Scielo RSS <![CDATA[Revista Educação em Questão]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-773520130001&lang=pt vol. 45 num. 31 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352013000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A constituição da profissão dos enfermeiros em Portugal. A Escola de Enfermagem de Castelo Branco (1948-1988)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352013000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho pretende interpretar o processo de construção do grupo profissional dos enfermeiros portugueses, entre os anos de 1940 e 1980 do século XX. Partimos da discussão conceptual sobre o papel formativo e credencialista das instituições escolares de enfermagem, em articulação com o Estado, para compreender a construção identitária deste grupo, caraterizando os sujeitos que frequentaram a Escola de Enfermagem de Castelo Branco/Dr. Lopes Dias (Portugal), no arco temporal previsto. A metodologia assumida na construção deste artigo é a análise sócio-histórica, numa perspetiva diacrónica. A História da Educação e a Sociologia das Profissões constituem os principais domínios científicos em que o trabalho assenta. <hr/>Abstract This work intends to interpret the development process of nurses professional group, between 1940’s and 1980’s. We set out from the conceptual discussion on the formative and credencialist role in schools of nursing, in conjunction with the role of State, to understand the identity construction of this group featuring the subjects who attended nursing school of Castelo Branco/Dr. Lopes Dias (Portugal). The methodology adopted in the construction of this article is a socio-historical analysis in a diachronic perspective. The history of Education and the Sociology of Professions are the main scientific areas in which this work is based. <![CDATA[O processo antes da reforma: sobre algumas principais referências que subsidiaram a reforma do processo de Bolonha Europeu]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352013000100035&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O processo de Bolonha, movimento contemporâneo de reforma da educação superior europeia, tornou-se conhecido como tendo seu início a partir da assinatura das declarações de Sorbonne (1998) e Bolonha (1999). Contudo, essa reforma fundamenta-se também numa série de expedientes sobre educação superior que, desde os primeiros anos pós-segunda guerra mundial, foram emitidos conjuntamente às demais políticas de reconstrução e unificação do continente europeu. Considerando a incipiente menção a essas referências na literatura produzida no Brasil sobre o processo de Bolonha, a presente discussão busca apresentar algumas dessas principais referências, bem como evidenciar em que medida subsidiaram e mesmo foram incorporadas a essa reforma.<hr/>Abstract The Bologna process, a contemporary movement for reform of European higher education, became known as having its beginning from the signing of declarations of Sorbonne (1998) and Bologna(1999). However, this reform is based also on a series of expedients to higher education which, from the early post-World War II years, were issued in conjunction with other policies of reconstruction and unification of the European continent. Considering the incipient mention of these references in the literature produced in Brazil on the Bologna process, the present discussion seeks to present some of these main references, as well as demonstrates in what extent subsidized and even incorporated in this reform. <![CDATA[A “Educação Rural no México” como referência para o Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352013000100061&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Nas décadas de 1940 e 1950 do século XX, o governo brasileiro implementou várias políticas voltadas para o desenvolvimento da educação rural, adotando orientações inovadoras experimentadas em outros países da Ibero América. Este texto compreende um estudo sobre circulação e apropriação de modelos educacionais buscando apreender as implicações das operações comparativas interrogando os processos nacionais em suas inter-relações com fenômenos mais amplos de internacionalização e globalização. O estudo utiliza como fonte de análise o documento intitulado Educação Rural no México, elaborado por Manoel Bergstrom Lourenço Filho, em 1951 e posteriormente publicado na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos em 1952. O texto põe em questão a construção narrativa desse relatório e as operações de comparação que Lourenço Filho empreendeu apresentando a educação mexicana como modelar.<hr/>Abstract In the 1940’s and 1950’s the Brazilian government implemented various policies towards the development of rural education adopting innovative orientations experienced in other iberoamerican countries. This article covers a study on the circulation and appropriation of education models seeking to apprehend the implications of the comparative operations by questioning the national processes in their interrelationship with much more ample phenomena of internationalization and globalization. The article uses as source of analysis the document entitled “Rural Education in Mexico” elaborated by Manoel Bergstrom Lourenço Filho, in 1951, and later published in a Brazilian Magazine of Pedagogical Studies, in 1952. The article discusses the narrative construction of this report and the comparing operations which Lourenço Filho has undertook presenting the Mexican education as a model. <![CDATA[Conhecimento escolar: objeto incontornável da agenda política educacional contemporânea]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352013000100082&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este texto tem por objetivo apresentar argumentos teóricos que possam sustentar a aposta política no conhecimento escolar como objeto incontornável nas disputas pela construção de uma escola democrática. Em diálogo com as abordagens discursivas na perspectiva pós-fundacional incorporadas pelas teorizações curriculares recentes problematiza articulações discursivas entre significantes como conhecimento/cultura, universal/particular; conhecimento/conteúdo escolar e verdade/sentido presentes nos debates educacionais da atualidade. A análise aponta que o investimento, nos processos de produção de significados, é uma estratégia discursiva cujo potencial heurístico merece ser explorado. O argumento central afirma que, em tempos de escola "sob suspeita", o desafio político consiste também no posicionamento teórico em relação às lutas hegemônicas pela significação de termos, como o de “conhecimento escolar”, que são desestabilizados e recolocados no jogo político da definição.