Scielo RSS <![CDATA[Perspectiva]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-547320170001&lang=pt vol. 35 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Formação de Professores de Ciências Sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Curso de Ciências Sociais: currículo, mercado e formação docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo visamos discutir as tensões existentes entre a formação dada pelo curso de Ciências Sociais, consubstanciadas no currículo, e as demandas do exercício profissional, tendo em vista a realidade do mercado de trabalho. Embora os cursos sejam orientados em sua maioria para a formação do pesquisador, o efetivo exercício do profissional se dá no campo do magistério de ensino médio. Fica, então, desde sempre, um problema ainda não resolvido: um déficit na formação do professor e uma frustração da expectativa de ser um pesquisador. Sugerimos então uma revisão profunda do curso e das habilitações existentes. Quanto à formação docente, uma das habilitações possíveis, apresentamos uma análise preliminar da formação do professor em nível de graduação e pós-graduação a partir da discussão das relações entre o bacharelado e a licenciatura na formação de professores de Sociologia para o ensino médio, tomando como exemplo o caso da USP. Outra referência é a formação que ocorre na Pós-Graduação, na qual se amplia o divórcio entre pesquisa e ensino, aprofundando os problemas de formação de professores: desintegração, hierarquização, desproporção entre os cursos, resultando na formação deficiente de professores.<hr/>Abstract In this article we discuss the tensions between the education provided by the social sciences course, substantiated in the curriculum, and the demands of professional practice, considering the reality of the labor market. Although the courses are geared mostly to educating researchers, most graduates work as high school teachers. Thus, an unsolved problem remains: deficiencies in teacher education and frustration to the expectation of becoming a researcher. We thus suggest a thorough review of the course and the skills it now seeks to develop. Regarding teacher education, one of the possible professions for which the course prepares students, we present a preliminary analysis of teacher education at the undergraduate and graduate level based on a discussion of the relationship between a bachelor’s degree (for researchers) and teacher accreditation in high school sociology, using as an example the case of the University of São Paulo (USP). Another reference is the education provided in the graduate course, in which the divorce between research and teaching is wider, deepening the problems of teacher education: disintegration, hierarchization, imbalance between the courses, which resul in poor teacher education.<hr/>Resumé Dans cet article, nous visons à discuter les tensions entre la formation donnée au cours de Sciences Sociales, énoncées dans le programme d'études, et les exigences de la pratique professionnelle, compte tenu de la réalité du marché du travail. Bien que les cours soient orientés principalement à la formation du chercheur, l'exercice effectif du professionnel a lieu dans le domaine de l'enseignement de l'école secondaire. Il est alors toujours un problème pas résolu: un déficit de formation des enseignants et une frustration d'attendre d'être chercheur. En ce qui concerne la formation des enseignants, l'une des qualifications possibles, nous présentons une analyse préliminaire de la formation des enseignants au niveau de premier cycle et des cycles supérieurs de la discussion de la relation entre B.A. et un diplô... <![CDATA[A formação de professores: uma questão epistemológica?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000100033&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen ¿Qué aporta el aprendizaje de las ciencias sociales a las trayectorias de los/las jóvenes ciudadanos/as? ¿Qué enseñar de las ciencias sociales en la escuela secundaria? ¿Por qué los cambios curriculares en la Argentina no modificaron las prácticas del aula? Consideramos que las respuestas a estas preguntas involucran -aunque no en forma exclusiva- al campo de la formación docente. Justamente, este trabajo tiene el propósito de reflexionar sobre las características de la formación de los profesores de Historia y Sociología de la Universidad de Buenos Aires -atendiendo tanto a los aspectos disciplinares como a los pedagógicos- a partir del comentario de nuestros alumnos y de nuestra experiencia como profesores de estas carreras docentes. Nos preocupa analizar, en particular, la presencia/ausencia de contenidos epistemológicos en las carreras de estos profesorados y sus implicancias a la hora de pensar la enseñanza.<hr/>Abstract What does the learning of social sciences to the trajectories of young citizens? What to teach social sciences in secondary school? Why curricular changes in Argentina did not change classroom practices? We believe that the answers to these questions involve, though not exclusively, in the field of teacher training. Precisely, this paper aims to reflect on the characteristics of the training of teachers of History and Sociology at the University of Buenos Aires, taking account both the disciplinary aspects of the pedagogicalcomment- from our students and our experience as teachers of these teaching careers. We are concerned to analyze, in particular, the presence / absence of epistemological contained in the careers of these faculties and their implications when thinking teaching.