Scielo RSS <![CDATA[Perspectiva]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-547320170003&lang=es vol. 35 num. 3 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000300698&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Un lugar en la escuela para la expresividad musical: etnografía sensorial en colaboración con adolescentes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000300702&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O presente trabalho descreve a análise de experiências musicais de adolescentes de 12 a 15 anos de idade, estudantes de uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental de um centro público de Educação Integral. A pesquisa de campo foi estruturada por meio de três oficinas, que promoveram a produção coletiva de fotografias, sons e vídeos relacionados às experiências musicais desses adolescentes. Foi composto um mosaico metodológico, que se baseou preponderantemente na etnografia sensorial. Entrevistas que incorporaram photovoice foram consideradas como componentes catalisadores de narrativas. Três categorias de análise foram construídas: a relação de adolescentes com a música, cultura de pares em interface com a cultura escolar e aprendizagem colaborativa. Por meio da promoção dessas experiências sensoriais foi possível compreender como os adolescentes se expressam e como se relacionam com seus pares.<hr/>Abstract: This paper describes an analysis of the musical experiences of 12-15 year-old adolescents, in a seventh grade public school class, with daylong (integral) education. The field research was organized around three workshops that promoted collective productions of photographs, and sound and video recordings related to the musical experiences of the teenagers. A methodological mosaic was built, based predominantly on sensory ethnography. Interviews that incorporated photo-voice technique were considered as a catalyzing component of the narratives developed. Three categories of analysis were identified: the relationships of adolescents with music; peer culture interfaced with the school culture; and collaborative learning. By promoting these sensory experiences it was possible to understand how the adolescents expressed themselves and related to their peers.<hr/>Resumen: En este trabajo se describe un análisis de las experiencias musicales de un grupo de adolescentes de 12-15 años estudiantes de una clase de séptimo grado en un centro público de educación integral. La investigación de campo se estructuró a través de tres talleres que promovieron la producción colectiva de fotografías, sonidos y vídeos sobre las experiencias musicales de estos adolescentes. Se construyó un mosaico metodológico a partir de la etnografía sensorial. Las entrevistas incorporaron el photovoice considerándose como catalizador de la narrativa. Se identificaron tres categorías de análisis: la relación de los adolescentes con la música; la interconexión entre la cultura de iguales con la cultura de la escuela; y el aprendizaje colaborativo. Mediante la promoción de estas experiencias sensoriales fue posible entender cómo se expresan los adolescentes y cómo se relacionan con sus pares. <![CDATA[Trabajo pedagógico: dimensiones y la posibilidad de la praxis pedagógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000300722&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este texto objetiva articular e sistematizar argumentos e elaborações de sentidos sobre trabalho pedagógico, apresentando um modelo multidimensional que, nessa perspectiva, pensa-se que pode melhor explicitar esta categoria. Partiu-se de um conceito de pedagógico como o trabalho relacionado ao campo da Pedagogia que objetiva a produção do conhecimento. Com base nesse conceito amplo, foram elaboradas subcategorias, índices e estabelecidas relações entre eles. Obteve-se, então, sentidos menores, que, articulados entre si, garantem uma reelaboração conceitual mais ampla. Esta sequência metodológica assemelha-se ao percurso de escrita deste texto: parte-se da descrição de entendimentos de trabalho pedagógico, a partir de um modelo contendo dimensões deste trabalho específico e suas articulações, e, com base nessa multidimensionalidade, apresenta-se outra, que se entende mais elaborada como conceituação de trabalho pedagógico, aproximando-o da práxis pedagógica, tendo a escola como contexto.<hr/>Abstract The purpose of this paper is to articulate and systematize arguments and understandings of meanings of pedagogical work. It presents a multidimensional model that can better explain this category. It is based on a concept of teaching as work related to the field of pedagogy that focuses on knowledge production. Based on this broad concept, subcategories, and indexes were developed and relationships established between them. Lower level meanings were thus obtained, which when articulated among each other, provide a broader conceptual reworking. This methodological sequence resembles the path taken in writing this text: it begins with a description of the understanding of pedagogical work, based on a model containing dimensions of this particular job and its articulations. Based on this multidimensionality, the paper presents another that it understands is more elaborate as a conceptualization of pedagogical work, in approximation with pedagogical praxis and with the school as context.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo articular y sistematizar argumentos y elaboraciones de sentidos sobre el trabajo pedagógico, con un modelo multidimensional que, en esta perspectiva, se considera que mejor puede explicar esta categoría. Se partió de un concepto de pedagógico como el trabajo relacionado con el campo de la pedagogía que se centra en la producción de conocimiento. Con base en este concepto amplio, fueron identificados subcategorías e índices y establecidas las relaciones entre ellos. Se obtuvo, así, sentidos más pequeños que, articulados entre sí, garantizan una reelaboración conceptual más amplia. Esta secuencia metodológica se asemeja al curso de escritura de este texto: se parte de la descripción de la comprensión del trabajo pedagógico, a partir de un modelo que contiene dimensiones de este trabajo en particular y de sus articulaciones y, con base en esta multidimensionalidad, se presenta otra, más elaborada, como conceptualización de trabajo pedagógico, acercándolo a la praxis pedagógica y teniendo la escuela como contexto. <![CDATA[La inserción de mujeres en programa de alfabetización: motivaciones de estudiantes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000300738&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: É objeto deste artigo compreender as motivações das mulheres inseridas em entornos grafocêntricos em relação ao processo de alfabetização formal. Norteia o estudo a seguinte questão: o que motiva as mulheres participantes deste estudo a recorrerem a uma instituição escolar a fim de participarem de um programa de alfabetização? Teoricamente, embasam este trabalho, um estudo de caso do tipo etnográfico, autores como Graff (1994), Britto (2003, 2004), Stromquist (2005), entre outros. Os resultados apontam para uma convergência apenas parcial entre os propósitos desses programas e tais motivações.