Scielo RSS <![CDATA[Perspectiva]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-547320150002&lang=pt vol. 33 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000200487&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Tecnologias móveis na escola: tensões entre as políticas públicas e suas (re) configurações nas práticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000200491&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Política educativa e cultura digital: entre práticas escolares e práticas sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000200499&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em tempos de codificação digital e articulação em rede, intensificam-se os fluxos das informações, ideias, conhecimentos e culturas que circulam na sociedade, podendo, qualquer pessoa, em qualquer lugar, participar dessa dinâmica numa perspectiva autoral. Como a escola não dialoga bem com essa nova cultura, marcada pela horizontalidade, pelos fluxos rizomáticos, a chamada cultura digital, busca-se, neste texto, analisar possíveis causas dessa falta de sintonia, tomando por base as políticas públicas de inserção das tecnologias digitais na sociedade brasileira e nas escolas, e as práticas desenvolvidas nas escolas que participaram do Projeto Um Computador por Aluno (UCA), na Bahia e em Santa Catarina. A falta de articulação entre os projetos e programas, a fragilidade na formação de professores e a transformação do computador numa máquina pedagógica, em vez de uma máquina de comunicação e de produção de sentidos, tem dificultado a articulação entre as práticas sociais e as práticas escolares e a constituição da cultura digital nas escolas brasileiras.<hr/>In a time of digital codification and networking, information, ideas, knowledge and cultures that flow in society are intensified in such a way that anyone anywhere can take part in this dynamic having an authorial perspective role. As the school does not dialogue very well with this new culture, marked by horizontality, and by the rhizomatic flows, the so-called digital culture, we seek in this paper to analyze some possible causes of this lack of consonance. We examine public policies to include digital technologies in Brazilian society and also in schools, and the practices developed at the schools participating in the Projeto Um Computador por Aluno (UCA - Project One computer per student), in the states of Bahia and Santa Catarina. The lack of articulation between projects and programs, the fragility of teacher education and making use of the computer as a pedagogical tool instead of a communication tool and as a tool of production of meaning have made difficult the articulation between social practices and school practices and the formation of digital culture at Brazilian schools continues to be a challenging task.<hr/>En tiempos de codificación digital y articulación en red, se están intensificando los flujos de información, ideas, conocimientos y culturas que circulan en la sociedad y puede cualquier persona, en cualquier lugar, participar en esta dinámica en una perspectiva de autoría. Como la escuela no dialoga bien con esta nueva cultura, marcada por la horizontalidad, por los flujos rizomáticos, la llamada cultura digital, buscamos, en este texto, analizar las posibles causas de esta falta de armonía, basado en las políticas públicas de la integración de las tecnologías digitales en la sociedad brasileña y en las escuelas, y en las prácticas desarrolladas en las escuelas que participaron en el proyecto Una Computadora por Alumno (UCA), en los estados de Bahía y Santa Catarina. La falta de articulación entre los proyectos y programas, la debilidad en la formación docente y la transformación de la computadora en una máquina educacional, en lugar de una máquina de la comunicación y de la producción de significados, han dificultado la relación entre las prácticas sociales y las prácticas escolares y la constitución de la cultura digital en las escuelas brasileñas. <![CDATA[Práticas educativas e culturais de estudantes e suas percepções sobre as tecnologias móveis na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000200523&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Inserido em uma pesquisa interinstitucional desenvolvida em diferentes contextos socioculturais sobre o Projeto Um Computador por Aluno (UCA), este artigo apresenta um recorte sobre o foco das práticas pedagógicas com objetivo de refletir sobre as práticas educativas e culturais de estudantes e suas percepções sobre o Projeto. Com abordagem teórico-metodológica fundamentada na pesquisa mídia-educativa, discute-se um estudo de caso múltiplo realizado em quatro escolas públicas e que envolveu observações do cotidiano escolar, pesquisa-formação, intervenção didática e grupos focais com estudantes de diferentes turmas do ensino fundamental. Para contextualizar a discussão, o texto inicia com um levantamento sobre diferentes pesquisas que tiveram como objeto o Projeto UCA e que foram desenvolvidas entre 2011 e 2014. Em seguida, apresenta-se a escolha metodológica da pesquisa e a discussão sobre as especificidades das práticas culturais e das percepções de estudantes a respeito do Projeto. Por fim, o artigo traz algumas considerações que demonstram que a riqueza e a diversidade das práticas presentes em um mesmo projeto também podem ser entendidas como uma polifonia de vozes de estudantes, professores e pesquisadores, como interpretações possíveis que configuram a referida pesquisa em um espaço de alteridade e de imersão na cultura digital.<hr/>This article presents an inter-institutional study undertaken in different sociocultural contexts about the Project One computer per student - Projeto Um Computador por Aluno (UCA) -reviewing the focus of the pedagogical practices that goal to make reflections on the educational and cultural practices of students and their perceptions of the project. With a theoretical methodological approach based on media-educational research, the article discusses a multiple case study conducted at four public schools that involved observations of daily school activities, research-education, didactic intervention and focus groups with students from different classes of elementary school. To contextualize the discussion, the article begins with a survey of different studies of the UCA project undertaken from 2011-2014. It then presents the methodology used in the study and a discussion of the specificities of the cultural practices and perceptions of students about the project. Finally, the article presents some considerations that demonstrate that the wealth and diversity of practices present in a single project can also be understood as a polyphony of voices of students, teachers and researchers, as possible interpretations that shape the study in a space of alterity and immersion in the digital culture.