Scielo RSS <![CDATA[Revista Educação em Questão]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-773520140003&lang=es vol. 50 num. 36 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352014000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Las oportunidades para el aprendizaje y la ciudadanía responsable: las prácticas democráticas de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352014000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste artigo é analisar o contexto de uma sala de aula em que educar para a cidadania responsável significa auxiliar os estudantes a desenvolver a capacidade de participar ativamente dos processos democráticos - participação democrática inclui o engajamento em diálogos acerca de sociedades justas e igualitárias, bem como da criação e manutenção delas na própria sala de aula e além dela. Os dados foram construídos a partir de pesquisa baseada em uma perspectiva etnográfica conduzida ao longo de um ano e analisados numa perspectiva histórico-cultural. As análises apresentadas mostram práticas de sala de aula que posicionam seus membros como sujeitos democráticos por meio das suas relações sociais e da construção academicamente rigorosa dos conhecimentos.<hr/>The aim of this paper is to analyze the context of a classroom where educating for responsible citizenship means helping students develop the ability to actively participate in democratic processes; democratic participation includes engaging in dialogue about fair and equitable societies, as well as actively creating and maintaining equitable communities within the classroom and beyond. In-depth data were constructed from ethnographic research conducted across an year and were analyzed from a cultural historical perspective. The findings illustrate classroom practices that position classroom members as democratic subjects through their social relations and through riogrous construction of academic knowledge.<hr/>El objetivo de este artículo es analizar el contexto de un aula en la que educar para una ciudadanía responsable significa ayudar a los estudiantes a desarrollar la capacidad de participar activamente de los procesos democráticos - participación democrática incluye el compromiso en diálogos sobre sociedades justas e igualitarias, así como de la creación y mantenimiento de las mismas en la propia aula y más allá de ella. Los datos fueron construidos a partir de una investigación basada en una perspectiva etnográfica llevada a cabo a lo largo de un año y analizados a partir de una perspectiva histórico-cultural. Los análisis presentados muestran prácticas de aula que posicionan a sus miembros como sujetos democráticos por medio de sus relaciones sociales y a través de la construcción académicamente rigurosa de los conocimientos. <![CDATA[Federalismo y educación en Brasil: subsidios para el debate]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352014000300042&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo discute o federalismo, buscando compreender seus marcos conceituais, assim como a sua configuração no Brasil e as repercussões para a área de educação. Conclui-se que, nos últimos anos, particularmente, após a Constituição Federal de 1988, há uma reconfiguração do federalismo brasileiro com a inserção do município como ente federado e com autonomia para conceber os seus sistemas de ensino. Foram aprovadas normas e implementados programas que buscam consolidar o regime de colaboração entre os entes federados para o campo da educação. Todavia, o federalismo brasileiro, ao longo dos anos, não cumpriu, a contento, a sua função redistributiva e supletiva, de modo que se observam condições de ofertas diferenciadas em todos os níveis educacionais.<hr/>This article discusses federalism, seeking to understand their conceptual frameworks as well as its setting in Brazil and the implications for the field of education. We conclude, in the last years, that, particularly after the 1988 Federal Constitution, there is a reconfiguration of Brazilian federalism with the insertion of the municipality as a federated entity and autonomy to think out their education systems. The standards and implemented programs approved seek to consolidate the regime of collaboration among federal agencies for the field of education. However, the Brazilian federalism, over the years, has not fulfilled, satisfactorily, its redistributive and supplementary function, so we observed conditions that differentiated offers at all educational levels.