Scielo RSS <![CDATA[Perspectiva]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-547320180001&lang=pt vol. 36 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732018000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732018000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Memória e história no álbum ilustrado: relações dialógicas entre texto e imagens]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732018000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Inmersos en una sociedad dominada por la imagen, en los últimos afí.os proliferaron álbumes ilustrados cuyas temáticas han sido consideradas durante mucho tiempo tabú, como las guerras, los conflictos y la muerte. El objetivo de este trabajo es analizar cómo se presentan estas temáticas a la infancia y juventud actual, así como al lector adulto. Se hace a partir de dos álbumes ilustrados: Fume (2008), de Antón Fortes y Joanna Concejo; y O Principio (2012), de Paula Carballeira y Sonja Danowski. Se consideran propuestas significativas por las perspectivas adaptadas sobre las temáticas que tratan y por la exigencia de un lector activo ante la lectura visual que presentan, que ha de ser capaz de interpretar los mensajes y las múltiples conexiones que se establecen entre texto e imagen, así como las relaciones dialógicas que propician diferentes niveles de lectura. Para ello se adopta una perspectiva comparatista en la que se analiza cómo se construye y comunica el conocimiento dei pasado, qué elementos contribuyen a una visión crítica con la temática abordada y cuáles son las principales estrategias autoriales que caracterizan la lectura visual y textual. Estas lecturas asientan fundamentalmente en la polisemia, la referencialidad externa, la función poética, la alteridad y un marco semântico que enfoca y delimita el campo de la reflexión y la lectura interior. Por todo ello, en ambas obras las palabras y las imágenes tienen el valor de contribuir a la (re)creación de la memoria colectiva a través de experiencias particulares y de testimonios que denuncian las atrocidades que marcaron el devenir de la historia reciente de la humanidad, cuya existencia es preciso dar a conocer a la infancia y juventud para fomentar una cultura de la paz.<hr/>Resumo Imersos numa sociedade dominada pela imagem, nos últimos anos, proliferaram álbuns ilustrados cujas temáticas, durante muito tempo, foram consideradas tabu, como as guerras, os conflitos e a morte. O objetivo deste trabalho é analisar a forma como se apresentam estas temáticas à infancia e à juventude actual, assim como ao leitor adulto. Esta abordagem far-se-á a partir dos álbuns ilustrados: Fumo (2008), de Antón Fortes e Joanna Concejo; e O Princípio (2012), de Paula Carballeira e Sonja Danowski. Consideramos que estas obras se constituem como propostas significativas pelas perspectivas adoptadas acerca das temáticas que tratam, bem como pela exigência de um leitor activo face à leitura visual que apresentam, um leitor que tem de ser capaz de interpretar as mensagens e as múltiplas conexões que se estabelecem entre o texto e a imagem, assim como as relações dialógicas que propiciam diferentes níveis de leitura. Adopta-se uma perspetiva comparativa a partir da qual se procura analisar como se constrói e se comunica o conhecimento do passado, que elementos contribuem para uma visão crítica da temática abordada e quais as principais estratégias autorais que caracterizam a leitura visual e textual. Estas leituras se assentam fundamentalmente na polissemia, na referencialidade externa, na função poética, na alteridade e num marco semântico que focaliza e delimita o campo da reflexão e da leitura interior. Por tudo isto, em ambas as obras, as palavras e as imagens possuem o valor de contribuir para a (re)criação da memória colectiva através de experiências particulares e de testemunhos que denunciam as atrocidades que marcaram o devir da História recente da humanidade, c.ja existência é preciso dar a conhecer à infância e à juventude para fomentar uma cultura da paz.<hr/>Abstract Immersed in a society dominated by images, in recent years, picture books have proliferated whose themes have long been considered taboo, such as wars, conflicts and death,. The objective of this study is to analyze how these issues are currently presented to children and young people as well as to adult readers. This approach will be based on the following picturebooks: Fumo [Smoke] (2008), by Antón Fortes and Joanna Concejo; and O Princípio [The beginning] (2012), by Paula Carballeira and Sonja Danowski. We believe that these works constitute significant proposals for the perspectives adopted on the themes they deal with, as well as for the requirement of an active reader owing to the visual reading they present, a reader who has to be able to interpret the messages and the multiple connections that are established between the text and the image, as well as the dialogical relations that provide different levels of reading. We adopt a comparative perspective from which we seek to analyze how the knowledge of the past is constructed and communicated, which elements contribute to a critical view of the topic addressed and which are the main author strategies that characterize visual and textual reading. These readings are based primarily on polysemy, in external referentiality, in poetic function, in alterity and in a semantic framework that focuses and delimits the field of reflection and of inner reading. For all this, in both books, words and images have the value of contributing to a (re)creation of collective memory through particular experiences and testimonies that denounce the atrocities that marked the becoming of the recent History of humanity, whose existence must be made known to children and youth to promote a culture of peace. <![CDATA[Quando as imagens substituem as palavras: a coleção "Imagens que contam", da Pato Lógico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732018000100035&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este texto pretende analisar uma coleção de livros-álbum sem texto, intitulada Imagens que Contam, da editora portuguesa Pato Lógico, publicadas entre 2014 e 2017, à luz das teorias contemporâneas sobre o livro-álbum (ou livro infantil ilustrado), e sobre o poder narrativo das imagens. Debruça-se com especial ênfase sobre elementos peritextuais e temáticos, procedendo à leitura individual e comparada dos vários volumes, sublinhando a coerência da coleção. De autoria de alguns dos mais importantes ilustradores portugueses da atualidade, os seis volumes em análise, distinguidos com vários prêmios nacionais e internacionais, espelham bem a qualidade e a vitalidade da literatura para crianças e jovens em Portugal. Inserindo-se num tipo de publicação particular, esses volumes dependem exclusivamente dos elementos peritextuais e visuais para narrar uma história. No caso dos livros em análise, não só as imagens substituem completamente as palavras, como o texto impresso está completamente ausente do livro, já que o título e os créditos das publicações são também manuscritos pelos autores, assumindo-se como ilustração/imagem, apresentando aspetos visuais e/ou (tipo)gráficos comuns, que sugerem pistas de leitura e merecem estudo e reflexão.<hr/>Abstract The purpose of this paper is to analyse a collection of wordless picturebooks titled Imagens que Contam “Images that Count”, published by the Portuguese publisher Pato Lógico between 2014 and 2017. consdiering contemporary theories on picturebooks and the narrative meaning of images. By studying peritexts as well as the themes of the picturebooks, this text proposes an individual analysis of each volume as well as a comparative one, underlining the coherence of the collection. Authored by some of the most important contemporary Portuguese illustrators, several of the six volumes analysed received national and international awards. They also reflect the quality and the vitality of contemporary children and young adult‟s literature in Portugal. As they are wordless picturebooks, these volumes depend exclusively on peritextual and visual elements to tell a story. In the case of the books in analysis, the images totally replace the words, and the printed text is completely absent from the book, since the title and credits are also handwritten by the authors, becoming part of the illustrations. Visual and graphic aspects of these wordless picturebooks are there crucial for the reading process and they will be studied and analysed.