Scielo RSS <![CDATA[Perspectiva]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-547320140003&lang=pt vol. 32 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[A História escolar na formação de jovens do ensino médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A História escolar na formação de jovens do ensino médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A abordagem Pikler-Loczy e a perspectiva histórico-cultural: a criança pequenininha como sujeito nas relações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A compreensão de que o desenvolvimento humano procede das experiências de vida e educação nos remete a buscar maneiras de promover esse desenvolvimento. À medida que se estuda a teoria histórico-cultural, percebe-se a complexidade desse processo que envolve a formação da personalidade humana desde os primeiros contatos da criança com o mundo que a rodeia. Ao mesmo tempo, profissionais e pesquisadores da educação infantil procuram compreender como se dá esse processo quando as crianças são ainda pequenininhas. Percebe-se na teoria histórico cultural um conjunto de diretrizes que orientam a produção de uma nova prática possível com os pequenininhos que, de um modo geral, sem que se compreenda a complexidade desse processo, são tratados como objetos do trabalho dos adultos e não como sujeitos em formação a partir das experiências que vivem. Quando se pensa nas características das práticas que podem surgir dessas diretrizes teóricas, pensa-se no trabalho desenvolvido pelo Instituto Pikler-Loczy e considera-se que as práticas aí desenvolvidas podem mediar a concretização das diretrizes da teoria histórico-cultural. É disso que trata este artigo. Com ele busca-se uma aproximação entre as práticas de educação das crianças pequenininhas criadas naquele instituto, na Hungria, a partir dos anos 1940 e a teoria desenvolvida por Vygotsky e seus colaboradores a partir dos anos 1920, na então União Soviética. A perspectiva é buscar elementos mediadores que concretizem a teoria, de modo que a apropriação dessa abordagem sócio-histórica do desenvolvimento humano se concretize desde a educação dos pequenininhos.<hr/>The understanding that human development proceeds from life experiences and education leads us to seek ways to promote this development. As we study the culturalhistorical theory, we realize the complexity of this process that involves the formation of human personality beginning from the first contacts of the child with the world around. At the same time, professionals and researchers on early childhood education seek to understand how this process takes place when children are still very little. It can be seen in cultural historical theory a set of guidelines for producing a new practice with small children who, in general, assume the role of objects of adults' work and not of personalities being formed by experiences they live. When we consider the characteristics of the practices that can arise from these theoretical guidelines, we think of the Pikler-Loczy Institute educational work and consider that its practices may mediate the culturalhistorical theory guidelines. That's what this article is all about. With it we seek an approach between the educational practices of the Pikler-Loczy Institute for toddlers developed in Hungary since the 1940s and the theory developed by Vygotsky and his collaborators around the 1920s, in the then Soviet Union. Our perspective is to seek mediations which help implement the theory, so that the socio-historical approach to human development can take place starting in early childhood education.<hr/>La comprensión de que el desarrollo humano procede de las experiencias de vida y educación nos lleva a buscar formas de promover este desarrollo. Al estudiar la teoria histórico-cultural, nos damos cuenta de la complejidad de este proceso que consiste en la formación de la personalidad humana desde los primeros contactos del niño con el mundo que lo rodea. Al mismo tiempo, como profesionales e investigadores en educación de la primera infancia, tratamos de compreender cómo este proceso se lleva a cabo mientras los niños son todavía muy pequeños. Percibimos la teoría histórico-cultural como un conjunto de directrices que orientan nuevas prácticas educativas con los más pequeños que, en general, sin que se comprenda la complejidad de este proceso, son tratados como objetos de trabajo de los adultos y no como sujetos que se forman por sus vivencias . Cuand o consideramos las características de las prácticas que pueden surgir de estas directrices teóricas, pensamos en el trabajo del Instituto Pikler-Loczy y consideramos que sus prácticas pueden mediar la aplicación de las directrices de la teoría histórico-cultural. De eso trata este artículo. Con él se busca un acercamiento entre las prácticas educativas de niños criadas en ese Instituto de Hungría desde la década de 1940 y la teoría desarrollada por Vygotsky y sus colaboradores en la década de 1920, en la en tonces Unión Soviética. Nuestra perspectiva es buscar mediadores que contribuyan a que la apropiación del enfoque histórico-social para el desarrollo humano se lleve a cabo desde la educación de los más pequeños. <![CDATA[A abordagem Pikler-Loczy e a perspectiva histórico-cultural: a criança pequenininha como sujeito nas relações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A compreensão de que o desenvolvimento humano procede das experiências de vida e educação nos remete a buscar maneiras de promover esse desenvolvimento. À medida que se estuda a teoria histórico-cultural, percebe-se a complexidade desse processo que envolve a formação da personalidade humana desde os primeiros contatos da criança com o mundo que a rodeia. Ao mesmo tempo, profissionais e pesquisadores da educação infantil procuram compreender como se dá esse processo quando as crianças são ainda pequenininhas. Percebe-se na teoria histórico cultural um conjunto de diretrizes que orientam a produção de uma nova prática possível com os pequenininhos que, de um modo geral, sem que se compreenda a complexidade desse processo, são tratados como objetos do trabalho dos adultos e não como sujeitos em formação a partir das experiências que vivem. Quando se pensa nas características das práticas que podem surgir dessas diretrizes teóricas, pensa-se no trabalho desenvolvido pelo Instituto Pikler-Loczy e considera-se que as práticas aí desenvolvidas podem mediar a concretização das diretrizes da teoria histórico-cultural. É disso que trata este artigo. Com ele busca-se uma aproximação entre as práticas de educação das crianças pequenininhas criadas naquele instituto, na Hungria, a partir dos anos 1940 e a teoria desenvolvida por Vygotsky e seus colaboradores a partir dos anos 1920, na então União Soviética. A perspectiva é buscar elementos mediadores que concretizem a teoria, de modo que a apropriação dessa abordagem sócio-histórica do desenvolvimento humano se concretize desde a educação dos pequenininhos.<hr/>The understanding that human development proceeds from life experiences and education leads us to seek ways to promote this development. As we study the culturalhistorical theory, we realize the complexity of this process that involves the formation of human personality beginning from the first contacts of the child with the world around. At the same time, professionals and researchers on early childhood education seek to understand how this process takes place when children are still very little. It can be seen in cultural historical theory a set of guidelines for producing a new practice with small children who, in general, assume the role of objects of adults' work and not of personalities being formed by experiences they live. When we consider the characteristics of the practices that can arise from these theoretical guidelines, we think of the Pikler-Loczy Institute educational work and consider that its practices may mediate the culturalhistorical theory guidelines. That's what this article is all about. With it we seek an approach between the educational practices of the Pikler-Loczy Institute for toddlers developed in Hungary since the 1940s and the theory developed by Vygotsky and his collaborators around the 1920s, in the then Soviet Union. Our perspective is to seek mediations which help implement the theory, so that the socio-historical approach to human development can take place starting in early childhood education.<hr/>La comprensión de que el desarrollo humano procede de las experiencias de vida y educación nos lleva a buscar formas de promover este desarrollo. Al estudiar la teoria histórico-cultural, nos damos cuenta de la complejidad de este proceso que consiste en la formación de la personalidad humana desde los primeros contactos del niño con el mundo que lo rodea. Al mismo tiempo, como profesionales e investigadores en educación de la primera infancia, tratamos de compreender cómo este proceso se lleva a cabo mientras los niños son todavía muy pequeños. Percibimos la teoría histórico-cultural como un conjunto de directrices que orientan nuevas prácticas educativas con los más pequeños que, en general, sin que se comprenda la complejidad de este proceso, son tratados como objetos de trabajo de los adultos y no como sujetos que se forman por sus vivencias . Cuand o consideramos las características de las prácticas que pueden surgir de estas directrices teóricas, pensamos en el trabajo del Instituto Pikler-Loczy y consideramos que sus prácticas pueden mediar la aplicación de las directrices de la teoría histórico-cultural. De eso trata este artículo. Con él se busca un acercamiento entre las prácticas educativas de niños criadas en ese Instituto de Hungría desde la década de 1940 y la teoría desarrollada por Vygotsky y sus colaboradores en la década de 1920, en la en tonces Unión Soviética. Nuestra perspectiva es buscar mediadores que contribuyan a que la apropiación del enfoque histórico-social para el desarrollo humano se lleve a cabo desde la educación de los más pequeños. <![CDATA[De nós para você para mim: a co-construção da identidade nas interações iniciais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Desde uma perspectiva histórico-cultural, a relação entre os processos interpsíquicos de interação social "pública" e os processos intrapsíquicos de pensamento "privado" é complexa e recíproca. Embora se possa dizer que a identidade emerge a partir de um "nós" primário, também é possível argumentar que só somos capazes de desenvolver a autoconsciência porque internalizamos formas de interação que são inicialmente vividas entre as pessoas. Neste artigo, será considerada como a construção compartilhada da identidade pode ser entendida em termos de uma habilidade em desenvolvimento para participar do fluxo de informações oferecidas por interações sociais. Argumenta-se que as interações sociais fornecem oportunidades para aprender muito mais sobre outras pessoas (e sobre nós mesmos) do que é acessível à nossa percepção consciente.<hr/>From a cultural historical perspective, the relationship between the interpsychic processes of 'public' social interaction and the intrapsychic processes of 'private' thought are complex and reciprocal. While we can say that identity emerges out of a primary 'we' state, we can also argue that we are only able to develop self-awareness because we internalize forms of interaction which are first experienced between people. In this paper we will consider how the co-construction of identity can be understood in terms of a developing ability to participate in the flow of information afforded by social interactions. We argue that social interactions provide opportunities to learn much more about other people (and about ourselves) than is accessible to our conscious awareness.<hr/>Desde una perspectiva histórico-cultural, la relación entre los procesos inter-psíquicos de la interacción social "pública" y los processos intra-psíquicos del pensamiento "privado" es compleja y recíproca. Si bien podemos decir que la identidad surge a partir de un estado primario de un 'nosotros', podemos argumentar también que sólo somos capaces de desarrollar la auto-conciencia porque interiorizamos formas de interacción que primero son experimentadas entre personas. Será considerado en este artículo cómo la coconstrucción de la identidad puede ser entendida en términos de la capacidad de participar en el desarrollo del flujo de la información proporcionada por las interacciones sociales. Voy a argumentar que las interacciones sociales oferece no portunidades para aprender mucho más acerca de otras personas (y de nosotros mismos) de aquello que es accesible a nuestra percepción consciente. <![CDATA[De nós para você para mim: a co-construção da identidade nas interações iniciais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Desde uma perspectiva histórico-cultural, a relação entre os processos interpsíquicos de interação social "pública" e os processos intrapsíquicos de pensamento "privado" é complexa e recíproca. Embora se possa dizer que a identidade emerge a partir de um "nós" primário, também é possível argumentar que só somos capazes de desenvolver a autoconsciência porque internalizamos formas de interação que são inicialmente vividas entre as pessoas. Neste artigo, será considerada como a construção compartilhada da identidade pode ser entendida em termos de uma habilidade em desenvolvimento para participar do fluxo de informações oferecidas por interações sociais. Argumenta-se que as interações sociais fornecem oportunidades para aprender muito mais sobre outras pessoas (e sobre nós mesmos) do que é acessível à nossa percepção consciente.<hr/>From a cultural historical perspective, the relationship between the interpsychic processes of 'public' social interaction and the intrapsychic processes of 'private' thought are complex and reciprocal. While we can say that identity emerges out of a primary 'we' state, we can also argue that we are only able to develop self-awareness because we internalize forms of interaction which are first experienced between people. In this paper we will consider how the co-construction of identity can be understood in terms of a developing ability to participate in the flow of information afforded by social interactions. We argue that social interactions provide opportunities to learn much more about other people (and about ourselves) than is accessible to our conscious awareness.