Scielo RSS <![CDATA[Perspectiva]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-547320170004&lang=es vol. 35 num. 4 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000400001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Educação e arte: o que cabe à filosofia pensar?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000400002&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Enseñanza de filosofía y la constitución de la identidad individual: Formación, autonomía y género]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000400003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O presente artigo investiga a contribuição das aulas de filosofia no Ensino Médio para a formação dos educandos como sujeitos em processo de construção de uma identidade individual. A filosofia no Ensino Médio contribui para formar sujeitos conscientes de si no espaço e no tempo, capazes de refletir criticamente sobre o contexto social no qual estão inseridos, bem como sobre as expectativas em termos de papéis fixos de gênero impostos de fora para dentro. Nesse sentido, a especificidade do saber filosófico como um exercício de pensar criticamente por meio da criação de conceitos oportuniza uma formação individual mais autêntica e autônoma. Isso justifica também a presença da filosofia como uma disciplina no Ensino Médio. A vivência pessoal do gênero é elemento central na formação da identidade, por isso, é fundamental debater esse tema junto aos alunos. Defende-se a importância de abordar questões de gênero na aula de filosofia, uma vez que se trata de uma vivência dos alunos que pode ser problematizada a fim de desnaturalizar os processos de performatividade do gênero e perceber as desigualdades que perpassam essa categoria social. Com isso, os alunos podem constituir uma identidade individual consciente e crítica da posição social que seu gênero ocupa no meio social.<hr/>Abstract This article investigates the contribution of philosophy in basic education classes for the formation of the students as individuals, helping them in the process of identity construction. Philosophy teaching in high school contributes to constitute self-aware individuals in space and time. It helps them with the ability to reflect critically on the social context in which they are inserted and on the expectations in terms of fixed gender roles imposed from the outside in. In this sense, the particularity of philosophical knowledge, as critical thinking through the creation of concepts, entails a more authentic and autonomous individual formation. This also justifies the presence of philosophy as a subject in high school. The personal gender experience is central in the formation of identity. So it is important to discuss this topic with the students. Due to that, we advocate the importance of bringing gender issues to philosophy classes. It refers a real experience that can be problematized in order to deconstruct naturalized gender performativity and think about the inequalities that pervade this social category. Thus, students can constitute a more conscious individual identity, critical to social position that their genders occupy in the social environment.<hr/>Resumen: El presente artículo investiga la contribución de las aulas de filosofia en la educacion secundaria para la formación de los educandos como sujetos en proceso de construcción de una identidad individual. La filosofia en la educacion secundaria contribuye para formar sujetos conscientes de si mismos en el espacio y tiempo, capaces de reflexionar criticamente sobre el contexto social en que estan insertos, así como las expectativas relacionadas con los roles de género estáticos impuestos desde fuera hacia adentro. En este sentido, la especificidad del saber filosófico como un ejercicio de pensar críticamente por medio de la creación de conceptos facilitan una formación individual más auténtica y autónoma. Esto justifica también la presencia de la filosofía como una disciplina en la educacion secundaria. La vivencia personal del género es un elemento central en la formación de la identidad, por lo que es fundamental debatir sobre el tema junto a los alumnos. Se cree oportuno la importancia de aportar cuestiones de género al aula de filosofía por tratarse de una vivencia de los alumnos que puede ser problematizada para desnaturalizar los procesos de performatividad del género y entender las desigualdades que atraviesan esa categoría social. En consecuencia, los alumnos pueden constituir una identidad individual consciente y crítica sobre la posición social que su género ocupa en el medio social. <![CDATA[On Plato’s Republic II, 376d9 - III, 403c8]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000400004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O trecho 11 376 d9 - 111 403 c8 da República de Platão, em que Sócrates e seus interlocutores tratam da mousiké, pode ser cirurgicamente demarcado e isolado, e desse universo enxuto se pode tirar farto material positivo para remontar o que seria uma "estética platônica", em sentido normativo. Por outro lado, o conteúdo deste "tratado da música" está tão organicamente articulado com o restante da obra, que sua leitura pode propiciar, ao invés, uma consideração do todo do projeto platônico, para além dos limites do tratado, e do papel aí desempenhado pela sensação, pelo belo e pela arte.<hr/>Abstract The section II 376d9 - III 403c8 of the Plato’s Republic, in which Socrates and his interlocutors discuss about the mousiké, can be clearly demarcated and isolated, and from there can be extracted enough material to form a "platonic aesthetics" in a normative sense. On the other hand, the content of this "treatise on music" is so attached to the rest of the work that its reading may instead provide a consideration of the whole of the platonic project, beyond the boundaries of the treatise, and the role played in this project by the sensation, the beauty and the art.<hr/>Résumé Le passage II 376d9 - III 403c8 de la République de Platon, dans lequel Socrate et ses interlocuteurs traitent la question de la mousiké, peut être bien délimité et isolé, et de là on peut extraire assez matériaux pour bâtir une « esthétique platonique », en sens normatif. D’autre part, le contennu de ce « traité de la musique » est si attaché au reste de l’oeuvre qu’on peut plutôt, à partir de sa lecture, mettre en question l’ensemble du projet platonique et le rôle qu’y jouent la sensation, le beau et l’art. <![CDATA[Contribuiciones del ensayo como experiencia formadora de práctica de enseñanza en filosofía]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000400005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O texto reflete sobre as contribuições do ensaio como expenencia formadora do estagiário no ensino de filosofia. Objetiva destacar suas potencialidades na relação teoria e prática como formação para a autonomia docente. A reflexão tem por referência concreta a experiência de acompanhamento de estágios pelo autor, como professor orientador, em escolas da cidade de Florianópolis. Com base nas contribuições conceituais de Theodor Adorno, apresenta-se a modalidade ensaio como abordagem pedagógica crítica orientadora à prática de ensino e, ao mesmo tempo, como exercício de elaboração textual sobre a experiência de ensinar. A sistematização escrita como atividade conceitual reflexiva sobre a prática pedagógica é processo de autoconhecimento. É nessa atividade de pensar a própria ação que o estagiário também se autoforma como docente.