Scielo RSS <![CDATA[Perspectiva]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-547320150001&lang=pt vol. 33 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A oralidade e memória: a função das narrativas da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000100027&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa a relação entre história e narrativa, investigando suas relações recíprocas. Há um sentido comum entre ambas, pois é possível circunscrever a narrativa como história e a história como narrativa. O caráter notadamente formativo da narrativa é dado por sua intenção simultaneamente lúdica e educativa. Com esse intuito, esta investigação desdobra-se nos seguintes aspectos: origem e função da narrativa; o elemento mítico; o aspecto da oralidade; o prazer da narrativa na relação entre o narrador e o ouvinte. Dessa forma, tem-se a sua relação com a educação, compreendida no sentido amplo de formação. Nesse plano, o sentido aqui analisado de história será aquele que se instaura como arte de narrar. Para tanto, do ponto de vista metodológico, serão analisadas passagens dos poemas de Homero e Hesíodo, buscando identificar os elos que unem a poesia à narrativa. Eles colocam em cena, entre suas personagens, aspectos fundamentais da arte de narrar, que entrelaçam memória e saber, revelando o aspecto técnico da imagem poética, ou seja, a construção da linguagem da narrativa. Desse modo, será possível mostrar como, já no universo da cultura clássica, oralidade e memória vinculam-se de modo essencial e inscrevem uma perspectiva formativa como arte de narrar e de ouvir.<hr/>Cet article analyse et recherche les rapports entre l'histoire et le récit. Il y a un même sens entre eux puisqu'il est possible de circonscrire le récit à l'histoire et l'histoire au récit. Le caractere remarquablement formatif du récit est donné à la fois pour ses intentions ludique et éducative. La recherche se déroule sur les aspects suivants: l'origine et la fonction du récit; l'élément mythique; l'aspect de l'oralité; le plaisir du récit dans le rapport entre le narrateur et l'auditeur. Ainsi, son rapport avec l'éducation est entendu dans le grand sens de formation. Le sens de l'histoire analysé ici sera celui établi comme l'art du récit. Pour cela, les poèmes d'Homère et d'Hésiode seront analysés, sur le point de vue méthodologique, dans le but d'identifi er les liens entre la poésie et le ré...<hr/>The aim of this research is to analyze the relationship between history and narrative, investigating their mutual relations. There is a common sense between them, and it is possible to confine the narrative as history and history as narrative. The remarkable formative character of the narrative is given by its recreational and educational intent. Our pourpose is to research the following aspects: origin and function of narrative; the mythical element; the aspect of orality; the pleasure of the narrative on the relationship between the narrator and the listener. In this way its relationship with education is understood in the global sense of training. The sense of history here analyzed is conceived as the art of narrating. Therefore, from a methodological point of view, the poems of Homer and Hesiod will be analyzed in order to identify the educational conceptions of the relationship between poetry and narrative. They put into play between their characters fundamental aspects of the art of narrating, which intertwine memory and learning, and show the technical aspect of the poetic image, i.e., the construction of the language of the narrative. So, it will be possible to show how the world of classical culture, orality and memory become linked in an essential formative perspective as a narrating and listening art. <![CDATA[A oralidade na formação linguística do professor alfabetizador]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000100055&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ensinar a leitura e a escrita se constituem nos dois principais eixos norteadores da identidade do professor alfabetizador. Comumente, no ciclo de alfabetização, a linguagem oral é adotada como material físico para o trabalho de representação da escrita, sendo a reprodução da fala priorizada nesse processo em detrimento de seu patrimônio cultural. Ao problematizar esta questão, fundamentada numa perspectiva interacional, histórica e cultural da linguagem, neste artigo se discute sobre a cultura oral e a oralidade como objetos de trabalho e de pesquisa imprescindíveis para a formação linguística do professor. Dessa forma, o que é oralidade? Quais as contribuições dessa atividade social para alfabetizar uma criança? Qual o sentido e os efeitos de um processo de alfabetização que considera a oralidade imbricada ao ensino da produção textual oral, escrita e audiovisual? Conclui-se que ao ensinar as crianças a brincarem com textos, palavras, imagens e sons, o professor alfabetizador as ensina a cultivar e apreciar o belo, a beleza do encantamento, a fantasia e o estranhamento como elementos vigorosos para o aprendizado da humanização. Nesse processo, ele também as ensina a defenderem um posicionamento, quer seja escrito ou oral, a se sensibilizarem e a se colocarem de forma emancipada e criativa diante de qualquer problema ou desafio.<hr/>Enseñar la lectura y la escritura constituye dos de los principales ejes rectores de la identidad del maestro de alfabetización. Comúnmente, el ciclo de la alfabetización, el lenguaje oral es adoptado como material físico para el trabajo de la representación de la escrita, siendo la reproducción del discurso una prioridad en este proceso en detrimento de su patrimonio cultural. Para abordar este tema, basado en una perspectiva interactiva, histórica y cultural del lenguaje, en este artículo se analiza la cultura oral y la tradición oral como objetos de trabajo e investigación essencial para la formación del profesorado de idiomas. Así, nos preguntamos, ¿Cuál es lenguaje oral? ¿Cuáles son las contribuciones de esta actividad social para alfabetizar a un niño? ¿Cuál es el sentido y los efectos de un proceso de alfabetización que considera la enseñanza oral imbricada de producción de textos orales, escritos y audiovisuales? Llegamos a la conclusión de que cuando el maestro de los primeros años de la educación primaria enseña a los niños a jugar con textos, palabras, imágenes y sonidos, ellos enseñan a cultivar y disfrutar de la belleza, del encanto, la fantasía y la extrañeza como elementos vigorosos para el aprendizaje de la humanización. En este proceso, también se les enseña a defender un posicionamiento, ya sea de forma escrita u oral, y a colocarse de manera autónoma y creativa frente a cualquier problema o desafío que se les presente.<hr/>Reading and writing skills are the literacy teacher´s guiding principles. Commonly, in the literacy cycle, oral language is adopted as a physical material to represent the written work and it has been prioritized in this process due to its cultural heritage. To discuss this issue which is based in a interactional, historical and cultural perspective, the oral culture and orality are discussed in this article as being essential work and research objects to the teacher´s linguistic training. In this way, we make some questions: What is orality? What are the contributions of this social activity to teach a child to read and write? What is the meaning and the effects of a literacy process that considers the orality imbricated to the oral text production, written and audio visual language teaching? One may conclude that when children are taught how to play with texts, words and images by the literacy teacher, he teaches them how to admire and cultivate the beautiful, the beauty of being enchanted, the fantasy and strangeness as vigorous elements to humanization learning. In this process, he also teaches children to defend an oral or written idea, to raise awareness, and to put themselves in an empowered and creative way in case of facing any problem or challenge. <![CDATA[A literatura infantil na alfabetização: a formação da criança leitora]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000100077&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto aborda algumas formas de se pensar a literatura infantil no ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental. Tem-se, ainda, a pretensão de apresentar algumas possíveis formas de aproximação da literatura nesse nível de ensino. Acredita-se que, ao integrar ativamente a literatura infantil no processo da alfabetização (conhecimentos da oralidade e da escrita, das diversas formas verbais e não verbais de se compreender e descobrir o mundo) e na aquisição e ampliação da linguagem, estaremos contribuindo para a formação literária das crianças. Assim, em um primeiro momento, e sem esgotar o tema, desenvolvem-se algumas questões teóricas em relação à literatura Infantil, à leitura e à criança. No segundo momento, são tecidas algumas reflexões sobre as práticas de leitura que as crianças do ciclo de alfabetização estão vivenciando a partir do contato com o Acervo Complementar do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e do Programa Nacional de Bibliotecas Escolares (PNBE) incluídos no material distribuído pelo Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no Brasil. Ressalta-se uma antiga e permanente preocupação quando se trata da relação literatura e educação no que diz respeito a como tem sido trabalhada a literatura produzida para as crianças. Dessa forma, que implicações têm a literatura inserida nos programas de formação de professor? Finaliza-se o texto dando destaque para os programas de incentivo à leitura como uma contribuição significativa para a formação da criança leitora.