<hr/>Abstract: Is objective of this article motivations in relation to the formal alphabetization process explicit by woman inserted in graphocentric environment. The following question guided the study: What motivates the women participant in this study to call upon a scholastic institution to participate of an alphabetization program?. Theoretically this work, a study case of ethnographic kind, is based on Graff (1994), Britto (2003; 2004), Stromquist (2005), among others. The results point to a convergence between the purposes of these programs and that motivations.<hr/>Resumen: El objeto de este artículo incluye las motivaciones de mujeres inseridas en entornos grafocêntricos, en relación al proceso de alfabetización formal. Orienta este estudio la siguiente pregunta: ¿Qué motiva a las mujeres que participan de este estudio para hacer uso de una institución escolar con el fin de participar en un programa de alfabetización? Teóricamente la base de este trabajo, un estudio de caso de tipo etnográfico, Graff (1994), Britto (2003; 2004), Stromquist (2005), entre otros. Los resultados apuntan a la convergência parcial entre los objetivos de estos programas y estas motivaciones. <![CDATA[Planes Municipales de Educación metropolitanos: desafíos al acompañamiento y evaluación local]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000300758&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo visa à análise da previsão e dos desafios relativos ao acompanhamento e avaliação local de Planos Municipais de Educação, tomando por base os planos pertencentes a dez municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, aprovados no período 2001-2012.Pautado na análise de conteúdo desses documentos,constata a preocupação desses planos em sinalizar a participação de diversos atores sociais na sua elaboração, assim como no âmbito da previsão do seu acompanhamento e avaliação sistemáticos, em que pese o fato de não atribuírem centralidade aos CMEs como lócus privilegiadopara a consecução dessas ações.<hr/>Abstract: This article aims the analysis of the future prospect and the challenges related to the follow-up and local evaluation of PMEs, taking as a basis the belonging plans of ten municipalities of the Metropolitan Area of Rio de Janeiro approved in the period of 2001-2012. Based on the analysis of these documents, notes a concern on these plans to display the participation of various social agents in their elaboration, as well as in the framework of their systematic monitoring and evaluation, in spite of the fact that they do not attribute centrality to CMEs as a privileged locus to achieve these actions.<hr/>Resumen: Este artículo tiene el objetivo de analizar la previsión y los desafíos relativos al acompañamiento y evaluación local de PMEs, sobre la base de los planes pertenecientes a diez municipios de la Región Metropolitana del Rio de Janeiro, aprobados en el periodo 2001-2012. Pautado en el análisis del contenido de eses documentos, destaca la preocupación de estos planes en resaltar la participación de diversos actores socialesen su preparación, como también en el pronóstico de su seguimiento y evaluación sistemática, aunque no hay la atribución de centralidad a las CMEs como un locus privilegiado para la consecución de estas acciones. <![CDATA[Concepciones de profesoras sobre sus prácticas pedagógicas utilizando el tipo textual narrativo antes y después de un programa de intervención metatextual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000300784&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo teve como objetivo identificar, na concepção das professoras, suas práticas pedagógicas desenvolvidas com o tipo textual narrativo antes e após um programa de intervenção metatextual. Participaram do estudo duas professoras e 27 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas municipais do interior do estado do Paraná. A pesquisa colaborativa e propositiva foi composta por cinco etapas: a) investigação de práticas pedagógicas das professoras utilizando o tipo textual narrativo; b) avaliação do esquema de narrativa escrita pelos alunos; c) realização de encontros com as professoras para estudo do tema e de uma proposta de intervenção; d) intervenção na prática pedagógica voltada à produção de narrativas escritas pelos alunos; e) avaliação do esquema de narrativa escrita pelos alunos e da prática pedagógica proposta. A coleta de dados consistiu em entrevistas semiestruturadas e individuais realizadas com as professoras. As entrevistas foram transcritas e analisadas por meio de seus conteúdos, estabelecendo-se categorias temáticas. Os resultados indicaram que a ausência de domínio da estrutura e da organização do tipo textual narrativo interferia no planejamento das estratégias pedagógicas. As práticas pedagógicas desenvolvidas eram voltadas ao uso da linguagem, enfatizando os aspectos normativos da gramática. Após o desenvolvimento do programa, as práticas direcionaram seu foco para a reflexão sobre a língua e a linguagem, abrangendo instruções explícitas sobre a produção do tipo textual narrativo. Concluímos que uma intervenção educacional planejada e breve favorece a prática pedagógica voltada para a produção de narrativas escritas mais elaboradas e completas pelos alunos.