<hr/>Abstract The text reflects on essay’s contributions as an instructional practice of the philosophy's teaching trainee. Its objective is to show the essay’s potentialities in the relation theory and practice as formation to the docent autonomy. The reflection has as concrete reference an experience of internships’ monitoring done by the author, who acted as adviser teacher, in schools of the city of Florianópolis. Based on Theodor Adorno's conceptual references, the essay's modality presents itself as a critical pedagogical approach that orientates to the teaching practice and, at the same time, as an exercise of textual elaboration about the teaching experience. The writing systematization as a reflexive conceptual activity about the pedagogical practice, is a self-knowledge process. It is on this activity of thinking the own action that the intern also self-constitutes himself as a teacher.<hr/>Resumen El texto reflexiona sobre las contribuiciones del ensayo como experiencia formadora del alunmo practicante de la enseñanza de filosofía. El objetivo es destacar sus potencialidades en la relación teroria y práctica como formación para la autonomía docente. La reflexión tiene por referencia concreta la experiencia de acompañamiento de práticas de enseñanza, por el autor, como profesor orientador, en escuelas de la ciudad de Florianópolis. Com base en las contribuiciones conceptuales de Theodor Adorno, se presenta la modalidade ensayo como abordaje pedagógico crítico orientada hacia la práctica de enseñanza y, al mismo tiempo, como ejercicio de elaboración textual acerca de la experiencia de enseñar. La sistematización escrita como actividade conceptual reflexiva a respecto de la práctica pedagógica es proceso de autoconocimiento. Es en esa actividad de pensar la propia acción que el practicante también se autoforma como docente. <![CDATA[Cerletti lector de Montaigne: la enseñanza de la filosofía como estímulo a la pregunta]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000400006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este texto objetiva apresentar algumas reflexões oriundas da prática de ensino na disciplina de Filosofia no Ensino Médio, bem como a experiência docente na disciplina Seminário de Ensino de Filosofia no curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina. Além disso, estabelecem-se algumas digressões sobre aquilo que se entende ser uma falsa dicotomia: formação para pesquisa versus formação para a docência. Sendo assim, apresenta-se Montaigne e Cerletti como incentivadores de uma pedagogia da pergunta, buscando ir além de uma experiência docente voltada para a mera reprodução técnica de conteúdos. Desse modo, entende-se que é preciso superar a exigência acrítica dos conteúdos filosóficos por parte dos alunos, sendo fundamental estimulá-los à formulação de perguntas e construção de uma postura reflexiva.<hr/>Resumen Este artículo objetiva presentar algunas reflexiones oriundas de mi práctica de enseñanza en los años en que enseñé Filosofía en la Enseñanza Media, así como la experiencia docente en la disciplina de Seminario de Enseñanza de Filosofía en el curso de Licenciatura en Filosofía de la Universidad Federal de Santa Catarina-UFSC. Además, establecimos algunas digresiones sobre lo que entendemos ser una falsa dicotomía: formación para investigación versus formación para la docencia. Se presenta Montaigne y Cerletti como incentivadores de una pedagogía de la pregunta, buscando ir más allá de una experiencia docente orientada hacia la mera reproducción técnica de contenidos. De este modo, se entiende que es necesario superar la exigencia acrítica de los contenidos filosóficos por parte de los alumnos, siendo fundamental estimularlos a la formulación de preguntas y construir una postura reflexiva.<hr/>Abstract This article aims to present some reflections derived from my teaching practice in the years when I taught philosophy in high school as well as teaching experience in the discipline of Philosophy of Teaching Seminar on Bachelor's Degree in Philosophy from Federal University of Santa Catarina. In addition, we set out some digressions about what we understand to be a false dichotomy: training for research versus training for teaching. Here Montaigne and Cerletti as supporters of a question of pedagogy, seeking to go beyond a focused educational experience for mere technical reproduction of content. Thus, we believe it is necessary to overcome the uncritical requirement of the philosophical content by the students and it is essential to encourage them to formulate questions and construct a reflective stance. <![CDATA[El proyecto de fundación de la ciencia de la educación: convergencia entre Franz Brentano y John Stuart Mill]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000400007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo tem como objetivo apresentar a introdução histórica da noção de intencionalidade, tal como ela se deu no âmbito da investigação filosófica e científica acerca da Etologia, ou seja, da ciência da formação do caráter. Nossa estratégia argumentativa consistirá em sustentar que John Stuart Mill, em sua obra Lógica das ciências morais, e Franz Brentano, em sua obra Psicologia do ponto de vista empírico, acordaram explicitamente que a Psicologia seria a ciência das leis elementares da mente e a Etologia seria a ciência que corresponderia à arte da educação no sentido mais amplo. Portanto, o artigo tratará, num primeiro momento, de especificar os pontos convergentes das duas teorias e, num segundo momento, de sustentar que a diferença fundamental entre as Psicologias de Mill e Brentano estava no fato de que a tese de Brentano não reconhecia o pressuposto milliano fundamental de que a relação causal entre fenômenos psíquicos deveria ser o objeto de estudo da Psicologia, a partir do qual as leis psíquicas seriam estabelecidas. A análise mostrará que, para Brentano, o fenômeno psíquico seria, enquanto objeto de estudo da Psicologia, a própria relação fundamental entre fenômenos físicos e fenômenos psíquicos. Esta relação fundamental estaria caracterizada por sua natureza intencional, a qual apresentava a descrição dos fenômenos físicos como conteúdos ou objetos dos fenômenos psíquicos. A consequência desta tese brentaniana implicaria, portanto, que a fundamentação da Etologia também decorreria da investigação da natureza intencional dos fenômenos psíquicos.<hr/>Abstract: The point of this paper is to present the historical introduction of the notion of intentionality as it occurred in the context of philosophical and scientific research on the ethology, namely the science of the formation of character. My argumentative strategy will be to maintain that both John Stuart Mill, in his work Logic of the Moral Sciences, and Franz Brentano, in his work Psychology from an Empirical Stand Point, explicitly agreed that psychology would be the science of elementary laws of mind and Ethology would be the science that correspond to art education in the broadest sense. So at first, I will analyze the converging points of both theories and, second, I will argue that the fundamental difference between the Psychologies of Mill and Brentano was the fact that Brentano's thesis did not recognize the fundamental Millian’s assumption, i.e., the assumption that the causal relationship between psychic’s phenomenon should be the Psychology object of study, from which the psychics’ law would be established. My analysis intend to demonstrate that, for Brentano, the psychical phenomenon while matter of study of Psychology, is itself the fundamental relation between physical phenomenon and psychic phenomenon. This fundamental relation would be characterized by its intentional nature, which made explicit the description of physical phenomenon as the content or the object of the psychic phenomenon. The consequence of this brentanian's thesis imply that the theoretical basis of Ethology also result from the investigation of the intentional nature of the psychic phenomenon.