Scielo RSS <![CDATA[Perspectiva]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-547320140002&lang=pt vol. 32 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000200391&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A História escolar na formação de jovens do ensino médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000200395&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[O MEC-INEP contra a Reforma Capanema: renovação do ensino secundário na década de 1950]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000200407&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem o intuito de compreender o modelo pedagógico renovador do ensino secundário brasileiro que foi colocado em circulação em textos publicados, na segunda metade da década de 1950, no periódico "Educação e Ciências Sociais - Boletim do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais". Considera-se que um modelo pedagógico é produzido, colocado em circulação de diversificados modos e apropriado de forma específica e inventiva. Na difusão escrita, os periódicos educativos têm um papel importante na medida em que estão vinculados a posições no campo educacional. Por um lado, este artigo procura compreender a proposta renovadora de Jayme Abreu, como técnico do INEP, sobre o ensino secundário; de outra parte, explora as prescrições da Diretoria do Ensino Secundário do Ministério da Educação e Cultura para as classes secundárias experimentais. Numa época marcada por acirrados debates educacionais, intenta-se dar visibilidade ao modelo pedagógico renovador do ensino secundário brasileiro, que se opunha à Reforma Capanema.<hr/>Este artículo tiene como objetivo comprender el modelo pedagógico renovador de la enseñanza secundaria brasileña que comenzó a tener circulación en los textos publicados en la revista "Educación y Ciencias Sociales - Boletín del Centro Brasileño para la Investigación Educativa" en la segunda mitad de la década de 1950. Considera que un modelo pedagógico es producido y puesto en circulación de modos diversifi cados y apropiado de manera específi ca y creativa. En la difusión escrita, las revistas educativas tienen un papel importante porque están vinculados a las posiciones en el campo educativo. Por un lado, el artículo trata de comprender la propuesta renovadora de Jayme Abreu como experto del INEP sobre la enseñanza secundaria; por otro lado, explora las prescripciones de la Junta de Educación Secundaria del Ministerio de Educación y Cultura para las clases secundarias experimentales. En una época marcada por fuertes y expresivos debates educativos, se intenta dar visibilidad a un modelo pedagógico renovador de la enseñanza secundaria en Brasil, que se oponía a la Reforma Capanema.<hr/>This article aimes to understand the renewing pedagogical model of the brazilian secondary education that was put into circulation in published texts, on the second half of the 1950s, on the newspaper "Education and Social Sciences - Report from the Brazilian Center for Educational Research". It considers that a pedagogical model is produced, put into circulation in a variety of ways and adapted in a specific and inventive way. On the writing circulation, the educational newspapers have an important role as they are related to positions on the educational field. At one side, the article seeks to understand the renewing intention from Jayme Abrey - as a technician of the INEP - about the secondary education; on the other side, it analyzes the prescriptions of the Secondary Education Directory of the Ministry of Education and Culture to the experimental secondary classes. In a era marked by fierce educational debates, we attempt to give visibility to the renewing pedagogical model of the secondary Brazilian education, that was opposed the Capanema Reform. <![CDATA[Políticas e práticas da história escolar no ensino médio do Brasil: a interdisciplinaridade em debate]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000200429&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A questão da interdisciplinaridade é uma nova e específica demanda que se coloca para a formação de professores. Como, então, efetivá-la nas áreas de História e de Geografia, quando as mesmas são confundidas com os antigos Estudos Sociais? Este texto pretende narrar a introdução da proposta de Estudos Sociais, intermediada pela Escola Nova, e a sua posterior permanência na educação brasileira durante o século XX. Em seguida, apresenta e discute a abordagem da interdisciplinaridade nos documentos que orientam o Ensino Médio no Brasil entre 1998 e 2013. Para tanto, analisa a bibliografia e os documentos oficiais que referenciam a questão e, a partir deles, propõe algumas hipóteses para a tão conflituosa discussão sobre a inserção da interdisciplinaridade na educação básica, embora amplamente defendida na academia.<hr/>La question de l'interdisciplinarité est une nouvelle et spécifique demande que se pose pour la formation des enseignants. Comment, alors, l'appliquer dans l'Histoire et la Géographie quand sont elles confondues avec les anciennes Études Sociales? Ce text prétend démontrer l'introduction de la proposition des Études Sociales, par l'intermède de l'École Nouvelle, et de son ultérieure permanence dans l'éducation brésilienne pendant le XX siècle. Après, il présente et discute l'approche de l'interdisciplinarité dans les documents que orientent l'enseignement secondaire au Brésil, entre 1998 et 2013. Pour cela, il analise la bibliographie et les documents offi ciels que orientent la question et, à partir de ceux-ci, proposer quelques hypothèses sur la confl ictuelle discussion sur l'insertion de l'interdisciplinarité dans l'éducation de base, si bien qu'elle soit largement dé...<hr/>The question of interdisciplinarity is a new and specific demand that arises for teacher training. How, then, make it effective in the areas of History and Geography, when they are confused with the old Social Studies? This paper aims to demonstrate the introduction of the proposal of Social Studies, by the New School Movement, and his subsequent adoption by Brazilian education during the twentieth century. Then, it is presented and discussed the interdisciplinary approach of the documents that guide high school in Brazil between 1998 and 2013. For this end, we analyze the literature and official documents that reference the issue and from this subject on, we had developed some hypotheses for so conflicted, although widely held by academics, discussion on the inclusion of interdisciplinarity in basic education. <![CDATA[O ensino médio brasileiro em questão: integração curricular e formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000200453&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa as proposições de reformulação do ensino médio no Brasil, abordando a proposta de integração curricular como uma questão para a implantação de um novo ensino médio. A integração curricular vem sendo perseguida desde os primeiros documentos de organização do ensino médio produzidos na década de 1990 entre diretrizes, pareceres e a própria Lei de Diretrizes e Bases, até chegar às novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio de 2012. O texto esquadrinha o percurso de construção da integração curricular como uma meta e as principais noções que a sustentam. Compreende-se que a integração curricular pretendida, bem como seus alicerces, requerem algumas condições que propiciam mudanças na formação inicial e continuada de professores, entre elas alterações estruturais nos tempos e espaços da escola e do professor, bem como uma reflexão consistente e crítica sobre esse conjunto de ideias no âmbito das instituições formadoras de professores, proporcionando o estabelecimento de novos cursos para essa formação.