<hr/>Desde una perspectiva histórico-cultural, la relación entre los procesos inter-psíquicos de la interacción social "pública" y los processos intra-psíquicos del pensamiento "privado" es compleja y recíproca. Si bien podemos decir que la identidad surge a partir de un estado primario de un 'nosotros', podemos argumentar también que sólo somos capaces de desarrollar la auto-conciencia porque interiorizamos formas de interacción que primero son experimentadas entre personas. Será considerado en este artículo cómo la coconstrucción de la identidad puede ser entendida en términos de la capacidad de participar en el desarrollo del flujo de la información proporcionada por las interacciones sociales. Voy a argumentar que las interacciones sociales oferece no portunidades para aprender mucho más acerca de otras personas (y de nosotros mismos) de aquello que es accesible a nuestra percepción consciente. <![CDATA[Reconstruindo a cultura em cooperação mediado pela pedagogia para a infância do Movimento da Escola Moderna portuguesa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo procurou-se contribuir para repensar o papel da escola infantil e do educador na sua relação com as crianças e com a sociedade recorrendo às teoria histórico-cultural e da atividade. Convocou-se o conceito de reconstrução cooperada da cultura, uma das finalidades do Movimento da Escola Moderna portuguesa, procurando explicitar e analisar o seu modelo pedagógico na educação de infância. Baseando-nos em pesquisas levadas a cabo quer por académicos, quer por educadores no seio deste movimento de professores, colocou-se o enfoque em elementos centrais desta pedagogia. Estes elementos, refletidos à luz do referencial teórico referido, procuram contribuir para aproximar a escola da cultura, compreendendo as instituições para a infância como espaço de revitalização cultural e social, onde o currículo decorre de uma gestão cooperada e os circuitos de comunicação revitalizam o encontro humano numa construção mútua de significados e de aprendizagens. A análise dos dados empíricos permite igualmente aprontar caminhos ainda por percorrer no sentido de uma resignificação das práticas educativas institucionais na infância.<hr/>In this article, we seek to rethink the role of pre-school and the teacher in their relation with the children and the society, using cultural-historical and activity theories. We use the concept of cooperative reconstruction of culture, one of the aims of the Portuguese Modern School Movement, seeking to explain and analyses its pedagogical model in early childhood education. Based on the research conducted either by academics, or by educators belonging to this teacher's movement, we focused on the core elements of this pedagogy. These elements, in the light of the theoretical framework above, seek to contribute to linking school to culture, understanding children institution´s as a space for cultural and social regeneration, where the curricula emerges from a cooperative management and communication circuits revitalize human encounters, in a mutual construction of meanings and learning. The analysis of empirical data also allows drawing directions not yet taken towards a redefinition of educational practices in early childhood.<hr/>En este artículo se intenta contribuir para repensar el papel de la escuela infantil y del educador/a respecto a su relación con los niños y niñas y con la sociedad, recorriendo a la teoría histórico-cultural y de la actividad. Partimos del concepto de reconstrucción cooperada de cultura, una de las finalidades del Movimiento de la Escuela Moderna portuguesa, intentando explicitar y analizar su modelo pedagógico en la educación infantil. Basándonos en investigaciones llevadas a cabo tanto por académicos como por educadores/as en el contexto de este movimiento de profesores, enfocaremos en los elementos centrales de esta pedagogía. Estos elementos, reflejados en el marco teórico enunciado, procuran contribuir para aproximar la escuela a la cultura, comprendiendo las instituciones para la infancia como espacio de revitalización cultural y social, donde el curriculum se desarrolla como una gestión cooperativa y a través de los circuitos de comunicación, revitalizan el encuentro humano en una construcción mutua de significados y aprendizajes. El análisis de datos empíricos permite, igualmente, apuntar caminhos todavía por recorrer en el sentido de uma resignificación de las prácticas educativas institucionales de la infancia. <![CDATA[Reconstruindo a cultura em cooperação mediado pela pedagogia para a infância do Movimento da Escola Moderna portuguesa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo procurou-se contribuir para repensar o papel da escola infantil e do educador na sua relação com as crianças e com a sociedade recorrendo às teoria histórico-cultural e da atividade. Convocou-se o conceito de reconstrução cooperada da cultura, uma das finalidades do Movimento da Escola Moderna portuguesa, procurando explicitar e analisar o seu modelo pedagógico na educação de infância. Baseando-nos em pesquisas levadas a cabo quer por académicos, quer por educadores no seio deste movimento de professores, colocou-se o enfoque em elementos centrais desta pedagogia. Estes elementos, refletidos à luz do referencial teórico referido, procuram contribuir para aproximar a escola da cultura, compreendendo as instituições para a infância como espaço de revitalização cultural e social, onde o currículo decorre de uma gestão cooperada e os circuitos de comunicação revitalizam o encontro humano numa construção mútua de significados e de aprendizagens. A análise dos dados empíricos permite igualmente aprontar caminhos ainda por percorrer no sentido de uma resignificação das práticas educativas institucionais na infância.<hr/>In this article, we seek to rethink the role of pre-school and the teacher in their relation with the children and the society, using cultural-historical and activity theories. We use the concept of cooperative reconstruction of culture, one of the aims of the Portuguese Modern School Movement, seeking to explain and analyses its pedagogical model in early childhood education. Based on the research conducted either by academics, or by educators belonging to this teacher's movement, we focused on the core elements of this pedagogy. These elements, in the light of the theoretical framework above, seek to contribute to linking school to culture, understanding children institution´s as a space for cultural and social regeneration, where the curricula emerges from a cooperative management and communication circuits revitalize human encounters, in a mutual construction of meanings and learning. The analysis of empirical data also allows drawing directions not yet taken towards a redefinition of educational practices in early childhood.<hr/>En este artículo se intenta contribuir para repensar el papel de la escuela infantil y del educador/a respecto a su relación con los niños y niñas y con la sociedad, recorriendo a la teoría histórico-cultural y de la actividad. Partimos del concepto de reconstrucción cooperada de cultura, una de las finalidades del Movimiento de la Escuela Moderna portuguesa, intentando explicitar y analizar su modelo pedagógico en la educación infantil. Basándonos en investigaciones llevadas a cabo tanto por académicos como por educadores/as en el contexto de este movimiento de profesores, enfocaremos en los elementos centrales de esta pedagogía. Estos elementos, reflejados en el marco teórico enunciado, procuran contribuir para aproximar la escuela a la cultura, comprendiendo las instituciones para la infancia como espacio de revitalización cultural y social, donde el curriculum se desarrolla como una gestión cooperativa y a través de los circuitos de comunicación, revitalizan el encuentro humano en una construcción mutua de significados y aprendizajes. El análisis de datos empíricos permite, igualmente, apuntar caminhos todavía por recorrer en el sentido de uma resignificación de las prácticas educativas institucionales de la infancia. <![CDATA[A escola e a exploração do trabalho infantil na fumicultura catarinense]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é refletir sobre as relações entre a escola e a exploração do trabalho infantil no contexto da fumicultura catarinense, considerando as particularidades e os aspectos universais a que os trabalhadores do campo estão submetidos. A pesquisa foi realizada em 11 escolas, com a participação de 1080 crianças e adolescentes dos municípios catarinenses de São Bonifácio, Imbuia e Canoinhas. Observou-se que a existência de uma tênue fronteira entre o trabalho da criança e a ajuda à organização da vida familiar é um elemento fundamental das atuais formas de exploração e generalização do trabalho coletivo. Dessa forma, o lugar ocupado pela escola no campo vai além do ensino e da qualificação necessária ao trabalho na sociedade capitalista. A escola e as unidades de educação infantil são também, dialeticamente, o local do não trabalho, onde as crianças e os adolescentes são poupados da labuta diária, encontram colegas da mesma idade, brincam, aprendem e descansam.<hr/>The objective of this paper is to reflect on the relationship between school and child labor in tobacco farming context of Santa Catarina, considering the particularities and the global aspects which field workers are subjected to. The survey was conducted in 11 schools, involving 1080 children and adolescents from Santa Catarina municipalities of São Bonifácio, Imbuia and Canoinhas. We noted that the existence of a fine line between child labor and aid to the family life organization is a key element of the current forms of exploitation and widespread of collective work. Thus, the place occupied by school goes beyond the field of education and skills required to work in a capitalist society. Schools and early childhood units are also, dialectically, the place of non-working, where children and adolescents are spared from the daily toil, find same age peers, play, learn and rest.<hr/>El objetivo de este artículo es reflexionar sobre la relación entre la escuela y el trabajo infantil en el cultivo del tabaco en el contexto de Santa Catarina, (Brasil) considerando las particularidades y los aspectos universales em que los trabajadores rurales son sometidos. La investigación fue realizada en 11 escuelas, involucrando 1.080 niños y adolescentes de los municipios de Santa Catarina de San Bonifacio, Imbuia y Canoinhas Observamos que la existencia una tenue frontera entre el trabajo infantil y la ayuda en la organización de la vida familiar es un elemento clave de las formas actuales de explotación y del trabajo colectivo generalizado. De esta forma, el lugar que ocupa la escuela va más allá del ámbito de la educación y de la enseñanza y de las habilidades necesarias para trabajar en la sociedad capitalista. La escuela y los jardines de infancia son también, dialécticamente, el lugar del no trabajo, donde los niños y adolescentes se libran del trabajo cotidiano, y donde encuentran compañeros de la misma edad, aprenden y descansan. <![CDATA[A escola e a exploração do trabalho infantil na fumicultura catarinense]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é refletir sobre as relações entre a escola e a exploração do trabalho infantil no contexto da fumicultura catarinense, considerando as particularidades e os aspectos universais a que os trabalhadores do campo estão submetidos. A pesquisa foi realizada em 11 escolas, com a participação de 1080 crianças e adolescentes dos municípios catarinenses de São Bonifácio, Imbuia e Canoinhas. Observou-se que a existência de uma tênue fronteira entre o trabalho da criança e a ajuda à organização da vida familiar é um elemento fundamental das atuais formas de exploração e generalização do trabalho coletivo. Dessa forma, o lugar ocupado pela escola no campo vai além do ensino e da qualificação necessária ao trabalho na sociedade capitalista. A escola e as unidades de educação infantil são também, dialeticamente, o local do não trabalho, onde as crianças e os adolescentes são poupados da labuta diária, encontram colegas da mesma idade, brincam, aprendem e descansam.<hr/>The objective of this paper is to reflect on the relationship between school and child labor in tobacco farming context of Santa Catarina, considering the particularities and the global aspects which field workers are subjected to. The survey was conducted in 11 schools, involving 1080 children and adolescents from Santa Catarina municipalities of São Bonifácio, Imbuia and Canoinhas. We noted that the existence of a fine line between child labor and aid to the family life organization is a key element of the current forms of exploitation and widespread of collective work. Thus, the place occupied by school goes beyond the field of education and skills required to work in a capitalist society. Schools and early childhood units are also, dialectically, the place of non-working, where children and adolescents are spared from the daily toil, find same age peers, play, learn and rest.<hr/>El objetivo de este artículo es reflexionar sobre la relación entre la escuela y el trabajo infantil en el cultivo del tabaco en el contexto de Santa Catarina, (Brasil) considerando las particularidades y los aspectos universales em que los trabajadores rurales son sometidos. La investigación fue realizada en 11 escuelas, involucrando 1.080 niños y adolescentes de los municipios de Santa Catarina de San Bonifacio, Imbuia y Canoinhas Observamos que la existencia una tenue frontera entre el trabajo infantil y la ayuda en la organización de la vida familiar es un elemento clave de las formas actuales de explotación y del trabajo colectivo generalizado. De esta forma, el lugar que ocupa la escuela va más allá del ámbito de la educación y de la enseñanza y de las habilidades necesarias para trabajar en la sociedad capitalista. La escuela y los jardines de infancia son también, dialécticamente, el lugar del no trabajo, donde los niños y adolescentes se libran del trabajo cotidiano, y donde encuentran compañeros de la misma edad, aprenden y descansan. <![CDATA[Intervenção compartilhada em uma sala de aula inclusiva: uma experiência metodológica no ensino de História]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo buscou analisar uma experiência metodológica no ensino de História, a partir do processo de intervenção compartilhada numa sala de aula inclusiva, desenvolvida numa Escola Municipal de Porto Alegre, RS, organizada por Ciclos de Formação, na qual a turma do 1º ano do 3º ciclo investigada integrou o Projeto Docência Compartilhada. Tal projeto foi desenvolvido contemplando o planejamento didático-pedagógico e a docência em sala de aula de forma conjunta por duas professoras - uma professora licenciada em História e outra em Pedagogia. Entre os desdobramentos significativos deste estudo, apontou-se a intervenção compartilhada como uma experiência metodológica para o ensino de História. Desta experiência decorreram: um inventário com os registros escritos pelas professoras/pesquisadoras e a leitura dos mesmos pelas professoras-regentes; as reuniões de discussão dos escritos e dos encaminhamentos. Percebeu-se que a partir da intervenção compartilhada, como uma experiência metodológica no ensino de História, os alunos com necessidades educativas especiais apresentaram um tempo e um modo peculiar de se apropriarem dos conhecimentos, assim como os demais alunos sentiram-se interpelados por esse modo singular de aprender. Também se constatou que as professoras-regentes transmutaram-se em protagonistas de práticas pedagógicas ressignificadas, enquanto as professoras-pesquisadoras tornaram-se aprendizes de uma postura investigativa denominada, nesse contexto, de intervenção compartilhada.