<hr/>Situado en una investigación interinstitucional desarrollada en diferentes contextos socioculturales del proyecto Una Computadora por Alumno - Projeto Um Computador por Aluno (UCA) -, el artículo presenta un recorte de las prácticas pedagógicas con el fin de reflexionar sobre las prácticas educativas y culturales de los estudiantes y sus percepciones sobre el proyecto. A partir del abordaje teórico y metodológico basado en la investigación media-educativa, se discute un estudio de casos múltiples en cuatro escuelas públicas lo cual implicó observaciones de la vida escolar cotidiana, la formación en investigación, la intervención didáctica y grupos focales con estudiantes de diferentes clases de la escuela primaria. Para contextualizar la discusión, el texto realiza un levantamiento de las diferentes investigaciones realizadas que tenían como objeto el Proyecto UCA desarrolladas entre 2011 y 2014. A continuación, presenta la opción metodológica de la investigación y el debate sobre los aspectos específicos de las prácticas culturales y las percepciones de los estudiantes sobre el Proyecto. Finalmente, se presentan algunas consideraciones que muestran que la riqueza y la diversidad de estas prácticas en el mismo proyecto también se pueden entender como una polifonía de vocês de los estudiantes, profesores e investigadores como posibles interpretaciones que componen esta investigación como un espacio de la alteridad y de inmersión en la cultura digital. <![CDATA[Metodologias participativas e projeto UCA: a busca pela tecnologia como cultura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000200545&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No contexto complexo e mutável da cultura digital, as mídias se constituem em um importante espaço para a formação, tendo o importante papel de articular novas lógicas culturais que acarretam em rupturas para o âmbito escolar. Para compreender essa mudança, criam-se novos métodos de análise e investigação - as Metodologias Participativas -, estratégias de pesquisa-ação cujo objetivo é intervir em uma dada situação social. No foco da análise aqui proposta, tais metodologias ajudam a confrontar o desafio de envolver as tecnologias digitais na cultura da escola, por meio da participação dos diferentes sujeitos envolvidos. Dois estudos de caso qualitativos sobre o projeto Um Computador por Aluno, realizados em 2012 nas escolas de Santa Catarina e Bahia, constituem a primeira etapa da pesquisa apresentada. Os resultados dizem respeito a uma inserção da tecnologia de forma "verticalizada" e a um processo desmotivador que atravessa diversas instâncias das escolas, desde o planejamento até as relações em sala de aula. A partir dessas considerações, a segunda etapa de pesquisa propõe uma intervenção didático-pedagógica em uma das quatro escolas investigadas. As metodologias de vídeo e fotografia participativas são escolhidas como possibilidades de ação-reflexão-ação que tematizam a própria realidade sociocultural, agregando o potencial de compartilhamento das experiências. Os resultados apontam para a importância da realização de atividades criativas, adequadas a uma concepção social de aprendizagem, para a centralidade da agência de crianças e jovens, junto à necessidade de redefinir as relações entre professor e aluno, em uma perspectiva mais "horizontal" do processo de ensino-aprendizagem.<hr/>In the complex and changing context of digital culture, the medias become an important space for education, as they have the crucial role of articulating new cultural logics that lead to disruptions in the school environment. To understand this change, new methods of analysis and research have been created, the so-called Participatory Methodologies. They are action research strategies that aimed at intervening in a given social situation. In the analysis proposed here, such methodologies will help us to address the challenge of involving digital technologies in school culture, through the participation of different individuals involved. Two qualitative case studies about the Project One computer per student - Projeto Um Computador por Aluno (UCA) -, carried out in 2012 in the schools of Santa Catarina and Bahia, are the first of two phases of the research presented. The results concern a "vertical" form of technology insertion at schools, which led to frustration and demotivation at several levels. Starting from these considerations, the second stage of research proposes a pedagogical intervention in one of the four schools. The methodologies of participatory video and photography are chosen as possibilities of action-reflectionaction on the sociocultural reality of students through the experience of sharing. The results show the importance of carrying out creative activities, appropriate to a social conception of learning, as well as the centrality of children and youth agency and a broader need to rede-fine the relationship between teacher and student, in a more "horizontal" perspective of teaching and learning process.<hr/>Dans le contexte complexe et changeable de la culture numérique, les médias deviennent comme un important espace pour la formation et l'articulation de nouvelles logiques culturelles qui conduisent à des ruptures dans l'environnement scolaire. Pour comprendre ce changement, des nouvelles methods d'analyse et de recherche sont développés, comme les Méthodes Participatives. Ils sont des stratégies de recherche et d'action qui visent intervenir dans une situation sociale. Ces méthodes de recherche nous aideront à affronter le défi d'impliquer les Technologies de la communication dans la culture propre de l'école, au moyen de la participation de diferentes personnes impliquées. Deux études de cas qualitatives sur le projet Un Ordinateur par Enfant (One Laptop per Child brésilienne), a été réalisée en 2012 dans les écoles de Santa Catarina et de Bahia. Les résultats concernent a une forme "verticale" de l'insertion des technologies de la communication dans les écoles, ce qui a conduit à la frustration et démotivation à plusieurs niveaux. A partir de ces considérations, nous avons proposé une intervention pédagogique et didactique dans une des quatre écoles investigueés. Les méthodologies de vidéo et de la photographie participative sont choisies comme possibilités d'action-réflexion-action sur la réalité socioculturelle des élèves à travers les expériences partageés. Les résultats montrent l'importance de mener des activités créatives appropriées à une conception sociale de l'apprentissage, de la centralité d'agence des enfants et des jeunes, et un besoin de redéfinir la relation entre l'enseignant et l'élève, dans une perspective plus "horizontale" de le processos d'enseignement et d'apprentissage. <![CDATA[Dispositivos móveis na escola: redefinição de ambientes e métodos de aprendizagem no contexto italiano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000200573&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute alguns estudos recentes que permite compreender a importância da análise das necessidades educativas na concepção da sala de aula digital e suas possíveis redefinições nos ambientes e métodos de aprendizagem. A reflexão refere-se à configuração e implementação de ambientes educativos inovadores por meio de tecnologias móveis na escola italiana. Recentemente, o foco no ensino ativo e na aprendizagem informal com a integração de dispositivos móveis tem-se refletido na metodologia da Flipped Lesson (aula invertida) e dos Episódios de Aprendizagem Situada (EAS), alguns dos métodos mais interessantes para apoiar a renovação da prática escolar. Estes métodos são baseados em trabalhos de grupo realizados em sala de aula e em casa com apoio de dispositivos digitais e em alguns casos, com o, Bring Your Own Device (BYOD) (Traga seu próprio dispositivo). A escolha do método de ensino adequado aos desafios atuais é fundamental em uma sociedade onde o uso da internet aumenta a cada dia e a possibilidade de estar sempre conectado propicia processos de aprendizagem difusa.<hr/>This article discusses some recent studies that allow us to understand the importance of analyzing the educational needs in the conceiving of the digital classroom and its possible redefinitions in the learning and methods environment. This paper also proposes a reflection on the implementation of innovative educational environments and settings through mobile technologies in Italian schools. Recently, the focus on active teaching and informal learning with the integration of mobile devices has reflected in the current Flipped Lesson and in the Episodes of Situated Learning EAL, some of the most interesting methods to support the renovation of school practice. These methods are based on group work both in the classroom and at home with digital devices and BYOD Bring Your Own Device model. Choosing the right teaching method to the current challenges is fundamental in a society where the use of the internet increases every day and the possibility of being always connected provides diffuse learning processes.