Scielo RSS <![CDATA[Perspectiva]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-547320160001&lang=pt vol. 34 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732016000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732016000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A Arithmética e o Método Intuitivo nos manuais escolares do ensino primário (médio e superior/complementar) no Brasil e na França no final do século XIX e início do Século XX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732016000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo aborda, a partir de quatro manuais escolares, respectivamente, publicados no Brasil e na França, a presença de algumas caraterísticas do método intuitivo nas lições de aritmética apresentadas por Olavo Freire e Pierre Leyssenne, os quais procuraram colocar em suas obras os programas oficiais vigentes do ensino primário. Nesse sentido, o contexto histórico da escola primária dos referidos países, em tempos da publicação dos livros de Freire e Leyssenne, colaborou nas discussões promovidas. Portanto, apresentar as primeiras ideias de Pestalozzi sobre o método intuitivo e compreender o desenvolvimento dado por Ferdinand Buisson tornaram-se os objetivos traçados para este início de estudo, pois se na intuição sensível Buisson compartilhou das ideias de Pestalozzi, ele iria dele se distanciar ao desenvolver um trabalho inovador em duas outras áreas: a intuição intelectual e a intuição moral.<hr/>The article discusses, from four textbooks, respectively, published in Brazil and in France, the presence of some intuitive method features in arithmetic lessons presented by Olavo Freire and Pierre Leyssenne, who sought to put in their works the current official programs of elementary school. In this sense, in times of the publication of Freire and Leyssenne´s books, it is important to note that the historical context of primary school, of these countries, collaborated to the discussions promoted. Therefore, present the first Pestalozzi's ideas on the intuitive method and understand the development given by Ferdinand Buisson became the goals set for this early study, because, if the sensitive intuition Buisson shared of Pestalozzi's ideas, he would distance himself from it by developing an innovative work in two other areas: intellectual intuition and moral intuition.<hr/>L'article examine à partir de quatre manuels, respectivement publiés au Brésil et en France, la présence de certaines caractéristiques de la méthode intuitive dans les leçons arithmétiques présentés par Olavo Freire et Pierre Leyssenne, qui visait mettre dans ses oeuvres les programmes officiels actuels de l'enseignement primaire. Dans ce sens, le contexte historique de l'école primaire de ces pays, au moment de la publication des livres de Freireet Leyssenne, a collaboré aux discussions promues. Donc, présenter les premières idées de Pestalozzi sur la méthode intutive et comprendre le développement donné par Ferdinand Buisson sont devenus les objectifs tracés pour ce début d‟étude, car si dans l'intuition sensible Buisson a partagé des idées de Pestalozzi, il ira d‟elles se distancer au dé... <![CDATA[A matemática na formação dos professores do ensino primário em Portugal, da reforma pombalina de 1772 até 1910]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732016000100041&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As escolas de formação de professores para os anos elementares desempenharam um papel central na formação do saber pedagógico em Portugal. Sendo assim, este artigo pretende contribuir para o conhecimento dos saberes matemáticos e do seu ensino desenvolvidos nestas escolas até 1910. Este estudo histórico documental baseou-se na legislação (leis, decretos, portarias, circulares e instruções enviadas às escolas). No texto, após uma breve caraterização da evolução das escolas normais, estudasse a presença da matemática sucessivamente: nos exames de acesso à profissão para os candidatos sem o curso das escolas normais; nos exames de acesso às escolas normais; nas disciplinas destas escolas; e nos conteúdos das disciplinas agrupados consoante os tópicos matemáticos. Quanto aos conteúdos matemáticos, dois eixos se tornaram claros. Se por um lado eles foram tornando mais complexos (incluindo, por exemplo, a álgebra ou os logaritmos), por outro desde muito cedo a matemática estudada envolve temas próximos de aplicações profissionais (contabilidade, agrimensura) e que fazem parte da função formativa das escolas primárias portuguesas no período em análise. O estudo destes programas mostra a construção gradual de um conjunto de saberes matemáticos, que vão para além do que o futuro professor teria que ensinar, onde são também apresentadas algumas sugestões de caráter metodológico, em linha com o que seria de esperar da gradual construção de uma cultura de escola de formação de professores do ensino primário.<hr/>Teacher training schools for elementary grades played a central role in shaping pedagogical knowledge in Portugal. So, this work aims to contribute to the understanding of mathematical knowledge and its teaching which were developed in these schools until 1910. This documentary historical study was based on legislation (laws, decrees, orders, circulars and instructions sent to schools) in which we looked for references to mathematics and its teaching. It is studied successively in the text, after a brief characterization of the evolution of normal schools, the presence of mathematics: in the entrance examinations for candidates without the normal schools‟ degree; in the entrance examinations to normal schools; in the disciplines of these schools; and in the content of these disciplines grouped according to the mathematical topics. As for the mathematical content, two axes have become clear. On the one hand they have become more complex (including for example algebra and logarithms) and on the other, since very early, the mathematics studied included themes for professional applications (accounting, surveying) that were part of the formative role of Portuguese primary schools in the period of analysis. As for the content of mathematics teaching, general pedagogy approaches seem gradually to include methods and processes specific to the teaching of mathematics revealing the gradual development of specific knowledge of the profession. The study of these programs shows the gradual construction of a set of mathematical knowledge, which go beyond what the future teacher would have to teach, and some methodological suggestions in line with what you would expect from a gradual construction of a school culture of primary teacher training.