<hr/>Resumen Este presente artículo tiene como objetivo presentar la introducción histórica de la noción de intencionalidad, tal como se dio en el ámbito de la investigación filosófica y científica acerca de la Etología, es decir, de la ciencia de la formación del carácter. Nuestra estrategia argumentativa consistirá en sostener que John Stuart Mill, en su obra "Lógica de las ciencias morales", y Franz Brentano, en su obra "Psicología desde el punto de vista empírico", despertar explícitamente que la Psicología sería la ciencia de las leyes elementales de la mente Y la Etología sería la ciencia que correspondería al arte de la educación en el sentido más amplio. Por lo tanto, el artículo tratará, en un primer momento, de especificar los puntos convergentes de las dos teorías y, en un segundo momento, de sostener que la diferencia fundamental entre las psicologías de Mill y Brentano estaba en el hecho de que la tesis de Brentano no reconocía el presupuesto de la relación causal entre fenómenos psíquicos debería ser el objeto de estudio de la Psicología, a partir del cual las leyes psíquicas serían establecidas. El análisis mostrará que, para Brentano, el fenómeno psíquico sería, como objeto de estudio de la Psicología, la propia relación fundamental entre fenómenos físicos y fenómenos psíquicos. Esta relación fundamental estaría caracterizada por su naturaleza intencional, la cual presentaba la descripción de los fenómenos físicos como contenidos u objetos de los fenómenos psíquicos. La consecuencia de esta tesis brentaniana implicaría, por lo tanto, que la fundamentación de la Etología también se derivaría de la investigación de la naturaleza intencional de los fenómenos psíquicos. <![CDATA[Formal evaluation in philosophy: considerations adresseds to the high school.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000400008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O texto aborda a avaliação formal e discute a retomada de sentido junto à elaboração e operacionalização desta atividade. Foca-se na Disciplina de Filosofia, ofertada no Ensino Médio (Educação Geral e Médio Profissionalizante) e sinaliza a condição de maior proximidade entre Conteúdos Programáticos e alunos(as). Para tanto, busca enaltecer o diálogo e a mediação, capacidades indeléveis ao docente, direcionando-as às atividades avaliativas. Assim procedendo, considerada a obrigatoriedade das referidas nesta e em demais fases da educação escolar, de que modo o docente poderá cultivar e, constantemente, atualizar o sentido das avaliações formais, sobretudo nas etapas de preparação e aplicação? No intuito de oferecer uma resposta propositiva, recorrer-se-á, de forma específica, às Orientações Curriculares Nacionais, na parte destinada à Filosofia. No entanto, para não incorrer em enunciações gerais, ou que fujam à questão, conjugar­ se-ão os apontamentos decorrentes às Diretrizes Curriculares da Educação Básica/SEED-PR. Por meio da presente convergência, serão auferidos contributos voltados ao equacionamento de demandas originadas no campo avaliativo, incontornáveis ao(as) graduandos(as) e egressos das Licenciaturas em Filosofia.<hr/>Abstract The text approaches the formal evaluation and it discusses the resumption of meaning along the development and operationalization of this activity. Focuses on the Discipline of Philosophy, offered in High School (General Education and Vocational College) and indicates the condition of greater proximity between students and the Program Contents. Therefore, it seeks exalt the dialogue and the mediation, indelible capabilities to the teacher, directing them for the evaluations activities. In so doing, considered the obligation of those referred in this and others phases of school education, in way the teacher may cultivate and, constantly, upgrade the meaning of the formal evaluations, especially in the steps of preparation and application? In order to offer a propositive response, resorts to the specific way, the National Curriculum Guidelines, in part designed to Philosophy. However, not to incur general enunciations, or that flee the question, will be conjugates the indications stemming to the Basic Education Curriculum Guidelines/SEED-PR. Through the present convergence, contributions received will be directed to settle the claims arising in the evaluation field, inevitable to the undergraduates and graduates of the Degrees in Philosophy.<hr/>Résumé Le texte traite de l'évaluation formelle et examine la reprise du sens avec la préparation et de l'opérationnalisation de cette activité. Se concentre sur la discipline de la philosophie offert en Lycée (Enseignement Général et le Technicien Supérieur) et indique la condition de la plus grande proximité entre les élèves et le Programme. Pour les deux, il cherche à exalter le dialogue et la médiation, des capacités indélébiles à l'enseignant, en les dirigeant pour les activités d'évaluation. Ce faisant, a examiné l'obligation de ceux qui sont mentionnés dans la présente et d'autres phases de l'éducation scolaire, comment l'enseignant peut cultiver et mettre à jour constamment le sens des évaluations formelles, en particulier dans les étapes de préparation et d’application ? Afin de fournir une ré... <![CDATA[The issue of bad taste, between aesthetic judgment and "guilty" pleasures]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000400009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Résumé En matiere d'appréciation esthétique, nous avons tous des "plaisirs coupables", ces moments ou l'on sent que l'on ne devrait pas apprécier une reuvre jugée indigne de notre estime, mais ou, à notre corps défendant, nous ne pouvons faire autrement que ressentir un indéniable ravissement. Parfois désignée par l'expression akrasie esthétique (concept emprunté au vocabulaire de la morale), cette inclinaison courante consiste à aller contre son meilleur jugement, c'est-à-dire à faire preuve d'irrationalité en ne faisant pas la chose qui, en théorie, serait la plus appropriée (en 1'occurrence ici : ne pas aimer le "bon" art ou aimer le "mauvais art"). Selon cette perspective, il y aurait de bons et de mauvais jugements esthétiques. Or cela implique une croyance en l'existence d'une norme objective de qualité esthétique (ce qui, d'emblé...