<hr/>El presente texto aborda algunas formas de pensar la literatura infantil en los primeros años de la educación primaria. Interesa presentar, en este texto, algunas formas posibles de aproximación a la literatura en este nivel de la enseñanza. Creemos que al integrar activamente la literatura infantil en el proceso de alfabetización (conocimiento de la oralidad y de la escrita, de las diversas formas verbales y no verbales de comprender y descubrir el mundo) y en la adquisición y ampliación del lenguaje, estaremos contribuyendo para la formación literaria de los niños y niñas. Así, en un primer momento, y sin agotar el tema, desarrollamos algunas cuestiones teóricas en relación al tema: literatura infantil, lectura y los niños. En un segundo momento, realizamos algunas relexiones sobre las prácticas de lectura que los niños y niñas del ciclo de alfabetización (primeros años de la educación primaria) están vivenciando a partir del contacto con el Acervo Complementar do Programa Nacional do Libro Didáctico (PNLD) e con el Programa Nacional de Bibliotecas Escolares (PNBE) que están incluidos en el material distribuida por el Programa Nacional de Alfabetización en la Edad Cierta (PNAIC) en Brasil. Resaltamos una antigua y permanente preocupación cuando se trata de la relación de la literatura y educación en relación como ha sido trabajada la literatura producida para los niños. ¿De esta forma, que implicaciones tiene la literatura dentro de los programas de formación de docentes? Finalizamos el texto outorgando destaque para los programas de incentivo a la lectura como una contribución signiicativa para la formación de los niños lectores<hr/>The present text discusses some ways of thinking children's literature during the fundamental education literacy cycle. It also aims to introduce some forms to approach literature at this educational level. We believe that by integrating children's literature in both the literacy process (knowledge of orality and writing, of the several verbal and non-verbal forms of understanding and discovering the world) and the acquisition and expansion of language, we are contributing for the children's literary formation. So, irstly, but not exhaustively, we will develop here some theoretical questions regarding children's literature, reading and childhood. Our second aim is to relect on reading practices the children are experiencing in the literacy cycle from their contact with the Complementary Collection of the Didactic Book National Program (Acervo Complementar do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD) and the School Library National Program (Programa Nacional de Bibliotecas Escolars' - PNBE), included in the handouts distributed by the National Pact for Literacy at the Correct Age (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC) in Brazil. We emphasize here an old and permanent concern regarding literature and education when it approaches on how the literature produced for children has been handled. What are the implications that literature has on the teacher´s tranining programs? We conclude by highlighting the programs that motivate children to read as a signiicant contribution to form the child reader <![CDATA[Tertúlia literária: construindo caminhos para a formação literária de professores alfabetizadores na universidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000100097&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta reflexões sobre a formação literária de professores de escolas públicas que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, na condição de participantes de um projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais. Iniciado no ano de 2009, o projeto Tertúlia Literária: quem lê também tem muito a dizer concebe a prática da leitura como uma atividade propícia ao estabelecimento de relações intersubjetivas, e, para que isso ocorra, promove encontros mensais com o objetivo de socialização de leituras realizadas a cada mês por professores e mediadores convidados. Em seis anos ininterruptos de encontros e atividades diversas, mantém-se a finalidade de destacar a literatura como uma das leituras que devem fazer parte da vida e, consequentemente, da trajetória de formação dos professores. A experiência acumulada reúne elementos sobre a leitura literária no contexto do Projeto, que busca romper com modelos de formação que dificultam e até mesmo afastam o almejado encontro dos leitores com os livros de literatura. Este texto se propõe a discutir e problematizar aspectos relativos à leitura literária que o Projeto tem revelado, em contexto de formação na Universidade.<hr/>Este artículo presenta relexiones sobre la educación literaria de los maestros de escuelas públicas que actúan en la educación infantil y en la escuela primaria, como condición de participantes en un proyecto de extensión de la Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Iniciado en el año 2009, el proyecto "Tertúlia Literária: quem lê também tem muito a dizer" (Tertulia literaria: quien lee también tiene mucho que decir) concibe la práctica de la lectura como una actividad propicia para el establecimiento de las relaciones interpersonales, y para que esto suceda, mantiene reuniones mensuales con el in de socializar lecturas realizadas cada mes por los profesores e invitados mediadores. En seis años consecutivos de reuniones y diversas actividades, sigue buscando resaltar la lectura literaria como una de las lecturas que deben formar parte de la vida y por lo tanto de la trayectoria de formación docente. La experiência del Proyecto busca romper con modelos de formación que diicultan e incluso alejan a los lectores de los libros de literatura. Este texto tiene como objetivo discutir y relexionar acerca de aspectos de la lectura literaria que el proyecto ha revelado, en el contexto de formación de la Universidad.<hr/>This article reflects on the literary training of a group of public school teachers who work in childhood education and the early primary school years, and who participated in extension project at UFMG. he project "Tertúlia Literária: quem lê também tem muito a dizer" (Literary Talk: the one who reads also has a lot to say), which was has begun in 2009, views the practice of reading as an activity that supports the establishment of intersubjective relationships and contributes to achieving this by encouraging monthly gatherings to create socialization opportunities around readings by teachers and invited guests. After six consecutive years of gatherings and various activities, it was identified that literature remains one of the reading formats that should be part of life and, consequently, of teacher training. Accumulated experience brings together elements about literary reading in the context of the Project, which seeks to break with the training models that make dificultor even diminish the desired connection between readers and literature books. his paper seeks to discuss and question the aspects of literary reading raised by the Project, within the training context of the University. <![CDATA[Uma visão integradora da aprendizagem humana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000100119&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En el decurso histórico de la psicología cientíica han sido desarrolladas diferentes teorías del aprendizaje que son unilaterales pues abordan aspectos parciales, los cuales son concebidos de manera absoluta en detrimento de la consideración de otros. Sirva de ejemplo la contraposición entre las teorías de estímulo-respuesta, de un lado, y las teorías cognitivas o humanistas del otro. Por ello, los que somos partidarios del conocimiento más pleno y objetivo del psiquismo, consideramos necesario trabajar en pro de una teoría dialéctica, sintética o integradora, del aprendizaje que assimile críticamente, vuelva a elaborar e integre todo lo que la psicología mundial ha aportado en esta dirección. De acuerdo con el principio de la unidad dialéctica del análisis y la síntesis, esto no niega sino airma la necesidad de teorías analíticas o parciales que profundicen, sin hiperbolizar ni caer en enfoques unilaterales, en la naturaleza de los distintos aspectos y momentos del aprendizaje humano y animal. Nuestra posición es dialéctica por cuanto nos esforzamos por un enfoque multilateral que enfatice el aprendizaje humano como un relejo de su medio socio histórico y a la vez tenga en cuenta su función creadora de aquello que se aprende. Planteamos la necesidad de desarrollar y exponer una teoría psicológica del aprendizaje como una temática central de la psicología general y de la pedagógica, de gran importancia teórica y práctica. Esta es una tarea colectiva y a largo plazo. En el presente capítulo avanzamos algunos criterios que podemos discutir, mantener, abandonar o perfeccionar.