<hr/>Les écoles de formation des enseignants pour les années élémentaires ont joué un rôle central dans l'élaboration de la connaissance pédagogique au Portugal. Ce travail veut comprendre la connaissance mathématique et son enseignement développés dans ces écoles jusqu‟à 1910. Cette étude historique documentaire est basée sur la législation (lois, décrets, arrêtés, circulaires et instructions destinés aux écoles). Le texte, après une brève caractérisation de l'évolution des écoles normales, étudie la présence des mathématiques successivement: dans les examens d'entrée à la profession pour les candidats sans le cours des écoles normales; dans les examens d'entrée dans les écoles normales; dans les disciplines de ces écoles; et dans le contenu des disciplines réunies selon les topiques mathé... <![CDATA[Métodos para a leitura, métodos para o contar? Contribuição para a história da educação matemática nos anos iniciais escolares entre 1890-1930]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732016000100067&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo aborda aspectos da história da leitura no Brasil e temas ligados à história da educação matemática nos primeiros anos escolares. Trata-se de estudo inicial que tem por objetivo problematizar as relações entre a leitura e a aritmética nos primeiros anos escolares no Brasil no período compreendido entre 1880 a 1930. Sabe-se que já existem vários estudos sobre a história do ensino da leitura, sobre as discussões metodológicas que envolveram esse ensino na escola brasileira. No entanto, praticamente, não há pesquisas que tomem a escola primária - a escola do ler, escrever e contar - como tema de investigação, considerando essas rubricas em conjunto. Assim, este artigo aborda comparativamente os debates sobre métodos de ensino, buscando responder à seguinte questão: em que medida as discussões sobre métodos de alfabetização estão também colocadas para método de ensino de matemática nos primeiros anos escolares? A resposta obtida, com o desenvolvimento do trabalho, revela dois aspectos: um amplo que mostra que para além dos conteúdos próprios de cada matéria escolar, os ensinos do curso primário mostram-se integrados pela pedagogia de um tempo. Estudá-los em separado (a leitura, a aritmética etc.) é expediente analítico inexorável, que aponta necessariamente para a volta de uma síntese indicativa, seja das finalidades reais colocadas no cotidiano escolar para cada matéria como daquelas finalidades de objetivo da escola primária, expressas nos documentos normativos da Educação num dado tempo. De outra parte, há um resultado específico, que aponta para a integração dos debates sobre métodos tanto para a matemática presente nos primeiros anos escolares como para o ensino da leitura.<hr/>The article focuses on the reading of history in Brazil and topics related to the history of mathematics education in the early school years. This initial study is to analyze the relationship between reading and arithmetic in the early school years in Brazil in the period 1880 to 1930. It is known that a lot of studies about the history of reading teaching have already been made as well as methodological discussions which have involved this teaching in Brazilian school. However, practically, there aren´t reaserches that involve the elementary school which is the school of reading, writing and arithmetic - as the subject of a research, considering these items together. Thus, this article discusses comparatively the debates on teaching methods, seeking to answer the question: To what extent discussions on literacy methods are also placed for math teaching method in the early school years? The response obtained with the development of the work, reveals two aspects: a wide aspect showing Study them separately (reading, arithmetic etc.) is inexorable analytical device, which necessarily points to a return to an indicative summary, either being the real purpose placed in the daily school for each course, or those aimed at elementary school purposes expressed in the normative documents of Education at a given time. On the other hand, there is a specific result, which points to the integration of discussions on methods for both mathematics present in the early school years, and for the teaching of reading.<hr/>L'article se concentre sur la lecture de l'histoire du Brèsil et des sujets liés à l'histoire de l'enseignement des mathématiques aux premières années de l‟école. Il s‟agit d‟un étude initial qui a le but problematiser le rapport entre la lecture et l'arithmétique aux premières années de l‟école au Brésil, de 1880 jusqu‟à 1930. Il est connu la présence des plusieurs études à propos d'histoire de l‟enseignement bien comme ses discussions méthodologiques, dans les écoles brésiliennes. Cependant, en pratique il n'y a pas de recherche sur l'école primaire - l'école de la lecture, l'écriture et l'arithmétique - comme sujet de la recherche, en considerant ces éléments ensemble. Ainsi, cet article traite comparativement des discussions sur les méthodes d'enseignement, en cherchant à répondre à... <![CDATA[A Aritmética Escolar (Livro do Mestre) de Roca Dordal no ensino primário em Santa Catarina na primeira metade do século XX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732016000100085&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto tem como objetivo apresentar uma análise do livro Arithmética Escolar: livro do mestre, de Ramon Roca Dordal. Essa obra é um marco do ensino intuitivo da Aritmética em tempos de implantação dos grupos escolares no Brasil. Trata-se de um texto emblemático destinado aos professores do ensino primário para uso em conjunto com a coleção de cadernos de aritmética destinados aos alunos. Fundamentado nas asserções de Darnton (2010), Choppin (2004), Chervel (1990) e Chartier (1990), toma-se o livro didático como fonte de pesquisa privilegiada, revelando aspectos do circuito do livro: desde as prescrições normativas com sua adoção nas escolas públicas assim como alguns aspectos metodológicos acerca do ensino de aritmética. Os resultados apontam a engenhosa articulação efetuada por Roca Dordal, que junto com um grupo de normalistas paulistas construíram as bases para a disseminação de um conjunto de ações que intencionavam a implantação de um ensino moderno, sustentado pela vaga do método intuitivo no ensino primário.<hr/>This text aims to present a book review of Ramon Roca Dordal‟s Arithmetic School (Teacher's Book). This work is a landmark of intuitive arithmetic teaching in times of implementation of school groups in Brazil. It is an emblematic text intended for primary school teachers to use in conjunction with the collection of arithmetic books which were used by the students. Based on Darnton (2010), Choppin (2004), Chervel (1990) and Chartiers assertions (1990), this text takes up the textbook as a privileged source research and it reveals some aspects of the book circuit: from the prescriptive requirements with its adoption in public schools as well as some methodological aspects about numeracy. The results show the ingenious articulation made by the author who along with a teaching students group from São Paulo built the foundation for the spread of a set of actions that were aimed at the establishment of a modern teaching, supported by a wave of intuitive method in primary education.