<hr/>Abstract In matters of aesthetic appreciation, we all have our “guilty pleasures”, those moments when we feel we ought not to appreciate a work judged unworthy of esteem, but when, like it or not, we find it undeniably pleasing. Sometimes termed aesthetic akrasia (a concept taken from the vocabulary of ethics), this common tendency means to act against one’s better judgment, that is, to demonstrate irrationality by failing to react in what is supposed to be the correct way (in this instance, by disliking “good” art or liking “bad” art). In line with this perspective, there are good and bad aesthetic judgments. Now, this implies a belief that an objective standard for aesthetic quality exists (not obvious to begin with), and that it is therefore possible to determine whether or not an artefact complies with this standard. What are the grounds for the “ethical command” that maintains we ought to disapprove of what we like for the sake of convention? Is there not something profoundly problematic in the idea that we “ought to” appreciate works based on a heterogeneous standard rather than on how we really feel about them? This purpose of this article is to discuss these issues, which are at once fascinating and polemical.<hr/>Resumo Em matéria de apreciação estética, todos nós temos "prazeres culpáveis", esses momentos nos quais sentimos que não se deveria apreciar uma obra julgada indigna de nossa estima, mas, contrariando nossos desejos, nós não podemos fazer outra coisa senão experimentar um inegável êxtase. Às vezes designada pela expressão akrasia estética (conceito emprestado do vocabulário da moral), esta inclinação habitual consiste em ir contra seu melhor juízo, isto é, demonstrar irracionalidade por não fazer a coisa que, em teoria, seria a mais apropriada (neste caso: não gostar da "boa" arte ou gostar da "má” arte). Segundo essa perspectiva, haveria bons e maus julgamentos estéticos. Mas isso implica uma crença na existência de uma norma objetiva de qualidade estética (o que, de saída, não é evidente) que permitiria determinar se um artefato lhe corresponde ou não). Sobre o que repousa o "comando moral" segundo o qual se deveria reprovar o que nos agrada em nome de uma convenção? Não há algo de profundamente problemático na ideia de que seríamos "obrigados" a apreciar as obras em função de uma norma heterogênea e não em função daquilo que realmente sentimos diante delas? Este artigo será a ocasião para discutir essas questões tão fascinantes quanto polêmicas <![CDATA[Los conflictos bélicos y la Infancia en la literatura infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000400010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Os textos da literatura infantil, propondo uma modelização dos realia, constituem excelentes ocasiões para falar acerca de temas difíceis, buscando soluções para eles. Desde sempre, os temas difíceis foram tratados na literatura infantil, apesar das reservas que a sociedade pode ou não ter em relação à sua abordagem junto aos mais novos. Deste modo, o nosso estudo centra-se em três obras de literatura infantil que abordam a situação da guerra e que possibilitam pensar e interrogar o lugar da criança nesse contexto. A primeira obra, com o formato de um caderno escolar, é uma homenagem às crianças mortas pelos bombardeamentos de Gaza, levados a cabo pelas tropas israelitas no verão de 2014. A segunda obra fala-nos de um muro, metáfora que separa povos e mundos, cujo derrube é essencial para assegurar a consecução da felicidade coletiva. A terceira obra configura um testemunho: perante o infortúnio da guerra e da miséria humana, importa nunca desistir e encontrar forças para renascer sempre. Ainda que as três obras, unidas pelo protocolo da ficcionalidade, não se refiram aos mesmos eventos histórico-factuais, elas podem ser lidas em conjunto, potenciando interpretações suscetíveis de ajudarem as crianças a pensar o lugar que cada uma tem e pode desempenhar numa sociedade globalizada, onde os ideais da Paz, da Fraternidade, do Amor e do Respeito pelo Próximo continuam a ter de ser fortemente cultivados diariamente.<hr/>Abstract The texts of children's literature, proposing a modeling of realia, are excellent occasions to speak openly, about difficult subjects, seeking solutions to them. As always, difficult issues were somehow treated in children's literature, despite reservations society may or may not have in relation to its approach next to the young. Thus, our study focuses on three works of children's literature that discuss the war situation and allow to think and to question the place of the child in this context. The first work, in the format of a school notebook, is a tribute to children killed by the bombing of Gaza, carried out by Israeli forces in the summer of 2014. The second work speaks of a wall, a metaphor that separates people and worlds, and whose destruction is essential to ensure the achievement of a collective happiness. The third work sets up a witness: in the face of the misfortune of war and human misery, it´s important never give up and find strength to be reborn forever. Although the three works, united by a fictionality protocol, do not refer to the same historical and factual events, they can be read together, enhancing interpretations susceptible of helping children to think about the place that each one has and can play in a globalized society where the ideals of Peace, Brotherhood of Love and Respect for the Next still have to be heavily cultivated daily.<hr/>Resumen Los textos de literatura infantil, que proponen un modelado de los realia, constituyen excelentes ocasiones para hablar de temas difíciles, buscando soluciones para los mismos. Desde siempre, los temas difíciles fueron tratados en la literatura infantil, a pesar de las reservas que la sociedad pudo o no tener en relación a su abordaje con los lectores iniciales. De este modo, nuestro estudio se centra en tres obras de literatura infantil que abordan la situación de guerra y que posibilitan pensar e interrogar el lugar que ocupa el niño en ese contexto. La primera obra, con el formato de un cuaderno escolar, es un homenaje a los niños muertos por los bombardeos de Gaza, llevados a cabo por las tropas israelitas, en el verano de 2014. La segunda obra nos habla de un muro, metáfora que separa pueblos y mundos, y cuyo derrumbamiento es esencial para asegurar la consecución de la felicidad colectiva. La tercera obra establece un testigo: en vista de la desgracia de la guerra y de la miseria humana, uno nunca se puede dar por vencido y debe encontrar la fuerza para renacer siempre. A pesar de que las tres obras, unidas por el protocolo de ficcionalidad, no se refieren a los mismos eventos histórico-factuales, ellas pueden ser leídas en conjunto, potenciando interpretaciones susceptibles de ayudar a las jóvenes generaciones a pensar el lugar que tienen y pueden desempeñar en una sociedad globalizada, donde los ideales de Paz, de Fraternidad, de Amor y de Respeto por el Prójimo tienen que ser cultivados a diario. <![CDATA[Homenagem ao Professor Dr. Selvino José Assmann (1945-2017):"0 Romano Radical"]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000400011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Os textos da literatura infantil, propondo uma modelização dos realia, constituem excelentes ocasiões para falar acerca de temas difíceis, buscando soluções para eles. Desde sempre, os temas difíceis foram tratados na literatura infantil, apesar das reservas que a sociedade pode ou não ter em relação à sua abordagem junto aos mais novos. Deste modo, o nosso estudo centra-se em três obras de literatura infantil que abordam a situação da guerra e que possibilitam pensar e interrogar o lugar da criança nesse contexto. A primeira obra, com o formato de um caderno escolar, é uma homenagem às crianças mortas pelos bombardeamentos de Gaza, levados a cabo pelas tropas israelitas no verão de 2014. A segunda obra fala-nos de um muro, metáfora que separa povos e mundos, cujo derrube é essencial para assegurar a consecução da felicidade coletiva. A terceira obra configura um testemunho: perante o infortúnio da guerra e da miséria humana, importa nunca desistir e encontrar forças para renascer sempre. Ainda que as três obras, unidas pelo protocolo da ficcionalidade, não se refiram aos mesmos eventos histórico-factuais, elas podem ser lidas em conjunto, potenciando interpretações suscetíveis de ajudarem as crianças a pensar o lugar que cada uma tem e pode desempenhar numa sociedade globalizada, onde os ideais da Paz, da Fraternidade, do Amor e do Respeito pelo Próximo continuam a ter de ser fortemente cultivados diariamente.