<hr/>Resumo Em que contribui a aprendizagem das ciências sociais para as trajetórias de jovens cidadãos? O que ensinar das ciências sociais na escola secundária? Por que as mudanças curriculares na Argentina não modificaram as práticas de sala de aula? Consideramos que as respostas a estas perguntas envolvem - ainda que não exclusivamente - o campo da formação docente. Precisamente, este trabalho tem como objetivo refletir sobre as características da formação de professores de História e Sociologia na Universidade de Buenos Aires - considerando tanto os aspectos disciplinares como os pedagógicos - a partir do comentário de nossos alunos e de nossa experiência como professores dessas carreiras docentes. Preocupa-nos analisar, em particular, a presença/ausência de conteúdos epistemológicos nas carreiras desses cursos de formação de professores e suas implicações quando se pensa o ensino. <![CDATA[Representações sociais e identidade docente: um estudo de caso na formação de professores em ciências sociais da UFRN]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000100049&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A presença hodierna da Sociologia na educação básica brasileira é um elemento novo para os sujeitos a ela relacionados e, para o grupo de licenciando(a)s do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a situação não é diferente. Com o intuito de compreender como os elementos apreendidos durante a formação inicial de professores influenciam o processo de construção identitária, investigou-se as representações sociais que esses sujeitos constroem acerca da identidade docente, buscando compreender como eles representam os professores de Sociologia. Para tanto, procedeu-se a uma comparação entre os elementos que compuseram os núcleos centrais das representações sociais dos licenciandos ingressantes e dos estagiários do referido curso. Adotou-se a Teoria das Representações Sociais e a Abordagem Estrutural como aporte teórico, e a Técnica de Associação Livre de Palavras como recurso metodológico. Ao se proceder à análise dos dados obtidos durante a pesquisa, tornou-se evidente que a memória desempenha um papel crucial nos processos de construção representacional e identitário, pois a familiaridade com a disciplina de Sociologia no Ensino Médio trouxe novos e importantes elementos para a composição do perfil dos atuais ingressantes na licenciatura investigada.<hr/>Abstract The current presence of sociology in Brazilian basic education is a new element for the subjects involved in the field including students in the teacher accreditation course in the social sciences at the Federal University at Rio Grande do Norte (UFRN). To understand how the elements learned during initial teacher education influences the construction of identity, the social representations these subjects construct about the teaching identity was studied to understand how they represent sociology teachers. To do so, we compared the elements of the central core of social representations of freshmen undergraduates and student teachers in the UFRN course. The theory of social representations and a structural approach were used as theoretical support and the free association of words technique as a methodological resource. The data analysis indicated that memory plays a crucial role in representational and identity construction, as familiarity with the discipline of sociology in high school brought new and important elements to the composition of the profile of the current freshmen in the teacher accreditation course studied.the profile of the current freshmen in bachelor investigated.<hr/>Resumen La presencia hoy de Sociología en la educación básica brasileña es un nuevo elemento para los temas relacionados a la misma y, para el grupo de profesores/as de la carrera de Ciencias Sociales de la Universidad Federal de Río Grande del Norte (UFRN), la situación no tiene es diferente. Con el objetivo de entender cómo los conocimientos aprendidos durante la formación inicial de los profesores influyeron en el proceso de construcción de la identidad, de esta forma, se investigó las representaciones sociales con que estos sujetos construyen la identidad docente, buscando comprender cómo estos chicos representan a los maestros sociología. Por lo tanto, se realizó una comparación entre los elementos que componen el núcleo central de las representaciones sociales de los estudiantes de primer año y los alumnos de ese curso. Se utilizó como referencia teórica de este estudio la Teoría de las Representaciones Sociales y el Abordaje Estructural, así cómo, la técnica de Asociación Libre de Palabras como recurso metodológico. Al llevar a cabo el análisis de los datos obtenidos durante la investigación, se hizo evidente que la memoria juega un papel crucial en los procesos de construcción de la representación y de la identidad, pues la familiaridad con la disciplina de Sociología en la escuela secundaria trajo elementos nuevos e importantes para la composición del perfil de los estudiantes de primer año del profesorado que se investigó. <![CDATA[Articulação entre universidade e escolas públicas: o caso do curso de pós-graduação lato sensu em ensino de sociologia da UFRJ]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000100073&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo do artigo é discutir a formação continuada de professores, tendo por base a experiência do curso de pós-graduação lato sensu - especialização em ensino de Sociologia da Faculdade de Educação da UFRJ. Para alcançar esse objetivo, apoiando-se nas noções de campo e habitus de Pierre Bordieu, foram realizadas entrevistas, aplicados questionários e considerados os dados da avaliação da coordenação do curso, para entender os impactos causados pelo trânsito dos professores entre os campos da universidade e da escola. Dentre as conclusões, destacamos que para uma parte considerável dos alunos o curso representa a possibilidade real de retomada da formação acadêmica, que em grande parte foi abandonada pela contingência do trabalho docente na escola. Os dados analisados reafirmam a concepção do Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica (Cespeb), cujos princípios se assentam na articulação entre universidade e escola públicas.<hr/>Abstract The objective of this article is to discuss the continuing education of teachers, based on the experience of a graduate course with a specialization in sociology education at the School of Education at the Federal University at Rio de Janeiro (UFRJ). The study used Bourdieu’s concepts of field and habitus, to analyze interviews, responses to questionnaires and evaluation data from the course administration to understand the impacts of the movement of teachers between university courses and schools where they teach. The conclusions highlight that for a considerable portion of the students, the course offers a real opportunity to resume academic education that was largely abandoned when they began teaching at schools. The analyzed data reaffirm the design of the Specialization Course in Knowledge and Practices in Basic Education - CESPEB, whose principles are based on the relationship between the university and public schools.