<hr/>Abstract This text aims to present theoretical arguments which may sustain the political commitment in the school knowledge as an inevitable object in disputes over building a democratic school. In dialogue with discursive approaches in the post-foundational perspectives incorporated by the recent curriculum theories discusses discursive articulations between significant as knowledge/culture, universal/particular; knowledge/school content and truth/sense present in educational debates in the present. The analysis shows that the investment in producing meanings process is a discursive strategy which heuristic potential merits to be explored. The central argument also consists in affirming that, in times when the school is “under suspicion”, the political challenge also remains in the theoretical position in relation to hegemonic struggles for the meaning of the terms as “knowledge school”, which are destabilized and replaced in political game of definition. <![CDATA[As infâncias na creche − cenas do cotidiano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352013000100111&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem por objetivo dar visibilidade a questões emblemáticas em torno das infâncias vividas no espaço institucional creche. Imagens e concepções de infância e criança são problematizadas, com o objetivo de discutir por que e como ainda hoje temos tanta dificuldade de garantir às crianças o que lhes foi outorgado em lei, há tanto tempo - o direito à participação. Ancorada no aporte conceitual e metodológico da Sociologia da Infância, usa dos procedimentos etnográficos para captar as diferentes formas expressivas e modos de viver a infância na creche. Partindo do princípio de que as crianças são agentes sociais, problematiza o quanto práticas de silenciamento e, portanto, de invisibilidade do que as crianças dizem, fazem, brincam, sentem, pensam, ainda são engendradas nas instituições educativo-pedagógicas.<hr/>Abstract This article aims to give visibility for emblematic issues around of childhoods lived in the institutional space daycare. Images and conceptions of childhood and children are raised, in order to discuss why and how even today we have so much trouble to guarantee to children what has been bestowed so on long ago in Law − the right to participate. Anchored in the conceptual and methodological support of the Sociology of childhood, uses ethnographic procedures to capture the different expressive forms and modes of living children in the nursery. Assuming that children are social agents, discusses how mute practices and therefore invisibility than children say, do, play, feel, think, are still engendered in educational institutions teaching. <![CDATA[Sexualidade infantil, gênero e uma educação a contrapelo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352013000100131&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo dialoga com o desafio de trabalhar os temas gênero e sexualidade na educação da infância como construções sociais polêmicas pela multiplicidade de visões, crenças, tabus, interditos e valores dos que convivem na escola. Assim, buscamos: (1) dialogar com Benjamin e estudiosos da infância, gênero e sexualidade; (2) participar do cotidiano de duas escolas fluminenses, onde os sujeitos das histórias narram suas experiências; (3) registrar e construir dados empíricos para a pesquisa de doutoramento. Os resultados (1) desvelaram ocultamentos e silenciamentos sobre as temáticas; (2) expuseram experiências inusitadas do(a)s educadore(a)s e decisões com incertezas, singularidades e conflito de valores; (3) evidenciaram falas marcadas por angústias e constrangimentos sobre o sexual; (4) revelaram (des)conhecimentos da equipe pedagógica sobre gênero e sexualidade infantil.<hr/>Abstract This article discourses about the challenge of working gender and sexuality themes in infant education as social constructions which are controversies by the multiplicity of sights, beliefs, taboos, interdictions and values of those who are inserted in school. Our aim is to (1) discourse with Benjamin and studious of infant, gender and sexuality; (2) participate on the routine of two schools in Rio de Janeiro State where the subjects of the stories narrate their experiences; (3) register and raise empiric data for a research of doctoral degree. The results (1) reveal educators’ hiding and silencing about these themes; (2) show difficult experiences which take educators to face new situations causing unusual situations and decisions in an uncertain, peculiar and conflict values; 3) show speaking carried by anxiety and duress about the sexual matter; (4) reveal the educating team’s (un)knowing experience about children’s sexuality. <![CDATA[Alfabetização no Rio Grande do Norte - presença da professora Helena Botelho (1910-1920)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352013000100154&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho tem o objetivo de compreender, em partes, o contexto político-educacional da época e do fazer pedagógico no que concerne aos ensinamentos da Leitura, da Escrita e das Lições de Coisas utilizadas pela professora Helena Botelho de Farias no Grupo Escolar Joaquim Nabuco, em Taipú, Rio Grande do Norte (RN), entre as décadas de 1910 e 1920. O referencial teórico- -metodológico fundamenta-se na História Cultural, que permite refletir acerca da apropriação da leitura e da escrita a partir dos objetos contextualizados nos quais emergem as maneiras diferenciadas do ensino-aprendizagem dessas habilidades. Dialogamos com as Leis e os Decretos do Governo do RN, Jornais, Revista, uma Cartilha e Livros de Escrituração Escolar. Observamos que o fazer pedagógico dessa professora centrava- se na intuição e nas Lições de Coisas consideradas a chave para desencadear a pretendida renovação do ensino nas primeiras décadas do século XX.