<hr/>Resumen Este texto analiza una colección de libros-álbum sin texto titulado “Imágenes que cuentan”, de la editorial portuguesa Pato Lógico, publicadas entre 2014 y 2017, a la luz de las teorías contemporáneas sobre el libroálbum (o libro infantil ilustrado), y sobre el poder narrativo de las imágenes. Se centra con especial énfasis en los elementos peritextuales y temáticos, procediendo a la lectura individual y comparada de los diversos volúmenes, subrayando la coherencia de la colección. De la autoría de algunos de los más importantes ilustradores portugueses de la actualidad, los seis volúmenes en análisis, distinguidos con varios premios nacionales e internacionales, evidencian la calidad y la vitalidad de la literatura para niños y jóvenes en Portugal. A partir de un tipo de publicación particular, estos volúmenes dependen exclusivamente de los elementos peritexuales y visuales para narrar una historia. En el caso de los libros en análisis, no sólo las imágenes reemplazan completamente las palabras, sino que también el texto impreso está completamente ausente del libro, ya que el título y los créditos de las publicaciones son manuscritos por los autores, asumiéndose como ilustración / imagen, presentando aspectos visuales y/o (tipo)gráficos comunes, que sugieren pistas de lectura y merecen estudio y reflexión. <![CDATA[Literatura e ilustração portuguesa para a infância nos anos 50 do século XX: Sophia de Mello Breyner com Sarah Affonso e Maria Keil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732018000100057&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo, ainda que parcelar, centra-se na ilustração portuguesa para a infância dos anos 50 do século XX, procurando dar conta de uma das suas tendências mais salientes: a participação de pintores e/ou artistas plásticos na composição visual das obras para a infância. Numa época na qual a criação artística se encontrava cingida pelas normas do regime ditatorial, alguns dos volumes publicados em Portugal revelam já um apurado sentido estético e, em certos casos, uma original concepção do livro enquanto objecto estético. A reflexão que se apresenta parte da análise das primeiras edições de dois contos clássicos da autoria da reconhecida autora Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004), designadas de A Menina do Mar (1958) e A Noite de Natal (1959). Ambos alvo de sucessivas edições até ao presente, ostentam uma marcante composição visual, assinada por duas importantes artistas plásticas: Sarah Affonso (1899-1983) e Maria Keil (1914-2012), respectivamente. Os seus trabalhos ilustrativos testemunham diversamente uma especial visão da ilustração e da sua função, bem como do próprio objecto-livro para crianças.<hr/>Abstract This study, which is part of a wider one, focuses on Portuguese illustration for children of the 1950s, in an effort to present one of its salient trends: the participation of painters and other artists in the visual composition of works for children. At a time when artistic creation was bound by the norms of the dictatorial regime, some of the volumes published in Portugal already show a keen aesthetic sense and, in certain cases, an original conception of the book as an aesthetic object. The reflection that has, as its starting point, the analysis of the first editions of two classic tales by the recognized author Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004), namely A Menina do Mar (1958) and A Noite de Natal (1959). Both target of successive editions to date, flaunt a striking visual composition, signed by two important plastic artists: Sarah Affonso (1899-1983) and Maria Keil (1914-2012), respectively. Their illustrative works differently witness a special view of illustration and its function, as well as of the object-book for children.<hr/>Resumen Nuestro estudio, aunque parcial, se centra en la ilustración portuguesa para la infancia de los años 50 del siglo XX, intentando abordar una de sus tendencias más destacadas: la participación de pintores y/o artistas plásticos en la composición visual de las obras infantiles. En una época cuya creación artística estaba restringida por las normas del régimen dictatorial, algunos de los volúmenes publicados en Portugal revelan ya un rico sentido estético y, en ciertos casos, una original concepción del libro como objeto estético. La reflexión que se presenta parte del análisis de las primeras ediciones de dos cuentos clásicos de la reconocida autora Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004), especialmente A Menina do Mar (1958) y A Noite de Natal (1959). Ambos han sido objeto de sucesivas ediciones hasta la actualidad y presentan una característica de composición visual, firmada por dos importantes artistas plásticas: Sarah Affonso (1899-1983) y Maria Keil (1914-2012), respectivamente. Sus propuestas ilustrativas expresan de modo diferente una especial visión de la ilustración y de su función, así como del propio objeto-libro para la infancia <![CDATA[Os livros de imagens para crianças pequenas: um olhar sobre o acervo do PNBE para a educação infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732018000100072&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo publiciza pesquisa em nível de doutorado, realizada na Universidade Federal de Santa Catarina e concluída no início de 2017, que buscou refletir sobre o acervo de livros de imagem do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para a Educação Infantil em suas quatro edições (2008, 2010, 2012 e 2014), e também sobre a sua representação, tanto quantitativamente quanto qualitativamente. Busca-se analisar a composição dos acervos, de acordo com seus temas, personagens e composição de narrativas, percebendo o livro de imagem como fundante de experiência literária de leitura, com vistas à sensibilização do olhar. Desse modo, e mais especificamente, pensando no papel do professor enquanto mediador de leitura, a pesquisa pode subsidiar o professor para ampliar a sua prática com os acervos de livros de imagem que chegam às instituições.<hr/>Abstract The article publicizes doctoral research conducted at the Federal University at Santa Catarina concluded in early 2017, which reflected on the collection of wordless picturebooks among the books selected by the National School Library Program (PNBE) for Early Childhood Education In its four editions (2008, 2010, 2012 and 2014). reflecting about its representation, both quantitatively and qualitatively, seeking to analyze the composition of the collections according to their themes, characters and composition of narratives, perceiving the wordless picturebook as a founder of reading literary experience with a view to sensitizing the eyes. But specifically, thinking about the role of the teacher as a mediator of reading, research can subsidize the teacher to think his practice with the collections of wordless picturebooks that reach the institutions<hr/>Resumen El artículo trata de la investigación a nivel de doctorado, realizada en la Universidade Federal de Santa Catarina en Brasil, concluida a principios de 2017, y cuyo objetivo fue reflexionar sobre el acervo de libros de imágenes en los libros del Programa Nacional Biblioteca da Escuela (PNBE) para la Educación Infantil en sus cuatro ediciones (2008, 2010, 2012 y 2014). Para tal fin, se pensó en su representación, tanto cuantitativamente, como cualitativamente, procurando analizar la composición de los acervos de acuerdo con sus temas, personajes y composición de narrativas, percibiendo el libro de imagen como fundante de experiencia literaria de lectura con vistas a la sensibilización de la mirada. Así, y de forma más específica, pensar en el papel del profesor como mediador de lectura, la presente investigación puede subsidiar al profesor para pensar su práctica con los acervos de libros de imagen que llegan a las instituciones <![CDATA[A formação estética na criação artística do livro­imagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732018000100094&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo busca discutir os processos de criação artística considerando livros que são pensados para um tipo específico de público: as crianças. Os dados e as reflexões contidas neste texto fazem parte de uma pesquisa de doutoramento em Artes Visuais na Universidade Estadual de Campinas, que buscou compreender o processo de criação de narrativas visuais de artistas e leitura de imagem realizadas por crianças pré-escolares. Toma-se como referencial teórico no campo das Artes Visuais as contribuições de Ernest Gombrich e Fayga Ostrower. Assim, foram realizadas entrevistas com artistas brasileiros e franceses que narram suas intencionalidades, objetivos e concepções no momento da criação, tendo em vista a criança. Entender o processo de criação do livro­ imagem, nesse caso, é parte fundamental para compreender a obra finalizada, sob a ótica do produto final como resultado de problematizações, de escolhas e alterações feitas ao longo de todo o trajeto. Nesse sentido, torna-se visível a intenção de oferecer aos jovens leitores imagens que instigam o pensamento, alimentam o imaginário e educam o olhar para outras linguagens visuais.