<hr/>Abstract The texts of children's literature, proposing a modeling of realia, are excellent occasions to speak openly, about difficult subjects, seeking solutions to them. As always, difficult issues were somehow treated in children's literature, despite reservations society may or may not have in relation to its approach next to the young. Thus, our study focuses on three works of children's literature that discuss the war situation and allow to think and to question the place of the child in this context. The first work, in the format of a school notebook, is a tribute to children killed by the bombing of Gaza, carried out by Israeli forces in the summer of 2014. The second work speaks of a wall, a metaphor that separates people and worlds, and whose destruction is essential to ensure the achievement of a collective happiness. The third work sets up a witness: in the face of the misfortune of war and human misery, it´s important never give up and find strength to be reborn forever. Although the three works, united by a fictionality protocol, do not refer to the same historical and factual events, they can be read together, enhancing interpretations susceptible of helping children to think about the place that each one has and can play in a globalized society where the ideals of Peace, Brotherhood of Love and Respect for the Next still have to be heavily cultivated daily.<hr/>Resumen Los textos de literatura infantil, que proponen un modelado de los realia, constituyen excelentes ocasiones para hablar de temas difíciles, buscando soluciones para los mismos. Desde siempre, los temas difíciles fueron tratados en la literatura infantil, a pesar de las reservas que la sociedad pudo o no tener en relación a su abordaje con los lectores iniciales. De este modo, nuestro estudio se centra en tres obras de literatura infantil que abordan la situación de guerra y que posibilitan pensar e interrogar el lugar que ocupa el niño en ese contexto. La primera obra, con el formato de un cuaderno escolar, es un homenaje a los niños muertos por los bombardeos de Gaza, llevados a cabo por las tropas israelitas, en el verano de 2014. La segunda obra nos habla de un muro, metáfora que separa pueblos y mundos, y cuyo derrumbamiento es esencial para asegurar la consecución de la felicidad colectiva. La tercera obra establece un testigo: en vista de la desgracia de la guerra y de la miseria humana, uno nunca se puede dar por vencido y debe encontrar la fuerza para renacer siempre. A pesar de que las tres obras, unidas por el protocolo de ficcionalidad, no se refieren a los mismos eventos histórico-factuales, ellas pueden ser leídas en conjunto, potenciando interpretaciones susceptibles de ayudar a las jóvenes generaciones a pensar el lugar que tienen y pueden desempeñar en una sociedad globalizada, donde los ideales de Paz, de Fraternidad, de Amor y de Respeto por el Prójimo tienen que ser cultivados a diario. <![CDATA[Industria cultural y la mercantilización de la cultura y los proyectos de la semi formación en la educación de la infancia moderna]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000400012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo se propõe delinear o caminho da reflexão adomiana sobre a Indústria Cultural, mercantilização da cultura e semiformação, por meio da revisão de literatura e apoio do referencial teórico metodológico da Teoria Crítica da Sociedade e, a partir daí, estabelecer uma reflexão acerca da importância do processo de formação cultural como projeto de emancipação do indivíduo. Nesse sentido, considera-se relevante pensar a maneira como a cultura toma-se veículo de semiformação ao invés de condutor para a emancipação na educação da infância moderna. Procura-se evidenciar que o indivíduo é estimulado a pensar-se como ser singular e livre, mas que constrói a partir da mercantilização dos bens culturais um espírito míope que o condiciona ao isolamento de si para si no mundo, mediante o princípio da conformidade.<hr/>Abstract This article aims to highlight the ways the Adornian reflection about Cultural Industry, commercialization of the culture and semiformation by literature revision and help from the methodological theoretical background from the critical theory of the society, and, then establish a reflection about the importance in the cultural formation as a project of individual emancipation. In this way, it’s considered important to think how the culture turns into a vehicle of semi-formation instead of a conductor to the emancipation in the modern children’s education. Trying to make the individual see herself/himself as singular and free, but, being able to build from the commercialization of cultural goods, a blind spirit that conditions to isolation of himself/herself in the world, upon the principal of conformism.<hr/>Resumen En este artículo se pretende esbozar el camino de la reflexión de Adorno en la industria de la cultura, la mercantilización de la cultura y semi formación através de revisión de la literatura y semi-formación por revisión de la literatura y la ayuda de la base teórica metodológica de la teoría crítica de la sociedad y de allí establecer una reflexión sobre la importancia de proceso de formación cultural como el proyecto de emancipación individual. De esta manera, se considera importante pensar cómo la cultura se convierte en un vehículo de semiformación en lugar de un conductor a la emancipación en la educación de los niños modernos. Tratando de hacer que el individuo ve a sí misma / mismo como singular y libre, pero, al ser capaz de construir a partir de la comercialización de bienes culturales, un espíritu que ciega a las condiciones de aislamiento de sí mismo / a sí misma en el mundo, sobre el principio de conformismo. <![CDATA[Reflexiones sobre la cámara mirim y el juguete improfanável]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000400013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente ensaio propõe-se a discutir a Câmara Mirim - projeto educativo brasileiro por meio do qual as crianças, após processo seletivo escolar, são convidadas a desempenhar papel político semelhante ao dos deputados na formulação de leis - como proposta que, em vez de ouvir a política característica da infância, estranha e inapreensível, acaba por lhe impor uma forma de intervenção adultocêntrica e, dessa forma, silenciadora. Para tanto, o texto divide-se em duas etapas: primeiro, discute-se a relação entre infância, brincadeira e profanação, para, a seguir, abordar-se o vínculo entre as escolas e a Câmara Mirim como exemplo de submissão do processo educativo a demandas do mundo adulto. Em resumo, se a política da infância interpela a vida adulta sob o ponto de vista da diferença, a estetização da política, tal como praticada pela Câmara Mirim, insere as crianças num mundo ao mesmo tempo previsível e como que inevitável.