<hr/>Ce texte vise présenter une analyse du livre L'arithmétique scolaire : le livre de l'enseignant, de Ramon Roca Dordal. Ce travail est un point de repère de l‟enseignement intuitive de l'arithmétique dans les temps de la mise en oeuvre de groupes scolaires au Brésil. Il est un texte emblématique destiné aux enseignants des écoles primaires pour être utilisé en conjonction avec la collection de livres arithmétiques destinés aux étudiants. Basé sur les affirmations de Darnton (2010), Choppin (2004), Chervel (1990) et Chartier (1990), on prends le manuel comme une source privilégiée de recherche, en révélant des aspects du circuit du livre: des les prescriptions normatives adoptées par les écoles publiques ainsi que certains aspects méthodologiques sur la numératie. Les résultats montrent l'articulation ingé... <![CDATA[A geometria como disciplina do curso de formação de professores primários: a influência do método intuitivo nas primeiras décadas do século XX no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732016000100102&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute o papel da geometria na formação de normalistas no início do século XX, quando o ensino primário se estrutura no Brasil com o apoio do método intuitivo. A geometria vista como um saber a ensinar trataria suporte, para além dela mesma, ao ensino das formas, essencial na perspectiva intuitiva de conhecimento. Pelos pressupostos do método intuitivo, a aprendizagem inicia-se pelas sensações, pelos órgãos dos sentidos. Assim, observar, tocar, sentir e, enfim, nomear são processos fundamentais. Para Pestalozzi, a intuição no método elementar não se restringe à simples impressão sensível causada pelas coisas. Sendo assim, carece de fazer agir uma arte da intuição pela qual participam os elementos fundamentais que permitem o conhecimento: a forma, o número e o nome. O modelo de formação de professores baseado na arte de ensinar, que supunha a observação de bons modelos de ensino, é reforçado com a publicação de revistas pedagógicas que funcionariam como uma caixa de utensílios na qual as lições seriam dedicadas aos professores, fornecendo um conhecimento para ensinar.<hr/>The article discusses the role of geometry in the training of elementary school teaching students in the early twentieth century, when primary education is structured in Brazil with the support of the intuitive method. The geometry seen as knowledge to be taught teach brings support beyond itself, to the teaching of forms, which is essential in the perspective of intuitive knowledge. The intuitive method considers that learning starts by sensations, by the sense organs. So, see, touch, feel, and finally name are fundamental processes. For Pestalozzi, intuition at the elementary method is not restricted to simple sensitive impression of things; its necessary to put in action an Art intuition that provides key elements that allow knowledge: the shape, number and name. The teacher training model based on the art of teaching, which was supposed to observe good teaching models, is reinforced with the publication of pedagogical review that would function as a tool box in which the lessons would be dedicated to teachers, providing knowledge about how to teach.<hr/>Cet article analyse le rôle de la géométrie dans la formation des enseignants(tes) pendant les premières années du XXe siécle, période dans lequel l‟enseignement primaire se structure au Brésil avec le soutien de la méthode intuitive. La géométrie, considérée comme un savoir à enseigner, soutiendrait l'enseignement de formes, au-delà d'elle même, essentielle dans la perspective intuitive de la connaissance. La méthode intuitive d'apprentissage commence par des sensations, par les organes des sens. Ainsi, observer, toucher, sentir, et enfin nommer sont de processus fondamentaux. Selon Pestalozzi, l‟intuition dans la méthode élémentaire n‟est pas limité aux simples impression sensible causé par les choses. Donc, on a besoin de faire une art de l‟intuition dans laquelle participent des élé... <![CDATA[O ensino ativo dos Trabalhos Manuais no curso primário paulista: um estudo da escolarização dos saberes matemáticos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732016000100119&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo tem o intuito de construir uma primeira representação sobre o ensino da matéria escolar Trabalhos Manuais no curso primário de São Paulo a partir de sua relação com os saberes matemáticos. O estudo amparado pelo ferramental teórico metodológico da História Cultural identifica duas grandes finalidades, que dizem respeito aos saberes matemáticos, atribuídas ao ensino de tal matéria: na primeira, os Trabalhos Manuais têm como função auxiliar o processo de compreensão dos saberes geométricos, que funciona como um "método de ensino" para aprender saberes matemáticos; na segunda, os Trabalhos Manuais como utilização de saberes matemáticos estudados em outras matérias para a formação do trabalhador, de um ofício ao aluno. Desse modo, uma representação dos Trabalhos Manuais no curso primário paulista seria a compreensão das relações desta matéria com os saberes matemáticos como uma via de mão dupla, em que um saber auxilia o outro e contribui a concretizar o ensino moral, físico, intelectual e profissional, de modo prático e intuitivo.<hr/>This article aims to build a first representation on the teaching of the Crafts as a subject in primary school of São Paulo from its relationship with mathematical knowledge. The study supported by the theoretical and methodological tools of Cultural History has two main purposes, which relate to mathematical knowledge, attributed to the school for these matters: first, the Crafts function is to assist the process of understanding the geometric knowledge, which functions as a "teaching method" to learn mathematical knowledge; in the second, the Craft as an use of mathematical knowledge studied in other subjects for the formation of worker, for a craft to the student. Thereby, a representation of Craft in São Paulo primary school would be the understanding of the relationship of this subject with the mathematical knowledge as a two-way street, where one knowledge helps to know the other and contributes to achieve moral, physical, intellectual, and professional education, in a practical and intuitive way.