<hr/>Cet article examine les propositions de reformulation de l'enseignement au niveau de Lycée au Brésil, s'adressant à l'intégration du programme d'études proposé comme un problème pour la mise en oeuvre d'une nouvelle École Secondaire. L'intégration du programme d'études a été menée depuis les années 1990, à partir des directrices, des consultations et de la Loi de Directrices et Bases elle-même, pour atteindre les nouvelles Lignes Directrices du Programme National d'Enseignement Secondaire de 2012. Le texte poursuit la route de la construction de l'intégration curriculaire comme un objectif et les notions clés qui la soutiennent. Il comprend que l'intégration des programmes voulus, ainsi que ses bases, né...<hr/>This article analyses the proposals to redesign high-school education in Brazil. It addresses the curricular integration proposal as an issue in the process of implementing a new high-school education. Curricular integration has been pursued since the first documents of high school organization were written in the 1990's - guidelines, opinions, and the LDB (National Education Guidelines and Foundations) itself - until reaching the new National High School Curricular Guidelines, enforced in 2012. This article describes the process of building an integrated curriculum as a goal and the main concepts that support this integration. The curricular integration desired, as well as its foundations, would require changes in the initial and continuing education of teachers such as structural changes in time and space at school and for teachers. It would also require a consistent and critical reflection upon this set of ideas in teacher-training institutions in order to design new courses for teachers. <![CDATA[Em busca da articulação entre compreensão empática, sensibilidade e dimensão dialógica: contribuições para o ensino da história no ensino médio brasileiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000200475&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo traz uma reflexão em torno da articulação entre compreensão empática, sensibilidade e dimensão dialógica, com desdobramentos que poderiam contribuir para mudanças na concepção e nas práticas do ensino escolar da disciplina de História, em especial, no Ensino Médio. Nesta reflexão, buscou-se abordar os caminhos que poderiam contribuir para a superação das dificuldades tradicionalmente encontradas para atender duas dentre as quatro finalidades propostas para o Ensino Médio Brasileiro e que estão dispostas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, a saber: preparação para o exercício da cidadania e para o desenvolvimento pessoal. A partir desta problemática, procurou-se efetivar uma pesquisa bibliográfica que localizasse autores e textos que poderiam dar suporte ao enfrentamento da referida questão. Conclui-se que há necessidade de oportunizar a compreensão empática da historicidade expressa na vida, por meio da introdução nas práticas de sala de aula da ideia de sensibilidade tomada como o estabelecimento de uma dimensão dialógica da vivência comunicativa que permita a percepção de diferenças e de semelhanças entre os sujeitos da conversação em torno da compreensão do mundo histórico.<hr/>El presente artículo presenta uma reflexión sobre la articulación entre comprensión empática, sensibilidad y dimensión dialógica, con derivaciones que pueden contribuir a cambiar la concepción y las prácticas de la enseñanza de la disciplina de Historia, en especial en la enseñanza media. En esta reflexión se buscó abordar los caminos que podrían contribuir a la superación de las difi cultades tradicionalmente encontradas para atender dos de cuatro finalidades propuestas para la enseñanza media en Brasil y que están en la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional, de 1996, a saber: preparación para el ejercicio de la ciudadanía y para el desarrollo personal. A partir de esta problemática, se realizó una investigación bibliográfi ca que localizó autores y textos que podrían dar soporte al enfrentamiento de la referida cuestión. Se concluyó que existe la necesidad de permitir la comprensión empática de la historicidad expressada en la vida, por medio de la introducción en las prácticas de la enseñanza la idea de la sensibilidad, entendida como una dimensión dialógica de la vivencia comunicativa que permita la percepción de semejanzas y diferencias entre los sujetos de la conversación alrededor del mundo histórico.<hr/>This paper is a reflection in regard to the articulation among empathetic understanding, sensitivity and the dialogical dimension, with developments that may contribute to changes in the conception and practices of school teaching of History, especially in secondary school. In this reflection we sought to work with ways that may contribute to overcoming difficulties traditionally found in fulfilling two of the four purposes proposed for Brazilian Secondary School and which are stated in the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (National Educational Guidelines and Foundations) of 1996, namely: preparation for exercising citizenship and for personal development. With this matter as a point of departure, we carried out a bibliographical study to define authors and texts that could assist in dealing with this issue. We conclude that there is a need to bring about empathetic understanding, through classroom activity, of the historicity expressed in life by introducing the idea of sensitivity, seen as the establishment of a dialogical dimension of communicative lived-experience which allows perception of similarities and differences among the subjects of the conversation towards an understanding of the historical world. <![CDATA[A formação de professores em didática da história: os modelos de formação e propostas para o desenvolvimento profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000200497&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En este artículo de reflexión