Scielo RSS <![CDATA[Revista Educação em Questão]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-773520140001&lang=pt vol. 48 num. 34 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352014000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Métodos de análise no estudo de representações sociais dos estudantes: o acesso ao Ensino Superior na UFRN]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352014000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre o acesso à universidade e as trajetórias dos estudantes. Analisam-se particularmente as Representações Sociais da Universidade (UFRN) dos estudantes que concluem o Ensino Médio. Procura-se compreender, a partir dessas representações, a visão que os candidatos do ensino público têm da UFRN no momento do vestibular. A complementaridade dos resultados, junto a outros dados procedentes de abordagens quali-quantitativas, sublinha o valor heurístico de tal abordagem, combinando as informações para integrá-las em estudos longitudinais, que levam em conta os percursos e as perspectivas dos jovens ingressantes na universidade.<hr/>The paper presents results of a research on the access to university and the students' trajectories. It particularly analyses the university (UFRN) Social Representation of the high school students. It tries to understand from these representations the vision of the candidates from public education about the university at the University entrance exam moment. The complementarity of the results with other quali-quantitative data underline the heuristic value of such approach combining the information to integrate them in longitudinal studies that take into account the trajectories and the perspectives of young people entering through university.<hr/>El artigo presenta los resultados de una investigación sobre el acceso a la universidad y las trayectorias estudiantiles. Analizase particularmente las Representaciones Sociales de la Universidad (UFRN) de los estudiantes que concluyen la Enseñanza Media. Intentase comprehender, a partir de esas representaciones, la visión de los candidatos de la enseñanza pública sobre la universidad en el momento del vestibular. La complementariedade de los resultados junto con otros datos quali-quantitativos señala el valor heurístico de tal abordaje, combinando las informaciones para intégralas en estudios longitudinales que llevan en cuenta los recorridos y las perspectivas de los jóvenes ingresantes en la universidad. <![CDATA[A relação com o aprender na universidade e o meio ambiente de estudos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352014000100039&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Examina-se a ligação entre avaliação subjetiva do contexto de estudos realizados pelos estudantes em relação com o aprender na Universidade. Essa análise baseia-se em uma enquete qualitativa, realizada entre 2005 e 2008, com estudantes de Letras, Ciências Humanas e Ciências Sociais em cinco universidades parisienses. A investigação revelou a lógica aprendendo-aprender e sua reflexividade no percurso e dinâmicas que dão sentido às trajetórias individuais. Uma dimensão importante da socialização estudantil refere-se à avaliação subjetiva-pessoal dos estudantes do contexto universitário. Os estudantes abordam seu meio ambiente de estudo como um processo interpretativo, identificando-se de maneira individual ou coletiva as pistas de ação possíveis.<hr/>We examine the link between subjective evaluation of students study context and the learning relation in the University. It is founded in a qualitative survey carried out between 2005 and 2008 with students of the Letters course, Human Sciences and Social Sciences in five Parisian universities. The investigation reveals the logic learning-learn and its reflexivity in the course and dynamics that gives sense to the individuals trajectories. An important dimension of student socialization is the students' subjective-personal evaluation of university context. The students approach their learning environment by an interpretative process, identifying themselves in an individual or collective manner with possible action clues.<hr/>Se examina la ligación entre la evaluación subjetiva del contexto de estúdios pelos estudiantes y la relación con el aprender en la Universidad. Esta análisis es basada en una encuete cualitativa hecha entre 2005 e 2008 con los estudiantes de Letras, Ciencias Humanas e Ciencias Sociales de cinco universidades parisienses. La investigación revelo una lógica aprendiendo-aprender y su reflexividad en el camino y dinámicas que dan sentido a las trayectorias individuales. Una dimensión importante de la socialización estudiantil se refiere a la evaluación subjetiva-personal de los estudiantes del contexto universitario. Los estudiantes abordaron su medio ambiente con un proceso interpretativo se identificando de manera individual o colectiva a las pistas de acción posibles. <![CDATA[Experiência no curso: contributo para a qualidade do ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352014000100065&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A investigação no âmbito do ensino superior estabeleceu forte relação entre a forma como os estudantes aprendem e a percepção que têm sobre os contextos em que essa aprendizagem ocorre. Neste estudo avalia-se a experiência no curso de estudantes do ensino superior em aspectos como Bom Ensino, Avaliação Apropriada, Carga de Trabalho Apropriada e Competências Genéricas. Participaram 872 alunos de 1º e 3º ano de cursos de Licenciatura de Ciências Sociais e de Ciências e Tecnologia de três instituições de ensino superior. Os resultados mostram que, na maioria dos cursos, os estudantes consideram existir bom ensino, que a avaliação não é a mais apropriada, que a carga de trabalho é adequada e que este proporciona o desenvolvimento de competências genéricas. Uma significativa maioria indica estar satisfeita com a qualidade dos cursos.