<hr/>Abstract This paper intends to discuss artistic and creative processes considering books designed specifically for children. The data and considerations in this text were part of my doctoral research in visual arts at Universidade Estadual de Campinas, Brazil,which analyzed the processes of artists creating visual narratives and the reading of these visual images by preschool children. Several interviews with Brazilian and French artists were conducted in which they narrate their intentions, objectives and ideas at the moment of creation, considering the child. And to support it, I have used two different but interrelated frames of reference i.e., the writings of E. H. Gombrich and Fayga Ostrower. It is essential to understand the creative process in order to comprehend the finished work, as a result of questionings, choices and changes throughout the course. In this sense, through the images it becomes visible the intention to offer young readers images that instigate the thought, feed the imagination and educate the eye to other visual languages<hr/>Resumen Este artigo intenta discutir los procesos de creación artística analisando libros que son pensados para un tipo específico de público: los niños y niñas. Los datos y las reflexiones presentes en este texto son parte de nuestra investigación de doctorado en Artes Visuales en la Universidade Estadual de Campinas-Brasil, cuyo objetivo fue compreender el proceso de creación de narrativas visuales de artistas y la lectura de imágenes realizadas por niños preescolares. Tuvimos como referencial teórico en el campo de las Artes Visuales las contribuciones de Ernest Gombrich y Fayga Ostrower. Realizamos entrevistas con artistas brasileños y franceses que hablaron de sus intencionalidades, objetivos y concepciones en el momento de la creación, teniendo como objetivo los niños. Entender el proceso de creación del libro con imágenes sin palabras, en este caso, es parte fundamental para compreender la obra finalizada, bajo la óptica del producto final como resultado de problematizaciones, de elecciones y cambios realizados al largo de todo el trayecto. En este sentido, es visible, a través de las imágenes, la intención de ofrecer a los jóvenes lectores imágenes que provocan el pensamiento, alimentan el imaginário y educan la mirada para otros posibles lenguajes visuales <![CDATA[Que vizinhos são esses? Palavras, imagens e práticas pedagógicas construindo significados para o livro ilustrado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732018000100116&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O livro ilustrado não é definido meramente pela presença de imagem e de texto, mas pela carga significativa advinda dessa relação mútua, de modo que a interação entre as duas linguagens se faz indispensável para a produção de sentido. Considerando-se a escassez de pesquisas acerca do tema e a necessidade de dar mais visibilidade a esse tipo específico de obra, este artigo tem por objetivo verificar como ocorrem as interações entre palavras e imagens no contexto de livros ilustrados e propor estratégias de leitura para o trabalho com livros infantis. Primeiramente, serão abordados os elementos delimitadores do livro ilustrado e seus paratextos, utilizando os conceitos teóricos de Camargo (1995), Linden (2011), Nikolajeva e Scott (2011), no que diz respeito ao estudo dos livros ilustrados. Em seguida, serão propostas estratégias para a leitura da obra Meu vizinho é um cão, de Isabel Minhós Martins (2010), sob a perspectiva de Solé (1998) e Yopp e Yopp (2001). As estratégias de leitura aqui sugeridas têm como ponto em comum a intenção de refutar a ideia de que as imagens seriam simplesmente elementos facilitadores para crianças em processo de autonomia de leitura. Desse modo, as análises e as propostas expostas trazem como resultado um leitor que dialoga mutuamente com o texto verbal, visual e paratextos e pode, nesse sentido, compreender melhor um livro ilustrado.<hr/>Abstract A picture book is not defined only by the presence of image and text, but by the significatory power that arises from this mutual relation, so that the interaction between the two languages becomes indispensable for the production of meaning. Considering the lack of research on the subject and the need for more visibility on this specific type of work, the following article aims to verify how the interactions between words and images in the context of picture books, as well as propose reading strategies for the work carried out with children‟s literature books. At the beginning, the delimiting elements of the picture book and its paratexts will be approached using the theoretical concepts of Camargo (1995), Linden (2011), Nikolajeva and Scott (2011), with regard to the study of picture books. Next, strategies will be proposed for the reading of Meu cachorro é um cão (My neighbor is a dog) (2010), by Isabel Minhós Martins, from the perspective of Solé (1998) and Yopp and Yopp (2001). The reading strategies suggested herein have as a common point the intention to refute the idea that the images would simply be facilitators for children in the process of becoming independent readers. In this way, the analyzes and the proposals exposed result in a reader who dialogues with verbal, visual and paratexts and can, in this sense, understand better a picture book.<hr/>Resumen: El libro ilustrado não se define meramente por la presencia de la imagen y el texto, sino también por la carga significativa que resulta de esta interrelación, de modo que la interacción de estos dos lenguajes es imprescindible para la creación de sentido. Considerándose los pocos estudio sobre el tema y la necesidad de dar más visibilidad a ese tipo concreto de obra, este artículo tiene como objetivo verificar como ocurren las interacciones entre palabras y imágenes en los libros ilustrados y proponer estrategias de lectura para el trabajo con libros infantiles. En primer lugar, se abordarán los elementos delimitadores del libro ilustrado y sus paratextos utilizando los conceptos teóricos de Camargo (1995), Linden (2011), Nikolajeva y Scott (2011), en lo que se refiere al estudio de los libros ilustrados. A continuación, se propondrán estrategias para la lectura de la obra Meu vizinho é um cão (Mi vecino es un perro) (2010), de Isabel Minhós Martins, a partir del análises de Solé (1998) y Yopp y Yopp (2001). Las estrategias de lectura aquí sugeridas tienen como punto en común la intención de rebatir la idea de que las imágenes serian sencillamente elementos facilitadores para niños en proceso de desarrollo de autonomía lectora. De este modo, las análisis y las propuestas expuestas traen como resultado un lector que dialoga mutuamente con el texto verbal, visual y paratextos y puede, en ese sentido, comprender mejor un libro ilustrado. <![CDATA[O livro ilustrado e a imaginação: escritor, ilustrador e leitor em uma trama interativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732018000100137&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste artigo é estabelecer relações entre o livro ilustrado para a infância e o exercício da imaginação a partir da perspectiva do escritor, do ilustrador e do leitor. Para tanto, foram tomados como base os estudos referentes à imaginação desenvolvidos por Vygotsky, destacando o ato de imaginar como uma função essencial ao ser humano em um processo mediado e recíproco entre sujeito e mundo em uma complexa trama interativa. É nas experiências acumuladas pelo indivíduo, sua vivência e emoções, que a imaginação encontra a sua matéria-prima e que o ato imaginativo amplia suas relações com o mundo. Considera-se aqui o livro ilustrado como um elemento mediador desse processo. Com base nesses aspectos, foram analisados depoimentos e entrevistas de escritores, ilustradores e leitores os quais comentam sobre suas relações com o livro, o percurso criativo e o processo imaginativo. Por fim, as reflexões geradas corroboram a relevância do livro ilustrado não apenas na infância, mas no percurso de vida de seus leitores como indivíduos que se relacionam, formam e transformam o mundo.<hr/>Abstract The objective of this article aims is to establish some relationships between children's picturebooks and the exercise of imagination from the experiences of writers, illustrators, and readers. These relationships are established based on Vygotsky's perspective on imagination, considering its essential role in mediating the world and humans in a complex interaction. According to Vygotsky the human's experiences and emotions are the raw material for the imagination just as the practice of imagining enlarges the human's interactions with the world. Based on that, the children's picturebooks can be considered an element of mediation in this process. This study analyses interviews with writers, illustrators, and readers in which they talk about their relations with the book, their creative route, and their process of imagination. Finally, this study corroborates the relevance of picturebooks not only in childhood but in the life course of readers who use their experiences to interact with others, form and transform the world.