<hr/>Abstract This paper analyses the practice of teaching Reading, Writing and Lessons Things of teacher Helena Botelho de Farias in Joaquim Nabuco School Group in Taipú, Rio Grande do Norte (RN). The theoretical and methodological framework that we use is based on Cultural History, which allows to reflect about the appropriation of reading and writing from the objects which emerge contextualized in different ways of teaching and learning of these abilities. We dialogued with the Laws and Decrees of the Government of RN, newspapers, magazines, one spelling book and records of bookkeeping school. We observed that this teacher pedagogical practice has focused on intuition and on the Lessons of things considered thekey to trigger the desired renewal of the teaching in the first decades of the twentieth century. <![CDATA[Nietzsche: tradição filosófica e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352013000100180&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O emergir de Nietzsche no debate filosófico e educacional contemporâneos promoveu a necessidade de uma nova rearticulação da tradição filosófica e educacional, visto que seu pensamento lança e dá força ao paradigma estético, conferindo espaço às diversidades, desde a contraposição entre Apolo e Dionisio, dois grandes princípios artísticos estruturadores da cultura ocidental. Porém, a estimulação ininterrupta pela qual descambou a estética impossibilita e até impede a sensibilidade reflexiva. Assim, perguntando sobre o impacto do pensamento de Nietzsche na tradição filosófica em meio aos desafios contemporâneos, revisitaram-se e apresentaram-se as bases e os propósitos da estética nietzscheana, as implicações na educação, evidenciando o erro em ficarmos presos a um telos previamente definido. Ao mesmo tempo, chama a atenção para a rearticulação de tais fins em meio ao dinamismo da realidade, tornando imprescindível a dimensão estética como condição humana.<hr/>Abstract The emergence of Nietzsche in contemporary educational and philosophical debate promoted the needing for a new re-articulation of the philosophical and educational tradition, since his thinking gives strength to the aesthetic paradigm, giving space for diversity, since the opposition between Apollo and Dionysus, two major artistic principles that structure the Western culture. However, the continuous stimulation by which has the aesthetic descended makes it difficult or even impossible for the reflective sensitivity. Thus, asking about the impact of Nietzsche's thought on the philosophical tradition among the contemporary challenges, the bases and purposes of Nietzschean aesthetics were revisited and presented, their implications in education, highlighting the error in being trapped in a predetermined telos. At the same time, it draws attention to the re-articulation of these ends amid the dynamism of reality, making imperative the aesthetic dimension as human condition. <![CDATA[Decreto n° 425, de 31 de janeiro de 1933]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352013000100202&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O emergir de Nietzsche no debate filosófico e educacional contemporâneos promoveu a necessidade de uma nova rearticulação da tradição filosófica e educacional, visto que seu pensamento lança e dá força ao paradigma estético, conferindo espaço às diversidades, desde a contraposição entre Apolo e Dionisio, dois grandes princípios artísticos estruturadores da cultura ocidental. Porém, a estimulação ininterrupta pela qual descambou a estética impossibilita e até impede a sensibilidade reflexiva. Assim, perguntando sobre o impacto do pensamento de Nietzsche na tradição filosófica em meio aos desafios contemporâneos, revisitaram-se e apresentaram-se as bases e os propósitos da estética nietzscheana, as implicações na educação, evidenciando o erro em ficarmos presos a um telos previamente definido. Ao mesmo tempo, chama a atenção para a rearticulação de tais fins em meio ao dinamismo da realidade, tornando imprescindível a dimensão estética como condição humana.<hr/>Abstract The emergence of Nietzsche in contemporary educational and philosophical debate promoted the needing for a new re-articulation of the philosophical and educational tradition, since his thinking gives strength to the aesthetic paradigm, giving space for diversity, since the opposition between Apollo and Dionysus, two major artistic principles that structure the Western culture. However, the continuous stimulation by which has the aesthetic descended makes it difficult or even impossible for the reflective sensitivity. Thus, asking about the impact of Nietzsche's thought on the philosophical tradition among the contemporary challenges, the bases and purposes of Nietzschean aesthetics were revisited and presented, their implications in education, highlighting the error in being trapped in a predetermined telos. At the same time, it draws attention to the re-articulation of these ends amid the dynamism of reality, making imperative the aesthetic dimension as human condition.