<hr/>This research in the field of higher education established strong relationship between how students learn and their perception about the contexts in which this learning takes place. In this study, we aimed to evaluate the experience in the course of higher education students. Evaluates aspects such as Good Teaching, Appropriate Assessment, Appropriate Workload and Generic Skills. 872 students of 1st and 3rd year undergraduate courses in Social Sciences and Science and Technology of three institutions of higher education attended. The results indicate that, in most courses, students feel that there is good teaching, the assessment is not the most appropriate, the workload is adequate and that provides the development of generic skills. A significant majority indicated of being satisfied with the quality of the courses.<hr/>A investigação no âmbito do ensino superior estabeleceu forte relação entre a forma como os estudantes aprendem e a percepção que têm sobre os contextos em que essa aprendizagem ocorre. Neste estudo avalia-se a experiência no curso de estudantes do ensino superior em aspectos como Bom Ensino, Avaliação Apropriada, Carga de Trabalho Apropriada e Competências Genéricas. Participaram 872 alunos de 1º e 3º ano de cursos de Licenciatura de Ciências Sociais e de Ciências e Tecnologia de três instituições de ensino superior. Os resultados mostram que, na maioria dos cursos, os estudantes consideram existir bom ensino, que a avaliação não é a mais apropriada, que a carga de trabalho é adequada e que este proporciona o desenvolvimento de competências genéricas. Uma significativa maioria indica estar satisfeita com a qualidade dos cursos. <![CDATA[O estágio curricular supervisionado na experiência brasileira e internacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352014000100086&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo insere-se na temática do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e na problemática de um modelo profissional de formação docente. O objetivo foi apresentar e compreender o ECS no Brasil, Canadá, Estados Unidos, França, entre outros. A pesquisa foi bibliográfica e documental, qualitativa com a análise de conteúdo. Selecionamos experiências que envolviam a relação universidade e escola, valorizando o papel do professor de escola na formação docente. No Brasil, essas iniciativas surgiram de universidades; e, nas experiências internacionais, as iniciativas emergem das políticas públicas nacionais. Nesse contexto, assinala-se para a questão da formação sob a perspectiva da profissionalização docente, sendo necessário um esforço das políticas públicas e dos cursos de formação docente.<hr/>This article is inserted in the field of teacher education, centering the discussions in Supervised Practical Training (SPT) and the issues of training model placed in the teaching profession. The aim of this qualitative study was to present the SPT in Brazil, Canada, United States, France and others, from a bibliographic and documental, qualitative research and analysis content. We selected the practical training experiences that take for granted the university and school relationship to value the role of school teacher in teaching education. In Brazil, these initiatives have emerged from universities; whereas, in the international experiences, the initiatives have emerged from national public policies. We pointed to the teaching professionalization and concluded that the Brazilian public teacher education policies should consider the practice as the locus of teacher education<hr/>El artículo trata sobre tiempo de prácticas profesionales y en la problemática de un modelo de formación situado en la profesión docente. El objetivo fue presentar y comprender las prácticas profesionales en Brasil, Canadá, Estados Unidos de América, Francia, entre otros. La investigación fue bibliográfica y documental, cualitativa con la técnica de análisis de contenido. Se Seleccionaron experiências involucrando la relación universidad y escuela, valorando el papel del profesor de escuela en la formación del profesorado. En Brasil, estas iniciativas surgieron en la universidad y, en el campo internacional, las iniciativas emergen de las políticas públicas nacionales. En este contexto, se señala a la cuestión de la formación desde la perspectiva de la profesionalización del profesorado, siendo necessário un esfuerzo de las políticas públicas y de los cursos de formación docente. <![CDATA[Socialização na universidade: quando apenas estudar não é o suficiente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352014000100116&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apesar