<hr/>Resumen El objetivo de este artículo es establecer relaciones entre el libro ilustrado para la infancia y el ejercicio de la imaginación desde la perspectiva del escritor, del ilustrador y del lector. Se tomaron como base los estudios referentes a la imaginación desarrollados por Vygotsky, destacando el acto de imaginar como una función esencial del ser humano en un proceso mediado y recíproco entre sujeto y mundo en una compleja trama interactiva. Es en las experiencias acumuladas por el individuo, su vivencia y emociones, que la imaginación encuentra su materia prima, de la misma forma que el acto imaginativo amplía sus relaciones con el mundo. Se considera aquí el libro ilustrado como un elemento mediador de ese proceso. A partir de ese contexto se analizaron declaraciones y entrevistas de escritores, ilustradores y lectores que comentaron sobre sus relaciones con el libro, el recorrido creativo y el proceso imaginativo. También se observaron libros ilustrados. Por último, las reflexiones generadas reconocen la relevancia del libro ilustrado no sólo en la infancia, sino en el recorrido de vida de sus lectores como individuos que se relacionan, forman y transforman el mundo. <![CDATA[Livro Ilustrado e as narrativas metaficcionais para crianças]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732018000100151&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Os livros de literatura para crianças vêm atraindo, cada vez mais, o olhar de estudiosos e especialistas, tendo em vista a sofisticação que tal produção tem apresentado. Destaca-se, por exemplo, a presença de características da literatura considerada pós-moderna, em especial a metaficção, que desconstrói a ilusão do texto como relato do real e evidencia o seu caráter ficcional. Ao voltar-se para o processo de criação do texto literário, a metaficção expõe seu inacabamento e intima o leitor a participar ativamente de sua construção, exigindo competências diversificadas de leitura. No livro ilustrado contemporâneo, objeto que se consolida no entretecer de diferentes linguagens, as possibilidades narrativas são exploradas ao máximo, tanto no nível verbal e visual quanto na sua própria materialidade, e diferentes recursos são utilizados no intuito de evidenciar, não apenas o texto, mas o próprio objeto livro como invenção. Desse modo, tomando como base os estudos sobre o conceito de metaficção, este artigo propõe observar como são construídas as narrativas metaficcionais em livros ilustrados e que sentidos produzem nas articulações entre as diferentes linguagens. Assim, este texto pretende sinalizar, ainda, algumas possibilidades de formação de um leitor mais crítico e competente que tais narrativas oferecem. As obras selecionadas para análise pertencem, em grande parte, ao acervo da "Bebeteca", da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), bem como ao acervo de literatura infantil e juvenil do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário (Gpell/CEALE), uma vez que é constituído, também, por um volume substancioso de obras analisadas para premiações nacionais.<hr/>Abstract Literature books for children have been increasingly attracting the attention of scholars and specialists considering the sophistication of this production. For example, the presence of characteristics of literature considered postmodern, especially that of metafiction, which deconstructs the illusion of text as an account of the real and reveals its fictional character. When turning to the process of creating the literary text, metafiction exposes its incompleteness and invites the reader to actively participate in its construction, which requires diverse reading competence. In the contemporary picturebook, an object that consolidates itself in the interweaving of different languages, the narrative possibilities are exploited to the maximum, both at the verbal and visual level, as well asin its own materiality. Furthermore, different resources are used in order to highlight not only the text, but also the book object itself as an invention. Based on the studies on the concept of metafiction, this article proposes to observe how the metafictional narratives are constructed in picturebooks and what senses produce in the articulations between the different languages. This text intends to signalize some possibilities of improvement in reading competence, for a more critical and competent reader that such narratives offer. The works analyzed belong, in large part, to the Faculty of Education Early-Childhood Library of UFMG, as well as to the collection of children's and youth literature of the Research Group of Literary Literature (Gpell/CEALE), since it is also consists of a substantial volume of works analyzed for national awards.<hr/>Resumen Los libros de literatura para niños y niñas están atrayendo, cada vez más, el interés de investigadores y expertos, considerando la sofisticación de su actual producción. Merece destaque, por ejemplo, la presencia de características de una literatura considerada posmoderna, en especial de la metaficción, que descontruye la ilusión del texto como relato de lo real, evidenciando su carácter ficcional. Al focalizar el proceso de creación del texto literario, la metaficción expone su condición inacabada convoca al lector a participar activamente de su construcción, exigiendo diversas competencias de lectura. En el libro ilustrado contemporáneo, objeto que se consolida en una trama de diferentes lenguajes, donde se exploran al máximo las posibilidades narrativas, tanto a nivel verbal y visual como en su propia materialidad. Diferentes recursos son utilizados para evidenciar, no apenas al texto, sino al objeto libro como invención. Así, a partir de los estudios sobre el concepto de metaficción, este artículo se propone observar cómo las narrativas metaficcionales son construidas en libros ilustrados y qué sentidos son producidos por las articulaciones de los distintos lenguajes. También, pretende señalar algunas posibilidades que esas narrativas ofrecen para la formación de un lector más crítico y competente. La mayor parte de las obras analizadas forman parte del acervo de la “Bebeteca” de la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Minas Gerais (UFMG), además del acervo de literatura infantil y juvenil del Grupo de Investigación sobre “Letramiento Literario” (Gpell/CEALE), que está constituido por un gran volumen de obras analizadas y premiadas nacionalmente. <![CDATA[Implicações do ambiente escolar para a precocidade: uma análise das situações de sala de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732018000100170&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O desenvolvimento das capacidades humanas depende do que é propiciado pelo ambiente, assim, as possibilidades podem ser ampliadas ou tolhidas conforme as condições ofertadas. Uma criança precoce, ou seja, aquela que apresenta determinadas habilidades desenvolvidas prematuramente, tanto pode encontrar o apoio necessário para continuar desenvolvendo suas potencialidades quanto pode se frustrar e se aborrecer num ambiente que não lhe desafia. Desse modo, neste artigo objetiva-se identificar situações educacionais que favorecem e desfavorecem a manifestação e o desenvolvimento da precocidade. Para tanto, a pesquisa contou com a participação de três crianças precoces em leitura e escrita observadas em ambiente escolar. Os resultados apontam que a precocidade é favorecida quando o educador a reconhece e utiliza estratégias de ensino que desafiam e motivam o aluno, além da presença de recursos materiais. Já a busca pela homogeneização e a padronização, que limitam as escolhas, a liberdade e a criatividade, foram identificadas como desfavorecedoras.