teórica se muestra, en primer lugar, un estado de la cuestión del perfil profesional de los docentes de Educación Infantil, Primaria y Secundaria que imparten la asignatura de Historia. Se comparan los resultados de los cuestionarios aplicados a los maestros por los órganos de la Administración del Estado español hace una década, con las conclusiones de algunos de los trabajos más recientes realizados por equipos de investigación de universidades españolas. En la segunda parte de este artículo se señala el déficit de conocimiento histórico de los alunos de Educación Infantil y Primaria de Grado de la Universidad de Murcia (UMU), a partir de los primeros resultados de una investigación, que se inició en el año 2013, por el grupo de investigación de Didáctica de las Ciencias Sociales de la UMU. Se trata de una investigación cualitativa sobre las ideas previas de los estudiantes acerca de acontecimientos importantes de la historia de España, realizada mediante cuestionarios con preguntas semi-estructuradas y abiertas para los estudiantes. Las conclusiones de estas investigaciones sugieren que algunas debilidades en la formación académica de los profesores hace una década, aún persisten en la actualidad. Por esta razón, en la última parte de este trabajo se centra en el mayor peso que debe tener la enseñanza de las ciencias sociales en la formación de docentes que darán a la historia en los diferentes niveles educativos.<hr/>Neste artigo de reflexão teórica, apresenta-se, em primeiro lugar, o estado da questão sobre o perfil profissional do professor da Educação Infantil, Primária e Secundária sobre o ensino de história. Comparam-se os resultados dos questionários realizados aos professores pelos organismos da Administração Estatal Espanhola e os resultados de alguns trabalhos realizados por equipes de investigação. Na segunda parte deste artigo, assinala-se o déficit de conhecimentos históricos dos alunos dos Graus de Educação Infantil e Primária da Universidade de Murcia (UMU), a partir dos primeiros resultados obtidos da investigação, iniciada em 2013, pelo grupo de investigação de Didática das Ciências Sociais da UMU. Trata-se de uma investigação de tipo qualitativo sobre as ideias prévias dos alunos a respeito de acontecimentos relevantes da história da Espanha, realizada a partir de questionários com perguntas semiestruturadas e abertas para os alunos. As conclusões destas investigações sugerem que algumas fraquezas na formação académica dos professores de uma década atrás, que persistem ainda na atualidade. Por esta razão, na última parte deste trabalho centra-se no maior peso que deverá ter a didática das ciências sociais na formação do professorado que dará a história em diferentes níveis educativos.<hr/>In this theoretical reflection article, firstly the professional profile of the kindergarten , primary and secondary teachers is presented concerning to the History teaching. The results of questionnaires administered to teachers by the organs of the Spanish State Administration are compared with the conclusions of some of the latest work by research teams from Spanish universities. In the second part of this article it is shown the deficit of historical knowledge of the students of Kindergarten and Primary Degree from the University of Murcia (UMU), from the first results of the research, which began in 2013, by the research group in teaching Social Sciences (UMU). This is a qualitative research on the previous ideas of students about the important events in the history of Spain, held from questionnaires with semi-structured and open questions for the students. The conclusions of these investigations suggest that some weaknesses in academic training of teachers a decade ago, still persist today .For this reason, in the last part of this work it focuses on more weight due to take the teaching of social sciences in teacher training that will give history in different educational levels. <![CDATA[A progressão do conhecimento histórico na educação básica: dilemas da transição entre os níveis fundamental e médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000200521&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo parte do pressuposto de que a organização do trabalho escolar, neste caso, a que diz respeito ao ensino-aprendizagem do conhecimento histórico, implica realizar articulações qualificadas entre a epistemologia da ciência de referência e o desenvolvimento das capacidades e habilidades de pensamento dos alunos. Ao considerar que na tarefa de ensinar há que reconhecer tanto a aquisição de conteúdos quanto as capacidades de pensar/aprender, o esforço para garantir a progressão racional do ensino com vistas à complexificação da aprendizagem ganha especial relevância. Na investigação foram elencadas algumas especificidades relacionadas aos processos de ensino/aprendizagem da História no ensino fundamental e médio, tanto do ponto de vista da organização curricular dos conteúdos quanto das capacidades cognitivas do sujeito que aprende, considerando a progressão da complexidade dos conteúdos, conceitos, noções e metodologias. Após revisitar a literatura pertinente e alguns documentos curriculares, a análise ancora-se em duas coleções didáticas de História, uma de cada segmento, no intuito de identificar que decisões são tomadas na organização da proposta histórica e pedagógica e analisar como é entendida/efetivada a progressão do conhecimento histórico entre elas. Os resultados preliminares apontam que são escassas as referências à progressão do conhecimento histórico nos materiais analisados, o que se traduz na dificuldade de apontar o que se almeja como avanços qualitativos para a última etapa da educação básica. De tal forma, o pouco avanço constatado nos documentos quanto aos diferentes potenciais de aprendizagem entre os dois segmentos, não é explicitamente considerado para a composição do livro didático.<hr/>El estudio parte del principio de que la organización del trabajo escolar, en este caso, lo que se refi ere a la enseñanza y al aprendizaje del conocimiento histórico, implica realizar articulaciones califi cadas entre la epistemología de la ciencia de referencia y el desarrollo de las capacidades y habilidades del pensamiento de los alumnos. Si consideramos que en la tarea de enseñar hay que reconocer tanto la adquisición de contenidos cuanto a las capacidades de pensar/aprender, el esfuerzo para garantizar la progresión racional de la enseñanza con vista a la complejidad del aprendizaje gana especial destaque. En la presente investigación fueron priorizadas algunas especifi cidades em relación a los procesos de enseñanza y aprendizaje de la Historia en la enseñanza fundamental y media, tanto del punto de vista de la organización curricular de los contenidos, cuanto de las capacidades cognitivas del sujeto que aprende, considerando la progresión de la complejidad de los contenidos, conceptos, nociones y metodologías. Después de realizar una revisión de la literatura pertinente y de algunos documentos curriculares, se prioriza el análisis en dos colecciones didácticas de Historia, una de cada sector, con el intuito de identifi car que decisiones son tomadas en la organización de la propuesta histórica y pedagógica y analizar cómo es entendida/efectuada la progresión del conocimiento histórico entre ellas. Los resultados preliminares señalan que son escasas las referencias a la progresión del conocimiento histórico en los materiales analizados, lo que se traduce en la difi cultad de apuntar lo que se desea como avances cualitativos para la última etapa de la educación básica. De tal forma, el poco progreso constatado en los documentos cuanto a los diferentes potenciales de aprendizaje entre los dos sectores, no es explícitamente considerado para la composición del libro didáctico.