<hr/>Recenti studi hanno messo in evidenza l'importanza dell'analisi dei bisogni nella progettazione delle classi digitali. Questo articolo propone una rifiessione sulla realizzazione di ambienti didattici innovativi in relazione agli impianti didattici che tengono conto dell'incremento della diffusione dei device mobile nella scuola italiana. Recentemente l'attenzione sulle didattiche attive e sugli apprendimenti informali integrati all'uso dei device mobile ha avuto particolare riscontro nelle correnti della Flipped lesson e degli Episodi di Apprendimento Situato, EAS, che si stanno posizionando come alcuni dei metodi più interessanti per sostenere il rinnovamento delle pratiche scolastiche. Questi metodi sono basati sul lavoro di grupo sia in aula che a casa con i dispositivi digitali e sul modello BYOD Bring Your Own Device (porta il tuo device a scuola). La scelta del metodo di insegnamento è perciò fondamentale in una società in cui l'uso di internet è in crescita e la possibilità di essere sempre più collegati durante l'intera giornata permettono processi di Pervasive Learning. <![CDATA[DocênciaS na/com a contemporaneidade: experiências (trans)formadoras em meio à cultura digital e em rede]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000200589&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo aborda as docênciaS na contemporaneidade, em meio à cultura digital e em rede. A multiplicidade, uma das marcas do mundo atual, convoca todos à distorção de olhares, maximização de percepções, escutas e odores, eclosão de paladares, para a vivência paradoxal, em dimensões atemporais e pluriespaciais. O diverso e o plural coexistem e, assim, são contraditórios, complexos e também instigantes. Para falar/pensar em processos formativos, docência e discência, neste contexto faz-se necessário plurificar. Dessa forma, justifica-se a expressão docências, com destaque para a letra S, plural, múltipla. Para tratar de um tema tão vasto e complexo, são apresentados três pontos de "flexão": 1) Oroboro: a persistência/insistência da docência apartada da discência; 2) a cultura digital e em rede: desdobrando ideias para a prática do desapego; 3) temas e dilemas atuantes como campo de possibilidades nas/com as docências contemporâneas. Todos estes pontos são desenvolvidos/debatidos por meio das pesquisas que foram realizadas nos últimos anos, em articulação com as experiências de docências, agenciadas pelas investigações sobre as práticas pedagógicas cocriadas na cibercultura.<hr/>This article discusses the teaching(S) (in the plural) in contemporary times, in the midst of digital culture and networked. The multiplicity, one of the hallmarks of today's world, calls all of us to the distortion of looks, maximizing perceptions, listens and smells, in an explosion of flavors, to the paradoxical experience in timeless and multi spatial dimensions. The diverse and plural coexist in a contradictory, complex and intriguing way. To talk/think about training processes, teaching and learning, in this context, it is necessary to capture and understand this movement in a plural sense. This context justifies the expression teaching in a plural, multiple dimension. To deal with a subject so vast and complex, the authors bring three points: 1) Oroboro: persistence/ insistence of teaching apart from learning; 2) digital and networked culture: unfolding ideas to practice detachment; 3) issues and dilemmas as active Field of possibilities in/with contemporary teaching(S). All these points are developed/discussed by researches conducted by the authors in recent years, together with the experiences of teaching(S), handled by research on teaching practices created in co-authorship in cyber culture.<hr/>Este artículo aborda las enseñanza(S) en la contemporaneidad en medio de la cultura digital y en red. La multiplicidad, una de las características del mundo de hoy, llama a la distorsión de las miradas, percepciones, maximizando escucha y olores, a una explosión de sabores, a la experiencia paradójica, en dimensiones con característica atemporal y multiespacial. Lo diverso y lo plural coexisten de manera contradictoria, compleja y estimulante. Para hablar / pensar en procesos de capacitación, enseñanza y aprendizaje en este contexto, es necesario pensar de modo plural. Justifica, así, la expresión enseñanza(S), especialmente la letra S, plural, múltiple. Para hacer frente a un tema tan vasto y complejo, son presentado tres puntos de inflexión: 1) Oroboro: persistencia/insistencia aparte de la enseñanza; 2) la cultura digital y en red: se desdoblan ideas para practicar el desapego; 3) las cuestiones y dilemas como campo activo de posibilidades en/con enseñanza(S) contemporáneas. Todos estos puntos se desarrollan por medio de las investigaciones que fueron desarrolladas en los últimos años, articuladas a las experiencias de enseñanza(S) sobre las prácticas pedagógicas fundadas en coautoría en la cibercultura. <![CDATA[As condições de aprendizagem escolar, as culturas juvenis e o uso das TICs no ingresso do Ensino Médio: o problema da transmissão entre os jovens e os professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000200613&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Se estudian las problemáticas de la relación entre culturas juveniles y el aprendizaje, así como los procesos transmisión entre jóvenes y profesores, en el primer año de la Escuela Media. Se trata de un diseño cualitativo de casos estudiados en profundidad. El mismo comprende una comparación entre jóvenes y profesores. Se utilizan las técnicas de la entrevista semiestruturada y el grupo de discusión. Los objetivos generales son explorar y describir los significados que adquieren para las identidades juveniles la incorporación de los medios de comunicación masiva, así como el consumo y producción de culturas juveniles y el impacto que introducen dichos significados en los procesos de transmisión generacional entre los docentes y los jóvenes. A partir de los resultados, se proponen tres discusiones: la masificación que comporta para los jóvenes el consumo de culturas juveniles en el primer año de la Escuela Media, no permite visualizar y podría encubrir las relaciones de violencia interpersonal y de desigualdad entre ellos mismos, así como sus posiciones de productores culturales; existe para los jóvenes una marcada disociación en el aula, entre, por un lado, las interacciones entre pares y consumo/producción de culturas juveniles, y, por otro, la cultura escolar y el proceso de aprendizaje; la problemática de atención/desatención de los jóvenes en el proceso de aprendizaje en el aula, está vinculada con el proceso de transmisión que se produce entre docentes y estudiantes en el ingreso a la Escuela Media.<hr/>No presente artigo se estuda as problemáticas da relação entre as culturas juvenis e a aprendizagem, assim como os processos de transmissão entre os jovens estudantes e os professores no primeiro ano do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de casos estudados em profundidade, na qual se realiza uma comparação entre os jovens estudantes e os professores. Utilizam-se técnicas de entrevistas semiestruturadas e o grupo de discussão. Os objetivos gerais são os de explorar e descrever os significados que adquirem para as identidades juvenis a incorporação dos meios de comunicação massiva, assim como o consumo e produção de culturas juvenis e o impacto que introduzem os ditos significados nos processo de transmissão geracional entre os docentes e os jovens estudantes. A partir dos resultados, propõem-se três eixos de discussões: a massificação que comporta para os jovens o consumo de culturas juvenis no primeiro ano do Ensino Médio não permite visualizar e poderia ocultar as relações de violência interpessoal e de desigualdade entre eles, assim como suas posições de produtores culturais; existe para os jovens uma marcada dissociação na aula, entre, por um lado, as interações entre pares e o consumos/produção de culturas juvenis, e, por outro, a cultura escolar e o processo de aprendizagem; a problemática de atenção/desatenção dos jovens no processo de aprendizagem na aula está vinculada ao processo de transmissão que se produz entre os docentes e os estudantes no ingresso á Escola Média.