<hr/>Resumen El objetivo de este artículo es discutir la formación continua de los profesores, a partir de la experiencia del curso de posgrado lato sensu- especialización en la enseñanza de la Sociología en la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil. Para lograr este objetivo nos auxiliamos en las nociones de campo y habitus de Pierre Bourdieu, realizando cuestionarios y entrevistas, considerando también los datos de la evaluación del coordinador del curso para comprender los impactos causados por el tránsito de los profesores entre la universidad y la escuela. En el contexto de algunas conclusiones podemos señalar que para una parte considerable de los estudiantes el curso representa la posibilidad real de retomar la formación académica que, en gran medida, fue abandonada por la contingencia del trabajo docente en la escuela. Los datos analizados reafirman el diseño del Curso de Especialización Conocimiento y Prácticas en Educación Básica - CESPEB, cuyos principios se orientan en la relación entre la universidad y la escuela pública. <![CDATA[Formação de Professores para o Ensino de Antropologia no Brasil e na Argentina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000100092&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A Antropologia enquanto ciência passou a ser sistematizada a partir do século XIX, de tal forma que seus primeiros docentes eram autodidatas nessa área de conhecimento, e ainda que seu ensino estivesse restrito inicialmente às formações universitárias, em alguns países houve experiências pontuais também na Educação Básica. Nesse artigo analisamos a formação de professores para o ensino de Antropologia no Brasil e na Argentina, considerando os diversos cenários institucionais e acadêmicos existentes nos dois países, pois, se por um lado na Argentina há um menor número de cursos em comparação com o Brasil, por outro, tais cursos são mais específicos, voltando-se para a formação de professores de Antropologia, ao passo que no Brasil essa formação encontrasse dissolvida nos cursos de Ciências Sociais, estando seu ensino alocado na disciplina de Sociologia existente na Educação Básica. Buscamos aqui, portanto, analisar como os cursos de formação de professores para o ensino de Antropologia nas escolas desses dois países lidam com os desafios existentes em seus diferentes contextos institucionais e acadêmicos.<hr/>Abstract Anthropology became systematized as a science in the nineteenth century, and its first teachers were self-taught, and it was initially only taught at a university level, although some countries had limited experiences with Anthropology in basic education. This article analyzes the education of anthropology teachers in Brazil and Argentina, considering the various institutional and academic settings in both countries. While Argentina has fewer courses than Brazil, these courses are more specific, and focused on the education of anthropology teachers. In Brazil anthropology is offered within social science courses in basic education, and specifically within sociology classes. This paper analyzes how teacher courses in Anthropology education in these two countries deal with the challenges in their different institutional and academic contexts.<hr/>Resumen La antropología como ciencia ha sido sistematizada a partir del siglo XIX, de manera que sus primeros maestros fueron autodidactas en esta área del conocimiento, y aunque su enseñanza se limitaba inicialmente a la educación universitaria, en algunos países también hubo las experiencias específicas en la Educación Básica. Este artículo se ocupa de la formación de profesores para la enseñanza de Antropología en Brasil y Argentina, teniendo en cuenta los diversos contextos institucionales y académicos existentes en ambos países, ya que, por un lado, en Argentina hay menos Profesorados en comparación con Brasil, por el otro, estos cursos son más específicos para la formación de profesores en Antropología mientras que en Brasil esta formación se disuelve en los cursos de Ciencias Sociales, con su enseñanza estipulada para la Sociología que existe en la Educación Básica. En el presente artículo buscamos analizar como los cursos de formación del profesorado para la Enseñanza de Antropología en las escuelas en esos dos países trabajan los desafíos en sus diferentes contextos institucionales y académicos. <![CDATA[Parceria Público-Privada e a Gestão da Educação: o Programa Gestão Nota 10 do Instituto Ayrton Senna]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000100113&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta resultados de pesquisa acerca da parceria entre o Instituto Ayrton Senna e escolas de ensino fundamental. Trabalha com o referencial teórico-metodológico que embasa a análise da relação público-privada e problematiza as parcerias entre escolas e instituições privadas para a democratização da educação pública no Brasil. Para isso, verifica a parceria entre sistemas públicos de educação básica e o Instituto Ayrton Senna, no intuito de analisar as implicações para a democratização da educação, a partir da adesão ao Programa Gestão Nota 10. Na sequência, analisa as relações entre esse período particular do capitalismo e a inserção do privado na educação pública, com a minimização de direitos materializados em políticas sociais, redefinindo a concepção de democracia. O privado passa a ser o parâmetro de qualidade, situação que cria o que muitos autores denominam de gerencialismo. Em termos gerais, concluiu-se que os sistemas de ensino passaram a definir suas atividades de acordo com as determinações do Instituto, tanto na área de gestão como na área pedagógica, com implicações para o processo de construção da democracia nas escolas.<hr/>Abstract This article presents research results on the partnership between Instituto Ayrton Senna and elementary schools. It points out the theoretical-methodological bases to the publicprivate relationship analysis and problematizes the partnerships between schools and private institutions for the democratization of public education in Brazil. In order to do so, it analyses the partnership between public systems of basic education and the Instituto Ayrton Senna with the purpose of verifying the implications for the democratization of education, following accession to the Gestão Nota 10 program. It then goes on to analyze relations between this particular period of capitalism and the insertion of the private in public education, with the minimization of rights materialized in social policies, redefining the concept of democracy. The private becomes the quality parameter, a situation that creates what many authors call Managerialism. In general terms, it was concluded that school systems define their activities according to the determinations of the Institute, both in the area of management as well as in the pedagogical area, with implications for the process of building democracy in schools.