da expansão da Universidade no Brasil, um obstáculo permanece: a obrigação de o estudante dominar um conhecimento que não é somente de aprendizado cognitivo. Geralmente a sobrevivência acadêmica depende de um engajamento cognitivo-social com a construção de estratégias de aprendizado e no processo de socialização universitária. Isso significa uma ressocialização com transformações nos estudantes trazendo mudanças de práticas, linguagens, ideologias e estruturas mentais. As possibilidades democráticas da educação superior tencionam-se entre três dimensões: socialização universitária, projetos de aprendizado e de futuro profissional. Entretanto, as universidades continuam orientadas por resultados acadêmicos tradicionais e desconhecem as condições da socialização estudantil.<hr/>In despite of the university expansion in Brazil an obstacle remains: the student obligation of mastering knowledge not achieved only by the cognitive learning. Ordinarily the academic survival depends on cognitive-social engagement in the construction of learning strategies and in the university socialization. This means a re-socialization with transformations in students' lives bring changes on practices, languages, ideologies and mind structures. The democratic possibilities of superior education stressed it self between three dimensions: university socialization, learning projects and professional future projects. Nevertheless, the universities remain oriented by the traditional academic results and unaware of the conditions of students' socialization.<hr/>A pesar de la expansión universitaria en Brasil, uno obstáculo permanece: la obligación del estudiante dominar uno conocimiento que no es solamente del aprendizaje cognitivo. Generalmente la supervivencia académica depende del compromisso cognitivo-social con la construcción de estrategias de aprendizaje y el proceso de socialización. Esto significa una resocialización con transformaciones en los estudiantes trayendo cambios de prácticas, lenguajes, ideologías y estructuras mentales. Las possibilidades democráticas de la educación superior se tensionan entre tres dimensiones: socialización universitaria, proyectos de aprendizaje y porvenir profesional. Entretanto, las universidades continúan orientadas por resultados académicos tradicionales y desconocen las condiciones de socialización estudiantil. <![CDATA[Significações de si: sala de apoio como lugar destinado ao não saber na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352014000100141&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo de natureza qualitativa, modalidade descritivo-interpretativa, apoiou-se no referencial teórico piagetiano para analisar as significações de cinquenta e dois alunos frequentando salas de apoio à aprendizagem. Os resultados indicaram que as significações dos alunos sobre dificuldades de aprendizagem, erro e sala de apoio correspondem a estereótipos, estigmas e inferiorizações de sua condição para atingir os objetivos da aprendizagem. As dificuldades de aprendizagem são vistas como um problema próprio de sua condição pessoal ou familiar enquanto a sala de apoio, um espaço de punição para aqueles que apresentam dificuldades para aprender.<hr/>The qualitative study, in its descriptive and interpretive modality, was based on Piaget's theoretical framework in order to analyze the significances of fifty-two students attending classes with tutors. The results indicated that the significances of students about difficulties on learning, errors and tutoring have to do with stereotypes, stigmas and inferiority of their condition to achieve learning objectives. Learning difficulties are seen as a problem of their own personal or family situation, while tutoring a place of punishment for those who have learning difficulties.<hr/>El estudio de naturaleza cualitativa, modalidad descriptivo-interpretativa, tuvo como base el referencial teórico piagetiano para analizar las significaciones de cincuenta y dos alumnos frecuentando clases de apoyo de aprendizaje. Los resultados indicaron que las significaciones de los alumnos sobre dificultades de aprendizaje, errores y clases de apoyo corresponden a estereotipos, estigmas e inferiorizaciones de su condición para alcanzar sus objetivos de aprendizaje. Las dificultades de aprendizaje son vistas como un problema propio de su condición personal o familiar, mientras que la clase de apoyo un espacio de castigo para aquellos que presentan dificultades para aprender. <![CDATA[Aspectos sociocognitivos do fracasso escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352014000100165&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As estatísticas governamentais sobre o ensino básico correlacionam origem social e fraco desempenho escolar. Quatro concepções marcam as pesquisas sobre o tema, que são insuficientes para compreendê-lo em sua complexidade: "concepção social", "concepção psicológica", "concepção microestrutural" e "concepção pedagógica". Numa perspectiva interdisciplinar, os bens simbólicos medeiam processos cognitivos e meio social. Mas a sociedade transforma esse acesso em habilidade de se fazer abstrações. Para as crianças das classes populares, esse processo se dá, sobretudo, na escola, que obstrui o fluxo livre desses bens, tornando-se o lócus de "sonegação de saberes" e principal promotora de desigualdades sociais no Brasil.