<hr/>No percurso histórico da psicologia científica foram desenvolvidas diferentes teorias de aprendizagem que, por serem unilaterais, abordam aspectos parciais. Ao concebê-las de maneira absoluta, ignoram-se outros aspectos fundamentais nesse processo. Como, por exemplo, contrastam-se as teorias de estímulo-resposta, de um lado, e as teorias cognitivas ou humanistas de outro. Por isso, em defesa de um conhecimento mais pleno e objetivo da psique, considera-se necessário trabalhar em prol de uma teoria dialética, sintética ou integradora, no processo de aprendizagem crítica e reflexiva, revendo e integrando tudo aquilo que a psicologia mundial tem contribuído nesta direção. De acordo com o princípio da unidade dialética de análise e síntese, isto não nega, mas afirma a necessidade de teorias analíticas ou parciais para aprofundar a natureza dos diferentes aspectos e fases da aprendizagem humana e animal, sem criação de hipérboles ou abordagens unilaterais. Pela posição dialética, defende-se uma abordagem multilateral que enfatiza o aprendizado humano como um reflexo de seu meio social e histórico, levando-se em conta a função criadora daquilo que se aprende. Por sua grande importância teórica e prática, sugere-se a necessidade de desenvolver e apresentar uma teoria psicológica da aprendizagem como um tema central da psicologia geral e da pedagógica. Como se trata de uma tarefa coletiva e de longo prazo, neste trabalho, busca-se avançar na discussão de alguns critérios para serem refutados, mantidos ou melhorados.<hr/>In the historical course of scientific psychology were developed different theories of learning, due to being unilateral, address partial aspects. To conceive them absolutely other fundamental aspects of this process are ignored. For instance, the stimulus response theories on the one hand, and cognitive humanists on the other are contrasted. So, in defense of a more full and objective knowledge of the psyche, it is considered necessary to work towards a dialectical theory, synthetic, or integrative, in the process of critical and reflective learning, reviewing and integrating all that world psychology has contributed in this direction. According to the principle of dialectical unity of analysis and synthesis, this does not deny but affirms the need for analytical or partial theories to deepen the nature of the different aspects and stages of human and animal learning without creating hyperbole or unilateral approaches. A multilateral approach is advocated by the dialectical position that emphasizes human learning as a reflection of their social environment and history, taking into account the creative function of what one learn. For his great theoretical and practical importance, the need to develop and present a psychological theory of learning as a central theme of general psychology and teaching is suggested. As it is a collective and long term task, in this paper, we seek to advance the discussion of some criteria to be refuted, maintained or enhanced. <![CDATA[Pressuposto da Teoria Histórico-Cultural para a apropriação da cultura escrita pela criança]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000100135&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo trazer à discussão alguns pressupostos da Teoria Histórico-Cultural para a reflexão e para a prática de professores e professoras cujo trabalho se volta para a aproximação entre as crianças da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental e a cultura escrita. Partindo de pesquisas realizadas por Vigotski e Luria, para quem a linguagem escrita é um instrumento cultural complexo que se desenvolve, na ontogênese, a partir do gesto, do brincar e do desenho, busca-se refletir sobre problemas que têm envolvido as práticas escolares que, a despeito dos esforços que exigem das crianças, não têm contribuído para a formação da sua capacidade de ler e produzir textos. Sendo assim, é apresentado o trabalho de enriquecimento das vivências infantis e das diferentes formas de expressão como possibilidades de um trabalho pedagógico capaz de contribuir para o desenvolvimento da criança.<hr/>Este artículo tiene como objetivo traer a la discusión algunos supuestos de la Teoría Histórico-Cultural para la refl exión y para la práctica de maestros y maestras cuyo trabajo se convierte en la aproximación entre niños de preescolar y de los primeros años de educación primaria y la cultura escrita. Sobre la base de la investigación llevada a cabo por Vygotsky y Luria, para quien el lenguaje escrito es un instrumento cultural complejo que se desarrolla en la ontogénesis, a partir del gesto, del juego de roles y del dibujo. El artículo busca refl exionar sobre los problemas que han involucrado las prácticas escolares que aunque requieran grandes esfuerzos de los niños, no han contribuido para la formación de su capacidad de ler y producir textos. También presenta orientación para el enriquecimiento de experiencias de los niños y diferentes formas de expresión como possibilidades pedagógicas que contribuyen al desarrollo del niño.<hr/>This article aims to bring to discussion some assumptions of Historical-Cultural Theory in order to support teachers' practices that approach children in kindergarten and in early years of elementary school to writing language. Building on researches conducted by Vygotsky and Luria, to who the written language is a complex cultural instrument that IS developed during ontogenesis from gesture, play and drawing, this article aims to reflect on problems involving school practices that, despite the efforts required from children, have not contributed to the formation of their ability to read and produce texts. It also presents directions to enrich children's experiences and different forms of expression as pedagogical possibilities that may contribute to the development of the child. <![CDATA[A alfabetização e o dialogismo: encontros com a palavra na vida]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000100161&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste trabalho procura-se contextualizar a importância para a alfabetização da concepção dialógica da linguagem - da arquitetônica de Bakhtin -, e da perspectiva de aprendizagem de Vigotski, buscando contribuir com discussões que se põem desde a década de 1980 sobre o assunto, estendendo-se aos dias atuais. Para tal intento, são apresentadas, em linhas gerais, as orientações dos documentos oficiais no que diz respeito às concepções de linguagem e às propostas teórico-metodológicas em uma perspectiva de letramento e de interação social. Também se faz a defesa da alfabetização pela abordagem histórico-cultural e de práticas sociais de leitura e escrita constituídas na relação eu/outro. Discutem-se, ainda, algumas possibilidades metodológicas desenvolvidas com base em projetos de docência que possam edificar o processo alfabetizador pela atividade da comunicação verbal, ou seja, pela palavra real como enunciado concreto. Por fim, defende-se a consolidação de uma metodologia da alfabetização que propicie o desenvolvimento de práticas sociais no decorrer do processo de apropriação do sistema de escrita, ao mesmo tempo em que conduza à valoração do sujeito com responsabilidade sobre o pensar, falar e atuar. Preconiza-se assim o reforço de políticas públicas de formação em serviço de professores, fomentando atitudes responsivas perante os sujeitos-alunos, constituindo-os leitores e escritores competentes.