<hr/>Resumen Este artículo presenta los resultados de la investigación acerca de la alianza entre el Instituto Ayrton Senna y escuelas de enseñanza primaria. Enfoca el referencial teóricometodológico subyacente al análisis de la relación pública-privada y problematiza las alianzas entre las escuelas y las instituciones privadas para la democratización de la educación pública en Brasil. Para esto investiga la alianza entre sistemas públicos de educación básica y el Instituto Ayrton Senna, con el intuito de analizar las implicaciones para la democratización de la educación, a partir de la adhesión al Programa Gestión Nota 10. En la secuencia, analiza las relaciones entre este periodo particular del capitalismo y la inserción de lo privado en la educación pública, con la minimización de los derechos materializados en políticas sociales, redefiniendo la concepción de la democracia. Lo privado pasa a ser el parámetro de calidad, situación que crea lo que muchos autores denominan de gerencialismo. En términos generales, se concluye que los sistemas de enseñanza llegaron a definir sus actividades de acuerdo con las determinaciones del Instituto, tanto en área de gestión como en el área pedagógica, con implicaciones en el proceso de construcción de la democracia en las escuelas. <![CDATA[O currículo das Licenciaturas em Ciências Naturais e Matemática em cursos a distância nos Institutos Federais do Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000100134&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo analisa as relações entre o manifesto e o ativo nos currículos dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática na modalidade de Educação a Distância nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil. O método de investigação, organizado em três momentos, constituiu-se de: (a) localizar, entre todos os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil, os cursos objeto da pesquisa; (b) analisar os ordenamentos das instituições ofertantes destes cursos; (c) analisar, cotejar e refletir, por meio da análise ideográfica e nomotética, o currículo como fenômeno em questão. A partir das análises realizadas, foram observadas experiências curriculares valorosas para a formação de professores; entretanto, foram assinaladas fragilidades na elaboração, na execução, na compreensão e na relevância do currículo para a formação de professores por meio da modalidade de Educação a Distância, uma vez que o currículo denota um processo de reflexão sistêmica que, demarcado por tomada de decisões e compromissos políticos, ancora-se em referenciais de diferentes tempos e espaços, ordens e percepções.<hr/>Abstract This article analyzes the relation between what is declared and what is practiced in the curriculum in teacher accreditation courses at a distance in the natural sciences and mathematics at Federal Institutes of Education, Science and Technology in Brazil. The investigative method involved three moments: (a) to identify among all the Federal Institutes of Education, Science and Technology of Brazil, the courses within the scope of this study; (b) to analyze the regulations at the institutions that offer these courses; and, (c) to use ideographic and nomothetic analysis to analyze, compare and reflect on curriculum as the phenomenon in question. Classroom experiences that are important to teacher education were observed, however, weaknesses were identified in the elaboration, implementation, comprehension and relevance of the curriculum for teacher education through the distance education mode, given that the curriculum denotes a process of systemic reflection, which marked by decision-making and political commitments, is based on references from different times and spaces, orders and perceptions.<hr/>Resumen En este artículo se analiza la relación entre lo manifiesto y lo activo en los planes de estudio de los cursos de profesorado en ciencias naturales y las matemáticas en la modalidad de educación a distancia en los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología de Brasil. El método de investigación, está organizado en tres etapas, y consistió en: (a) localizar, entre todos los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología de Brasil, el objeto de los cursos de investigación; (B) analizar los sistemas jurídicos de las instituciones que ofrecen estos cursos; y, (c) analizar, cotejar y reflexionar, a través de la ideográfica y análisis nomotético, el plan de estudios como fenómeno en cuestión. A partir de los análisis, se observaron valiosas experiencias en el aula para la formación docente; sin embargo, se pusieron de relieve las debilidades en el diseño, la implementación, la comprensión y la pertinencia del plan de estudios para la formación del profesorado a través de la modalidad de Educación a Distancia, ya que el plan de estudios indica un proceso de reflexión sistémica, que al estar demarcado por la toma de decisiones y compromisos políticos, está anclado en las referencias de diferentes tiempos y espacios, órdenes y percepciones. <![CDATA[A função social do Programa Saúde na Escola: formação para a nova sociabilidade do capital?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000100161&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Analisa-se a função social do Programa Saúde na Escola (PSE) com base em estudo de caráter bibliográfico e documental, alicerçado no método materialista histórico. Identifica-se que o PSE está articulado a três componentes do projeto educacional neoliberal de Terceira Via: a noção de “sociedade civil ativa” e o projeto do “Terceiro Setor”, a ideologia do “capital social” e a teoria do “capital humano”. Afirma-se que a função social do PSE é colaborar com a disseminação da racionalidade ideológica conservadora, compatível com a edificação de um novo padrão de sociabilidade no Brasil, via formação de subjetividades ativas em saúde, bem como atuar na amenização das expressões da “questão social” e manutenção da força de trabalho apta a atender às necessidades de exploração capitalista.