<hr/>This study starts from the premise that the scholar work organization, in what concerns the historical knowledge teaching/learning, demands qualified links between the reference science epistemology and the student's thinking abilities and capacities development. If we consider that in the teaching task we must recognize both the acquisition of contents and the capacities of thinking/learning, the effort to guarantee the rational progression of the education become very important. In this study, we list some specificities of the history teaching/learning process in the basic and high school, considering the curricular content organization and the cognitive abilities of the student, having in mind the complexity of contents, concepts, notions and methodologies. After revisit the pertinent literature and some curricular documents, we base the analysis in two History didactical collections - one from each segment - aiming to identify wich decisions are taken in the organization of the historical and pedagogical proposal and analyze how the historical knowledge progression is understood/realized. The preliminary results show that there are few references to the historical knowledge progression in the collections studied, what represents a difficult to point the qualitative advances in the last step of basic education. In this way, the sparse mentions to the different learning potentials found in the documents isn't explicitly considered to the preparation of the didactical book. <![CDATA[Livros didáticos no ensino de Ciências Sociais: um compromisso com a formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000200555&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artículo analiza el papel de los libros de texto en la enseñanza de las Ciencias Sociales. Para ello recurrimos a dos investigaciones doctorales en curso. Una, estudia los deslizamientos entre la cultura del libro y la cultura digital presentes en los textos escolares de Historia y Ciencias Sociales de reciente edición. Metodológicamente se centró en el análisis de un corpus de libros de texto para escuelas primarias de reciente edición. Otra, indaga las prácticas docentes de uso de los mismos y sus signifi cados en la tarea de enseñar en la escuela primaria. Se optó por un estudio de casos de dos escuelas primarias de la Ciudad de Buenos Aires que involucró observaciones no participantes de clases, entrevistas en profundidad a maestros, directores y bibliotecarios y grupos focales de niños. Los primeros avances revelan, por un lado, que los textos escolares profundizan una composición propia del hipertexto; expresan los contenidos a través de un discurso escrito y visual, dando cuenta del empleo de diversos lenguajes. Por otro lado, en relación con las prácticas se constata que el papel del libro en el aula se defi ne por los sentidos que alumnos y docentes le asignan en la dinámica de cada classe combinando elementos inherentes a la cultura escolar: los tiempos, los espacios, los climas, las disciplinas, los objetos. A partir de estos resultados iniciales planteamos una serie de consideraciones para convertir los libros de texto y sus usos en objetos a ser estudiados en el campo de la formación inicial y continua de docentes.<hr/>Este artigo analisa o papel dos livros didáticos no ensino de Ciências Sociais. Para tanto, recorreu-se a duas pesquisas de doutorado em desenvolvimento. Uma estuda as tênues relações entre a cultura do livro e a cultura digital presente nos textos escolares de História e Ciências Sociais de edições recentes. Metodologicamente centrou-se nas análises de um corpo de livros didáticos para escolas primárias de edições recentes. A outra pesquisa indaga as práticas docentes no uso dos mesmos e seus significados na tarefa de ensinar na escola primária. Optou-se pelo estudo de caso em duas escolas primárias da cidade de Buenos Aires realizadas a partir de observações não participantes das aulas, entrevistas em profundidade com os professores, diretores e bibliotecários e grupo focal com as crianças. Os primeiros resultados revelam, por um lado, que os textos escolares aprofundam uma composição original de hipertexto, expressam os conteúdos através de um discurso escrito e visual, utilizando-se de diversas linguagens. Por outro lado, em relação às práticas se constata que o papel do livro em sala de aula se define pelo significado que os alunos e docentes lhe conferem na dinâmica de cada sala combinando elementos inerentes à cultura escolar: os tempos, os espaços, os climas, as disciplinas, os objetos. A partir destes resultados iniciais será apresentada uma série de considerações para pensar os livros didáticos e seus usos em objetos a serem estudados no campo de formação inicial e continuada dos docentes.<hr/>This article analyses the role of the textbooks in the Social Sciences teaching. For this purpose two ongoing Doctorate researches were used. One of the researches studies the tenuous relations between the culture of the book and the present digital culture in History and Social Sciences school texts published recently .In the methodological aspect the survey was centered in the analyses of a body of textbooks for elementary schools from recent publications, The other research inquires the teaching practices in the use of the textbooks and their meanings in the task of teaching in elementary school. The case study was chosen and the research took place in two elementary schools from Buenos Aires city. Non participating observations, depth interviews with teachers, directors and librarians and also a focal group with children were used. The first results show on one side that the school texts deepen an original composition of a hypertext, express the content throughout a written and visual speech, making use of several languages. On the other side, the role of the textbooks concerning to the classroom practices is defined by the meaning given by students