<hr/>Este artículo aborda el federalismo, tratando de comprender sus marcos conceptuales, así como su ubicación en el Brasil y las implicaciones para el campo de la educación. Se concluye que en particular después de la Constitución Federal de 1988, hay, en los últimos años, una reconfiguración del federalismo brasileño con la inserción del municipio como entidad federada con autonomía para concebir sus sistemas de educación. Se aprobaron las normas y programas implementados que buscan consolidar el régimen de colaboración entre las agencias federales para el campo de la educación. Sin embargo, el federalismo brasileño, con los años, no ha cumplido a satisfacción su función redistributiva y complementaria, por lo que se observan condiciones diferenciadas de ofertas en todos los niveles educativos observados. <![CDATA[Tres perspectivas para el análisis del conocimiento: la multidisciplinariedade y la interdisciplinariedad]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352014000300073&lng=es&nrm=iso&tlng=es As recentes discussões epistemológicas e teórico-metodológicas sobre o conceito de interdisciplinaridade e seus correlatos favorecem o levantamento da problemática de conceber e estabelecer relações democráticas e plurais entre os saberes comum e científico, tantas vezes apresentadas como antagônicas ou hierarquizadas. Objetiva-se, aqui, analisar tais conceitos, empregando como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica. A partir da revisão de literatura, apresentam-se três vertentes de discussão das relações entre esses conhecimentos. Destacam-se como eixos norteadores deste trabalho: o sentido de superioridade atribuído à ciência; os conceitos congêneres de interdisciplinaridade; a valoração do saber comum e a relação entre ciência e política.<hr/>Recent epistemological and theoretical-methodological discussions about the concept of interdisciplinarity and related issues encourage a review of the problematic of conceiving and establishing democratic and plural relationships between common and scientific knowledge, which are often presented as having an antagonistic or hierarchical relationship. The objective of this study is to analyze these concepts, using bibliographic research as a methodological resource. Based on a review of the literature, three lines of discussion are presented that are related to these forms of knowledge. The guiding axis of this work include: the superiority attributed to science; concepts related to interdisciplinarity; respect for common knowledge and the relationship between science and politics.<hr/>Los recientes debates epistemológicos y teórico-metodológicos sobre el concepto de interdisciplinariedad y sus correlatos plantearon la cuestión de examinar y establecer relaciones democráticas y plurales entre el conocimiento común y científico, muchas vezes presentadas como antagónicas o jerárquizadas. El objetivo es, aquí, el análisis de estos conceptos, empleando como recurso metodológico la investigación bibliográfica. Desde la revisión de la bibliografia, presentamos tres líneas de discusión de la relación entre estos conocimientos. Se destacan como ejes orientadores del presente trabajo: el sentido de superioridad de la ciencia; los conceptos congéneres de interdisciplinariedad; la valoración del conocimiento común y la relación entre la ciencia y la política. <![CDATA[Política de evaluación del aprendizaje en la planificación educativa del Municipio de Mossoró/Rio Grande do Norte]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352014000300099&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho inscreve-se na pesquisa do Observatório de Educação (Capes) Avaliação do Plano de Ações Articuladas (PAR): um estudo em municípios do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais (2007 a 2011). Focaliza a avaliação da aprendizagem nas edições do PAR em Mossoró (Rio Grande do Norte), município da amostra. Na perspectiva sócio-histórica, analisa a problemática da estratégia adotada pela nova gestão pública do Estado. Este, mediante contratos, induz os entes federados a compartilhar responsabilidades e a flexibilizar o controle das ações. A assistência individualizada e coletiva a estudantes, com aprendizagem defasada e necessidades educacionais especiais não reduz a exclusão decorrente dos padrões avaliativos.<hr/>This work is part of the research of the Observatory of Education (Capes) Evaluation of the Articulated Actions Plan (PAR): a study in the municipalities of Rio Grande do Norte, Pará and Minas Gerais (2007-2011). Focuses the learning assessment in editions of the PAR in Mossoró/RN, municipality sample. In the socio-historical perspective, it analyzes the problematic of the strategy adopted by the new public management in the state. This, by means of contracts, induces the federated entities to share responsibilities and to make more flexible the control of actions. Individualized and collective assistance to students with outdated learning and special educational needs does not reduce the exclusion resultant from evaluative standards.