<hr/>In the present paper that comprises the problems of the relation between young cultures and learning are studied, as well as the transmission problems between young people and teachers, in the first year of Middle School. It is a qualitative research which studied deeply some cases. The research makes a comparison among young students and teachers. We use two techniques of research: the semi structured interview and the discussion group. The general objectives are explore and describe the meanings that the incorporation of mass media of communication gets for the for young identities, as well as the consumption and production of young cultures and the impact which introduces their meanings into the generational transition process between teachers and young people. From our results, we propose three discussion axes: the massification which involves for young people the consumption of young cultures in the first year of Middle School, does not allow visualize, and it could cover up interpersonal violence relations and inequality among themselves as well as their positions of cultural producers; it does exist for young people a marked dissociation in the classroom: on one side, there are the interactions between the group members and consumption/ production of young cultures, and, on the other side, the school culture, and the learning process; the problem of attention/ inattention of young people in the learning process in the class, is linked to the transmission process, which is produced between teachers and students in the entry into the Middle School. <![CDATA[Parceria interinstitucional entre universidade e movimento social do campo para a formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000200641&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo é parte de estudos realizados no mestrado em educação e tem por objetivo discutir a concepção de educação apresentada no Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da Terra desenvolvido na Universidade do Estado de Mato Grosso entre 1999 e 2003 e aquela difundida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Objetiva, ainda, analisar de que forma se estabeleceu a parceria com a universidade na realização do curso Pedagogia da Terra. É um estudo de abordagem qualitativa e constou de análise de documentos e entrevistas semiestruturadas aplicadas aos gestores da política, aos docentes e a estudantes. Os materiais analisados mostram que a concepção de educação difundida no curso foi objeto de tensionamentos, embates e fortes enfrentamentos entre a universidade e o movimento social. Havia dois projetos em disputa, e cada um difundia concepções de educação e sociedade muito distintas. Por um, constatou-se que o trabalho educativo dos movimentos vai além da base curricular tida como oficial e que, por mais que exista interação entre saberes dos movimentos e da universidade, os conflitos tenderão a aparecer, pois os projetos educativos de uma e de outra parte não coincidem e, por vezes, se antagonizam.<hr/>This paper is part of studies in master's degree in education and aims to discuss the conception of education presented in the Pedagogical Project of the Land Pedagogy course, developed at the University of the State of Mato Grosso between 1999 and 2003, and that disseminated by Landless Rural Workers' Movement (MST). It also aims to examine how partnership with the university in making the Land Pedagogy course was established. It is a qualitative study and consisted of documents analysis and semi-structured interviews applied to policy managers, teachers and students. The materials analyzed show that the concept of education spread in the course was object of tensions, questionings and strong confrontations between the university and the social movement. There were two competing projects, and each one diffused very different conceptions of education and society. Finally, it was found that the educational work of the movements, goes beyond the basic curriculum taken as official, and even though there is interaction between knowledge of the movements and the university, the conflicts tend to appear, since the educational projects from one part or another do not coincide and sometimes are antagonized<hr/>Cet article fait partie d'études de maîtrise en éducation et vise à discuter la conception de l'éducation présentée dans le Projet Pédagogique du Cours de Pédagogie de la Terre et diffusée par le Mouvement des travailleurs ruraux sans terre (MST). Le but est encore analyser comment la partenariat avec l'université a eté établie pour la réalisation du Cours de Pédagogie de la Terre, développé à l'Université de l'État du Mato Grosso, entre 1999 et 2003. Il s'agit d'une approche qualitative et composée de l'analyse des documents, des entretiens semi- structurés appliqués aux gestionnaires de politiques, aux enseignants et aux étudiants. Les matériaux analysés montrent que la conception de l'éducation present au cours a été point de tensions , de conflits et de fortes affrontements entre l'université... <![CDATA[Genealogia foucaultiana e políticas educacionais: possibilidades analíticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000200665&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo aborda a importância da genealogia foucaultiana na análise de políticas educacionais. Para tal, foi dividido em quatro seções. Na primeira seção, argumenta-se que a genealogia foucaultiana, de forte inspiração "nietzschiana", é uma forma de análise que se opõe à história como busca da "origem" (Ursprung), pois procura compreender os objetos de estudo a partir de sua trama histórica, buscando desnaturalizar tudo aquilo que é visto como se estivesse desde sempre aí, no mundo. Ao problematizar, descrever e analisar os ditos sobre políticas educacionais, a genealogia possibilita visibilizar os processos de constituição dessas políticas. Na segunda, terceira e quarta seções, são apresentadas três pesquisas nas quais a genealogia foucaultiana se constituiu como possibilidade analítica: a primeira tem como foco central As políticas educacionais, a emergência da administração da educação e seu deslocamento para a gestão educacional; a segunda pesquisa apresenta as condições de proveniência e emergência do movimento Todos Pela Educação e anuncia a instituição da performatividade como um de seus principais efeitos no cenário educacional brasileiro na atualidade; e a terceira pesquisa, ao analisar como as Políticas de Assistência Social, utilizando a educação escolarizada como lócus privilegiado de efetivação, operam sobre a população na atualidade e que implicações tais políticas vêm produzindo na escola contemporânea, lança um olhar genealógico para a forma de constituição dessas políticas no presente.<hr/>This paper addresses the importance of Foucault's genealogy to the analysis of education policies. The paper has been divided into four sections. In the first section, the authors argue that Foucault´s genealogy, under strong Nietzsche´s inspiration, is a kind of analysis that opposes the idea of history as a search for "origin" (Ursprung), as it seeks to understand the study objects by considering their historical plot, in an attempt to denaturalize all that is seen as if it had always been there in the world. By problematizing, describing and analyzing what is said about education policies, the genealogy enables us to evidence the processes of constitution of such policies. In the second, third and fourth sections, the authors present three researches in which Foucault´s genealogy was employed as an analytical tool .The first research focuses on the Education policies, the emergence of education administration and its displacement to education management. The second research presents the conditions for provenience and emergence of the movement known as Everyone for Education and points out theinstitution of performativity as one of their major effects on the Brazilian education scenario nowadays. The third research analyzes both the way that Social Assistance Policies have operated on the population through the use of school education as a privileged locus and the implications of such policies in the contemporary school, and it also takes a genealogical look to the constitution of those policies at present.