<hr/>Abstract: This article aims to identify, under the teachers conceptions, their pedagogical practices developed with the narrative type before and after a metatextual intervention program. Two teachers and 27 students from the 4th year of elementary school of two public municipal schools in the State of Parana participated in this study. The collaborative and purposeful research had 5 stages: a) investigation of the teacher’s pedagogical practices using the narrative type; b) evaluation of the student’s narrative scheme; c) holding meetings with teachers for study of the subject and an intervention proposal; d) intervention in the pedagogical practice focused on the production of narratives written by students; e) evaluation of the student’s written narratives schemes and the proposed pedagogical practice. The data was collected in individual and semi-structured interviews with the teachers. The interviews were transcribed and analyzed through its contents, setting up thematic categories. The results indicated that the absence of structure domain and the organization of the narrative type interfered in the planning of pedagogical strategies. The educational practices developed were focused on the use of language, emphasizing the regulatory aspects of grammar. After developing the program, the practice directs its focus to the reflection on the language, including explicit instructions on the production of the narrative type. We conclude that a planned and short educational intervention favors pedagogical practice focused on the production of more elaborate and complete written narratives by students.<hr/>Resumen: Este artículo tiene como objetivo identificar, en la concepción de las profesoras, sus prácticas pedagógicas desarrolladas con el tipo textual narrativo antes y después de un programa de intervención meta textual. Participan del estudio dos profesoras y 27 alumnos del 4° año de la escuela primaria de dos escuelas públicas municipales del interior del Estado de Paraná. La investigación colaborativa e propositiva fue compuesta por cinco etapas: a) investigación de prácticas pedagógicas de las profesoras utilizando el tipo textual narrativo; b) evaluación del esquema de narrativa escrita de los alumnos; c) realización de encuentros con las profesoras para el estudio del tema y de una propuesta de intervención; d) intervención en la práctica pedagógica orientada a la producción de narrativas escritas por los alumnos; e) evaluación del esquema de narrativa escrita de los alumnos y de la práctica pedagógica propuesta. La colecta de datos consistió en entrevistas semiestructuradas e individuales realizadas con las profesoras. Las entrevistas fueron transcriptas y analizadas por medio de sus contenidos, estableciéndose categorías temáticas. Los resultados indicaron que la ausencia de dominio de la estructura y de la organización del tipo textual narrativo interfería en la planificación de las estrategias pedagógicas. Las prácticas pedagógicas desarrolladas eran orientadas al uso del lenguaje, poniendo énfasis en los aspectos normativos de la gramática. Después del desarrollo del programa las prácticas ha direccionado su foco para la reflexión sobre el idioma y el lenguaje, abarcando instrucciones explicitas sobre la producción del tipo textual narrativo. <![CDATA[Breve ensayo sobre el tiempo, el sujeto y los modos de ver la historia: Foucault y Cortázar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000300803&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Pautado na literatura fantástica de Julio Cortázar e na proposta de história efetiva de Michel Foucault, este ensaio busca trazer um modo diferente de pensarmos as relações entre o sujeito e o tempo da história como elementos dos estudos em Educação. Iniciando com um conto cortazariano, evidencia-se a possibilidade de outro modo de ler o tempo no qual o conto se desdobra, bem como o próprio sujeito nele constituído. A partir dessas relações, articulam-se as propostas foucaultianas de afastamento dos duplos referentes ao sujeito e da concepção de tempo como motor da história. Ambos os autores são utilizados então para problematizar o campo das pesquisas em Educação e seus modos de compreender o tempo e o sujeito, que, pelo olhar desses dois autores, podem ser reconstruídos.<hr/>Abstract: In this essay, different understandings in education field about the history’s subject and time are addressed from Julio Cortázar’s fiction literature and Michel Foucault’s effective history. Starting with a cotazarian short story, time and subject are discussed as constituted in historical context. These cortazarian’s ideas are articulated with foucaultian denial of subject doubles and time as a motor of history. Foucault and Cortázar are taken to problematize education field and to reconstruct time and subject conceptions.<hr/>Resumen: Basado en la literatura fantástica de Julio Cortázar y en la propuesta de historia efectiva de Michel Foucault, este trabajo busca una manera diferente de pensar las relaciones entre el sujeto y el tiempo de la historia como elementos de los estudios en Educación. Comenzando con un cuento de Cortázar, se evidencia la posibilidad de leer de otro modo el tiempo en el que el cuento se desdobla y el sujeto que ahí se constituye. A partir de esas relaciones, se articulan las propuestas foucaultianas de aislamiento de los duplos que se refieren al sujeto y de la concepción del tiempo como motor de la historia. Se usa ambos los autores, por lo tanto, para problematizar el campo de las investigaciones en Educación y sus modos de comprender el tiempo y el sujeto que, por la mirada de esos autores, pueden reconstruirse. <![CDATA[L’identité de Genre en Classe: l'utilisation du cinéma dans la lutte contre l'homophobie dans les écoles de Brasília - DF]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000300817&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Tradicionalmente, o cinema é um espaço de veiculação de imagens negativas sobre a homossexualidade e de reforço dos estereótipos e preconceitos de identidades sexuais e de gênero não heteronormativas. Todavia, por seu alcance global, o cinema pode ser utilizado como meio privilegiado no enfrentamento da homofobia e nas discussões sobre a homossexualidade na escola. Este artigo trata da análise de uma intervenção pedagógica em uma escola pública de ensino fundamental no Distrito Federal, a partir da exibição do curta-metragem “Eu não quero voltar sozinho”, de Daniel Ribeiro (2010). Neste trabalho, buscamos compreender os imaginários e as práticas sociais que informam as representações sociais dos alunos sobre relações de gênero e homossexualidade em três etapas: realização de uma roda de conversa com os estudantes, leitura coletiva de textos sobre gênero e sexualidade e a passagem do filme. Na investigação, foi possível identificar saberes docentes adequados ao tratamento da temática durante as atividades propostas no uso da película e as concepções de gênero e de homossexualidade ora conservadoras, ora transgressoras que marcam os discursos dos alunos.