff ectuée, les lois sur le thème ont été étudiées, des questionnaires ont été appliqués et des entretiens narratifs ont été menés. Au moment de l’analyse, on a croisé les données des entretiens avec les autres sources d’évidences. Parmi les principaux résultats trouvés, on a pu constater que l’identité professionnelle est construite prennant en considération un trajet professionel, lequel est, à sa fois, constituée par des éléments individuels et collectifs. On a pu observer aussi que cette identité est caractérisée également par une multiplicité d’éléments tels que le type de carrière professionnelle développée par l’enseignent et sa relation avec les activités professionnelles de l’enseignement supérieur, lesquels contribuent pour que la construction des identités professionnelles soient multiples et hétérogènes.<hr/>This paper presents a synthesis of part of the results of a master’s research that analyzed the constituent elements of the construction process of the professional identities of professors from the study case in an educational institution of higher education, named FaE/CBH/UEMG. This analysis considered the aspects of professional trajectory, practice activities that make up the professor’s work and how this constitutive process fits the institutional environment of the university. In order to do so, theoretical literature was reviewed, laws on the subject were consulted, questionnaires were applied and some interviews were conducted in narrative format. During the analysis, the interview data were triangulated with the other sources of evidence. Among the main results found, it is remarkable that professional identity is constructed taking into account a professional trajectory, which also consists of individual and collective elements. The survey also pointed out that this identity is characterized also by multiple factors, such as the type of the professional trajectory taken by the professor and its relation to the professional activities performed in higher education which contribute to the construction of multiple and heterogeneous professional identities. <![CDATA[Casos controversos sob o enfoque de um paradigma indiciário: o ensino de ciências no horizonte formativo da cidadania ambiental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732013000300016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, será apresentada uma crítica aos modelos epistemológicos e pedagógicos dominantes no ensino de ciências e uma perspectiva sobre o uso de casos controversos que leva em conta expectativas de formação para a cidadania socioambiental. O argumento central é que casos podem contribuir para a compreensão de questões ambientais na escola a partir de uma postura investigativa que tem suas raízes em um modelo epistemológico das ciências humanas, que pode ser designado por “paradigma indiciário”. Para isso, busca-se problematizar nossas formas de produzir conhecimentos escolares nas áreas das ciências e oferecer uma fundamentação teórica e metodológica para o uso de casos controversos na educação escolar, destacando suas contribuições para a educação ambiental. Conclui-se o artigo sustentando que, para além de conhecer argumentos técnicos e científicos sobre controvérsias ambientais, uma metodologia de ensino fundamentada em casos controversos contribuiria para desvelar aquilo que não está absolutamente explícito nesses argumentos como: o caráter social e político da ciência e da tecnologia e a nossa implicação na história e no ambiente como sujeitos morais.<hr/>In this work, a critical to the epistemological and pedagogical dominant models in the area of science teaching and they present an educational perspective of the use of controversial cases in science teaching, will be presented, taking into account the formative requirements of environmental citizenship. The central argument is that these cases may contribute to the understanding of environmental questions in the school from an investigative attitude which has its roots in an epistemological model of the human science, that might be designated by “an evidential paradigm”. For this reason, this study seeks to problematize our ways to produce school knowledge in the science area and it also aims to offer a theoretical and methodological basis to be used in the controversial cases in the school education, highlighting its contributions to the environmental education. It is concluded sustaining that, in addition to knowing the technical-scientific arguments about environmental controversies, a teaching methodology based in disagreement cases would contribute to reveal what is not absolutely explicit on those arguments: the social and political character of science and technology and also our involvement in History and in environment as moral subjects.<hr/>Cet article présentera une critique aux modèles pédagogiques et épistémologiques dominantes dans l’enseignement des sciences et un point de vue sur l’utilisation des cas controversés qui prend en compte les attentes de l’éducation pour la citoyenneté environnementale. L’argument central est que les cas peuvent contribuer à la compréhension des questions environnementales à l’école à partir d’une démarche d’investigation qui a ses racines dans un modèle épistémologique des sciences humaines, qui peut être appelé paradigme «probante». Pour cela, nous cherchons à problématiser nos modes de production des connaissances scolaires dans le domaine des sciences et d’off rir une approche théorique et méthodologique à l’utilisation des cas controversés dans l’enseignement scolaire, soulignant sa contribution à l’éducation environnementale. L’article conclut en affi rmant que, en plus de connaitre des arguments techniques et scientifi ques sur les controverses environnementales, une méthode d’enseignement basée sur les cas controversé aiderai à découvrir ce qui n’est pas tout à fait explicite dans ces arguments, comme la nature sociale et politique de la science et de la technologie et notre implication dans l’histoire et l’environnement comme sujets moraux.