<hr/>Cet article vise à construire une première représentation sur l'enseignement de l'objet le Travail Manuel dans l'école primaire de São Paulo depuis sa relation avec la connaissance mathématique. L'étude soutenue par les outils théoriques et méthodologiques de l'Histoire Culturelle assignés deux principaux objectifs qui se rapportent à la connaissance mathématique, attribués à l‟école pour ces questions: d'abord, la fonction du Travail Manuel est d'aider le processus de compréhension de la connaissance géométrique, fonctionne comme une "méthode d'enseignement" d‟apprendre la connaissance mathématique; dans le second, le Travail Manuel comme une application des connaissances mathématiques dans d'autres sujets étudiés pour la formation des travailleurs, dans un métier à l'étudiant. Ainsi, une représentation du Travail Manuel à l'é... <![CDATA[A formação matemática para o ensino dos saberes elementares em tempos de Reforma da Escola Normal do Paraná (Anos de 1920)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732016000100142&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo aborda a formação matemática dos professores primários no Paraná e tem por objetivo compreender como os saberes elementares matemáticos foram contemplados na reforma levada a efeito por Lysimaco Ferreira da Costa, nos anos de 1920 e direcionada por Prieto Martinez para a modernização do ensino primário do estado. Amparado pelo referencial teórico-metodológico da história cultural, o presente estudo é norteado pela questão: na formação matemática dos professores do Paraná, o que mudou, por que e para que mudou, após a Reforma da Escola Normal? Com a reforma foram introduzidas disciplinas mais voltadas às práticas de ensino na escola primária e que favoreceram a renovação dos métodos de ensino e dos recursos didáticos, reorganização curricular que repercutiu na qualidade da formação matemática dos futuros professores do ensino primário do estado.<hr/>The article discusses the mathematical training of primary teachers in Paraná and aims to understand how elementary mathematical knowledge was included in the reform carried out by Lysimaco Ferreira da Costa, in the 1920‟s and directed by Prieto Martinez for the modernization of the state‟s primary education. Supported by theoretical and methodological framework of cultural history, this study is guided by the question: Considering the Reform of teaching school and thinking about the mathematics education of Paraná teachers, what has changed, why has it changed and what for? With the reform subjects more focused on practical teaching in primary school were introduced, and that favored the renewal of teaching methods and teaching resources, curriculum reorganization which reflected in the quality of Math education of future teachers in the state‟s primary education.<hr/>L'article traite de la formation mathématique des enseignants du primaire à Paraná et vise à comprendre comment les connaissances de base mathématique ont été inclus dans la reforme adoptée par Lysimaco Ferreira da Costa effet en 1920 et dirigé par Prieto Martinez pour la modernisation de l'enseignement état primaire. Pris en charge par le cadre théorique et méthodologique de l'histoire culturelle, cette étude est guidé par la question: dans l'enseignement des mathématiques des enseignants Paraná, ce qui a changé, pourquoi et ce qui a changé après la réforme de l'école normale? Avec la réforme ont été introduits des disciplines plus axées sur de pratiques à l'école primaire et qui ont favorisé le renouvellement des méthodes d‟enseignement et ressources pédagogiques, réorganisation curriculaire qui reflè... <![CDATA[O (re)nascimento de um corpo professoral: os estatutos do magistério público do Estado de Santa Catarina de 1960 e 1975]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732016000100173&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo analisa uma das dimensões do processo histórico de democratização da educação no Estado de Santa Catarina, a saber: os estatutos do magistério público dos anos de 1960 e 1975, que regulamentaram a carreira do magistério, contribuindo, assim, para uma (re)definição da identidade dos professores e a consolidação da profissão docente. Dentre muitos aspectos que compõem a identidade profissional, destacam-se os de ordem moral, considerando-se três categorias: os requisitos para ingresso na carreira, as regras de permanência no magistério e as sanções disciplinares. Os documentos, por intermédio da instituição de competências e condutas que deveriam ser seguidas por todos, estabelecem uma ordem moral e inauguram uma ordem professoral. Constata-se a continuidade de grande parte das prerrogativas legais que orientaram a constituição do corpo docente no início dos anos 1960 e o estabelecimento de novas regras para o exercício do magistério nos anos 1975. Verifica-se também que os dois dispositivos apresentam um caráter normativo fortemente fundado em regras morais, o que levou a buscar os escritos de Émile Durkheim (1858-1917) relacionados ao elemento disciplinar da moralidade.<hr/>The present article analyzes one of the dimensions of the historic process of democratization of education in Santa Catarina state: the statutes regarding public teaching from 1960 and 1975, which regulated the teaching career, thus contributing to a (re)definition of the identity of teachers and to the consolidation of this profession. Among the many factors that compose the professional identity, those highlighted are the ones of moral order, considering three categories: the requirements for entering the career, the rules to remain in the teaching profession and the disciplinary sanctions. The documents, by establishing competencies and conducts that must be followed by all teachers, established a moral order and inaugurate regulations for the teaching profession. We find a continuity of most of the legal prerogatives that guided the constitution of teaching staff in the early 1960s and the establishment of new rules for the exercise of teaching in the 1970s. We also find that the two mechanisms present a normative character that is strongly based on moral guidelines, which leads us to seek Émile Durkheim´s writing (1858-1917) related to the disciplinary element of morality.