<hr/>Abstract: Traditionally, the cinema is a broadcasting place of negative images of homosexuality, as it reinforces stereotypes and prejudices about sexual and gender identities nonheteronormative. Yet, for its global reach, the movies can be used as a privileged way in the confrontation of homophobia and in debates about homosexuality at school. This paper analyses a pedagogical intervention in a public elementary school of Federal District of Brazil from the exhibition of the short-film “I don’t want to go back alone”, directed by Daniel Ribeiro (2010). In this work, our goal is understand in three stages the imaginary and social practices that instruct the student’s social representation of gender relations and homosexuality: the first is a chat session with the students, than a collective reading of texts about sexuality and gender relations, and then the use of the chosen movie. During this investigation, it was possible to identify proper teaching knowledge to the treatment of this subject under the suggested activities with the usage of the film and the gender and homosexuality conception, sometimes conservative, sometimes transgressive, branding the students discourses.<hr/>Résumé: Traditionnellement, le cinéma est un espace négatif de positionnement de l'image sur l'homosexualité et le renforcement des stéréotypes et des préjugés d'identité sexuelle et de genre non hétéro-normatif. Toutefois, par sa portée mondiale, les films peuvent être utilisé comme un moyen privilégié dans la lutte contre l'homophobie et les discussions sur l'homosexualité à l'école. Cet article traite de l'analyse d'une intervention éducative dans une école primaire publique dans le District fédéral, du point de vue du court-métrage "Je ne veux pas revenir tout seul,« Daniel Ribeiro (2010). Dans ce travail, nous comprenons en trois étapes les pratiques imaginaires et sociales qui informent les représentations sociales des étudiants sur les relations entre les sexes et l'homosexualité... <![CDATA[Entre trayectorias formativas e comunidades de aprendizaje: un estudio de las políticas curriculares para la educación integral en el Sur de Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000300838&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O presente artigo examina os regimes de implementação das políticas curriculares de ampliação da jornada escolar desenvolvidas nos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Ao inscrever-se no campo dos Estudos Curriculares, procurou-se compreender seus processos de seleção e organização do conhecimento escolar. As políticas examinadas são implementadas a partir de duas noções distintas e complementares, quais sejam: percursos formativos e comunidades de aprendentes. Constatou-se, através de uma análise textual dos documentos curriculares orientadores das referidas políticas, uma significativa preocupação com os processos de seleção dos conhecimentos escolares a serem ensinados; todavia, ainda se notaram algumas dificuldades para indicar os critérios orientadores para as referidas escolhas, bem como as racionalidades pedagógicas que justificam sua implementação.<hr/>Abstract: This article examines the processes of implementation of curriculum policies to expand the school day developed in the Rio Grande do Sul and Santa Catarina states. By signing up in the field of Curriculum Studies, sought to understand their selection processes and organization of school knowledge. Policies are implemented from two distinct and complementary concepts, namely: training courses and learners communities. It was found through a textual analysis of the guiding curriculum documents of these policies, a significant concern with the knowledge of school selection processes to be taught; however, also noted some difficulties to indicate the guiding criteria for these choices and pedagogical rationales to justify their implementation.<hr/>Resumen: En este trabajo se analiza la implementación de políticas curriculares de ampliar la jornada escolar desarrolladas en el Rio Grande do Sul y Santa Catarina. Al suscribirse en el campo de los estudios curriculares, trató de comprender sus procesos de selección y organización del conocimiento escolar. Las políticas se implementan a partir de dos conceptos distintos y complementarios, a saber: trayectorias formativas y comunidades de aprendizaje. Se encontró a través de un análisis textual de los documentos curriculares de estas políticas, una preocupación significativa con el los procesos de selección conocimiento para enseñar. Sin embargo, también señaló algunas dificultades para indicar los criterios rectores de estas opciones y fundamentos pedagógicos para justificar su ejecución. <![CDATA[Producción del conocimento sobre las instuciones especializadas para las personas com discapacidad intelectual (1996-2015)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000300859&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O presente artigo analisa a produção científica acadêmica em formato de teses e dissertações sobre as instituições especializadas para as pessoas com deficiência intelectual disponível na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Trata-se de estudo quali-quantitativo, de abordagem metodológica bibliométrica e de análise de conteúdo, realizado em três etapas: preparação teórica e metodológica; coleta e registro de dados; sistematização e análise dos resultados. Os resultados mostram que existem 18 pesquisas sobre a temática pesquisada, a maioria de mestrado, entre os anos de 1996 a 2015. Os estudos pertencem a nove diferentes instituições de ensino superior, em sua maioria na região Sudeste e com significativa participação da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), articuladas aos seus respectivos programas de pós-graduação: Distúrbios do Desenvolvimento e Educação Especial. Os trabalhos abordam principalmente os temas de qualidade de vida da pessoa com deficiência e a formação para o trabalho e a vida, desenvolvidos nas próprias instituições especializadas. Predominam as abordagens qualitativas com fundamentos da teoria comportamental, com base nos instrumentos de entrevistas e escalas, entre outros. O mapeamento dos estudos evidencia poucas pesquisas que focam a própria instituição especializada para a pessoa com deficiência intelectual como objeto de estudo, apesar de os trabalhos contemplarem as dimensões da saúde, trabalho, educação e assistência. Porém não encontramos pesquisas que problematizem, dentre outros: o papel de escola especial que as instituições assumem; o direito à escolarização da pessoa com deficiência; a relação público-privado que constitui a oferta dos serviços em caráter privado filantrópico e não público.