<hr/>Abstract This paper analyzes the social function of the School Health Program (PSE) based on a bibliographical and documentary study, which used a historical materialist methodology. It finds that this program is articulated to three components of the “Third Way” neoliberal educational project: the notion of "active civil society" and the "third sector" project; the ideology of "social capital" and the theory of "human capital". The study found that the social function of the School Health Program is to collaborate in the spread of conservative ideological reasoning, which is compatible with the construction of a new standard of sociability in Brazil, through formation of active subjectivities in healthcare. The program also serves to mitigate expressions of the "social question" and maintain a workforce that can meet the needs of capitalist exploitation.<hr/>Resumen Este estudio analiza la función social del Programa Salud en la Escuela (PSE), basado en el estudio bibliográfico y documental, a partir del método del materialismo histórico. Se considera que el PSE se articula a tres componentes del proyecto educativo neoliberal de la tercera vía: la noción de "sociedad civil activa" y el proyecto "Tercer Sector", la ideología del "capital social" y la teoría del "capital humano". Se afirma que la función social del PSE es colaborar con la difusión de la racionalidad ideológica conservadora, apoyada en la construcción de un nuevo patrón de sociabilidad en Brasil, mediante la formación de subjetividades activas en materia de salud, así como actuar en la mitigación de las expresiones de la "cuestión social" y el mantenimiento de la fuerza de trabajo capaz de satisfacer las necesidades de la explotación capitalista. <![CDATA[Colégio Vasco da Gama: notas para pensar os entrelaçamentos das culturas escolares com as práticas esportivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000100188&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O esporte e, mais especificamente, a prática esportiva no Brasil são elementos considerados pela sociedade como imprescindíveis para a construção de valores e da cidadania, assim como a escola. Além disso, o imaginário social sobre o atleta evidencia que, no Brasil, o esporte é muitas vezes encarado como uma promessa profissional, arregimentando muitos jovens para formação esportiva. Nesse processo, muitos precisam conciliar, muitas vezes com dificuldades, as rotinas escolares com as rotinas esportivas. O artigo apresenta os resultados obtidos num estudo sobre a escolarização de jovens atletas de alto rendimento no Colégio Vasco da Gama, inserido na agremiação esportiva homônima. Ancorado, principalmente, na utilização de instrumentos etnográficos de pesquisa, (entrevistas semiestruturadas e questionários) e na análise de documentos oficiais. O objetivo do artigo foi indiciar aspectos referentes aos possíveis entrelaçamentos das culturas escolares com as práticas esportivas na instituição de ensino. Os resultados da pesquisa sugerem que as relações entre o colégio e o clube interferem, decisivamente, nos saberes e práticas que, cotidianamente, são construídos através da interpenetração de elementos do esporte no espaço da escola. Juntamente com isso, foi identificado um sentimento de adesão à instituição escolar, por meio da linguagem do esporte. <hr/>Abstract Sport, and more specifically, the practice of sports in Brazil, are elements considered by society as essential to the construction of values and citizenship, as is schooling. In addition, the social imaginary of the athlete shows that in Brazil sport is often seen as a professional opportunity, and many young people are encouraged to enter athletic training programs. In this process, many youth need to reconcile school routines with sports routines and often confront difficulties doing so. The article presents the results of a study on the education of young high-performance athletes at the Colégio Vasco da Gama school, which is associated to the private sports club with the same name. Based principally on the use of ethnographic research tools (semi-structured interviews, and questionnaires) and on the analysis of official documents, the purpose of the article was to identify connections of school culture with sports activities at this educational institution. The research results suggest that the relationship between the school and the club interfere decisively in the knowledge and practices that are constructed in the daily activities through the penetration of sport elements in school space. Moreover, a sense of belonging to the school institution was identified by means of sports language. <hr/>Resumen El deporte, y más concretamente, la práctica del deporte en Brasil son elementos considerados por la sociedad como algo esencial para la construcción de valores y la ciudadanía, así como la escuela. Además, el imaginario social del atleta muestra que en Brasil el deporte es a menudo visto como una promesa profesional, reuniendo a muchos jóvenes a la formación deportiva. En el proceso, muchos necesitan conciliar, a menudo con dificultades, rutinas escolares con rutinas deportivas. El artículo presenta los resultados de un estudio sobre la educación de los jóvenes deportistas de alto nivel en el Colegio Vasco da Gama, que se encuentra en la universidad deportiva del mismo nombre. Anclado principalmente en el uso de instrumentos de investigación etnográfica, (entrevistas semiestructuradas y cuestionarios) y en el análisis de documentos oficiales. El propósito del artículo fue para indicar aspectos relativos a las posibles relaciones de las culturas escolares con las actividades deportivas en la institución educativa. Los resultados del estudio sugieren que la relación entre la escuela y el club interfiere de manera decisiva en el conocimiento y las prácticas que, cada día, se construyen por la interpenetración de elementos deportivos en las instalaciones de la escuela. Junto con esto, un sentido de pertenencia a la institución escolar fue identificado a través del lenguaje del deporte. <![CDATA[A documentação pedagógica no pensamento de Célestin Freinet]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000100214&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A documentação pedagógica tem sido apontada como instrumento metodológico necessário ao trabalho docente, em especial no contexto da educação infantil. Trata-se de proposição recente, ou podemos encontrar em outras épocas a presença da documentação no contexto educativo? Com vistas a recuperar a historicidade dessa prática, objetiva-se apresentar elementos da proposta pedagógica de Freinet e analisar o papel do registro e da documentação no trabalho por ele desenvolvido. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica, tomando como fonte as produções do autor. A análise permitiu-nos identificar diferentes modalidades de registro e documentação presentes na proposta pedagógica freinetiana, coerentes com o projeto de construção de uma escola para o povo.<hr/>Educational documentation has been viewed as a methodological tool necessary to the work of teaching, particularly in early childhood education. Is this a recent approach or can documentation be found in the educational field in previous epochs? To identify the history of this practice, the objective of this study was to present elements of Freinet’s educational proposal and to analyze the role of registration and documentation in his work. A bibliographic review was conducted of Freinet’s work, which identified the different types of registration and documentation in Freinet’s pedagogical proposal that are in keeping with the project of constructing schools for the people.<hr/>Resumen La documentación pedagógica ha sido identificada como una herramienta metodológica necesaria para el trabajo docente, sobre todo en el contexto de la educación de la primera infancia. ¿Se refiere a una propuesta reciente, o podemos encontrar en otras ocasiones la presencia de la documentación en un contexto educativo? Con el fin de recuperar la historicidad de esta práctica, este artículo tiene como objetivo presentar elementos de la propuesta educativa de Freinet, y analizar el papel del registro y la documentación en su trabajo. Para tal fin, fue realizada una investigación de la bibliografía utilizando como fuente la producción del autor. El análisis permitió identificar diferentes tipos de registro y documentación presentes en la propuesta pedagógica freinetiana de conformidad con el proyecto de construcción de una escuela para el pueblo. <![CDATA[Saberes científicos e epistemologia da prática nos processos institucionais de formação docente e de formação de leitores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000100237&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Com o objetivo de repensar o processo de formação do professor da Educação Básica, configurado no cotidiano das Instituições de Ensino Superior e nas vivências profissionais continuadas, a pesquisa relatada neste artigo utiliza uma metodologia qualitativa (entrevista semiestruturada) e discute a história de formação e vivências de duas professoras graduadas em Letras e Pedagogia, atuantes no ensino da leitura no estado paulista. O estudo, de aporte teórico bakhtiniano, histórico-cultural, apresenta, na sua amostragem, a carência teórica e prática do formador de leitores e as conclusões apontam para o desafio de um investimento articulado (Estado, Universidade, Escola Básica) na formação identitária (cultural, científica, pedagógica) do professor, para um desempenho mais eficaz no processo de formação de leitores críticos.<hr/>Abstract This study analyzes the education of basic education teachers at institutions of higher education and in continuing professional experiences. The research uses a qualitative methodology (semi-structured interviews) and discusses the educational trajectory and professional experiences of two reading teachers in São Paulo state, Brazil who were accredited in language sciences and pedagogy. It uses a Bakhtinean theoretical framework as reference and a historical-cultural approach. The findings reveal the lack of theoretical and practical training for reading teachers and indicate the need for coordinated investments by the state, university and schools in the formation of teachers’ cultural, scientific and pedagogical identities to enhance a more effective performance in the education of critical readers.<hr/>Resumen Con el fin de repensar el proceso de formación de los profesores de la Educación Básica, configurado en la vida cotidiana de las instituciones de educación superior y en la experiencia profesional continuada, la investigación presentada en este artículo utiliza una metodología cualitativa (entrevistas semiestructuradas) analizando la historia de la educación y las experiencias de dos profesoras, graduadas en Letras y Pedagogía que trabajan en la enseñanza de la lectura, en el Estado de São Paulo, Brasil. El estudio tiene como referencia teórica bakhtiniano, de características históricas y culturales, y presenta en su muestra, la necesidad práctica y teórica del profesional formador de lectores. Las conclusiones apuntan un desafío de realizar una inversión articulada (Escuela Primaria, Universidad, Estado) en la formación de la identidad (cultural, científica, pedagógica) del maestro, para llevar a cabo de manera más efectiva el proceso de formación de lectores críticos. <![CDATA[Meninos que brincam com bonecas viram meninas? Diferenças de gênero nas brincadeiras de crianças de 4 a 5 anos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000100262&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo é fruto da pesquisa realizada para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pedagogia, cujo tema é Gênero na Educação Infantil. Buscou-se conhecer como as crianças interagem com brinquedos trazidos de casa ou presentes na escola, bem como perceber se há diferença na escolha dos brinquedos por meninos e meninas. Além disso, investigou-se se haveria relação entre as cores presentes nos brinquedos e as diferenças de gênero. Trata-se de uma abordagem de cunho qualitativo, uma vez que nos interessam as expressões, movimentos e as falas das crianças em sua singularidade. A metodologia utilizada foi a cartográfica, que permite uma escuta sensível, um olhar atento sobre os territórios a serem investigados. Foram feitas observações e registros das atitudes e reações das crianças nos momentos de brincadeiras na escola, livres ou definidos pela investigação. A pesquisa revelou que a marcação das diferenças de gênero não é proposta pelas crianças, mas pelo meio em que estão inseridas, especialmente pelos pais e pela sociedade em geral. Percebeu-se, também, que a partir do momento em que se coloca a temática em discussão, as crianças parecem entender e questionar os estereótipos de gênero presentes no contexto por meio dos brinquedos. Entendem, igualmente, que o brincar é uma expressão livre, que não precisa ser marcada pelos estereótipos de gênero. Ao final, destacamos que os estudos de gênero merecem mais atenção por parte dos pesquisadores da Educação Infantil e que a temática precisa ser mais discutida por todos os envolvidos.