<hr/>Abstract The development of human capabilities depends on what is provided by the environment and the opportunities can be expanded or curtailed according to the conditions found. A precocious child, that is, one that presents certain prematurely developed skills (CUPERTINO, 2008) can find the support they need to continue to develop their potential or can be frustrated and bored in an environment without challenges. Thus, we aimed to identify educational situations that favor and disfavor the manifestation and the development of precocity. The research involved the participation of three precocious children in reading and writing observed in a school environment. The results indicate that the precocity is favored when teacher recognizes and employs teaching strategies that challenge and motivate the student, and the presence of material resources. The homogenization and standardization, which limit the choices, freedom and creativity, have been identified as disfavoring<hr/>Resumen El desarrollo de las capacidades humanas depende de lo que ofrece el medio ambiente, así, las posibilidades pueden ampliarse o reducirse según las condiciones ofrecidas. Un niño precoz, es decir, que presenta ciertas habilidades prematuramente desarrolladas (Cupertino, 2008), puede tanto encontrar el apoyo que necesita para seguir desarrollando su potencial, como puede ser frustrado y se aburrir en un ambiente que no le desafía. Por lo tanto, el presente artículo tiene como objetivo identificar las situaciones educativas que favorezcan y desfavorezcan la manifestación y el desarrollo de la precocidad. La investigación contó con la participación de tres niños precoces en la lectura y la escritura, observados en ambiente escolar. Los resultados indican que la precocidad se ve favorecida cuando el educador la reconoce y utiliza las estrategias de enseñanza que desafían y motivan al estudiante, como también es importante la presencia de los recursos materiales. La búsqueda de la homogeneización y la estandarización, que limita la elección, la libertad y la creatividad, fueron identificados como desfavorables. <![CDATA[A "prática" como "critério de verdade"]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732018000100194&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A que, de fato, remete a tese da prática como critério de verdade, tal como desenvolvida no pensamento de Marx e Engels? Afinal, qual a noção de prática a que efetivamente demanda a perspectiva de uma transformação radical da realidade objetiva? A partir desses questionamentos, o artigo traz revisão de literatura que considera: as indicações e posições do filósofo português José Adriano Barata­ Moura sobre o desenvolvimento do movimento da dialética idealista à dialética materialista operada por Marx, movimento no qual assume centralidade a perspectiva da prática como transformação material; e a leitura direta das obras escritas por Marx, e, em alguns casos, obras escritas em conjunto com Engels, entre os anos de 1843 e 1846 (período em torno da escrita das Teses sobre Feuerbach) nas quais evidencia-se o movimento de crítica aos supostos idealistas da dialética e ao materialismo positivista.<hr/>Abstract To what, in fact, does Marx and Engel’s thesis of practice as criterion of truth refer to? What is the concept of practice that effectively requires the perspective of a radical transformation of objective reality? This article considers the indications and positions of Portuguese philosopher José Adriano Barata-Moura about the movement from the idealistic dialectic to Marx’s materialist dialectic, in which the perspective of practice as material transformation is understood to be central. The article then conducts a direct reading of works by Marx, in some cases those written in conjunction with Engels, between 1843 and 1846 (the period close to the writing of the Theses on Feuerbach) which reveal the movement of criticism of idealistic understandings of the dialectic and of positivist materialism.<hr/>Resumen Realmente a que se refiere la tesis sobre la práctica como criterio de verdad, tal como se desarrolló en el pensamiento de Marx y Engels? Después de todo, cual es la concepción de práctica que se demanda de manera efectiva a partir de una perspectiva de una transformación radical de la realidad objetiva? A partir de estas preguntas, el artículo presenta una revisión bibliográfica que considera las orientaciones y posiciones del filósofo portugués José Adriano Barata-Moura en relación al desarrollo de la dialéctica idealista hasta la dialéctica materialista entendida por Marx, movimiento este en que, la perspectiva de la práctica, asume centralidad en la transformación material, y también la lectura directa de las obras de Marx, y en algunos casos, obras escritas conjuntamente con Engels entre los años 1843 y 1846 (el período alrededor de la redacción de Tesis sobre Feuerbach) donde es evidente el movimiento de crítica a los supuestos idealistas de la dialéctica y del positivismo. <![CDATA[Empregabilidade versus formação integral: Ensino Médio Integrado no Estado do Ceará]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732018000100220&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo analisa, à luz da teoria marxista, se a formação integral contida na proposta de Ensino Médio Integrado do Estado do Ceará está realmente contemplada. A relevância do tema se confirma pelo esforço investigativo em desvendar a essência das intenções de base das políticas públicas para a educação profissionalizante, superando a escassez de produção bibliográfica acerca do tema. Como recurso metodológico, a pesquisa entrevistou 79 estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Cavalcante Costa, sede da implantação de tal projeto no Estado. Com esse debate, a pesquisa pretende contribuir para o alargamento da compreensão crítica de tal projeto na formação dos estudantes e no desenvolvimento econômico-social do Estado do Ceará. A investigação comprovou que as políticas destinadas à formação dos trabalhadores seguem a lógica empresarial e articulam-se ao capital em crise profunda, constituindo verdadeiro empecilho para a formação integral defendida pelos clássicos do marxismo.<hr/>Abstract This paper analyzes, in the light of Marxist theory, if the integral education presented in the proposed Integrated High School Education in Ceará state is truly contemplated. The relevance of this issue is confirmed by the investigative effort to unravel the essence of basic intentions of public policy for vocational education, overcoming the shortage of bibliographic production on the subject. As a methodological resource, the survey interviewed 79 students of EEEP [1] Cavalcante Maria Costa, headquarters of the implementation of such project in the State. With such debate, the research aims to contribute to the enlargement of the critical understanding of such project in students' education and socio-economic development of the State of Ceará. The research shows that policies aimed at training workers follow the business logic and are linked to the capital in a deep crisis, constituting real hindrance to the integral formation defended by the Marxist classics. Recebido em: 23/01/2016 Aprovado em: 02/06/2017<hr/>Resumen Este artículo analiza, a la luz de la teoría marxista, si la enseñanza integrada es realmente contemplada en la propuesta de Escuela Integral de Ceará, Brasil. La relevancia de este tema se confirma por el esfuerzo de investigación para desentrañar la esencia de las intenciones básicas de la política del Estado para la formación laboral, favoreciendo a superar la escasez de la producción bibliográfica sobre el tema. Como recurso metodológico, la investigación entrevistó a 79 estudiantes de la escuela Maria Costa Cavalcante, donde ha sido implantado el proyecto en el Estado. Con este debate, la investigación tiene como objetivo contribuir a la ampliación de la comprensión crítica de un proyecto de este tipo en la educación de los estudiantes y el desarrollo socio-económico del Estado de Ceará. El estudio muestra que las políticas orientadas a la formación de trabajadores sigue la lógica de los empresarios y están vinculadas al capital en una profunda crisis, constituyendo un obstáculo real para la formación integral defendida por los clásicos del marxismo. <![CDATA[A prática da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Porto Nacionai no estado do Tocantins]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732018000100244&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A Pedagogia da Alternância consiste numa proposta educacional que contempla, respeita e valoriza os saberes em contextos socioculturais, considerando escola-família-comunidade como espaços de produção, organização e articulação de conhecimentos, por meio dos instrumentos pedagógicos. Diante da importância dessa proposta, faz-se oportuno realizar estudos sobre como ela se estrutura e se efetiva em diversos ambientes educacionais. Nesse intento, o presente texto traz um recorte da pesquisa de mestrado em educação e apresenta uma análise das perspectivas de Pedagogia da Alternância desenvolvida na Escola Família Agrícola de Porto Nacional, TO. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa em que foram entrevistados profissionais que atuam na instituição (direção, coordenação pedagógica e professores/monitores). As entrevistas foram gravadas em áudio e depois transcritas. A análise dos dados indica que a escola pesquisada apresenta práticas ancoradas nos propósitos e fundamentos da Pedagogia da Alternância e considera os contextos socioculturais dos sujeitos que vivem no e do campo, com vistas a realizar o processo de ensino e aprendizagem, na perspectiva da construção dos conhecimentos, da identidade camponesa e da formação integral do indivíduo. Além disso, as ações da Escolas Família Agrícolas (EFA) são realizadas por meio de estratégias pedagógicas e metodológicas em diferentes momentos (sessão escolar e sessão família-comunidade) e objetivam articular os diversos saberes por meio da reflexão-ação­ reflexão.