<hr/>Abstract: The present paper analyses the scientific academic production about specialized institutions for persons with intellectual disabilities in format of theses and dissertations available at the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) from the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (IBICT). This is a qualitative and quantitative study, and a bibliometric, methodological and content analysis approach, done in three steps: theoretical and methodological preparation; data collection and registration; summary and analysis of results. The results showed the existence of 18 works about the researched subject, with a majority with a master’s degree, between the years of 1996 and 2015. The studies belong to 9 different Higher Education Institutions, most of them located in the Southeast Region, with a significant participation of the Mackenzie Presbyterian University (Mackenzie) and the Federal University of São Carlos (UFSCar) through their corresponding Development Disorders and Special Education graduate programs. These papers mainly deal with subjects such as the person with disability’s q ality of life and the ed cation for life and work, developed within the specialized institutions. Predominate qualitative approaches with qualitatives of behavioral theory, based on instruments such as interviews and scales. Therefore, the mapping of researches demonstrates that few works used their own specialized institutions for persons with intellectual disability as an object of study even though these works contemplate issues like health, work, education and assistance. However, we do not find researches that problematizes, among others aspects: the role of special schools assumed by the institutions; the right to schooling of the disabled person; the publicprivate relationship that constitutes the offer of services of philanthropic and non-public nature.<hr/>Resumen: En este artículo se analiza la producción científica académica en forma de tesis y dissertações sobre el tema de las instituciones especializadas para las personas minusválidos intelectuales/mentales, disponibles en la Biblioteca digital de Tesis y Disertaciones (BDTD) do IBICT. Es un estudio cualitativo y cuantitativo de enfoque metodológica bibliométrica y análisis de contenido, realizados en tres etapas: preparación teórica e metodológica, recopilación y registro de datos, sistematización y análisis de los resultados. Los resultados muestran que existen 18 investigaciones sobre el tema investigado, la mayoría en nivel de maestría, entre los años 1996 a 2015. Los estudios pertenecen a 9 diferentes instituciones de enseñanza superior, sobre todo en la Región Sureste y con significativa participación de la Universidad Mackenzie (Mackenzie) y de la Universidad Federal de São Carlos (UFSCar), articuladas en sus respectivos programas de postgrado: Trastornos de desarrollo y Educación Especial. Los trabajos tratan principalmente sobre temas de la calidad de vida de las personas con discapacidad y la formación para el trabajo y para la vida, desarrolladas en las propias instituciones especializadas. Predominan los enfoques cualitativos con fundamentos de la teoría del comportamiento, con base en los instrumentos de entrevistas y escalas, entre otros. Por lo tanto, los estudios del mapeo evidencian pocas investigaciones que se centran en la propia institución especialiciada para la persona minusválida intelectual como objeto de estudio, a pesar, de los trabajos contemplar las dimensiones de la salud, del trabajo, de la educación y de la asistencia. Sin embargo, no se encontraron estudios que problematizan, entre otros: el papel de la escuela especial que toman las instituciones; el derecho a la educación de las personas con discapacidad; la relación público-privada es la prestación de servicios en filantrópica y no pública. <![CDATA[Continuidades y rupturas en la historia de la eugenesia: un análisis de las publicaciones de Renato Kehl después de la Segunda Guerra Mundial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000300887&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: De maneira geral, o período posterior à Segunda Guerra Mundial é caracterizado como um momento de inflexão ou descontinuidade das teorias raciais e do debate sobre identidade racial, sobretudo quando nos referimos à história da eugenia. A partir da análise da obra do médico e eugenista Renato Kehl (1889-1974), o objetivo deste artigo é investigar as continuidades e descontinuidades do pensamento eugênico desse personagem, procurando compreender os sentidos que as ideias eugênicas ganharam no Pós-Segunda Guerra. A continuidade das publicações de Kehl sobre eugenia nas décadas de 1940 a 1960 permite observar o desenvolvimento desse debate em um contexto de contestação às teorias eugênicas.<hr/>Abstract: Overall, the period after World War II is characterized as a turning point or discontinuance of racial theories and debate about racial identity, especially when referring to the history of eugenics. From the analysis of medical work of eugenicist Renato Kehl, the aim of this study is to investigate the continuities and discontinuities of eugenic through this author, trying to understand the way that eugenic ideas gained in the post-World War II. The continuity of Kehl publications on eugenics in the 1940s to 1960s allows us to observe the development of this debate in a context of contestation to the Eugenics theories.<hr/>Resumen: En general, el período después de la Segunda Guerra Mundial se caracteriza por ser un punto de inflexión o interrupción de las teorías raciales y debate acerca de la identidad racial, especialmente cuando se refiere a la historia de la eugenesia. A partir del análiser de la obra de Renato Kehl, el objetivo de este estudio es investigar las continuidades y discontinuidades del pensamiento eugenésico de este personaje, tratando de comprender la forma en que las ideas eugenésicas ganaron en el período posterior a la Segunda Guerra. La continuidad de las publicaciones de Kehl sobre eugenesia en las décadas de 1940 a 1960 nos permite observar el desarrollo de ese debate en un contexto de contestación a las teorías eugenésicas. <![CDATA[La beca de permanencia en las políticas de educación superior: la asistencia al estudiante en la UFMS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000300911&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar a política de Assistência Estudantil posta em prática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, campus Campo