<hr/>Dans ce travail, on cherche de contextualiser l'importance pour l'alphabétisation de la conception dialogique du langage - l'architectonique de Bakhtin -, et de la perspective d'apprentissage de Vigotski, en cherchant de contribuer avec les discussions qui s'y posent depuis les anées 1980 jusqu' à aujourd'hui. À cet efet, sont présentées, en lignes générales, les orientations des documents oiciels dans ce qui concerne aux conceptions du langage et aux propostes théoriqueméthodologiques dans une perspective de lettrement et d'intération sociale. On fait aussi la défense de l'alphabétisation à travers l'approche historique-culturel et des pratiques sociales de lecture et écrite constituées dans le rapport je/l'autre. On discute encore quelques possibilites méthodologiques développées sur des projets d'enseignement qui puisse édiier le processus d'alphabétisation par l'activité...<hr/>In this work we tried to contextualize the importance for literacy dialogical conception of language - the architectural Bakhtin - and Vygotsky's learning perspective, seeking to contribute to discussions on the subject that have been put through since the 1980s until the present day. For such purpose, the guidelines of the oficial documents with regard to language concepts and theoretical and methodological proposals in a perspective of literacy and social interaction are presented in a general aspect. his paper also makes the defense of literacy by the historical-cultural approach and social practices of reading and writing that are constituted in the relationship self / other. We also discuss some methodological possibilities that are developed based on teaching projects that can build the literacy process by the verbal communication activity, i.e .the real word as a concrete enunciation. Finally, it advocates the consolidation of a methodology of literacy which encourages the development of social practices in the course of the writing system appropriation process, as well as a methodology that can lead to the valuation of the subject with responsibility for thinking, speaking and acting. <![CDATA[Professora alfabetizadora: um ofício e muitos fazeres]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000100179&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo discute-se o ofício da professora alfabetizadora de crianças - assumindo o gênero feminino nele predominante - como aquele que envolve um saber fazer relacionado a saberes diversos, vinculados às diferentes facetas do objeto de conhecimento: a língua escrita. Nesse ofício, importa considerar tanto as concepções de linguagem, de ensino e aprendizagem, quanto a dimensão sociocultural mais ampla do trânsito no universo da literatura, da tradição oral, da cultura lúdica infantil e dos diversos gêneros discursivos envolvidos nas práticas de leitura e escrita - aspectos fundamentais no âmbito de uma concepção de alfabetização em contexto de letramento, de múltiplos letramentos. Finalmente, articula-se esse ofício de muitos fazeres e saberes a uma formação docente crítica e reflexiva, que assegure às alfabetizadoras a autonomia e a autoria no seu saber e saber-fazer<hr/>El artículo aborda el oficio de la maestra de alfabetización de los niños - asumiendo el género femenino como predominante en esta actividad - como un oficio que involucra conocimientos relacionados a saberes distintos, teniendo en cuenta los diferentes aspectos del objeto de conocimiento: el lenguaje escrito. En este oficio es importante considerar las concepciones del lenguaje, la enseñanza y el aprendizaje, así como una dimensión cultural más amplia, que permite transitar en el mundo de la literatura, la tradición oral, la cultura del juego de niños, los diferentes géneros discursivos implicados en las prácticas de lectura y escritura del contexto sociocultural en el que los niños están inseridos, aspectos fundamentales dentro de una concepción de la alfabetización en el contexto de la literacia como ejercicio de las prácticas sociales de la lectura y la escritura y de las múltiples literacias. Finalmente, se articula a ese ofi cio de muchos quehaceres y saberes a una formación docente refl exiva y crítica que garantice, a las maestras de alfabetización, la autonomía y autoría en su conocimiento y su saber-hacer.<hr/>The article discusses the profession of literacy teacher of children - assuming the female gender as prevailing in this task- as one that involves knowhow related to different knowledge, considering different aspects of the object of knowledge - the written language. In this profession it is important to consider the language concepts, as well as teaching and learning language and a broader social cultural dimension that allows the teacher to transit into the world of literature, oral tradition, child play culture and the different speech genres which are involved in the reading and writing practices - fundamental aspects in the range of a literacy conception in literacy and multiple literacy contexts. Finally, this literate skill that involves several knowledge and practices, is articulated to a reflective and critical formation of the teacher that ensure to the literacy teachers autonomy and authorship in their knowledge and know-how. <![CDATA[Os sentidos de alfabetizar na pré-escola: algumas reflexões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000100201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto é resultado de análise de dados produzidos em trabalhos circunscritos ao nível pré-escolar, desenvolvidos com duas professoras em momentos e contextos distintos. As fontes de produção e análise dos dados para esse texto foram obtidos, principalmente, dos registros da prática de estágio supervisionado na Educação Infantil e durante pesquisa de mestrado em educação. A partir desses registros propõem-se algumas reflexões acerca do processo de apropriação da língua escrita por crianças em idade pré-escolar e são explorados aspectos da infância institucionalizada, a criação, a participação e a geração de novos potenciais que se entrecruzam com dimensões propostas nas ações docentes, como de controle e repetição. Questionam-se os sentidos das práticas "alfabetizadoras" em contraponto à leitura de mundo com crianças que fazem, sonham e vivem a potência da existência humana. Tais reflexões sobre os sentidos de alfabetizar na pré-escola são desenvolvidas à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e de referenciais próprios da área da alfabetização. As discussões apresentadas no presente texto consideram que a complexidade da infância permite compreender as crianças em imersão no universo da leitura e da escrita muito antes de frequentarem as escolas, encarando este momento como não exclusivo do início da vida escolar das crianças. Este processo pode ser encarado como uma iniciação ou acontecimento, em que as crianças também aprendem a ler e a escrever descobrindo os caminhos sem deixar de ser criança, visto que elas não aguardam, necessariamente, a escola para iniciarem essas aprendizagens.<hr/>El presente texto es resultado del análisis de datos producidos a partir de trabajos circunscriptos al nivel inicial (preescolar) desarrollados con dos maestras en momentos y contextos distintos. Las fuentes de producción y de análisis de los datos fueron obtenidas, principalmente, de los registros desarrollados durante la práctica de residencia en la Educación Infantil y durante la investigación de la maestría en educación. A partir de los registros proponemos algunas refl exiones en relación al proceso de apropiación de la lengua escrita por parte de los niños y niñas en la edad pre-escolar, como también son exploradas las dimensiones de infancia institucionalizada, creación, participación y generación de nuevas potenciales que se entrecruzan condimensiones propuestas en las acciones docentes, como por ejemplo, control y repetición. Cuestionamos los sentidos de las prácticas "alfabetizadoras" en contrapunto a la lectura del mundo que los niños y niñas hacen, sueñan y viven el potencial de la existencia humana. Tales refl exiones sobre los sentidos de alfabetizar en la pre-escuela son desarrolladas a la luz de las Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Infantil, Brasil y de referencias propias del área de alfabetización. Las discusiones presentadas en el presente texto consideran que la complejidad de la infancia nos permite comprender a los niños ya inmersos en la lectura y la escritura mucho antes de ir a la escuela, enfrentado este momento como algo no exclusivo del inicio de la vida escolar. Este proceso puede ser entendido como una iniciación o acontecimiento, en que los niños también aprenden a leer y a escribir descubriendo caminos sin dejar de ser niños, pues ellos no aguardan, necesariamente, la escuela para iniciar esos aprendizajes.