<hr/>Abstract The Pedagogy of Alternation is an educational proposal that contemplates, respects and values knowledge found in socio-cultural contexts, considering schools, families and communities as spaces of production, organization and articulation of knowledge, through educational tools. Given the importance of this proposal, studies are needed about how it is structured and enacted in various educational settings. With this intent, this article presents a portion of a master's study in education and an analysis of the perspectives of the pedagogy of alternation developed in the Agricultural Family School of Porto Nacional. It is a qualitative study which interviewed professionals who work at the institution (including administrators, educational coordinators and teachers and instructors). The interviews were recorded in audio and transcribed. The data analysis indicates that the school‟s practices are anchored in the purposes and foundations of the pedagogy of alternation that considers the sociocultural contexts of subjects who live in rural areas and who depend on it for their livelihood. This pedagogy is used to guide the teaching and learning process, which is dedicated to constructing knowledge, the identity of rural workers and provide integral education for individuals. The actions of the school are carried out through pedagogical and methodological strategies at different times (during school hours and in familycommunity sessions) and aim to articulate different forms of knowledge through reflection-action-reflection.<hr/>Resumen La Pedagogía de la Alternancia es una propuesta educativa que incluye, respeta y valora el conocimiento en los contextos socio-culturales, considerando la escuela, la familia y la comunidad como espacios de producción, organización y articulación de los conocimientos, a través de herramientas educativas. Dada la importancia de esta propuesta, es apropiado realizar estudios sobre la forma en que está estructurada y como se efectiva en diversos ámbitos educativos. En este contexto, el texto presenta un recorte de la investigación de maestría en educación y presenta un análisis de las perspectivas de Pedagogía de la Alternancia desarrolladas en la Escuela Familia Agrícola de Porto Nacional. Se trata de una investigación cualitativa en la que se entrevistó a los profesionales que trabajan en la institución (director/junta directiva, coordinación pedagógica y los profesores/instructores). Las entrevistas fueron grabadas en audio y transcritas. El análisis de los datos indica que la escuela investigada presenta prácticas ancladas en los propósitos y fundamentos de la Pedagogía de la Alternancia y considera los contextos socioculturales de los sujetos que viven en el campo y del campo, con la finalidad de realizar el proceso de enseñanza y aprendizaje, la construcción de la identidad campesina y la formación integral del individuo. Además, las acciones de la EFA se realizan a través de estrategias pedagógicas y metodológicas en diferentes momentos (sesión escolar y sesión familiar-comunidad) y tienen como objetivo articular los diferentes conocimientos a través de la reflexión-acciónreflexión. <![CDATA[TIC e processos de ensino e aprendizagem no ensino superior: uma análise discursiva de depoimentos de licenciandos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732018000100270&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem como objetivo evidenciar os sentidos relacionados à inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação nas práticas propostas a licenciandos em sua formação acadêmica. Desse modo, foram produzidas análises discursivas, a partir da perspectiva francesa, fundada por Michel Pêcheux, que trabalha com a convergência e a ressignificação de conceitos do materialismo histórico, da linguística e da psicanálise. Tomamos como corpus analítico um conjunto de depoimentos fornecidos por alunos dos cursos de História, Ciências Sociais e Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no ano de 2012. A análise realizada permitiu a identificação de relações de sentidos distintos e em disputa: por um lado, efeitos de sentido de negação/resistência à utilização do PbWorks enquanto ferramenta pedagógica, que remete a uma Formação Discursiva Acadêmica Tecnológica Conservadora; por outro lado, efeitos de sentido de receptividade/acolhimento que traduzem aceitação da ferramenta, em sua dimensão avaliativa, inclusive, apontando para uma Formação Discursiva Acadêmica Tecnológica Transgressora.<hr/>Abstract The objective of this study is to reveal the meanings related to the insertion of Information and Communication Technologies found in practices proposed to students in teacher accreditation programs. Discursive analyses were produced using the perspective of Michel Pêcheux, who works with the convergence and resignification of concepts of historical materialism, linguistics and psychoanalysis. The analysis focused on statements provided by students in the courses of history, social sciences and language and literature at the Federal University at Rio Grande do Sul in 2012.The analysis allowed identifying relations of different and disputed meanings. On one hand, we found a resistance to the use of PbWorks as a pedagogical tool, because it is related to a conservative technological discursive academic education. On the other hand, we found a receptivity and acceptance of the tool, in its evaluative dimension, which saw its role in a transgressive technological academic discursive education.<hr/>Resumen Este trabajo tiene como objetivo demostrar los significados relacionados con la integración de las Tecnologías de Información y Comunicación en las prácticas propuestas a estudiantes de profesorado en su formación académica. Fueron realizados análisis discursivos desde la perspectiva francesa, fundada por Michel Pêcheux, que utilizan la convergencia y la reformulación de los conceptos del materialismo histórico, la lingüística y el psicoanálisis. Usamos, como corpus de análisis, un conjunto de declaraciones de estudiantes de los cursos de Historia, Ciencias Sociales y Bellas Artes de la Universidad Federal do Rio Grande do Sul/Brasil en 2012. El análisis permitió identificar relaciones de sentido distintos y en disputa: por un lado, los efectos de sentido de la negación / resistencia usando PBworks como herramienta pedagógica, que se refiere a una Formación Discursiva Académica Tecnológica Conservadora; por otro lado, los efectos de sentido de la receptividad / recepción que traducen la aceptación de la herramienta en su dimensión de evaluación, incluso, apuntando a una Formación Discursiva Académica Tecnológica Transgresora. <![CDATA[Economia Ambiental e Biopolítica: a experiência de uma escola colombiana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732018000100297&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo pretende problematizar, como um dos desafios da contemporaneidade, a educação da sociedade acerca das mudanças climáticas. Busca compreender, assim, como se constituem as novas configurações de economia ambiental, em meio à noção de biopolítica de Michel Foucault. Tal estudo é decorrente de investigações realizadas no Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq/UNIVATES), cujo objetivo é, a partir do pensamento da Filosofia da Diferença e das teorizações curriculares pós-estruturalistas, ampliar as perspectivas de entendimento do currículo, bem como seus movimentos e cruzamentos, tomando como investigação três espaços escolares e dois não escolares. Desse modo, nesta pesquisa interessa, especialmente, abordar um dos espaços de investigação que é a Escuela Pedagógica Experimental (EPE), em Bogotá, Colômbia. A referida escola inseriu em suas práticas pedagógicas alguns princípios de economia sustentável através de projetos realizados em parceria com a comunidade educativa e outros agentes externos. Assim, pretende­ se pensar o projeto de economia ambiental de tal espaço educativo, em meio à noção de biopolítica de Michel Foucault.<hr/>Abstract The objective of this article is to problematize education about climate change, as one of the challenges of contemporary society. It thus seeks to understand how new configurations of environmental economics are established , considering Michel Foucault‟s concept of biopolitics. This study is a result of investigations carried out in the research group Curriculum, Space, Movement (CEM/CNPq/UNIVATES). It uses the philosophy of difference and poststructuralist curriculum theories, to broaden understanding of curriculum, its movements and intersections, by examining three school spaces and two non- school spaces. The article is particularly interested in examining the Experimental Pedagogic School (EPE) in Bogotá, Colombia. This school included in its teaching some principles of sustainable economy through projects carried out in partnership with the educational community and other outside agents. The paper analyzes the environmental economics project, in this educational space, using Michel Foucault‟s notion of biopolitics.