<hr/>Abstract This text is derived from a study conducted for a final course project in pedagogy that focused on gender in early-childhood education. It sought to understand how children interact with toys brought from home or offered at school and examine if boys and girls choose different toys. Moreover, it investigates whether there is a relationship between toy colors and gender differences. We have adopted a qualitative approach, since we are interested in the singularity of children’s expressions, movements and speech. We have used a cartographic methodology, which allows a sensitive listening and an attentive look at the territories to be investigated. Children’s attitudes and reactions have been observed and recorded during school playtime, whether it was free or defined by the study. The research revealed that children do not propose marks of gender differences; but they emerge from the environment, particularly from parents and society in general. We also perceived that when this topic is discussed, children seem to understand and question the gender stereotypes seen in the context through toys. They also understand that playing is a free expression that does not have to be marked by gender stereotypes. Finally, we highlight that child education researchers should give more attention to gender studies, and everyone involved should discuss this theme more often. <hr/>Resumen En presente artículo buscó conocer como los niños interactúan con juguetes traídos de casa o presentes en la escuela, así también percibir si hay una diferencia en la elección de juguetes entre niños y niñas. Además, se investigó si habría relación entre los colores presentes en los juguetes y las diferencias de género. Se trata de un enfoque de naturaleza cualitativa, una vez que nos interesan las expresiones, movimientos y el habla de los niños en su singularidad. La metodología utilizada fue la cartográfica, que permite una escucha sensible, una mirada atenta en los territorios a ser investigados. Se realizaron observaciones y registros de las actitudes y reacciones de los niños en los momentos de juegos en la escuela, libres o definidos por la investigación. La búsqueda reveló que la diferencia de género no es una propuesta por los niños, pero sí por el medio en el que se encuentran, especialmente por los padres y por la sociedad en general. Se percibió que a partir del momento en que se coloca la temática en discusión, los niños y niñas parecen entender y cuestionar los estereotipos de género presentes en el contexto por medio de los juguetes. Se entiende que jugar es una expresión libre, que no necesita ser marcada por los estereotipos de género. Finalmente se destaca que los estudios de género merecen más atención por parte de los investigadores de la educación infantil y que la temática necesita ser más discutida por todos las personas que trabajan este tema. <![CDATA[O tratamento da heterogeneidade em uma pedagogia coletiva: maneiras de fazer de professoras alfabetizadoras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000100283&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente estudo insere-se no âmbito das discussões sobre saberes e práticas de professores no atendimento à heterogeneidade de conhecimentos sobre a leitura e a escrita dos aprendizes. Nessa direção, buscamos compreender as ações mobilizadas por alfabetizadoras para, em meio as situações coletivas e padronizadas de ensino, tratar as necessidades de aprendizagem de alguns alunos. Para isso, analisamos as práticas de duas professoras do 1º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino da cidade de Caruaru-PE, Brasil, adotando, como caminho teórico-metodológico, a abordagem qualitativa de pesquisa. Os dados da investigação, tratados por meio da análise temática de conteúdo e obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e de observações em sala de aula, evidenciaram a utilização de alguns “esquemas de ação” e “táticas” por parte das professoras para, em meio às situações coletivas e padronizadas de ensino, atender às necessidades de alguns alunos.<hr/>Abtract This study is included in the discussions about teaching knowledge and practices as regard the heterogeneity of knowledge about reading and writing of learners. In this direction, we seek to understand the actions mobilized for literacy teachers, amid the collective and standardized situations of teaching, to treat the learning needs of some students. For that, we analyze the practices of two teachers from the 1st year of elementary school of the education system of the city of Caruaru-PE, Brazil, taking, as theoretical and methodological way, the qualitative research approach. The data from the research, treated through thematic content analysis and obtained through semi-structured interviews and observations in the classroom, demonstrated the use of some "action schemes" by teachers for, amid collective and standardized situations of teaching, meet the needs of some students.<hr/>Résumé Cette étude s’inscrit dans le cadre des discussions sur les savoirs et les pratiques des enseignants concernant à l'hétérogénéité des connaissances sur la lecture et l'écriture des apprentis. Dans ce sens, nous cherchons à comprendre les actions mobilisées par des instituteurs, au coeur des situations collectives et standardisés d'enseignement, pour répondre aux besoins d'apprentissage de certains élèves. Pour cela, nous analysons les pratiques de deux enseignants du cours préparatoire du réseau scolaire de la ville de Caruaru, Pernambouc, au Brésil, en adoptant, comme chemin théorique et méthodologique, l’approche qualitative de recherche. Les données de la recherche, traités à travers l'analyse de contenu thématique et obtenus grâce à des interviews et des observations semi-structuré... <![CDATA[Educação Infantil e Espaços Culturais: possibilidades de apropriação na cidade do Rio de Janeiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000100300&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo investiga espaços culturais da cidade do Rio de Janeiro em suas condições e possibilidades de apropriação pelo segmento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SME-RJ). A pesquisa utilizou como metodologia questionário online enviado aos espaços culturais da cidade cadastrados no Guia de Museus Brasileiros. Com os resultados, pode-se destacar a dificuldade de comunicação com as instituições, a desigual distribuição dos equipamentos culturais em âmbito municipal e a pouca atenção dada às condições de atendimento para o público infantil. Constatou-se, também, que melhorias nas condições e possibilidades de atendimento para esse segmento nos espaços culturais é uma tarefa necessária para reconhecer as crianças como cidadãs de direitos, e as instituições culturais como espaços democráticos.