<hr/>This text is the result of data analysis produced in circumscribed work at pre-school level, developed with two teachers in different time and contexts. The production and data analysis sources for this text were obtained mainly from the stage of supervised practice records in kindergarten and from the master research in education. From these records we propose some reflections about the language appropriation process written by children of preschool age and we explore aspects of institutionalized childhood, creation, participation and generation of new potentials that cross each other with dimensions proposed in teaching actions, such as control and repetition. This paper questions the meanings of "literacy teachers" practices as opposed to the world reading with children who do, dream and live the power of human existence. Such reflections on the meanings of literacy in preschool are developed in the light of the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education and own references of literacy area. The discussions presented in this text consider the complexity of childhood allows us to understand the children in immersion in reading and writing universe long before attending schools, facing this moment as not exclusive to the beginning of children school life. This process can be seen as an initiation or event, where children also learn to read and write discovering the paths while remaining child, as they await not necessarily the school to take up such learning. <![CDATA[Sobre a formação do professor alfabetizador: contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizador]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000100231&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste texto recuperamos o quadro teórico proposto por Lee S. Shulman para dar resposta à seguinte questão: Qual o conhecimento de base do professor alfabetizador? A partir desta questão, entende-se que o ensino da alfabetização implica a convocação e a operacionalização de conhecimentos de diferentes naturezas, alguns dos quais subinvestigados e, por isso mesmo, ainda dependentes das intuições e práticas não sistematizadas e dificilmente passíveis de aprendizagem nos contextos de formação académica. Argumenta-se que é pela mesma ordem de razões que a tarefa pedagógica de ensinar a ler se torna difícil de conceber para os jovens professores. Defende-se que o modelo do conhecimento do professor alfabetizador que apresentamos se configura como basilar na concepção da formação do professor alfabetizador no atual contexto formativo português, que também é brevemente caracterizado.<hr/>En este trabajo recuperamos el marco teórico propuesto por Lee S. Shulman para dar respuesta a la siguiente cuestión: ¿Cuál es el conocimiento de base de un profesor alfabetizador? Nuestra respuesta es que la enseñanza de la alfabetización implica convocar y operacionalizar conocimientos de diferente naturaleza, algunos de los cuales muy poco investigados y, por esta razón, todavía muy dependientes de intuiciones y prácticas no sistematizadas, difícilmente susceptibles de ser aprendidas en los contextos de formación académica. Argumentamos que es por este mismo tipo de razones que la tarea pedagógica de enseñar a leer resulta difícil de imaginar para los jóvenes profesores. Defendemos que el modelo de conocimiento del professor alfabetizador que aquí presentamos se confi gura como básico en la concepción de la formación de tal profesor en el actual contexto formativo en Portugal, que también será brevemente caracterizado.<hr/>In this paper, we recover the theoretical framework proposed by Lee S. Shulman to answer to the following question: What is the base knowledge of the literacy teacher? From this question, one may understand that the teaching of literacy implies in the calling and in the operationalization of different kinds of knowledge, some of which have not been researched deeply and, for this reason are still dependent on intuition and unsystematic practices that are hardly available for learning in academic contexts training. We argue that it is for this same reason that the pedagogical task of teaching to read becomes difficult to be conceived by young teachers. We sustain that the model of knowledge of the literacy teacher that we present can be considered in the design of the current Portuguese literacy teacher training context, which we is also characterized briefly. <![CDATA[A virada para o século XXI e os desdobramentos das concepções pós-modernas nas políticas de gestão escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000100263&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta reflexões a respeito da reforma da gestão escolar a partir da década de 1990. Esta reforma é implantada sob o argumento de que é necessário modernizar a perspectiva de gestão da escola para torná-la eficiente. Para desenvolver a análise, realizada a partir de pesquisa bibliográfica, o artigo revisita a substituição do taylorismo/fordismo pelo paradigma da acumulação flexível, que apresenta um "novo" modelo de gestão e de controle. Este modelo estaria pautado na ideologia da pós-modernidade. Para evidenciar esta conclusão, discute-se a lógica de gestão/controle do trabalho pautada na racionalidade pós-moderna que acompanha a recuperação dos ideais do liberalismo, procurando apresentar as implicações que essa lógica produz no âmbito da gestão escolar. Observa-se que a organização escolar incorpora este movimento por meio da difusão de hábitos e atitudes e também a partir da adoção dos elementos empregados pela administração que se desenvolve em um conjunto de organizações sociais. Nesse sentido, é tratada a valorização do elemento humano, da implantação de mecanismos de avaliação, da descentralização e autonomia que constituem-se como categorias fundamentais para a reforma da gestão em análise. Como um dos resultados evidenciados, destaca-se que a tensão entre as "racionalidades" discutida pela pós-modernidade é de base ideológica e tem em vista a responsabilização dos sujeitos pelos resultados alcançados.<hr/>Este artículo refl exiona sobre la reforma de la gestión escolar de la década de 1990. Esta reforma se implanta bajo el argumento de que es necessário modernizar la perspectiva de la gestión de la escuela para que sea efi ciente. Para desarrollar el análisis realizado a partir de la revisión de la literatura, el artículo analiza la sustitución del taylorismo/fordismo por el paradigma de la acumulación fl exible, que tiene un "nuevo" modelo de gestión y control. Este modelo estaría pautado por la ideología de la posmodernidad. Para evidenciar esta conclusión se discute la lógica de gestión/control del trabajo guiado por la racionalidad postmoderna que acompaña a la recuperación de los ideales del liberalismo, tratando de mostrar las implicaciones que esta lógica produce en el ámbito de la gestión escolar. Se observa que la organización escolar incorpora este movimiento a través de la difusión de hábitos y actitudes y también de la adopción de los elementos utilizados por la gestión que desarrolla en un conjunto de organizaciones sociales. En este sentido, es tratada la apreciación del elemento humano, la implementación de mecanismos de evaluación, la descentralización y la autonomía, categorías estas, fundamentales para la reforma de la gestión en revisión. Como uno de los resultados evidenciados, se destaca que la tensión entre la "racionalidad" tratado por la posmodernidad es de base ideológica y su objetivo es responsabilizar a los individuos por los resultados alcanzados.<hr/>This paper presents reflections on the reform of school management from the 1990s This reform is implanted under the argument that it is necessary to modernize school management perspective to make it efficient. To develop the analysis performed from literature, the article revisits the replacement of Taylorism/Fordism by the paradigm of flexible accumulation that presents a "new" management and control model. This model would be guided by the ideology of postmodernity. To make this conclusion evident it is important to discuss the logical management/control of labor guided by the post-modern rationality which accompanies the recovery of the ideals of liberalism, trying to show the implications that this logic produces within the school management. It is observed that the school organization incorporates this movement through the diffusion of habits and attitudes and also from the adoption of the elements used by management that develops a set of social organizations. In this sense, some fundamental categories which are essential to the management reform are treated, for instance: the appreciation of the human element, the implementation of evaluation mechanisms, decentralization and autonomy. As one of the highlighted results, it is focused that the tension between the "rationality" treated by postmodernity has ideological basis and aims accountability of individuals for results. <![CDATA[Prática docente no Ensino Superior: a formação pedagógica como mobilizadora de mudança]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000100285&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Entende-se que a