<hr/>Resumen El presente trabajo pretende problematizar, tomando como punto de partida uno de los desafíos de la contemporaneidad, la educación de la sociedad sobre los cambios climáticos. En ese sentido, busca comprender de qué manera se dan las nuevas configuraciones de economía ambiental bajo la óptica del concepto de biopolítica de Michel Foucault. Este trabajo está en concordancia con las investigaciones realizadas por el grupo de pesquisa Currículo, Espacio, Movimiento (CEM/CNPq/UNIVATES), cuyo objetivo es, partiendo de los presupuestos de la Filosofía de la diferencia y de las teorizaciones curriculares post-estructuralistas, ampliar las perspectivas de entendimiento de currículo, así como sus interrelaciones y sus movimientos, teniendo como foco investigativo tres espacios escolares (formales) y dos no escolares (o no formales). Para este artículo es de especial interés uno de los espacios escolares que es la Escuela Pedagógica Experimental (EPE), ubicada en Bogotá/Colombia. Esta escuela incluyó dentro de sus prácticas pedagógicas algunos de los principios de la economía sustentable por medio de proyectos realizados en conjunto con la comunidad educativa, comunidad vecina y otros agentes externos. De esta manera, se pretende pensar el proyecto de economía ambiental del referido espacio educativo, a partir de la noción de biopolítica propuesta por Michel Foucault <![CDATA[Potencialidades e desafios no processo de formação de nutricionistas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732018000100309&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo descreve as potencialidades e os desafios vivenciados por professoras e estudantes de um curso de Nutrição catarinense, no processo de reorientação da formação profissional, a partir da articulação do ensino com cenários de práticas. Trata-se de um estudo do tipo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta de dados deu-se através de grupo focal e entrevista semiestruturada. Caracterizaram-se como potencialidades: o acolhimento dos estudantes nos cenários de práticas dos municípios da região de inserção da Instituição de Ensino Superior; a boa receptividade dos estudantes provocada pela ausência de nutricionista na área da nutrição coletiva; e a interdisciplinaridade e multidisciplinaridade promovidas pelos programas e projetos de reorientação da formação profissional e de extensão. Os desafios identificados foram: a recepção e o acolhimento dos estudantes nos cenários de práticas locais; o acolhimento da comunidade e de profissionais com relação às orientações técnicas dadas pelos estudantes; a burocracia dos locais para receber estudantes; a saturação dos cenários de práticas; a participação de estudantes nas atividades propostas pelas professoras; a ausência de nutricionistas nos campos de prática da nutrição clínica e social; as concepções limitadas de interdisciplinaridade e multidisciplinaridade; e a fragmentação de saberes. Conclui-se que é preciso promover o fortalecimento das parcerias entre as instituições de ensino e saúde para qualificar o processo de formação. Faz-se necessário avançar para vencer, principalmente, as barreiras que tolhem o processo de articulação do ensino com os cenários de práticas, pois esses obstáculos impedem que o processo de reorientação da formação profissional em saúde aconteça de maneira eficaz.<hr/>Abstract This study describes potentials and challenges experienced by professors and students of a course in nutrition in Santa Catarina state, in a process of reorientation of professional education, based on the articulation of teaching with practical situations. It is an exploratory descriptive study with a qualitative approach. The data collection was performed using focus groups and semi- structured interviews. The potential was characterized by: the reception of students in situations of practices in municipalities in the region of the EIS; good receptivity of students caused by the absence of a nutritionist from the field of collective nutrition; and the interdisciplinarity and multidisciplinarity promoted by programs and projects of reorientation of professional training and extension. The challenges identified were: the reception of students in the situations of local practices; the reception of the community and professionals towards technical guidance provided by the students; the adequacy of the bureaucracy at locations for receiving students; the saturation of the situations of practice; the participation of students in the activities proposed by the teachers; the absence of nutritionists in the fields of clinical and social nutrition; the limited concepts of interdisciplinarity and multidisciplinary; and the fragmentation of knowledge. The study concluded that partnerships between educational healthcare institutions must be strengthened, to qualify the educational process. Advances are needed, particularly to overcome, the barriers to the articulation of teaching with the practical situations, because these obstacles impede an effective reorientation of professional education in healthcare.<hr/>Resumen Este estudio describe las potencialidades y los desafíos que viven los profesores y estudiantes de un curso de nutrición del Estado de Santa Catarina/ Brasil, el proceso de reorientación de la formación profesional, a partir de la articulación de la enseñanza con escenarios de prácticas. Se trata de un estudio del tipo exploratorio descriptivo, con abordaje cualitativo y la colecta de datos ocurrió a través de un grupo focal y de entrevista semi-estructurada. Se caracterizan como potencialidades: el acogimiento de los estudiantes en los escenarios de las prácticas de los municipios de la región donde están las instituciones; la buena receptividad de los estudiantes provocada pela ausencia de nutricionista en el área de nutrición colectiva; la interdisciplinaridad y multidisciplinariedad promovidas por los programas y proyectos de reorientación de formación profesional y de extensión. Los desafíos identificados fueron: la recepción y el acogimiento de los estudiantes en los escenarios de prácticas locales; el acogimiento de la comunidad y de profesionales con relación a las orientaciones técnicas dadas por los estudiantes; la burocracia de los locales para recibir estudiantes; la saturación de los escenarios de prácticas; la participación de los estudiantes en las actividades propuestas por los profesores; la ausencia de nutricionistas en los campos de práctica de la nutrición clínica y social; las concepciones limitadas de interdisciplinaridad y multidisciplinariedad; y la fragmentación de saberes. Se concluye que es necesario promover el fortalecimiento de las parecerías entre la instituciones de enseñanza y salud, para enriquecer el proceso de formación. Es necesario avanzar para vencer, especialmente los obstáculos que impiden el proceso de articulación de la enseñanza con los escenarios de prácticas, pues esos obstáculos impiden que el proceso de reorientación de la formación profesional en salud ocurra de manera eficaz. <![CDATA[Epistemologia da práxis na formação de professores: perspectiva crítica emancipadora]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732018000100332&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Partindo de reflexões que estudam os paradigmas da racionalidade teórica, racionalidade técnica, epistemologia da prática na formação de professores, discute-se no presente artigo pressupostos epistemológicos que podem contribuir para reelaborar perspectivas no processo da formação docente. Tendo como problema de referência conceitual, a partir da epistemologia da práxis, busca-se explicitar uma proposta para a formação de professores, referenciada em quatro teses: i) organizar a formação de professores a partir da epistemologia da práxis; ii) aliar a)formação de professores ao debate político da educação: a crítica social; iii) o trabalho docente constitui o ser profissional; iv) referenciar na Base Comum Nacionai que compreende os sentidos epistemológico, político e profissional da formação de professores. O estudo foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica sobre a formação de professores e, também, como resultado de diferentes trabalhos empíricos que contribuíram com a construção da perspectiva crítica emancipadora. Considera-se que o professor necessita, pela natureza do seu trabalho, vivenciar uma formação de natureza científica, artística, ética e técnica de elevado nível que impõe, portanto, duas atividades de prática e teoria, a fim de construir o sentido da práxis como ação transformadora sustentada pelo conhecimento da realidade e reflexão, que fortalece o sentido histórico da ação educativa a favor da emancipação.