<hr/>Este trabajo se inscribe en la investigación del Observatorio de Educación (Capes) Evaluación del Plano de Acciones Articuladas (PAR): un estúdio en municipios de Rio Grande do Norte, Pará y Minas Gerais (2007 a 2011). Focaliza la evaluación del aprendizaje en las ediciones del PAR en Mossoró/RN, municipio de la muestra. En la perspectiva socio-histórica, analiza la problemática de la estrategia adoptada por la nueva gestión pública del Estado. Este, mediante contratos, induce a los entes federados a compartir responsabilidades y flexibilizar el control de las acciones. La asistencia individualizada y colectiva a estudiantes que tengan un aprendizaje desfasado y necesidades educacionales especiales no reduce la exclusión que se origina por los patrones evaluativos. <![CDATA[Evaluacióny gestión de la excelencia en el Postgrado en Educación]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352014000300125&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo examina características da gestão de quatro Programas de Pós-Graduação em Educação considerados de excelência na avaliação da Capes. À luz de contribuições de Ball e Bourdieu analisa documentos oficiais e depoimentos de coordenadores, membros da ANPEd e do FORPREd e representantes da Área de Educação, revelando as estratégias desenvolvidas pelos representantes dessas instâncias para avançar, legitimar e consolidar suas posições nas hierarquias do campo da pós-graduação. Mais especificamente, revela convergências e divergências na forma de a gestão dos programas se relacionar com a avaliação da Capes, que envolvem a gestão coletiva, o credenciamento docente e a seleção de alunos e professores.<hr/>This article examines management features of four Postgraduate Education Programs considered excellent by the evaluation system of Capes. In light of contributions from Ball and Bourdieu, it analyzes official documents and testimonies of coordinators, ANPEd and FORPREd members and representatives from the Educational Field, revealing the strategies developed by representatives of these bodies to advance, legitimize and consolidate their positions in the hierarchies of the postgraduate field. More specifically, it reveals convergences and divergences in the way the management of the programs relates to the evaluation of Capes, envolving collective management, the accreditation of teachers and the selection of students and teachers.<hr/>En este artículo se examina la gestión de cuatro programas de posgrado en educación considerados de excelencia por la evaluación de la Capes. A partir de las contribuciones de Ball y de Bourdieu analiza documentos oficiales y entrevistas realizadas con coordinadores, miembros de ANPEd, FORPREd y representantes del Área de Educación, y revela las estrategias desarrolladas por los representantes de estas instancias para promover, legitimar y consolidar sus posiciones jerárquicas en el campo del posgrado. Trata específicamente de las convergencias y divergencias en la forma como la gestión de los programas se relaciona con la evaluación de la Capes, por medio de la gestión colectiva, la acreditación docente y la selección de estudiantes y profesores. <![CDATA[La Formación y la práctica docente en el estado de Pará]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352014000300156&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo tem como referência o Plano de Ações Articuladas (PAR) e sua relação com as políticas de formação de professores no estado do Pará. A discussão teórica desenvolvida considera a dimensão formação de professores como uma das diretrizes privilegiadas pelas políticas educacionais. Caracteriza o caminho percorrido no estado após a aprovação da LDB, sobressaindo aformação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados apontam para a necessidade de se articular as políticas de formação docente aos processos de valorização docente, sem o que não haverá repercussões satisfatórias na prática docente.<hr/>The theme of this paper is the Coordinated Action Plan (PAR) and how it relates to the policies for teacher education in the State of Pará, in the Brazilian Amazon Region. The theoretical discussion carried out in the paper considers teacher education as a privileged guideline of the educational policies. The paper tells the history of the field of teacher education in the State of Pará after the Education Guidelines and Framework Law (LDB) with a special emphasis on teacher education for the initial grades of elementary school. The findings point to the need to articulate teacher education policies and teacher valuing processes in order to foster significant impacts on teaching practices.