<hr/>Cet article analyse une des dimensions du processus historique de démocratisation de l‟éducation de l‟État de Santa Catarina, à savoir : les statuts du magistère public des années 1960 et 1975 qui ont réglementé la carrière du magistère, en contribuant ainsi à une (re)définition de l‟identité des enseignants et à la consolidation de la profession enseignante. Parmi les aspects qui composent l‟identité professionnelle, on a pu mettre en relief l‟ordre moral, en considérant trois catégories : les requis à l‟accès à la carrière, les règles de permanence dans le magistère et les sanctions disciplinaires. Les documents, qui instituent les compétences et les conduites à être suivies par tous, établissent un ordre morale et inaugurent un ordre professoral. Nous avons observé la continuité d‟... <![CDATA[Formação de professores de história: o princípio investigativo como fundamento da prática de ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732016000100189&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pretende-se neste artigo discutir as diretrizes de funcionamento do Estágio Supervisionado do curso de História da Universidade Estadual de Londrina, no Estado do Paraná, no sentido de refletir sobre a relação teoria/prática na formação do profissional de História. Para tanto, destacam-se as diretrizes teóricas e metodológicas que fundamentam as disciplinas do curso voltadas para a formação do futuro professor de história, considerando a disciplina e seu código disciplinar como importante para a constituição da experiência dessa formação inicial. Acredita-se ser importante caracterizar também o funcionamento do estágio, suas etapas, sua organização curricular, bem como a posição do aluno frente ao estágio de história, conforme investigação de suas ideias sobre a experiência pós-regência. Partindo dos relatórios de estágio como fontes desta pesquisa, considerou-se as experiências dos graduandos do sétimo e oitavo semestre do curso de História dos anos 2010 e 2011. Visando a construção da literacia histórica, as etapas do estágio de história e a proposta didático-pedagógica para o ensino e aprendizado histórico demonstram que se procurou fundamentar conforme o princípio investigativo próprio do campo da História, segundo o modelo de aula-oficina proposto por Isabel Barca.<hr/>The purpose of this article is to discuss the operating guidelines of supervised intership, of the history course at the Universidade Estadual de Londrina, UEL, Paraná, Brazil, it also aims to reflect on the relationship between theory/practice in the professional training of history. In order to do this, it is necessary to highlight the theoretical and methodological guidelines that establish the basis of the disciplines aimed at the formation of the future history teacher, considering the discipline and its disciplinary code as being important to establish experience in initial formation of History teachers. It is also important to characterize the operation of the training period, its phases, and curriculum organization, the position of the student facing the training period of history, as well as the search and investigation of their ideas on post-regency experience. Starting from the stage reports as a source of this research, the experiences of students in seventh and eighth semester of the history course of the 2010 and 2011years were considered. For the construction of historical literacy, the steps of the history intership and didactic and pedagogical approach to teaching and historical learning demonstrate that the self-History investigative principle was based according to the class-workshop model proposed by Isabel Barca.<hr/>Este artículo tiene como objetivo discutir las directrices para el funcionamiento de las practicas [residencias] del Curso de Historia, de la Universidad Estadual de Londrina, Paraná, Brasil, con el fin de reflexionar sobre la relación entre la teoría y la práctica en la formación profesional de historia. Siendo así se destacan las disciplinas teóricas y metodológicas que fundamentan las disciplinas del futuro profesor de historia, teniendo en cuenta la disciplina y su código de disciplina tan importante para la formación inicial del profesorado. También consideramos importante caracterizar el funcionamiento de la práctica, sus etapas, la organización curricular, la posición del estudiante en relación a la práctica de la disciplina historia, y sus ideas acerca de la experiencia realizada al final de las atividades de formación. A partir de los informes de la formación como fuente de nuestra investigación, partimos de las experiencias de los estudiantes de séptimo y octavo semestre de la carrera de historia de los años 2010 y 2011. Nuestra investigación está de acuerdo con la propuesta de lección-taller de Isabel Barça para comprender las etapas de la formación del profesorado así como la propuesta de enseñanza y aprendizaje de la historia para construir el conocimiento histórico. <![CDATA[A amizade nas relações de ensino e aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732016000100205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto propõe ressignificar os vínculos comunicativos da amizade, revelada no entusiasmo que aproxima aprendizagens nas práticas interconectadas, para explorar como ela pode trazer sensibilidade e novas percepções ao processo de formação humana. Também procura investigar quais as possibilidades e limites das relações de amizade na contemporaneidade, sustentada por fios invisíveis, mesmo a distância. A amizade constitui-se ao mesmo tempo num espaço político, ético, estético e social de diferentes formas de percepção e é uma ação pedagógica de interlocução e construção de aprendizagens colaborativas e formativas. A amizade como possibilidade e risco, abertura e superação das diferenças, liberdade para as possibilidades de questionamento, pensamento e transformação recíproca, apresenta-se como mediadora dos processos educativos e do aprender constante. Há certamente referências efetivas da amizade que nutrem o conhecimento pela confiança baseada no respeito mútuo, daí a necessidade de pensar a educação numa relação processual e dialógica de amizade em tempos de mutabilidade e de redes interativas. É justamente a partir dos laços e expressões de amizade que seria criativo e desafiador insistir na abertura à alteridade, ao encontro e às possibilidades de transformação humana para as mudanças das condições nas quais a vida se vê ameaçada. Investigar como se configuram as relações de amizade na atualidade em suas diferenças e diálogos em redes de aprendizagem fortalece o debate sobre o sentido da relação educador e educando, criando laços de amizade e afetividade, contribuindo para uma educação mais participativa, inacabada e de colaboração formativa.<hr/>This text proposes to give a new meaning to the communicative friendship links, revealed in the enthusiasm that approaches learning in the interconnected practices, to explore how it can bring sensitivity and new insights to the process of human formation. It also seeks to investigate what are the possibilities and limits of friendly relations in contemporary times, supported by invisible wires, even from a distance. Friendship constitutes itself at the same time in a political, ethical, aesthetic and social space of different forms of perception, and it is a pedagogical action of dialogue and the construction of collaborative learning and training. Friendship as a possibility and risk, opening and overcome of the differences, freedom for the possibilities of questioning, thinking and reciprocal transformation, presents itself as a mediator of the educational processes and of the constant learning. There are certainly essential references of friendship that feed the knowledge by confidence based on mutual respect; hence the need to think education in a procedural relationship and dialogical of friendship in times of mutability and interactive networks. It is precisely from the links and expressions of friendship that would be creative and challenging to insist otherness opening, to insist on the meeting and on the possibilities of human transformation, for the changes of the conditions in which life is threatened. To investigate how are friendship relations today in their differences and dialogues in learning networks strengthens the debate about the meaning of the relationship educator and learner by creating bonds of friendship and affectivity, contributing to a more participatory education, unfinished and of formative collaboration.