<hr/>En este artículo aborda la importancia de la genealogía foucaultiana en el análisis de políticas educacionales. El trabajo fue dividido en cuatro secciones. En la primera sección, se argumenta que la genealogía foucaultiana, de fuerte inspiración "nietzscheana", es una forma de análisis que se opone a la historia como búsqueda del "origen" (Ursprung), pues procura comprender los objetos de estudio a partir de su trama histórica, indagando desnaturalizar todo aquello que pasa a ser visto como si estuviera desde siempre allí, en el mundo. Al problematizar, describir y analizar los discursos sobre políticas educacionales, la genealogía posibilita visibilizar los procesos de constitución de esas políticas. En la segunda, tercera y cuarta sección, las autoras presentan tres investigaciones en las cuales la genealogia foucaultiana se constituyó como herramienta analítica. La primera investigación presentada tiene como foco central Las políticas educacionales, la emergencia de la administración de la educación y su desplazamiento para la administración educacional. La segunda investigación presenta las condiciones de procedencia y emergencia del movimiento Todos Por la Educación y anuncia la institución de la performatividad como uno de sus principales efectos en el escenario educacional brasilero en la actualidad. La tercera investigación, al analizar como las Políticas de Asistencia Social - utilizando la educación escolar como lugar privilegiado de eficacia - operan sobre la población en la actualidad y que implicaciones estas políticas vienen produciendo en la escuela contemporánea y lanza una visión genealógica para la forma de constitución de tales políticas en el presente. <![CDATA[Contribuições filosóficas e sociológicas sobre a infância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000200689&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O fio condutor deste artigo encontra-se em algumas contribuições filosóficas e sociológicas sobre a história da infância e suas repercussões nas relações educativas. Uma revisão teórica sobre a história da infância fez sobressair, na antiguidade, uma infância excluída, abandonada, sem afeto; posteriormente, na modernidade, uma infância constituída por um "outro-criança" com direitos jurídicos reconhecidos, portanto, um "outro" igual, mas diferente; e a infância da contemporaneidade representada por um "outro-criança" diferente, mas igual em direitos. Dessa forma, o desafio para os educadores atuais consiste em saber relacionar-se com a alteridade paradoxal da criança, diferente e igual em direitos, exercendo uma hierarquia horizontal que possibilite a construção da identidade e a busca de autonomia das crianças.<hr/>The central core of this article is to be found in some philosophical and sociological contributions on the history of childhood and its repercussions on educational relationships. A theoretical revision of the childhood history led to a childhood of exclusion, abandoned, without affection in ancient times, and later on, in modern times, resulted in a childhood constituted by "another child", with recognized legal rights. However, this equal, but different "other" and the contemporary childhood represented by "another child" is different, but has equal rights. So, the challenge for current educators consists of knowing how to relate with paradoxical alternating recognition of the different childhood, but with equal rights, exercising an horizontal hierarchy that enables the construction of identity and the search of the children´s autonomy.<hr/>El hilo conductor del presente artículo se encuentra en algunas contribuciones filosóficas y sociológicas acerca de la historia de la infancia y sus repercusiones en las relaciones educativas. Una revisión teórica acerca de la historia de la infancia mostro una concepción, en la antigüedad, una infancia excluida, abandonada, sin afecto; posteriormente, en la modernidad, una infancia constituida por un "otro - niño" con derechos jurídicos reconocidos, por lo tanto un "otro" igual, pero diferente; es la niñez contemporánea representada por un "otro - niño" diferente, pero con igualdad de derechos. De esta forma, el desafío para los actuales educadores consiste en saber relacionarse con la alteridad paradójica del niño, diferente e igual en derechos, ejerciendo una jerarquía horizontal que posibilite la construcción de la identidad y la búsqueda de autonomía en la infancia. <![CDATA[Origem e evolução do paradigma da escola eficaz e seus desdobramentos no contexto atual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000200707&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo esboça uma evolução histórica das pesquisas em efetividade escolar, abarcando as noções de efeito-escola e escola eficaz, pois tais noções foram construídas historicamente e compõem a evolução e a adoção desse conceito a partir dos anos de 1980 quando se inicia a investida neoliberal nas reformas dos sistemas de ensino. Dessa forma, objetiva-se apresentar o processo de evolução, mutação e adaptação de tal paradigma a cada contexto político-econômico até sua última forma no contexto globalizado e neoliberal. Para tanto, utiliza-se exaustiva revisão bibliográfica tendo como categorias de análise a escola eficaz e o efeito-escola, os conceitos de eficácia, e��ciência e efetividade, e a aplicação de tais conceitos na reforma da política educacional engendrada nos anos de 1980 e 1990. Conclui-se que o paradigma da escola eficaz evoluiu e no contexto atual se materializa nas "políticas de resultados", "políticas de performance" ou "políticas de evidências" que deflagra uma visão estreita e mecânica dos processos educativos.<hr/>In this article we sketch a historic evolution of the researches in scholastic effectiveness, including the notions of effect-school and efficient-school, because these notions were constructed historically and they consist the evolution and the adoption of this concept from the years 1980, when the neoliberal model starts to be introduced in the reforms of the educational system. Thus, this article aims to present the evolution process, mutation and adaptation of such paradigm in each economic policy context, till its last form in the globalized context. Therefore exhaustive bibliographic revision is used, having as categories of analysis the efficient school and the effect-school; the concepts of efficacy, efficiency and effectiveness; and the application of this concepts in the reform of educational policies engendered in the years 1980 to 1990. We conclude that the paradigm of the efficient school has developed and in the curent context materializes itself in the" policies of results", or "policies of performance" or" policies of evidences" that deflagrate a narrow and mechanic view of the educational processes.