formação pedagógica permite ao professor universitário a olhar para sua prática pedagógica, interpretá-la e recriá-la, tornando-a também uma fonte de aprendizagem numa perspectiva de mudança e de inovação. Para tanto, optou-se neste texto apresentar uma das questões que compuseram uma pesquisa de tese e tem como objetivo analisar a formação pedagógica como mobilizadora de mudança da prática docente no ensino superior. A pesquisa adotou como metodologia a pesquisa ação em um programa de formação pedagógica com professores universitários de uma instituição de ensino superior pública municipal, denominado de Grupo Docência em Reflexão (GDR). Como instrumento de coleta de dados foi utilizado uma entrevista semiestruturada com dez dos professores participantes do processo formativo. A categorização dos dados coletados revelou que as mudanças na prática pedagógica dos professores entrevistados, a partir das atividades do GDR, incidiram, especialmente, na percepção do que é ser professor universitário, no relacionamento com os alunos, na organização didática das aulas, na avaliação do processo de ensino e aprendizagem, na reflexão sobre a prática e nas dificuldades encontradas por eles ao implementar uma mudança em sua prática pedagógica. Assim, considerou-se que uma proposta de formação pedagógica orientada e partilhada dos professores universitários, baseada em ações concretas e inserida numa perspectiva reflexiva, além de uma aprendizagem docente mais profunda e duradoura, mobiliza mudanças na prática pedagógica desses professores, incitando uma prática inovadora.<hr/>Se entiende que la formación pedagógica permite al profesor universitario mirar hacia su práctica pedagógica, interpretarla y volver a crearla, tornándola también una fuente de aprendizaje en una perspectiva de cambio y de innovación. Para eso, se optó por presentar en este texto una de las preguntas que formaban una investigación de tesis y tiene como objetivo analizar la formación pedagógica como lo que moviliza el cambio de la práctica docente en la enseñanza superior. La metodología de investigación adoptada es la investigación-acción en un programa de formación pedagógica con profesores de una institución de educación superior pública municipal, llamado Grupo Docencia en Refl exión (GDR). Como instrumento de recolección de datos se utilizó una entrevista semiestructurada con diez de los profesores que participaron del proceso de formación. La categorización de los datos recopilados reveló que los cambios en la práctica pedagógica de los docentes entrevistados, a partir de las actividades del GDR, especialmente orientada en la percepción de ser un profesor universitario, la relación con los estudiantes, la organización didáctica de las clases, la evaluación de processo de enseñanza y aprendizaje, la práctica refl exiva y las dificultades encontradas por ellos para implementar un cambio en su práctica. Así, se consideró que una propuesta de formación pedagógica orientada y compartida de los professores universitarios, basada en actos reales e inserida en una perspectiva de reflexión, además de un aprendizaje docente más profundo y duradero, moviliza a los cambios en la práctica pedagógica de esos profesores, causando una práctica innovadora.<hr/>It is understood that pedagogical training allows professors to look at their practice, interpret it and recreate it, as well as making their practices a source of learning in a perspective of change and innovation. For this puspose, we chose to present in this text one of the questions that comprised a research thesis and that aims to analyze the pedagogical training as a way of mobilizing change in the teaching practice in higher education.The research methodology adopted was the action research on an educational program with professors in a higher education public institution, called Grupo Docência em Reflexão - GDR (Teaching Reflection Group). Semi-structured interviews were used as instrument of data collection, with ten teachers participating in the training process. The categorization of the data collected revealed that changes in the pedagogical practice of the teachers interviewed, from the activities of the GDR, especially focused on the perception of being a university professor, on the relationship with students, on the didactic organization of classes, on the evaluation of the teaching and learning process, on the reflective practice and on the difficulties encountered by them to implement some change in their practice. So, it was considered that a proposal of pedagogical training that is shared and oriented of the university teachers, based on concrete actions and set in a reflexive perspective, besides a more profound and lasting teacher learning, mobilizes changes in the pedagogical practice of these teachers, encouraging an innovative practice. <![CDATA[Cultura, cidadania e patrimônio cultural: interfaces entre a escola, a cidade e as políticas culturais na cidade de Guararema, SP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000100319&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto aborda a questão do patrimônio material e imaterial e seu potencial educativo na formação cidadã de alunos da educação básica. Tem como objetivo refletir sobre as perspectivas de desenvolvimento de uma Educação Patrimonial em uma cidade educadora. Fundamenta essa discussão estudos que analisam a educação sob uma perspectiva crítica, em que esta supere a simples transmissão e contemplação dos bens patrimoniais destituídas de sentido, presentes em muitas propostas educativas em instituições de educação formal e não formal, de modo, ainda, que haja colaboração com a gestão do patrimônio cultural. Sendo assim, este texto contempla reflexões sobre a educação patrimonial como uma área emergente na educação e analisa uma experiência na região do alto Tietê, no município de Guararema. Os primeiros resultados apontam para considerações de que a Educação Patrimonial deve ser um diálogo permanente entre as vivências, experiências e percepções dos educandos e cidadãos ante os bens culturais e suas formas de ser e de agir cotidianos, com os conteúdos escolares e ações educativas desenvolvidas nas unidades escolares e instituições culturais, como forma de entender os processos constituintes de sua identidade cultural auxiliando na gestão do patrimônio cultural.<hr/>Cet article traite de la question du patrimoine matériel et immatériel et de leur potentiel éducatif dans la formation des étudiants à la citoyenneté dans l'éducation de base. Vise à réléchir sur les perspectives de développement d'une éducation au patrimoine dans une ville éducatrice. Sur la base on a des études qui analysent l'éducation au patrimoine dans une perspective critique, pour surmonter la simple transmission et la contemplation des biens patrimoniales sans signiication, présent dans de nombreuses propositions d'enseignement dans les établissements d'éducation formelle et non formelle, de moyen qui puisse exister la collaboration avec la gestion du patrimoine culturel. Cet article contient des rélexions sur la pédagogie du patrimoine comme un domaine émergent dans l'éducation et analyse l'expérience dans la région de l'Alto Tietê...<hr/>This paper addresses the issue of tangible and intangible heritage and its educational potential in formation of citizenship of basic education students. It aims to reflect on the perspectives for developing a heritage education in an educating city. his discussion is based in the Heritage Education in studies which examine education from a critical perspective , in that it exceeds the simple transmission and contemplation of the property meaningless, present in many proposals on educational institutions and formal education, and non-formal, so also there is collaboration with the management of cultural heritage. His discussion is based in studies which examine education from a critical perspective , in which it exceeds the simple transmission and contemplation of the property meaningless, present in many educational proposal in formal education, and non-formal institutions, although there is collaboration with the management of cultural heritage. His article includes reflections on heritage education as an emerging field in education and analyzes the experience in the upper Tietê, in the municipality of Guararema, in São Paulo state. he first results indicate that the considerations of that heritage education should be an ongoing dialogue among the experiences, perceptions and participation of students and citizens about cultural property and their ways of being and acting everyday with learning contents and educational activities developed in school units and in cultural institutions as a way to understand the constituent processes of cultural identity assisting in the