Grande/MS, por meio de Programas de Apoio Pedagógico e Financeiro oferecido aos estudantes, haja vista que a “Bolsa Permanência” consiste em estratégia de estabilidade do aluno bolsista na referida instituição. A pesquisa é de caráter exploratório, bibliográfico e documental, apresentando como fontes relatórios e documentos institucionais. Para tanto, embasamo-nos nos seguintes aportes teóricos: Sguissardi (2014); Maciel (2015); Mancebo, Bittar e Chaves (2012); Hofling (2016) e Borsato (2015). São apresentados e analisados dados quantitativos e qualitativos. O texto é resultado de parte da pesquisa financiada por meio do Edital FUNDECT/CNPq N°14/2014 - PPP - MS. As primeiras aproximações nos levaram a identificar que a universidade em questão possui programas de apoio pedagógico e financeiro, mas que nem todos os alunos/as atendem aos critérios de seletividade impostos por cada uma das áreas: saúde, alimentação, bolsas de monitoria, permanência e mobilidade estudantil. Ou seja, a universidade encontra-se dualizada entre seus projetos e ações, contemplando apenas parte desses estudantes. Conclui-se que a ação Bolsa Permanência sofreu alterações em seus critérios de seleção e há um índice alto de vagas ociosas, tornando necessária uma revisão na política de acompanhamento dos acadêmicos selecionados e não selecionados pela ação.<hr/>Abstract: This current study aims to identify the Student Assistance policy, at Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, Campo Grande/MS campus, through the Pedagogical Support Programs and Financial offered to students, considering that the "Permanency Scholarship" consists of the scholarship student stability strategy in that institution. The research is exploratory, bibliographic and documentary character, presenting as sources reports and institutional documents. For this, we base ourselves on the following theoretical contributions: Sguissardi (2014); Maciel (2015); Mancebo, Bittar and Chaves (2012); Hofling (2016) and Borsato (2015). They are presented and analyzed quantitative and qualitative data. The text is the result of part of research funded through of the Edital FUNDECT / CNPq No. 14/2014 - PPP - MS. The first approaches led us to identify that the university in question has pedagogical and financial support programs, but not all students meet the selectivity criteria imposed by each of the areas: health, nutrition, monitoring scholarship, permanence and student mobility. That is, the university is dualized between its projects and actions covering only part of these students. It concludes that the action Exchange Permanence has changed in its selection criteria and that there is a high rate of unfilled vacancies, requiring a review of the monitoring policy of selected and non-selected academic of the action.<hr/>Resumen: Este estudio tiene como objetivo identificar la política de Asistencia al Estudiante, en la Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, campus Campo Grande/MS, a través de Programas de Apoyo Pedagógico y Financiero ofrecidos a los estudiantes, dado que la “Beca de Permanencia” consiste en una estrategia de estabilidad para el alumno becario en la institución mencionada. La investigación es de carácter exploratorio, bibliográfico y documental, donde informes y documentos institucionales son presentados como fuente de información. Por lo tanto, nos embasamo en las siguientes contribuciones teóricas: Sguissardi (2014); Maciel (2015); Mancebo, Bittar y Chaves (2012); Hofling (2016) y Borsato (2015). Son presentados y analizados datos cuantitativos y cualitativos. El manuscrito es resultado de una parte de la investigación financiada por medio del Comunicado FUNDECT/CNPq N° 14/2014 - PPP - MS. Los primeros acercamientos condujeron a identificar que la universidad estudiada posee programas de apoyo pedagógico y financiero, pero que no todos los alumnos(as) están insertos en los criterios de selección otorgados por cada una de las áreas: salud, alimentación, becas de ayudantía, permanencia y movilidad del estudiante. Es decir, la universidad se encuentra polarizada entre sus proyectos y acciones que incluyen solamente a parte de estos estudiantes. Se concluye que la Beca de Permanencia sufrió cambios en sus criterios de selección y que existe un alto índice de vacantes sin cubrir, de modo que se torna necesaria una revisión de la política de acompañamiento de los alumnos seleccionados y no seleccionados por el programa. <![CDATA[La educación de los maestros de los años iniciales de la escuela primaria: "Seminario de Buenas Prácticas" como una propuesta para la formación y la integración docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000300937&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Muitos são os estudos que apontam desafios, demandas e necessidades na busca pelo aprimoramento da formação de professores. Buscando romper com a visão de professor que “reproduz sempre as mesmas práticas”, o presente estudo objetiva conhecer o posicionamento dos professores sobre uma proposta de formação na escola através da socialização de práticas pedagógicas consideradas bemsucedidas pelos docentes denominada “Seminário de Boas Práticas”, bem como avaliar o alcance dessa situação como proposta de formação continuada. A pesquisa, de caráter qualitativo, fez uso de questionários semiestruturados para mapear as percepções dos professores em relação a esta proposta formativa. Os resultados destacam a importância de qualificar o fazer docente para que não se resuma a um fazer destituído de finalidade e crítica, valorizando as ideias dos professores, tendo em vista legitimar os saberes docentes e refinar suas práticas, superando a compreensão do professor como mero executor de tarefas.<hr/>Abstract: There are many studies that show challenges, demands and needs in the search for improvement of teacher education. Seeking to break with the teacher's view that "always plays the same practices", the present study aimed to evaluate the placement of teachers on a proposal for training in school through socialization of pedagogical practices considered successful by teachers called "Good Seminar Practices" and to assess the extent of this situation as a proposal for continuing education. The research, qualitative, made use of semi-structured questionnaires to map the perceptions of teachers regarding this formative proposal. The results highlight the importance of qualifying the teacher do to not summarize a make devoid of purpose and criticism, valuing teachers' ideas in order to legitimize the faculty knowledge and refine their practices surpassing the understanding of teacher as mere executor of tasks.