<hr/>El tema del artículo tiene como referencia el Plan de Acciones Articuladas (PAR) y su relación com lãs políticas de formación de profesores en el estado del Pará. La discusión teórica desarrolada lleva em cuenta la dimensión de la formación de profesores como una de las directrices privilegiadas por las políticas educacionales. Caracteriza el camino recorrido en el estado trás la aprobación de la LDB, com destaque a la formación de profesores de los años iniciales de la Enseñanza Fundamental. Los resultados muestran la necesidad de articularse las políticas de formación docente a lo que se refiere a los procesos de valoración docente, sin lo cual no habrá repercusiones satistacforias em la práctica docente. <![CDATA[El Plan de Acciones Articuladas (PAR): perspectivas y desafíos en la mejora de la cualidad de enseñanza]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352014000300183&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender e analisar o Plano de Ações Articuladas (PAR) apresentado pelo Ministério da Educação como um instrumento eficaz de avaliação e implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação básica. Teve como objeto de análise o PAR de um município mineiro e focalizou as práticas pedagógicas e a avaliação em duas unidades escolares. Para tal, realizou pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevista semiestruturada e observação em sala de aula. Constatou-se que as práticas pedagógicas e a avaliação da aprendizagem estão centradas no resultado das avaliações sistêmicas, tendo esse parâmetro como principal indicador de qualidade.<hr/>The present paper reports the results of a research that had as goal to understand and to analyze the Articulated Actions Plan (PAR) from the Ministry of Education as an efficient tool of evaluation and implementation of policies for improving the basic education quality. The analysis object was the PAR of a city in the Minas Gerais State with a focus on pedagogical practices and the evaluation in two school units. For such work, we carried out a bibliographical research, documentary analysis, semistructured interview and observation in classroom. We evidenced that pedagogical practices and the evaluation of the learning is centered in the result of the systemic evaluations, having this parameter as main pointer of quality.<hr/>El presente artículo presenta los resultados de una investigación que tuvo como objetivo comprender y analizar el Plan de Acciones Articuladas (PAR) presentado por el Ministerio de la Educación como un instrumento eficaz de evaluación e implementación de políticas de mejora de cualidad de la educación básica. Tuvo como objeto de análisis el PAR de una ciudad del estado de Minas Gerais y focalizó las prácticas pedagógicas y la evaluación en dos unidades escolares. Para tal, realizamos una investigación bibliográfica, análisis documental, entrevista semiestructurada y observación en sala de clase. Se constató que las prácticas pedagógicas y la evaluación del aprendizaje están centradas en el resultado de las evaluaciones sistémicas, teniendo ese parámetro como principal indicador de cualidad. <![CDATA[Caras del gerencialismo en la educación en el contexto de la nueva gestión pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352014000300211&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente estudo analisa o Plano de Ações Articuladas (PAR) no contexto dos novos modelos de gestão e das políticas educacionais que vêm sendo implementados sob a égide da chamada Nova Gestão Pública (NGP) e sua perspectiva calcada no gerencialismo. Para tanto, serão discutidos os elementos que estruturam a NGP, com destaque para a dimensão da regulação, da accountability, do planejamento estratégico e do governo eletrônico e suas relações com a gestão da educação e, mais especificamente, com o PAR. Ao final, são apresentadas algumas conclusões que evidenciam o sentido do PAR frente à NGP como uma das faces do gerencialismo em educação.<hr/>The present study analyses the Plan of the Articulated Actions (PAR) implanted in context of the new management models and of the educational politics under the aegis of what is called New Public Management (NPG) and its perspective from the manegerialism. For this, it will be discussed the elements in which NPG is strutured, with enfasis for the dimension of the regulation, of accountability, of the strategic planning and the electronic government and its relations with the educational management and, more specifically, with PAR. At the end, we presented some conclusions that evidence the meaning of the PAR in front of NPG as one of the managerialism faces in education.