<hr/>El texto propone resignificar los vínculos comunicativos de la amistad, que se revela en el entusiasmo acercando así los aprendizajes en las prácticas interconectadas, para explorar cómo ella puede traer sensibilidad y nuevas percepciones en el proceso de formación humana. También investiga las posibilidades y límites de la amistad en la contemporaneidad, apoyada por hilos invisibles, incluso en la distancia. La amistad constituye al mismo tiempo un espacio político, ético, estético y social de diferentes formas de percepción y es una acción pedagógica de interlocución y construcción de aprendizajes colaborativas y formativas. La amistad como oportunidad y riesgo, apertura y superación de las diferencias, libertad para las posibilidades de cuestionamiento, pensamiento y transformación mutua, se presenta como mediación de los procesos educativos y de aprendizaje constante. Hay ciertamente referencias esenciales de amistad que nutren el conocimiento por la confianza basada en el respeto mutuo, de ahí la necesidad de pensar la educación en una relación en proceso y dialógica de amistad en tiempos de mutabilidad y redes interactivas. Es precisamente a partir de los vínculos y expresiones de amistad que sería creativo y desafiante insistir en la apertura a la alteridad, para el encuentro y las posibilidades de la transformación humana, para cambiar las condiciones en que la vida se ve amenazada. Investigar cómo se configuran en la actualidad las relaciones de amistad en sus diferencias y diálogos en redes de aprendizaje refuerza el debate sobre el significado de la relación entre el educador y el estudiante creando lazos de amistad y afecto, lo que contribuye a una educación más participativa, de incompleta y de colaboración formativa. <![CDATA[A lei nº 11.274/2006 e sua implicação na prática cotidiana das classes de alfabetização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732016000100223&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, procura-se conhecer como a organização do tempo, a articulação entre os três primeiros anos do Ensino Fundamental e a concepção de alfabetização definidas na Lei nº 11.274/2006 foram incorporadas no cotidiano escolar nas classes de alfabetização de escolas públicas. Os dados coletados através de observação, entrevista e análise de documentos evidenciaram que cada escola tem sua organização do tempo orientada pelos documentos oficiais; que não há ainda uma prática pedagógica articulada entre as turmas do 1º, 2º e 3º ano; e que todas têm a concepção tradicional de ensino como norte, condicionando as crianças a um modo de apropriação da leitura e da escrita bastante restrito, se considerada a perspectiva da alfabetização com letramento incorporada nas políticas curriculares que determinam as práticas para as classes de alfabetização.<hr/>This article aims to show how the organization of time, the conjunction between the three first years of lower school and the conception of reading and writing teaching as defined in Law 11.274/06 have been incorporated into the everyday reading and writing classes in public schools. The data gathered through observation, interviews and document analysis show that each school has its organization of time laid down by official documents, and that there is not yet any pedagogic practice established between the 1st, 2nd and 3rd years of teaching. Furthermore, it is also shown that everyone has the traditional idea of teaching as a guideline that is conditioning the children to a mode of appropriation of reading and writing that is quite limited if one considers the perspective of literacy as being able to read and write as incorporated in the education curriculum policies that determine the reading and writing class practice.<hr/>En este artículo pretende conocer como la organización del tiempo, la articulación entre los tres primeros años de la Enseñanza Fundamental y la concepción de alfabetización definidas en la Ley 11.274/06 se han incorporado en el cotidiano escolar en las clases de alfabetización de escuelas públicas. Los datos colectados a través de observación, entrevista y análisis de los documentos evidenciaron que cada escuela tiene su organización del tiempo orientada por los documentos oficiales; que no hay aún una práctica pedagógica articulada entre las turmas del 1º, 2º y 3º año; y que todas tienen la concepción tradicional de enseñanza como norte, condicionando a los niños a un modo de apropiación de la lectura y de la escrita bastante restricto considerando la perspectiva de la alfabetización con letramiento [literacy] incorporada en las políticas curriculares que determinan las prácticas en las clases de alfabetización. <![CDATA[Lugares, ações e intenções como possibilidades de análise: discursos sobre a escola primária rural e a formação de seus professores (Santa Catarina 1942-1955)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732016000100240&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo tem como foco a análise de discursos produzidos sobre a escola primária rural catarinense e a formação de seus professores, os quais ora exaltavam a excelência de tal escola e formação, ora qualificavam-nas como precárias e deficientes. A partir de fontes de pesquisa, como livros, publicações oficiais, relatórios de órgãos ligados à educação, mensagens de governadores, a análise apoia-se em autores como Quentin Skinner e Pierre Bourdieu, além de Carlos Eduardo Vieira, que sugerem uma atenção especial ao lugar de onde falam os agentes sociais, a suas intenções ao escrever, bem como aos embates relacionados aos discursos produzidos. Produto das formulações de agentes ligados ao campo educacional em situações de interlocução e na atuação pública, os discursos intelectuais estão relacionados ao arcabouço teórico, ideológico e linguístico disponível em seu contexto de produção, são transversalizados por questões, debates, embates aí postos, e estão ligados a projetos e a programas de ação. Os discursos aqui analisados propõem ações e intervenções no campo educacional e apresentam contradições nas avaliações acerca da qualidade da educação catarinense, as quais dependem das variáveis utilizadas para medir tal "qualidade" e estão relacionadas às intenções e aos lugares de onde falam os autores dos discursos.