<hr/>The government's statistics on basic education correlation social origin and poor school performance. Four conceptions determine the research on the subject, which is not enough to understand it in its complexity: "social conception", "psychological conception", "microstructural conception" and "instructional conception". In the interdisciplinary perspective, the symbolic goods mediate the cognitive processes and social environment. However, the society transforms such access in ability to make abstractions. For the children from the popular classes, this process takes place mainly in the school that obstructs the free flow of the symbolic goods, becoming the locus of "evasion of knowledge" and the main promoter of social inequalities in Brazil.<hr/>Las estadísticas del gobierno en materia de educación básica correlacionan origen social y bajo rendimiento escolar. Cuatro concepciones marcan la investigación sobre el tema, que no son suficientes para entenderlo en su complejidad: " concepción social", "concepción psicológica", " concepción microestructural " y " concepción de instrucción". En una perspectiva interdisciplinaria, los bienes simbólicos median los procesos cognitivos y el medio social. Pero, la sociedad convierte ese acceso en capacidad de hacer abstracciones. Para los niños de las clases populares este processo ocurre, principalmente, en la escuela, que obstruye el libre flujo de estos bienes, convirtiéndose en el lugar de "retención de saberes" y la principal promotora de las desigualdades sociales en Brasil. <![CDATA[O sertão educa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352014000100190&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo caracteriza a relação homem e natureza, apresentando o sertão nordestino como um lugar que educa. Fundamentado na filosofia de Merleau-Ponty, o trabalho tem como objetivo mostrar a educação do sertanejo, fruto da experiência vivida, em um lugar onde o processo de aprendizagem é constante, expressando uma educação tecida na vida do sertanejo por meio de uma natureza imprevisível, indeterminada e que está sempre em transformação. Por intermédio do método fenomenológico, interpreta-se o fenômeno educação, sem fechá-lo em um conceito, mas tomando-o em um horizonte de sentidos.<hr/>This paper characterizes the relationship between man and nature, presenting the Northeastern hinterland as a place that educates. Based on Merleau-Ponty's philosophy, the study aimed to show the education of the backcountry man, result of his lived experience, in a place where the learning process is constant, expressing an education woven into the life of the backwoodsman by an unpredictable, indeterminate and ever changing nature. We interpret the education phenomenon through the phenomenological method without closing it into a concept, but taking it in a horizon of senses.<hr/>En este artículo se caracteriza la relación entre el hombre y la naturaleza, que presenta el interior del noreste como un lugar que educa. Sobre la base de Merleau-Ponty, el trabajo pretende mostrar la educación de la travesía, el resultado de la experiência vivida, en un lugar donde el proceso de aprendizaje es constante, expresando una educación entretejido en la vida del hombre de la frontera a través de una naturaliza impredecible, indeterminado y que siempre está cambiando. A través del método fenomenológico interpreta el fenómeno educativo, sin cerrar en un concepto, pero tomarlo en un horizonte de sentido. <![CDATA[O gerencialismo, reforma do Estado e da educação no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352014000100216&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute formulações do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) e sua disseminação nos países da América Latina, na década de 1990. Analisa propostas do Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado brasileiro (1995), objetivando compreender repercussões do gerencialismo na gestão da escola pública. Entende-se que programas e projetos implementados nas redes públicas, sob a perspectiva gerencial, decorrem do processo de modernização da gestão, pautado nos princípios neoliberais. Incluídos no contexto das parcerias público-privadas, a partir da atuação de um grupo restrito de líderes/gerentes, tais programas gerencialistas colidem, frontalmente, com a gestão democrática da escola pública.<hr/>This article discuss formulations of Latin American Administration Center for Development and their dissemination in Latin America countries, in 1990 decade. The article analyses proposals of General Plan of Brazil State Reform (1995), having as objective to understand the repercussions of administration in public school management. We understand that programs and projects applied in public schools, under a management view, passes by this process of management modernization, based in new liberalism principals. Included in context of private-public associations, as actuation of a limited group, formed by leaders / managers. These management programs collides, frontally, with the public school democratic administration.