<hr/>The present study sought to examine a methodological experience in teaching History, from the process of shared intervention in an inclusive classroom, developed in a Municipal School of Porto Alegre/RS, organized by Training Courses, in which the investigated first-year class of 3rd cycle joined the Shared Teaching Project. This project was designed contemplating the didactic-pedagogic planning and teaching in the classroom jointly by two teachers - a licensed teacher in History and a licensed one in Pedagogy. Among the significant developments of this study, we point out the shared intervention as a methodological experience for teaching History. As a consequence of this experience, an inventory with the records written by the teachers/researchers and the reading of the same by in-service teachers; discussion meetings about the writings and the referrals. It was noticed that from the shared intervention, as a methodological experience in teaching History, pupils with special educational needs had a time and a peculiar mode of take ownership of knowledge, as well as the other students felt challenged by this singular mode of learning. It was also verified that the in-service teachers became protagonists of resignified pedagogical practices, while the teachers-researchers have become apprentices of a investigative position called, in this context, shared intervention.<hr/>Este estudio buscó analizar una experiência metodológica en la enseñanza de Historia, a partir de un proceso de intervención compartida en una clase inclusiva , desarrollada en una Escuela Municipal de Porto Alegre/Rio Grande do Sul, Brasil, organizada por medio de Ciclos de Formación, donde la clase del 1º año del 3º ciclo investigado ha integrado el proyecto de Docencia Compartida. El proyecto ha sido diseñado de manera que pudiese contemplar la planificación didáctica y pedagógica y la docencia en clase mediante la participación de dos profesores, una profesora licenciada en Historia y otra en Pedagogía. Entre los avances significativos del estudio, se destaca la inter vención compar tida como una experiencia metodológica para la enseñanza de la Historia. De esta experiencia se llevó a cabo: un inventario con los registros escritos por las profesoras-investigadoras y la lectura de los mismos por las profesoras-regentes; las reuniones de discusión de los escritos y los desdoblamientos. Se observó que por médio de la intervención compartida, como una experiencia metodológica en la enseñanza de Historia, los estudiantes con necessidades educativas especiales han presentado un tiempo y un modo peculiar para apropiarse de los conocimientos, así como los demás estudiantes han sentido interpelados por este singular modo de aprendizaje. También se constató que las profesoras-regentes se han transformado en protagonistas de las prácticas pedagógicas ressignificadas, mientras que las profesoras investigadoras se han convertido en aprendices de una postura investigativa denominadas en este contexto de intervención compartida. <![CDATA[Intervenção compartilhada em uma sala de aula inclusiva: uma experiência metodológica no ensino de História]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo buscou analisar uma experiência metodológica no ensino de História, a partir do processo de intervenção compartilhada numa sala de aula inclusiva, desenvolvida numa Escola Municipal de Porto Alegre, RS, organizada por Ciclos de Formação, na qual a turma do 1º ano do 3º ciclo investigada integrou o Projeto Docência Compartilhada. Tal projeto foi desenvolvido contemplando o planejamento didático-pedagógico e a docência em sala de aula de forma conjunta por duas professoras - uma professora licenciada em História e outra em Pedagogia. Entre os desdobramentos significativos deste estudo, apontou-se a intervenção compartilhada como uma experiência metodológica para o ensino de História. Desta experiência decorreram: um inventário com os registros escritos pelas professoras/pesquisadoras e a leitura dos mesmos pelas professoras-regentes; as reuniões de discussão dos escritos e dos encaminhamentos. Percebeu-se que a partir da intervenção compartilhada, como uma experiência metodológica no ensino de História, os alunos com necessidades educativas especiais apresentaram um tempo e um modo peculiar de se apropriarem dos conhecimentos, assim como os demais alunos sentiram-se interpelados por esse modo singular de aprender. Também se constatou que as professoras-regentes transmutaram-se em protagonistas de práticas pedagógicas ressignificadas, enquanto as professoras-pesquisadoras tornaram-se aprendizes de uma postura investigativa denominada, nesse contexto, de intervenção compartilhada.<hr/>The present study sought to examine a methodological experience in teaching History, from the process of shared intervention in an inclusive classroom, developed in a Municipal School of Porto Alegre/RS, organized by Training Courses, in which the investigated first-year class of 3rd cycle joined the Shared Teaching Project. This project was designed contemplating the didactic-pedagogic planning and teaching in the classroom jointly by two teachers - a licensed teacher in History and a licensed one in Pedagogy. Among the significant developments of this study, we point out the shared intervention as a methodological experience for teaching History. As a consequence of this experience, an inventory with the records written by the teachers/researchers and the reading of the same by in-service teachers; discussion meetings about the writings and the referrals. It was noticed that from the shared intervention, as a methodological experience in teaching History, pupils with special educational needs had a time and a peculiar mode of take ownership of knowledge, as well as the other students felt challenged by this singular mode of learning. It was also verified that the in-service teachers became protagonists of resignified pedagogical practices, while the teachers-researchers have become apprentices of a investigative position called, in this context, shared intervention.<hr/>Este estudio buscó analizar una experiência metodológica en la enseñanza de Historia, a partir de un proceso de intervención compartida en una clase inclusiva , desarrollada en una Escuela Municipal de Porto Alegre/Rio Grande do Sul, Brasil, organizada por medio de Ciclos de Formación, donde la clase del 1º año del 3º ciclo investigado ha integrado el proyecto de Docencia Compartida. El proyecto ha sido diseñado de manera que pudiese contemplar la planificación didáctica y pedagógica y la docencia en clase mediante la participación de dos profesores, una profesora licenciada en Historia y otra en Pedagogía. Entre los avances significativos del estudio, se destaca la inter vención compar tida como una experiencia metodológica para la enseñanza de la Historia. De esta experiencia se llevó a cabo: un inventario con los registros escritos por las profesoras-investigadoras y la lectura de los mismos por las profesoras-regentes; las reuniones de discusión de los escritos y los desdoblamientos. Se observó que por médio de la intervención compartida, como una experiencia metodológica en la enseñanza de Historia, los estudiantes con necessidades educativas especiales han presentado un tiempo y un modo peculiar para apropiarse de los conocimientos, así como los demás estudiantes han sentido interpelados por este singular modo de aprendizaje. También se constató que las profesoras-regentes se han transformado en protagonistas de las prácticas pedagógicas ressignificadas, mientras que las profesoras investigadoras se han convertido en aprendices de una postura investigativa denominadas en este contexto de intervención compartida. <![CDATA[O perfil dialógico como critério de avaliação na formação online de professores-tutores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa a relação entre a disposição para o diálogo e o índice de aproveitamento de professores-tutores participantes de um curso de formação ofertado na modalidade educacional a distância. A pesquisa teve como objetivo investigar a inclusão dos pilares do diálogo freireano como critérios adicionais dentro do sistema de avaliação da aprendizagem do curso, viabilizando a realização de avaliações formativas. O estudo constou de duas etapas gerais: a transformação dos pilares do diálogo em critérios de avaliação e a aplicação dos mesmos na avaliação da aprendizagem dos alunos. O agrupamento desses critérios denominou-se Perfil Dialógico, construído com base no referencial teórico de Paulo Freire e em estudos empíricos nele fundamentados, os quais analisam processos interativos em cursos nessa modalidade. A investigação contou com a participação de 29 professores-tutores em formação e o tutor-formador. O Perfil Dialógico permitiu observar as ações dos estudantes em todas as atividades do curso, considerando, principalmente, as relações por eles desenvolvidas. Os resultados apontam um alinhamento entre a primazia por contextos dialógicos e um aproveitamento satisfatório em cursos online voltados para a formação de professores.<hr/>This paper analyzes the relationship between the willingness to dialogue and the utilization rate of tutors-teachers participants of a training course offered in an online professional development course. The research aimed to investigate the inclusion of Paulo Freire's dialog pillars as additional criteria in the course's evaluation learning system, allowing the performance of formative assessments. The study consisted of two general steps: the transformation of the pillars of the dialogue in evaluation criteria and their application in the assessment of student learning. The grouping of such criteria was named Dialogic Profile, which was organized based on Paulo Freire's theoretical framework and on empirical studies based on it, which analyze interactive processes in distance education courses. The study was conducted with 29 teachers-tutors and their tutor-trainer. The Dialogic Profile allowed the observation of the students' participation in all course activities, considering mainly the social relationships they developed. Results point to the alignment between the primacy for dialogical contexts and the satisfactory rate of tutors in professional development online courses.<hr/>En este artículo se analiza la relación entre la disposición al diálogo y el nivel de logro de los profesores/tutores que participan de un curso de formación ofrecido en la modalidad de educación a distancia. La investigación tuvo como objetivo investigar la inclusión de los pilares del diálogo freireano como critérios adicionales en el sistema de evaluación de aprendizaje del curso, viabilizando realizar evaluaciones formativas. El estudio consistió en dos pasos generales: la transformación de los pilares del diálogo en los criterios de evaluación y su aplicación en la evaluación del aprendizaje de los estudiantes. El agrupamiento de estos criterios fue denominado de Perfil Dialógico, construído sobre la base de los estudios teóricos de Paulo Freire y en estudios empíricos basados en él, que analizan los procesos interactivos em cursos en esta modalidad. La investigación contó con la participación de 29 estudiantes en formación y un tutor. El Perfil Dialógico permitió observar las acciones de los estudiantes en todas las actividades del curso, teniendo en cuenta, sobre todo, las relaciones por ellos desarrolladas. Los resultados indican un acuerdo entre la primacía de los contextos dialógicos y una satisfacción en los cursos para la formación de los profesores. <![CDATA[O perfil dialógico como critério de avaliação na formação online de professores-tutores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa a relação entre a disposição para o diálogo e o índice de aproveitamento de professores-tutores participantes de um curso de formação ofertado na modalidade educacional a distância. A pesquisa teve como objetivo investigar a inclusão dos pilares do diálogo freireano como critérios adicionais dentro do sistema de avaliação da aprendizagem do curso, viabilizando a realização de avaliações formativas. O estudo constou de duas etapas gerais: a transformação dos pilares do diálogo em critérios de avaliação e a aplicação dos mesmos na avaliação da aprendizagem dos alunos. O agrupamento desses critérios denominou-se Perfil Dialógico, construído com base no referencial teórico de Paulo Freire e em estudos empíricos nele fundamentados, os quais analisam processos interativos em cursos nessa modalidade. A investigação contou com a participação de 29 professores-tutores em formação e o tutor-formador. O Perfil Dialógico permitiu observar as ações dos estudantes em todas as atividades do curso, considerando, principalmente, as relações por eles desenvolvidas. Os resultados apontam um alinhamento entre a primazia por contextos dialógicos e um aproveitamento satisfatório em cursos online voltados para a formação de professores.<hr/>This paper analyzes the relationship between the willingness to dialogue and the utilization rate of tutors-teachers participants of a training course offered in an online professional development course. The research aimed to investigate the inclusion of Paulo Freire's dialog pillars as additional criteria in the course's evaluation learning system, allowing the performance of formative assessments. The study consisted of two general steps: the transformation of the pillars of the dialogue in evaluation criteria and their application in the assessment of student learning. The grouping of such criteria was named Dialogic Profile, which was organized based on Paulo Freire's theoretical framework and on empirical studies based on it, which analyze interactive processes in distance education courses. The study was conducted with 29 teachers-tutors and their tutor-trainer. The Dialogic Profile allowed the observation of the students' participation in all course activities, considering mainly the social relationships they developed. Results point to the alignment between the primacy for dialogical contexts and the satisfactory rate of tutors in professional development online courses.<hr/>En este artículo se analiza la relación entre la disposición al diálogo y el nivel de logro de los profesores/tutores que participan de un curso de formación ofrecido en la modalidad de educación a distancia. La investigación tuvo como objetivo investigar la inclusión de los pilares del diálogo freireano como critérios adicionales en el sistema de evaluación de aprendizaje del curso, viabilizando realizar evaluaciones formativas. El estudio consistió en dos pasos generales: la transformación de los pilares del diálogo en los criterios de evaluación y su aplicación en la evaluación del aprendizaje de los estudiantes. El agrupamiento de estos criterios fue denominado de Perfil Dialógico, construído sobre la base de los estudios teóricos de Paulo Freire y en estudios empíricos basados en él, que analizan los procesos interactivos em cursos en esta modalidad. La investigación contó con la participación de 29 estudiantes en formación y un tutor. El Perfil Dialógico permitió observar las acciones de los estudiantes en todas las actividades del curso, teniendo en cuenta, sobre todo, las relaciones por ellos desarrolladas. Los resultados indican un acuerdo entre la primacía de los contextos dialógicos y una satisfacción en los cursos para la formación de los profesores. <![CDATA[O letramento literário na Prova Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apoia-se nos Novos Estudos sobre Letramento (STREET, 2003,2010) segundo os quais letramento é compreendido como um conjunto de práticas sociais de uso da escrita Ao mesmo tempo, leva em conta o conceito de leitura literária (CÂNDIDO, 1981; AGUIAR, 2000; HANSEN, 2005), como uma dentre as muitas práticas letradas das quais os indivíduos participam. A partir de tais conceitos, este artigo tem como objetivos caracterizar a prática de letramento literário proposto na Prova Brasil e analisar como a proposta se aproxima dos conceitos de leitura literária. O corpus da investigação é constituído por exemplos de atividades da disciplina de língua portuguesa da Prova Brasil, destinadas ao 9o ano, disponibilizadas no site do Inep. Os resultados mostraram que na prova há um apagamento da literatura enquanto arte, uma vez que o gênero ficcional é utilizado, na maioria das vezes, para a análise gramatical ou como objeto para leitura na qual a especificidade do texto literário não é contemplada.