<hr/>Dans cet article, nous présentons un développement historique de la recherche sur l'efficacité scolaire, qui englobe les notions d'effet-école et de l'école efficace, car ces notions sont historiquement construites et comprennent l'évolution et l'adoption de ce concept à partir des années 1980, lorsque commence les réformes néolibérales dans les systèmes éducatifs. L'objectif est de presenter le processus de l'évolution, mutation et adaptation de ce paradigme dans chaque contexte politique-économique jusqu'à son dernièr mode dans le contexte de la mondialisation et de le néolibéralisme. Par conséquent, nous utilisons exhaustive revue de la littérature ayant comme les catégories d'analyse l'école efficace et l'effet-école, les concepts d'efficace, d'efficience et d'effectivité et l'application de ces concepts dans la réforme de la politique éducative a engendré dans les années 1980 et 1990. Nous concluons que le paradigme de l'école efficace a évolué dans le contexte actuel et se matérialise dans les "politiques des résultats", "politiques des performance" ou "politiques des preuves" qui déclenche une vision étroit et mécanique des les processus éducatifs. <![CDATA[Adolescentes e suas más companhias: lunáticos, criminosos, e pervertidos sexuais [sobre a obra Adolescence de Stanley Hall]]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000200739&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nas duas últimas décadas do século XIX verificam-se nos Estados Unidos atenções se concentrando sobre a criança, tanto nos estudos sobre a infância - que desembocaram na institucionalização de um novo campo de investigação, o "child study" - quanto nas práticas de socialização - que incluíram o chamado "kindergarten movement". Na virada do século XX, começam a ser publicados trabalhos sobre o adolescente e a adolescência, seminais quer em relação ao tema quer em relação às disciplinas que emergiam ou caminhavam para a consolidação no campo acadêmico, tais como: Sociologia e Antropologia, no primeiro caso, e Psicologia, no segundo. Esse fenômeno é especialmente visível nos Estados Unidos, onde são flagrantes as associações entre adolescência e criminalidade, assim como o são as referências à obra de G. Stanley Hall, Adolescence: its psychology and its relations to physiology, anthropology, sociology, sex, crime, religion and education, publicada pela primeira vez em 1904, considerada matriz das futuras pesquisas no âmbito dos estudos sociais e psicológicos. Ainda que tenham contribuído para borrar o mito da criança imaculada, os experimentos com crianças de Hall não chegaram a perfilá-las com os endiabrados; no entanto, o adolescente de Hall veio a lume acompanhado dos "primitivos" e "selvagens", assim como dos criminosos, loucos, e sexualmente desajustados, ou seja, a adolescência como conceito psicossocial nasceu referida aos grupos mais baixos na escala evolutiva. Hall explica toda a adolescência com base na teoria da recapitulação, tanto o seu desenvolvimento fisiológico como o seu crescimento intelectual e social.<hr/>In the last two decades of the 19th century, in the United States, attentions are focused on the child, both in relation to the studies on childhood - that resulted in the institutionalization of a new field of research, the "child study" - and the practices of socialization - which included the so-called "kindergarten movement". At the turn of the century, seminal works about teenagers and teen years begin to be published, both in relation to the subject and to the disciplines that have emerged or consolidated in the academic field, such as: Sociology and Anthropology, in the first case, and Psychology, in the second. This phenomenon is particularly visible in the United States, where associations between adolescence and crime are flagrant, as well as the references to the work of G. Stanley Hall, Adolescence: Its Psychology and Its Relations to Physiology, Anthropology, Sociology, Sex, Crime, Religion and Education, First published in 1904, and considered matrix of future research within the social and psychological studies. Even though they contributed to smudge the myth of immaculate child, the Hall's experiments with children haven´t reached to align them with the impish; however, the adolescent of Hall came to light accompanied by the "primitive" and "savage", as well as the criminals, lunatics, and sexually dysfunctional, i.e. the adolescence as psychosocial concept was born referred to lowest groups in evolutionary scale. Hall explains the entire adolescence on the basis of the theory of recapitulation, both their physiological development and intellectual and social growth.<hr/>En las dos últimas décadas del siglo XIX se verifica, en los Estados Unidos, una concentración sobre los niños, tanto en los estúdios sobre la infancia - que desembocaron en la institucionalización de un nuevo campo de investigación, el "child study" - cuanto en las prácticas de socialización - que incluyeron el llamado "kindergarten movement". Con la virada del siglo comienzan a ser publicados trabajos seminales sobre los adolescentes y la adolescencia, sea estas en relación al tema, sea en relación a las asignaturas, que emergían o caminaban para la consolidación en el campo académico, tales como: la Sociología y la Antropología, en el primer caso, y la Psicología, en el segundo. Ese fenómeno es especialmente visible en los Estados Unidos, donde son evidentes las asociaciones entre la adolescência y la criminalidad, así como lo son las referencias a la obra de G. Stanley Hall, Adolescence: Its Psychology and Its Relations to Physiology, Anthropology, Sociology, Sex, Crime, Religion and Education, publicada por la primera vez en 1904, y considerada la matriz de las futuras investigaciones en el ámbito de los estudios sociales y sicológicos. En esse sentido, aunque haya contribuido para borrar el mito de la niñez inmaculada, los experimentos con niños de Hall, no llegaron a perfilarlos como seres endiablados; ya el adolecente de Hall, no vino acompañado solamente de adjetivos como "primitivos" y "salvajes", sino también de criminosos, locos y sexualmente desajustados; o sea, la adolescencia como concepto psicosocial nació refiriéndose a los grupos más bajos en la escala evolutiva. Hall explica toda la adolescencia con base en la teoría de la recapitulación, tanto en su desarrollo ��siológico, como en su crecimiento intelectual y social. <![CDATA[Sala de Recursos Multifuncional para alunos com deficiência intelectual: uma análise da proposta do Ministério da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000200759&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo expõe o resultado de uma pesquisa documental e bibliográfica que teve como objetivo investigar a proposta do Ministério da Educação (MEC) para a realização do trabalho docente com alunos com deficiência intelectual na Sala de Recursos Multifuncional (SRM). Para tanto, priorizou-se publicações divulgadas pelo MEC que orientam a ação desses professores. À luz da Teoria Histórico-Cultural, analisa-se a concepção de desenvolvimento humano, de aprendizagem e de mediação docente (ensino) subjacente às orientações anunciadas. Destaca-se ainda a importância atribuída (ou não) aos conteúdos escolares. Ao final dessa pesquisa, pode-se dizer que as orientações propostas pelo MEC defendem uma perspectiva de educação que confere demasiada importância à espontaneidade. Assim, tem características antagônicas aos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Constata-se que a preparação direcionada aos professores se encontra imbuída de características que denotam ênfase em procedimentos técnicos e na disponibilização do uso de recursos. Dessa forma, entende-se que a organização de uma ação educacional que impulsione o desenvolvimento intelectual dos alunos exige uma contra proposta que valorize a mediação docente e a apropriação dos conteúdos.<hr/>The article exposes the result of a documentary and bibliographic research that aimed to investigate the Ministry of Education proposal (MEC) directed to students with intellectual disabilities in the Multifunctional Resource Room (SRM). Thus, legal normative proposed by the Brazilian Ministry of Education and Culture (MEC) that support and guide rightfully the action of these professors have been prioritized. In the light of Historic-Cultural Theory, the concept of human development, of learning and teaching mediation (education) underlying the guidelines announced by MEC, are analyzed. It is also highlighted the importance attached (or not) to the school content. At the end of this research we can say that the guidelines published by MEC advocate a spontaneous education whose characteristics are antagonistic to the assumptions of the Historic- Cultural Theory and we can also say that the organization of a educational action covering the necessities of the students requires a counter proposal that values teaching mediation and the ownership of content. It is noticed that the preparation directed towards teachers is imbued with characteristics that denote emphasis on technical procedures and the use of available resources. So, it is understood that the organization of an educational action boosts students´ intelectual development demands a counter proposal that gives value to the teaching mediation and appropriation of content.