management of cultural heritage. <![CDATA[A pedagogia histórico-crítica e a defesa da transmissão do saber elaborado: apontamentos acerca do método pedagógico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000100345&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo possui como objetivo realizar uma discussão acerca do método pedagógico da pedagogia histórico-crítica, notadamente elucidando as bases de sua fundamentação referenciadas no Método da Economia Política elaborado por Marx na famosa Introdução de 1857. Desta feita, explicita-se o movimento do conhecimento como a passagem do empírico ao concreto pela mediação do abstrato, evidenciando o caráter mediador da educação na prática social, tomando esta como ponto de partida e ponto de chegada do trabalho educativo, tendo-se como momentos intermediários do método pedagógico a problematização desta prática social, a instrumentalização por meio da transmissão dos conhecimentos nas suas formas mais elaboradas e a catarse enquanto síntese de desenvolvimento do aluno e, consequentemente, a possibilidade de alteração da prática social humano-genérica. Assim, busca-se evidenciar a lógica dialética desta proposta pedagógica que defende a atividade de ensino na educação escolar como aquela responsável pela reprodução ideal do movimento real dos conteúdos escolares, permitindo o alcance da riqueza categorial dos objetos de ensino enquanto síntese de múltiplas determinações e relações numerosas. Nesse sentido, compreender o método pedagógico dessa teoria em consonância com os fundamentos do materialismo histórico-dialético é essencial para sua realização bem sucedida e coerente com sua proposição.<hr/>El objetivo del artículo es realizar una discusión sobre el método pedagógico de la pedagogía histórica-crítica, explicado en las bases de su fundamentación referenciada en el Método de la Economía Política elaborado por Marx en la famosa Introducción de 1857. De este modo, se explicita el movimiento del conocimiento como el paso de lo empírico a lo concreto a través de la mediación de lo abstracto, resaltando el carácter mediador de la educación en la práctica social, tomándola como punto de partida y punto de llegada del trabajo educativo, teniendo como momentos intermedios del método pedagógico el problematizar esta práctica social, la instrumentalización a través de la transmisión de los conocimientos en sus formas más elaboradas y la catarsis, como síntesis de desarrollo del alumno y, como consecuencia, la posibilidad de alteración de la práctica social humana-genérica. De este modo, se busca mostrar la lógica dialéctica de esta propuesta pedagógica que aboga la actividad de enseñanza en la educación escolar como aquella responsable por la reproducción ideal del movimiento real de los contenidos escolares, lo que permite el alcance de la riqueza categórica de los objetos de enseñanza, como síntesis de múltiples determinaciones y relaciones numerosas. En este sentido, comprender el método pedagógico de esta teoría en consonancia con los fundamentos del materialismo histórico-dialéctico es esencial para su éxito y coherencia con su proposición.<hr/>This article aims to carry out a discussion about pedagogical method of historicalcritical pedagogy, clearly highlighting its fundaments on Political Economy Method, created by Karl Marx in his famous 1857. Thus, the study seeks to make clear the dialectical logic of this pedagogical proposal that speaks up for the teaching activity in school education as that responsible by the ideal reproduction of the real school subjects movement, enabling the reach of categorical wealth of teaching objects as synthesis of multiple determinations and numerous relationship. So, it is made explicit the movement of knowledge as the passage from the empirical to the concrete by abstract mediation, highlighting the mediating character of education in social practice, taking this as a starting point and end point of the educational work, taking the questioning of this social practice as intermediate moments of pedagogical method , the manipulation through the transmission of knowledge in its most elaborate forms and catharsis as student development synthesis and consequently the possibility of changing humangeneric social practice. In this sense, understanding the pedagogical method of this theory founded on Historical-Dialectical Materialism is essential to successfully and coherently carry out its proposition. <![CDATA[Estudantes indígenas em uma escola não indígena: possibilidades para vivências interculturais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000100377&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo decorre da pesquisa em uma escola indígena e em uma escola não indígena, realizada basicamente na perspectiva metodológica etnográfica, durante os anos de 2011 e 2012. Na escola não indígena foi observada a convivência com estudantes Kaingang que concluem o ensino fundamental, iniciado na escola da aldeia. A partir disso, foram descritas situações que mostram a educação e a escola no cotidiano Kaingang, bem como o cotidiano da escola não indígena, como ocorre a convivência e as possibilidades para a interculturalidade, as conflitualidades e as relações de reciprocidade. O olhar dedicado para conhecer e descrever essa relação abre um campo de possibilidades decorrentes de trocas - às vezes desconfianças e isolamentos -, que oferecem contribuições importantes, tanto para a educação e a escola indígena quanto para a educação e a escola não indígena.<hr/>El estudio que presentamos resulta de la investigación en una escuela indígena y en una escuela no indígena, realizada básicamente en la perspectiva metodológica etnográica durante los años 2011 y 2012. En esta última escuela fue observada la convivencia con estudiantes Kaingang que concluyen la educación fundamental, iniciada en la escuela de la aldea. A partir de este estudio etnográico, describimos situaciones que muestran a la educación y a la escuela en el cotidiano Kaingang, así como el cotidiano de la escuela no indígena, como ocurre la convivencia y las posibilidades para la interculturalidad, las conlictualidades y las relaciones de reciprocidad. La mirada que dedicamos para conocer y describir esta relación abre un campo de posibilidades resultantes de intercâmbios - a veces desconianzas y aislamientos - que ofrecen contribuciones importantes, tanto para la educación y la escuela indígena como para la educación y la escuela no indígena.<hr/>The study we present stems from a research made at an indigenous school and at a non-indigenous school. He research was basically made under the ethnographic methodology, during the years of 2011 and 2012. At the latter school, we observed the interaction with the Kaingang students that are graduating at elementary school, which they had first started at their village school. Having that ethnography as a starting point, we describe scenarios that represent education and school on the Kaingang everyday life, as well as the common day of the non-indigenous school, and how the interactions occur and what are the possibilities for intercultural and conflicting meetings and the reciprocity relations. He attentive eyes we lay upon this research in order to get to know and to describe this relation opens a world of possibilities that result from exchange situations - in which sometimes there is distrust or isolation - and they offer important contribution both to the indigenous school and education and to the nonindigenous school and education. <![CDATA[A Aritmética Intuitiva do curso primário lida em livro didático: como ensinar número e cálculo?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000100403&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo objetiva-se compreender a proposta metodológica utilizada para ensinar Aritmética em escolas primárias dos anos Oitocentos, no tempo da vaga pedagógica intuitiva. Para tal compreensão, toma-se como fonte privilegiada a Arithmetica Primária, de Antônio Bandeira Trajano, nos anos 1889/1890. Dessa forma, interessasse saber: como a Arithmetica Primária apresentou uma proposta intuitiva para ensinar a contar e a calcular? A primeira parte do artigo concentra-se em analisar o livro didático como fonte de investigação e sua relevância enquanto objeto de pesquisa. Em seguida, foca-se nos elementos que materializam o livro em questão a partir de sua desestruturação/desmontagem, tendo em vista a perspectiva de análise proposta pelo historiador Jacques Le Goff (1994). Por fim, apresenta-se como se configurou a proposta intuitiva para ensinar a contar e a calcular, através da análise das páginas da Arithmetica Primária. A análise revelou que a proposta intuitiva para o ensino de número e cálculo conferiu outros realces à Aritmética do curso primário: o apelo à observação, manipulação, experimentação, comparação e prática.