<hr/>This study aims to analyses discourses produced about rural Santa Catarina elementary schools and the education of their teachers, who either praised the excellence of these schools and the education or considered them precarious and deficient. Based on sources such as books, official publications, reports from educational agencies, and messages from governors, the analysis is supported by authors such as Quentin Skinner Pierre Bourdieu and Carlos Eduardo Vieira, who suggest special attention be given to the place where social agents speak, their intentions upon writing, and the conflicts related to the discourses produced. Products of agent‟s formulations linked to the educational field in situations of interlocution and public action, the intellectual discourses are related to the theoretical, ideological and linguistic framework available in their context of production, they are cross cutted by questions, debates, and conflicts raised and are linked to projects and action programs. The discourses analyzed here propose actions and interventions in the educational field, present contradictions in the evaluation about the quality of catarinense education which depend on the variables used to measure such "quality" and the actions are related to the intentions and to the places from where the authors of the utterances talk. The discourses present contradictions in their evaluations of the quality of Santa Catarina education, which depend on the variables used to measure that "quality" and which are related to the intentions and to the places where the authors of the discourses speak.<hr/>El presente texto tiene como foco el análisis de los discursos producidos sobre la escuela primaria rural catarinense y la formación de sus profesores, los cuales ora exaltaban la excelencia de tal escuela y formación, y en otros momentos la calificaban como precarias y deficientes. A partir de fuentes de investigación como libros, publicaciones oficiales, documentos de organismos relacionados a la educación, discursos de los gobernantes, entre otros. El análisis se auxilia en autores como Quentin Skinner (1996; 2005), Pierre Bourdieu (1983; 1990; 1992; 2004), y Carlos Eduardo Vieira (2007; 2008; 2011), que sugieren una atención especial al lugar de donde hablan los agentes sociales, sus intenciones al escribir, así como los embates relacionados a los discursos producidos. Como producto de las formulaciones de los agentes relacionados al campo educacional en situaciones de interlocución y en la actuación pública, los discursos de los intelectuales están relacionados al marco teórico, ideológico y linguístico disponible en su contexto de producción, a las cuestiones, atravesados por los debates y los embates allí puestos, articulados a proyectos y a programas de acción. Los discursos aqui analizados proponen acciones e intervenciones en el campo educacional, construyendo interpretaciones, prescribiendo y legitimando prácticas. Presentan las contradicciones en las evaluaciones sobre la calidad de la educación catarinense, las cuales dependen de las variables utilizadas para medir "tal" calidad y están relacionadas a las intenciones y a los lugares de donde hablan los autores de los discursos. <![CDATA[Força de trabalho, sujeito do direito e educação: notas introdutórias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732016000100262&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo consiste em uma exposição introdutória à crítica marxista do direito, que, conforme objetiva-se demonstrar, proporciona relevantes aportes conceituais à reflexão crítica sobre as relações sociais de educação, especificamente capitalistas. Trata-se de uma análise dos conceitos fundamentais que circunscrevem a função social da educação massiva no capitalismo, hegemonizada sob a forma escolar: força de trabalho e sujeito do direito. Os nexos sociais mercantis, sob a égide do movimento cego e automático da acumulação de capital, pressupõem não apenas a generalização do trabalhador "livre" dos meios de produção, mas, também, a universalização da forma direito, que dissimula a subordinação econômica sob a máscara da igualdade entre proprietários privados. Na primeira parte do texto faz-se uma breve retomada de uma interpretação da crítica do trabalho apresentada por Karl Marx em O Capital, para assim poder passar à crítica marxista do direito, na segunda parte, com base em estudos de Evgène Pachukanis, Walter Benjamin e Bernard Edelman. Em relação à esta apresentação, extrai-se, à guisa de conclusão e de modo preliminar, algumas consequências teóricas para a apreensão do modo especificamente capitalista de educar.<hr/>This article consists of an introductory exposition to the Marxist critique of law that, as we aim to demonstrate, provides relevant conceptual contributions to critical reflection on the specifically capitalistic social relations of education. It is an analysis of the fundamental concepts that circumscribe the social function of massive education in capitalism, under hegemony of the school form: workforce and subject of law. The mercantile social nexus, under the aegis of the blind and automatic movement of capital accumulation foresees not only the generalization of the worker "free" from the means of production, but also the universalization of the law-form, which conceals the economic subordination under the mask of equality between private owners. In the first section we briefly resumed a critical interpretation of the work presented by Karl Marx in Capital, in order to move on to the Marxist critique of law and in the second part, based on Evgène Pachukanis, Walter Benjamin and Bernard Edelman´s studies. Based on this presentation, we extract, by way of conclusion and in a preliminary way, some theoretical consequences for the apprehension of the specifically capitalist way of education.