and teachers that is related to the dynamics the textbooks give in the classroom combining inherent elements to the school culture: the time,, the spaces, the climates, the subjects, the objects. From this beginning a series of considerations will be presented in order to think about the textbooks and their uses as objects to be studied in the initial and continuing teachers formation. <![CDATA[O elefante na sala de aula: usos de sites nos livros didáticos de História do PNLD 2012]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000200581&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo propõe a análise dos usos da internet nas coleções da área de História aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2012, que avaliou livros destinados ao Ensino Médio. Discutem-se os significados da web na sociedade contemporânea, especialmente a imersão cotidiana dos jovens no ciberespaço, e a emergência de novos desafios para o historiador e para o professor de História. Torna-se necessário investigar as novas relações com o passado e com o presente impostas pela produção, a conservação e o acesso de fontes históricas por meio da internet. Da mesma forma, as transformações no processo de aprendizagem pelo uso das tecnologias digitais devem constituir objeto das pesquisas em educação. Antes disso, entretanto, o "elefante está na sala de aula" por meio dos livros didáticos que incorporam, de diferentes formas, as páginas eletrônicas. Compreende-se, portanto, a importância da avaliação dos usos da internet no Livro do Aluno e no Manual do Professor. Para tanto, apresenta-se a metodologia de avaliação desenvolvida no PNLD 2012 e discutem-se os resultados da análise das coleções aprovadas. Traça-se um panorama das coleções, considerando os aspectos quantitativos - número de sites - quanto os qualitativos, referentes à acessibilidade, tipo de linguagem, interatividade, apresentação de referências nas imagens e fontes utilizadas nos endereços eletrônicos indicados. Privilegia-se, contudo, a problematização dos agenciamentos da internet e as orientações fornecidas ao professor por meio do Manual do Professor. Pretende-se, assim, colaborar na reflexão teórica e metodológica necessária para explorar as potencialidades da internet como ferramenta no ensino e na aprendizagem da História.<hr/>Cet article propose une analyse des usages d'Internet dans les collections des manuels scolaires brésiliens, et plus particulièrement ceux d'Histoire, qui ont été approuvés par le Programme national de manuels scolaires (PNLD), mis en place par le gouvernement brésilien en 2012, qui a fait l'évaluation des manuels pour l'École Secondaire. Il discute les signifi cations da web dans la societé, notamment l'immersion cotidiènne des jeunes dans le cyberspace et l'émérgence des nouveaux défis pour les historiens et pour l'enseignent d'histoire. Ainsi, il est nécessaire d'étudier ces nouveaux rapports avec le passé et avec le présent imposes par la production, la conservation et l'accès aux sources historiques à travers l'Internet. De même, les changements dans le processus d'apprentissage, à travers l'utilisation des technologies numé...<hr/>This research analyses the uses of the internet in Brazilian History textbooks for high schools which were approved by the governmental initiative PNLD (Programa Nacional do Livro de Didático, National Textbook Program) in 2012. We discuss the meanings of the web in contemporary society, especially the daily immersion of young people in cyberspace, and the emergence of new challenges for the historian and History teacher. It becomes necessary to investigate the new relationships with the past and the present imposed by production, conservation and access to historical sources through the Internet. Similarly, the changes in the learning process through the use of digital technologies should be an object of research in education. Before that, however, the "elephant is in the classroom" through textbooks which incorporate, in different ways, the electronic pages. It is understandable, therefore, the importance of evaluating the uses of the internet in the Book of Student and Teacher's Guide. Therefore, we present the evaluation methodology developed in PNLD 2012 and discuss the test results of approved collections. We draw up an overview of the collections, considering the quantitative aspects - number of sites - as well as the qualitative ones, regarding accessibility, type of language, interactivity, presentation of information in the images and sources used in the indicated electronic addresses. We emphasize, however, the questioning of the internet assemblages and guidance provided to teachers through the Teacher's Guide. We intend, thus, to collaborate in the theoretical and methodological reflection needed to explore the potential of the internet as a tool in teaching and learning of History. <![CDATA[Alguns aspectos sobre o processo de aquisição da escrita por uma criança pequena com Síndrome de Down]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000200617&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A cultura é o conteúdo da Educação Infantil, qual deve ser ensinado por meio de planejamento e procedimentos pedagógicos adequados à criança pequena, quais devem propiciar vivências de instrumentos da cultura. Tais vivências permitem o pleno desenvolvimento de todas as crianças. Isso inclui a criança com necessidades educacionais especiais decorrentes da síndrome de Down. Dentre outros instrumentos da cultura, a criança pequena precisa vivenciar a escrita para que inicie o seu processo histórico de aquisição dessa linguagem. Ao observarmos crianças com síndrome de Down alijadas de vivências da escrita na Educação Infantil, realizamos uma investigação, com base na Teoria Histórico-Cultural, com o objetivo de descrever e compreender os sentidos atribuídos à escrita, por uma criança pequena com síndrome de Down. Os dados foram coletados por meio de registros das vivências da escrita por esta criança junto à atuação de umas das pesquisadoras. A atuação ocorreu em sessões de Atendimento Pedagógico de Suporte, que foram filmadas, com o apoio de auxiliares de pesquisa, e posteriormente observadas e descritas para a seleção de episódios a serem discutidos. Os dados foram apresentados e discutidos de modo a compreender possíveis sentidos atribuídos à escrita pela criança. Os resultados apontam que a criança atribuiu sentidos à escrita, e que tal atribuição esteve diretamente relacionada com a significação da escrita pelas pesquisadoras, nos atendimentos. Assim, foi possível compreender que os sentidos atribuídos à escrita têm estreita relação com o processo de mediação.