<hr/>Abstract This essay intends to discuss the Children House of Congress - a Brazilian educational project through which children, after selective process in schools, are invited to play a political role similar to that of deputies in the formulation of laws - as a program that, instead of listening to children's particular politics, strange and ungraspable, imposes an adultcentered and silencing intervention. For this purpose, the text is divided into two parts: first, it discusses the relationship between childhood, play, and profanity; after that, it addresses the link between schools and the Children House of Congress, as an example of how the educational process sometimes incorporates the demands of the adult world. In summary, if childhood usually challenges adult life from the point of view of difference, the aestheticization of politics, as practiced by the Children House of Congress, inserts children in a world at the same time predictable and apparently inevitable.<hr/>Resumen: Este trabajo se propone discutir la Cámara Mirim - proyecto educativo brasileño a través de lo cual se invita a los niños, después del proceso de selección de la escuela, para ejercer un papel político similar al de los diputados en la formulación de leyes - como un programa que, en vez de escuchar a la política característica de la infancia, extraña y difícil de alcanzar, impone una forma de intervención adulta y por lo tanto un modo de silenciamiento. Por lo tanto, el texto se divide en dos etapas: en primer lugar, se analiza la relación entre la infancia, el juego y profanación, para, a continuación, abordar el vínculo entre la escuela y la Cámara Mirim como un ejemplo de la presentación del proceso educativo a las demandas del mundo adulto. En resumen, si la política de la niñez desafía a la vida adulta desde el punto de vista de la diferencia, la estetización de la política practicada por la Cámara Mirim, inserta los niños en un mundo al mismo tiempo predecible e inevitable. <![CDATA[Educación y prácticas contemporáneas de visualidad: lo que significa, al final, enseñar con la cultura visual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000400014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente texto tem por objetivo continuar uma discussão sobre as relações possíveis entre os campos da educação e da cultura visual, sugerindo um viés que sistematize uma espécie de epistemologia da cultura visual. Para isso, utilizamos como eixo argumentativo a ideia de um ensino pela cultural visual, em oposição ao que seria um ensino da cultura visual, construindo, a partir deste termo, três enunciados: de que a cultura visual é um campo transdisciplinar e, portanto, não pode ser ensinado como um conjunto fechado de conteúdos; que a cultura visual pode ser entendida como um tipo de estratégia para interligar os conteúdos da escola ao cotidiano extraescolar dos alunos; por fim, um manifesto em defesa de uma educação pela cultura visual. Para embasar tais discussões e proposições, lançamos mão das perspectivas teóricas de autores como Hemández (2000, 2005, 2007); Freedman (2006); Mirzoeff (2003); Eisner (2008); dentre outros.<hr/>Abstract This paper aims to continue a discussion on the possible relationships between the fields of education and Visual Culture, suggesting a bias that systematizes a kind of epistemology of visual culture. For this, we used as argumentative axis the idea of a teaching by Visual Culture, opposing to what would be a teaching of Visual Culture, building, from this term, three statements: the visual culture is an interdisciplinary field and therefore cannot be taught as a closed set of content; the Visual Culture can be understood as a kind of strategy to link the content of the School to the extracurricular daily lives of students; finally, a manifesto in defense of Education by Visual Culture. To support such discussions and proposals, we used theoretical perspectives from authors like Hernández (2000; 2005; 2007); Freedman (2006); Mirzoeff (2003); Eisner (2008); among others.<hr/>Resumen El presente texto tiene como objetivo continuar la discusión sobre las posibles relaciones entre los ámbitos de la educación y cultura visual, lo que sugiere un sesgo que sistematice una especie de epistemología de la cultura visual. Para ello, se utilizó como eje argumental la idea de una enseñanza para la Cultura Visual, a diferencia de lo que sería una enseñanza de la Cultura Visual, construyendo, a partir de este término, tres afirmaciones: que la cultura visual es un campo interdisciplinario y por lo tanto no puede ser enseñado como un conjunto cerrado de contenidos; la cultura visual se puede entender como una especie de estrategia para vincular el contenido de la escuela con la vida cotidiana extraescolar de los estudiantes; Por último, un manifiesto en defensa de la Educación a través de la Cultura Visual. Para apoyar este tipo de discusiones y propuestas, utilizamos las perspectivas teóricas de autores como Hernández (2000; 2005; 2007); Freedman (2006); Mirzoeff (2003); Eisner (2008); entre otros. <![CDATA[Conocimiento pedagógico tecnológico del contenido: la construcción de los conceptos y habilidades docentes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000400015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Esse artigo objetiva investigar de que maneira as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são integradas às práticas pedagógicas a partir da teoria do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK - Technological Pedagogical Content Knowledge). Participaram desta pesquisa 44 estudantes matriculados em uma disciplina de "Introdução à Computação" ofertada no curso de Licenciatura em Química de uma Universidade Estadual. Para o levantamento dos dados, foram consideradas as interações ocorridas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e na rede social Facebook, além dos relatórios e materiais produzidos pelos estudantes e os questionários de autoavaliação de desempenho. Os dados coletados evidenciaram que o TPACK como referencial teórico para abordar os conteúdos, combinado com uma abordagem metodológica ativa (Blended Online POPBL), permitiu aos estudantes, futuros professores, aprimorar a compreensão do modo como se desenvolvem as práticas pedagógicas de um professor, com conhecimentos na utilização das tecnologias articuladas com seu domínio curricular.<hr/>Abstract This article aims to investigate how the Information and communications technology (ICT) are integrated into teaching practices according to the theory of Technological Pedagogical Content Knowledge(TPACK). Participated in the research 44 students enrolled in one subject of Introduction to Computing offered in the Licensure Course of Chemistry from a State University. To the data collection, it were considered the interactions among students, which occurred in the Virtual Learning Environment and in the Facebook social network, besides the reports and materials produced by the students and the questionnaires selfassessment of performance. The data collected showed that the TPACK used as a theoretical framework to address content, combined with an active methodological approach (Blended Online POPBL), allowed the students, future teachers, improve their understanding of how are developed the teachers’ pedagogical practices with knowledge in the technology use articulated with their curricular domain.