<hr/>El artículo expone el resultado de una búsqueda documental y bibliográfica que tuvo como objetivo investigar la propuesta del Ministerio de Educación (MEC) para llevar a cabo las actividades de enseñanza con los alumnos con discapacidad intelectual en las Clases de Recursos Multifuncionales (SRM). Por lo tanto, damos prioridad a las publicaciones editadas por el MEC para guiar la acción de estos profesores. Se analiza a la luz de la Teoría Histórico-Cultural el concepto de desarrollo humano, el aprendizaje y de la mediación (enseñanza) que subyace a las directrices anunciadas; Destacamos también la importancia (o no) a los contenidos escolares. Al final de esta investigación se puede afirmar que las directrices publicadas por el MEC defienden una perspectiva de educación que le otorga demasiada importancia a la espontaneidad. Así, tiene características antagónicas a los presupuestos de la Teoría Histórico-Cultural. También constatamos que la preparación dirigida a los professores está impregnada de características que denotan énfasis en los procedimientos técnicos y el uso de los recursos disponibles. Entendemos que la organización de una acción educativa que traería el desarrollo intelectual de los estudiantes requiere una propuesta distinta, que valora la mediación enseñanza y la apropiación de los contenidos. <![CDATA[O ECA e a violência na sala de aula: vulnerabilidade da escola brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000200789&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo trata de uma pesquisa quanti-qualitativa exploratória sobre a produção do fenômeno violência em espaço escolar, especificamente a violência cometida por professores em sala de aula contra crianças e adolescentes, explicitando a vulnerabilidade institucional que essa violência gera. O objetivo é abrir uma chave interpretativa sobre violência em sala de aula por professores contra alunos à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do mecanismo da produção da cultura da violência, a partir desse entrecruzamento. As fontes foram o ECA e 184 histórias de escolarização produzidas nos anos de 2004, 2007 e 2010 por alunos do Curso de Pedagogia oferecido pela Faculdade de Ciências e Letras, campus de Araraquara, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), que diziam respeito às experiências vivenciadas na escolarização básica. As narrativas foram trabalhadas por meio de uma inflexão à Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), configurando uma análise categorial que permitiu uma base empírica que dialogou, analiticamente, com as prescrições do ECA. Dos resultados, pode-se destacar que os professores cometem violência contra alunos na sala de aula de várias maneiras e por diferentes razões em todos os níveis de ensino; o tipo de violência mais cometida é a verbal; o contexto das situações em que ocorrem essa violência é, sobretudo, o de aprendizagem de algum conteúdo; a faixa etária mais atingida é de 8 a 9 anos; o ECA não é respeitado por professores no âmbito da relação professor-aluno. Sendo assim, esse conjunto gera vulnerabilidade da escola.<hr/>This is a exploratory quantitative and qualitative research about school violence production, mainly when it is committed by teachers against children and adolescents, since it demonstrates the vulnerability of the institution caused by the violence. The goal is to understand the violence committed by teachers in the classroom in face of the Child and Adolescent Statute (ECA) and the violence production mechanism, from this network. The sources were composed of ECA and 184 school stories produced in 2004, 2007 and 2010 by Pedagogy course students, offered by the College of Science and Arts - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) in the campus of Araraquara, state of São Paulo. The narratives were carried out through the inflexion to the Content Analysis technique (BARDIN, 1977), setting a categorical analysis, which allowed an empirical basis that refers to the requirements of ECA. The results highlighted that teachers commit violence against students in many ways and for different reasons at all educational levels; the verbal violence is the most committed one; the context of the situations in which this violence occurs happens specially toward learning; the most affected group is aged 8 or 9 years old, which corresponds to the 3rd grade of Elementary School Cycle I; teachers don't respect ECA regarding the teacher-student relationship. This set of factors produces the school vulnerability.<hr/>Se trata de una pesquisa de corte cuantitativocualitativa exploratoria sobre la producción del fenómeno violencia en el espacio escolar, específicamente, la violencia cometida por profesores en aula contra niños y adolescentes, explicitando la vulnerabilidad institucional que esa violencia genera. El objetivo es abrir una llave interpretativa sobre violencia en el aula por profesores contra alumnos a la luz del Estatuto del Niño y del Adolescente (ECA) y del mecanismo de producción de la cultura de la violencia, desde ese entrecruzamiento. Las fuentes fueron el ECA y 184 historias de escolarización producidas en 2004, 2007 y 2010 por alumnos del Curso de Pedagogía ofrecido por la Facultad de Ciencias y Letras - Campus de Araraquara de la Universidad Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Brasil) que decían respeto a las experiencias vividas en la escolarización básica. Las narrativas fueron trabajadas por médio de una inflexión al Análisis de Contenido (BARDIN, 1977), configurando un análisis de categorías que permitió una base empírica que dialogó, analíticamente, con las prescripciones del ECA. Algunos resultados pueden ser destacados: los profesores cometen violência contra alumnos en el aula de varias formas y por diferentes razones en todos los niveles de enseñanza; la violencia más cometida es la verbal; el contexto en el que ocurre esa violência es, fundamentalmente, el de aprendizaje de algún contenido; el grupo etario más atingido es el grupo de 8 a 9 años (3ª serie de la Enseñanza Fundamental Ciclo I); el ECA no es respetado por profesores en el ámbito de la relación profesor-alumno. Así, ese conjunto genera vulnerabilidad de la escuela. <![CDATA[A pesquisa de Goethe com as cores e a educação fenomenológica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000200805&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta os fundamentos da Teoria das Cores de Goethe. As cores fisiológicas e físicas apresentam dois princípios: de complementaridade e intensificação. O método de pesquisa de Goethe é conhecido como fenomenológico. Em sua abordagem do fenômeno, não há uma redução às representações mecânicas e geométricas, e seu foco é a qualidade do fenômeno. O círculo cromático é composto através da pesquisa com as cores fisiológicas e físicas, o autor apresenta seis cores em vez de sete como no prisma de Newton. A observação fenomenológica do céu confirma os estudos do prisma. A fenomenologia de Goethe é um processo de educação dos sentidos e da qualidade da cognição.<hr/>This article presents the fundamentals of Goethe's Theory of Colors. The physiological and physical colors present two principles: complementarity and intensification. Goethe's research method is known as phenomenological. In his method approach to the phenomenon, there is not a reduction to the mechanical and geometric representations. Its focus is the quality of the phenomenon. The color wheel is made through research with the physiological and physical colors. The author presents six colors instead of seven as in Newton's prism. The phenomenological sky observation confirms studies of the prism. Goethe's phenomenology is a process of education of the senses and the quality of cognition.