<hr/>La cultura es el contenido de la Educación Preescolar y debe ser enseñado a través de la planifi cación educativa y los procedimentos apropiados para los niños pequeños, proporcionando, en la medida de lo posible, experiencias de los instrumentos de la cultura. Estas experiências permiten el pleno desarrollo de todos los niños. Esto incluye a niños con necesidades educativas especiales derivadas de síndrome de Down. Entre otros instrumentos de la cultura, el niño pequeño necesita de experimentar la escritura para empezar su processo histórico de adquisición del lenguaje. Al observar niños con síndrome de Down que no podían experimentar la escritura en Educación Preescolar, se inició una investigación, basada en la Teoría Histórico-Cultural, con el objetivo de describir y compreender los signifi cados atribuidos a la escritura por un niño pequeño con síndrome de Down. Los datos fueron recolectados a través de los registros escritos a partir de las experiencias de este niño con la actuación de algunos de los investigadores. Los registros se realizaron en las sesiones de Servicio de Apoyo a la Educación, y fueron fi lmados con la ayuda de assistentes de investigación, y posteriormente observados y descritos para la selección de los episodios que debían discutirse. Los datos fueron presentados y debatidos con el fi n de comprender los posibles signifi cados atribuidos a la escritura por los niños. Los resultados indican que el niño daba sentido a la escritura, y que este sentido está diretamente relacionado con el signifi cado de la escritura propuesta por el investigador. Así, fue posible comprender que los signifi cados atribuidos a la escritura por el niño están estrechamente relacionados con el proceso de mediación.<hr/>The Culture is the content of early childhood education, which should be taught through pedagogic planning and appropriate procedures for young children, among which we highlight the experience of needing the instruments of culture. Such experiences allow the full development of all children. This includes children with special educational needs resulting from Down syndrome. Among other instruments of culture, small children need to experience the writing to initiate the historical process of this language acquisition. Observing children with Down syndrome out of the experiences of writing in early Childhood Education, we conducted an investigation based on Historical-Cultural Theory, in order to describe and understand the senses attributed to writing, by a small child with Down syndrome. Data were collected through records from the experiences of writing of this child during the acting of one of the researchers. The acting took place in sessions of the Pedagogical Support Services, which were filmed with the help of research assistants, and later the films were observed and described for the selection of episodes to be discussed. The data were presented and discussed in order to understand possible attributed senses to the writing by the child. The results indicate that the child may attribute senses to the writing, and such assignment was directly related to the meaning of writing by the researchers in the attendances. Thus it was possible to understand that the senses attributed to the writing are closely related to the mediation process. <![CDATA[A Imagem na Documentação Pedagógica: a integração da comunicação na formação do professor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000200645&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo refletir sobre os novos desafios, as novas habilidades e os incentivos estatais necessários aos professores para utilizarem as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nos processos de ensino e aprendizagem cujos alunos pertencem a uma nova geração: a geração net. Percebe-se que a educação enfrenta dificuldades para a efetiva e significativa utilização das TDIC no cotidiano das escolas brasileiras e que a maioria dos professores tem recebido uma formação tímida nos cursos de pedagogia nas universidades federais, em relação à apropriação dessas novas tecnologias digitais e suas aplicações pedagógicas relevantes nos contextos escolares. Indicando a necessidade de um olhar mais atento para a formação dos profissionais da educação no que se refere ao uso das TDIC, destaca-se ainda a importância dos incentivos estatais na promoção das políticas públicas voltadas para o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no desenvolvimento e aperfeiçoamento dos processos de letramento informacional entre os profissionais da educação.<hr/>Este artículo tiene como objetivo refl exionar sobre los nuevos desafios habilidades e incentivos estatales necesarios para los profesores que utilizan las tecnologías digitales de la información y la comunicación (TDIC) en el proceso de enseñanza y aprendizaje con los estudiantes que pertenecen a una nueva generación: generación net. Se percibe que la educación enfrenta novos desafi os para un uso efi caz y signifi cativa de las TDIC en la vida cotidiana de las escuelas brasileñas, y que la mayoría de los maestros en Brasil tiene recebido una formación frágil en los cursos de pedagogía en las universidades federales, con respecto a apropiación de estas tecnologías digitales y sus aplicaciones pedagógicas pertinente en el contexto escolar. Indicando la necesidad de una mirada más cercana a la formación de los profesionales de la educación con respecto el uso de las TDIC, también hacemos hincapié en la importância de los incentivos del gobierno para la promoción de políticas públicas para el uso de las tecnologías digitales de la información y la comunicación en el desarrollo y la mejora de procesos y la información entre los profesionales de la educación.<hr/>This article aims to reflect on the new challenges, new skills and state incentives necessary for teachers to use the Digital Technologies of Information and Communication (TDIC) in the process of the teaching and learning whose students belong to a new generation: net generation. The education is facing difficulties for effective and meaningful use of TDIC in Brazilian schools, and most teachers has received a fragile training in pedagogy courses in the federal universities, regarding the appropriation of these new technologies and their relevant teaching applications in school contexts. By indicating the need for a closer look at the training of education professionals with regard to the use of the TDIC, we also emphasize the importance of state incentives on the promotion of public policies for the use of Digital Technologies of Information and Communication and the development and improvement of the processes of information literacy among education professionals. <![CDATA[Poder e ideologia: o modelo corporativo de gestão por competências em uma indústria multinacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000200667&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Sendo as organizações permeadas por relações complexas e contraditórias desencadeadas por mecanismos de poder, ideologia