<hr/>Abstract This article investigates conditions and opportunities for the use of cultural spaces in the city of Rio de Janeiro by early childhood education programs under the municipal secretariat of education. On-line questionnaires were sent to cultural spaces in the city registered in the Guia de Museus Brasileiros [Brazilian Museum Guide]. The results highlight the difficulties of communication with the institutions, an unequal distribution of cultural equipment and the scarce attention given to attending small children. An important conclusion is that improvements in the conditions and opportunities for attending this age group in cultural spaces is a necessary task for recognizing children as citizens with rights and cultural institutions as democratic spaces.<hr/>Resumen El artículo investiga los espacios culturales de la ciudad de Río de Janeiro, Brasil, en sus condiciones y posibilidades de apropiación por el segmento de la educación infantil de la Secretaria Municipal de Educación (SME-RJ). La investigación utilizó como metodología un cuestionario online enviado a los espacios culturales de la ciudad registrados en la Guía de Museos Brasileños. Con los resultados, se puede destacar la dificultad de comunicación con las instituciones, la distribución desigual de los equipamientos culturales en el ámbito municipal y la falta de cuidado con las condiciones de la atención a los niños. También encontró que las mejoras en las condiciones y posibilidades de atención de este nivel en los espacios culturales es una tarea necesaria para reconocer a los niños como ciudadanos portadores de derechos y las instituciones culturales como espacios democráticos. <![CDATA[A formação inicial de professores e a inserção em contextos escolares: um estudo bibliométrico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000100323&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Sob a perspectiva de que a profissão docente é construída ao longo da vida e de que a formação inicial se mostra como momento singular neste processo, o estudo procura revelar a representatividade da temática formação inicial de professores vinculada às experiências de ensino-em-contexto em pesquisas brasileiras. Para isso, foram tomadas como objeto de estudo bibliométrico as 3.468 teses, defendidas em programas de Pós-Graduação em Educação, catalogadas numa base do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens - UFSCar). A pesquisa bibliométrica revela que a formação inicial, mediada por vivências em contextos escolares, está presente em 11 teses de um total de 3.468 pesquisas. As análises indicam que, apesar de haver estudos relevantes para a área, a formação em contexto, marcada por experiências que vão além das Práticas de Ensino e dos Estágios Supervisionados, não está inserida no cenário acadêmico de modo representativo. Dentre algumas contribuições importantes para a linha de formação docente, o estudo indicou também que as pesquisas versam sobre programas formativos institucionais e que em nenhuma delas foi possível identificar a criação de um espaço formativo, caracterizado também enquanto intervenção da pesquisa, o que sugere uma possível carência de construção, implementação e análise de novos programas, como de espaços formativos concebidos sob a perspectiva híbrida ou virtual.<hr/>Abstract From the perspective that the teaching career is lifelong built and that the initial formation is shown as a singular moment in the process, this work seeks to reveal the representativeness of the initial formation thematic linked to teachers’ teaching-in-context experiences in Brazilian research. Therefore, 3,468 theses from Education Post Graduation Programs cataloged in the basis of the Novo Horizonte Group (Study and Research Group on Innovation in Education, Technology and Languages from the Federal University of São Carlos - UFSCar) have been taken as object of study. The bibliometric research reveals that the initial formation, mediated by experiences in school settings, is present in 11 theses from a total of 3,468 works. The analyzes indicate that, although there are relevant studies to the field, the in-context formation (marked by experiences that go beyond the Teaching Practice and Supervised Internship), is not representatively inserted in the academic scenario. Among some important contributions to the line of teacher formation, the study also indicated that researches addressed institutional formation programs and that in none of them it was possible to identify the creation of a formation space, characterized also as research intervention, suggesting a possible lack of construction, implementation and analysis of new programs, such as formation spaces designed under the hybrid or virtual perspective.<hr/>Resumen A partir de una perspectiva de que la profesión docente se construye durante toda la vida y que la formación inicial constituye un momento singular en este proceso, este estudio tuvo por objetivo conocer la representatividad de la temática formación inicial del profesorado vinculado a las experiencias de enseñanza-encontexto en la investigación brasileña. Así, se realizó un estudio bibliométrico de 3.468 tesis doctorales en Educación catalogadas en la base de datos del Grupo Horizonte (Grupo de Estudios e Investigación sobre Innovación en Educación, Tecnologías y Lenguajes - UFSCar). La investigación bibliométrico reveló que la formación inicial, desarrollada por las experiencias en el entorno escolar, está presente en 11 de las 3.468 tesis analizadas. Los análisis indican que hay algunos estudios relevantes sobre el tema. Sin embargo, esta área de estudio aún no se incorpora al contexto académico de manera representativa. Por otra parte, la mayoría de las investigaciones sólo analiza la práctica docente y de prácticas supervisadas. Entre algunas contribuciones importantes a la línea de la formación docente, el estudio también indicó que las obras se ocupan de los programas de capacitación institucional y que ninguno de ellos analiza ni propone la creación de un espacio de formación, también caracterizada como una intervención práctica de la investigación. Esto sugiere una posible falta de construcción, implementación y análisis de nuevos programas, como espacios formativos diseñados a partir de la perspectiva híbrida o virtual.