<hr/>This article has as its objective to characterize the event of literary literacy proposed in Prova Brasil (Brazil Exam - a nationwide test of proficiency in Math and Portuguese language for students in grades 4 and 8 - 9th grade - every three years) and analyze if and how that proposal approaches the concepts of literary reading (Cândido, 1981; Aguiar, 2000; Hansen, 2005) one among several literacy practices that individuals take part of. the research is supported by the New Literacy Studies (STREET, 2010), according to which it is understood as a set of social practices of the written language. the research corpus is made of sample activities from the subject Portuguese Language performed in Prova Brasil, aimed at the junior high students from the 9th grade, available in the INEP website. Results reached state that there is a vanishing of literature in its specificities, as the fictional genres are used very often either as a tool for grammar assessment or as an object for reading where the literary texts` specificities are not considered, once such activities do not emphasize the knowledge of the formal aspects in literary writing.<hr/>Basados en los Nuevos Estudios sobre el Letramiento (STREET, 2010), de acuerdo con los cuales éste es comprendido como un conjunto de prácticas sociales de uso de la escritura y el concepto de lectura literária (CÂNDIDO, 1981; AGUIAR, 2000; HANSEN, 2005), como una de las muchas prácticas letradas de las cuales los indivíduos participan. A partir de estos conceptos, este artículo tiene los objetivos de caracterizar la práctica del letramiento literario propuesto en la Prova Brasil y hacer un análisis de como la propuesta se acerca a los conceptos de lectura literaria. El corpus de investigación está compuesto por ejemplos de actividades de la asignatura de lengua portuguesa de la Prova Brasil direccionada al 9º año, disponibles en el sitio del Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educacionales Anísio Teixeira (Inep). Los resultados señalaron que en la prueba hay una ausencia de la literatura como arte, una vez que el género ficcional se utiliza, en la mayoría de las veces, para el análisis gramatical o como un objeto para la lectura, cuya especificidad del texto literario no se contempla. <![CDATA[O letramento literário na Prova Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apoia-se nos Novos Estudos sobre Letramento (STREET, 2003,2010) segundo os quais letramento é compreendido como um conjunto de práticas sociais de uso da escrita Ao mesmo tempo, leva em conta o conceito de leitura literária (CÂNDIDO, 1981; AGUIAR, 2000; HANSEN, 2005), como uma dentre as muitas práticas letradas das quais os indivíduos participam. A partir de tais conceitos, este artigo tem como objetivos caracterizar a prática de letramento literário proposto na Prova Brasil e analisar como a proposta se aproxima dos conceitos de leitura literária. O corpus da investigação é constituído por exemplos de atividades da disciplina de língua portuguesa da Prova Brasil, destinadas ao 9o ano, disponibilizadas no site do Inep. Os resultados mostraram que na prova há um apagamento da literatura enquanto arte, uma vez que o gênero ficcional é utilizado, na maioria das vezes, para a análise gramatical ou como objeto para leitura na qual a especificidade do texto literário não é contemplada.<hr/>This article has as its objective to characterize the event of literary literacy proposed in Prova Brasil (Brazil Exam - a nationwide test of proficiency in Math and Portuguese language for students in grades 4 and 8 - 9th grade - every three years) and analyze if and how that proposal approaches the concepts of literary reading (Cândido, 1981; Aguiar, 2000; Hansen, 2005) one among several literacy practices that individuals take part of. the research is supported by the New Literacy Studies (STREET, 2010), according to which it is understood as a set of social practices of the written language. the research corpus is made of sample activities from the subject Portuguese Language performed in Prova Brasil, aimed at the junior high students from the 9th grade, available in the INEP website. Results reached state that there is a vanishing of literature in its specificities, as the fictional genres are used very often either as a tool for grammar assessment or as an object for reading where the literary texts` specificities are not considered, once such activities do not emphasize the knowledge of the formal aspects in literary writing.<hr/>Basados en los Nuevos Estudios sobre el Letramiento (STREET, 2010), de acuerdo con los cuales éste es comprendido como un conjunto de prácticas sociales de uso de la escritura y el concepto de lectura literária (CÂNDIDO, 1981; AGUIAR, 2000; HANSEN, 2005), como una de las muchas prácticas letradas de las cuales los indivíduos participan. A partir de estos conceptos, este artículo tiene los objetivos de caracterizar la práctica del letramiento literario propuesto en la Prova Brasil y hacer un análisis de como la propuesta se acerca a los conceptos de lectura literaria. El corpus de investigación está compuesto por ejemplos de actividades de la asignatura de lengua portuguesa de la Prova Brasil direccionada al 9º año, disponibles en el sitio del Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educacionales Anísio Teixeira (Inep). Los resultados señalaron que en la prueba hay una ausencia de la literatura como arte, una vez que el género ficcional se utiliza, en la mayoría de las veces, para el análisis gramatical o como un objeto para la lectura, cuya especificidad del texto literario no se contempla. <![CDATA[A complexidade da participação das crianças na educação infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000300016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo defende a participação e inclusão das crianças na creche e pré-escola para a produção de espaços de educação democráticos que se contraponham à exclusão social e contribuam na produção e consolidação de uma sociedade de afirmação de direitos sociais. A participação das crianças permanece em larga medida por se concretizar, sendo um desafio que precisa ser enfrentado, nas suas contradições, impasses e paradoxos teóricos, sociais e políticos. Ao aprofundar a temática compreende-se sua complexidade teórica, e é sobre esta complexidade que este texto irá se deter. A discussão a respeito da participação das crianças para uma educação democrática se cruza com um conjunto de conceitos importantes que precisam ser aprofundados, compreendidos e conectados, para que seja possível contar com os contributos geracionais na efetivação da educação aqui preconizada, que vençam modelos adulto cêntricos e não pode prescindir da produção teórica de abordagens inclusivas. As crianças como sujeitos de conhecimento e produtoras de sentido têm "voz", são legítimas as formas de comunicação e relação que utilizam para se expressar e, ao fazê-lo, contribuem na renovação e reprodução dos contextos em que participam quando existe quem esteja interessado em ouvir suas vozes. É importante reconhecer as diferentes formas de participação das crianças pequenas com base nos seus padrões culturais e nas suas práticas cotidianas, em questões que lhes são significativas e lhes dizem respeito.<hr/>The present study supports the inclusion and participation of children in daycare and preschool for the production of spaces of democratic education that counter social exclusion and contribute in the production and consolidation of a society of social rights claim. Children's participation remains largely to be achieved, a challenge that must be faced in its contradictions, dilemmas and theoretical, social and political paradoxes. By deepening this theme we understand its theoretical complexity, and it is on this complexity this text dwells. The discussion of children's participation for democratic education intersects with a number of important concepts that need to be investigated, understood and connected, so we can rely on generational contributions in the effectiveness of education advocated here, that win adult-focused models and not may waive the theoretical production of inclusive approaches. Children as subjects of knowledge and producers of meaning have "voice", the forms of communication and relationship they use to express themselves are legitimate and, in so doing, they contribute to the renewal and reproduction of the contexts in which they participate when there is anyone interested to hear their voices. It is important to recognize the different forms of participation of young children based on their cultural patterns and their daily practices, on issues that are significant to them and concern them.<hr/>El presente estudio defiende la inclusión y la participación de los niños en los jardines maternales y en el preescolar para la producción de espacios de educación democrática que contrarresten la exclusión social y contribuyan a la producción y la consolidación de una sociedad que respete los derechos sociales. La participación de los niños aún sigue siendo un desafío que hay que afrontar en sus contradicciones, dilemas y paradojas teóricas, sociales y políticos. Al profundizar el tema comprendemos su complejidad teórica y es sobre esta complejidad que este texto tratará. Para la discusión sobre la participación de los niños para la educación democrática es necessária una serie de conceptos importantes que deben ser investigados, entendidos para que podamos generar contribuciones generacionales en la educación que aquí se defiende, que puedan superar modelos adultocêntricos y para esto, no podrá renunciar a la producción teórica de enfoques inclusivos. Los niños como sujetos de conocimiento y productores de sentido tienen "voz", son legítimas las formas de la comunicación y de relación que utilizan para expresarse y, de este modo, contribuyen en la renovación y la reproducción de los contextos en los que participan cuando hay alguien interesado para escuchar sus voces. Es importante reconocer las diferentes formas de participación de los niños en función de sus patrones culturales, sus prácticas cotidianas y en temas que son importantes para ellos. <![CDATA[A complexidade da participação das crianças na educação infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000300016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo defende a participação e inclusão das crianças na creche e pré-escola para a produção de espaços de educação democráticos que se contraponham à exclusão social e contribuam na produção e consolidação de uma sociedade de afirmação de direitos sociais. A participação das crianças permanece em larga medida por se concretizar, sendo um desafio que precisa ser enfrentado, nas suas contradições, impasses e paradoxos teóricos, sociais e políticos. Ao aprofundar a temática compreende-se sua complexidade teórica, e é sobre esta complexidade que este texto irá se deter. A discussão a respeito da participação das crianças para uma educação democrática se cruza com um conjunto de conceitos importantes que precisam ser aprofundados, compreendidos e conectados, para que seja possível contar com os contributos geracionais na efetivação da educação aqui preconizada, que vençam modelos adulto cêntricos e não pode prescindir da produção teórica de abordagens inclusivas. As crianças como sujeitos de conhecimento e produtoras de sentido têm "voz", são legítimas as formas de comunicação e relação que utilizam para se expressar e, ao fazê-lo, contribuem na renovação e reprodução dos contextos em que participam quando existe quem esteja interessado em ouvir suas vozes. É importante reconhecer as diferentes formas de participação das crianças pequenas com base nos seus padrões culturais e nas suas práticas cotidianas, em questões que lhes são significativas e lhes dizem respeito.<hr/>The present study supports the inclusion and participation of children in daycare and preschool for the production of spaces of democratic education that counter social exclusion and contribute in the production and consolidation of a society of social rights claim. Children's participation remains largely to be achieved, a challenge that must be faced in its contradictions, dilemmas and theoretical, social and political paradoxes. By deepening this theme we understand its theoretical complexity, and it is on this complexity this text dwells. The discussion of children's participation for democratic education intersects with a number of important concepts that need to be investigated, understood and connected, so we can rely on generational contributions in the effectiveness of education advocated here, that win adult-focused models and not may waive the theoretical production of inclusive approaches. Children as subjects of knowledge and producers of meaning have "voice", the forms of communication and relationship they use to express themselves are legitimate and, in so doing, they contribute to the renewal and reproduction of the contexts in which they participate when there is anyone interested to hear their voices. It is important to recognize the different forms of participation of young children based on their cultural patterns and their daily practices, on issues that are significant to them and concern them.