e controle, interessa analisar no presente artigo de que forma estas relações se manifestam no discurso de Gestão por Competência, mediante análise crítica do modelo corporativo implantado em uma Indústria Multinacional, aqui denominada Indústria ALFA, a partir de duas categorias de Análise: Poder e Ideologia. As fontes dos dados empíricos são os documentos institucionais da Indústria ALFA que definem e orientam os procedimentos da Gestão por Competência. A técnica de coleta e análise dos dados será a Análise de Conteúdo segundo a proposta de Bardin e Franco. O enfoque que orienta o problema de pesquisa se dará em torno do sujeito coletivo e sua relação estabelecida com o conjunto de regras e comportamentos ideológicos impostos pela organização o qual se materializa através da submissão, da alienação e da servidão voluntária nas organizações. A base conceitual que dará suporte para sustentação desta investigação levará em consideração uma concepção teórica crítica das formas de poder e controle nas organizações concretas.<hr/>Las organizaciones están atravesadas por contradictorias y complejas relaciones provocadas por los mecanismos de poder, ideología y control. El interés de este artículo es analizar cómo se manifi estan estas relaciones en el discurso de la gestión por competencia, a través del análisis crítico del contenido acerca del modelo corporativo en una indústria multinacional, llamada Industria Alfa. El estudio se desarrolla a partir de dos categorías de análisis: el poder y la ideología. Las fuentes de datos empíricos son los documentos que defi nen y guían a los procedimientos de gestión basada en competencias en la Industria Alfa. La técnica de recolección de datos y análisis será el Análisis de Contenido según la propuesta de Bardin y Franco. El enfoque que orienta el problema de la investigación será alrededor del discurso del sujeto colectivo y su relación establecida con el conjunto de reglas y comportamentos que son impuestos ideológicamente y que se materializan a través de la sumisión, la alienación y la servidumbre voluntaria en las organizaciones. La base conceptual de esta investigación tendrá en cuenta una concepción teórica crítica en relación a las formas de poder y de control en organizaciones específicas.<hr/>The organizations are permeated by complex and contradictory relations triggered by mechanisms of power, ideology and control. The goal of this study is to analyze how these relations are manifested in the discourse of Management by Competence, through critical analysis of the corporative model deployed in a Multinational Industry, here named ALPHA Industry, considering two categories of analysis: power and ideology. The empirical data sources are the institutional documents of ALFA Industry that define and guide the Competency based management procedures. The technique of data collection and analysis is the analysis of content according to proposal of Bardin and Franco. The approach that guides the search problem will be around the collective subject and its relation with the set of rules and behaviors required for ideological organization, which materializes through the submission, the alienation and the voluntary servitude in organizations. The conceptual base that will support this investigation is characterized as a theoretical design critique of forms of power and control in organizations. <![CDATA[A integração da América Latina na educação bolivariana da Venezuela: concreticidade e formação a partir do sul]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000200703&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O "espectro" da integração latino-americana ronda o continente e nossa inquietação moveu-se pelo desenrolar revelador que adquire na educação bolivariana da Venezuela, de 1999 a 2009. Dessa forma, este artigo propõe-se a identificar e analisar a categoria integração da América Latina expressa nos documentos oficiais e na base legal educacional venezuelana. A integração, concebida como cooperação, solidariedade e complementaridade, tem sido um instrumento importante na luta anti-imperialista, anticapitalista e, num mundo pluripolar, almejado pelo país. Compartilha-se o entendimento de que a educação não tem caráter autônomo nem hegemônico diante das relações sociais em que está "mergulhada". Logo, expressa a categoria analítica nas orientações filosóficas do currículo, no caráter das Escolas Bolivarianas, nos objetivos e conteúdos do Liceu, na definição de Estado Docente e como uma das finalidades na LOE/2009, daí o interesse em perseguir sua concreticidade, pois orienta a formação do "homem novo" venezuelano e a construção do Socialismo do Século XXI.<hr/>El "espectro" de la integración de América ronda el continente, y nuestra inquietud se ha movido por el desarrollo revelador que ha adquirido la educación Bolivariana en Venezuela desde 1999 hasta 2009. Se propone a identifi car y analizar la categoria de la integración latino-americana en los documentos oficiales y en el fundamento jurídico en la educación venezolana. La integración, concebida como la cooperación, la solidaridad y la complementariedad, ha sido un instrumento importante en las luchas anti-imperialistas y anti-capitalistas, así como para el mundo multipolar deseado por el país. Compartimos la opinión de que la educación no es una esfera individual ni hegemónica delante de las relaciones sociales en las cuales está "sumergida". Así, la categoría de análisis parten de las orientaciones filosóficas del plan de estudios, en las características de las Escuelas Bolivarianas, en los objetivos y contenidos del Liceo, en la defi nición de Estado Docente, como una de las finalidades de la LOE/2009, y en esa dirección el interés en la búsqueda de su concreción, ya que orienta la formación del "hombre nuevo venezolano" y la construcción del socialismo en el siglo XXI.