<hr/>Este artículo consiste en una exposición introductoria a la crítica marxista del derecho que, como pretendemos demostrar, oferece aportes conceptuales pertinentes a la reflexión crítica sobre las relaciones sociales de la educación específicamente capitalista. Es un análisis de los conceptos fundamentales que circunscriben la función social de la educación de masas en el capitalismo, bajo la hegemonia de la forma de la escuela: fuerza de trabajo y sujeto de derecho. Las relaciones sociales mercantiles, bajo la égida del movimiento ciego y automático de la acumulación de capital presupone no sólo la generalización del trabajador "libre" de los medios de producción, sino también la universalización de la forma derecho, que esconde la subordinación económica bajo la máscara de la igualdad entre propietarios. En la primera parte del texto reanudamos brevemente una interpretación crítica del trabajo presentada en "El Capital" de Karl Marx, para posteriormente en un segundo momento, presentar la crítica marxista del derecho, con base en estudios de Evgene Pachukanis, Walter Benjamin y Bernard Edelman. Sobre la base de esta presentación, se extrae, a modo de conclusión y de forma preliminar, algunas consecuencias teóricas para la aprehensión del modo especificamente capitalista de educar. <![CDATA[A história da filosofia no discurso de John Dewey sobre a moral]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732016000100286&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo segue diretrizes teóricas e metodológicas oriundas de Chaïm Perelman e Stephen Toulmin, cujos fundamentos se encontram no movimento contemporâneo de revisão da filosofia de Aristóteles. Seu objetivo consiste em fazer a análise retórica do ensaio "Intelligence and Morals" ["Inteligência e Moral"] de John Dewey, publicado em 1908, no qual o autor defende a tese de que desde o Renascimento a moral se tornou desvinculada de fins transcendentais, sendo, então, baseada na inteligência. O exame do ensaio revela o uso da estratégia discursiva denominada recurso à origem, a qual consiste em elaborar uma narrativa genealógica sobre história da filosofia com o intuito de sustentar a tese do autor. O trabalho sugere que essa forma de argumentar é frequente na obra de Dewey, sendo observada também no livro Democracy and education [Democracia e educação], no qual o filósofo discorre sobre a história da filosofia para evidenciar que a reflexão filosófica em educação emerge de problemáticas sociais.<hr/>This article follows Chaïm Perelman and Stephen Toulmin‟s theoretical and methodological guidelines which foundations are found in the contemporary revision movement of Aristotle‟s philosophy. It aims at performing the rhetorical analysis of the essay "Intelligence and Morals" by John Dewey, published in 1908, in which the author advances the thesis that since Renaissance moral has become unrelated of transcendental ends, being hence based on intelligence. The exam of the essay reveals the use of the discursive strategy called "recourse to origin", which consists of elaborating a genealogical narrative about the history of philosophy in order to sustain the author‟s thesis. This article suggests that this form of reasoning is frequently found in Dewey‟s work: it can also be observed in the book Democracy and education, in which the philosopher discourses about history of philosophy to show that philosophical reflection on education emerges from social problems.<hr/>Cet article suit des lignes directrices théoriques et méthodologiques originaires de Chaïm Perelman et Stephen Toulmin, dont les fondements sont trouvés chez le movement contemporain de révision de la philosophie d‟Aristote. Son but consiste dans l‟analyse rhétorique de l‟essai "Intelligence and Morals" ["Intelligence et morale"] de John Dewey, publié à 1908, où l‟auteur défend la thèse selon laquelle depuis la Renaissance la morale est devenue detachée des fins transcendantales, s‟étant donc basée sur l‟intelligence. L‟examen de l‟essai révèle l‟utilisation d‟une stratégie discursive nommée "recours à l‟origine", qui consiste dans l‟élaboration d‟une narration généalogique concernant l‟histoire de la philosophie, à fin de soutenir la thèse de l‟auteur. Cet article suggè... <![CDATA[De que atividade se fala quando se fala de trabalho?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732016000100305&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A pesquisa que ensejou o presente trabalho, de caráter teórico, vem analisando um conjunto de categorias fundamentais para a Teoria Histórico-Cultural, amplamente recorrentes de forma genérica nos cursos de pedagogia, mas nem sempre tomadas no sentido que lhe confere tal teoria. A recente divulgação da Teoria Histórico-Cultural no campo da educação colocou na pauta dos discursos pedagógicos uma ampla terminologia cujo vigor categorial só se mantém perante a fidelidade ao seu conteúdo. Entretanto, observou-se, no curso da prática docente, que os alunos tendem a empregar certos termos sem, no entanto, discriminar claramente seu sentido, conforme lhes atribuem diferentes perspectivas teóricas. Incorrem, inadvertidamente, em um ecletismo deletério, conferindo significados que, por vezes, são estranhos ou até mesmo contrários aos fundamentos de determinada teoria. O presente artigo analisa a categoria "atividade" na pedagogia escolanovista, contrapondo-a as teorizações de Leontiev, com referência à categoria "trabalho", conforme formulação de Marx.<hr/>The research that led to this study, of theoretical character, has been analyzing a set of categories which are fundamental to the historical-Cultural Theory, widely and generically recurrents in pedagogy courses, but not always taken to giving it such a theory. The recent disclosure of the historical-Cultural Theory in the education field has placed on the agenda of educational speeches a wide terminology whose categorical force stands only before fidelity to its contents. However, it was noted, in the course of teaching practice, students tend to use certain terms without, however, clearly discriminate their sense, as they have different theoretical perspectives. They inadvertently incur in a deleterious eclecticism, with meanings that sometimes are strangers or even contrary to the fundaments of a particular theory. The present work analyzes the category "activity" in New School pedagogy, opposing it to Leontiev‟s theories, with reference to the category of work, according to Marx's formulation.<hr/>La investigación que condujo este estudio, de carácter teórico, procura analizar un conjunto de categorías que son fundamentales para la Teoría Histórico Cultural, ampliamente utilizada de un modo genérico en los cursos de pedagogía, pero no siempre en el sentido en que la presente teoría pregona. La reciente divulgación de la Teoría Histórico Cultural en el campo de la educación ha colocado en la agenda de los discursos educativos una amplia terminología cuya relevancia se encuentra en la fidelidad a su contenido. Sin embargo, se observó, en el transcurso de la práctica docente que los estudiantes tienden a emplear ciertos términos sin discriminar claramente su sentido, ya que existen diferentes perspectivas teóricas. Incurren, así, a un eclecticismo perjudicial, otorgando significados que a veces son extraños o incluso contrario a los fundamentos de la teoría particular. El presente trabajo analiza la categoría "actividad" en la pedagogía de la escuela nueva [escolanovista], en contraposición de la teorización realizada por Leontiev, con referencia a la categoría 'trabajo', a partir de la concepción de Marx.