<hr/>El artículo discute las formulaciones del Centro Latinoamericano de Administración para el Desarrollo (CLAD) y su difusión en América Latina, en la década de 1990. Analiza el Plan Director de la Reforma del Estado brasileño (1995), con objetivo de comprender la repercusión del gerencialismo en la gestión de las escuelas públicas. Entendemos que los programas y proyectos implementados en las redes públicas, se derivan de la modernización de la gestión, basada en los principios neoliberales. Se incluyen en el marco de asociaciones público-privadas, a partir del trabajo de un pequeño grupo de líderes/gerentes, esos programas chocan con la gestión democrática de las escuelas públicas. <![CDATA[64 anos de magistério de dona Emília Rodrigues (1863-1946)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352014000100241&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute formulações do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) e sua disseminação nos países da América Latina, na década de 1990. Analisa propostas do Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado brasileiro (1995), objetivando compreender repercussões do gerencialismo na gestão da escola pública. Entende-se que programas e projetos implementados nas redes públicas, sob a perspectiva gerencial, decorrem do processo de modernização da gestão, pautado nos princípios neoliberais. Incluídos no contexto das parcerias público-privadas, a partir da atuação de um grupo restrito de líderes/gerentes, tais programas gerencialistas colidem, frontalmente, com a gestão democrática da escola pública.<hr/>This article discuss formulations of Latin American Administration Center for Development and their dissemination in Latin America countries, in 1990 decade. The article analyses proposals of General Plan of Brazil State Reform (1995), having as objective to understand the repercussions of administration in public school management. We understand that programs and projects applied in public schools, under a management view, passes by this process of management modernization, based in new liberalism principals. Included in context of private-public associations, as actuation of a limited group, formed by leaders / managers. These management programs collides, frontally, with the public school democratic administration.<hr/>El artículo discute las formulaciones del Centro Latinoamericano de Administración para el Desarrollo (CLAD) y su difusión en América Latina, en la década de 1990. Analiza el Plan Director de la Reforma del Estado brasileño (1995), con objetivo de comprender la repercusión del gerencialismo en la gestión de las escuelas públicas. Entendemos que los programas y proyectos implementados en las redes públicas, se derivan de la modernización de la gestión, basada en los principios neoliberales. Se incluyen en el marco de asociaciones público-privadas, a partir del trabajo de un pequeño grupo de líderes/gerentes, esos programas chocan con la gestión democrática de las escuelas públicas. <![CDATA[Subjetividade e produção de singularidades na formação docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352014000100244&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute formulações do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) e sua disseminação nos países da América Latina, na década de 1990. Analisa propostas do Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado brasileiro (1995), objetivando compreender repercussões do gerencialismo na gestão da escola pública. Entende-se que programas e projetos implementados nas redes públicas, sob a perspectiva gerencial, decorrem do processo de modernização da gestão, pautado nos princípios neoliberais. Incluídos no contexto das parcerias público-privadas, a partir da atuação de um grupo restrito de líderes/gerentes, tais programas gerencialistas colidem, frontalmente, com a gestão democrática da escola pública.<hr/>This article discuss formulations of Latin American Administration Center for Development and their dissemination in Latin America countries, in 1990 decade. The article analyses proposals of General Plan of Brazil State Reform (1995), having as objective to understand the repercussions of administration in public school management. We understand that programs and projects applied in public schools, under a management view, passes by this process of management modernization, based in new liberalism principals. Included in context of private-public associations, as actuation of a limited group, formed by leaders / managers. These management programs collides, frontally, with the public school democratic administration.<hr/>El artículo discute las formulaciones del Centro Latinoamericano de Administración para el Desarrollo (CLAD) y su difusión en América Latina, en la década de 1990. Analiza el Plan Director de la Reforma del Estado brasileño (1995), con objetivo de comprender la repercusión del gerencialismo en la gestión de las escuelas públicas. Entendemos que los programas y proyectos implementados en las redes públicas, se derivan de la modernización de la gestión, basada en los principios neoliberales. Se incluyen en el marco de asociaciones público-privadas, a partir del trabajo de un pequeño grupo de líderes/gerentes, esos programas chocan con la gestión democrática de las escuelas públicas.