<hr/>Resumen Este trabajo pretende investigar cómo las tecnologías digitales de información y comunicación (TDIC) están integrados en las prácticas de enseñanza de acuerdo con la teoría de lo Conocimiento Tecnológico Pedagógico del Contenido (TPACK - Technological Pedagogical Content Knowledge). Participó en la investigación 44 estudiantes matriculados en una materia de Introducción a la informática que se ofrece en el Curso de Licenciatura de Química. Para la recogida de datos, se consideraron las interacciones entre los estudiantes, que se produjeron en el entorno de aprendizaje virtual y en la red social Facebook, además de los materiales producidos por los estudiantes y los cuestionarios de autoevaluación de rendimiento. Los datos mostraron que el TPACK combinado con un enfoque metodológico activo (Blended Online POPBL), permitió a los estudiantes mejorar su comprensión de cómo se desarrollan las prácticas pedagógicas de los profesores con conocimientos en el uso de la tecnología articulada con su dominio curricular. <![CDATA[Complejo y experiencias de formación]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000400016&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A contemporaneidade se caracteriza pela instabilidade e pela diversidade, colocando em questão certezas e verdades propostas na modernidade. Reconhecemos que a realidade das coisas e dos fenômenos se efetiva como um tecido de acontecimentos, ações, interações, retroações e acasos. Essa diferente moldura alarga a necessidade de revisão dos alicerces epistemológicos que sustentam as práticas educacionais e lhes dão sentido. O pensamento complexo é uma opção alternativa por atuar como contraponto à ciência clássica e sua lógica reducionista e de compartimentalização dos conhecimentos, bem como por responder aos desafios epistemológicos e educacionais contemporâneos. Ele visa associar diversas áreas e formas de conhecimento, sem, no entanto, fundi-las, distinguindo sem separar as diversas disciplinas e instâncias das realidades. O estudo, baseado em referenciais teóricos, evidencia a relevância das abordagens complexas como suporte de experiências formativas porque também capazes de produzir complexidades nas reflexões sobre problemáticas educacionais. Concluímos que as possibilidades formativas a partir da complexidade potencializam a ressignificação da concepção de ser humano e a compreensão de sua singularidade na interdependência; o entendimento de que ações pedagógicas e educativas são uma constante interrogação sobre as possibilidades de conhecer o conhecimento e de ressignificar o aprender, para muito além de conhecer suas funções e finalidades utilitaristas; e, como possibilidade formativa, nos coloca na trilha da responsabilidade, não como algo eventual, mas presente e indicativa da liberdade para escolher ficar ou ir além.<hr/>Abstract The contemporaneity is characterized by instability and diversity calling into question certainties and truths proposed in modernity. We recognize that the reality of things and phenomena become effective as a set of events, interactions, retroactions and chances. This different frame extends the need for revision of the epistemological foundations that sustain educational practices and give them sense. The complex thinking is an alternative option for acting as a counterpoint to classical science and its reductionist logic and knowledge compartmentalization, as well as to answer to contemporary epistemological and educational challenges. It aims to associate different areas and forms of knowledge, without, however merge them, distinguishing without separating the several disciplines and instances of the realities. This study, in theoretical references, highlights the relevance of complex approaches to support formative experiences because also able to produce complexities in reflections about educational issues. We conclude that formative possibilities from complexity potentialize the resignification of human’s conception and the understanding of its singularity in interdependence; The understanding that pedagogical and educational activities is a constant interrogation about the possibilities of knowing the knowledge and reframe learning, far beyond knowing its functions and utilitarian purposes; and, as a formative possibility, places us on the trail of responsibility, not as something eventual, but present and indicative of freedom to choose to stay or go beyond.<hr/>Resumen La contemporaneidad caracterizase por la inestabilidad y por la diversidad poniendo en cuestión certezas y verdades propuestas en la modernidad. Reconocemos que la realidad de las cosas y los fenómenos es eficaz como como un tejido de eventos, acciones, interacciones, y las ocasiones retroacciones. Este marco diferente que se extiende la necesidad revisión de los fundamentos epistemológicos que prestan apoyo a las prácticas educativas y darles un significado. El pensamiento complejo es una opción alternativa para actuar como contrapunto a la ciencia clásica y su lógica reduccionista y la compartimentación de los conocimientos, así como para responder a los desafíos epistemológicos y educativos contemporánea. Su objetivo es asociar varias áreas y diversas disciplinas y las instancias de las realidades. El estudio, en los marcos teóricos resalta la relevancia de los enfoques complejos como experiencias de formación de apoyo porque también capaz de producir complejidades en las reflexiones sobre temas educativos. Llegamos a la conclusión de que las posibilidades de formación de la complejidad potenciar la reinterpretación del concepto de ser humano y la comprensión de su singularidad interdependencia; el entendimiento de que las actividades de enseñanza y educativos es una pregunta constante sobre las posibilidades de conocer el conocimiento y replantear el aprendizaje, mucho más allá de conocer sus funciones y fines utilitarios; y, como posibilidad formativa, nos pone en el camino de la responsabilidad, no como algo posible, pero presente e indicativa de la libertad en optar por quedarse o ir más allá. <![CDATA[¿El juego con reglas puede ser instrumento para modificar el fracaso escolar?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000400017&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este trabalho apresenta uma das três intervenções efetivadas na pesquisa de doutorado que teve como objetivo investigar se o jogo com regras explícitas influencia o desenvolvimento das funções psicológicas superiores (FPS) de alunos com história de fracasso escolar no ensino fundamental. Ancora-se na psicologia histórico-cultural. A pesquisa adota o método genético-experimental e consiste em uma intervenção, por meio dos jogos de memória, cara a cara e damas, realizada com um aluno de 11 anos que estava repetindo o 3° ano do ensino fundamental. Os instrumentos utilizados foram entrevistas semiestruturadas com a família, professores e alunos; boletim escolar; observação e avaliação assistida dos testes WISC 111 e TDE junto ao aluno. As análises dos dados foram microgenética e temática. Os resultados indicam que a intervenção gerou desenvolvimento das FPS e mudanças no rendimento escolar. Conclui-se que o jogo foi um mediador eficiente entre a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno.<hr/>Abstract This paper presents one of the three studies conducted on doctoral research that aimed to investigate if the game with explicit rules influences the development of higher psychological functions (HPF) of students with school failure history in elementary school. Anchored in the historicalcultural psychology. The research adopts the experimental genetic method and consists of an intervention through memory games, face to face and checkers, performed with an 11 years old student who was repeating the 3rd year of elementary school. The instruments used were semistructured interviews with family, teachers and student, report card, observation and assisted assessment of the WISC III and TDE test with the student. Data analyzes were microgenetic and thematic. The results indicate that the intervention has generated the development of HPF and changes in school performance. We conclude that the game was an effective mediator between learning and student development.<hr/>Resumen Este trabajo presenta uno de los tres estudios efectuados en la investigación de doctorado que tuvo como objetivo investigar si el juego con reglas explícitas tiene influencia en el desarrollo de las funciones psicológicas superiores (FPS) de alumnos con historia de fracaso escolar en la enseñanza primaria. Tiene su respaldo en la psicología histórico-cultural. La investigación adopta el método genético-experimental y consiste en una intervención, por medio de los juegos de memoria, cara a cara y damas, realizada con un alumno de 11 años que estaba repitiendo el 3º año de la enseñanza primaria. Los instrumentos utilizados fueron entrevistas semiestructuradas con la familia, profesores y alumno, boletín de calificaciones escolar, observación y evaluación asistida de los exámenes WISC III y TDE junto al alumno. Los análisis de los datos fueron microgenética y temática. Los resultados indican que la intervención generó desarrollo de las FPS y cambios en el rendimiento escolar. Se concluyó que el juego fue un mediador eficiente entre el aprendizaje y el desarrollo del alumno. <![CDATA[La multidimensionalidad del concepto de la violencia: elementos para el debate]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000400018&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A multiplicidade de tratamento das questões sociais emergentes atuais é infinita; diversas possibilidades de análise de encaminhamentos teóricos são possíveis para variadas questões, a partir de distintos estudiosos. Considerando tais possibilidades, pretende-se, neste ensaio, problematizar o conceito de violência, utilizando para isso teóricos das áreas da psicologia, da psicanálise, da sociologia e da educação. Mais do que propor alternativas para a superação do fenômeno violência, almeja-se evidenciá-lo em sua perspectiva complexa e multifacetada, indicando o processo educacional no seu compromisso de humanização como possibilidade de emancipação da razão e de superação das ações humanas consideradas violentas neste mundo já tão fragmentado, cujas relações sociais encontram-se tão reificadas.<hr/>Abstract The treatment multiplicity of current emergent social issues is infinite; diverse possibilities of theoretical analysis are possible for different issues concerning distinct scholars. Regarding these possibilities, this essay aims to discuss the violence concept based on scholars from psychology, psychoanalysis, sociology and also the education area. Furthermore, this work intends to show the violence phenomenon towards its complex and multifaceted perspective, pointing the educational process towards its humanization commitment, as possibility of reason emancipation and overcoming of human actions, known as violent in this world, which is too fragmented already, whose social relationships are too reified. <hr/>Resumen La multiplicidad de tratamiento de las nuevas cuestiones sociales de hoy en día no tiene fin; varias posibilidades de análisis y de referencias teóricas son posibles para los diversos temas procedentes de diferentes autores. Teniendo em cuenta estas posibilidades, se pretende en este ensayo a cuestionar el concepto de la violencia y, para esto, utilizar algunos teóricos de la psicologia, el psicoanálisis, la sociologia y la educación. Mucho más allá de proponer alternativas de superación de el fenômeno de la violencia, evidencia de esto en su perspectiva compleja y polifacética, que indica el proceso educativo em su compromiso de humanización como una posibilidad para la emancipación de la razón y de la superación de las acciones humanas violentas en el mundo ya tan fragmentado, cuyas relaciones sociales son por lo cosificado. <![CDATA[Juventud, trabajo y escuela em territorios de precaridad]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732017000400019&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo aborda a relação entre os jovens, o trabalho e a escola a partir dos dados de uma pesquisa sobre juventude e escolarização desenvolvida entre 2014 e 2016, em 10 escolas públicas localizadas nas imediações dos territórios do maciço do Morro da Cruz (Florianópolis, SC), região geopoliticamente segregada e periférica, embora situada no centro da cidade. Os dados são recolhidos por meio de estudos bibliográficos, análise de documentos, aplicação de questionários e grupos focais. As análises produzidas até agora evidenciam que o trabalho é central na vida dos jovens pesquisados tanto por fortalecer a relação com a escola, tendo em vista as projeções profissionais e de vida, quanto por, dialeticamente, competir com tempo de estudos fora do espaço escolar e ser um elemento determinante da fragilidade e do afastamento dos estudos.<hr/>Abstract This article discusses the relationship between youth, work and school based on research data on youth and schooling developed between 2014 and 2016 in 10 public schools located in the Morro da Cruz massif (Florianópolis, SC), a geopolitically segregated and peripheral region, located in the center of the city. Data are collected through bibliographic studies, document analysis, application of questionnaires and focus groups. The analyzes produced so far show that the work is central to the life of the young people researched as much to strengthen the relation with the school, considering the professional and life projections, as for dialectically competing with time of studies outside the school space.<hr/>Resumem Este artículo aborda la relación entre los jóvenes, el trabajo y la escuela a partir de datos de una encuesta sobre juventud y escolarización desarrollada entre 2014 y 2016, en 10 escuelas públicas ubicadas en el macizo del Morro da Cruz (Florianópolis, SC), región geopolítica segregada y periférica, aunque situada en el centro de la ciudad. Los datos ha recogido mediante estudios bibliográficos, análisis de documentos, aplicación de cuestionarios y grupos focales. Los análisis producidos hasta ahora evidencian que el trabajo es central en la vida de los jóvenes investigados tanto por fortalecer la relación con la escuela, teniendo en vista las proyecciones profesionales y de vida, como por dialécticamente, competir con tiempo de estudios fuera del espacio escolar y ser un elemento determinante de la fragilidad y el alejamiento de los estudios.