<hr/>El presente artículo presenta los fundamentos de la teoría de los colores de Goethe. Los colores fisiológicos y físicos presentan dos principios: el de complementariedad y el de intensificación. El método de la investigación de Goethe es conocido como fenomenológico. En su abordaje del fenómeno, no hay una reducción a las representaciones mecánicas y geométricas, su foco es la cualidad del fenómeno. El círculo cromático es compuesto por medio de una investigación con los colores fisiológicos y físicos, el autor representa seis colores en vez de siete como en el prisma de Newton. La observación fenomenológica del cielo confirma los estudios del prisma. La fenomenología de Goethe es un proceso de educación de los sentidos y de la cualidad de cognición. <![CDATA[Produção discursiva de uma política curricular organizada em ciclos: a criação do ciclo básico de alfabetização em Várzea Grande - MT]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000200823&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo problematizamos os tensionamentos entre o currículo por ciclos e o currículo por série no contexto da política curricular do município de Várzea Grande, MT. O objetivo do estudo é compreender as relações de poder estabelecidas em processos de produção de políticas de currículo, considerando a coexistência de organizações curriculares antagônicas. O aporte teórico-metodológico que fundamenta o estudo encontra-se pautado na compreensão da constituição da política de currículo em um movimento cíclico (BALL; BOWE, 1992) e como discurso (LACLAU, 1986, 1996; MOUFFE, 2003). As considerações sobre currículo organizado por ciclos e política curricular se fundamentam em Moreira (1990), Freitas (2003), Lopes (2005), Araújo (2006), Oliveira (2008), Mainardes (2007, 2009) e Silva (2010). O poder que permeia a disputa entre o currículo organizado por ciclos, aqui representado pelo Projeto de Reorganização do Ensino Fundamental e Implantação do Ciclo Básico de Alfabetização Cidadã e o currículo por série, é um movimento que acontece no interior da política curricular do município pesquisado. Esse movimento de poder permite que haja tensões no campo curricular em busca da hegemonia pela universalidade de um único currículo apenas. O que esta pesquisa mostra é que essa busca se dá de modo constante, o que impossibilita afirmar a hegemonia desta ou daquela forma de organização curricular.<hr/>In this paper the tensions between a cyclebased curriculum and a grade-based curriculum, in Várzea Grande - M T, a r e problematized. The study aims at understanding the power relations established in processes of production of curricular policies processes, considering antagonistic coexisting curricular organizations. The study is supported on a theoretic-methodological approach which is centrally based in the understanding of curricular policies being constituted in a cyclic movement (BALL, 2001, 2006) and as discourse (LACLAU, 1986, 1996; MOUFFE, 2003). The considerations about a cycle-based curriculum and curriculum politicy are founded in Moreira (1990), Freitas (2003), Lopes (2005), Araújo (2006), Oliveira (2008), Mainardes (2007, 2009), and Silva (2010). The power which permeates the dispute between the cyclebased curriculum - Project CBAC (2004) - and the grade-based curriculum is a movement within the curricular policy of the municipality of Várzea Grande. This movement of power allows tensions in the curricular field, in quest for the universality of one single curriculum. The investigation shows that such is a constant quest, what makes it impossible to assert the hegemony of one form of curricular organization, or the other.<hr/>En este artículo problematizamos la tensión entre el currículo por ciclos y el currículo por serie en el contexto de la política curricular del municipio de Várzea Grande-MT, Brasil. El objetivo del estudio es comprender las relaciones de poder establecidas en procesos de producción de políticas de currículo, considerando la coexistencia de organizaciones curriculares antagónicas. El aporte teóricometodológico que fundamenta el estudio se encuentra pautado en la comprensión de la constitución de la política de currículo en un movimiento cíclico (BALL, 2001 y 2005) y como discurso (LACLAU, 1986 e 1996; MOUFFE, 2003). Las consideraciones sobre currículo organizado por ciclos y política curricular se fundamentan en Moreira (1990), Freitas (2003), Lopes (2005); Araújo (2006), Oliveira (2008), Mainardes (2007 e 2009) e Silva (2010). El poder que permea la disputa entre el currículo organizado por ciclos - Proyecto Projeto de Reorganização do Ensino Fundamental e Implantação do Ciclo Básico de Alfabetização Cidadã CBAC (2004) - y el currículo por serie, es un movimiento que acontece en el interior de la política curricular del municipio de Várzea Grande. Ese movimiento, de poder, permite que haya tensiones en el campo curricular buscando apenas, la hegemonía por la universalidad de un único currículo. Lo que esta investigación nos muestra es que esa búsqueda acontece de modo constante, lo que nos imposibilita afirmar la hegemonía de esta o de aquella forma de organización curricular. <![CDATA[Na produtiva confluência entre educação e comunicação, as pedagogias culturais contemporâneas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732015000200843&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta uma discussão sobre a produtividade do conceito de pedagogias culturais em estudos brasileiros que aproximam educação e comunicação. Analisa-se, em teses e dissertações, como os pesquisadores operam com o conceito e o que conseguem mostrar acerca dos modos como se engendram as pedagogias que formam os sujeitos do presente. O corpus de análise foi composto por doze trabalhos coletados no banco de teses e dissertações da CAPES. O referencial teórico do estudo é subsidiado por autores que tratam de pedagogia e de pedagogias culturais, como Jorge Larrosa (1994), Steinberg e Kincheloe (2004), Giroux (1994), Fischer (1997), Camozzato (2012), dentre outros. Os resultados da análise foram aglutinados em três modos de operação das pedagogias culturais apontados nas pesquisas investigadas: a) representação de modos de ser sujeito; b) acionamento de complexo mercantil midiático; c) acionamento de técnicas de cuidados de si.<hr/>The article presents a discussion about the productivity of the Cultural Pedagogies concept under Brazilian studies that bring together education and communication. It analyzes, in theses and dissertations, how researchers operate with the concept and what they can show on how the pedagogies that form the subject of the present engender. The corpus of analysis was composed by twelve papers collected in the database of theses and dissertations from CAPES. The theoretical referential of the study is subsidized by authors that deal with pedagogy and cultural pedagogies as Jorge Larrosa (1994), Steinberg and Kincheloe (2004), Giroux (1994), Fischer (1997) and Camozzato (2012), among others. The analysis results were joined into three operating modes of cultural pedagogies pointed in the investigated researches: a) representation of diferents modes a subject can be; b) activation of midiatic complex market; c) activation of selfcare techniques.<hr/>El artículo presenta una discusión sobre la productividad del concepto de pedagogías culturales en los estudios brasileños que aproximan la educación y la comunicación. Analiza, en tesis y disertaciones, como los investigadores trabajaron con este concepto y como ellos consiguen mostrar las maneras en que se engendran las pedagogías que forman los sujetos en el presente. El cuerpo de análisis fue compuesto por doce artículos colectados en la base de datos de tesis y disertaciones de la CAPES. El marco teórico del estudio está referenciado por los autores que se ocupan de la pedagogía y las pedagogías culturales como Jorge Larrosa (1994), Steinberg y Kincheloe (2004), Giroux (1994), Fischer (1997) y Camozzato (2012), entre otros. Los resultados del análisis fueron agrupadas en tres modos de funcionamiento de las pedagogías culturales a partir de las investigaciones analizadas: a) representación de los modos de ser del sujeto; b) la activación del mercado de medios complejos; c) la activación de las técnicas de autocuidado.