<hr/>Resumen: Hay muchos estudios que muestran desafíos, exigencias y necesidades en la búsqueda de la mejora de la formación docente. Tratando de romper con la opinión de la maestra que "siempre juega las mismas prácticas", el presente estudio tuvo como objetivo evaluar la colocación de los profesores sobre una propuesta de formación en la escuela a través de socialización de prácticas pedagógicas consideradas exitosas por maestros llamada "Buenas Prácticas Seminario" y para evaluar el alcance de esta situación como una propuesta para la formación continua. La investigación cualitativa, hizo uso de cuestionarios semiestructurados para mapear las percepciones de los maestros con respecto a esta propuesta formativa. Los resultados destacan la importancia de la calificación del profesor hacer para no resumir un hacer sin objeto y la crítica, valorar las ideas de los profesores con el fin de legitimar los conocimientos docentes y refinar sus prácticas que superan la comprensión del maestro como un mero ejecutor de tareas. <![CDATA[Licenciatura en educación del campo en la UFT: perspectivas y retos en la construcción del curso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000300951&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Socializamos uma pesquisa sobre a Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Analisamos os processos de implantação em seus aspectos políticos e pedagógicos. Debatemos sobre o protagonismo dos movimentos sociais nas lutas pelo direito à educação e nas questões direcionadas às políticas de Educação Superior para o meio rural no Brasil. No percurso metodológico, inspiramo-nos na História Oral, na perspectiva da abordagem qualitativa. Entrevistamos docentes que vivenciam o processo de implantação do curso na UFT, para apreender as expectativas e construções empreendidas na materialização da Licenciatura. A fundamentação teórica deste estudo se deu mediante o diálogo com diversos teóricos como: Caldart, Santos, Molina, Arroyo, Silva, Alberti. Discorremos sobre a Pedagogia da Alternância como referência para a alternância pretendida para a Licenciatura em Educação do Campo, assim como as proposituras para a sua efetivação. Depreendemos que a implantação da Licenciatura em Educação do Campo configura uma conquista para a população que vive no e do campo e encontra-se em processo de construção, que demanda, por parte dos seus executores, novas posturas em frente aos conflitos e enfrentamentos para a sua efetiva materialização.<hr/>Abstract: We socialized a research on the Licenciature in Rural Education at the Federal University of Tocantins (UFT). We analyzed the implementation processes in their political and pedagogical aspects. We debated on the protagonism of social movements in the struggles for the right to education and to the questions directed to higher education policies for rural areas in Brazil. In the methodological way, we are inspired us in oral history, in the perspective of qualitative approach. We interviewed teachers who experience the course implementation process in the UFT, to grasp the expectations and constructions undertaken in the materialization of the Licentiate. The theoretical basis of this study was given by the dialogue with various theoretical as: Caldart, Santos, Molina, Arroyo, Silva, Alberti. We approach about the Pedagogy of Alternating as a reference to the desired switching to the Licentiate in Rural Education, as well, the propositions for its effectuation. We infer that the implementation of the Licentiate in Rural Education sets up an achievement for the population living in and field and is in process of construction, which demands, by its performers, new positions front to conflicts and confrontations for their effective materialization.<hr/>Resumen: Socializamos una investigación acerca de la Licenciatura en Educación del Campo en la Universidad Federal de Tocantins (UFT). Analizamos los processos de implantación en sus aspectos políticos y pedagógicos. Hablamos a respeto del papel de los movimentos sociales en la lucha por el derecho a la educación y a las cuestiones dirigidas a las políticas de educación superior para las zonas rurales de Brasil. A lo largo del caminho metodológico, inspirámonos en la historia oral en la perspectiva de un enfoque cualitativo. Entrevistamos profesores que vivieron el processo de implantación del curso en la UFT, para aprehender las expectativas y construcciones hechas en la realización de la Licenciatura. La base teorica de este estudio fue realizado atraves de la conversación con diversos teóricos como: Caldart, Santos, Molina, Arroyo, Silva, Alberti. Hemos hecho el abordaje acerca de la Pedagogía de la Alternância como una referencia a la conmutación deseada para la Licenciatura en Educación del Campo, así como sugerencias para su efetivación. Llegamos a la conclusión que la implantación de la Licenciatura em Educación del Campo representa un logro muy importante para el pueblo que vive en el y del campo y que se encuentra en proceso de construcción, lo que requiere, por parte de sus idealizadores, nuevas actitudes delante de los conflitos y enfrentamientos para su materialización efectiva. <![CDATA[Sobre pedagogía y pedagogos en espacios no escolares: notas desde una síntesis de investigación empírica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000300978&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O texto apresenta apontamentos sobre a síntese de um estudo que consistiu em abordar a formação do pedagogo no âmbito da Educação não Escolar (ENE) em relação ao significado epistemológico da Pedagogia e aos saberes e habilidades profissionais necessários à prática pedagógica não escolar. O método do estudo foi desencadeado em duas fases: 1) análise de conteúdo de Projetos Pedagógicos de 20 cursos de Pedagogia do Brasil (PPC); 2) análise de dados coletados junto a 38 pedagogos que atuam ou atuaram em espaços de ENE. O expediente científico da pesquisa apontou que o conteúdo relativo à ENE nos PPCs apresenta características de dispersão, profusão, falta de especificidade, desarticulação no que tange ao contexto geral dos objetivos e organização curricular dos cursos de Pedagogia e é pouco contemplado em disciplinas e eixos/dimensões formativas. Em contraposição, a abordagem de saberes e habilidades profissionais a partir dos dados coletados junto aos pedagogos aponta a demanda, durante a formação inicial, de que esses sujeitos participem de experiências de socialização e construção de saber que delineiem um perfil formativo mais substancial, pautado por uma concepção ampla sobre a profissão pedagógica.