<hr/>Este estudio analiza el (PAR) en el contexto de los nuevos modelos de gestión y las políticas educativas que se están desenvolvendo bajo los auspicios de la denominada Nueva Gestión Pública (NGP) y su perspectiva gerencialista. Para ello, vamos a discutir los elementos que estructuran la NGP, destacando el alcance de la regulación, de la accountability, de la planificación estratégica y de el gobierno electrónico y su relación con la gestión de la educación y más concretamente con el PAR. Al final, presentamos algunas conclusiones que muestran el sentido PAR ante la NGP como una faceta de el gerencialismo en la educación. <![CDATA[Instruções para arrecadação do subsídio literário nas Capitanias do Norte do Estado do Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352014000300240&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente estudo analisa o Plano de Ações Articuladas (PAR) no contexto dos novos modelos de gestão e das políticas educacionais que vêm sendo implementados sob a égide da chamada Nova Gestão Pública (NGP) e sua perspectiva calcada no gerencialismo. Para tanto, serão discutidos os elementos que estruturam a NGP, com destaque para a dimensão da regulação, da accountability, do planejamento estratégico e do governo eletrônico e suas relações com a gestão da educação e, mais especificamente, com o PAR. Ao final, são apresentadas algumas conclusões que evidenciam o sentido do PAR frente à NGP como uma das faces do gerencialismo em educação.<hr/>The present study analyses the Plan of the Articulated Actions (PAR) implanted in context of the new management models and of the educational politics under the aegis of what is called New Public Management (NPG) and its perspective from the manegerialism. For this, it will be discussed the elements in which NPG is strutured, with enfasis for the dimension of the regulation, of accountability, of the strategic planning and the electronic government and its relations with the educational management and, more specifically, with PAR. At the end, we presented some conclusions that evidence the meaning of the PAR in front of NPG as one of the managerialism faces in education.<hr/>Este estudio analiza el (PAR) en el contexto de los nuevos modelos de gestión y las políticas educativas que se están desenvolvendo bajo los auspicios de la denominada Nueva Gestión Pública (NGP) y su perspectiva gerencialista. Para ello, vamos a discutir los elementos que estructuran la NGP, destacando el alcance de la regulación, de la accountability, de la planificación estratégica y de el gobierno electrónico y su relación con la gestión de la educación y más concretamente con el PAR. Al final, presentamos algunas conclusiones que muestran el sentido PAR ante la NGP como una faceta de el gerencialismo en la educación. <![CDATA[Pedagogia científica à descoberta da criança]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352014000300248&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente estudo analisa o Plano de Ações Articuladas (PAR) no contexto dos novos modelos de gestão e das políticas educacionais que vêm sendo implementados sob a égide da chamada Nova Gestão Pública (NGP) e sua perspectiva calcada no gerencialismo. Para tanto, serão discutidos os elementos que estruturam a NGP, com destaque para a dimensão da regulação, da accountability, do planejamento estratégico e do governo eletrônico e suas relações com a gestão da educação e, mais especificamente, com o PAR. Ao final, são apresentadas algumas conclusões que evidenciam o sentido do PAR frente à NGP como uma das faces do gerencialismo em educação.<hr/>The present study analyses the Plan of the Articulated Actions (PAR) implanted in context of the new management models and of the educational politics under the aegis of what is called New Public Management (NPG) and its perspective from the manegerialism. For this, it will be discussed the elements in which NPG is strutured, with enfasis for the dimension of the regulation, of accountability, of the strategic planning and the electronic government and its relations with the educational management and, more specifically, with PAR. At the end, we presented some conclusions that evidence the meaning of the PAR in front of NPG as one of the managerialism faces in education.<hr/>Este estudio analiza el (PAR) en el contexto de los nuevos modelos de gestión y las políticas educativas que se están desenvolvendo bajo los auspicios de la denominada Nueva Gestión Pública (NGP) y su perspectiva gerencialista. Para ello, vamos a discutir los elementos que estructuran la NGP, destacando el alcance de la regulación, de la accountability, de la planificación estratégica y de el gobierno electrónico y su relación con la gestión de la educación y más concretamente con el PAR. Al final, presentamos algunas conclusiones que muestran el sentido PAR ante la NGP como una faceta de el gerencialismo en la educación.