<hr/>The "spectrum" of Latin American integration rounds the continent, and our concerns were moved by the revealing unfolding that it acquired in the Bolivarian education of Venezuela from 1999 to 2009. The article proposes to identify and analyze the category of Latin American integration expressed in official documents and in the legal base in Venezuelan education. Integration, conceived as cooperation, solidarity and complementarity, has been an important tool in the anti-imperialist and anti-capitalist fights and for the multipolar world desired by the country. We share the view that education has neither individual nor hegemonic characters before the social relations that it is "dipped into". Therefore, it expresses the analytical category in the philosophical orientations of the curriculum, in the character of the Bolivarian Schools, in the objectives and content of the Lyceum, in the definition of Teaching State and as one of the OLE/2009 purposes, hence the interest in pursuing its concreteness, for it guides the formation of the "new Venezuelan man" and the construction of socialism in the XXI Century. <![CDATA[Identidade profissional docente: interfaces de um processo em (re)construção]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000200735&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O processo de (re)construção da identidade profissional docente emerge como temática significativa, cujo foco de estudo envolve a constituição do ser professor. Nesse sentido, esta investigação tem como objetivo refletir o processo de construção da identidade profissional docente, a fim de favorecer uma compreensão dos aspectos nele envolvidos. Para tanto, buscou-se contribuições de estudos que tratam acerca dessa temática, notadamente voltados para essa constituição no âmbito da educação superior. O presente trabalho, ancorado na abordagem de pesquisa qualitativa, foi dividido nas seguintes temáticas: Conceitos de Identidade e Identidade Profissional, no sentido de basilar as reflexões tecidas ao longo do estudo; e Identidade Profissional Docente: exigências e desafios circunstanciais, com ênfase para esse processo na Educação Superior. Ressalta-se, nas considerações (in)conclusivas, que a identidade não é o alicerce da unidade de um grupo, ela é resultante dos processos de identificação e distinção pelos quais um grupo busca formar a sua coesão e marcar a sua posição em relação aos outros grupos. O processo de (re)construção da identidade profissional docente é complexo e vai se constituindo em diferentes espaços e tempos através de variadas trajetórias, sendo individual e coletivo, numa permanente reinvenção de relações pessoais e profissionais compartilhadas culturalmente.<hr/>Le processus de (re)construction de l'identité professionnelle enseignante emmerge comme une thématique significative dont le centre d'étude implique la constitution de l'être professeur. Par ce biais, cette investigation a comme but réfléchir sur le processus de construction de l'identité professionnelle enseignante, pour favoriser une comprehension des aspects y compris. Pour faire ça, nous avons cherché des contributions d'études qui abordent cette thématique, notamment ceux rélatif à cette constitution dans le cadre de l'éducation supérieure. Ce travail, ancré dans l'approche qualitative de la recherche, a été partagé dans les thématiques suivantes: Les Concepts d'Identité et d'Identité Professionnelle, dans le sense de baser les réfl éxions conçues tout au long de l'étude; et l'Identité Professionnelle Enseignante: les exigences et les dé...<hr/>The process of (re)construction of the docent's professional identity emerges as an important theme which the studies' target involves the constitution of the being teacher. According with that, this investigation aims to think over the process of (re)construction of the docent's professional identity in order to support a comprehension of the aspects there involved. To do it, we searched some contributions from studies that approach this theme, in particular those focused on that constitution on the context of the college education. This work, grounded on the qualitative research approach, was categorized on the follows sections: Concepts of Identity and Professional Identity, which aims to support the thinking conceived during the study; and the Docent's Professional Identity: exigencies and circumstantial challenges, highlighting that process on the college education. We emphasize, on the (in)conclude considerations, that the identity is not the foundation of the homogeneity of a group, but the result of that same process of identity and distinction whereby a group searches to build its cohesion and to delimit its position in relation with other groups. The process of (re)construction of the docent's professional identity is complex and is constituted on different spaces and moments, through different trajectories, being individual and collective, on a permanent (re)invention of personal and professional relationships culturally shared. <![CDATA[Comprar, querer e desejar: problematizando as narrativas de crianças dos anos iniciais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000200759&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, aborda-se os entendimentos e as experiências de infância como construções históricas, sociais e culturais, sujeitas às mudanças que caracterizam as sociedades. Na pesquisa apresentada, foram estabelecidas conexões entre os Estudos da Infância, a Educação Ambiental e as proposições do sociólogo Zygmunt Bauman em seu exame sobre a centralidade assumida pelo consumo na organização da vida social. Nessa direção, volta-se o olhar para o advento do consumismo e as configurações de infância na contemporaneidade, analisando as narrativas de um grupo de crianças sobre consumo. Nas experiências narradas, destaca-se a relação entre consumo e preservação ambiental, a penetrabilidade do ato da compra no cotidiano infantil e a atribuição de sentidos aos objetos e práticas de consumo para além de sua funcionalidade material.<hr/>Este artículo analiza las concepciones y experiencias de la infancia como construcciones históricas, sociales y culturales, sujetas a los cambios que caracterizan a las sociedades. En esta investigación, se establecen conexiones entre los estudios sobre la infancia, la educación ambiental y las proposiciones del sociólogo Zygmunt Bauman en su análisis sobre la importancia asumida por el consumismo en la organización de la vida social. Por lo tanto, la mirada se concentra en el consumismo y las confi guraciones de la infancia en la sociedad contemporânea analizando los relatos de un grupo de niños de escuela primaria acerca del consumo. En las experiencias narradas, se destaca la relación entre el consumo y la conservación del medio ambiente, la omnipresencia del acto de compra en la vida cotidiana infantil, así como la atribución de sentidos a los objetos y prácticas de consumo más allá de la funcionalidad del material.<hr/>This article discusses the understandings and experiences of childhood as historical, social and cultural constructions, subject to the changes characterizing societies. Connections are established between Childhood Studies, Environmental Education and the propositions of the sociologist Zygmunt Bauman in his examination of the centrality assumed by consumerism in the organization of social life. Therefore, the gaze is turned to the advent of consumerism and childhood settings in contemporary society by analyzing the narratives of a group of elementary school children on consumption. In the narrated experiences, noteworthy are the relationship between consumption and environmental preservation, the pervasiveness of the purchase act in children's daily life as well as the attribution of meanings to objects and consumption practices beyond the material functionality.