<hr/>Abstract: The paper presents notes about a study of the education of teachers in the realm of non-school education, in relation to epistemological meanings of pedagogy and knowledge and professional skills needed for non-school pedagogical practices. The research was conducted in two phases: 1) content analysis was conducted of 20 curriculum for teacher education programs in Brazil; 2) data analysis was conducted of 38 virtual questionnaires responded to by teachers who work or have worked in non-school spaces. The research results indicate that, content about non-school spaces in the curricular documents is characterized by dispersion, profusion, lack of specificity, lack of articulation with the general objectives and curricular organization of teacher education courses and is little considered in classes and teacher education programs. In contrast, the data collected with teachers indicates that the approach to professional knowledge and abilities during their initial teacher education, requires that they participate in socialization experiences and build knowledge to develop a more substantial educational profile based on a broad concept of the teaching profession.<hr/>Resumén: El texto presenta notas de síntesis de un estudio que consistió en abordar la forma por la cual la Educación No Escolar (ENE) se constituye como objeto de la formación de pedagogos en relación con el significado epistemológico de la Pedagogía y los conocimientos y habilidades profesionales necesarias para la práctica pedagógica no escolar. El método de estudio fue ordenado en dos fases: 1) análisis del contenido de los planes de estudios de 20 cursos de Pedagogía en Brasil; 2) análisis de los datos recogidos junto a 38 pedagogos que trabajan o trabajaran en espacios de ENE. El trabajo científico permite señalar que el contenido sobre ENE en los planes tiene características de dispersión, falta de especificidad, desarticulación en relación con el contexto general de los objetivos y la organización curricular de los cursos de Pedagogía y está poco contemplado en las disciplinas y ejes/dimensiones de formación. En contraste, el enfoque de los conocimientos y habilidades profesionales con base en los datos recogidos junto a los pedagogos despliega la exigencia de que, durante la formación inicial, estos individuos participen de experiencias de socialización y construcción de conocimiento que formen un perfil formativo más sustancial guiado por una concepción amplia de la profesión pedagógica. <![CDATA[¿La vida cotidiana de la Escuela expresa un cotidiano? Aproximaciones ontológicas en debate.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000300996&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O presente texto, de natureza teórico conceitual, discute, a partir da ontologia crítica, a produção de conhecimento, os processos de conhecer, ensinar e aprender, bem como as bases ontológicas que consolidam tais processos. A partir de nossos estudos baseados na perspectiva do materialismo histórico-dialético - Lukács, Rubinstein Sheptulin e Heller - e do trabalho de formação que viemos desenvolvendo junto ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ontologia Critica - GEPOC, defendemos como premissa preliminar a preexistência do mundo objetivo independente de nossa consciência, o que implica considerá-lo como possuidor de uma base material que o sustenta e permite, por meio dessa materialidade, que é processual e histórica, estabelecer um conhecimento objetivo sobre si, isto é, uma inteligibilidade do mundo. Nesta direção, em um primeiro momento, abordaremos algumas questões sobre o conhecimento e seu processo de apropriação a partir da base supracitada. Posteriormente, aprofundaremos o conceito de cotidiano escolar e de vida cotidiana, seus conteúdos e sua forma de transmissão e apropriação de conhecimentos, e a relação com a didática. Finalizaremos apresentando questões que nos possibilitem novas investigações.<hr/>Abstract: This conceptual theoretical text discusses, based on an ontological criticism, knowledge production, the processes of knowing, teaching and learning, and the ontological foundations that consolidate these processes. We affirm the pre-existence of an objective world, independent from our consciousness, which considers that it has a material basis that sustains it and allows - through this procedural and historical materiality - this consciousness to establish objective knowledge, of itself that is, an intelligibility of this world. The work is based on studies of the dialectical-materialist perspective of history, found in the work of Lukács, Rubinstein Sheptulin and Heller, and the work of education that we have conducted with the Group of Research and Study in Critical Ontology. We first approach some questions about knowledge and its appropriation from the above mentioned point of view. We then deepen the understanding of the concepts of daily school life and everyday life, creating a tension between their contents, their forms of transmission and appropriation, and their relationship with didactics. We conclude by presenting questions for further investigations.<hr/>Resumen: El presente texto de naturaleza teórica conceptual discute, a partir de la ontología crítica, la producción de conocimiento, los procesos de conocer, enseñar y aprender, como también las bases ontológicas que consolidan eses procesos. A partir de nuestros estudios basados en la perspectiva del materialismo histórico-dialéctico - Lukács, Rubinstein Sheptulin e Heller - y del trabajo de formación que venimos desarrollando junto al Grupo de Estudios e Investigación en Ontología Critica - GEPOC, defendemos como premisa preliminar la preexistencia del mundo objetivo independiente de nuestra consciencia, que implica considerarlo como poseedor de una base material que lo sustenta y le permite, por medio de esa materialidad, que es procesual e histórica, establecer un conocimiento objetivo sobre si, significando esto, la inteligibilidad del mundo. En esa dirección, en un primer momento, abordamos algunas cuestiones sobre el conocimiento y su proceso de apropiación a partir de la base supra citada. Posteriormente profundizamos el concepto de cotidiano escolar y vida cotidiana, sus contenidos y su forma de transmisión y apropiación de los conocimientos y la relación con la didáctica. Finalizamos presentando cuestiones que nos posibilitan nuevas líneas de investigación.