<hr/>El presente estudio defiende la inclusión y la participación de los niños en los jardines maternales y en el preescolar para la producción de espacios de educación democrática que contrarresten la exclusión social y contribuyan a la producción y la consolidación de una sociedad que respete los derechos sociales. La participación de los niños aún sigue siendo un desafío que hay que afrontar en sus contradicciones, dilemas y paradojas teóricas, sociales y políticos. Al profundizar el tema comprendemos su complejidad teórica y es sobre esta complejidad que este texto tratará. Para la discusión sobre la participación de los niños para la educación democrática es necessária una serie de conceptos importantes que deben ser investigados, entendidos para que podamos generar contribuciones generacionales en la educación que aquí se defiende, que puedan superar modelos adultocêntricos y para esto, no podrá renunciar a la producción teórica de enfoques inclusivos. Los niños como sujetos de conocimiento y productores de sentido tienen "voz", son legítimas las formas de la comunicación y de relación que utilizan para expresarse y, de este modo, contribuyen en la renovación y la reproducción de los contextos en los que participan cuando hay alguien interesado para escuchar sus voces. Es importante reconocer las diferentes formas de participación de los niños en función de sus patrones culturales, sus prácticas cotidianas y en temas que son importantes para ellos. <![CDATA[Ascensão e distanciamento na trajetória social, escolar e profissional de um jovem das camadas populares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto traz a análise da trajetória escolar, profissional e social de um ator social oriundo das camadas populares que ingressou em um curso superior altamente seletivo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o concluiu, a saber, o curso de Engenharia Elétrica, cursou o Mestrado na mesma área e trabalha como engenheiro em uma companhia energética no estado de Minas Gerais. As reflexões levantadas neste trabalho dizem respeito, principalmente, às mudanças econômicas, culturais e sociais que foram ocorrendo na vida do referido ator no período que vai do ano de 1996, ano de seu ingresso na Universidade, até o ano de 2012, tendo como referência o papel da escola e da Educação, em sentido amplo, nesta trajetória de "sucesso". Como técnica de coleta de dados, foram realizadas entrevistas em profundidade em dois períodos diferentes, de modo a abarcar a escolarização e a vida profissional do ator pesquisado. Os resultados das análises apontam para duas hipóteses centrais: 1) a formação escolar e o ingresso no mundo do trabalho em uma profissão socialmente prestigiada não foram capazes de garantir, até aqui, a incorporação da cultura das elites pelo ator investigado, embora o mesmo tenha incorporado rapidamente a cultura profissional exigida pelo seu cargo, o que se mostrou altamente funcional; e 2) a ascensão social, econômica e cultural do ator parece ter produzido um distanciamento do mesmo em relação às suas origens, distanciamento seguido de certa carga de sofrimento.<hr/>The present text analyses the professional, social and school trajectory of a social actor who came from the lower classes and who graduated at the Federal University of Minas Gerais in a very prestigious course in Electrical Engineering, took a Masters' degree in the same area and was employed as an engineer in an energy plant in Minas Gerais. The ideas developed in this work relate mainly to the cultural, social and economical changes which took place in the actor's life from the year 1996, when he entered the University, to the year 2012, taking into consideration the role of the school and of education, broadly speaking, in this "successful" trajectory. As data collection technique, in-depth interviews were conducted in two different periods in order to cover the schooling and the professional life of the researched actor. There result of the analysis points to two central hypotheses: 1) the school formation and afterwards the insertion into the work market in a highly prestigious profession were not sufficient to guarantee, up to now, the incorporation of the elite culture by the actor studied here, although he has quickly incorporated the professional culture demanded by his status, something that was highly functional in his work; and 2) the social, cultural and economical ascension of the actor seems to have distanced him from his original environment, such distancing having brought with it a certain amount of suffering.<hr/>Cet article présente l'analyse de la trajectoire sociale, professionnel et social d'un acteur social provenant des classes populaires, qui est entré dans un cours supérieur hautement sélectif dans l'Université Fédérale de Minas Gerais (UFMG) et l'a conclu, à savoir, le cours d'Ingénierie Électrique. Après, il a fait son Master dans le même domaine de connaissance et travaille comme ingénieur dans une compagnie d'énergie électrique de l'état de Minas Gerais. Les réflexions faites dans cette étude concernent, notamment, dans les changements économiques, culturels et sociaux qui ont eu lieu dans la vie de ce acteur entre 1996, l'année de son entrée à l'Université, jusqu'à l'année de 2012, ayant comme référence le rôle de l'école et de l'Éducation, au sens large, dans ce parcours de succès". Comme technique de collecte de donné... <![CDATA[Ascensão e distanciamento na trajetória social, escolar e profissional de um jovem das camadas populares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto traz a análise da trajetória escolar, profissional e social de um ator social oriundo das camadas populares que ingressou em um curso superior altamente seletivo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o concluiu, a saber, o curso de Engenharia Elétrica, cursou o Mestrado na mesma área e trabalha como engenheiro em uma companhia energética no estado de Minas Gerais. As reflexões levantadas neste trabalho dizem respeito, principalmente, às mudanças econômicas, culturais e sociais que foram ocorrendo na vida do referido ator no período que vai do ano de 1996, ano de seu ingresso na Universidade, até o ano de 2012, tendo como referência o papel da escola e da Educação, em sentido amplo, nesta trajetória de "sucesso". Como técnica de coleta de dados, foram realizadas entrevistas em profundidade em dois períodos diferentes, de modo a abarcar a escolarização e a vida profissional do ator pesquisado. Os resultados das análises apontam para duas hipóteses centrais: 1) a formação escolar e o ingresso no mundo do trabalho em uma profissão socialmente prestigiada não foram capazes de garantir, até aqui, a incorporação da cultura das elites pelo ator investigado, embora o mesmo tenha incorporado rapidamente a cultura profissional exigida pelo seu cargo, o que se mostrou altamente funcional; e 2) a ascensão social, econômica e cultural do ator parece ter produzido um distanciamento do mesmo em relação às suas origens, distanciamento seguido de certa carga de sofrimento.<hr/>The present text analyses the professional, social and school trajectory of a social actor who came from the lower classes and who graduated at the Federal University of Minas Gerais in a very prestigious course in Electrical Engineering, took a Masters' degree in the same area and was employed as an engineer in an energy plant in Minas Gerais. The ideas developed in this work relate mainly to the cultural, social and economical changes which took place in the actor's life from the year 1996, when he entered the University, to the year 2012, taking into consideration the role of the school and of education, broadly speaking, in this "successful" trajectory. As data collection technique, in-depth interviews were conducted in two different periods in order to cover the schooling and the professional life of the researched actor. There result of the analysis points to two central hypotheses: 1) the school formation and afterwards the insertion into the work market in a highly prestigious profession were not sufficient to guarantee, up to now, the incorporation of the elite culture by the actor studied here, although he has quickly incorporated the professional culture demanded by his status, something that was highly functional in his work; and 2) the social, cultural and economical ascension of the actor seems to have distanced him from his original environment, such distancing having brought with it a certain amount of suffering.<hr/>Cet article présente l'analyse de la trajectoire sociale, professionnel et social d'un acteur social provenant des classes populaires, qui est entré dans un cours supérieur hautement sélectif dans l'Université Fédérale de Minas Gerais (UFMG) et l'a conclu, à savoir, le cours d'Ingénierie Électrique. Après, il a fait son Master dans le même domaine de connaissance et travaille comme ingénieur dans une compagnie d'énergie électrique de l'état de Minas Gerais. Les réflexions faites dans cette étude concernent, notamment, dans les changements économiques, culturels et sociaux qui ont eu lieu dans la vie de ce acteur entre 1996, l'année de son entrée à l'Université, jusqu'à l'année de 2012, ayant comme référence le rôle de l'école et de l'Éducation, au sens large, dans ce parcours de succès". Comme technique de collecte de donné... <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000300801&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto traz a análise da trajetória escolar, profissional e social de um ator social oriundo das camadas populares que ingressou em um curso superior altamente seletivo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o concluiu, a saber, o curso de Engenharia Elétrica, cursou o Mestrado na mesma área e trabalha como engenheiro em uma companhia energética no estado de Minas Gerais. As reflexões levantadas neste trabalho dizem respeito, principalmente, às mudanças econômicas, culturais e sociais que foram ocorrendo na vida do referido ator no período que vai do ano de 1996, ano de seu ingresso na Universidade, até o ano de 2012, tendo como referência o papel da escola e da Educação, em sentido amplo, nesta trajetória de "sucesso". Como técnica de coleta de dados, foram realizadas entrevistas em profundidade em dois períodos diferentes, de modo a abarcar a escolarização e a vida profissional do ator pesquisado. Os resultados das análises apontam para duas hipóteses centrais: 1) a formação escolar e o ingresso no mundo do trabalho em uma profissão socialmente prestigiada não foram capazes de garantir, até aqui, a incorporação da cultura das elites pelo ator investigado, embora o mesmo tenha incorporado rapidamente a cultura profissional exigida pelo seu cargo, o que se mostrou altamente funcional; e 2) a ascensão social, econômica e cultural do ator parece ter produzido um distanciamento do mesmo em relação às suas origens, distanciamento seguido de certa carga de sofrimento.<hr/>The present text analyses the professional, social and school trajectory of a social actor who came from the lower classes and who graduated at the Federal University of Minas Gerais in a very prestigious course in Electrical Engineering, took a Masters' degree in the same area and was employed as an engineer in an energy plant in Minas Gerais. The ideas developed in this work relate mainly to the cultural, social and economical changes which took place in the actor's life from the year 1996, when he entered the University, to the year 2012, taking into consideration the role of the school and of education, broadly speaking, in this "successful" trajectory. As data collection technique, in-depth interviews were conducted in two different periods in order to cover the schooling and the professional life of the researched actor. There result of the analysis points to two central hypotheses: 1) the school formation and afterwards the insertion into the work market in a highly prestigious profession were not sufficient to guarantee, up to now, the incorporation of the elite culture by the actor studied here, although he has quickly incorporated the professional culture demanded by his status, something that was highly functional in his work; and 2) the social, cultural and economical ascension of the actor seems to have distanced him from his original environment, such distancing having brought with it a certain amount of suffering.<hr/>Cet article présente l'analyse de la trajectoire sociale, professionnel et social d'un acteur social provenant des classes populaires, qui est entré dans un cours supérieur hautement sélectif dans l'Université Fédérale de Minas Gerais (UFMG) et l'a conclu, à savoir, le cours d'Ingénierie Électrique. Après, il a fait son Master dans le même domaine de connaissance et travaille comme ingénieur dans une compagnie d'énergie électrique de l'état de Minas Gerais. Les réflexions faites dans cette étude concernent, notamment, dans les changements économiques, culturels et sociaux qui ont eu lieu dans la vie de ce acteur entre 1996, l'année de son entrée à l'Université, jusqu'à l'année de 2012, ayant comme référence le rôle de l'école et de l'Éducation, au sens large, dans ce parcours de succès". Comme technique de collecte de donné... <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000300801&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto traz a análise da trajetória escolar, profissional e social de um ator social oriundo das camadas populares que ingressou em um curso superior altamente seletivo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o concluiu, a saber, o curso de Engenharia Elétrica, cursou o Mestrado na mesma área e trabalha como engenheiro em uma companhia energética no estado de Minas Gerais. As reflexões levantadas neste trabalho dizem respeito, principalmente, às mudanças econômicas, culturais e sociais que foram ocorrendo na vida do referido ator no período que vai do ano de 1996, ano de seu ingresso na Universidade, até o ano de 2012, tendo como referência o papel da escola e da Educação, em sentido amplo, nesta trajetória de "sucesso". Como técnica de coleta de dados, foram realizadas entrevistas em profundidade em dois períodos diferentes, de modo a abarcar a escolarização e a vida profissional do ator pesquisado. Os resultados das análises apontam para duas hipóteses centrais: 1) a formação escolar e o ingresso no mundo do trabalho em uma profissão socialmente prestigiada não foram capazes de garantir, até aqui, a incorporação da cultura das elites pelo ator investigado, embora o mesmo tenha incorporado rapidamente a cultura profissional exigida pelo seu cargo, o que se mostrou altamente funcional; e 2) a ascensão social, econômica e cultural do ator parece ter produzido um distanciamento do mesmo em relação às suas origens, distanciamento seguido de certa carga de sofrimento.<hr/>The present text analyses the professional, social and school trajectory of a social actor who came from the lower classes and who graduated at the Federal University of Minas Gerais in a very prestigious course in Electrical Engineering, took a Masters' degree in the same area and was employed as an engineer in an energy plant in Minas Gerais. The ideas developed in this work relate mainly to the cultural, social and economical changes which took place in the actor's life from the year 1996, when he entered the University, to the year 2012, taking into consideration the role of the school and of education, broadly speaking, in this "successful" trajectory. As data collection technique, in-depth interviews were conducted in two different periods in order to cover the schooling and the professional life of the researched actor. There result of the analysis points to two central hypotheses: 1) the school formation and afterwards the insertion into the work market in a highly prestigious profession were not sufficient to guarantee, up to now, the incorporation of the elite culture by the actor studied here, although he has quickly incorporated the professional culture demanded by his status, something that was highly functional in his work; and 2) the social, cultural and economical ascension of the actor seems to have distanced him from his original environment, such distancing having brought with it a certain amount of suffering.