<hr/>El objetivo es comprender el enfoque metodológico utilizado para enseñar aritmética en las escuelas primarias del siglo XIX, a los tiempos de vacante enseñanza intuitiva. Para tal comprensión, nos referenciamos en una importante fuente Primaria Arithmetica (Arithmetica Primária), de Antonio Bandera Trajano [1889?], en los años 1889/90. Surge la pregunta: ¿cómo la Arithmetica Primaria presentó una propuesta intuitiva para enseñar a contar y calcular? La primera parte del artículo se centra en el análisis de los libros de texto como fuente de investigación y su relevancia como objeto de investigación. Luego se centra en los elementos que materializan el libro en cuestión, su deconstrucción / desmontaje, teniendo en cuenta la perspectiva de análisis propuesto por el historiador Jacques Le Goff (1994). Por último, se presenta como se confi guró la propuesta intuitiva para enseñar a contar y calcular, mediante el análisis de las páginas Arithmetica Primaria. El análisis mostró que la propuesta intuitiva para la enseñanza del número y el cálculo otorgó otras mejoras a la aritmética de la escuela primaria: la apelación a la observación, manipulación, experimentación, comparación y práctica.<hr/>In this article the objective is to understand the methodological approach used to teach arithmetic in primary schools of the nineteenth century, when the intuitive teaching vacancy was used. For such an understanding, it is taken as an important source Antonio Bandeira Trajano´s Primary Arithmetica (Arithmetica Primária) in the years 1889/90. Thus, it is important to know: how Primary Arithmetic presented an intuitive proposal to teach counting and calculating? The first part of the article focuses on analyzing the textbook as a research source and its relevance as a research object. Then the article focuses on the elements that materialize the book in question from its loss of structure / dismantlement, bearing in mind the analytical perspective proposed by historian Jacques Le Goff . Finally, it appears as it was configured the intuitive proposal to teach counting and calculating, by analyzing the pages of Primary Arithmetic. The Analysis showed that the intuitive proposal for teaching number and calculation gave other enhancements to the arithmetic of elementary school: the appeal to observation, manipulation, experimentation, comparison and practice. <![CDATA[Primazia do real na construção do conhecimento científico e primazia da teorização na construção de pesquisas científicas: contribuições metodológicas a partir de Miriam Limoeiro Cardoso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000100429&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, reivindica-se a possibilidade de desenvolvimento de pesquisas educacionais tendo por referência a contribuição metodológica de Miriam Limoeiro Cardoso, posição que envolve dois movimentos desta pesquisa. Inicialmente, são expostas as teses da distinção entre realidade e objeto científico e da teorização como processo inicial da construção do objeto de investigação, que sintetizam o exame que autora empreende a partir dos apontamentos metodológicos de Karl Marx em seu processo de elaboração de uma teoria geral do capitalismo. A possibilidade da fecundidade de suas contribuições resulta da constatação de problemas na relação entre teoria e empiria que é identificada através da sumarização de análises da pesquisa educacional brasileira até início deste século, possivelmente ainda atual.<hr/>Reivindicamos en relación a la posibilidad de desarrollar investigaciones educacionales que tengan como referencia la contribución metodológica de Miriam Limoeiro Cardoso, esta posición considera dos movimientos de investigación. Primero, exponemos la problemática de nuestras investigaciones - una síntesis parcial de los análisis sobre investigación educacional en posgrado stricto sensu entre los años 1970 y 2000 que señalan una recurrente fragilidad epistemológica. A continuación nos referimos a la contribución de Miriam Limoeiro Cardoso, cientista social brasileña que nos ha legado, desde la década de 1970 hasta hoy, una importante tesis sobre el pensamento social brasileño y contribuciones de síntesis en el campo del marxismo, desde el punto de vista epistemológico. La posible fecundidad del debate sobre sus contribuciones no resulta de un assunto meramente teórico sino institucional y relativo a la dinámica de la política científica más general y de su traducción en el área educacional.<hr/>In this article it is claimed the possibility of developing educational research bearing in mind Miriam Limon Cardoso´s reference to the methodological contribution , a position that involves two research movements. At first, it is exhibited the thesis of the distinction between reality and scientific object and of the theorization as the initial process of the research object construction, which synthesize the examination which the author undertake from Karl Marx´s methodological notes in his process of elaboration of a general capitalism theory. The possibility of fecundity of her contributions result from the verification of problems between theory and practice that is identified by summarizing the analysis of the Brazilian educational research up to the beginning of this century, which is still current. <![CDATA[Comerciantes de sentidos: um olhar para a formação visual dos educandos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000100457&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo se propõe investigar as possibilidades que a cultura visual oferece na constituição das identidades, na contemporaneidade. Estuda o fenômeno imagético quanto a seu potencial dialógico familiar aos jovens, sobretudo como uma nova e adequada forma de acesso ao conhecimento e, por consequência, à educação formal e não formal em que se entende a cultura da imagem como campo que abre novas possibilidades pedagógico-educativas. Este estudo objetiva, ainda, contribuir para que os educandos possam assumir papel ativo no contexto do complexo mundo da imagem que diuturnamente envolve os sujeitos em suas práticas sociais. Seguimos a perspectiva teorética da cultura visual de conformidade com alguns dos mais destacados autores da área. Conclui-se que uma educação contemporânea em todos os níveis e formas requer formação para a compreensão/leitura adequada das imagens sob as suas mais variadas formas pelas quais são produzis e veiculadas, tal é sua força simbólica que contribui na formação dos sujeitos.<hr/>Cet article examine les possibilités qui la culture visuelle ofre à la constitution des identités dans l'époque contemporaine. Il étudie le phénomène imagétique dans ce qui concerne le potentiel dialogique propre aux jeunes, sourtout comme une nouvelle et appropriée forme d'accès à la connaissance et, par consequence, à l'éducation formelle et non formelle, dans laquelle se comprend la culture de l'image comme un domaine qui ofre de nouvelles possibilités pédagogiques et éducatives. Enin, l'objective de cette étude est de permettre aux apprenants à jouer un rôle actif dans le complexe contexte du monde de l'image dans lequel les sujets sont toujours impliqués par leurs pratiques sociales. Nous avons suivi une perspective theorique et méthodologique de la culture visuelle selon quelques des plus importants auteurs dans ce domaine de connaisance. On a conclu qu'une éducation contemporaine, dans tous les niveaux et formes, exige formation pour la compréhension/lecture appropriée des images sous les formes les plus variées par lesquelles elles sont produites et difusées, telle est sa force symbolique qui contribue à la formation des sujets.<hr/>This article proposes to investigate the possibilities ofered by visual culture in the constitution of identities in contemporary times. It studies the images universe in its familiar dialogical potential for young people, mainly as a new and adequate form of access to knowledge and, consequently, to formal and no formal education in which image culture is understood as a space that provides new pedagogicaleducational possibilities. his study also aims to contribute in order that students become able to play an active role in the context of a complex world of images which involves them, as subjects, for a long term in their social practices. heoretically and methodologically we followed the perspective of visual culture in accordance with some of the main authors of this object. he study led us to conclude that a contemporary education of any level and form demands formation for an adequate understanding/reading of images under a wide variety of forms by which they are produced and widespread because of their symbolic force that contributes in the formation of subjects.