<hr/>Abstract Based on reflections that study the paradigms of theoretical rationality, technical rationality and the epistemology of practice in teacher education, this article discusses epistemological presumptions that can contribute to re-elaborating perspectives about teacher education. With a conceptual reference based on epistemology of praxis, the paper presents a proposal for teacher education, based on four elements: i) organizing teacher education based on the epistemology of praxis; ii) relating teacher education to debates about education policy; iii) recognizing that the work of teaching shapes the professional being; iv) using the National Common Base Curriculum as a reference that comprehends the epistemological, political and professional meanings of teacher education. The study used bibliographic research for theoretical support about teacher education and various empirical studies (CURADO SILVA, 2008, 2014 and ROCHA, 2015), which contribute to the construction of a critical emancipatory perspective. It found that because of the nature of their work, teachers need a high level education of a scientific, artistic, ethical and technical nature. This requires both practical and theoretical activities to be able to construct the meaning of praxis as a transformative action sustained by an understanding of reality and reflection, which strengthens the historic meaning of educational action to support emancipation.<hr/>Resumen A partir de la reflexión que estudian los paradigmas de la racionalidad teórica, la racionalidad técnica, la epistemología de la práctica en la formación docente, se discuten en este artículo presupuestos epistemológicos que pueden contribuir a la reorientación de las perspectivas del proceso de constitución del ser profesor. A partir de la epistemología de la praxis se pretende explicar la propuesta en cuatro tesis: i) la vinculación de la formación de docentes con el debate socio-político sobre la educación; ii) el trabajo docente constituye el ser profesional; iii) reconstruir el principio de una base común nacional en la formación del profesorado y, iv) organizar la formación de los profesores a partir de la epistemología de la praxis. El objetivo de esta reflexión es contribuir a una mejor comprensión de la formación con el fin de hacer frente a los desafíos actuales que tiene la enseñanza orientada a la emancipación humana. El estudio fue realizado a partir de una investigación bibliográfica que fundamente el marco teórico sobre la formación del profesorado y también de resultados de diferentes estudios empíricos que han contribuido a la construcción de la perspectiva crítica emancipadora. Se considera que el maestro necesita, por la naturaleza de su trabajo, una materialización de una formación en el nivel científico, artístico, ético y de alta técnica que requiere por lo tanto actividades prácticas y teórica con el fin de construir el sentido de la praxis como acción transformadora sostenida por el conocimiento de la realidad y la reflexión, lo que refuerza el sentido histórico de la acción educativa en favor de la emancipación. <![CDATA[O mestre de meninos no templo da inteligência: reflexões sobre a atuação dos professores normalistas e pedagogos no campo educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732018000100352&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente trabalho tem por objetivo analisar a obra Mestre de Meninos (1983 e 1984), escrita pelo intelectual e educador paranaense Erasmo Pilotto (1910-1992). O texto em questão se tratou do discurso realizado pelo intelectual em agradecimento ao recebimento do título Honoris Causa, concedido pelo Setor de Ciências Humanas da Universidade Federal do Paraná, em 1982. Para além do caráter comemorativo da obra, percebe-se as concepções de ensino defendidas por Pilotto, em especial, o papel concedido aos "mestres de meninos" ou "mestres-escola", que fazem referência aos professores normalistas. Nesse sentido, em seu discurso, o intelectual faz a defesa da posição deste profissional no campo educacional, procurando definir a atuação do professor normalista e do pedagogo. Para efetuar tal investigação, este artigo traz como aporte teórico as contribuições de Pierre Bourdieu sobre trajetória e campo, com a finalidade de analisar o lugar ocupado por Pilotto na esfera educacional do estado.<hr/>Abstract This study analyzes the book “Mestre de Meninos” “The Boys‟ Master” (1983), written by Paraná intellectual and educator Erasmo Pilotto (1910-1992). The book is based on a speech Pilotto gave upon receiving the title of Honoris Causa awarded by the Human Sciences Sector of the Federal University at Paraná in 1982. In addition to the commemorative character of the work, it presents the teaching concepts Pilotto advocated, mainly the role assigned to "boy‟s masters" or “school masters”, a reference to elementary school teachers. Pilotto defends the role of these professionals in his effort to define the role of elementary school teachers and pedagogues. The theoretical support for the study were Pierre Bourdieu's contributions on trajectory and field, which were used to analyze the place occupied by Pilotto in the state educational sphere.<hr/>Resumen El presente estudio tiene como objetivo analizar la obra Mestre de Meninos (1983 y 1984), realizada por el intelectual y educador paranaense Erasmo Pilotto (19101992). El texto en cuestión es un discurso realizado por el autor en agradecimiento por haber recibido del ector de iencias umanas de la niversidad Federal de Paran , en 1982, el t tulo onoris ausa. dem s del car cter conmemorativo de la obra, es posible percibir las concepciones de ense anza defendidas por Pilotto, principalmente el papel concedido a los “Maestros de ni os” o “Maestros escuelas”, que hacen referencia a los profesores normalistas. En este sentido, en su discurso, el intelectual defiende la posición de estos profesionales en el campo educacional buscando definir la actuación del profesor normalista y pedagogo. Para realizar esta investigación, el presente estudio utiliza como base teórica las contribuciones de Pierre Bourdieu acerca de trayectoria y campo, con el objetivo de analizar el lugar ocupado por Pilotto en el medio educacional. <![CDATA[Formação docente e superação do bullying: um desafio para tornar a convivência ética na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732018000100370&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo teórico objetiva evidenciar a condição sine qua non da formação de professores para a diminuição dos problemas relacionados ao bullying em instituições educacionais. Em meio a um contexto em que a formação docente tem sido tratada de maneira superficial e ingênua, uma vez que, no caso específico dos problemas de convivência em que o bullying é a questão principal, tem se limitado a políticas públicas que definham na elaboração de cartilhas e campanhas de conscientização, toma-se imperativa a discussão de dados que permitam confirmar a necessidade de que os professores possam aderir, de forma mais evoluída, a valores morais para que suas intervenções também possam ser fortalecidas a ponto de contribuírem para a superação de formas de violência como o bullying.<hr/>Abstract The objective of this theoretical study is to present the sine qua non condition of teacher education in the reduction of bullying-related problems in educational institutions. Teacher education has been treated in a superficial and naive way, considering that among specific problems of social coexistence - of which bullying is a main issue - public policies have been limited to defining it in booklets and awareness campaigns. It is thus imperative to discuss some data that confirm the need for teachers to adhere, in a more engaged manner, to moral values to strengthen their interventions so that they contribute to overcoming forms of violence such as bullying.<hr/>Resumé Cette étude théorique vise à démontrer la condition sine qua non de la formation des enseignants pour la réduction des problèmes liés à l'intimidation dans les établissements scolaires. Au milieu d'un contexte dans lequel la formation des enseignants a été traité de façon superficielle et naïve, puisque, dans le cas de problèmes de la vie à l´école dont l'intimidation est la question principale, on a été limité à des politiques publiques qui croupissent dans le développement des fiches pédagogiques et des campagnes de sensibilisation, il devient impératif la discussion des données qui permettent de confirmer la nécessité pour les enseignants à se joindre, de forme plus évoluée, les valeurs morales de sorte que leurs activités peuvent également être renforcé...