<hr/>Cet article présente l'analyse de la trajectoire sociale, professionnel et social d'un acteur social provenant des classes populaires, qui est entré dans un cours supérieur hautement sélectif dans l'Université Fédérale de Minas Gerais (UFMG) et l'a conclu, à savoir, le cours d'Ingénierie Électrique. Après, il a fait son Master dans le même domaine de connaissance et travaille comme ingénieur dans une compagnie d'énergie électrique de l'état de Minas Gerais. Les réflexions faites dans cette étude concernent, notamment, dans les changements économiques, culturels et sociaux qui ont eu lieu dans la vie de ce acteur entre 1996, l'année de son entrée à l'Université, jusqu'à l'année de 2012, ayant comme référence le rôle de l'école et de l'Éducation, au sens large, dans ce parcours de succès". Comme technique de collecte de donné... <![CDATA[Afetos, cultura e mediação: especificidades do desenvolvimento na criança de zero a três anos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000300813&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ao anunciar a materialidade dos processos psicológicos humanos, a psicologia histórico-cultural destaca que a cultura é a matéria-prima do desenvolvimento, ou seja, é por meio da inserção da criança, desde o seu nascimento, no universo da linguagem, dos objetos e da história dos homens que a mesma constitui sua condição humana. Esse artigo tem como objetivo apresentar algumas particularidades do desenvolvimento da criança nos primeiros três anos de vida destacando os processos afetivos e a interposição da cultura nesse processo. Utilizando como aporte teórico principal a psicologia de Vigotski e, de maneira especial, o conteúdo referido nas Obras Escolhidas, tomo IV, o artigo contribui para pensar a educação das crianças ainda na primeira infância indicando o papel que os elementos mediadores, em especial os educadores, desempenham nesse processo como forma de expressar outra atitude frente à aprendizagem e ao desenvolvimento.<hr/>Announcing the materiality of human psychological processes, the cultural-historical psychology emphasizes that culture is the source of development, that is, it is through the inclusion of children, from birth, in the universe of language, objects and the history of men that they constitute their human condition. This paper aims to present some particularities of child development in the first three years of life, highlighting the affective processes and the interposition of culture in it. Using as main theoretical contribution Vygotsky's approach to psychology and, mainly, the content of his Selected Works, volume IV, the article aims to contribute to debate early childhood education indicating the role that mediators, especially educators, play in this process as an expression of a new attitude as to learning and development.<hr/>Al anunciar la materialidad de los processos psicológicos humanos, la psicología históricocultural hace hincapié en que la cultura es la materia prima del desarrollo, es decir, es a través de la inclusión de los niños, desde su nacimiento, en el universo del lenguaje, de los objetos y de la historia de los hombres que se constituye la condición humana. Este trabajo tiene como objetivo presentar algunas particularidades del desarrollo del niño en los primeros tres años de vida destacando los procesos afectivos y la interposición de la cultura en este proceso. Utilizando como principal contribución teórica la psicología de Vygotsky, en especial, el contenido de Obras Escogidas tomo IV, el artículo se propone a reflexionar acerca de la educación de los niños aún en los primeros años indicando el rol que los elementos mediadores, especialmente los educadores, desempeñan en este proceso como una manera de expresar una nueva actitud hacia el aprendizaje y el desarrollo. <![CDATA[Afetos, cultura e mediação: especificidades do desenvolvimento na criança de zero a três anos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000300813&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ao anunciar a materialidade dos processos psicológicos humanos, a psicologia histórico-cultural destaca que a cultura é a matéria-prima do desenvolvimento, ou seja, é por meio da inserção da criança, desde o seu nascimento, no universo da linguagem, dos objetos e da história dos homens que a mesma constitui sua condição humana. Esse artigo tem como objetivo apresentar algumas particularidades do desenvolvimento da criança nos primeiros três anos de vida destacando os processos afetivos e a interposição da cultura nesse processo. Utilizando como aporte teórico principal a psicologia de Vigotski e, de maneira especial, o conteúdo referido nas Obras Escolhidas, tomo IV, o artigo contribui para pensar a educação das crianças ainda na primeira infância indicando o papel que os elementos mediadores, em especial os educadores, desempenham nesse processo como forma de expressar outra atitude frente à aprendizagem e ao desenvolvimento.<hr/>Announcing the materiality of human psychological processes, the cultural-historical psychology emphasizes that culture is the source of development, that is, it is through the inclusion of children, from birth, in the universe of language, objects and the history of men that they constitute their human condition. This paper aims to present some particularities of child development in the first three years of life, highlighting the affective processes and the interposition of culture in it. Using as main theoretical contribution Vygotsky's approach to psychology and, mainly, the content of his Selected Works, volume IV, the article aims to contribute to debate early childhood education indicating the role that mediators, especially educators, play in this process as an expression of a new attitude as to learning and development.<hr/>Al anunciar la materialidad de los processos psicológicos humanos, la psicología históricocultural hace hincapié en que la cultura es la materia prima del desarrollo, es decir, es a través de la inclusión de los niños, desde su nacimiento, en el universo del lenguaje, de los objetos y de la historia de los hombres que se constituye la condición humana. Este trabajo tiene como objetivo presentar algunas particularidades del desarrollo del niño en los primeros tres años de vida destacando los procesos afectivos y la interposición de la cultura en este proceso. Utilizando como principal contribución teórica la psicología de Vygotsky, en especial, el contenido de Obras Escogidas tomo IV, el artículo se propone a reflexionar acerca de la educación de los niños aún en los primeros años indicando el rol que los elementos mediadores, especialmente los educadores, desempeñan en este proceso como una manera de expresar una nueva actitud hacia el aprendizaje y el desarrollo. <![CDATA[O desenvolvimento da linguagem oral da criança: contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a prática pedagógica na creche]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000300829&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O desenvolvimento da linguagem oral da criança é histórica e socialmente condicionado e, por isso, não natural. Neste artigo, que resulta de pesquisa de caráter teórico, tem-se por objetivo refletir sobre as contribuições dos autores da Teoria Histórico-Cultural (especialmente Vigotski, Leontiev, Luria, Elkonin, Lísina e Zaporozet) para a prática pedagógica nas creches, focalizando, de modo particular, o desenvolvimento da linguagem oral nos três primeiros anos de vida, suas especificidades e formas de intervenção sobre ele. Parte-se do pressuposto de que a comunicação constitui uma atividade essencial para o homem e de que a linguagem oral, ao se desenvolver, permite à criança apropriar-se dos significados das palavras de forma progressiva e, com eles, dos construtos sócio-culturais da humanidade de modo a formar suas funções psíquicas superiores. Com base no levantamento bibliográfico a respeito do tema, busca-se sistematizar alguns princípios da Teoria Histórico-Cultural capazes de orientar professores e professoras para um trabalho que enfoque a linguagem oral como objeto de uma prática intencional nas creches, respeitando o direito das crianças pequenas ao desenvolvimento integral.<hr/>The child oral language development is socially and historically conditioned and therefore not natural. In this article, result of a theoretical research, we aim to reflect on the contributions of authors of Cultural-Historical theory (especially Vygotsky, Leontiev, Luria, Elkonin, Lisina and Zaporozet) for pedagogical practice in childcare centers, focusing in particular the development of oral language in the first three years of life, its particularities and forms of intervention on it. We assume that communication is an essential activity for human being and that as oral language develops, it gradually allows the appropriation of the meanings of words by the child and, with them, the socio-cultural constructs of humanity to form higher mental functions. Based on literature survey on the subject, we try to systematize principles of cultural historical-theory that may guide teachers to focus on oral language as object of an intentional practice in childcare centers, respecting children right to full development.<hr/>El desarrollo del lenguaje oral del niño es social e históricamente condicionado y, por tanto, no es natural. En este artículo, resultado de una investigación teórica que tiene como objetivo reflexionar sobre las contribuciones de los autores de la Teoría Histórico-Cultural (especialmente Vygotsky, Leontiev, Luria, Elkonin, Lisina y Zaporozet) para la práctica pedagógica en el cuidado de niños, centrándose, en particular, en el desarrollo del lenguaje oral en los primeros tres años de vida sus especificidades y las formas d e intervención en él. Se asume que la comunicación es una actividad esencial para el ser humano y que la lengua oral, al desarrollarse, permite que el niño se apropie de los significados de las palabras poco a poco y, con ellos, de las construcciones socioculturales de la humanidad y forma sus funciones mentales superiores. Basados en el estudio de la literatura sobre el tema, tratamos de sistematizar ciertos principios de la teoria histórico-cultural capaces de guiar a los maestros para un trabajo que se centra en el lenguaje oral como el objeto de una práctica intencional en el cuidado de niños, respetando su derecho al desarrollo integral. <![CDATA[O desenvolvimento da linguagem oral da criança: contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a prática pedagógica na creche]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000300829&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O desenvolvimento da linguagem oral da criança é histórica e socialmente condicionado e, por isso, não natural. Neste artigo, que resulta de pesquisa de caráter teórico, tem-se por objetivo refletir sobre as contribuições dos autores da Teoria Histórico-Cultural (especialmente Vigotski, Leontiev, Luria, Elkonin, Lísina e Zaporozet) para a prática pedagógica nas creches, focalizando, de modo particular, o desenvolvimento da linguagem oral nos três primeiros anos de vida, suas especificidades e formas de intervenção sobre ele. Parte-se do pressuposto de que a comunicação constitui uma atividade essencial para o homem e de que a linguagem oral, ao se desenvolver, permite à criança apropriar-se dos significados das palavras de forma progressiva e, com eles, dos construtos sócio-culturais da humanidade de modo a formar suas funções psíquicas superiores. Com base no levantamento bibliográfico a respeito do tema, busca-se sistematizar alguns princípios da Teoria Histórico-Cultural capazes de orientar professores e professoras para um trabalho que enfoque a linguagem oral como objeto de uma prática intencional nas creches, respeitando o direito das crianças pequenas ao desenvolvimento integral.<hr/>The child oral language development is socially and historically conditioned and therefore not natural. In this article, result of a theoretical research, we aim to reflect on the contributions of authors of Cultural-Historical theory (especially Vygotsky, Leontiev, Luria, Elkonin, Lisina and Zaporozet) for pedagogical practice in childcare centers, focusing in particular the development of oral language in the first three years of life, its particularities and forms of intervention on it. We assume that communication is an essential activity for human being and that as oral language develops, it gradually allows the appropriation of the meanings of words by the child and, with them, the socio-cultural constructs of humanity to form higher mental functions. Based on literature survey on the subject, we try to systematize principles of cultural historical-theory that may guide teachers to focus on oral language as object of an intentional practice in childcare centers, respecting children right to full development.<hr/>El desarrollo del lenguaje oral del niño es social e históricamente condicionado y, por tanto, no es natural. En este artículo, resultado de una investigación teórica que tiene como objetivo reflexionar sobre las contribuciones de los autores de la Teoría Histórico-Cultural (especialmente Vygotsky, Leontiev, Luria, Elkonin, Lisina y Zaporozet) para la práctica pedagógica en el cuidado de niños, centrándose, en particular, en el desarrollo del lenguaje oral en los primeros tres años de vida sus especificidades y las formas d e intervención en él. Se asume que la comunicación es una actividad esencial para el ser humano y que la lengua oral, al desarrollarse, permite que el niño se apropie de los significados de las palabras poco a poco y, con ellos, de las construcciones socioculturales de la humanidad y forma sus funciones mentales superiores. Basados en el estudio de la literatura sobre el tema, tratamos de sistematizar ciertos principios de la teoria histórico-cultural capaces de guiar a los maestros para un trabajo que se centra en el lenguaje oral como el objeto de una práctica intencional en el cuidado de niños, respetando su derecho al desarrollo integral. <![CDATA[O papel da brincadeira de faz de conta no processo de humanização de crianças ribeirinhas da Amazônia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000300855&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt De acordo com a teoria histórico-cultural, o ser humano se humaniza reconstituindo em si e por si as características históricas da humanidade. Esse processo ocorre nas relações sociais, via atividade humana mediada por instrumentos físicos e simbólicos. Na fase pré-escolar, a brincadeira de faz de conta é a atividade que guia esse processo. Ao brincar, a criança descobre e se apropria dos conteúdos de seu universo cultural, formando suas qualidades humanas. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo é analisar e discutir o papel que a brincadeira de faz de conta desempenha no processo de humanização das crianças, a partir de uma pesquisa realizada com crianças de uma turma de educação infantil de uma escola ribeirinha da Amazônia. As brincadeiras foram transcritas, organizadas em episódios e analisadas de acordo com os princípios metodológicos da análise microgenética de matriz histórico-cultural. Os resultados demonstram que as crianças ribeirinhas da Ilha do Combu, por intermédio dos significados compartilhados com parceiros por ocasião das brincadeiras de faz de conta, internalizam suas relações sociais, constituindo-se, por esta via, como ribeirinhos amazônicas.<hr/>According to the cultural-historical theory, the human being humanizes himself by reconstituting on and for himself the historical features of humanity. This process occurs in social relations, through human activity mediated by physical and symbolic tools. In preschool, the make-believe play is the activity that guides development. When playing, the child discovers and appropriates the contents of its cultural surrounding, forming his/her human qualities. In this sense, the objective of this study is to analyze and discuss the role of make-believe play in the humanization process of children, studying children in a preschool class in a riverside school in the Amazon. The plays were transcribed, analyzed and organized into episodes according to the methodological principles of microgenetic analysis of culturalhistorical approach. the results demonstrate that children from Combu Island internalize their social relationships through shared meanings with partners at the play, becoming, in this way, Amazonian riverside children.<hr/>De acuerdo con la teoría histórico-cultural el ser humano se humaniza reconstituyendo en si y para si las características históricas de la humanidad. Este proceso se produce en las relaciones sociales, a través de la actividad humana mediada por las herramientas físicas y simbólicas. En el preescolar, el juego de roles es la actividad que guía este proceso. En el juego, el niño descubre y se apropia de los contenidos de su universo cultural, formando sus cualidades humanas. En este sentido, el objetivo de este artículo es analizar y debatir el rol del juego en el proceso de humanización de los niños, a partir de un estudio de los niños de un grupo de educación infantil (preescolar) de una escuela a orillas de un río en la Amazonía. Los juegos fueron transcritos, analizados y organizados en episodios de acuerdo a los principios metodológicos de análisis microgenético de la matriz histórico-cultural. Los resultados demuestran que los niños de la localidad Isla de Combu, por intermedio de significados compartidos en los juegos de roles, interiorizan sus relaciones sociales, constituyéndose, de esta manera, como niños de la orilla de los ríos Amazónicos. <![CDATA[O papel da brincadeira de faz de conta no processo de humanização de crianças ribeirinhas da Amazônia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000300855&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt De acordo com a teoria histórico-cultural, o ser humano se humaniza reconstituindo em si e por si as características históricas da humanidade. Esse processo ocorre nas relações sociais, via atividade humana mediada por instrumentos físicos e simbólicos. Na fase pré-escolar, a brincadeira de faz de conta é a atividade que guia esse processo. Ao brincar, a criança descobre e se apropria dos conteúdos de seu universo cultural, formando suas qualidades humanas. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo é analisar e discutir o papel que a brincadeira de faz de conta desempenha no processo de humanização das crianças, a partir de uma pesquisa realizada com crianças de uma turma de educação infantil de uma escola ribeirinha da Amazônia. As brincadeiras foram transcritas, organizadas em episódios e analisadas de acordo com os princípios metodológicos da análise microgenética de matriz histórico-cultural. Os resultados demonstram que as crianças ribeirinhas da Ilha do Combu, por intermédio dos significados compartilhados com parceiros por ocasião das brincadeiras de faz de conta, internalizam suas relações sociais, constituindo-se, por esta via, como ribeirinhos amazônicas.<hr/>According to the cultural-historical theory, the human being humanizes himself by reconstituting on and for himself the historical features of humanity. This process occurs in social relations, through human activity mediated by physical and symbolic tools. In preschool, the make-believe play is the activity that guides development. When playing, the child discovers and appropriates the contents of its cultural surrounding, forming his/her human qualities. In this sense, the objective of this study is to analyze and discuss the role of make-believe play in the humanization process of children, studying children in a preschool class in a riverside school in the Amazon. The plays were transcribed, analyzed and organized into episodes according to the methodological principles of microgenetic analysis of culturalhistorical approach. the results demonstrate that children from Combu Island internalize their social relationships through shared meanings with partners at the play, becoming, in this way, Amazonian riverside children.<hr/>De acuerdo con la teoría histórico-cultural el ser humano se humaniza reconstituyendo en si y para si las características históricas de la humanidad. Este proceso se produce en las relaciones sociales, a través de la actividad humana mediada por las herramientas físicas y simbólicas. En el preescolar, el juego de roles es la actividad que guía este proceso. En el juego, el niño descubre y se apropia de los contenidos de su universo cultural, formando sus cualidades humanas. En este sentido, el objetivo de este artículo es analizar y debatir el rol del juego en el proceso de humanización de los niños, a partir de un estudio de los niños de un grupo de educación infantil (preescolar) de una escuela a orillas de un río en la Amazonía. Los juegos fueron transcritos, analizados y organizados en episodios de acuerdo a los principios metodológicos de análisis microgenético de la matriz histórico-cultural. Los resultados demuestran que los niños de la localidad Isla de Combu, por intermedio de significados compartidos en los juegos de roles, interiorizan sus relaciones sociales, constituyéndose, de esta manera, como niños de la orilla de los ríos Amazónicos. <![CDATA[A teoria da brincadeira de Vygotsky , imaginação , criatividade na prática atual: a " pedagogia criativa da brincadeira " de Gunilla Lindqvist em jardins de infância nos Estados Unidos e pré-escolas suecas inspiradas no modelo de Reggio Emilia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000300919&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The ideal of modern western childhood, with its emphasis on the innocence and malleability of children, has combined with various social conditions to promote adult's direction of children's play towards adult-determined developmental goals, and adult's protection of children's play from adults. However, new forms of play, in which adults actively enter into the fantasy play of young children as a means of promoting the development and quality of life of both adults and children, have recently emerged in several countries (Sweden, Serbia (the former Yugoslavia), Finland, Japan and the United States). In this paper we discuss the theoretical support for this new form of activity: we argue that Gunilla Lindqvist's reinterpretation of Vygotsky's theory of play, with its emphasis on the creative quality of play, is unique amongst contemporary Western European and American theories of play. And we describe a series of formative interventions that are both instantiations of this new form of activity and an investigation of its theoretical support, which are being conducted in the United States and Sweden. Researchers at the Laboratory of Comparative Human Cognition at the University of California, San Diego have implemented and studied Lindqvist's creative pedagogy of play in U.S. early childhood public school classrooms. Over the past year the central component of this pedagogy, playworlds, has been introduced and studied in three Swedish Reggio-Emilia inspired preschools. In conclusion, some of the findings from these research projects are presented.<hr/>O ideal de infância ocidental moderna, com sua ênfase na inocência e maleabilidade das crianças, combinou com várias condições sociais para promover a direção do adulto na brincadeira infantil para alcançar metas de desenvolvimento determinadas pelos adultos e, ao mesmo tempo, a proteção pelos adultos de sua influência nas brincadeiras das crianças. No entanto, novas formas de brincadeiras, na qual adultos entram ativamente para o jogo de faz de conta das crianças como um meio de promover o desenvolvimento e a qualidade de vida tanto dos adultos como das crianças, surgiram recentemente em vários países (Suécia, Sérvia - ex-Iugoslávia -, Finlândia, Japão e Estados Unidos). Neste artigo, discute-se o suporte teórico para essa nova forma de atividade. Defende-se que a reinterpretação da teoria de Vygotsky sobre a brincadeira realizada por Gunilla Lindqvist, com sua ênfase na qualidade criativa da brincadeira, é única entre as teorias contemporâneas sobre o brincar da Europa ocidental e dos Estados Unidos. Descreve-se uma série de intervenções formativas que são ao mesmo tempo instâncias dessa nova forma de atividade e uma investigação de seu suporte teórico, que vem sendo realizada nos Estados Unidos e na Suécia. Pesquisadores do Laboratório de Cognição Humana Comparada da Universidade da Califórnia, em San Diego, têm implementado e estudado a pedagogia criativa da brincadeira de Lindqvist em turmas de primeira infância de escolas públicas nos Estados Unidos. Durante o ano passado o componente central dessa pedagogia, mundos de faz de conta, foi introduzido e estudado em três pré-escolas suecas inspiradas em Reggio Emilia. Em conclusão, alguns dos resultados desses projetos de pesquisa são apresentados.<hr/>El ideal de la infancia occidental moderna, con su énfasis en la inocencia y la maleabilidade de los niños, se ha combinado con diferentes condiciones sociales para promover la dirección del adulto sobre el juego de los niños hacia objetivos de desarrollo determinados por el adulto y, al mismo tiempo, la protección por los adultos de su influencia sobre el juego de los niños. Sin embargo, las nuevas formas de juego, en las que los adultos entran activamente en el juego de fantasía de los niños pequeños como medio de promover el desarrollo y la calidad de vida de ambos niños y adultos, surgieron recientemente en vários países (Suecia, Serbia (la ex Yugoslavia), Finlandia, Japón y Estados Unidos). En este trabajo se discute el soporte teórico de esta nueva forma de actividad: sostenemos que la reinterpretación de Gunilla Lindqvist de la teoría del juego de Vygotsky, con su énfasis en la calidad creativa del juego, es única entre las teorías europeas occidentales y americanas contemporáneas sobre juego. Se describe una serie de intervenciones formativas que son al mismo tiempo instancias de esta nueva forma de actividad y una investigación de su soporte teórico, que se llevan a cabo en los Estados Unidos y Suecia. Investigadores del Laboratorio de Cognición Humana Comparada en la Universidad de California en San Diego han implementado y estudiado la pedagogía creativa del juego de Lindqvist en los Estados Unidos en aulas de las escuelas públicas para la primera infancia. Durante el año pasado, el componente central de esta pedagogía, mundos de juego, se há introducido y estudiado en tres centros preescolares suecos inspirados en Reggio-Emilia. En conclusión, algunos de los resultados de estos proyectos de investigación se presentan. <![CDATA[A teoria da brincadeira de Vygotsky , imaginação , criatividade na prática atual: a " pedagogia criativa da brincadeira " de Gunilla Lindqvist em jardins de infância nos Estados Unidos e pré-escolas suecas inspiradas no modelo de Reggio Emilia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000300919&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The ideal of modern western childhood, with its emphasis on the innocence and malleability of children, has combined with various social conditions to promote adult's direction of children's play towards adult-determined developmental goals, and adult's protection of children's play from adults. However, new forms of play, in which adults actively enter into the fantasy play of young children as a means of promoting the development and quality of life of both adults and children, have recently emerged in several countries (Sweden, Serbia (the former Yugoslavia), Finland, Japan and the United States). In this paper we discuss the theoretical support for this new form of activity: we argue that Gunilla Lindqvist's reinterpretation of Vygotsky's theory of play, with its emphasis on the creative quality of play, is unique amongst contemporary Western European and American theories of play. And we describe a series of formative interventions that are both instantiations of this new form of activity and an investigation of its theoretical support, which are being conducted in the United States and Sweden. Researchers at the Laboratory of Comparative Human Cognition at the University of California, San Diego have implemented and studied Lindqvist's creative pedagogy of play in U.S. early childhood public school classrooms. Over the past year the central component of this pedagogy, playworlds, has been introduced and studied in three Swedish Reggio-Emilia inspired preschools. In conclusion, some of the findings from these research projects are presented.<hr/>O ideal de infância ocidental moderna, com sua ênfase na inocência e maleabilidade das crianças, combinou com várias condições sociais para promover a direção do adulto na brincadeira infantil para alcançar metas de desenvolvimento determinadas pelos adultos e, ao mesmo tempo, a proteção pelos adultos de sua influência nas brincadeiras das crianças. No entanto, novas formas de brincadeiras, na qual adultos entram ativamente para o jogo de faz de conta das crianças como um meio de promover o desenvolvimento e a qualidade de vida tanto dos adultos como das crianças, surgiram recentemente em vários países (Suécia, Sérvia - ex-Iugoslávia -, Finlândia, Japão e Estados Unidos). Neste artigo, discute-se o suporte teórico para essa nova forma de atividade. Defende-se que a reinterpretação da teoria de Vygotsky sobre a brincadeira realizada por Gunilla Lindqvist, com sua ênfase na qualidade criativa da brincadeira, é única entre as teorias contemporâneas sobre o brincar da Europa ocidental e dos Estados Unidos. Descreve-se uma série de intervenções formativas que são ao mesmo tempo instâncias dessa nova forma de atividade e uma investigação de seu suporte teórico, que vem sendo realizada nos Estados Unidos e na Suécia. Pesquisadores do Laboratório de Cognição Humana Comparada da Universidade da Califórnia, em San Diego, têm implementado e estudado a pedagogia criativa da brincadeira de Lindqvist em turmas de primeira infância de escolas públicas nos Estados Unidos. Durante o ano passado o componente central dessa pedagogia, mundos de faz de conta, foi introduzido e estudado em três pré-escolas suecas inspiradas em Reggio Emilia. Em conclusão, alguns dos resultados desses projetos de pesquisa são apresentados.<hr/>El ideal de la infancia occidental moderna, con su énfasis en la inocencia y la maleabilidade de los niños, se ha combinado con diferentes condiciones sociales para promover la dirección del adulto sobre el juego de los niños hacia objetivos de desarrollo determinados por el adulto y, al mismo tiempo, la protección por los adultos de su influencia sobre el juego de los niños. Sin embargo, las nuevas formas de juego, en las que los adultos entran activamente en el juego de fantasía de los niños pequeños como medio de promover el desarrollo y la calidad de vida de ambos niños y adultos, surgieron recientemente en vários países (Suecia, Serbia (la ex Yugoslavia), Finlandia, Japón y Estados Unidos). En este trabajo se discute el soporte teórico de esta nueva forma de actividad: sostenemos que la reinterpretación de Gunilla Lindqvist de la teoría del juego de Vygotsky, con su énfasis en la calidad creativa del juego, es única entre las teorías europeas occidentales y americanas contemporáneas sobre juego. Se describe una serie de intervenciones formativas que son al mismo tiempo instancias de esta nueva forma de actividad y una investigación de su soporte teórico, que se llevan a cabo en los Estados Unidos y Suecia. Investigadores del Laboratorio de Cognición Humana Comparada en la Universidad de California en San Diego han implementado y estudiado la pedagogía creativa del juego de Lindqvist en los Estados Unidos en aulas de las escuelas públicas para la primera infancia. Durante el año pasado, el componente central de esta pedagogía, mundos de juego, se há introducido y estudiado en tres centros preescolares suecos inspirados en Reggio-Emilia. En conclusión, algunos de los resultados de estos proyectos de investigación se presentan. <![CDATA[Os desafios teórico-metodológicos do Ensino de Sociologia no Ensino Médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000301019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com o processo de reintrodução da Sociologia na Educação Básica em 2008, muito tem se debatido sobre o Ensino desta ciência nas escolas. No entanto, devido à própria ausência de uma tradição da Sociologia no currículo escolar, a discussão ainda é incipiente e restrita a uma pequena comunidade de pesquisadores. Uma das questões relevantes que emergem ante a esse novo cenário é sobre quais os desafios para a prática docente do professor de Sociologia, nesse sentido, visa-se contribuir para essa discussão por meio de uma reflexão articulada em dois níveis: o primeiro remete aos desafios teóricos, o segundo aos desafios metodológicos do Ensino de Sociologia. Para tanto, recorre-se principalmente à obra de Giddens para compreender a relação entre o conhecimento sociológico e o senso comum, questão, que em nosso entender, mostrasse de suma relevância para o Ensino da Sociologia na realidade escolar. Neste trabalho chama-se a atenção para o fato de que a proximidade com o senso comum abre um campo de possibilidades, mas também se constitui como um desafio para o docente, considerando a "dupla hermenêutica" da Sociologia, o que se apresenta tanto no nível teórico quanto metodológico.<hr/>With the process of reintroduction of Sociology in Basic Education in 2008 much has been debated about the teaching of this science in schools. However, due to the very absence of a tradition of sociology in the school curriculum, the discussion is still incipient and limited to a small community of researchers. One of the relevant issues that emerge on this new picture is what are the challenges in the teaching practice for the teacher of Sociology. Thus, we aim to contribute to this discussion through an articulate reflection on two levels: the first refers to the theoretical challenges, the second to the methodological challenges of teaching Sociology. For this purpose we used mainly the work of Giddens to understand the relationship between sociological knowledge and common sense, question which in our view is of utmost relevance for the Teaching of Sociology within school reality. In this paper we draw attention to the fact that the proximity to common sense opens up a field of possibilities, but also constitutes a challenge for the teacher, considering the "double hermeneutic" sociology, which is present in both theoretical and methodological levels.<hr/>Con el proceso de reintroducción de la Sociología en la Educación Básica en 2008, mucho se ha discutido sobre la enseñanza de esta ciencia en las escuelas. Sin embargo, debido a la ausencia de una tradición de la sociología en el currículo escolar, la discusión es aún incipiente y limitada a una pequeña comunidad de investigadores. Uno de los temas importantes que surgen en este nuevo escenario es sobre los desafíos para la enseñanza del profesor de Sociología, en este sentido, se pretende contribuir en este debate mediante una re��exión articulada en dos niveles: el primero se refiere a los desafios teóricos, el segundo es sobre los desafios metodológicos de la Enseñanza de Sociología. Para tanto, se utiliza principalmente la obra de Giddens para entender la relación entre el conocimiento sociológico y el sentido común, que en nuestra opinión es de suma importancia para la Enseñanza de Sociología en la realidad escolar. En este trabajo llama la atención sobre el hecho de que la proximidade con el sentido común abre un campo de posibilidades, pero también representa un desafío para los profesores, teniendo en cuenta la "doble hermenéutica" de la sociología, que se presenta tanto a nivel teórico como metodológico. <![CDATA[Os desafios teórico-metodológicos do Ensino de Sociologia no Ensino Médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000301019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com o processo de reintrodução da Sociologia na Educação Básica em 2008, muito tem se debatido sobre o Ensino desta ciência nas escolas. No entanto, devido à própria ausência de uma tradição da Sociologia no currículo escolar, a discussão ainda é incipiente e restrita a uma pequena comunidade de pesquisadores. Uma das questões relevantes que emergem ante a esse novo cenário é sobre quais os desafios para a prática docente do professor de Sociologia, nesse sentido, visa-se contribuir para essa discussão por meio de uma reflexão articulada em dois níveis: o primeiro remete aos desafios teóricos, o segundo aos desafios metodológicos do Ensino de Sociologia. Para tanto, recorre-se principalmente à obra de Giddens para compreender a relação entre o conhecimento sociológico e o senso comum, questão, que em nosso entender, mostrasse de suma relevância para o Ensino da Sociologia na realidade escolar. Neste trabalho chama-se a atenção para o fato de que a proximidade com o senso comum abre um campo de possibilidades, mas também se constitui como um desafio para o docente, considerando a "dupla hermenêutica" da Sociologia, o que se apresenta tanto no nível teórico quanto metodológico.<hr/>With the process of reintroduction of Sociology in Basic Education in 2008 much has been debated about the teaching of this science in schools. However, due to the very absence of a tradition of sociology in the school curriculum, the discussion is still incipient and limited to a small community of researchers. One of the relevant issues that emerge on this new picture is what are the challenges in the teaching practice for the teacher of Sociology. Thus, we aim to contribute to this discussion through an articulate reflection on two levels: the first refers to the theoretical challenges, the second to the methodological challenges of teaching Sociology. For this purpose we used mainly the work of Giddens to understand the relationship between sociological knowledge and common sense, question which in our view is of utmost relevance for the Teaching of Sociology within school reality. In this paper we draw attention to the fact that the proximity to common sense opens up a field of possibilities, but also constitutes a challenge for the teacher, considering the "double hermeneutic" sociology, which is present in both theoretical and methodological levels.<hr/>Con el proceso de reintroducción de la Sociología en la Educación Básica en 2008, mucho se ha discutido sobre la enseñanza de esta ciencia en las escuelas. Sin embargo, debido a la ausencia de una tradición de la sociología en el currículo escolar, la discusión es aún incipiente y limitada a una pequeña comunidad de investigadores. Uno de los temas importantes que surgen en este nuevo escenario es sobre los desafíos para la enseñanza del profesor de Sociología, en este sentido, se pretende contribuir en este debate mediante una re��exión articulada en dos niveles: el primero se refiere a los desafios teóricos, el segundo es sobre los desafios metodológicos de la Enseñanza de Sociología. Para tanto, se utiliza principalmente la obra de Giddens para entender la relación entre el conocimiento sociológico y el sentido común, que en nuestra opinión es de suma importancia para la Enseñanza de Sociología en la realidad escolar. En este trabajo llama la atención sobre el hecho de que la proximidade con el sentido común abre un campo de posibilidades, pero también representa un desafío para los profesores, teniendo en cuenta la "doble hermenéutica" de la sociología, que se presenta tanto a nivel teórico como metodológico. <![CDATA[A gestão sistêmica da educação: do âmbito nacional ao contexto do poder local]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000301073&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo aborda o movimento recente de criação de sistemas próprios na gestão da educação Nacional, Estadual e Municipal. O texto está subdividido em três partes. Dessa forma, é analisado primeiramente o significado histórico-etimológico de sistema, assim como as nuances que envolvem sua incorporação ao campo educacional. A segunda parte aborda a interface entre a perspectiva de gestão sistêmica e os fundamentos do Estado federativo brasileiro. Por último, discute-se a relação entre a opção pela criação do sistema de educação no Município e a viabilização da autonomia Municipal para gestar sua Política Educacional. Nas conclusões é realçada a necessidade de construção do Sistema Nacional de Educação como mecanismo articulador da Política Nacional de Educação, com foco na materialização do Regime de Colaboração com os sistemas estaduais e municipais de educação.<hr/>This study discusses the recent movement of creating own systems in national, state and municipal education management. The text is divided into three parts. We analyze first the historical and etymological meaning of system as well as the nuances involving their incorporation into the educational field. The second part addresses the interface between the perspective of systemic management and the fundamentals of the Brazilian federal state. Finally, we discuss the relationship between the option for creating the educational system in the Municipality and the feasibility of municipal autonomy to manage its Education Policy. The conclusions highlight the need for construction of the National Education System as a mechanism articulator of the National Policy on Education, with a focus on the materialization of Collaboration Scheme with both state and local systems of education.<hr/>Este estudio analiza el reciente movimiento de creación de sistemas propios en la gestión de la educación Nacional, Provincial y Municipal. El texto está dividido en tres partes. Primeramente analizamos el significado histórico y etimológico de sistema como también los matices que implican su incorporación en el ámbito educativo. La segunda parte aborda la relación entre la perspectiva de la gestión sistémica y los fundamentos del estado federal brasileño. Finalmente, se discute la relación entre la opción de crear un sistema de educación en el ámbito municipal y la posibilidad de mantener la autonomía al gestar su política de Educación Municipal. En las conclusiones se destaca la necesidad de la construcción del Sistema Nacional como un mecanismo articulador de la Política Nacional de Educación, con especial atención en la elaboración de un régimen de Colaboración con los sistemas estatales y municipales de educación. <![CDATA[A gestão sistêmica da educação: do âmbito nacional ao contexto do poder local]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732014000301073&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo aborda o movimento recente de criação de sistemas próprios na gestão da educação Nacional, Estadual e Municipal. O texto está subdividido em três partes. Dessa forma, é analisado primeiramente o significado histórico-etimológico de sistema, assim como as nuances que envolvem sua incorporação ao campo educacional. A segunda parte aborda a interface entre a perspectiva de gestão sistêmica e os fundamentos do Estado federativo brasileiro. Por último, discute-se a relação entre a opção pela criação do sistema de educação no Município e a viabilização da autonomia Municipal para gestar sua Política Educacional. Nas conclusões é realçada a necessidade de construção do Sistema Nacional de Educação como mecanismo articulador da Política Nacional de Educação, com foco na materialização do Regime de Colaboração com os sistemas estaduais e municipais de educação.<hr/>This study discusses the recent movement of creating own systems in national, state and municipal education management. The text is divided into three parts. We analyze first the historical and etymological meaning of system as well as the nuances involving their incorporation into the educational field. The second part addresses the interface between the perspective of systemic management and the fundamentals of the Brazilian federal state. Finally, we discuss the relationship between the option for creating the educational system in the Municipality and the feasibility of municipal autonomy to manage its Education Policy. The conclusions highlight the need for construction of the National Education System as a mechanism articulator of the National Policy on Education, with a focus on the materialization of Collaboration Scheme with both state and local systems of education.<hr/>Este estudio analiza el reciente movimiento de creación de sistemas propios en la gestión de la educación Nacional, Provincial y Municipal. El texto está dividido en tres partes. Primeramente analizamos el significado histórico y etimológico de sistema como también los matices que implican su incorporación en el ámbito educativo. La segunda parte aborda la relación entre la perspectiva de la gestión sistémica y los fundamentos del estado federal brasileño. Finalmente, se discute la relación entre la opción de crear un sistema de educación en el ámbito municipal y la posibilidad de mantener la autonomía al gestar su política de Educación Municipal. En las conclusiones se destaca la necesidad de la construcción del Sistema Nacional como un mecanismo articulador de la Política Nacional de Educación, con especial atención en la elaboración de un régimen de Colaboración con los sistemas estatales y municipales de educación.